You are on page 1of 9

AUDN ABREU SILVA

A inveno de Hlio Oiticica de Celso Favaretto

Reflexo sobre texto: A inveno de Hlio Oiticica, de Celso Favaretto. Atividade para a disciplina de Arte e Visualidades Populares da Profa. Dra. Leda Guimares.

Goinia, 15 de Julho de 2012 .

1. Do Livro

O texto utilizado para a reflexo foi o livro A inveno de Hlio Oiticica (Favaretto:2012), da editora Edusp, publicado em 1992, da coleo: Texto e Arte, sendo este o 6 volume desta, com 240 pginas de 23x23cm. Sendo em torno de 26 imagens, algumas preto e branco, e as demais coloridas; das obras mais relevantes. O livro trata da obra do artista brasileiro Hlio Oiticica (1937-1980), pertecente as vanguardas da dcada de 50 70, incluindo o concretismo e neoconcretismo do Rio de Janeiro. Conforme a contracapa: o livro uma esforo de crtica sobre o artista que supere a reflexo feita em artigos de jornal e ensaios esparsos. O livro dividido em seis captulos: A organizao do delrio; Margens do programa; Das invenes Inveno; Programa ambiental; Alm do Ambiente; e Hlio, nos fios do experimental. O primeiro captulo situa o ambiente artstico da dcada de 50 e 60 e as preocupaes do Concretismo em superar a crise da pintura como representao e em atualizar questes duchampianas na arte. Em as Margens do programa, Celso Favaretto demonstra as inquietaes de Hlio com o suporte bidimensional tradicional, e o sentido de construo na arte apontando para novas formas de organizar formas e cores. Em seguida, Hlio inicia a "sada para espao" atravs do no-objeto do neoconcretismo. Aqui ele explica a importncia do "relacional" para uma nova arte, que ele denomina nova objetividade. No captulo das invenes fica evidente a distino entre as fases visuais e sensoriais. O penetrveis, e outras obras desde perodo, ampliam os limites do sensorial, o jogo se extende para "organificar" o espao.
2

Esta experincia conduz ao limite do corpo, na obra parangols, dentro do Programa Ambiental, como consequncia da crtica do ilusionismo do quadro e pela transformao do destinatrio em protagonista da obra. Em Alm do Ambiente, o foco transformar os processos de arte em sensaes de vida, obras: Apocalipoptese, den e Barraco alargam o conceito de arte para a relao entre propositor e pblico coletivo, conceitos, alm de formas e cores, so explorados como: experimentalismo, anarquismo, marginalidade, criao coletiva e potica tica.Tudo isso ao que Hlio denominou de Suprasessorial. Por ltimo, em nos Fios do Experimental, o autor reflete sobre o processo de desmaterializao da obra e comenta sobre projetos futuros como parangoplays, quando de sua volta de Nova York. Fica evidente sua inteno de encarar a arte como processo de vida, e no como um objeto a parte do observador. Suas experincias se encaminham para performances coletivas, que fundem expectador, processo de criao e artista em um tempo efmero.

2. Dos lugares

O livro

A edio de financiamento pblico, Edusp e Fapesp, e atende interesses acadmicos. Sendo os ttulos dessa coleo relacionados a texto e imagem, conforme nota da prpria Edusp em seu site:

Busca estabelecer um dilogo entre as linguagens visual e escrita, oferecendo reflexes sobre diferentes formas de expresso artstica, como poesia, artes plsticas, teatro etc., realizada por conceituados especialistas e crticos de arte.

