You are on page 1of 25

Revista Eletrnica Sistemas & Gesto 4 (3) 238-262 Programa de Ps-Graduao em Sistemas de Gesto, TEP/TCE/CTC/PROPP/UFF

Tendncias da rea de pesquisa em estratgia de produo


Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour, beatriz@dep.ufscar.br Alceu Gomes Alves Filhos, alceu@power.ufscar.br

Universidade Federal de So Carlos (UFSCar), Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo, So Carlos, SP. Brasil

*Recebido: Janeiro, 2010 / Aceito: Maio, 2010

RESUMO Este artigo tem como objetivo identificar as abordagens de pesquisa do tema estratgia de produo, no que tange seu contedo. A partir de uma sistemtica reviso da literatura destacam-se as principais definies sobre estratgia de produo e discusses sobre as prioridades competitivas, para ento, apresentar os principais enfoques dos artigos publicados em peridicos conceituados nacionalmente e internacionalmente. Identificou-se que os estudos sobre estratgia de produo seguem, em geral, na direo de relacionar a influncia e o alinhamento das prioridades competitivas s decises estruturais e infraestruturais. E h iniciativas de estudos, que derivam daquela, de relacionar a estratgia de produo no contexto de cadeia de suprimentos, que no futuro, pode ser uma importante tendncia. Os resultados deste artigo trazem insights sobre tendncias de pesquisa de um tema com interesse permanente por parte dos pesquisados na rea de gesto de operaes.
Palavras-chave: Estratgia de Produo. Prioridades Competitivas. Cadeia de Suprimentos. Reviso Bibliogrfica.

1. INTRODUO
O interesse pelo tema contedo da estratgia de produo (EP) pode ser associado ao trabalho pioneiro de Skinner (1969), que caracteriza a funo produo como fonte de vantagem competitiva, ao contrrio da forma como a consideravam anteriormente, passiva em relao ao ambiente competitivo (ACUR et al. 2003). A partir da dcada de 1980, a produo comeou a emergir como rea funcional dominante, mas tradicionalmente, ela se focava nas operaes internas a empresa, como aquelas relacionadas em particular, transformao fsica de materiais e montagem de produtos (CAGLIANO et al. 2006). No presente, a produo reconhecida como estrategicamente importante e a gesto de operaes est se tornando mais integrada a outras reas de pesquisa. (GRESSWELL et al. 1998). Pilkington e Fitzgerald (2006) fizeram uma investigao sobre os principais temas de pesquisas na rea de gesto de operaes e constataram que, persistem como idia central pesquisas que tratam de EP. Em suas anlises, eles perceberam que em termos de

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

238

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

tendncias para EP demonstra-se uma maior abrangncia terica e emprica, e uma maior ateno ao contexto. Gesto da cadeia de suprimentos (GCS) emerge segundo Hines (1994) e Christopher (1992) como tema predominante atual com evidncias de um foco mais reflexivo e estratgico. Neste contexto, segundo Cagliano et al. (2006) as empresas esto procurando cada vez mais sucesso competitivo, no s atravs da integrao de processos de negcio internos e alinhamento estratgico das funes internas, mas tambm atravs da integrao e alinhamento dos processos interorganizacionais. So estudos ligados a essa vertente que vem paulatinamente direcionando as pesquisas na rea de EP, ou seja, a mudana de um contexto isolado de uma organizao para a verificao das influncias da EP em cadeias de suprimentos (CS). Em funo das discusses postas anteriormente, o que motiva esta pesquisa responder a questo: quais so as tendncias de pesquisa na rea de EP tanto nacional como internacional? O objetivo deste artigo identificar e analisar as tendncias de pesquisa nacional e internacional na rea de EP, a partir de conceito, estudos empricos e relacionamentos com outros temas. Apesar de a EP ser estudada h mais de 40 anos, este um tema de muito interesse na rea de gesto de operaes, e que vem mudando seus enfoques nos ltimos anos. Para consecuo desta pesquisa foi realizado uma reviso bibliogrfica em sites de banco de dados de peridicos nacionais (Scielo) e internacionais (Web of Science) e em sites das prprias revistas. As revistas nacionais foram selecionadas em funo das maiores classificao no Qualis da Capes para as reas de Administrao e Engenharia de Produo (Administrao, Turismo e Contabilidade, e Engenharias III). As buscas nessas se deram por meio do uso de palavras chaves, tais como, estratgia de produo, estratgia de operaes estratgia de manufatura, prioridades competitivas, etc. E no mbito internacional, as pesquisas tambm foram efetuadas a partir do uso de palavras-chaves relacionadas ao tema (citadas anteriormente) no site Web of Science, banco de dados que indexa artigos com fator de impacto. A pesquisa foi realizada no decorrer de Maio de 2008 a Maio de 2009. Este artigo est estruturado em cinco sees, a primeira introdutria ao tema; a segunda traz importantes definies sobre estratgia empresarial e estratgia de produo para contextualizar as discusses sobre as abordagens de estudos; a terceira traz quadros sistematizando e analisando brevemente os principais estudos identificados sobre o tema EP, com nfase nas prioridades competitivas, a nvel nacional e internacional; a quarta discute o relacionamento entre temas atuais e por ltimo, os principais resultados, concluses e insights sobre a tendncia dos estudos em EP.

2. ESTRATGIA EMPRESARIAL
O termo estratgia usado em diversas circunstncias, desde a explicao da sobrevivncia de microorganismos na luta pela adaptao s novas situaes ambientais (HENDERSON, 1989) at na formulao de planos de aes militares na busca de vencer os adversrios (MINTZBERG et al., 2000). Mesmo com a amplitude de aplicaes de tal termo, pode-se definir estratgia empresarial conforme os seguintes autores (Quadro 1).

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

239

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

Quadro 1 - Conjunto de definies sobre estratgia empresarial. Autor (es) Definio So os planos e execues das metas de crescimento da Chandler (1962) empresa que consistem em objetivos de longo prazo e cursos de ao. uma idia unificada que integra as reas funcionais da empresa e relaciona as suas atividades ao ambiente externo. A Andrews e Christensen (apud formulao da estratgia envolve a justaposio das foras e Montgomery e Porter, 1979) fraquezas da empresa com as oportunidades e ameaas presentes no ambiente externo. Porter (1979) Fine e Hax (1985) Henderson (1989) Hayes e Wheelwright (1984); Hayes, Pisano, Upton e Wheelwright (2005) a maneira de lidar com a competio. Busca alcanar vantagem competitiva de longo prazo perante os concorrentes em cada negcio que a organizao participa. a busca deliberada por um plano de ao que ir desenvolver vantagem competitiva ao negcio. A diferena entre voc e seus competidores a base para a vantagem competitiva. um termo derivado da linguagem militar e tem sido aplicado extensivamente nos ltimos anos. Significa o estabelecimento de objetivos, desenvolvimento de planos, conjunto de direes que asseguram a vantagem competitiva. um padro ou plano que integra as metas, polticas e seqncias de aes da organizao num todo coeso. Uma estratgia bem formulada ajuda a alocar os recursos da organizao numa nica e vivel postura baseada em suas competncias internas, antecipando mudanas no ambiente e as ameaas dos oponentes inteligentes.

Mintzberg e Quinn (1991)

Ponderando as definies clssicas descritas no Quadro 1, neste trabalho faz-se um resumo das mesmas e considera-se estratgia empresarial como um conjunto de metas e planos de ao que ajudam a alocar os recursos da organizao numa vivel posio de forma a assegurar a vantagem competitiva. Segundo Slack et al. (2001) e Slack e Lewis (2003), a estratgia empresarial discutida com base em duas perspectivas, a top down e a bottom up, para explicar os elementos que norteiam a formulao da estratgia. A lgica do mtodo top down considera as decises tomadas corporativamente desmembrando-se em nveis de negcio e reas funcionais, ou seja, a corporao escolhe a forma de competir no mercado e, a partir disto, determina adaptaes nos nveis abaixo para a consecuo de tal estratgia. J a estratgia tipo bottom up o contrrio da anterior, ou seja, as decises para a formulao da estratgia dependem da avaliao das competncias internas e das experincias adquiridas, para traar os rumos da atuao no mercado da empresa. Neste trabalho, segue-se a perspectiva top down de anlise estratgica, por ser muito difundida na literatura. Este mtodo originrio das pesquisas de Hayes e Wheelwright (1984) e descreve que, a estratgia definida por nveis de decises hierrquicas. Primeiramente, a organizao define os investimentos de longo prazo, como e onde quer operar e em quais negcios atuar, sendo esta a estratgia corporativa. Na seqncia, a organizao decide a forma como cada unidade de negcio se posiciona em seus respectivos mercados, sendo esta a estratgia de negcios; e por ltimo, traam-se misses individuais para cada rea funcional (produo, marketing, finanas, recursos humanos, compras, P&D etc.) de forma que elas atinjam os objetivos estratgicos traados para cada unidade de negcio; esta a estratgia funcional. A Figura 1 ilustra o mecanismo de estratgia top down.

