You are on page 1of 11

A lgebra no Ensino Superior e no Ensino Fundamental e Mdio: existe Conexo?

Christian James de Castro Bussmann ngela Marta Pereira das Dores Savioli Mestrado em Ensino de Cincias e Educao Matemtica Universidade Estadual de Londrina UEL Introduo: Uma das questes colocadas na formao do professor a ausncia de articulao entre a formao especfica e a formao pedaggica para sua futura prtica profissional. Segundo Delors (1999),
[...] a Comisso atribui educao um papel ambicioso no desenvolvimento dos indivduos e das sociedades (pois) encaramos o prximo sculo como um tempo em que, por toda a parte, indivduos e poderes pblicos consideraro a busca do conhecimento, no apenas como meio para alcanar um fim, mas como fim em si mesmo. (Por isso) todos vo ser encorajados a aproveitar as ocasies de aprender que se lhes oferecem ao longo da vida e tero possibilidade de o fazer. (DELORS et al, 1999, p. 152)

Delors(1999) afirma que o papel do professor ser de extrema importncia pois lhe caber ser agente de mudana de modo a auxiliar a compreenso mtua e a tolerncia e nunca foi to evidente que este papel ser mais decisivo no sculo XXI. A partir desta confirmao fica claro que o professor tem um importante papel na Educao do sculo XXI, e com base neste papel algumas questes so evidenciadas: o que necessrio saber para ensinar? Que saberes devem ser aprendidos/construdos pelos professores em seu processo de formao inicial e continuada? Que saberes so necessrios para os professores construrem novas prticas avaliativas que permitam identificar avanos, dificuldades e possibilidades para a reconstruo das aprendizagens de seus alunos? Segundo Cunha (2003),
esses saberes aqui denominados saberes docentes ou saberes dos professores tm sido objeto de discusso por parte de um grande nmero de autores nacionais e internacionais, dentre os quais destacamos Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Saviani (1996), Tardif e Gauthier (1996), Porln Ariza (1997), Gauthier et al (1998) e Pimenta (1999), que tm procurado mostrar a sua importncia para a formao, atuao e desenvolvimento dos professores. (CUNHA, 2003, p.2)

Nesse sentido, Tardif (2005) define o saber docente como:


[...] um saber plural, formado pelo amlgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formao profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais. (TARDIF, 2005, p.36)

Na Educao Matemtica esse um assunto discutido por pesquisadores dentre os quais destacamos: Fiorentini (1998), Paiva (2004) e Nacarato (2006). Segundo Nacarato e Paiva (2006):
apesar de muita pesquisa e literatura disponvel sobre a temtica dos saberes docentes, h muitas questes em aberto. Uma delas tem sido central nas discusses: no se pode conceber uma formao inicial ou continuada sem levar em considerao o contedo matemtico (NACARATO e PAIVA, 2006, p. 14).

Geralmente nas licenciaturas em matemtica um elemento importante o contedo que, na maioria das vezes, visto como autnomo dentro do processo de formao de professores. Deveria ter-se uma conexo entre contedo especfico (no caso a matemtica) e contedos pedaggicos. Nessa linha, os contedos algbricos, que de uma forma ou de outra o professor se depara no seu trabalho na Educao Bsica, so vistos de forma isolada e aparecem em muitas das disciplinas no curso de Matemtica. E justamente nestes tpicos algbricos que se verifica um distanciamento maior entre a formao especfica e a formao pedaggica. Esta pesquisa tem como propsito investigar se existe conexo entre os contedos de lgebra vistos no Curso de Licenciatura em Matemtica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a lgebra que ser utilizada na prtica em sala de aula pelos futuros professores no Ensino Fundamental e Mdio, visto que a questo da ausncia de articulao forte. Considerando a lgebra como um dos elementos fundamentais para a formao do futuro professor de matemtica faz-se necessria uma reflexo desse assunto. Para tal investigao ser feita uma anlise dos documentos relativos ao Curso de Matemtica Habilitao Licenciatura da UEL (projeto poltico pedaggico, programas e ementas de disciplinas, etc.), entrevista com professores, estudantes e egressos do curso e anlise de livros didticos.

