You are on page 1of 30

24

A CIDADE DE SO LUS - MA E A CONSERVAO DE SEU CENTRO

HISTRICO

Neste captulo apresentamos a cidade de So Lus, de modo a facilitar a compreenso da necessidade de se preservar o seu patrimnio histrico edificado. Introduziremos o contexto no qual foi desenvolvida a pesquisa de campo o Centro Histrico da cidade. Embora So Lus seja uma cidade com 394 anos de existncia, ainda permanecem vivos em determinadas reas do Centro Histrico alguns aspectos relevantes quanto sua arquitetura, que devem ser respeitados quando do processo de interveno.

1.1

A cidade de So Lus

Capital do Estado do Maranho, a cidade de So Lus ocupa, com os municpios de So Jos de Ribamar, Pao do Lumiar e Raposa, a ilha Upaon-Au dos ndios Tupinambs, hoje ilha de So Lus. Com uma superfcie de 1.453,1 km; est localizada no Golfo Maranhense, esturio dos rios Mearim, Itapecuru, Pindar e Munim, primeiras vias de penetrao ao interior do Estado.

Contando atualmente com uma populao total de aproximadamente 1.070.392 habitantes 870.028 em So Lus, 107.088 em So Jos, 76.188 em Pao do Lumiar e 17.088 na Raposa (Censo do IBGE, 2000) , a ilha apresenta clima tropical mido e vegetao tpica da regio pr-amaznica, possuindo um rico

25

e diversificado ecossistema composto por rios, praias, dunas e manguezais que permeia todo seu territrio.

FIGURA 01 Mapas do Brasil, Maranho e So Lus

Centro Histrico

Ilha de So Lus

Fonte: MARQUES, 2002.

1.2

O Centro Histrico

O Centro Histrico do Municpio de So Lus situa-se na faixa costeira noroeste do municpio, na confluncia dos rios Anil e Bacanga (ver figura 02). A rea de abrangncia desse Centro compreende o ncleo primitivo da cidade, no plat

26

fronteirio foz dos rios mencionados, datado do primeiro quartel do sculo XVII, bem como os espaos adjacentes da expanso urbana ocorrida nos sculos XVIII, XIX e incio do sculo XX. Esse Centro, atualmente, circundado por uma via arterial primria de cerca de 8 km de extenso, denominada Anel Virio de So Lus, o qual se insere num quadriltero de aproximadamente 2 km x 2 km.

FIGURA 02 - Localizao do Centro Histrico da cidade de So Lus-MA Rio Anil

Rio Bacang

Fonte: Guia Turstico do Maranho, 2001.

As duas zonas afetadas pelos tombamentos federal e estadual, com cerca de 220 hectares, situam-se na poro oeste do promontrio formado pela confluncia dos rios Bacanga e Anil e limitado pelo Anel Virio, abrangendo uma rea contnua que vai do Cais da Sagrao / Palcio dos Lees Praa Deodoro / Canto da Fabril (sentido Oeste - Leste) e da Praa Gonalves Dias ao bairro da Madre de Deus / So Pantaleo (sentido Norte - Sul). (ver figura 03).

27

As ladeiras resultantes da ligao entre o plat central e a faixa plana ao longo do Anel Virio contribuem para a identificao das reas mais antigas, separando a zona porturia das reas de uso residencial e comercial que se desenvolvem no plat de cota mais elevada. As ladeiras permitem focalizar as vistas sobre a baa e canalizam a brisa do mar para o centro.

FIGURA 03 Mapa do Centro Histrico de So Lus-MA


Teatro Arthur Azevedo Rio Anil Praa Gonalves Dias

Palcio dos Lees Praia Grande

Ribeiro

Praa Deodoro

Canto da Fabril

Desterro

Rio Bacanga
Anel Virio

Cais da Sagrao

Madre de Deus Fonte: ANDRS, 1998.

28

A caracterizao da rea pode ser observada por meio do Quadro 01, no qual se destacam o uso residencial unifamiliar como predominante em todo o conjunto preservado, o percentual elevado de imveis desocupados e com usos institucionais na rea federal e as caractersticas estilsticas ligadas ao denominado tradicional portugus. A rea de tombamento estadual marcada pelas correntes modernas e eclticas (includos os estilos neocolonial e art dco) e popular, provenientes dos sistemas construtivos informais que ao longo do tempo apropriaram-se da imagem tradicional da arquitetura do Centro da cidade, porm sem uma unidade estilstica que o defina claramente.

