You are on page 1of 6

Definio: o que adolescncia? Adolescncia uma etapa intermediria do desenvolvimento humano, entre a infncia e a fase adulta.

a. Este perodo marcado por diversas transformaes corporais, hormonais e at mesmo comportamentais. No se pode definir com exactido o incio e fim da adolescncia (ela varia de pessoa para pessoa), porm, na maioria dos indivduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade (perodo definido pela OMS Organizao Mundial da Sade). Adolescncia e puberdade Muitas pessoas confundem adolescncia com puberdade. A puberdade a fase inicial da adolescncia, caracterizada pelas transformaes fsicas e biolgicas no corpo dos meninos e meninas. durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos rgos sexuais. Estes ficam preparados para a reproduo. Durante a puberdade, os meninos passam pelas seguintes mudanas corporais e biolgicas: aparecimento de plos pubianos, crescimento do pnis e testculos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-ado e primeira ejaculao. Entre as meninas, as mudanas mais importantes so: comeo da menstruao (a primeira chamada de menarca), desenvolvimento das glndulas mamrias, aparecimento de plos na regio pubiana e axilas e crescimento da regio da bacia. Hormnios e comportamento Durante a adolescncia ocorrem significativas mudanas hormonais no corpo. Alm de favorecer o aparecimento de acnes, estes hormnios acabam influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes. Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relao ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitao, preguia so comuns entre muitos adolescentes neste perodo. Por se tratar de uma fase difcil para os adolescentes, importante que haja compreenso por parte de pais, professores e outros adultos. O acompanhamento e o dilogo neste perodo so fundamentais. Em casos de mudanas severas (comportamentais ou biolgicas) importante o acompanhamento de um mdico ou psiclogo. Socializao Uma marca comum da maioria dos adolescentes a necessidade de fazer parte de um grupo. As amizades so importantes e do aos adolescentes a sensao de fazer parte de um grupo de interesses comuns.

Gravidez na adolescncia Caracterizada como um problema global ou fenmeno social, e actual, a gravidez precoce tem se transformado num grande problema de sade pblica. Com poucas informaes e uma vida sexual activa cada vez mais precoce, muitas adolescentes esto engravidando numa poca da vida em que se encontram despreparadas para assumir as responsabilidades de me. Ao se tornarem mes, estas adolescentes acabam deixando de lado uma importante fase de desenvolvimento (algumas at mesmo abandonam os estudos). Mais preocupante so aquelas que buscam o aborto, tirando a vida de um ser e colocando em risco suas prprias vidas.

ETAPAS DA ADOLESCNCIA A adolescncia uma extraordinria etapa na vida de todas as pessoas. nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Nesse processo, manifesta-se uma crise, na qual se reformulam os valores adquiridos na infncia e se assimilam numa nova estrutura mais madura. A adolescncia uma poca de imaturidade em busca de maturidade. Mas como difcil para os pais este novo perodo na educao dos filhos! No adolescente, nada estvel nem definitivo, porque se encontra numa poca de transio. Vejamos, pois, em que consiste a adolescncia e o que a maturidade; quais so as mudanas que os adolescentes costumam sofrer, bem como as fases pelas quais vo passando, para podermos ter atitudes positivas que favoream a superao dessa crise. O caminho bsico que os pais devem seguir o da compreenso, com o devido respeito e carinho que merece cada um dos adolescentes. A adolescncia este perodo no qual uma criana se transforma em adulto. No se trata apenas de uma mudana na altura e no peso, nas capacidades mentais e na fora fsica, mas, tambm, de uma grande mudana na forma de ser, de uma evoluo da personalidade.

ALTERAES QUE SUCEDEM NAS DIFERENTES ETAPAS DA ADOLESCNCIA

a) A puberdade ou adolescncia inicial (11 a 14 anos) - Nasce a intimidade (o despertar do prprio eu). - Crise de crescimento fsico, psquico e maturao sexual. - No h ainda conscincia daquilo que se est a passar. - Conhece pela primeira vez as suas limitaes e fraquezas, e sente-se indefeso perante elas.

- Desequilbrio nas emoes, que se reflecte na sensibilidade exagerada e na irritabilidade de carcter. - No sintoniza com o mundo dos adultos. - Refugia-se no isolamento ou no grupo de companheiros de estudo, ou integra-se num grupo de amigos. Ajudas positivas: - Conhecer bem cada adolescente, os seus pontos fortes, as suas fraquezas, amizades, etc. - Revelar-lhe como , o que lhe est a suceder e que sentido tm as mudanas que est a sofrer. - Que conhea as suas limitaes e as suas possibilidade. - Ajud-lo a esclarecer o que a autntica liberdade, distinguindo-a da libertinagem. - Que desenvolva a virtude da fortaleza, para que possa fazer por si mesmo esforos pessoais. - Fomentar a flexibilidade nas relaes sociais. - Sugerir actividades que lhe permitam estar ocupado. - Que reflicta nas influncias negativas do ambiente, especialmente nas que derivam da manipulao publicitria e nas que motivam condutas sexuais desordenadas. B) A adolescncia mdia (13 a 17 anos) - Do despertar do eu passa-se descoberta consciente do eu, ou da prpria intimidade. A introverso tem agora lugar, pois o adolescente mdio precisa de viver dentro de si mesmo. - Aparece a necessidade de amar. Costumam ter imensas amizades. Surge o primeiro amor. - A timidez caracterstica desta fase. Medo da opinio alheia, motivado pela desconfiana em si mesmo e nos outros. - Conflito interior ou da personalidade. - Comportamentos negativos, de inconformismo e agressividade para com os outros. Causados pela frustrao de no poderem valer-se por si mesmos. Ajudas positivas: - Gui-los para que adaptem as suas condutas s aspiraes mais nobres e ntimas que descubram dentro de si. - Que saibam desmascarar as manipulaes publicitrias e as do meio ambiente, especialmente as do consumismo e tudo aquilo que no lhes permita meterem-se dentro de si mesmos e reflectir. - Que aprendam a procurar o silncio, para que, sem medo, possam conhecer-se a si mesmos a pensar e a reflectir e descobrir as suas mais profundas aspiraes e fazer propsitos com deciso.