Nesta fase, o levantamento da literatura existente referente ao assunto j foi feito, as entrevistas esto sendo realizadas, bem como a anlise de livros didticos do Ensino Mdio e do Ensino Superior e de alguns documentos citados anteriormente. Justificativa No Curso de Matemtica Habilitao Licenciatura da Universidade Estadual de Londrina tem-se as disciplinas de Introduo lgebra e lgebra Linear. Essas disciplinas sofrem crticas, pois os estudantes no fazem conexo entre seus contedos e os contedos de lgebra a serem ministrados no Ensino Mdio e Fundamental. Com isso observa-se que para muitos essas disciplinas no se mostram essenciais. O fato da lgebra vista no ensino superior no ter aplicaes imediatas de seus tpicos assim como acontece em outras disciplinas como Clculo, Equaes Diferenciais, Geometria Diferencial, etc., faz com que tenham tanta rejeio. O estudo da lgebra nos cursos superiores envolve estruturas como grupos, anis, domnio de integridade, corpos e espaos vetoriais. Isso parece ter pouca semelhana com a lgebra do segundo grau (USISKIN, 1995, p.17-18). House (1995) ainda afirma que: h muito tempo a lgebra desfruta de um lugar de destaque no currculo de
matemtica, representando para muitos alunos tanto a culminao de anos de estudo de aritmtica como o incio de mais anos de estudo de outros ramos da matemtica. Poucos contestam sua importncia embora muitos s tenham noes superficiais de seu significado e seu alcance (HOUSE, p.1, 1995).

Apesar da diferena entre estas lgebras, pouco se fez para tentar reverter esta situao. Segundo Coelho, Machado e Maranho (2003) existem poucos trabalhos que tm como objetivo estabelecer inter-relaes entre a lgebra ensinada nos cursos de Licenciatura e a que realmente vai ser ensinada no Ensino Fundamental e Mdio. Com esta preocupao o GEPFPM - UNICAMP (Grupo de Estudo e Pesquisa em Formao de Professores de Matemtica) fez uma anlise de 18 dissertaes e teses que tinham como tema central o saber matemtico do docente e a concluso que o grupo obteve foi que:
[...] alm da dimenso do saber acadmico (veiculado e enfatizado nas disciplinas de licenciatura), h tambm a dimenso subjetiva (saber ser professor-educador) e a dimenso prtica (saber-fazer) (FIORENTINI, 2005, p.110).

Neste sentido o mesmo autor coloca que o professor precisa conhecer o processo de como se deu historicamente a produo e negociao de seus significados, e, alm disso, precisa conhecer e avaliar potencialidades educativas do saber matemtico. Olhando brevemente para a histria da matemtica vemos que a lgebra sempre teve sua importncia colocada na escola. Legalmente foi introduzida no Brasil em 19 de agosto de 1799 na denominada Carta Rgia. Eram somente aulas avulsas, mas no decorrer do perodo imperial os decretos que organizavam o ensino secundrio tinham a caracterstica de inicialmente promover o ensino completo de Aritmtica, lgebra e por ltimo, Geometria. Segundo Miguel et al (1992) esta tradio se manteve na primeira reforma educacional da fase republicana a Reforma Benjamin Constant e foi se afirmando at meados de 1960 com a proposta da Matemtica Moderna, no qual tinha como objetivo unificar o ensino nos trs campos fundamentais da Matemtica, nesta reforma faz-se um destaque para a introduo do ensino da teoria de conjuntos, as estruturas algbricas que se constitua como base deste novo pensar. E assim gerando uma preocupao com o rigor no ensino da lgebra. Outra perspectiva que embasa este estudo a de Sfard (1991) que desenvolve uma anlise do processo de abstrao na Matemtica, relacionando dois aspectos de um nico conceito. Estes aspectos so de carter operacional e de carter estrutural. No primeiro aspecto o conceito tido como processo e, no segundo, o conceito visto como objeto. De acordo com a mesma autora esses aspectos so apresentados de forma a um complementar o outro, oferecendo vrios exemplos que reforam sua tese de que o aspecto operacional precede o estrutural. nessa discusso que se questiona se o futuro professor consegue estabelecer uma relao do saber acadmico com o saber ser professor-educador. Entende-se na maioria dos casos que esta relao no est estabelecida, originando assim uma lacuna entre universidade e sociedade. Ser que o estudante faz essa conexo do saber acadmico com o saber ser professor-educador? Ou ainda ser que o professor universitrio sabe dessa conexo e consegue mostrar ao aluno que essa conexo existe? Nesse contexto, Shulman (1986) acredita que o saber Matemtico para um matemtico no o mesmo para um professor de Matemtica. Isso no quer dizer que o