O texto a reconstruo da trajetria do conjunto da obra de Hlio Oiticica, desde sua fase em mestaesquemas aos suprassensoriais. De forma a abarcar, de forma coerente, o desenvolvimento que o levou do objeto concreto ao no-objeto neoconcreto. Possui um discurso que supera o histrico tradicional das belas artes, por reflexes culturais, sociais que buscam compreender o surgimento de cada obra. No fala somente das caractersticas formais e a receptividade das obras; mas explicita as intenes do artista dentro dos movimentos; e enfatiza a posio poltica de cada objeto. O foco linear, pois o livro trata principalmente de uma organizao que possibilite categorizaes; contudo o autor se declara ciente deste aspecto, e conforme a leitura avana, fica evidente que Hlio Oiticica retoma trabalhos anteriores para novas leituras e desdobramentos.

O autor

Celso Favaretto graduado e ps-graduado em filosofia, sendo atualmente professor da USP. Esta formao se expressa no texto pelo carter totalizante do discurso, que tenta dar conta da obra relacionando seus elementos construtivos e as pistas textuais do artista. Seu vocabulrio se extende para alm do repertrio comum da histria da arte, normalmente revisitando conceitos e obras precedentes ou relacionando com caractersticas das contemporneas; e tenta esclarecer a obra por recursos racionais textuais que esto presentes em escritos do artista e entrevistas. Observa-se tambm uma nfase no captulo sobre a tropiclia, onde o autor traa pontos em comum e contatos, entre o grupo musical bahiano; e o
4

projeto ambiental, exposto na Nova Objetividade do MAM/RJ, em 1967. Ressalta-se que o autor tem um livro especfico sobre o tema do grupo bahiano lanado em 1979, Tropiclia: alegoria, alegria. O que provavelmente facilitou as conexes.

Leitores fim

J o pblico destinado, conforme a orelha do livro, so: historiadores, crticos de arte, intelectuais e estudiosos preocupados com a discusso artstico cultural do ps-moderno no Brasil. De fato, a leitura pressupe um vocabulrio de pessoas inteiradas da histria da arte geral e brasileira. Mais ainda, devido escassez de imagens, a compreenso parte do princpio que os leitores conheam o repertrio de obras do artista. As reflexes sobre os entrelaamentos da obra de Hlio Oiticica com a histria da arte, as questes scio-culturais da poca e seus impactos no panorama artstico regional e internacional, so profundos e expressam uma preocupao do porque da obra. As investigaes do autor permeiam o poltico, localizando o artista e os atores do seu meio: tanto aqueles que compartilham suas preocupaes, como os grupos a que Hlio se contrape. Balizando posies e comportamentos. Estes elementos fazem do livro uma obra para um pblico especfico, voltado para a rea artstico-cultural e acadmica. O leitor se depara com conceitos prprios da esttica, belas artes, e estudos culturais.

2. Estranhamentos

Da Fala

Percebe-se no texto uma recorrncia a termos como estrutura, linguagem, discurso crtico etc. Acompanhado de um foco ordenador cronologicamente sobre o conjunto de obras, que sugere uma direo no processo criativo do artista. Considerando ainda, um olhar reduzido sobre os aspectos biogrficos do autor: famlia, comunidade e quem usava suas obras. A escrita do texto sugere que o autor tenha usado uma epistemologia estruturalista e semitica peirceniana para sua abordagem. Considerando seu modo de enunciar seus pensamentos. Estruturalista por eleger as caractersticas dos trabalhos de Hlio em oposies dicotmicas como moderno e ps-moderno, objeto-receptor, representao e gesto. Mais evidente ainda, na sequncia onde ele define o novo programa de Hlio, como: no-teatro, no-ritual, no-objeto (Favaretto,1992.p.107). Semitica pela produo de significado, que busca sua compreenso a partir dos dados perceptveis: cor, estrutura, materiais, etc; a originalidade da obra e impacto da obra na audincia e avana para uma reflexo histricocultural, dentro do discurso e vocabulrio artstico da poca. Coincidindo assim, com o modelo cognitivo peirceniano de primeridade, secundidade e tercereidade (Santaella,2004,pags 30-31). Ou seja, uma anlise em profundidade, que se institui pela apreenso imediata dos sentidos(primeridade), seguida de uma interpretao de seus elementos separados(secundidade), e por fim uma reflexo que encaixe a obra numa estrutura histrico cultural devolvendo sua unidade(tercereidade).

