You are on page 1of 29

Aspectos gerais da Ecologia

A Ecologia corresponde a um campo interdisciplinar que estuda as interaes entre os seres vivos e o meio ambiente e as condies necessrias para a reproduo das diferentes formas de vida. Os ecossistemas so sistemas dinmicos formados por relaes de interdependncia entre os fatores fsicos que compem o ambiente a atmosfera, o solo e a gua e a flora, a fauna e os microrganismos que o habitam. Esses elementos esto articulados em um ciclo vital, a chamada cadeia alimentar, responsvel pelo equilbrio e reproduo do sistema. As dimenses de um ecossistema so definidas de acordo com o objetivo do pesquisador: Pode ser uma grande rea, relativamente, homognea, como a floresta Amaznica, ou uma pequena bromlia, planta que armazena em suas folhas e flores gua carregada de sais e compostos orgnicos, alm de inmeros microrganismos, algas e insetos. A palavra ecologia tambm usada no sentido de equilbrio ambiental e a expresso movimento ecolgico refere-se atividade poltica em defesa do equilbrio ambiental.

Conceito de Ecologia
Ecologia: Palavra de origem grega oikos, que significa casa e logos que significa estudo, ou seja: Ecologia o estudo da casa, do ambiente. Aqui a significado da palavra casa seria - o local onde os seres vivem.

A palavra Ecologia foi originalmente empregado em 1866, pelo zologo alemo Ernst Haeckel (1834-1919). No final do sculo XIX e incio do sculo XX foram publicados diversos trabalhos tratando das relaes entre seres vivos e o ambiente. Apenas a partir de 1930, porm, o estudo da Ecologia ganhou um espao independente dentro da Biologia. Hoje, os danos ambientais causados pelo aumento da populao humana, pela escassez de recursos naturais e pela poluio ambiental fazem com que a Ecologia seja um dos mais importantes ramos da cincia atual. A definio mais aceita para Ecologia : Estudo das condies de existncia dos seres vivos e as interaes, de qualquer natureza, existente entre esses seres vivos e o seu meio. A Ecologia uma cincia multidisciplinar, pois depende de conhecimento de vrias reas do conhecimento: Cincias Biolgicas Biologia Celular Histologia Morfologia Comportamento Botnica Zoologia Fisiologia Gentica e evoluo Dentre outras Cincias Exatas Matemtica Estatstica Geologia Fsica Dentre outras Cincias Humanas Geografia Cincias Sociais Direito Pedagogia Dentre outras

A ecologia subdivide-se em:


- Ecologia animal: que trata da vida dos animais;

- Ecologia vegetal, trata das plantas ou vegetais;

- Ecologia geral, dos demais temas, incluindo a vida do ser humano e sua relao com o meio.

Melhor que a classificao acima, a ecologia pode ser dividida pelos trs nveis de Biosfera: Mar Ecologia Marinha

Terrestre Ecologia Terrestre

gua doce Ecologia Lmnica

Levando em conta o estudo das relaes espcie-ambiente e inter-espcies, a ecologia divide-se ainda em: - Auto-ecologia: estuda a relao de uma nica espcie com seu meio; - Dinmica das populaes: estuda as inter-relaes entre as espcies, suas causas e conseqncias; - Sinecologia: estuda todos os seres vivos, integrados em seus ambientes.

Inter-relao trfica entre os seres vivos

Ecologia moderna
O avano da tecnologia, com suas novas descobertas, obrigaram os eclogos a adquirirem conhecimentos em vrias reas do conhecimento, principalmente mas cincias modernas, como por exemplo a Biologia Molecular, a Engenharia Gentica, dentre outras, o que o torna um profissional que integrado com a modernidade. A ecologia trata de temas importantssimos como: ecossistemas, cadeia trfica, pirmide e teias alimentares, fotossntese, relaes inter-especficas ou heterotpica (competio, simbiose, inquilinismo, predao, etc.), relaes intraespecficas ou homotpica (efeito de massa, efeito de grupo, cooperao, dentre outras), habitat, nicho ecolgico, comportamento, poluio, dinmica de populaes, biosfera , alm de conhecimento de qumica, fsica, etc.