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

240

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

Estratgia Corporativa

Estratgia competitiva da unidade de negcio A

Estratgia competitiva da unidade de negcio B

Estratgia competitiva da unidade de negcio C

Estratgia de Finanas

Estratgia de Marketing

Estratgia de Produo

Estratgia de Compras

Estratgia de P&D

Estratgia de RH

Figura 1: Representao da estratgia Top-Down. Fonte: Hayes e Wheelwright, 1984.

Uma das estratgias funcionais que tem se destacado como fonte principal de vantagem competitiva nos ltimos 40 anos (VOSS, 1995) a estratgia de produo e at hoje merece destaque. Em funo disso, este trabalho concentra-se em sua anlise. 2.1 ESTRATGIA DE PRODUO Segundo Voss (1995), a estratgia de produo (EP) como conceito, rea de estudo e aplicaes tem crescido nos ltimos 40 anos. O interesse sobre este tema comeou nas dcadas de 1940 e 1950 quando pesquisadores da Harvard Business School iniciaram observaes a respeito do comportamento de empresas quanto forma delas competirem dentro de tipos de indstrias particulares. O sucesso ou o fracasso poderiam ser explicados em muitos casos pelas escolhas que as empresas fizeram e o alinhamento dessas com as estratgias competitivas (negcio). Desde ento, as prticas empresariais ajudam a entender tal abordagem, com destaque para Skinner (1969), quem apontou a importncia da funo produo como estratgica para as empresas. Os principais conceitos atribudos EP esto sistematizados no Quadro 2.

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

241

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

Quadro 2 - Relao dos principais conceitos de EP. Definio um conjunto de planos e polticas atravs dos quais a companhia tenta obter vantagens sobre seus competidores e Skinner (1969) inclui planos para a produo e venda de produtos para um conjunto de consumidores. E uma parte crtica da estratgia corporativa e de negcios, compreendendo um conjunto coordenado de objetivos e Fine e Hax (1985) programas de ao, objetivando assegurar, a longo prazo, vantagem competitiva sob seus competidores. Consiste em decises e planos que afetam diretamente Swink e Way (1995) recursos e polticas relacionadas aquisio, produo e entrega de produtos tangveis. um padro total de decises que moldam a longo prazo a Slack e Lewis (2003) capacidade de uma operao em contribuir com a estratgia formulada. um guia nas operaes da organizao quanto Hayes, Pisano, Upton e Wheelwright montagem e alinhamento de recursos capazes de (2005) implementar eficientemente a estratgia competitiva. Amoako-Gyampah e Acquaah Refere-se s competncias que a empresa desenvolve (2008) acerca da funo produo. Autor (es)

A EP resultado de um conjunto de anlises realizadas pela corporao quanto forma dela atuar em seu mercado. Ou seja, a alta gerncia verifica quais necessidades do segmento de clientes escolhido pretende atender e com isso, a organizao procura uma posio rentvel em seu mercado. Mas ela s consegue xito nestas escolhas se a EP refletir em suas decises e aes o desempenho esperado. Enfim, a EP deve estar alinhada aos requisitos traados nas estratgias de negcios. A Figura 2 representa estas confluncias.

Necessidades dos Clientes

Objetivos de desempenho
Estratgia de Produo

Posio no Mercado

Aes da Concorrncia

reas de deciso

Figura 2: Confluncia para a formao da EP Fonte: Adaptado de Acur et al., 2003; Slack e Lewis, 2003.

H duas vertentes sobre os estudos em EP: (a) o contedo e; (b) o processo de sua formulao (FAHEY e CHRISTENSEN, 1986; LEONG et al., 1990; VOSS, 1995; SWINK e WAY, 1995). O contedo representa as decises tomadas pela corporao para a eficcia da estratgia e o processo da EP significa as etapas de formulao e implementao da estratgia. Ou seja, o contedo representado pelo o qu e o processo pelo como da EP (KIM e ARNOLD, 1996). Swink e Way (1995) fizeram uma figura ilustrativa desta distino (Figura 3).

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

242

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

Contedo da estratgia

Processo da estratgia

Tipo de estratgia

Escolhas e desempenho

Formulao da estratgia

Implementao das decises

Prioridades competitivas

Estrutura

Infra-estrutura

Figura 3: Distino entre contedo e processo da EP. Fonte: Swink e Way (1995).

O contedo da EP um tema mais recorrente nas pesquisas acadmicas quando comparado ao processo (LEONG et. al., 1990), portanto, esta pesquisa segue a tendncia de estud-lo. O contedo definido em termos de prioridades competitivas (PC) e reas de deciso. As prioridades competitivas representam as competncias de desempenho que a funo produo ir focar para atender a estratgia de negcio. As reas de decises so divididas entre estruturais e infra-estruturais. Segundo Hayes e Wheelwright (1984), as estruturais so referentes aos investimentos de longo prazo nas instalaes fsicas e que so irreversveis; j as infra-estruturais descrevem os sistemas, polticas e prticas que determinam como os aspectos estruturais da organizao so gerenciados. O Quadro 3 identifica os principais elementos das reas de decises da EP.
Quadro 3 - Elementos representativos das reas de decises da EP
rea de Deciso Capacidade Estruturais Descrio Esse aspecto determinado pelos equipamentos e planta produtiva da organizao. Significa o quanto possvel produzir naquela instalao a partir dos ativos disponibilizados. Refere-se ao quanto a organizao proprietria de ativos para execuo de atividades montante ou jusante de suas operaes. Nessa rea esto envolvidas questes como terceirizao de atividades produtivas e desenvolvimento de fornecedores. Refere-se ao tamanho da planta industrial e sua localizao. Questes quanto ao tipo de processo, que depende da posio na escala volume-variedade, e o grau de automao dos processos. Grau de qualificao demandado do capital intelectual, poltica de treinamento e contratao dos funcionrios, alm dos aspectos motivacionais e promocionais Maneira como a empresa se organiza em termos de previso e programao dos recursos na produo de seus produtos. Esto envolvidas questes de como responder demanda eficazmente a partir de tcnicas de planejamento da produo (MRP, Kanban, ERP etc) Estabelecimento de polticas de qualidade e s caractersticas do sistema de gesto da qualidade. Isso explicita critrios de inspeo de entrada de materiais, reprovaes na linha de produo e avaliao de fornecedores. Trata da definio da estrutura organizacional do setor de produo, abordando aspectos de estilo de liderana, nvel de centralizao e processo de tomada de deciso. Dentre as principais decises destacam-se: a) comprar ou projetar novos conceitos de produtos?; b) buscar a inovao pioneira, ou ser seguidora?; c) compartilhar o desenvolvimento com fornecedores e clientes?; ou d) centralizar os aspetos de projeto do produto?

Integrao vertical Instalao Tecnologia Recursos humanos Planejamento e controle da produo Sistema de qualidade Organizao Desenvolvimento de novos produtos

Infra-Estruturais

Fonte: Adaptado de Hayes, Pisano, Upton e Wheelwright, (2005); Sousa (2007).