QUADRO 01 Caracterstica do Centro Histrico


USOS Comrcio Federal Estadual GABARITO 18,30 20,28 Servio 13,19 12,85 Institucional 13,49 3,58 Industrial * 0 Residencial Unifamiliar 20,86 53,05 Residencial Multifamiliar 2,15 0,51 Misto 12,07 3,97 Sem uso 19,94 5,76

1 pavimento 2 pavimento 3 pavimento 4 pavimento 5 pavimento 6 pav. ou + Lote vazio Federal 51 36 10 2 1 ** 0 *** Estadual 68,31 27 2,61 0,51 0,12 0,12 1,33 CONSERVAO Runa Pssimo Regular Bom Lote vazio Federal 11 36 43 10 *** Estadual 0,71 7,71 22,72 67,53 1,33 ESTILO ARQUITETNICO Tradicional Neoclssico Moderno Art dco Neocolonial Ecltico Popular Lote portugus vazio Federal 56 0,5 16,05 4 4 9 10 *** Estadual 15,92 0 21,36 0,71 2,09 12,45 46,14 1,33

Fonte: Prefeitura Municipal de So Lus, Iplam, 2004. Nmeros em % * Uso industrial no includo no levantamento do Iphan ** O Iphan considerou cinco pavimentos ou + *** Lotes vazios na rea federal, contabilizados parte.

29

O Centro Histrico de So Lus possui uma textura compacta e regular; as edificaes esto implantadas sobre uma malha viria ortogonal, de forma contnua, junto s testadas dos lotes, estabelecendo um alinhamento regular sobre as caladas. Ligeiras modificaes na direo e largura das vias e a determinao de pequenos espaos abertos espalhados na rea criam o peculiar ritmo da paisagem urbana de So Lus, como podemos observar na Figura 04, que mostra o Centro Histrico, desde a Ponte do So Francisco, passando pelo Palcio dos Lees at o mercado da Praia Grande.

FIGURA 04 Foto area do Centro Histrico de So Lus - MA


Ponte do So Francisco Rio Anil Ribeiro Palcio dos Lees

Anel Virio

Praia Grande Rio Bacanga Fonte: Guia Turstico do Maranho, 2001.

Tais edificaes so implantadas nos lotes com planta geralmente em forma de L (nas maiores em forma de U) com ptios internos, as mesmas se caracterizam

30

ainda pelos telhados em telha de barro do tipo capa-e-canal, as fachadas revestidas de azulejos dicrmicos portugueses ou massa pintada, os beirais curtos terminados com cimalhas trabalhadas, vos estreitos regularmente dispostos e emoldurados, balces guarnecidos de grades de ferro batido e piso em pedra de cantaria (ver figura 05).

FIGURA 05 Variedade de formas de implantao das edificaes nos lotes urbanos no Centro Histrico de So Lus - MA

Fonte: ANDRS, 1998.

As edificaes so dotadas ainda de elementos arquitetnicos que favorecem sua adequao ao clima local, como os elevados ps-direitos e as varandas guarnecidas de esquadrias do tipo veneziana, voltadas para os ptios internos, possibilitando a ventilao e aerao dos ambientes (ver Figura 06).

31

FIGURA 06 Fechamento de varanda interna em esquadria do tipo pivotante

Fonte: ANDRS, 1998.

Alm disso, os azulejos portugueses utilizados como revestimento das fachadas possuem alto poder de impermeabilizao, constituindo proteo contra as chuvas intensas e, durante o vero, refletindo os raios solares, conforme Figura 07.

FIGURA 07 Fachada revestida com azulejos portugueses.

Fonte: prpria, 2006.

32

O conjunto delimitado estritamente pelos permetros dos Tombamentos Federal (cerca de 1.000 edificaes) e Estadual (cerca de 2.500 edificaes) possui um total aproximado de 3.500 imveis de valor histrico e arquitetnico, a maioria civil, com construes do perodo colonial e imperial, com caractersticas peculiares nas solues arquitetnicas de tipologia, revestimento de fachadas e distribuio interna (ver figura 08).

FIGURA 08 Delimitao das reas de Tombamento do Centro Histrico de So Lus - MA

Fonte: ANDRS, 1998.

