You are on page 1of 29

ALEXANDRE BENTO DOS REIS - R.A.

409107654

O Morador de Rua e a Mdia: de que forma a mdia impressa, mais especificamente os jornais, retratam o Morador de Rua no Brasil

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO UNINOVE SO PAULO - 2012

ALEXANDRE BENTO DOS REIS - R.A. 409107654

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

O Morador de Rua e a Mdia: de que forma a mdia impressa, mais especificamente os jornais, retratam o Morador de Rua no Brasil

Trabalho de Concluso do Curso de Comunicao Social com Habilitao em Jornalismo, da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Orientadora:Professora Adriana Alves dos Santos

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO SO PAULO-2011

RESUMO

Neste trabalho de concluso do Curso de Comunicao Social Habilitao para Jornalismo, da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), tem-se como objetivo tecer reflexes sobre de que forma os jornais impressos retratam o morador de rua no Brasil. Foram utilizados para analise verificao as publicaes dos jornais O Estado de So Paulo e Folha de So Paulo, entre os dias dezenove a vinte e trs de agosto de dois mil e quatro. Neste perodo houve uma srie de ataques a moradores de rua, no centro da Cidade de So Paulo o que resultou na morte de sete pessoas enquanto dormiam.

Palavras-chave: Moradores de rua. Assassinadas. Jornais. O Estado de So Paulo. Folha de So Paulo.

DEDICATRIA

Dedico este trabalho a minha famlia, esposa Fabiana, filhos Joo Victor, Stephanie e Camilla, a meus pais Jos e Ivete, a meus irmos Alexsandra, Fernando, Joo e Charles, pessoas importantes na minha vida.

Contedo
Contedo.................................................................................................................. 5 INTRODUO........................................................................................................... 6 2- BREVE RESUMO DA HISTRIA DO JORNAL IMPRESSO................................7 2.1- Os jornais no Brasil...................................................................................8 3- O FOTOJORNALISMO....................................................................................... 14 5- EVOLUO DO JORNALISMO IMPRESSO TEORIA DA AO POLTICA IDEOLGICA..........................................................................................................19 5.1- Influncia da Ao Poltica nas reportagens dos jornais O Estado de So Paulo e Folha de So Paulo.............................................................20 5.2- Ao Poltica: Jornal O Estado de So Paulo...................................21 5.3- Ao Poltica ideolgica: Jornal Folha de So Paulo.......................21 6- MORADORES DE RUA E O TRATAMENTO DADO PELOS JORNAIS O ESTADO DE SO PAULO E FOLHA DE SO PAULO..........................................24 6.1-Jornal O Estado de So Paulo................................................................24 6.2-Jornal Folha de So Paulo.......................................................................24 6.3-Reportagem Positiva................................................................................26 7- CONSIDERAES FINAIS.................................................................................27 Referncias Bibliogrficas....................................................................................28

INTRODUO
Nos ltimos anos tem crescido a populao de rua no Brasil, sem que ajam instrumentos, ou mecanismos pblicos capazes de atenderem esta demanda. Com isso, cada vez mais pessoas tem feito das ruas sua moradia. Nos jornais dificilmente publica-se reportagens positivas sobre as pessoas em situao de rua. No cenrio nacional estas pessoas quase no aparecem nas manchetes dos jornais, e que s tiveram espao, devido a srie de ataques sofridos em dois mil e quatro. So poucas as oportunidades que os moradores de rua tem para falar: ns existimos, estamos aqui e precisamos de ajuda. Pois muitas vezes so descriminados. Neste trabalho foi verificado que apesar de haverem albergues na cidade de So Paulo, ainda faltam mais de duas mil vagas para as pessoas. Informaes estas fornecidas pela imprensa, que funcionou como porta-voz da sociedade. Vale lembrar que os fatos ocorreram numa poca de eleio, na qual a prefeita Marta Suplicy lutava pela reeleio. E, os dois veculos analisados so tem grande influncia poltica no pas, pois apoiaram mudanas de regimes polticos no pas, tais como: movimento republicano, golpe militar e diretas j.