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

243

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

Segundo Voss (1995), o contedo da EP tambm possui uma lgica de hierarquia de decises. As definies das PC atuam como diretrizes para as decises estruturais e essas norteiam as infra-estruturais. Ou seja, h uma importante dependncia quanto ao formato das PC, pois so elas que determinam a melhor forma de especificar e combinar os recursos estruturais e infra-estruturais de produo. Por esta razo, este trabalho discute EP com enfoque em estudos que consideram a PC em suas pesquisas. Segundo Skinner (1969), as PC esto relacionadas a critrios de desempenho competitivo que a funo produo pode adotar para se adequar estratgia de negcios da organizao. Na verdade, dependendo da forma escolhida para atender aos requisitos do mercado, a organizao traa como a funo produo desempenhar suas operaes (SLACK e LEWIS, 2003). Para Phusavat e Kanchana (2008), as PC representam as reas focais da empresa e suas futuras direes e preocupaes. Neste trabalho, considera-se que PC uma forma de traduzir as necessidades dos clientes a serem atendidas pela empresa, em termos de metas de desempenho para a funo produo. Ou seja, a funo produo se organiza a partir das definies das PC e ento, toma as decises estruturais e infra-estruturais para modelar suas operaes. O termo PC pode ser encontrado na literatura como sendo tambm objetivos de desempenho, fatores competitivos, critrios competitivos ou dimenses competitivas. Consideram-se como elementos representativos das PC custo, qualidade, flexibilidade e entrega, em funo das concordncias apresentadas na sistematizao dos Quadros 4 e 5. As definies aqui adotadas para essas levam em considerao questes j validadas em pesquisas anteriores (Quadro 6).

3. DIRETRIZES DAS PESQUISAS


O Quadro 4 sistematiza os principais estudos publicados nos sites dos principais peridicos nacionais avaliados pelo Qualis da Capes nas reas de Administrao e Engenharia de Produo (RAC, RAE, REAd, RAUSP, G&P e PRODUO) sobre EP a fim de identificar as principais tendncias de pesquisa do tema e as concordncias a respeito das PC consideradas. Vale ressaltar que foram considerados para os fins da sistematizao, os estudos que abordassem em sua reviso da literatura o tema estratgia de produo e prioridades competitivas, ou que nos estudos empricos, as PC foram consideradas. Essas consideraes visam alinhar as discusses conforme o propsito desta pesquisa. A partir dos dados do Quadro 4, algumas observaes quanto ao status da pesquisa sobre EP no mbito nacional podem ser destacadas: a) Foi identificado significativo nmero de artigos que discutem o tema estratgia empresarial num contexto menos especifico. Por exemplo, sem delimitaes claras entre estratgia corporativa, de negcios e funcional. H artigos, por exemplo, que se propem estudar estratgia de operaes em um determinado contexto organizacional, mas na reviso da literatura no menciona o contedo e nem a formulao dessa. Ento, este tipo de trabalho no foi destacado para fins de identificao e anlise. b) As principais constataes das pesquisas sobre EP podem ser agrupadas em trs vertentes. A primeira afirma que importante e necessrio haver alinhamento entre a escolha e adoo de programas/sistemas de produo com as PC e entre a estratgia competitiva e as PC. Esses temas correspondem a 43% da amostra selecionada. A segunda aponta que existem adaptaes quanto configurao das PC para certos tipos de setores industriais. Cerca de 14 % dos artigos da amostra destacam este tema. E, as PC impactam na forma de gerenciar e estruturar a cadeia de suprimentos, tambm com 14% de representatividade.

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

244

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

Quadro 4 - Sistematizao de pesquisas realizadas em peridicos nacionais sobre EP.

Autor (es)

Prioridades competitivas Custo, qualidade, velocidade, flexibilidade e confiabilidade Custo, qualidade, flexibilidade e entrega Custo, qualidade, flexibilidade e entrega Custo, qualidade, flexibilidade, servio e entrega Custo, qualidade, flexibilidade, entrega e servio Custo, qualidade, flexibilidade e entrega Custo, qualidade, flexibilidade, entrega e servio Custo, qualidade, flexibilidade e entrega Custo, qualidade, flexibilidade, entrega e servio

Mtodo de pesquisa

Resultados principais

Origem e instituio do primeiro autor Brasil/Unesp

Fusco (1995)

Terico

importante considerar os aspectos de marketing na formulao das PC. Discute a evoluo dos conceitos de trade-offs da estratgia de produo. A partir da prtica empresarial relatada nos casos, pode-se notar uma aproximao cada vez maior entre os programas de ao da manufatura com seus objetivos de desempenho Os programas de TQM e JIT devem estar alinhados EP para que tenham eficcia na competitividade da empresa. Os resultados obtidos mostram que existem muitas combinaes possveis de estratgias competitivas e de produo, mesmo dentro de um mesmo grupo estratgico. Apresenta uma anlise terica acerca da estratgia competitiva e seu relacionamento com a estratgia de manufatura. As PC dos fornecedores so fortemente condicionadas pela estratgia da empresa cliente. necessrio fazer adaptaes, para setores industriais peculiares, de conceitos relacionados ao contedo da estratgia de produo. H uma forte relao entre EP e gesto da cadeia de suprimentos. As PC afetam o projeto de rede de suprimentos.

Da Silveira (1998) Santos, Gonalves e Pires (1999) Cerra e Bonadio (2000) Nogueira, Alves Filho e Torkomian (2001) Albuquerque e Silva (2002) Alves Filho, Danadone, Martins, Bento, Rachid, Truzzi e Vanalle (2002) Barros Neto, Fensterseifer e Formoso (2003) Maia, Cerra e Alves Filho (2005)

Terico Qualitativo Estudo de casos Qualitativo Estudo de casos Qualitativo Estudo de casos Terico Qualitativo Estudo de casos Qualitativo Estudo de casos Qualitativo Estudo de casos

Brasil/ PUC RS

Brasil/USP

Brasil/ UFSCar

Brasil/UFSCar

Brasil/Cnpq

Brasil/UFSCar

Brasil/UFCE

Brasil/UFSCar

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

245

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

Autor (es)

Prioridades competitivas Produtividade, qualidade, flexibilidade, rapidez, pontualidade, customabilidade e adaptabilidade Custo, qualidade, flexibilidade e entrega Custo, qualidade, flexibilidade e servio

Mtodo de pesquisa

Resultados principais Os autores propem um modelo conceitual para anlise dos paradigmas da gesto na manufatura e concluem que cada empresa deve adotar sistemas de produo compatveis com as PC da empresa. No foi detectado alinhamento entre a estratgia competitiva e as PC nas empresas escolhidas da amostra. Os resultados da pesquisa permitiram, alm da adaptao dos critrios competitivos citados na literatura ao setor arrozeiro, a identificao de quatro novos critrios especficos ao setor. A implementao de uma estratgia de manufatura, consistente e coerente com a estratgia corporativa, representa, de fato, uma importante contribuio para o alcance de uma real vantagem competitiva sobre os concorrentes Propem um mtodo que fornece um referencial para a empresa avaliar onde est e aonde deve chegar com relao a sua estratgia de manufatura.

Origem e instituio do primeiro autor

Godinho Filho e Fernandes (2005)

Terico

Brasil/UFSCar

Silva e Santos (2005)

Qualitativo Estudo de casos Qualitativo Estudo de caso

Brasil/USP

Dias e Fensterseifer (2005)

Brasil/UFSC

Pretto e Millan (2006)

Custo, qualidade, flexibilidade e entrega Produtividade, qualidade, flexibilidade, velocidade, pontualidade, customabilidade e adaptabilidade

Pesquisaao

Brasil/CESF

Godinho Filho e Fernandes (2007)

Qualitativo Estudo de casos

Brasil/UFScar

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

246

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

Quadro 5 - Amostragem da literatura internacional sobre EP

Autor (es) Ward, Mccreery, Ritzman e Sharma (1998) Ward e Duray (2000) Dangayach e Deshmukn (2000) Dangayach e Deshmukn (2001) Robb e Xie (2001)

Prioridades competitivas Custo, qualidade, entrega e flexibilidade Custo, qualidade, flexibilidade e entrega Custo, qualidade, flexibilidade, entrega e inovao No se aplica Custo, qualidade, entrega, inovao e flexibilidade Custo, qualidade, entrega e inovao Custo, qualidade, entrega e flexibilidade Custo, qualidade, flexibilidade e entrega Custo, qualidade, flexibilidade, inovao, entrega e confiabilidade