33

Vale mencionar ainda, a grande diversidade de usos dos casares do Centro Histrico de So Lus, proporcionando assim, uma melhor manuteno ao uso residencial. Entende-se aqui, manuteno no sentido de usos que possam favorecer a fixao de seus moradores.

Devemos destacar ainda, que essa diversidade de usos contemporneos desejvel em reas histricas urbanas, com a responsabilidade de respeitar sua tipologia especfica e seu entorno. No s desejvel, como fundamental para a satisfao de seus moradores. Satisfao essa refletida na sua relao com seu imvel, proporcionando a experincia diria com o meio urbano.

Ressaltamos que o Centro Histrico de So Lus dotado de estruturas que viabilizam a fixao de seus moradores, por possuir uma estrutura completa de pequenos e grandes comrcios, ampla rede educacional (pblica e privada) e de sade (clnicas, consultrios, hospitais pblicos e particulares), alm de instituies de primeira necessidade, como padarias, mercadinhos, escolas, posto de sade, etc. Como podemos observar atravs do Mapa 01.

34

MAPA 01 - Usos Atuais do Centro Histrico de So Lus - MA

Fonte: MARQUES, 2002.

35

1.3

O despertar para a preservao do Centro Histrico O Programa de

Preservao e Revitalizao do Centro Histrico de So Lus-MA

Buscando historicamente as aes realizadas em So Lus, tem-se o incio da atuao na Preservao e Conservao de Bens Culturais, em 1940, com o Tombamento Federal da Capela de So Jos da Quinta das Laranjeiras.

FIGURA 09 Capela de So Jos da Quinta das Laranjeiras.

Fonte: prpria, 2006.

Outras edificaes foram contempladas no decorrer dos anos 50 a 63 com o Tombamento Federal.

36

De 1966 a 1974, aes pontuais foram realizadas a comear pela visita de Michel Parent 3 com o objetivo de preparar uma proposta de Preservao do Centro Histrico de So Lus, mas as suas idias no foram atendidas. Em 1973, novo consultor foi enviado, o arquiteto portugus, Viana de Lima, entretanto tambm fracassou a tentativa de se elaborar um documento criando diretrizes para preservao do Centro Histrico de So Lus. Foi ento que, por iniciativa do Governo Federal, atravs do Instituto de Patrimnio Histrico e Artstico Nacional IPHAN, so tombados (tombamento federal) vrios conjuntos urbanos e

monumentos histricos.

Em 1974, deu-se o Tombamento Federal do Conjunto Arquitetnico e Paisagstico da Cidade de So Lus, contemplando os Bairros da Praia Grande, Desterro e Ribeiro, o qual contribuiu para a elaborao de estudos sobre a revitalizao e preservao dos bens tombados (ver Figura 03).

Em 1975, foi includo no Plano Diretor de So Lus um tpico destacado sobre Patrimnio Histrico e, em 1978, foi sancionada a Lei Estadual n. 3.999 de 05/12/1978, o que instituiu base legal no Estado do Maranho para a Preservao do Patrimnio Histrico, Artstico e Paisagstico. Mas foi em 1979, por iniciativa do Governo Estadual, que aconteceu a 1 Conveno Nacional da Praia Grande e a criao do Projeto Praia Grande para debater a proposta de Revitalizao do Centro Histrico, que recebeu, em 1986, a reviso e a atualizao final, dando origem ao Programa de Preservao e Revitalizao do Centro Histrico de So Lus (PPRCHSL).

Arquiteto francs, consultor enviado pela UNESCO.

37

O Programa de Preservao e Revitalizao do Centro Histrico de So Lus um programa que tem por objetivos propiciar a manuteno do uso residencial nas reas do Centro Histrico; intensificar a diversidade de usos; incentivar as manifestaes culturais e educacionais; restaurar e preservar o Patrimnio Arquitetnico e Ambiental Urbano do Centro Histrico; promover a revitalizao econmica do comrcio varejista; adequar as redes de utilidades, servios e logradouro; dinamizar as atividades porturias tradicionais; garantir um processo permanente de avaliao crtica do Programa de Preservao e Revitalizao do Centro Histrico de So Lus e assegurar o compromisso poltico da administrao pblica quanto incluso dos temas relativos restaurao e conservao dos bens culturais no plano de Governo Estadual e Municipal.