Esquema de : Pirmide e teia alimentar;

Relaes heterotpicas Simbiose Inquilinismo Predao

Relaes homotpicas Efeito de grupo

Nveis de Organizao:
Espectro biolgico: Protoplasma rgos organismos clula tecido populaes rgo sistemas de espcie comunidades

ecossistema Espcie:

biosfera (em negrito = importantes para a Ecologia) Organismo pertencente a uma mesma categoria

taxonmica viveis;

Intercruzveis, com descendentes frteis e

Populaes: Termo originado de grupos humanos. Grupos de organismos taxonomicamente semelhantes, vivendo em uma mesma rea (Ex: Populao de lobos de uma montanha); Comunidade: Termo originado de grupos humanos. Grupos de organismos taxonomicamente diferentes, vivendo em uma mesma rea (Exemplo: grupos de guia, cobra, ratos de uma mesma regio); Espcie Populao Comunidade

Ecossistemas: Comunidades vivendo em um mesmo ambiente fsico (exemplo: animais, plantas e microorganismos da Mata Atlntica)

Ecossistema

Biosfera: A vida surgiu na Terra h cerca de 3,5 bilhes de anos. Os primeiros organismos no passam de simples estruturas de carbono.

Biosfera, em sua definio mais simples, o conjunto de regies da Terra onde existe vida. O termo "biosfera" foi introduzido em 1875 pelo gelogo austraco Eduard Suess (1831-1914), durante uma discusso sobre os vrios envoltrios da Terra. Em 1926 e 1929, o mineralogista russo Vladimir Vernandsky (1863-1945) consagrou definitivamente o termo, utilizando-o em duas conferncias de sucesso. Embora a palavra "biosfera" nos leve a pensar em uma camada contnua de regies propcias vida em torno da Terra, isso no exatamente verdade. A espessura da biosfera um tanto irregular, devido a esse fato existem locais onde a vida escassa ou mesmo inexistente. Por exemplo, em mares, lagos, florestas, pntanos e campos a vida abundante e variada. Porm, h reas to secas ou to frias (regies hostis) que dificultam, ou at impedem, o desenvolvimento da maioria dos seres vivos. o caso das regies quentes e desertas localizadas na faixa equatorial e das regies geladas situadas junto aos plos, onde poucas espcies conseguem viver. A maioria dos seres terrestres vivem em regies situadas at 5 mil metros acima do nvel do mar. Entretanto, no Monte Everest, foi encontrada uma aranha vivendo a quase 7 mil metros de altitude, e j se observou aves migratrias voando a 8,8 mil metros de altitude. No mar, a maioria dos seres vivos habita a faixa que varia entre a superfcie at 150 metros de profundidade, embora algumas

espcies de animais e de bactrias possam ser encontrados at a 9 mil metros de profundidade. De acordo com essas consideraes, a biosfera teria espessura mxima de aproximadamente 17 ou 18 km, formando uma pelcula finssima quando comparada aos 13.000 km de dimetro da Terra. Se o planeta fosse comparado com uma laranja, a biosfera no passaria de um fino papel de seda sobre sua superfcie.

Termos empregados na Ecologia


Habitat: Local onde o ser vivo est instalado. O ambiente ocupado pelo organismo. Nicho Ecolgico: Termo usado para definir alm do espao fsico onde o organismo necessidade vive no para como meio o papel que o organismo suas de desempenha (Ex; Posio trfica, gradiente

sobrevivncia

temperatura, umidade, pH, solo...). Podemos relacionar como um tipo de profisso dos seres vivos. No existem duas espcies ocupando o mesmo nicho ecolgico. Podem ocupar o mesmo habitat, mas tem que ter alguma diferena com a outra espcie, seno uma eliminar a outra. Fator ecolgico: Todo elemento do meio capaz de agir, direta ou indiretamente, sobre os seres vivos, pelo menos em uma fase de seu ciclo de desenvolvimento. (Ex. Temperatura, presso atmosfrica, umidade relativa, luminosidade, etc.). Fator limitante: Fator ecolgico necessrio para a manuteno da vida de um organismo, que se encontra reduzido/ausente ou ainda se excede ao mximo tolerado pelos organismos. Um fator limitante nunca um fator abundante do meio. Ex: O2 no limitante na atmosfera, porm pode ser limitante no meio aqutico. O N2 nunca ser limitante na atmosfera.

Valncia Ecolgica: Variao suportada de um determinado fator ecolgico. Ex: Grande valncia: peixes podem viver em ambientes com grande variao de salinidade (Robalo). Valncia Restrita: Truta, pois s sobrevive em ambientes frios.