Mtodo de pesquisa Quantitativo - Survey

Resultados principais Identificao de constructos para os estudos sobre PC. As PC so mediadoras da relao entre estratgia competitiva e desempenho organizacional. Prope um modelo que relaciona as PC com planos de ao adotados pelas empresas estudadas. O contedo da EP tema mais estudado pelos pesquisadores e a nfase dada as PC. Empresas de origens diferentes alocadas num mesmo pas podem adotar PC diferentes. Diferentes PC enfatizam a implementao de diferentes prticas de produo, resultando em diferentes desempenhos operacionais. As PC so elementos aglutinadores na anlise de grupos estratgicos de sistemas de produo. As PC mais importantes so qualidade e entrega. As empresas adotam prticas de produo (TQM, JIT, PCP e MRP) para apoiar suas PC. Existe uma relao significativa entre reas de deciso e PC

Origem e instituio do autor principal Estados Unidos/ The Ohio State University Estados Unidos/Universidade do Estado de Ohio ndia/Instituto de Tecnologia da ndia ndia/Instituto de Tecnologia da ndia Austrlia/Universidade de Auckland

Quantitativo - Survey Qualitativo Estudo de caso Pesquisa bibliogrfica

Quantitativo Survey

Christiansen, Berry, Bruun e Ward (2003) Vokurka e Davis (2004)

Quantitativo - Survey

Dinamarca/Universidade da Dinamarca Estados Unidos/Universidade A&M Texas Tailndia/ Universidade Thammasat Eslovnia/Faculdade de Economia da Universidade de Ljubljana

Quantitativo - Survey

Laosirihongthong e Dangayach (2005)

Quantitativo - Survey

Rusjan (2005)

Quantitativo - Survey

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

247

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

Autor (es) Dror e Baradz (2006)

Prioridades competitivas Custo, qualidade, entrega e flexibilidade

Mtodo de pesquisa Qualitativo Estudo de caso

Resultados principais Proposio de um mtodo para distinguir as PC que devem ser focadas em funo dos objetivos da empresa. Os resultados indicam que competir por qualidade traz mais proatividade em manter polticas, melhor sistema de planejamento e controle e descentralizada estrutura organizacional, quando comparados com outras PC. As PC possuem um efeito acumulativo nas capacidades operacionais da organizao. Elaboraram-se por meio das PC, taxonomias prprias para a estratgia de produo da China. A partir de uma anlise comparativa entre as PC das empresas indianas e a de outros pases, os pesquisadores constataram que as indianas esto competindo de forma antagnica. As decises estruturais e infraestruturais apiam a implementao das PC da organizao.

Origem e instituio do autor principal Israel/ Ort Braude College

Pinjala, Pintelon, Vereecke (2006)

Custo, qualidade, entrega e flexibilidade

Quantitativo - Survey

Blgica/ Universidade Katholieke

Grobler e Grubner (2006) Zhao, Sum, Qi, Zhang e Lee (2006)

Custo, qualidade, entrega e flexibilidade Custo, qualidade, flexibilidade, entrega e servio Custo, qualidade, entrega, flexibilidade e inovao Custo, qualidade, flexibilidade e entregas

Quantitativo - Survey

Alemanha/Universidade de Mannhein Hong Kong/ Universidade Chinesa de Hong Kong

Quantitativo - Survey

Dangayach e Deshmukn (2006)

Quantitativo - Survey

ndia/Instituto de Tecnologia da ndia

Urgal Gonzlez e Grcia Vzquez (2007)

Quantitativo - Survey

Espanha/Universidade de Vigo

Koc (2007)

Custo, entrega, qualidade e flexibilidade.

Quantitativo - Survey

Empresas que se certificam pela ISO 9001 demonstram ganhos no desempenho de suas PC.

Turquia/ Universidade Tcnica de Istambul

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

248

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

Autor (es)

Prioridades competitivas Custo, qualidade, servio, flexibilidade, foco no cliente e conhecimento

Mtodo de pesquisa

Resultados principais O conhecimento sobre PC levam ao melhor entendimento da estratgia de produo no futuro. Este conhecimento pode servir como uma referncia durante a avaliao dos impactos desejados dos programas das organizaes. Existe uma relao significativa e positiva entre estratgia competitiva e as PC. Os resultados mostram que qualidade a nica PC que afeta o desempenho organizacional. Qualidade representa o elemento mais importante das PC. As PC so aglutinadoras na formao de grupos estratgicos para a avaliao de desempenho financeiro das empresas estudadas. As PC so aglutinadoras na formao de grupos estratgicos para a anlise das taxonomias da EP. O artigo relaciona as PC para cada famlia de produto numa situao de fbrica dentro da fbrica. Foi identificado que a configurao da estratgia no estvel e muitas empresas estudadas avanaram no sentido da competio por preo, ao contrrio que prega a literatura.

Origem e instituio do autor principal

Phusavat e Kanchana (2007)

Quantitativo - Survey

Tailndia/Universidade Kasetsart

Amoako-Gyampah e Acquaah (2008)

Custo, qualidade, entrega e flexibilidade Custo, qualidade, servio, flexibilidade, foco no cliente e conhecimento Custo, qualidade, flexibilidade e inovao Custo, qualidade, flexibilidade, entrega, servio e ambiente Custo, qualidade, flexibilidade e entrega. Custo, qualidade, entrega e flexibilidade

Quantitativo - Survey

Estados Unidos/ Universidade da Carolina do Norte

Phusavat e Kanchana (2008)

Quantitativo - Survey

Tailndia/Universidade Kasetsart Grcia/Universidade de Economia e Negcios de Atenas Espanha/Faculdade CC Jurdicas Y Sociales Canad/Escola de Negcios da Universidade McMaster Nova Zelndia/Universida Victoria de Wellington

Theodorou e Florou (2008) Martn-Pea e Daz-Garrido (2008) Miltenburg (2008)

Quantitativo - Survey

Quantitativo - Survey

Qualitativo Estudo de caso

Corbett (2008)

Qualitativo Estudo de casos

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

249

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

Autor (es) Tseng, Lin, Chiu, e Liao (2008)

Prioridades competitivas Custo, qualidade, flexibilidade e entrega Custo, qualidade, flexibilidade, confiabilidade e entrega Custo, qualidade, flexibilidade e entrega Custo, qualidade, entrega e flexibilidade Custo, qualidade, entrega e flexibilidade

Mtodo de pesquisa Qualitativo Estudo de caso

Resultados principais Proposta de um modelo para selecionar a PC baseado na implementao de produo mais limpa. As evidncias apontam que qualidade e confiabilidade so as principais PC das empresas australianas e custo tem se tornado menos importante. Para o planejamento estratgico, a relao entre estratgia de produo e estratgia de negcios mais bem avaliada quando as PC so utilizadas na tomada de decises. As PC esto alinhadas a orientao estratgica do sistema de informao de uma empresa do setor e-commerce Relaciona o tipo de relacionamento com os fornecedores com o alinhamento entre PC e CS.

Origem e instituio do autor principal Taiwan/ Universidade Ming Dao

Karim, Smith e Halgamuge (2008)

Quantitativo - Survey

Austrlia/ Universidade de Melbourne

Wang e Cao (2008)

Quantitativo - Survey

Japo/Instituto de Tecnologia de Tquio.