Em 1981 / 82, aconteceu a 1 etapa das obras do Programa de Preservao e Revitalizao do Centro Histrico de So Lus, que contemplou, nesse momento, a restaurao, reforma e ampliao da Feira da Praia Grande, recuperao de imvel para sediar o Albergue do Voluntariado de Obras Sociais e a Recuperao do Beco da Prensa e da Praa da Praia Grande.

Mas foi em 1986, por iniciativa da Secretaria Municipal de Urbanismo, que ficou instituda a Comisso do Patrimnio Histrico de So Lus, na qual observamos uma parceria contando com tcnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo, do Departamento do Patrimnio Histrico e Artstico do Maranho e do Servio do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, com a funo oficial de analisar os projetos de construo, reforma, ampliao e preservao de prdios no Centro Histrico.

38

De 1987 a 1990, foi iniciada a 2 etapa de investimentos e obras do Programa de Preservao e Revitalizao do Centro Histrico de So Lus o Projeto Praia Grande/Reviver, quando, aps a concluso das obras e o incio da ocupao desse stio e o retorno da dinmica socioeconmica e cultural dessa rea, se percebe a sua verdadeira vocao, voltada para o lazer e turismo. Esse foi um dos maiores investimentos em prol da Revitalizao do Centro Histrico e contou com a restaurao de prdios histricos (muitos destes eram prdios destinados ao servio pblico), a criao de redes subterrneas entre outras.

Para dar continuidade ao Programa de Preservao e Revitalizao do Centro Histrico de So Lus, de 1991 a 1994, realizou-se a 3 etapa de obras com a restaurao do Teatro Arthur Azevedo e o Projeto Piloto de Habitao (ver Figura 10).

Esse projeto tinha como objetivos principais resgatar o uso residencial no Centro Histrico e recuperar um importante sobrado que se encontrava arruinado. O sobrado ento foi adaptado para abrigar dez famlias de moradores deste Centro, que viviam em condies precrias. O intuito principal do projeto foi abrir

perspectivas para a realizao de um intensivo programa de habitao capaz de garantir a recuperao de dezenas de sobrados para fins residenciais e, ao mesmo tempo, promover a elevao do padro de qualidade de vida de algumas famlias residentes no Centro Histrico de So Lus. O projeto em questo ento foi batizado com o nome de Albergue do Voluntariado. Mas, por se tratar de um albergue que abrigou famlias cuja renda mensal era baixa ou no existia, o projeto no tomou vulto, uma vez que no atingiu a sustentabilidade desejada e logo os objetivos foram

39

por gua a baixo. Ocorreu a recuperao da edificao, mas no houve a sua manuteno. Mesmo tendo consolidado um grupo de famlias, no promoveu a diversidade de uso e hoje o sobrado se encontra em pssimo estado de conservao, principalmente na parte interna da edificao, como podemos observar na figura seguinte.

FIGURA 10 Condies atuais do Albergue do Voluntariado (Projeto Piloto de Habitao)

Fonte: prpria, 2006.

No perodo de 1995/96, aconteceu a 4 etapa de obras do Programa de Preservao e Revitalizao do Centro Histrico, com a preparao de projetos e realizao de obras visando assegurar os recursos do Programa de

40

Desenvolvimento do Turismo - PRODETUR/NE, com o subprograma de Habitao no Centro Histrico. Ento, com o Ttulo de Patrimnio da Humanidade, conquistado em 1997, foi acelerada a concluso das negociaes do Governo do Maranho com o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Governo Federal, para contratao de recursos no montante de US$ 65 milhes destinados a dois projetos da mais alta relevncia para a preservao do Centro Histrico de So Lus: o Projeto de Habitao e Promoo Social (US$ 12 milhes), com o Programa de Revitalizao e o Projeto de Desenvolvimento do Turismo Cultural e

PRODETUR/BID/BNB (US$ 53 milhes), com a melhoria da infra-estrutura e urbanizao de reas degradadas.

Ento, nesse contexto, foi instalada a unidade executora do PRODETUR no Maranho PRODETUR/MA, uma parceria entre o MinC/IPHAN (Ministrio da Cultura / Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.