Efeito Estufa
A atmosfera da Terra constituda de gases que permitem a passagem da radiao solar e absorvem grande parte do calor (a radiao infravermelha), emitido pela superfcie aquecida da Terra. Esta propriedade conhecida como efeito estufa. Graas a ele, a temperatura mdia da superfcie do planeta mantm-se em cerca de 15 Sem o efeito estufa, a temperatura mdia da C. Terra seria de 18 abaixo de zero, ou seja, ele responsvel por um aumento C de 33 Portanto, benfico ao planeta, pois cria condies para a existncia C. de vida na Terra. Quando se alerta para riscos relacionados com o efeito estufa, a preocupao com a possvel intensificao de aquecimento global, causada pela ao do homem, que poder acarretar em uma alterao do clima da Terra. A hiptese da intensificao do fenmeno muito simples, do ponto de vista da fsica: quanto maior for a concentrao de gases, maior ser o aprisionamento do calor e, conseqentemente, mais alta ser a temperatura mdia do globo terrestre. A maioria dos cientistas envolvidos em pesquisas climticas est convencida de que a intensificao do fenmeno, em decorrncia das aes e atividades humanas, provocar esse aquecimento. Uma minoria discorda disso e indaga em que medida esse aquecimento, caso esteja ocorrendo, se deve a um efeito estufa decorrente de atividade humana. Sem dvida, as descargas de gases na atmosfera por parte das indstrias e das frotas de veculos contribuem para aumentar o problema, e, naturalmente, ainda continuaro a ser objeto de muita discusso entre os cientistas e a sociedade. Temos verificado hoje um grande aumento das concentraes de gases (CO2) na atmosfera. Para a luz do sol atingir a superfcie da Terra ela precisa primeiramente atravessar a camada de gases da atmosfera. Para o calor sair tambm h a necessidade de atravessar essa camada de gases. Assim, uma

camada espessa de gases sobre a superfcie terrestre pode impedir a sada do calor para o espao. A temos ento um efeito estufa acentuado, que se caracteriza pelo aumento da temperatura mdia global. Para alguns pesquisadores a Terra sofreu uma elevao de cerca de 1C no sculo passado. Sabe-se que: - nos oceanos est havendo uma elevao de 0,1C por ano. - a temperatura em 100 anos aumentou menos que na dcada de 80 e menos que na dcada de 90. Efeito estufa Conseqncia ambiental

Seca. Um dos efeitos do aquecimento global da Terra poder ser a seca. Quando a temperatura aumentar, a gua ir se aquecer rapidamente. Em alguns lugares, onde j no chove muito, normalmente a vida vegetal depende drasticamente de lagos e rios para sobreviver. Se a temperatura aumentar, a gua desta regio ir se evaporar e instituir neste local a seca. Os vegetais no resistiro, e a falta deles promover uma diminuio da retirada de dixido de carbono do ar. Isto poder fazer com que vrias colheitas sejam destrudas e a fome ou a sede comecem a comprometer a vida de pessoas mais carentes, alm de agravar ainda mais o prprio efeito estufa. Aumento do nvel do mar Enquanto em algumas reas ir faltar gua, outras iro ter gua em excesso. Outro efeito do aquecimento global da Terra ser o aumento no nvel do mar.

Se houver o aquecimento de regies polares, haver o derretimento do gelo dessas regies. Assim, se a temperatura da Terra aumentar nas regies polares, grandes quantidades de gelo ir derreter, fazendo com que toda essa gua v direto para os oceanos. Em decorrncia disto, cidades costeiras ficaro submersas, causando prejuzos de milhes de dlares. Mudanas radicais Outro efeito do aquecimento global da Terra ser sobre as condies climticas. Quanto maior o aquecimento maior as mudanas nas regies tropicais. O clima comear a ficar cada vez mais violento; pois, com o aumento significativo da temperatura, iro se intensificar os ventos, as chuvas e as tempestades.

A camada de oznio
A camada de oznio caracterizada por uma capa desse gs sobre a superfcie terrestre. Esse gs protege os organismos da ao de vrios tipos de radiao, sendo que a principal delas a radiao ultravioleta. Os raios ultravioletas o principal causador de cncer de pele. No ltimo sculo, devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono (CFC), um gs que ao atingir a camada de oznio destri as molculas que a formam , causando assim a destruio dessa camada da atmosfera. Sem essa camada, a incidncia de raios ultravioletas nocivos Terra fica sensivelmente maior, aumentando as chances de contrao de cncer. O buraco A regio mais afetada pela destruio da camada de oznio a Antrtida. Nessa regio, principalmente no ms de setembro, quase a metade da concentrao de oznio misteriosamente sugada da atmosfera. Esse fenmeno deixa merc dos raios ultravioletas uma rea de 31 milhes de quilmetros quadrados, maior que toda a Amrica do Sul, ou 15% da superfcie do planeta. Nas demais reas do planeta, a diminuio da camada de oznio tambm sensvel; de 3 a 7% do oznio que a compunha j foi destrudo pelo