Texto versus imagem Observando o livro por um ngulo transversal da cultural visual, campo de estudo interdisciplinar que lida com a imagem em seus usos e prticas culturais(Tourinho e Martins,2011, p.53 ) , iremos discutir a publicao sobre a
6

tica da produo, distribuio e consumo. Desta forma, deslocamos a posio do livro como objeto pedaggico, e o abordamos como um evento visual. Primeiramente chama ateno a desproporo entre a imagem e texto. Considerando que a obra sobre um artista plstico, que produziu acima de tudo imagens; curioso notar a pequena de quantidade de ilustraes, em relao ao discurso escrito, menos de 11%. Sugerindo, esta desproporo, a preponderncia do texto escrito sobre a imagem em si. Isto vai de encontro a formao do autor como filsofo, base esta, que usualmente utiliza a palavra como forma principal de interpretao de fenmenos, e relega a imagem um carter acessrio ou complementar. Esta postura parte do pressuposto, comum na cultura ocidental, que as imagens so iluses que se opem a realidade; e esta realidade seria cognoscvel apenas aps passar pelo crivo da fala, sobretudo a fala escrita (Martins e Srvio,2012,p.263). A forma como o autor expe suas ideias ilustram sua estrutura de pensar, ele parte essencialmente das palavras deixadas por Hlio Oiticica, para justificar as decises do artista sobre materiais e estrutura. notrio no concretismo e neoconcretismo uma vertente racional, at porque no Brasil houve defensores destes movimentos que emergiram da poesia, como Haroldo de Campos, Dcio Pignatari e Ferreira Gullar. Figuras proeminentes da poesia concreta, que escreveram diversos textos sobre os movimentos. Contudo Hlio Oiticica no foi um poeta que se transformou em artista plstico, apesar de sua intimidade com as letras, seu campo de atuao sempre foi o visual.

O Pblico Esta forma de abordar a obra, utilizando um vocabulrio baseado em fundamentos da histria da arte e conceitos filosficos, limita o pblico a um
7

universo restrito de iniciados, ao que Imanol define como aristocracia esttica de especialistas, citando Darrs (Aguirre,2011,p.75). Ou seja, a maneira como o discurso escrito restringe a compreenso da obra a um pequeno grupo de estudiosos ou interessados; esse dado confirmado pela prpria orelha do livro que cita seu pblico alvo como a todos os estudiosos e intelectuais preocupados com a discusso artstico cultural, e em especial, com a emergncia de ps-moderno no Brasil. A forma como o livro distribudo tambm demonstra esse posicionamento, visto que por ser um livro produzido por uma editora acadmica, seu lugar de distribuio so principalmente outras faculdades que formam uma rede colaborativa.

Referencias bibliogrficas

FAVARETTO, Celso Fernando, - A inveno de Hlio Oiticica. So Paulo. Editora de Universidade de So Paulo.1992 (Coleo Texto e Arte ).

TOURINHO, Irene e MARTINS, Raimundo. Educao da cultura visual: conceitos e contextos/ Raimundo Martins e Irene Tourinho (organizadores). Santa Maria: Ed. da UFSM. 2011.

MARTINS, Raimundo e SRVIO, Pablo. Culturas das Imagens: desafios para a arte e para a educao/ Raimundo Martins e Irene Tourinho (organizadores). Santa Maria: Ed. da UFSM. 2012. SANTAELLA, Lucia. O mtodo cartesiano de C. S. Peirce. So Paulo. Editora da UNESP.2004.

web http://www.edusp.com.br/prodcolecao.asp?id=167&dsc=Texto%20e %20Arte. Em 17 de junho de 2012.

http://www.febf.uerj.br/tropicalia/tropicalia_oiticica.html. Em 17 de junho de 2012.

You might also like