Schniederjans e Cao (2009) Vachon, Halley e Beaulieu (2009)

Quantitativo - Survey

Estados Unidos/Universidade de Nebrasca-Lincoln Canada/HEC Montreal

Quantitativo - Survey

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

250

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

Quadro 6 - Significados das dimenses das PC Prioridade competitiva Significado Oferecer produtos com menor preo que os competidores Reduzir custos de produo Oferecer produtos com caractersticas e funcionalidades que so superiores aos competidores ou no disponveis pelos competidores Oferecer produtos que so produzidos de acordo com padres pr-estabelecidos Oferecer produtos com baixa taxa de defeitos Oferecer produtos durveis Autor (es) Vokurka e Davis (2004); Urgal-Gonzlez e Garca Vzquez (2007); Dangayach e Deshmukn (2006) Ward e Duray (2000), Martn-Pea e Daz-Garrido (2008), Wang e Cao (2008) Garvin (1993); Kim e Arnold (1996); Vokurka e Davis (2004); Dangayach e Deshmukn (2006); Urgal-Gonzlez e Garca Vzquez (2007); MartnPea e Daz-Garrido (2008) Garvin (1993); Urgal-Gonzlez e Garca Vzquez (2007); Martn-Pea e Daz-Garrido (2008) Kim e Arnold (1996), Martn-Pea e Daz-Garrido (2008) Kim e Arnold (1996), Dangayach e Deshmukn (2006) Garvin (1993); Kim e Arnold (1996); Vokurka e Davis (2004); Dangayach e Deshmukn (2006); Urgal-Gonzlez e Garca Vzquez (2007); MartnPea e Daz-Garrido (2008) Garvin (1993); Kim e Arnold (1996); Dangayach e Deshmukn (2006); Urgal-Gonzlez e Garca Vzquez (2007); Martn-Pea e Daz-Garrido (2008) Kim e Arnold (1996); Vokurka e Davis (2004); Urgal-Gonzlez e Garca Vzquez (2007); MartnPea e Daz-Garrido (2008) Kim e Arnold (1996); Urgal-Gonzlez e Garca Vzquez (2007); Martn-Pea e Daz-Garrido (2008) Garvin (1993); Kim e Arnold (1996); Dangayach e Deshmukn (2006); Urgal-Gonzlez e Garca Vzquez (2007); Martn-Pea e Daz-Garrido (2008) Garvin (1993); Vokurka e Davis (2004); Dangayach e Deshmukn (2006); Urgal-Gonzlez e Garca Vzquez (2007); Martn-Pea e DazGarrido (2008), Wang e Cao (2008) Garvin (1993); Dangayach e Deshmukn (2006); Urgal-Gonzlez e Garca Vzquez (2007), Wang e Cao (2008)

Custo

Qualidade

Implementar rpidas mudanas em projeto de produto

Implementar rpidas mudanas no mix de produtos Rpida introduo de novas verses de produtos existentes, ou produtos totalmente novos Oferecer ampla gama de produtos Mudanas rpidas nos volumes de produo em resposta a mudana da demanda

Flexibilidade

Menor tempo de entrega possvel Entrega Atender os pedidos nas datas e nas quantidades da entrega

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

251

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

A primeira vertente est diretamente relacionada aos conceitos da teoria top down da estratgia empresarial, em que estratgia competitiva influencia a estratgia funcional, neste caso a de produo, a partir da idia de hierarquia de decises. Portanto, o alinhamento entre as duas estratgias so fundamentais para um melhor desempenho organizacional. Ainda referente a primeira vertente, a idia de hierarquia de decises reflete tambm na influncia que as PC exercem nas reas de decises. Sendo assim, as PC conduzem escolha dos programas e sistemas de produo que melhor respondam as suas diretrizes, ou seja, os programas e sistemas que melhor se combinem a elas. A segunda vertente destaca que, dependendo do setor industrial que se est avaliando, a forma de interpretar as PC podem variar, em funo das especificidades de mercado. E a ltima trata da influncia que as PC tm sob a GCS. Isso explicado em parte pela influncia das PC na configurao da rea de deciso estrutural integrao vertical, ao interferir na maior ou menor execuo das operaes internas a organizao e tambm, em parte, pela definio de GCS que requer o alinhamento estratgico entre elos de uma cadeia para alcanar os objetivos em comum. a) As dimenses das PC variam de pesquisa a pesquisa, mas pelo menos quatro delas so predominantes: custo, qualidade, flexibilidade e entrega. Essas PC so as mesmas indicadas na pesquisa de Hayes e Wheelwright (1984). b) A forma de conduzir as pesquisas sobre PC predominantemente qualitativa com destaque para a estratgia de estudo de caso. 64% dos artigos da amostra elegeram esse mtodo e essa estratgia de pesquisa. A pesquisa terica, ou pesquisa bibliogrfica tem a segunda maior representao, com 28% dos artigos. Identificou-se tambm o perfil das pesquisas internacionais sobre o tema EP, a fim de destacar as semelhanas e diferenas quanto s dimenses das PC e tambm, quanto aos indicativos das pesquisas nacionais. A busca foi realizada na base de dados Web of Science, base que indexa peridicos com fator de impacto. O Quadro 5 apresenta uma amostragem do resultado desta coleta de dados. As principais constataes a cerca desses so: a) O tema EP atual e amplamente discutido no mbito internacional. Nas buscas realizadas, encontraram-se tambm diversos artigos que tratam das reas de decises da EP e da relao entre estratgia competitiva e a EP. b) Agrupando-se os principais temas apontados pela amostra internacional indicam que: (1) As PC so critrios para agrupar empresas em situaes semelhantes e ento, verificar o desempenho organizacional e financeiro dessas, alm de ser um meio de aglutinao para criar taxonomias de grupos de empresas, tendo como base as similaridades quanto as PC praticadas. Essas temticas correspondem a 18% de representatividade da amostra; (2) Outra vertente de estudo constatao da importncia do alinhamento entre as PC e a estratgia competitiva da empresa para melhorar o desempenho organizacional, alm de indicar que as PC so importantes diretrizes na implementao de prticas de produo e na orientao das reas de decises. 18 % dos artigos da amostra destacam este tema como interesse de pesquisa; e, (3) Vale destacar a relao entre EP e GCS, um tema muito atual e ainda com baixa representatividade (3%). H uma importante contribuio emprica de VACHON et al. (2009) que indicam que o tipo de relacionamento mantido com os fornecedores implica maior ou menor alinhamento das PC na CS. c) Assim como nas pesquisas brasileiras, os peridicos internacionais destacam como PC os elementos qualidade, custo, flexibilidade e entrega, sendo a prioridade qualidade a de maior relevncia nas organizaes, segundo as pesquisas de Laosirihongthong e Dangayach (2005); Pinjala, Pintelon e Vereecke

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

252

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

(2006); Amoako-Gyampah e Acquaah (2008); Karim, Smith e Halgamuge (2008) e Phusavat e Kanchana (2008). O mtodo de pesquisa predominante na amostragem coletada o quantitativo utilizando-se survey. 82% dos artigos selecionados nesta amostra adotam tal mtodo. O mtodo qualitativo com estratgia de estudos de caso possui 18% de representatividade na amostra. Uma tendncia que vem surgindo nacionalmente e internacionalmente tem sido verificar a influncia que as PC tm sob a GCS, para entender como as empresas tomam decises para compatibilizar as aes internas e externas. Essa vertente uma ramificao e faz parte da tendncia central, que verificar o alinhamento entre as PC e as reas de deciso. O que justifica aquele interesse so os trabalhos de Gattorna (1998), Seuring (2003), Chopra e Meindl (2003) e Sahay et al. (2006) que comentam a necessidade da compatibilidade entre a estratgia de uma empresa e a sua GCS para atingir a estratgia pretendida, por isso, a seo a seguir discute este ponto com mais detalhes.