homem. Mesmo menores que na Antrtida, esses nmeros representam um enorme alerta ao que nos poder acontecer, se continuarmos a fechar os olhos para esse problema. Porque na Antrtida Em todo o mundo as massas de ar circulam, sendo que um poluente lanado no Brasil pode atingir a Europa devido a correntes de conveco (vrtices terrestres). Na Antrtida, por sua vez, devido ao rigoroso inverno de seis meses, essa circulao de ar no ocorre e, assim, formam-se crculos de conveco exclusivos daquela rea. Os poluentes atrados durante o vero permanecem na Antrtida at a poca de subirem para a estratosfera. Ao chegar o vero, os primeiros raios de sol quebram as molculas de CFC encontradas nessa rea, iniciando a reao. Em 1988, foi constatado que na atmosfera da Antrtida, a concentrao de monxido de cloro cem vezes maior que em qualquer outra parte do mundo. Evoluo do buraco da camada de Oznio

Evoluo do buraco na camada de Oznio (dados de 1979 -1992)

Chuva cida
As industrias qumicas e as centrais trmicas jogam na atmosfera produtos contaminadores, como os gases dixido de enxofre e monxido de nitrognio os quais, com a ajuda do oznio das camadas baixas da atmosfera, oxidam-se e, com a umidade da chuva, convertem-se em cidos que se espalham pela terra, guas, rvores, plantaes. O solo perde a fertilidade e os animais

terrestres, aquticos e aves, acostumados com ambientes limpos, no se adaptam a esses terrenos que perdem sua vegetao natural

Efeitos da Poluio atmosfrica sob a qualidade da gua pH 5 = 10x acidez de pH 6 pH 4 = 100x acidez de pH 6 Chuva normal = levemente cida (pH 5 e 6) Chuva em reas industriais = pH 4 Ex. : Noruega = chuva com pH 2 (semelhante acidez do limo - 1987) Vrginia = chuva cida = cido de bateria (pH 1) So Paulo = chuva cida (pH 4,5)

Poluio Por Agrotxicos


A contaminao por agrotxicos se d, freqentemente, na gua, ar e solo Os resduos contidos nos alimentos podem ultrapassar os limites tolerveis para os organismos, causando problemas srios sade. A contaminao por essas substncias pode se dar por vrios fatores: 1. Pela ineficincia e falta de rigidez dos rgos pblicos no controle de uso, comercializao e produo desses produtos. 2. Na falta de informao e despreparo dos agricultores para aplicao. Conseqncia: danos ao meio ambiente e sade

Produo de alimentos e poluio

Degradao ambiental
A superfcie da Terra est em constante processo de transformao e, ao longo de seus 4,5 bilhes de anos, o planeta registra drsticas alteraes ambientais. H milhes de anos, a rea do atual deserto do Saara, por exemplo, era ocupada por uma densa floresta e os terrenos que hoje abrigam a floresta amaznica pertenciam ao fundo do mar. As rupturas na crosta terrestre e a deriva dos continentes mudam a posio destes ao longo de milnios (Ex. Deslocamento vistos hoje em terremotos e Tsunames). Em conseqncia, seus climas passam por grandes transformaes. As quatro glaciaes j registradas quando as calotas polares avanam sobre as regies temperadas fazem a temperatura mdia do planeta cair vrios graus. Essas mudanas, no entanto, so provocadas por fenmenos geolgicos e climticos e podem ser medidas em milhes e at centenas de milhes de anos. Com o surgimento do homem na face da Terra, o ritmo de mudanas tem se acelerado.

Ag ent es do de se qui l bri o


A escalada do progresso tecnolgico humano pode ser medida pelo seu poder de controlar e transformar a natureza. Quanto mais rpido o desenvolvimento tecnolgico, maior o ritmo de alteraes provocadas no meio ambiente. Cada nova fonte de energia dominada pelo homem produz determinado tipo de desequilbrio ecolgico e de poluio. A inveno da mquina a vapor, por exemplo, aumenta a procura pelo carvo e acelera o ritmo de desmatamento. A destilao do petrleo multiplica a emisso de gs carbnico e outros gases na atmosfera. Com a petroqumica, surgem novas matrias-primas e substncias no-biodegradveis, como por exemplo alguns plsticos.