licenciado deve ter uma matemtica inferior ou mais simples que o bacharel. Se para o bacharel suficiente ter um conhecimento tcnico-formal, para um professor isso no basta, para o professor deve-se ir alm, pois o autor identifica trs vertentes que so fundamentais para o conhecimento do professor: o conhecimento do contedo da disciplina, o conhecimento didtico do contedo da disciplina e o conhecimento do currculo. Shulman (1986) chama de pedagogical content knowledge como uma relao entre o conhecimento da disciplina e o conhecimento do modo de ensinar e assim fazer com que a disciplina seja compreendida pelos alunos. com base nestes questionamentos e colocaes que esta pesquisa est desenvolvendo-se, verificando se existe uma relao entre os contedos matemticos vistos no Curso de Matemtica Habilitao Licenciatura, enfatizando os tpicos de lgebra, e os contedos matemticos vistos no Ensino Bsico. J foi realizado um questionamento aos estudantes do curso de Matemtica se eles fazem essa conexo entre os contedos estudados nas disciplinas e os contedos que vo ensinar em sua prtica na sala de aula. Essa conexo entre os contedos de lgebra do curso Superior e a lgebra escolar deve ser feita por quem? Pelos professores que lecionam o contedo especfico ou pelos professores que lecionam os contedos pedaggicos? Ou o aluno que tem que fazer essa conexo? Segundo Moreira (2005) a maioria dos professores da rea especfica argumenta que responsabilidade dos professores da rea pedaggica e da mesma forma os professores da rea pedaggica argumentam que os professores da rea especfica que so responsveis por isso. O que se nota que nenhuma das partes estabelece tal conexo, os professores das reas especficas, em um contexto geral, preocupam-se com o contedo a ser ensinado enquanto os professores da rea pedaggica, tambm em um contexto geral, preocupam-se em ensinar metodologias que possam ajudar o futuro professor em uma sala de aula, pouco fazendo com os contedos pedaggicos. Obviamente que existem excees, isto , professores que realizam reflexes com seus alunos envolvendo tanto a parte especfica como a parte pedaggica. Finalmente, segundo Kieran (2004), a maioria dos professores de lgebra entende que ela tem a inteno de segregar atuando somente no desenvolvimento da habilidade de

manipulao. Pouco se tem questionado o fato do estudante comear a entender como o conceito surge e como ele engajado no processo algbrico. Pesquisa e Metodologia Esta pesquisa tem carter qualitativo pois, segundo Bogdan e Biklen (1994), o investigador o instrumento principal, os dados so recolhidos por meio de um contado direto com o entrevistado. A importncia dos dados recolhidos est necessariamente nas palavras e no nos nmeros, caracterstica essa que faz com que a pesquisa seja descritiva, pois as transcries de entrevistas vo analisar os dados respeitando a forma com que estes foram registrados ou transcritos. Segundo os mesmos autores:
[...] a abordagem da investigao qualitativa exige que o mundo seja examinado com a idia de que nada trivial, que tudo tem potencial para construir uma pista que nos permita estabelecer uma compreenso mais esclarecedora do nosso objeto de estudo. (BOGDAN e BIKLEN, 1994, p.49).

Temos as seguintes questes norteadoras: existe conexo entre os contedos matemticos vistos na licenciatura, dando nfase aos contedos de lgebra, e os contedos matemticos vistos no Ensino Bsico? E ainda o que ele precisa saber de lgebra para ser um professor de matemtica?
Na tentativa de responder essas perguntas, est-se realizando entrevistas com alunos e professores uma vez que as mesmas:
[...] podem ser utilizadas de duas formas. Podem construir a estratgia dominante para a recolha de dados ou podem ser utilizadas em conjunto com a observao participante, anlise de documentos e outras tcnicas. Em todas estas situaes, a entrevista utilizada para recolher dados descritivos na linguagem do prprio sujeito, permitindo ao investigador desenvolver intuitivamente uma idia sobre a maneira como os sujeitos interpretam aspectos do mundo. (BOGDAN e BIKLEN, 1994, p.134).

