You are on page 1of 4

SERMO: Como uma famlia pode vencer as suas crises no mundo de hoje

Publicado em 01/06/2009 por josiasmoura (Sermo pregado pelo Pr Josias Moura na semana da famlia da Igreja Betel Geisel) 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica ser comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com mpeto contra aquela casa, que no caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e no as pratica ser comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com mpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua runa. (Mateus 7:24-27 RA).

1. Introduo
Quando estudamos as famlias bblicas, observamos que muitas delas enfrentaram crises gravssimas. A primeira famlia na Bblia a enfrentar uma grande crise foi a de Ado. A crise surgiu entre os seus filhos. Caim comeou a encher o seu corao com cime e inveja. Cime e inveja so sentimentos profundamente destrutivos. Na famlia de Jac houve um serio problema de relacionamento entre os seus filhos. Jos era objeto de cime e inveja. Seus irmos rejeitavam os seus sonhos e se revoltavam contra o pai, por este ter preferncia por Jos. E mais tarde o venderam como escravo para o Egito. Na famlia de Abrao, houve uma grave crise entre Sara e uma serva chamada Hagar. Deus havia prometido a Sara um filho. Sara no espera o cumprimento da promessa de Deus, e pede a Abrao que tenha um filho da escrava. Esta precipitao de sua parte, gera uma mais tarde insegurana e cime no corao de Sara contra a Serva. Sara ordena a Abrao que mande-a embora com seu filho. Ao lembrarmos da famlia de Ana, recordamos dos conflitos que ela enfrentou dentro da sua casa com Penina. Ana era humilhada por no poder ter filhos. Mas, Deus a honra e abre a sua madre. Todas estas famlias venceram seus conflitos porque estavam firmadas sobre a rocha. E este o primeiro modelo de famlia.

2. O primeiro modelo: A famlia firmada sobre a rocha

24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica ser comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com mpeto contra aquela casa, que no caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

Veja o que diz o verso 24: edificou a sua casa sobre a rocha. Ele nos fala sobre uma casa firmada sobre a rocha. Este o nosso primeiro modelo de famlia. Aquela que est firmada na rocha. Mas, o que simboliza a rocha? A rocha smbolo de resistncia, de durabilidade, de persistncia, de firmeza e de estabilidade. O projeto de Deus para as nossas famlias que elas tenham as qualidades da rocha, isto , que elas tenham a resistncia, a firmeza, a estabilidade, e a durabilidade. Para nossa famlia ter as qualidades da rocha, precisamos firm-la em Cristo. Precisamos colocar Jesus no centro das nossas decises. Precisamos colocar Cristo na soluo de nossos conflitos e crises. Por que casamentos acabam, famlias no duram, e no resistem? Porque no esto firmados sobre a rocha, que Cristo. Veja o que diz a palavra de Deus em Dt 32.3,4 : dai grandeza da nosso Deus. 4 Ele a Rocha cuja obra perfeita.. Encontramos mais uma informao importante nesta palavra de Mateus 7:24 no verso 25: e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com mpeto contra aquela casa, que no caiu, porque fora edificada sobre a rocha. Ao ser exposta ao vento, tempestades, a enchentes, a casa sobre a rocha continua firme. Assim a famlia no projeto de Deus. Esta famlia ter momentos de crise, de angstia, e at de dor, mas ficar firme e inabalvel, porque o Senhor Deus que est no comando desta famlia inabalvel e firme. Olhando hoje para a realidade de sua famlia, de sua casa, de seus filhos, dos relacionamentos que existem em seu lar, do ambiente de convivncia que h em sua casa, voc pode concluir que sua famlia est firmada na rocha? Lembre-se do que diz o salmo 127:1.: Se o Senhor no edificar a casa, em vo trabalham os que edificam. Vamos ao segundo modelo de famlia

3. O segundo modelo: A famlia firmada sobre a areia.

26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e no as pratica ser comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com mpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua runa.