Exemplo de aes humanas que degradam o ambiente natural Crescimento Populacional O aumento da populao mundial, ao longo da histria, exige reas cada vez maiores para a produo de alimentos e tcnicas de cultivo que aumentem a produtividade da terra. Florestas cedem lugar s lavouras e pecuria, espcies animais e vegetais so domesticadas, levando alguma extino e outras a perderem seus predadores naturais, multiplicam-se aceleradamente. Produtos qumicos no-biodegradveis, usados para aumentar a produtividade e evitar predadores nas lavouras, matam microrganismos decompositores, insetos e aves, reduzem a fertilidade da terra, poluem os rios e guas subterrneas e contaminam os alimentos. A urbanizao multiplica esses fatores de desequilbrio. As grandes cidades usam os recursos naturais em escala concentrada, quebram as cadeias naturais de reproduo desses recursos e reduzem a capacidade da natureza de construir novas situaes de equilbrio.

Superpopulao

Grficos do Crescimento demogrfico Economia do Desperdcio O estilo de desenvolvimento econmico atual estimula o desperdcio. Automveis, eletrodomsticos, roupas e demais utilidades so planejados para durar pouco. O apelo ao consumo multiplica a extrao de recursos naturais: embalagens sofisticadas e produtos descartveis no-reciclveis nem biodegradveis aumentam a quantidade de lixo no meio ambiente. A diferena de riqueza entre as naes contribui para o desequilbrio ambiental. Nos pases pobres, o ritmo de crescimento demogrfico e de urbanizao no acompanhado pela expanso da infra-estrutura, principalmente da rede de saneamento bsico. Uma boa parcela dos dejetos humanos e do lixo urbano e industrial lanada sem tratamento na atmosfera, nas guas ou no solo. A necessidade de aumentar as exportaes para sustentar o desenvolvimento interno estimula tanto a extrao dos recursos minerais como a expanso da agricultura sobre novas reas. Cresce o desmatamento e a super-explorao da terra.

Desperdcio da gua

Lixo Acmulo de detritos domsticos e industriais, no-biodegradveis, na atmosfera, no solo, subsolo e nas guas continentais e martimas provoca danos ao meio ambiente e doenas nos seres humanos. As substncias nobiodegradveis esto presentes em plsticos, produtos de limpeza, tintas e solventes, pesticidas e componentes de produtos eletroeletrnicos. As fraldas descartveis demoram mais de cem anos para se decompor, e os plsticos levam de quatro a cinco sculos. Ao longo do tempo, os mares, oceanos e manguezais vm servindo de depsito para esses resduos.

Depsitos de lixo a cu aberto

Tempo de decomposio

Resduos Radiativos Entre todas as formas de lixo, os resduos radiativos so os mais perigosos. Substncias radiativas so usadas como combustvel em usinas atmicas de gerao de energia eltrica, em motores de submarinos nucleares e em equipamentos mdico-hospitalares. Mesmo depois de esgotarem sua capacidade como combustvel, no podem ser destrudas e permanecem em atividade durante milhares e at milhes de anos. Despejos no mar e na atmosfera so proibidos desde 1983, mas at hoje no existem formas absolutamente seguras de armazenar essas substncias. As mais recomendadas so tambores ou recipientes impermeveis, de concreto, prova de radiao, que devem ser enterrados em reas geologicamente estveis. Essas precaues, no entanto, nem sempre so cumpridas e os vazamentos so freqentes (Angra dos Reis est situada em uma rea com falhas geolgicas, embora com baixa sismicidade). Em contato com o meio ambiente, as substncias radiativas interferem diretamente nos tomos e molculas que formam os tecidos vivos, provocam alteraes genticas e, consequntemente o cncer. Acidente nuclear de Goinia O acidente nuclear de Goinia considerado um dos mais graves do mundo, pelo nmero de pessoas expostas. Ele s tido como menor do que os acidentes de Harrisburg, nos Estados Unidos, e Chernobyil, na Ucrnia, quando morreram oficialmente 31 pessoas, mas estima-se que milhares tenham sido contaminadas. A origem do acidente foi o encontro, por um catador de papel num terreno baldio, de uma caixa de chumbo que ele resolveu cortar para vender a um ferro velho. Dentro da caixa havia uma cpsula contendo o Csio 137. O problema se alastrou de forma rpida pelo fascnio que a pedra azul brilhante exerceu sobre as pessoas, tanto que o dono do ferro velho um pedao para casa e colocou em cima de uma mesa para enfeitar. Essas pessoas no tinham conhecimento da gravidade e, at que comeassem a passar mal, foram alastrando radioatividade. O Csio 137 oferece perigo por 310 anos e hoje o entulho recolhido na rea contaminda est guardado em tonis de chumbo junto a vrios objetos

contaminados. At hoje, muitos fetos nascem com defeitos em funo da contaminao, alm de um grande o nmero de casos de cncer estarem, comprovadamente, relacionados com o caso.