As entrevistas tm um carter semi-estruturado permitindo ao pesquisador elaborar questes que pudessem ser convenientes durante a prpria pesquisa. Os professores que esto sendo entrevistados so os que lecionaram as disciplinas entre 2003 e 2006. J os alunos foram escolhidos entre os que fizeram Licenciatura, no importando se optaram pela concomitncia.

Acreditamos que somente olhar para as entrevistas no seria suficiente para o bom desenvolvimento deste trabalho. Assim, houve a necessidade de se olhar para os livros didticos que so utilizados no Ensino Mdio e os livros usados no Ensino Superior, para poder confrontar as definies postas nos mesmos e verificar suas possveis diferenas. E tambm analisar documentos relativos ao Curso de Matemtica Habilitao Licenciatura, tais como o Projeto Poltico Pedaggico, Diretrizes do Curso, programas disciplinares. Segundo Fiorentini e Lorenzano (1996) este tipo de pesquisa denominada estudo documental, pois:
[...] Os documentos para estudo apresentam-se estveis no tempo e ricos como fontes de informao, pois incluem: filmes, fotografias, livros, propostas curriculares, provas (testes), cadernos de alunos, autobiografias, revistas, jornais, pareceres, programas de TV, listas de contedos de ensino, planejamentos, dissertaes ou teses acadmicas, dirios pessoais, dirios de classe, entre outros documentos. (FIORENTINI e LORENZANO, 1996, p. 103)

Objetivos Objetivo Geral: Investigar se os estudantes e egressos do curso de Matemtica fazem conexo entre os conhecimentos algbricos estudados no curso e os conhecimentos algbricos que sero ministrados por eles em sua prtica no Ensino Fundamental e Mdio. Objetivos Especficos Analisar o projeto poltico pedaggico do curso de Matemtica Licenciatura. Analisar os programas das disciplinas envolvidas. Verificar o que consta no projeto poltico pedaggico com relao aos contedos de lgebra e como esses contedos so abordados pelos professores do curso. Fazer um levantamento bibliogrfico do assunto; Entrevistar alguns professores que lecionam a disciplinas com contedos algbricos verificando se eles fazem essa conexo em suas aulas. Analisar livros didticos universitrios e escolares, com vistas a buscar essa conexo.

Verificar se os estudantes e egressos do Curso de Matemtica Habilitao Licenciatura da UEL fazem essa conexo. Consideraes Finais Apesar desta pesquisa estar em andamento pode-se destacar alguns estudos e levantamentos j realizados. Uma anlise do projeto poltico pedaggico do Curso de Matemtica Licenciatura da Universidade Estadual de Londrina revela em vrios momentos a importncia de integrar o conhecimento matemtico com o conhecimento pedaggico, pois com essa relao bem estabelecida pode-se constituir o seu papel na sociedade contempornea. Tambm, que o conhecimento matemtico deve ser multidimensional e interativo, integrando vrios aspectos que dificilmente poderiam ser vistos de forma isolada, visto que esse conhecimento foi desenvolvido socialmente, numa situao e num contexto social e cultural. A importncia dos contedos de matemtica no projeto poltico pedaggico faz com que o profissional tenha maior capacidade de explorar situaes-problema, no encontro de regularidades, nas conjecturas, nas generalizaes, e pensando sempre de uma maneira lgica e tambm na confiana pessoal de desenvolver atividades matemticas observando as estruturas que esto presentes na Matemtica. Para que tais fatos ocorram as disciplinas devem estar interligadas e as relaes de teoria e prtica devem ser evidentes no interior das disciplinas, e no apenas nas disciplinas pedaggicas. De acordo com a Resoluo CEPE 42/2005:
[...] as disciplinas de contedo matemtico contemplaro tanto enfoques pedaggicos, de linguagem e simbologia da matemtica, isto , o saber se expressar em matemtica (escrever para o leitor), assim como a utilizao de tecnologias de informao e comunicao, cujo domnio importante para a formao profissional, para a docncia e para as demais dimenses da vida. (PARAN, p.4, 2005)