PRODETUR/MA um programa destinado ao desenvolvimento do turismo no Nordeste, de iniciativa do Governo Federal, cujos recursos vm sendo negociados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento nos ltimos quatro anos, sob coordenao do Banco Nordeste do Brasil - BNB, sendo, portanto, fonte de recursos para investimentos governamentais em infra-estrutura turstica. Outrossim, a proposta de escolher como rea de interveno o Centro Histrico de So Lus, para 1 Etapa do PRODETUR/MA, prende-se ao fato de ser essa localidade o principal ponto de entrada do turismo no Estado (notadamente So Lus, com porto internacional e aeroporto nacional) e de concentrar a maior oferta de

41

atrao turstica (praias e patrimnio histrico e ecolgico), contando com uma infraestrutura de hospedagem instalada capaz de atender ao aumento do fluxo turstico sem grandes investimentos.

As obras propostas para a recuperao e revitalizao do Centro Histrico de So Lus, alm de contriburem para melhorar o produto turstico que o Estado tem a oferecer, constitui-se em relevantes benefcios populao local residente, com reflexos na opinio pblica favorvel ao Governo.

Nos ltimos quatro anos, realizou-se a 5 etapa de intervenes do Programa de Preservao e Revitalizao do Centro Histrico, com os objetivos de recuperar e ampliar a rede de infra-estrutura urbana dos bairros do Desterro e Portinho; recuperar edificaes de valor histrico e revitalizar as atividades porturias para assegurar gerao de emprego e renda; aumentar a qualidade ambiental e de vida da comunidade; aumentar a oferta do pescado em qualidade e preos, e incentivar o turismo cultural e de lazer, alm de apresentar propostas para obteno de mais recursos para implantao do Subprograma de Habitao Social no Centro Histrico de So Lus e a formao de parcerias com a iniciativa privada e entidades de categorias profissionais.

Atravs desse histrico, possvel concluir, que sempre existiu a preocupao com a preservao e conservao do patrimnio histrico e artstico, principalmente a partir da dcada de 70, quando os casares comearam a entrar em estado de degradao e foram iniciadas obras de recuperao e estabilizao.

42

Levando-se em considerao que o princpio da Conservao Integrada no est vinculado somente ao imvel, mas tambm conservao sob aspectos sociais e ambientais, com os ajustes necessrios de usos e funes, enfocando a sua sustentabilidade, h de se ter total preocupao quando da elaborao dos projetos em se analisar os impactos, a fim de minimizar e at mesmo prevenir os negativos e potencializar os positivos, fazendo com que no se estimule o desejo de mudanas nocivas ao stio.

Percebemos ao longo do tempo (1948 a 2000), que muitas foram as aes e os atores que se apresentaram nesse processo de mudana para atingir um objetivo comum, como o Programa de Preservao do Patrimnio Histrico, Artstico e Paisagstico do Centro Histrico de So Lus, por exemplo. Como bem se sabe, no tarefa (to) fcil, na medida em que se encontram barreiras, quer sejam de carter poltico/administrativo, quer simplesmente por falta de parceiros srios e aptos a prestar esse tipo de colaborao.

Retomando o PPRCHSL, das aes propostas j foram realizadas as seguintes obras: a reforma do Terminal Hidrovirio do Centro Histrico, rede eltrica e de telefonia subterrneas, sistema de abastecimento de gua, melhoria de ruas e caladas do Centro Histrico e Igreja do Desterro; restaurao do Solar Lilah Lisboa, na Rua do Giz, recebendo como novo uso a Escola de Msica do Maranho; restaurao do Solar dos Vasconcelos, onde funciona a Coordenadoria do Patrimnio Cultural; restaurao do Teatro Joo do Vale; restaurao do prdio n. 472 da Rua da Estrela onde funciona o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranho; restaurao dos armazns da Rua do

43

Trapiche, tendo seu uso transformado para dar origem ao Projeto Casa dos Artistas e Casa do Arteso; prdio na Rua da Estrela, n. 350 (prdio em 02 pavimentos com 13 apartamentos e 02 lojas no trreo); Rua Joo Gualberto, n. 49 ( prdio em 03 pavimentos com 12 apartamentos e 02 lojas no trreo ); prdio na Rua do Giz, n. 66 ( prdio em 02 pavimentos com 04 apartamentos e 04 lojas no trreo ); prdio na Rua da Palma, n. 336 (prdio em 02 pavimentos com 05 apartamentos e 06 lojas no trreo) e prdio na Rua da Palma, n. 337 (prdio em 02 pavimentos com 05 apartamentos e 06 lojas no andar trreo), transformando seus usos para Habitao Multifamiliar, objetos de estudos desta pesquisa.

FIGURA 11 Solar Lilah Lisboa, atual Escola de Msica do Maranho

Fonte: prpria, 2006.