Ameaa Nuclear Atualmente, existem mais de quatrocentas usinas nucleares em operao no mundo a maioria no Reino Unido, EUA, Frana e Leste europeu. Vazamentos ou exploses nos reatores, por falhas em seus sistemas de segurana, provocam graves acidentes nucleares. O primeiro deles, na usina russa de Tcheliabnski, em setembro de 1957, contaminou cerca de 270 mil pessoas. O mais grave, em Chernobyl, na Ucrnia, em 1986, deixa mais de trinta mortos, centenas de feridos e forma uma nuvem radiativa que se espalha por toda a Europa. O nmero de pessoas contaminadas incalculvel. No Brasil, um vazamento na Usina de Angra I, no Rio de Janeiro, contamina dois tcnicos.

Os Estragos Trazidos pelo Homem


Poluio A poluio do pantanal tem se acelerado com a crescente ocupao urbana das bacias hidrogrficas que entornam o Pantanal propriamente dito. No caso da regio norte do Pantanal, a questo mais preocupante, uma vez que alm da poluio urbana, somam-se mesma a poluio dos garimpos de ouro e diamante. Concomitante a isso, nota-se uma destruio gradual das regies

vizinhas e das nascentes dos rios, decorrentes do uso abusivo de agrotxicos e fertilizantes nas lavouras. Outro ecossistema ligado diretamente ao Pantanal o Cerrado, cujo aproveitamento econmico, atravs do plantio de extensas lavouras de soja e outros produtos, tem impactado negativamente toda a regio do Pantanal.

Eroso O mau uso do solo nas sub-bacias que compem o Pantanal faz com que os processos erosivos aumentem de intensidade ano a ano, aumentando assim a quantidade de resduos totais e o transporte de sedimentos no leito dos rios.

Poluio Urbana A poluio urbana, alm de seus dejetos naturais, origina-se principalmente de: usinas de cana-de-acar, frigorficos, e curtumes.

Pesca predatria A pesca predatria vem trazendo uma reduo no nmero de espcies de peixe. Isso pode resultar em um desequilbrio ecolgico, aumentando o nmero de peixes de uma determinada espcie, devido o desaparecimento do seu inimigo natural. Esse aumento pode reduzir tambm o nmero de peixes do qual se alimentavam, pois o nmero de consumidores de uma ordem acima aumenta enquanto que os da ordem mais baixa diminuem, proporcionando um verdadeiro desequilbrio ecolgico.

Extino de espcies
As rpidas alteraes no meio ambiente e a caa predatria em um ritmo superior capacidade de reproduo das espcies esto levando muitas delas extino. Hoje, impossvel saber, com exatido, quantas espcies esto passando pelo processo de extino, pois no sabemos, se quer, quantas espcies viventes existem no planeta. A biodiversidade uma das caractersticas do planeta, mas o nmero de espcies existentes no conhecido. Calcula-se que existam cerca de 10 e 100 milhes de espcies diferentes no planeta. Apenas 1,4 milho esto nomeadas e poucos milhares estudadas: so 751 mil insetos, 281 mil outras espcies animais, mil vrus, 4 mil bactrias e outros microrganismos, 26.900 algas, 248.400 plantas superiores e 30.800 protozorios. Desse total, 25% esto correndo srios riscos de extino nos prximos vinte anos. A cada dia, a ao humana faz desaparecer cerca de trezentas espcies animais e vegetais. Entre os animais extintos est o rinoceronte negro da frica, o cervo da Tailndia, o pingim grande da Islndia e do Canad, o cavalo selvagem da Europa Central, o biso

e o pelicano branco da Frana. Entre os vegetais, desapareceram vrias espcies de orqudeas, como a de Chiapas, no Mxico. Espcies ameaadas Veado campeiro Orqudeas Muriqui Baleia Jubarte