O projeto tambm salienta que todas as disciplinas tm uma dimenso prtica e no somente as disciplinas pedaggicas e que devem ser trabalhadas tanto na perspectiva de

aplicao com o mundo social e natural como na perspectiva didtica, pois com essas aes conjuntas caracterizam uma ao coletiva dos formadores. Com relao aos contedos de lgebra, o projeto poltico pedaggico do Curso de Matemtica contempla que o aluno egresso dever ter capacidade de: compreender, abstrair e representar, com formalismo, aspectos estruturais da matemtica; analisar as diferentes formas de argumentao, as diversas maneiras de encadeamento do raciocnio; sintetizar,aliada capacidade de compreender e expressar-se; desafiar a curiosidade, tendo em vista o desenvolvimento de um raciocnio independente; percepo das vrias estruturas matemticas. Com esta anlise podem surgir dois questionamentos que podero ser respondidos pelas anlises das entrevistas tanto com alunos tanto como a de professores: Ser que os alunos ao concluir a disciplina de lgebra ele tem as capacidades acima citadas pelo projeto poltico pedaggico? Ser que os professores se preocupam em seguir o projeto poltico pedaggico? Das entrevistas realizadas com alguns dos professores e alunos pode-se inferir que: a maioria dos alunos entrevistados considera relevante o ensino de lgebra e lgebra linear no curso de Matemtica Habilitao Licenciatura, no entanto tambm consideram que existe uma carncia por parte do professor no quesito estabelecer relaes com os contedos do Ensino Mdio, bem como, fazer demonstraes e anlise de teoremas. As anlises dos livros didticos tanto de nvel Superior quanto de Ensino Mdio podero ou no, confirmar algumas das respostas dadas pelos alunos e professores, no entanto esta anlise ainda est em fase inicial, no podendo ainda fazer nenhuma afirmao a respeito das respostas dos mesmos.

Referncias Bibliogrficas BOGDAN, R. C., BIKLEN, S. K. Investigao Qualitativa em Educao, Porto: Porto, 1994. CUNHA. E. R., Os Saberes Docentes e os Saberes do Professor www.nead.unama.br/prof/admprofessor/file_producao.asp?codigo=17 . Acessado em 14 de maio de 2008. CURI, E. Anlise de Propostas Presentes no Material de Matemtica do PEC Universitrio, Luz de Resultados de Investigao e Teorias sobre Formao de Professores. In: A Formao do Professor que Ensina Matemtica: Perspectivas e Pesquisas, p. 61 - 76 Belo Horizonte: Autntica, 2006. DELORS et. al. Educao: um tesouro a descobrir. In: Relatrio para a UNESCO da Comisso Internacional sobre Educao para o Sculo XXI. So Paulo: Cortez, 1999. FIORENTINI, D. A Formao Matemtica e Didtico-Pedaggica nas Disciplinas da Licenciatura em Matemtica. Revista de Educao da PUC. Campinas: PUC, n. 18, p.107-115, 2005. FIORENTINI, D. , LORENZATO, S. Investigao em Educao Matemtica: Percursos Tericos e Metodolgicos 2 ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2007. HOUSE, P. Reformular a lgebra da Escola Mdia: Por que e Como? In: Idias da lgebra, p. 1 - 8 So Paulo: Atual, 1995. KIERAN, C. The core of algebra: reflections on its main activities. The Future of the Teaching and Learning of Algebra. p. 21-33. The 12th ICMI Study: Springer. Netherlands, 2004. MIGUEL, A., FIORENTINI, D., MIORIN, M. A. lgebra ou Geometria para onde pende o pndulo?. In: Pro-Posies, v. 3, n. 7, p. 39-54. Campinas, Unicamp, 1992 . MOREIRA, P. C., DAVID, M. M. M. S. O Conhecimento Matemtico do Professor: Formao e Prtica Docente na Escola Bsica.In: Revista Brasileira de Educao n. 28, p. 50 - 61 Rio de Janeiro.: Associados, 2005.

NACARATO, A. M, PAIVA, M. A. V, A Formao do Professor que Ensina Matemtica: Estudos e Perspectivas a partir das Investigaes Realizadas pelos Pesquisadores do GT7 da SBEM. In: A Formao do Professor que Ensina Matemtica: Perspectivas e Pesquisas, p. 7 26 Belo Horizonte: Autntica, 2006. PARAN, Resoluo CEPE n 42/2005. Universidade Estadual de Londrina Departamento de Matemtica. Londrina, 2005. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formao profissional. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 2002.

You might also like