44

FIGURA 12 Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranho

Fonte: prpria, 2006.

FIGURA 13 - Projeto Casa dos Artistas e Casa do Arteso

Fonte: prpria, 2006.

45

Das obras ainda no entregues, podemos ressaltar as seguintes: restaurao do antigo prdio da Secretaria de Estado de Fazenda, na Praia Grande, onde ser instalado o Centro de Atendimento ao Turista; restaurao do maior sobrado do Bairro da Praia Grande, Rua do Comrcio, n. 241, onde funcionar a Pousada do Largo do Comrcio; e na Rua Direita, n. 149 (prdio em 02 pavimentos com 09 apartamentos e 05 lojas no trreo), este tambm ser utilizado como Habitao Multifamiliar.

FIGURA 14 - Pousada do Largo do Comrcio

Fonte: prpria, 2006.

46

FIGURA 15 Habitao Multifamiliar na Rua Direita, n. 149

Fonte: prpria, 2006.

Encontra-se em processo de licitao vrias obras como, por exemplo: a implantao do sistema de coleta de esgotos e drenagem; restaurao do prdio na Rua da Estrela, n. 386 (prdio em 02 pavimentos com 08 apartamentos e 02 lojas no trreo).

47

MAPA 02 Localizao das Intervenes no Centro Histrico de So Lus - MA


Projeto de Habitao Rua do Giz, 66 Projeto de Habitao Rua Joo Gualberto, 49 rea de estudo Projeto de Habitao Rua da Palma 336 e 337 Limite da rea de investigao Limite da rea Patrimnio da Humanidade

RIO ANIL
Igreja do Desterro Limite da rea Patrimnio da Humanidade Projeto de Habitao Rua Direita, 149

Coordenadoria do Patrimnio Cultural Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Escola de Musica do Maranho Casa dos Artistas e Casa do Arteso Limite da rea de investigao Terminal Hidrovirio Projeto de Habitao Rua da Estrela, 350 Teatro Joo do Vale Pousada Largo do Comercio Centro de Atendimento ao Turista

RIO BACANGA

Fonte: prpria, 2005.

48

1.4

Subprograma de Promoo Social e Habitao do Governo do Estado do

Maranho - PPSHGM

No incio dos anos 90, uma nova interveno abre espao para a revitalizao social da rea. Atravs de um Programa de Habitao no Centro Histrico, o Governo acena com a possibilidade de investimento na recuperao dos imveis com vistas a consolidar a vocao residencial do bairro da Praia Grande.

Na 3 Etapa de Obras e Projetos do PPRCHSL, entre 1991/94, foi implantado o Projeto Piloto de Habitao, que garantiu a completa recuperao de importante sobrado que se encontrava arruinado e sua adaptao para abrigar dez famlias de moradores do Centro Histrico em condies adequadas de segurana e higiene.

Na 5 Etapa do PPRCHSL, 1996/1999, surgiu o Subprograma de Promoo Social e Habitao no Centro Histrico de So Lus. Esse o programa que, na opinio de vrios consultores, se reveste da maior relevncia para a revitalizao scio-econmica do Centro Histrico. O Programa tem, inicialmente, como pblico alvo funcionrios estaduais que no possuam imvel prprio e que morem afastados da rea de trabalho, do Centro Histrico de So Lus. A aquisio do imvel feita atravs de uma prvia inscrio desses funcionrios e, posteriormente, feito um sorteio para entrega dos apartamentos. O contrato estabelecido na forma de aluguel dos apartamentos, no qual os moradores devem respeitar as normas de preservao e conservao do imvel, sendo fiscalizados e orientados por tcnicos do Programa.

49

1.4.1 Requisitos para participar do programa (primeira etapa) Ser funcionrio pblico estadual; No possuir imvel na cidade; Trabalhar no Centro Histrico; Ter rendimentos iguais ou superiores a R$ 600,00.

1.4.2 Condies do contrato Os apartamentos so sorteados aos funcionrios inscritos que atendam os parmetros indicados; Compromisso escrito de residir no imvel sorteado com contrato renovado anualmente; Autorizao do desconto do valor da mensalidade em folha de pagamento; Perda do direito de uso em caso de no cumprimento das clusulas contratuais; Direito em comprar o apartamento dentro de 10 anos, usando os valores pagos (corrigidos) como parte do pagamento; Os valores descontados mensalmente so depositados em um fundo especial do Estado, para manuteno do prdio e da rea; Os moradores elegero um sndico para administrao do imvel e para represent-los junto ao Governo do Estado; As despesas de uso das reas comuns correm por conta dos moradores.