Jaguatirica

Arara

Girafa

gua
A gua uma necessidade fisiolgica de todo o protoplasma, portanto essencial para a vida (de 70 a 90% do corpo dos organismos vivos constitudo de gua). fator limitante, principalmente em ambientes terrestres. Tecidos jovens so mais ricos em gua que tecidos em senescncia. A chuva, a umidade relativa, o potencial de evaporao do ar, so os principais fatores mensurados sobre a importncia da gua. A chuva determinada, em parte, pela geografia e pelo padro dos grandes movimentos atmosfricos que so os sistemas metodolgicos. Ventos carregados de umidade depositam a maior parte desta umidade nas vertentes das serras orientadas para os oceanos, promovendo um efeito desrtico do outro lado da serra, que recebe o nome de sombra de chuva. Quanto maior a Serra, maior esse efeito. A medida que o vendo ultrapassa as montanhas, novamente ele vai absorvendo mais umidade, podendo assim aumentar a massa de vapor dgua, levando a chuva para limites mais distantes das regies litorneas.

Sombra de chuva Regies litorneas Tabulao grosseira de Precipitao/Ecossistema ndice de Precipitao 0 250 mm/ano 250 -750 mm/ano 750 1250 mm/ano + de 1250 mm/ano Ecossistema Deserto Campos, savanas ou bosques Floresta seca Floresta mida

A necessidade de gua est muito relacionada com o prprio hbito dos organismos. Sendo assim, eles podem ser classificados: 1. Organismos aquticos ou hidrfilos: vivem permanentemente em ambientes aquticos. Ex. peixes, algas, anfbios jovens (girinos), etc.; 2. Organismos Higrfilos: Vivem em meio muito mido, pelo menos prximo da saturao. Ex; anfbios adultos, gastrpodes terrestres, musgos; 3. Organismos Mesfilos: apresentam moderadas necessidades de gua, suportando alteraes entre as estaes de seca e chuva. Ex: a grande maioria das espcies terrestres. 4. Organismos xerfilos: Vivem em ambiente muito seco, com acentuado dficit de gua, tanto no solo como na atmosfera. Ex; ambientes desrticos (cactceas, alguns rpteis de desertos, etc.). Umidade Relativa (UR) Quantidade de vapor dgua dissolvido no ar, expressa em porcentagem . A UR funo crescente da temperatura. A UR medida por aparelhos prprios: Ex. Psicrmetro de Assmann, Higrmetro de cabelo.

Contaminao das guas


A maior parte da superfcie da Terra, 70%, coberta pela gua dos oceanos. O ciclo da gua na natureza indispensvel vida e sua maior ou menor abundncia determinante para a configurao dos ecossistemas. As guas tambm constitui o destino final de quase toda a poluio do meio ambiente. Tudo o que jogado em ralos de pias, em bueiros, privadas ou mesmo nos quintais, acaba interferindo no ciclo natural da gua. A maior parte dos poluentes da atmosfera reage com o vapor de gua na atmosfera e volta superfcie sob a forma de chuvas. Nas cidades e nas regies agrcolas, substncias txicas no-biodegradveis so lanadas, sem tratamento, em crregos, lagos, rios e mares. Quando jogadas no solo ou enterradas no subsolo, atingem e contaminam os lenis subterrneos.

R i os Pol u dos
As reservas de gua doce ocupam apenas 2% da superfcie terrestre e esto concentradas, principalmente, no gelo das calotas polares e nos lenis subterrneos. Seus principais agentes poluidores so os agrotxicos usados na lavoura, detergentes e sabes em p, lixo industrial e urbano, e metais pesados, como chumbo, cdmio, arsnio e mercrio, utilizados na indstria e na minerao. Nos grandes centros urbanos, esgotos e lixo orgnico lanados sem tratamento nos rios acabam com toda flora e fauna aquticas. A matria orgnica dissolvida alimenta inmeros microrganismos que, para metaboliz-la, consomem o oxignio das guas. Se a carga de esgoto for superior capacidade de absoro das guas, o oxignio desaparece, interrompendo a cadeia alimentar e provocando a morte da fauna. Isso ocorre com freqncia em vrias regies do Brasil, como na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, ou na represa Billings, em So Paulo.

Rios poludos por excesso de despejo de resduos (urbanos e industriais) e efeito da poluio dos rios (morte dos organismos aquticos.

M ar es pol u dos
Os oceanos recebem boa parte dos poluentes dissolvidos nas guas doces, alm do lixo dos centros industriais e urbanos localizados no litoral. O excesso de cargas orgnicas no mar leva proliferao de microrganismos consumidores de oxignio. Em grande quantidade, esses microrganismos formam as chamadas "mars vermelhas": as guas ficam escuras, matam

peixes e os frutos do mar tornam-se txicos para o consumo humano. Em junho de 1994, milhares de focas aparecem mortas no litoral da Nambia, na frica, provavelmente devido mar vermelha que atingiu o Atlntico Sul em maro e abril.