4. RELACIONAMENTO ENTRE ESTRATGIA DE PRODUO E CADEIA DE SUPRIMENTOS


No mbito das decises estruturais da EP, uma das vertentes de decises o grau de integrao vertical que a empresa adota. Essa escolha est relacionada forma como a empresa lida com internalizao das operaes de produo e o quanto ela direciona essas a seus fornecedores e clientes (RUDBERG e OLHAGER, 2003). Conforme a orientao estratgica da empresa, ela manter um controle maior ou menor sob sua cadeia de suprimentos. Quanto maior for a desintegrao vertical, maior a preocupao da empresa em coordenar seus fornecedores e clientes para que seus objetivos estratgicos sejam atingidos. Pela lgica top down da estratgia empresarial, as PC, que esto alinhadas estratgia competitiva, afetam a configurao das decises da EP. Sendo assim, as PC tm impacto direto na deciso do grau da integrao vertical de uma empresa. Havendo desintegrao vertical, o impacto das PC no apenas interno, mas tambm externo porque parte das operaes da produo da organizao so transferidas aos seus fornecedores e clientes. O resultado dessa externalizao a influncia da PC da organizao sob os outros agentes dessa cadeia. O Quadro 7 traz exemplos dessa situao. Fisher (1997) discutiu em seu artigo a influncia dos diferentes perfis de demanda de produtos na estruturao de CS para atender aqueles diferentes segmentos. Ou seja, quando a empresa define quais necessidades dos clientes pretende atender em forma de produto, isto implica em determinar o perfil da demanda dos produtos e por sua vez, traar a forma como a funo produo priorizar suas operaes para realizar tal produto. Sendo assim, as PC da produo ajudam a determinar as caractersticas necessrias da estrutura da CS para suprir tal perfil de produto. Nesse sentindo, produtos cuja demanda previsvel, o ciclo de vida longo e a variedade baixa, implicar na forma como a empresa conduzir suas operaes produtivas e conseqentemente, a forma como a sua CS deve ser estruturada. Ou seja, nesse caso, as operaes tero como prioridade a reduo de custos, uma vez que para este tipo de produto o que interessa ter o menor preo que o concorrente, e sua CS regida de forma que haja eficincia no giro de estoque para reduzir os custos ao longo da CS. Por outro lado, produtos cuja demanda imprevisvel, o ciclo de vida curto e a variedade de produto alta, as caractersticas das operaes produtivas primam pela flexibilidade e agilidade no atendimento ao cliente, demandando o suporte de uma CS capaz de responder rapidamente a mudanas na demanda. O Quadro 8 ilustra estas situaes.

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

253

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

Quadro 7 - Influncias das PC sobre os agentes da cadeia de suprimentos Prioridade Influncias externas sobre a cadeia competitiva Seleciona/desenvolve fornecedores que vendam ao menor preo. Custo Compartilha informaes sobre custos com o cliente. Exige que os fornecedores atendam aos requisitos do projeto de desenvolvimento do produto. Faz acompanhamento do desempenho da conformidade dos Qualidade componentes. Mantm uma equipe da rea de qualidade em contato direto com a equipe de qualidade do fornecedor pare evitar no conformidades. Obtm feedback do cliente quanto a conformidade do produto. Seleciona/desenvolve fornecedores capazes de auxiliar a empresa no desenvolvimento de novos produtos. Exige dos fornecedores agilidade no atendimento de mudanas de Flexibilidade programaes. D preferncia em contratar fornecedores que usem programas de produo como JIT e MRP. Apia a deciso de novos produtos do cliente. Seleciona/desenvolve fornecedores que programem as entregas por JIT. Avalia o desempenho dos fornecedores pela confiabilidade da entrega. Entrega D preferncia em trabalhar com fornecedores mais prximos geograficamente da empresa. Tenta viabilizar o uso do VMI com o cliente. Fonte: Baseado em Pires (1995) e Sousa (2007).

Quadro 8: Distines entre tipo de produto e caractersticas de CS Aspectos Cadeia Eficiente (produto com demanda previsvel prioridade competitiva custos) Suprir a demanda ao menor custo do Maximizar o desempenho com menor custo Margens baixas, porque o preo o impulsionador do cliente Reduzir custos utilizao Minimizar os reduzir custos pela alta Cadeia Responsiva (produto com demanda imprevisvel prioridade competitiva flexibilidade) Atender rapidamente a demanda

Objetivo principal Estratgia produto

Criar modularidade que permita diferenciao Margens altas, porque o preo no to importante Manter flexibilidade de capacidade para atender demanda inesperada Manter estoques reguladores

Estratgia de preo

Estratgia de fbrica

Estratgia estoques Estratgia fornecedores

de

estoques

para

para

Selecion-los com custo e qualidade

base em

Selecion-los com base em flexibilidade e velocidade

Fonte: Fisher (1997).

Chopra e Meindl (2003) e Vachon et al. (2009) sugerem que as necessidades dos clientes devem estar combinadas com uma apropriada gesto de suprimentos e isso possvel a partir do alinhamento das prioridades competitivas com a CS. Em sua pesquisa emprica, eles constataram que, a escolha das interaes com fornecedores pode ser

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

254

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

crtica no alinhamento das prioridades competitivas na CS. Ou seja, a forma de se relacionar com os fornecedores um alicerce para obter uma coerncia estratgica na CS. No mesmo sentido, Demeter et al. (2006) detectaram por meio de pesquisas empricas que h uma forte conexo entre estratgia de uma empresa e sua CS. Ao incorrer mudanas estratgicas na empresa focal percebem-se mudanas na configurao (estrutura de relacionamento de clientes e fornecedores) de sua CS. Enfim, existe um relativo consenso que h influncia da estratgia empresarial sob a GCS e que a primeira, normalmente, afeta a segunda.

5. CONCLUSES
A discusso sobre EP s fez sentido quando a funo produo comeou a ser considerada estratgica como meio de obter vantagem competitiva. O interesse por entender a EP se deu a partir da observao do comportamento de empresas quanto forma delas competirem dentro de tipos de indstrias particulares. E, at hoje, a EP desperta o interesse dos pesquisados para entender de que forma ela influencia as aes organizacionais. Em funo disso, fez-se uma pesquisa bibliogrfica a fim de identificar e analisar as tendncias de pesquisa nacional e internacional na rea de EP, a partir de conceitos, estudos empricos e relacionamentos com outros temas. Pode-se dizer que o objetivo foi alcanado uma vez que se identificou uma tendncia central de pesquisa sobre EP, seja nacional ou internacional. Essa vertente de estudo procura constatar a importncia do alinhamento entre as PC e a estratgia competitiva da empresa para melhorar o desempenho organizacional, e indicar que as PC so importantes diretrizes na implementao de prticas de produo e na orientao das reas de decises. Esse tema corresponde s maiores representaes nas amostras nacional (43%) e internacional (18%). Outro interesse de estudo referente, em especfico, ao mbito internacional considerar as PC como critrios para agrupar empresas em situaes semelhantes no intuito de verificar o desempenho organizacional e financeiro delas, com 18% de representatividade. E por ltimo, como uma tendncia ainda iniciante, mas que merece destaque pela sua potencialidade, considerar que as PC influenciam a GCS, com 14% e 3% de representao nacional e internacional, respectivamente. As pesquisas nacionais e internacionais apresentam similaridades e distines em termos de interesses de pesquisas, mtodo de pesquisa e consideraes sobre as PC. Quanto aos temas de interesse, percebem-se similaridades quanto discusso da importncia do alinhamento entre PC e reas de decises. E esta vertente se ramifica e leva ao interesse de estudar a relao entre PC e GCS (tem haver com a deciso estrutural de integrao vertical). As pesquisas nacionais poderiam comear a considerar em seus estudos a possibilidade de adotar as PC como forma de agrupar empresas em circunstncias comuns para medir o desempenho dessas, conforme a tendncia internacional, que corresponde a 18% da amostra. Quanto ao mtodo de pesquisa, predominam pesquisas qualitativas no mbito nacional (64%) e pesquisas quantitativas no mbito internacional (82%). H uma potencialidade para as pesquisas nacionais investirem no campo metodolgico de pesquisas quantitativas, as quais tendem a complementar estudo de casos, apoiando em maiores generalizaes de resultados e indicativos. Quanto as prioridades competitivas, percebe-se certa concordncia em 4: qualidade, custo, flexibilidade e entrega. Tendo-se um destaque a nvel internacional para a prioridade qualidade. O Quadro 6 contribui ao destac-las e defini-las. Em funo dos argumentos j expostos e tambm das indicaes de Gattorna (1998), Seuring (2003), Chopra e Meindl (2003) e Sahay et al. (2006) que comentam a necessidade da compatibilidade entre a estratgia de uma empresa e a sua GCS para atingir a estratgia pretendida, sugere-se como questes de pesquisas futuras: (a) de que forma o perfil da EP de uma empresa focal em sua CS principal influncia o comportamento de seus fornecedores e cliente?, (b) quais elementos da EP possibilitam uma coerncia estratgica entre empresas de uma CS?, (c) a EP de uma empresa

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

255

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

pertencente CS diferentes afeta de forma uniforme os outros agentes dessas cadeias?, (d) quais impactos em termos operacionais a EP de uma empresa pode acarretar em elos da CS na busca de um alinhamento estratgico? Enfim h vrios temas a serem aprofundados quando se estuda EP num contexto de CS. Alm das questes apontadas, importante identificar quais revistas podem ser importantes fontes de pesquisa ou de submisso de artigos na rea de EP. As revistas nacionais que possuem maior representatividade nas publicaes selecionadas da amostragem desta pesquisa so Gesto & Produo (G&P) (28%) e Revista Eletrnica de Administrao (REAd) (21%). J a nvel internacional, os peridicos que se destacam so International Journal of Operations & Production Management (25%) e International Journal of Production Economics (21%). Este trabalho apresentou os caminhos do atual estgio da pesquisa sobre EP destacando o relacionamento entre ela e seu contexto externo, que tem referncias a abordagem GCS. H muitas vertentes do tema EP a serem exploradas e este artigo lanou luzes em apenas uma questo importante a ser considerada quando se estuda um assunto de interesse nacional e internacional permanente.