2- BREVE RESUMO DA HISTRIA DO JORNAL IMPRESSO

No decorrer da histria dos impressos, logo aps a inveno da maquina de imprimir, com tipos mveis de Gutenberg,em 1447, os materiais informativos sofreram com a censura. Como ocorreu em 1482, quando a Igreja catlica emitiu os primeiros editais de censura, em Wrzburg e na Basilia. Em 1487, o papa decretou que ningum podia publicar nada sem a censura da Cria romana (a corte papal) ou seu representante. Em 1559, apareceu o primeiro Index papal, que proibia no s a produo, mas tambm a leitura de certos escritos -principalmente os de Martinho Lutero. Em 1530, O Reichstag (Assembleia Imperial) de Augsburgo tornou obrigatrio na Alemanha a impresso de um selo para identificar o editor e o local de impresso. E, finalmente, em 1570, o Reichstag de Speyer decretou que s podiam ser impressos livros de algumas cidades imperiais, para eliminar a frechhait des lsterlichen tfruc/cens(impertinente edio de obras aborrecidas)1. Na Inglaterra, at mesmo partidos polticos lutaram pela liberdade de imprensa. Um exemplo deste fato foi o Partido Leveiler, em 1649, que defendeu um projeto lei apresentado no Parlamento, contendo a seguinte frase:
"se o governo deseja atuar com justia e de acordo com os princpios constitucionais, ser necessrio escutar todas as vozes e opinies, E isto s possvel com a Uberdade de imprensa"2.

A Sucia em 1766, foi o primeiro pas a aprovar uma lei protegendo a liberdade de imprensa. Na Alemanha, por exemplo, o resultado da censura foi proibio das notcias polticas nacionais ou uma grande restrio circulao. Isto se toma evidente em uma ordem do rei da Prssia, Frederico II, em 1784:
"No permitido que um particular divulgue opinies e criticas, nem que faa saber ou divulgue atravs de material impresso as noticias que recebe referentes s aes, procedimentos, leis, castigos e editais do monarca e das cortes, seus funcionrios governamentais, corpos

Kunczik, Michael. Conceitos de jornalismo norte e sul: manual de comunicao; traduo Rafael Varela ir. - 2 ed. 1, reimpr. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo 2002, p. 24 e 26. 2 Idem, p. 26.

colegiados e tribunais. Um particular incapaz de formar tal opinio porque tem pleno conhecimento das circunstancias e dos motivos"3. Com o passar do tempo, na Alemanha surgiram vozes para combater a censura uma dessas vozes foi Friederich Engels, em 1839, escreveu a seguinte carta: "A censura no me impedir que escreva livremente; que suprimam tanto quanto desejem do que escrevo, no me tornarei infanticida dos meus prprios pensamentos. Esses ataques do censor so sempre desagradveis, mas tambm honrosos; o autor que chega aos trinta anos - ou escreve trs livros - sem cortes do censor no vale nada. Os guerreiros cobertos por cicatrizes so os melhores. Em um livro tem que ser reconhecida a batalha com o censor(Kunczik,p.26) 4 .

2.1- Os jornais no Brasil No ano de 1808 nasceu imprensa no Brasil, Correio Brasiliense ou Armazm Literrio, em 1o de junho, impresso feito em Londres, dirigido por Hiplito Jos da Costa Pereira Furtado de Mendona e a Gazeta do Rio de Janeiro, em 10 de setembro, dirigido por Frei Tibrcio Jos da Rocha. Mas de forma tardia, se comprada com outros pases da Amrica, que tais como: no Peru, em 1594, no Mxico, Gazeta de Mxico y Noticia de Nueva Espana, de 1722, na Colmbia, Papel Peridico de Santa F de Bogot, de 1791, na Argentina, 1801. Mesmo nascendo tardiamente a imprensa brasileira no escapou da censura, que fora utilizada pelos governantes da nao. Como forma de controlar o contedo das publicaes. Com isso surgiram defensores da imprensa livre, dentre eles: Cipriano Jos Barata de Almeida, com o primeiro jornal republicano brasileiro, Sentinela da Liberdade, Joo Soares Lisboa, editor do Correio do Rio de Janeiro, preso por abuso da liberdade de imprensa, Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, Frei Caneca, editor do Typhis Pernambucano, que lutava contra a escravido e defendia a liberdade de imprensa, foi fuzilado em 15 de fevereiro de 1825, sendo o primeiro mrtir da imprensa brasileira; Libero Badar, editor do Observatrio Constitucional, defensor de uma imprensa livre e responsvel, critico do autoritarismo do imperador, foi assassinado em 1830.
3
4