Poluio marinha por esgoto domstico e poluio por desenvolvimento de dinoflagelados (mar vermelha)

Poluio Por Petrleo


O petrleo considerado o principal poluente do ambiente marinho. Vazamentos em poos petrolferos martimos, em terminais porturios, em navios petroleiros e a limpeza de seus tanques so responsveis pelo despejo anual de 1 milho de toneladas de leo nos oceanos. O leo espalha-se pela superfcie e forma uma camada compacta que demora anos para ser absorvida. Isso impede a oxigenao da gua, mata a fauna e a flora marinhas e altera o ecossistema. O incndio de mais de 700 poos de petrleo pelas tropas iraquianas durante a retirada do Kuweit, e o despejo de 1,2 milho de barris de leo nas guas do golfo Prsico, em fevereiro de 1991, provocam o maior desastre ecolgico j verificado nos oceanos. O leo matou 20 mil aves, cobriu 400 km de areia da costa da Arbia Saudita e levou toneladas de resduos para a atmosfera, escondendo o Sol e fazendo a temperatura cair, durante o dia, de 30C para 15C. O ltimo foco de incndio foi extinto em novembro de 1991, mas a remoo do leo, misturado com a areia, ainda vai demorar alguns anos.

O Aqfero Guarani
O Aqufero Guarani a principal reserva subterrnea de gua doce da Amrica do Sul e um dos maiores sistemas aquferos do mundo, ocupando uma rea total de 1,2 milhes de km na Bacia do Paran e parte da Bacia do ChacoParan. Estende-se pelo Brasil (840.000 Km), Paraguai (58.500 Km), Uruguai (58.500 Km) e Argentina, (255.000 Km), rea equivalente aos territrios de Inglaterra, Frana e Espanha juntas. Sua maior ocorrncia se d em territrio brasileiro (2/3 da rea total), abrangendo os Estados de Gois, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, So Paulo, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Aqfero Guarani, denominao do gelogo uruguaio Danilo Anton em memria do povo indgena da regio, constitui-se em uma importante reserva estratgica para o abastecimento da populao, para o desenvolvimento das atividades econmicas e do lazer. Sua recarga natural (principalmente pelas chuvas) de 160 Km/ano, sendo que desta, 40 Km/ano constitui o potencial explotvel sem riscos para o sistema aqfero. Suas guas, em geral, so de boa qualidade para o abastecimento pblico e outros usos, sendo que em sua poro confinada, os poos tm cerca de 1.500 m de profundidade e podem produzir vazes superiores a 700 m/h. No Estado de So Paulo, o Guarani explorado por mais de 1000 poos (cadastrados). Sua rea de recarga ocupa cerca de 17.000 Km onde se encontram a maior parte dos poos. Esta rea a mais vulnervel e deve ser objeto de programas de planejamento e gesto ambiental permanentes para se evitar a contaminao da gua subterrnea e sobrexplotao do aqfero com o conseqente rebaixamento do lenol fretico e o impacto nos corpos d'gua superficiais.

Por ser um aqufero de extenso continental com caracterstica confinada, muitas vezes jorrante, sua dinmica ainda pouco conhecida, necessitando maiores estudos para seu entendimento, de forma a possibilitar uma utilizao mais racional e o estabelecimento de estratgias de preservao mais eficientes. At hoje, muitos poos foram perfurados para a explorao da gua subterrnea, sem a devida preocupao com sua proteo, sendo cada caso ou problema tratado isoladamente. Diante da demanda por gua doce, faz-se necessrio o entendimento amplo deste sistema hdrico de forma a gerenciar e proteger este recurso. Para tanto, necessrio organizar os dados e sistemas existentes, de forma que seja possvel integrar a utilizao dos bancos de dados dos diversos pases abrangidos pelo Aqufero Guarani e modelar a hidrodinmica do sistema, permitindo identificar as reas mais frgeis que devero ser protegidas.

R ef er nc i as bibl i ogr f i c as
DAJOZ, Roger. Ecologia geral. 3.ed. Petrpolis: Vozes, 1978. MARGALEF, R. 1974. Ecologia. Ediciones Omega, Barcelona, Espanha. ODUM, E.P. Ecologia: Rio de Janeiro.Editora Guanabara Koogan S.A. 1988. Ilustraes do texto: www.google.com.br

You might also like