6. REFERNCIAS
ACUR, N.; GERTSEN, F.; SUN, H.; FRICK, J. The formalization of manufacturing strategy and its influence on the relationship between competitive objectives, improvement goal, and action plan. International Journal of Operations & Production Management, v. 23, n. 10, p. 1114-1141, 2003. ALBUQUERQUE, M. E. E.; SILVA, F. A. C. Da estratgia competitiva estratgia de manufatura: uma abordagem terica. Revista Eletrnica de Administrao, v. 8, n. 2, p. 1-28, 2002. ALVES FILHO, A. G.; RACHID, A.; DONADONE, J. C.; MARTINS, M. F.; TRUZZI, O. M. S.; BENTO, P. E. G.; VANALLE, R. M. Manufacturing strategies and work organization in an engine supply chain. Revista de Administrao de Empresas Eletrnica, v. 1, n. 2, p. 1-10, 2002. AMOAKO-GYAMPAH, K.; ACQUAAH, M. Manufacturing strategy, competitive strategy and firm performance: an empirical study in a developing economy environment. International Journal of Production Economics, v. 111, p. 575-592, 2008. BARROS NETO, J.; FENSTERSEIFER, J. E.; FORMOSO, C. T. Os critrios competitivos da produo: um estudo exploratrio na construo de edificaes. Revista de Administrao Contempornea, v. 7, n. 1, p. 67-85, 2003 CAGLIANO, R.; CANIATO, F.; SPINA, G. The linkage between supply chain integration and manufacturing improvement programmes. International Journal of Operations & Production Management, v. 26, n. 3, p. 282-299, 2006. CERRA, A. L.; BONADIO, P. V. G. As relaes entre estratgia de produo, TQM (total quality management ou gesto da qualidade total) e JIT (Just in time): estudos de caso em uma empresa do setor automobilstico e em dois de seus fornecedores. Revista Gesto e Produo, v. 7, n. 3, p. 305-319, 2000. CHANDLER, A. D. Strategy and structure. Cambridge: The MIT Press, 1962.

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

256

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos estratgia, planejamento e operao. Prentice Hall: So Paulo, 2003. CHRISTIANSEN, T.; BERRY, W. L.; BRUUN, P.; WARD, P. A mapping of competitive priorities, manufacturing practices, and operational performance in groups of Danish manufacturing companies. International Journal of Operations & Production Management, v. 23, n. 10, p. 1163-1183, 2003. CHRISTOPHER, M. L. Logistics and Supply Chain Management, London: Pitman Publishing, 1992. CORBETT, L. M. Manufacturing strategy, the business environment, and operations performance in small low-tech firms. International Journal of Production Research, v. 46, n. 20, p. 5491-5513, 2008. DA SILVEIRA, G. J. C. Das prioridades competitivas estratgicas ao gerenciamento de trade-offs: trs dcadas de estratgia de produo. Revista de Administrao da Universidade de So Paulo, v. 33, n. 3, p. 40-46, 1998. DANGAYACH, G. S.; DESHMUKH, S. G. An exploratory study of manufacturing strategy practices of machinery manufacturing companies in India. Omega, v. 34, n. 3, p. 254-273, 2006. ______. S. G. Manufacturing strategy: experiences from select Indian organization. Journal of Manufacturing Systems, v. 19, n. 2, p. 134-148, 2000. ______. Manufacturing strategy literature review and some issues. International Journal of Operations & Production Management, v. 21, n. 7, p. 884-932, 2001 DEMETER, K.; GELEI, A.; JENEI, I. The effect of strategy on supply chain configuration and management practices on the basis of two supply chains in the Hungarian automotive industry. International Journal of Production Economics, v. 104, n. 2, p. 555-570, 2006. DIAS, M. F. P.; FENSTERSEIFER, J. E. Critrios competitivos de operaes agroindustriais: um estudo de caso no setor arrozeiro. Revista Eletrnica de Administrao, v. 11, n. 2, p. 1-28, 2005. DROR, S.; BARADZ, M. House of strategy: from strategic objectives to competitive priorities. International Journal of Production Research, v. 44, n. 18-19, p. 3879-3895., 2006. FAHEY, L.; CHRISTENSEN, H. K.. Evaluating the research of strategy content. Journal of Management, v. 12, p. 167-183, 1986. FINE, C. H.; HAX, A. C. Manufacturing strategy: a methodology and an illustration. Interfaces, v. 15, n. 6, p. 28-46, 1985.

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

257

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

FISHER, M. L. What is the right supply chain for your product? Harvard Business Review, March-April, p. 105-116, 1997. FUSCO, J. P. A. Comportamento do consumidor versus estratgia de operaes a ponte cliente empresa. Revista de Administrao de Empresas, v. 53, n. 4, p. 42-51, 1995. GARVIN, D. A. Manufacturing strategic planning. California Management Review, Summer, p. 85-106, 1993. GATTORNA, J. L. Strategic supply chain alignment. Aldershot: Gower, 1998 GODINHO FILHO, M.; FERNANDES, F. C. F. Paradigmas estratgicos de gesto da manufatura: identificao, prescrio e estudo de casos na indstria de calados. Revista de Administrao da Universidade de So Paulo, v. 42, n. 3, p. 349-362, 2007. ______. Paradigmas estratgicos da gesto da manufatura (PEGEMs): elementos-chave e modelo conceitual. Revista Gesto e Produo, v. 12, n. 3, p. 333-345, 2005. GRESSWELL, T.; CHILDE, S.; MAULL, R. Three manufacturing strategy archetypes a framework for the aerospace industry, in Bititci U. and Carrie, A (Eds). Strategic Manufacturing of the Manufacturing Value Chain, Kluwer, Dordecht, p. 53-61, 1998. GRBLER, A.; GRBNER, A. An empirical model of the relationships between manufacturing capabilities. International Journal of Operations & Production Management, v. 26, n. 5, p. 458-485, 2006. HAYES, R.; PISANO, G.; UPTON. D.; WHEELWRIGHT, S. Operations, strategy, and technology: pursuing the competitive edge. EUA: Jonh Wiley & Sons, 2005. HAYES, R. H.; WHEELWRIGHT, S.C. Restoring our competitive edge competing through manufacturing. USA: John Wiley & Sons, 1984. HENDERSON, B. D. The origin of strategy. Harvard Business Review, NovemberDecember, 1989. HINES, P. Creating world class suppliers, Pitman: London, 1994. KARIM, M. A.; SMITH, A. J. R.; HALGAMUGE, S. Empirical relationships between some manufacturing practices and performance. International Journal of Production Research, v. 46, n. 13, p. 3583-3613, 2008. KIM, J. S.; ARNOLD, P. Operationalizing manufacturing strategy an exploratory study of constructs and linkage. International Journal of Operations & Production Management, v. 16, n. 12, p. 45-73, 1996. KOC, T. The impact of ISO 9000 quality management systems on manufacturing. Journal of Materials Processing Technology, v. 186, p. 207-213, 2007.