Idem, p. 24 idem, p. 26

Somente em 1841, aps a coroao de D. Pedro II como imperador, que aumentou o nmero de tipografias no Brasil. O perodo do segundo reinado, de 1840 a 1889, a maior parte da populao brasileira era analfabeta, o que no impediu o desenvolvimento da imprensa, que teve liberdade para trabalhar e apoiar o movimento republicano, que culminou com a proclamao da repblica. No dia 4 de janeiro de 1875 foi fundado o jornal "Provncia de So Paulo", mas que, em 1890 passou a chamar-se O Estado de So Paulo. Tendo entre os seus dezesseis fundadores Manoel Ferraz de Campos Salles e Amrico Brasiliense. Com a proposta de ser um jornal republicano, que combatia a monarquia e a escravido. (O Estado de So Paulo) A constituio de 1891 trouxe consigo a censura, subtraindo a liberdade imprensa, conforme trecho datado de 29.3.18905:
"O chefe do Governo Provisrio, marechal Manoel Deodoro da Fonseca (AL), expede o Decreto n 295, que " sujeita ao regime do Decreto n 85-A, de 23 de dezembro de 1889, todos aqueles que derem origem a falsas notcias e boatos alarmantes dentro ou fora do pas ou concorrerem pela imprensa, por telegrama ou por qualquer modo para coloc-los em circulao". Com esses decretos fica oficializada a censura logo nos primeiros meses de instalao do regime republicano no pas".

Da proclamao da republica at o fim do estado novo, no houve afrouxamento das amarras do governo. Mas o pior ainda estava por vir ditadura militar, com o fechamento do congresso e a retirada e a negao aos direitos humanos fundamentais: ir e vir, liberdade de pensamento. Em 1921, Olival Costa e Pedro Cunha fundam o jornal folha da noite, depois em 1925 folha da manha e vinte e quatro anos mais tarde o folha da tarde. Da unio destes trs jornais nasceu o Folha de So Paulo, em um de janeiro de 1960. O rdio no Brasil, em 1923 surgiu, pelas mos de Edgard Roquette Pinto, sendo o primeiro veculo de comunicao a dividir espao publicitrio e noticioso com os jornais impressos, alm da capacidade de entreter os ouvintes. Com a chegada do novo meio de comunicao os jornais passaram a melhorar a qualidade das impresses e nas redaes foram implantadas maquinas de escrever.