ILUSTRAO. Na Itlia existe uma famosa torre, chamada de Torre de Pizza. Ela foi construda sobre um solo instvel, como a areia, e por isso comeou a ficar inclinada. Os engenheiros tiveram que reforar as bases dessa torre para que ela no casse. MORAL. Do mesmo que uma torre afunda se estiver firmada sobre a areia h muitas famlias que esto em processo de runa, e decadncia porque no esto firmadas na rocha que a palavra do senhor. Jesus fala no verso 26: edificou a sua casa sobre a areia. A areia o smbolo da incerteza, da inconstncia e da instabilidade. Mas, o que representa essa areia para a famlia? A areia a falta de Deus e do perdo, e a ausncia da comunho, da orao, da comunicao, do dilogo, a intolerncia, o cime, o alcoolismo. No permita que a sua famlia seja destruda. Firme-a em Cristo.

4. Concluso
Quero relembrar a voc a histria de J. A famlia de J estava destruda. Estava no fundo do poo. Das profundezas da sua angustia, J ergueu ao cu dezesseis vezes a pergunta: Por que? Por que estou sofrendo? Por que perdi os meus filhos? Por que minha dor no cessa? Por que o Senhor no me mata? Por que o Senhor no responde as minhas oraes? J lana para Deus mais de trinta vezes sua queixa amarga. Abre o seu corao, extravasa a sua dor, espreme as suas feridas e chora as suas magoas. Como resposta as suas perguntas perturbadoras, naquele momento ele s escutou o silencio. Deus no queria falar naquela hora. A mulher de J ficou revoltada com Deus e pediu ao seu marido para amaldioa-lo. Os amigos de J fizeram-lhe causticas e falsas acusaes, dizendo que ele estava sofrendo por causa de seus graves pecados. Aquela famlia estava num nevoeiro denso. Estava precisando de um avivamento. Ento, do meio das trevas da dor, surge a luz da esperana. Do caos brotou a restaurao. Do deserto, uma fonte de esperana comeou a jorrar. Deus se revelou a J. Mostrou-lhe sua soberania e seu controle sobre todas as coisas. J compreendeu que os desgnios de Deus no podem ser frustrados (42.2). O sofrimento de J, em vez de endurece-lo, levouo para mais perto de Deus (42.5,G). Deus converteu em beno toda maldio que o diabo lanou sobre J. Tudo o que o diabo tomou de J, Deus trouxe de volta. Deus restaurou os bens de J (42.10). Ele ficou o dobro mais rico. Seus negcios prosperaram. Seus empreendimentos deram certo. A beno de Deus o enriqueceu. Deus restaurou a sade de J (42.1G,17). Deus o curou de todas as suas enfermidades. Ele viveu mais cento e quarenta anos e viu sua descendncia se prolongar na terra. Deus restaurou o seu casamento (42.12,13). Aquela mulher amarga e revoltada foi curada por Deus e eles tiveram uma linda histria de amor.

Deus restaurou os filhos de J (42.13-1G). Deus lhe deu outros dez filhos. Agora, J tem dez filhos no cu e dez filhos na terra. O detalhe e que suas filhas agora so as mulheres mais bonitas do oriente. Satans tentou destruir J, mas este saiu da crise mais fortalecido, mais rico e mais perto de Deus. Hoje Deus pode fazer tambm um milagre na sua vida e na sua famlia. Se voc esta vivendo em crise, mas confia em Deus, ento, deixe de murmurar, ore e esteja certo de que um milagre est a caminho. Deus quer restaurar as finanas do seu lar. Ele quer salvar os seus filhos. Ele pode curar as suas enfermidades. Ele quer abenoar o seu casamento e reconciliar voc com aqueles que o fizeram e ainda o fazem sofrer. Hoje e dia de restaurao para o seu lar. Agora o tempo de buscar um avivamento para a sua famlia!

You might also like