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

258

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

LAOSIRIHONGTHONG, T.; DANGAYACH, G. S. A comparative study of implementation of manufacturing strategies in Thailand and India automotive manufacturing companies. Journal of Manufacturing Systems, v. 24, n. 2, p. 131-143, 2005. LEONG, G.K.; SNYDER, D.L.; WARD, P.T. Research in the process and content of manufacturing strategy. Omega, v. 18, n. 2, p. 109-122, 1990. MAIA, J. L.; CERRA, A. L.; ALVES FILHO, A. G. Inter-relaes entre estratgia de operaes e gesto da cadeia de suprimentos: estudos de caso no segmento de motores para automveis. Revista Gesto e Produo, v. 12, n. 3, p. 377-391, 2005 MARTN-PEA, M, L.; DAZ-GARRIDO, E. A taxonomy of manufacturing strategies in Spanish companies. International Journal of Operations & Production Management, v. 28, n. 5, p. 455-477, 2008. MILTENBURG, J. Setting manufacturing strategy for a factory-within-a-factory. International Journal of Production Economics, v. 113, p. 307-323, 2008. MINTZBERG. H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de estratgia: um roteiro pela selva do planejamento. So Paulo: Bookman, 2000. MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. The strategy process: concepts, contexts, cases. EUA: Prentice Hall, 1991. MONTGOMERY, C. A.; PORTER, M. E. Strategy: seeking and securing competitive advantage. Boston: Harvard Business School Publishing Divison, 1979. NOGUEIRA, E.; ALVES FILHO, A. G.; TORKOMIAN, A. L. V. Empresas de revestimento cermico e suas estratgias competitivas e de produo. Revista Gesto e Produo, v. 8, n. 1, p. 84-99, 2001 PHUSAVAT, K.; KANCHANA, R. Competitive priorities for service providers: perspectives from Thailand. Industrial Management & Data Systems, v. 108, n. 1, p. 5-21, 2008. ______. Competitive priorities of manufacturing firms in Thailand. Industrial Management & Data System, v. 10, n. 7, p. 979-996, 2007. PILKINGTON, A.; FITZGERALD, R. Operations management themes, concepts and relationships: a forward retrospective of IJOPM. International Journal of Operations & Production Management, v. 26, n. 11, p. 1255-1275, 2006. PINJALA, S. K.; PINTELON, L.; VEREECKE, A. An empirical investigation on the relationship between business and maintenance strategies. International Journal of Production Economics, v. 104, n. 1, p. 214-229, 2006. PIRES, S. R. I. Gesto Estratgica da Produo. Piracicaba: Unimep, 1995 PORTER, M. E. How competitive forces shape strategy. Harvard Business Review, March-April, 1979

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

259

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

PRETTO, M. R.; MILAN, G. S. Estratgias de manufatura: uma pesquisa-ao em uma empresa do segmento metal-mecnico. Revista Eletrnica de Administrao, v. 12, n. 5, p. 1-23, 2006. ROBB. D. J.; XIE, B. A survey of manufacturing strategies in China-based enterprises. International Journal of Production Economics, v. 72, p. 181-199, 2001. RUDBERG, M.; OLHAGER, J. Manufacturing networks and supply chains: an operations strategy perspective. Omega, v. 31, p. 29-39, 2003. RUSJAN, B. Model for manufacturing strategic decision making. International Journal of Operations & Production Management, v. 25, n. 8, p. 740-761, 2005. SAHAY, B. S.; GUPTA, F. N. D.; MOHAN, R. Managing supply chains for competitiveness: the indian scenario. Supply Chain Management: An International Journal, v. 11, n. 1, p. 15-24, 2006. SANTOS, F. C. A.; GONALVES, M. A; PIRES, S. R. I. Prioridades competitivas na administrao estratgica da manufatura: estudo de casos. Revista de Administrao de Empresas, v. 39, n. 4, p. 78-84, 1999. SCHNIEDERJANS, M.; CAO, Q. Alignment of operations strategy, information strategic orientation, and performance: an empirical study. International Journal of Production Research, v. 47, n. 10, p. 2535-2563, 2009. SEURING, S. A. Strategic supply chain management from focused factories to focused supply chains. In: SEURING, S. A.; MULLER, M.; GOLDBACH, M.; SCHNEIDEWIND, U. (eds.): Strategy and Organization in Supply Chains. Heidelberg: Physica, 2003, p. 181196. SILVA, E. M.; SANTOS, F. C. A. Anlise do alinhamento da estratgia de produo com a estratgia competitiva na indstria moveleira. Revista Produo, v. 15, n. 2, p. 286-299, 2005. SKINNER, W. Manufacturing-missing link in corporate strategy. Harvard Business Review, May/Jun, p. 136-145, 1969. SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administrao da produo. So Paulo: Atlas, 2001. SLACK., N.; LEWIS, M. Operations Strategy. New Jersey: Prentice Hall, 2003. SOUSA, A. B. L. Estratgia de produo: influncias na gesto da estrutura e relaes de cadeia de suprimentos caso no setor de linha branca. 2007. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo). Departamento de Engenharia de Produo Universidade Federal de So Carlos

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

260

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

SWINK, M.; WAY, M. H. Manufacturing strategy: propostions, current research, renewed directions. International Journal of Operations & Production Management, v. 15, n. 7, p. 4-26, 1995. THEODOROU, P.; FLOROU, G. Manufacturing strategies and financial performance the effect of advanced information technology: CAD/CAM systems. Omega, v. 36, p. 107-121, 2008. TSENG, M. L.; LIN, Y. H.; CHIU, A. S. F.; LIAO, J. C. H. Using FANP approach on selection of competitive priorities based on cleaner production implementation: a case study in PCP manufacturer, Taiwan. Clean Technologies and Environmental Policy, v. 10, n. 1, p. 17-29, 2008. URGAL-GONZLEZ, B.; GARCA-VZQUEZ, J. M. The strategic influence of structural manufacturing decisions. International Journal of Operations & Production Management, v. 27, n. 6, p. 605-626, 2007. VACHON, S.; HALLEY, A.; BEAULIEU, M. Aligning competitive priorities in the supply chain: the role of interactions with suppliers. International Journal of Operations & Production Management, v. 29, n. 4, p. 322-344, 2009. VOKURKA, R. J.; DAVIS, R. A. Manufacturing strategy facility types. Industrial Management & Data Systems, v. 104, n. 6, p. 490-504, 2004. VOSS, C. A. Alternative paradigms for manufacturing strategy. International Journal of Operations & Production Management, v. 15, n. 4, p. 5-16, 1995. WANG, J.; CAO, D. Relationships between two approaches for planning manufacturing strategy: a strategic approach and a paradigmatic approach. International Journal of Production Economics, v. 115, p. 349-361, 2008. WARD, P. T.; MCCREERY, J. K.; RITZMAN, L. P. Competitive priorities in operations management. Decision Sciences, v. 29, n. 4, p. 1035-1046, 1998. WARD, T. P.; DURAY, R. Manufacturing strategy in context: environment, competitive strategy and manufacturing strategy. Journal of Operations Management, v. 18, p. 123138, 2000. ZHAO, X.; SUM, C.; QI, Y.; ZHANG, H.; LEE, T. A taxonomy of manufacturing strategies in China. Journal of Operations Management, v. 24, n. 5, p. 621-636, 2006.

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

261

Jabbour & Alves Filhos - Tendncias da rea de Pesquisa em Estratgia de Produo

Trends in operations strategy research


Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour, beatriz@dep.ufscar.br Alceu Gomes Alves Filhos, alceu@power.ufscar.br

Universidade Federal de So Carlos (UFSCar), Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo, So Carlos, SP. Brasil

*Received: January, 2010 / Accepted: May, 2010

ABSTRACT This article aims to identify research approaches in operations strategy research, with regards its content. From a systematic literature review we highlight the main definitions of operations strategy and discussions on competitive priorities and then, present the main focuses of the articles published in reputable journals nationally and internationally. It was identified that studies on the operations strategy followed in general the direction of relating the influence and the alignment of competitive priorities for structural and infrastructure decisions. And there are initiatives of studies, which derive from that, to relate the operations strategy in the context of supply chain, which in future may be an important trend. The results of this article bring insights on research trends in a subject with constant interest from researchers in the field of operations management.
Keywords: Operations Strategy. Competitive Priorities. Supply Chain. Literature Review.

SISTEMAS & GESTO, v.4, n.3, p. 238-262, setembro a dezembro de 2009

262

You might also like