Disponvel: http://www.camara.gov.br/a-camara/conheca/histona/republical.htrnl

10

O perodo de 1930 a 1950 foi recheado de eventos que marcaram a histria do pas, tais como: revoluo de 1932, constituio de 1934, estabelecimento do Estado Novo em 1937. Em 1939 o governo criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), decreto lei n 1915, em 27 de dezembro, que tinha entre as suas atribuies censurar toda a produo jornalstica, cultural e de entretenimento, alm de produzir contedo. A imprensa ficou subordinada indiretamente ao governo. Sendo utilizada para propaganda estatal, por meio de verbas publicitrias e financeiras. O ano de 1945 marcou o fim de um ciclo autoritrio, aps a deposio de Getlio Vargas. Em 1950, o mesmo Vargas retornou ao poder. Mas quatro anos mais tarde ele suicidou se, devido crise poltica causada pelo atentado ao jornalista Carlos Lacerda. No dia 18 de setembro de 1950, foi inaugurada TV Tupi, em So Paulo, no canal 3, por Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo proprietrio da empresa de comunicao Dirios Associados que, abrangia jornais e emissoras de rdio. Um meio de comunicao com capacidade de entreter, e de informar os telespectadores, com noticias ao vivo. Em 1961, Jnio Quadro renunciou a presidncia o vice Joo Goulart assumiu em seu lugar, aps a adoo do parlamentarismo, que foi revogado em 1963. A histria do jornalismo no Brasil tambm marcada pela luta contra a censura, tendo a imprensa alternativa como contra poder ao governo militar6. No Brasil a imprensa alternativa exerce um importante papel, sendo fundamental durante os tempos da ditadura, a partir do golpe de 31 de maro de 1964; publicao do Ato Institucional o AI-5, em 13 de dezembro de 1968, que institucionalizou o carter ditatorial do regime e tornou a censura implacvel at o incio do governo Geisel, em 1975; pois denunciavam os abusos, a tortura e a violao dos direitos humanos, visto que publicavam assuntos proibidos, censurados, e fazia oposio ao regime que no podiam ser publicados pelos grandes veculos de comunicao, por fora da ditadura, que colocava censores nas redaes. Conforme Maurcio, Henfil e a Censura:

Disponvel: http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/jornalismo--na-clitadura-militar/

11

O aparelho do regime militar distinguia os jornais alternativos dos demais, perseguindo-os e submetendo os que julgava mais importantes a um regime especial, draconiano, de previa censura. Em conformidade com a doutrina de segurana nacional, instituda pela ideologia da guerra fria, eram considerados pelos servios de segurana como inimigos: "organizaes de Frente" do comunismo internacional, que tinham por tarefas "isolar o governo" e difundir o marxismo, Editores d' O pasquim permaneceram encarcerados por dois meses logo aps o Al-5. Editores de Resistncia, Coojornal, Opinio foram presos em ocasies diversas. Algumas edies eram apreendidas mesmo depois de filtradas pela censura prvia.(kucinski, ano, p. 14).

A imprensa alternativa surgiu da articulao de duas foras igualmente compulsivas: o desejo das esquerdas de protagonizar as transformaes que propunham e a busca, por jornalistas e intelectuais, de espaos alternativos a grande imprensa e a universidade. na dupla oposio ao sistema representado pelo regime militar e as limitaes a produo intelectual jornalstica sob o autoritarismo que se encontra o nexo dessa articulao entre jornalistas, intelectuais e ativistas polticos. Compartilhavam, em grande parte, um mesmo imaginrio social, ou se j, um mesmo conjunto de crenas, significaes e desejos, alguns conscientes e at expressos na forma de ideologia , outros ocultos, na forma de um inconsciente coletivo. A medida que se modificava o imaginrios social e com ele o tipo de articulao entre jornalistas, intelectuais e ativistas polticos, instituam novas modalidades de jornais alternativos. A crtica ao regime, s atividades de seus opositores, bem como as prticas repressivas da ditadura eram, evidentemente, o alvo preferencial dos rgos de censura. Por outro lado, problemas sociais e econmicos tambm tinham restrita sua divulgao, de modo a se evitar qualquer estrago imagem do pas. O presidente da Repblica, general Ernesto Geisel anunciava uma "lenta, gradativa e segura distenso". O governo comeava a libertar o povo e a imprensa de suas amarras. Mas durante a ditadura militar, pessoas foram presas, torturadas, mortas enquanto outras desapareceram. Em 25 de outubro de 1975, sob tortura foi assassinado o jornalista chefe da TV Cultura, Vladimir Herzog. A maioria dos jornais alternativos tiveram vida curta como Versus, Coojornal, Reprter, Opinio, Movimento, Em Tempo, entre outros; o Pasquim durou mais, de 1969 a 1988, sofrendo forte censura militar at meados da dcada de 70.