1.4.3 Benefcios alcanados Ampliao do uso residencial, humanizando o espao urbano e intensificando o vnculo e o compromisso do cidado com a rea;

50

Gerao de diversidade motivando o surgimento de novos comrcios, restaurantes, bares, hotis, hospedarias, livrarias, escolas; Intensificao do aproveitamento econmico dos investimentos em infraestrutura urbana; Proporcionar aos servidores estaduais a oportunidade de moradia prxima ao local de trabalho; Incentivar investimentos privados assegurando melhor aproveitamento a imveis particulares;

QUADRO 02 - Prdios escolhidos para primeira etapa do Programa


ENDEREO PAV. RUA DA ESTRELA 350 02 RUA J. GUALBERTO 49 03 RUA DO GIZ 66 02 RUA DA PALMA 336 02 RUA DA PALMA 337 02 RUA DIREITA 149 02 RUA DA ESTRELA 415 02 RUA DA ESTRELA 386 02 RUA DA ESTRELA 301 02 RUA FORMOSA 378* 03 *Obra da Caixa Econmica Federal REA (m) 2.000,00 1.500,00 700,00 795,00 748,00 1.514,00 1.550,00 1.016,00 800,00 972,00 APTOS 12 12 04 05 05 09 07 08 05 14 N LOJAS 02 02 02 06 06 05 04 02 05 2 SITUAO ENTREGUE ENTREGUE ENTREGUE ENTREGUE ENTREGUE LICITAO LICITAO LICITAO LICITAO EM OBRAS

FONTE: Prodetur, 2004.

O Quadro 02 apresenta as Habitaes Multifamiliares pertencentes ao Programa de Promoo Social e Habitao, com suas respectivas reas, nmero de apartamentos e lojas e nmero de pavimento, totalizando nove edificaes. No entanto destacamos as Habitaes Multifamiliares selecionadas para esta pesquisa, em um total de quatro edificaes. Existe ainda um imvel cuja responsabilidade da Caixa Econmica Federal e no faz parte do Subprograma de Promoo Social e Habitao, que apresentado no Quadro 02 apenas para efeito demonstrativo do

51

quantitativo de projetos destinados Habitao Multifamiliar no Centro Histrico de So Lus-MA.

Assim,

esta

pesquisa

compreende

as

Habitaes

Multifamiliares

pertencentes ao Subprograma de Promoo Social e Habitao do Governo do Estado do Maranho, localizadas no Centro Histrico de So Lus MA. A rea estudada est localizada na rea central do Centro Histrico que pertence ao tombamento federal, reconhecido pela UNESCO como Patrimnio da Humanidade, compreende doze quadras, que englobam as Habitaes Multifamiliares (ver Mapa 03). Nela quatro Habitaes Multifamiliares foram selecionadas por j possurem moradores (enquanto que as demais se encontram em processo de licitao para iniciar as obra ou para entrega aos futuros moradores), totalizando 34 unidades habitacionais 4 , cada unidade habitacional em mdia com quatro moradores, totalizando 136 moradores. As Habitaes Multifamiliares sero apresentadas no Captulo 4, que se refere anlise dos dados coletados na pesquisa.

Entende-se nesta pesquisa por unidades habitacionais, os apartamentos individuais de cada famlia dentro da Habitao Multifamiliar.

52 MAPA 03 - Recorte espacial da rea de estudo no Centro Histrico de So Lus - MA

Projeto de Habitao Rua do Giz, 66 Projeto de Habitao Rua Joo Gualberto, 49

N
Projeto de Habitao Rua da Palma 336 Limite da rea Patrimnio da Humanidade

RIO ANIL

Limite da rea Patrimnio da Humanidade

RIO BACANGA

Projeto de Habitao Rua da Estrela, 350

Fonte: prpria, 2005.

Habitaes Multifamiliares Limite da rea de Estudo

53 Assim, no captulo seguinte iremos apresentar uma reviso conceitual sobre os aspectos terico-conceituais sobre a revitalizao de Centros Histricos, descrevendo os principais processos de interveno, alm de apresentar importantes definies relativas aos tipos de intervenes nessas reas.

You might also like