- Colaborar com eles para que descubram o valor e o respeito pela intimidade. - Que se esforcem por pensar e reflectir com rigor, evitando a superficialidade. - A pacincia e o amor, unidos a uma suave firmeza, so os recursos para libertar o jovem da esfera das suas impertinncias. - Evitar os enfrentamentos violentos. Permitir-lhe que se acalme perante as suas reaces violentas. - Manter a serenidade a todo o custo, para poder dialogar com ele. C) A adolescncia superior (16 a 22 anos) - Comea a compreender-se e a encontrar-se a si mesmo e sente melhor a integrao no mundo onde vive. - Apresenta um significativo progresso na superao da timidez. - mais sereno na sua conduta. Mostra-se menos vulnervel s dificuldades. - Tem maior autodomnio. - a poca de tomar decises: futuro, estudos - Comea a projectar a sua vida. - Estabelece relaes mais pessoais e profundas. Ajudas positivas: - Que aprendam a escutar e a compreender os que pensam de forma diferente da deles ou do seu pequeno grupo, mas que no abdiquem das suas ideias ou princpios. - Que reflictam constantemente sobre os pontos de vista que so contrrios aos seus, sabendo interpret-los adequadamente. - Que saibam suportar as contrariedades que qualquer responsabilidade implica, seja prpria ou perante os outros. - Querer poder. Que se convenam de que no possvel conseguir mais se no nos propomos seriamente a isso. Tpicos para lidar com um adolescente: - Mostra-lhe sincera amizade. - Estabelece uma comunicao baseada no respeito, na confiana e na oportunidade. - Tem sempre muita compreenso. - Aprende a escut-los. - No te canses de os animar. - Exige suavemente, mas com firmeza. - Compartilha dos seus projectos. - Mede bem aquilo que lhe vais exigir. - Mantm-te firme nas decises que se tiverem tomado.

- Cede nas coisas de pouca importncia.

A CRISE DA ADOLESCNCIA A adolescncia um periodo perturbador, tanto para os que a vivem, os filhos, como para aqueles que assistem, os pais. A descoberta de um novo mundo separa-os profundamente... A adolescncia por excelncia aquela poca complicada, de dvidas ou de indecises impulsivas. A cabea est sempre a pensar em alguma coisa, menos naquilo que realmente interessa. Passa-se ao lado dos problemas, no verdadeiro sentido da palavra, para se dar importncia a questes mnimas e que mais tarde nos fazem rir. Mas, o mundo da adolescncia tem sempre uma palavra associada a si: sexo. Esta a maior dvida! Nesta fase da vida acontecem as maiores mudanas no ser humano, quer ao nvel do aspecto fsico quer no plano psicolgico. O jovem parte em busca de emoes, sensaes, mergulha nos seus desejos e entrega-se sua vontade. O adolescente tem tendncia a ir de encontro sua identidade, conhec-la e aperfeio-la, conforme o seu grupo de amigos. nesta altura que os jovens tm mais tendncia para adoptarem estilos de roupa e de vida que, em princpio e na maioria das vezes, tendem a desaparecer com o passar dos anos. O importante que os jovens consigam explorar ao mximo a sua personalidade e que tenham sempre presente os valores da sociedade, factor que nem sempre se verifica. Os pais preocupam-se com os seus filhos, mas a comunicao nem sempre possivel. Fechados e centrados num mundo de interrogaes, esta uma fase em que os pais se sentem perdidos e distantes dos seus filhos. Parecem-lhes apticos em relao escola, mas demasiadamente vivos no que diz respeito aos amigos. A dvida maior dos adolescentes o Sexo. Crescem a ouvir falar dele, e nesta fase comeam a perceber os conceitos ligados sexualidade. Todavia, o adolescente est sistematicamente a ser confrontado com dvidas em relao vida sexual, aos mtodos contraceptivos, masturbao, ao amor e aos relacionamentos amorosos. Acabam em muitas ocasies a fazer aquilo que os amigos fazem, sem saberem e sem procurarem certificar-se se aquele o caminho mais seguro. O jovem descobre o mundo do sexo atravs do seus amigos, e muito raramente pelos pais, educadores ou por pessoas j experientes na vida. A funo dos pais, mais do que estar frequentemente a embirrar com o cabelo ou com as calas, aproximar-se deles e ter uma conversa esclarecedora. D oportunidade de o seu filho saber as coisas por si e no por terceiros. Converse com ele e deixe-o fazer todas as perguntas, embora no se deva espantar com as questes que lhe possam parecer a si menos prprias. Ao elucid-lo, estar a transmitir-lhe segurana e uma maior preparao para a sua vida sexual, que mais tarde ou mais cedo vai ter que comear. No julgue que o seu filho nunca se vai envolver com ningum sexualmente, apenas porque no conversou com ele. Adiar a conversa sobre sexo no vai adiantar nada, porque no vai estagnar a vida dele. Lembre-se que todos os seres humanos tm inerente a si a capacidade do acto sexual, e que o seu filho no excepo. Se tiver esta conversa com ele, ver que a vossa relao

fica muito mais prxima e aberta. A partir deste instante, ele passar a encar-la como uma me, mas tambm como uma amiga com quem se pode dialogar de igual para igual.

You might also like