12

O censor, um funcionrio pblico encarregado da reviso e censura dos materiais informativos, ou da censura aos meios de comunicao de massa: jornais, rdios, etc. Depois no governo do general Joo Figueiredo viria a Lei n 6.683 - de 28 de agosto de 1979, conhecida como lei da anistia, que ainda gera muita discusso, no Brasil como no texto abaixo, divulgado no site do Senado Federal:
"Lei beneficia militantes de organizaes politicas, servidores e sindicalistas punidos pelo regime militar O A Lei 6.683/79, conhecida como Lei da Anistia, foi promulgada pelo presidente Figueiredo, o ltimo do regime militar - que vigorou no Brasil de 1964 a 1985. Essa lei concedeu anistia a todos que, no perodo compreendido entre 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram crimes polticos ou conexos e crimes eleitorais, e tambm aos que tiveram seus direitos polticos suspensos. A lei trata ainda de direitos de reintegrao de servidores civis e militares e dos requerimentos e documentos exigidos para esse fim. Os anistiados que se inscreveram em partido politico legalmente constitudo puderam voltar a ser votados nas convenes partidrias a partir de 28 de agosto de 1980 - um ano aps a promulgao da legislao. (...) De um lado, houve que dissesse que a lei beneficiava tambm os torturadores de presos polticos, enquanto outros setores negavam essa tese, alegando que a Lei da Anistia no beneficiou os chamados "agentes do Estado" que praticaram torturas e assassinatos durante o regime militar, j que o texto da legislao no expressa tal deciso. Pela Constituio, que passou a vigorar em 1988, a tortura considerada crime hediondo e no poderia ser abrigada peia Lei de Anistia, conforme interpretao de alguns juristas. Outros alegam, no entanto, que ningum pode ser punido por fato que no era considerado crime poca em que foi cometido"7.

A partir da posse de Jos Sarney, como primeiro presidente civil em 1985, e a constituio de 1988, a imprensa brasileira pode desfrutar da liberdade, sem censura ou censor. Os jornais foram essenciais para a campanha s diretas j, de 1983 a 1984. Eleies 1989, o povo votou livremente para escolher o novo presidente da republica, aps dcadas de regime militar. Fernando Colior foi eleito pelo povo. Mas em 1992, sofre o impeachment, devido uma serie de denuncias contra o seu governo, assumindo assim o vice Itamar Franco. Governo Fernando Henrique Cardoso com as privatizaes. Governo Lula, criao mais benefcios sociais, tais como: programa minha casa minha vida, maior acesso as universidades pela

Senado Federal, entenda o assunto, http://www.2.senado.gov.br/noticias/entenda-o-assunto?search_letter=l,

13

populao carente, atravs de bolsas de estudo, bolsa famlia diminuio da pobreza. Desde a criao dos jornais impressos os meios de comunicao tem-se modernizado, com popularizao da internet possvel s pessoas fazerem comentrios das reportagens, desde que esteja conectada a rede. Atualmente os jornais tem ganhado mais verba com os anunciantes que geram receitas aos jornais, do que com a venda de exemplares.

14

3- O FOTOJORNALISMO
O fotojornalismo nasceu em 1904, com o primeiro tablide fotogrfico britnico, chamado Daily Mirror. A partir de ento as fotografias passaram a fazer parte dos jornais. Segundo Sousa (2002, p. 17) o fotojornalismo moderno nasceu na Alemanha aps a primeira guerra mundial, e floresceram de tal forma que a tiragem das revistas alems era de cinco milhes de exemplares, mas o que chamando a ateno de outros pases e criando tendncias, para novos avanos como os a apario de novos flashes. O poder de atrao das fotografias era evidente. Conforme Sousa:
"A forma como se articulava o texto e a imagem nas revistas ilustradas alems dos anos vinte permite que se fale com propriedade em fotojornalismo. J no apenas a imagem isolada que interessa, mas sim o texto e todo o "mosaico" fotogrfico com que se tenta contar a histria. As fotos na imprensa, enquanto elementos de mediatizao visual, mudam: aparecem a fotografia cndida, os foto-ensaios e as foto-reportagens de vrias fotos"8.

As guerra e o ps guerra foram um campo farto para os foto jornalistas. Mas no foram os nicos, as fotografias publicadas pela mdia alternativa, tambm merecem destaque. Alm de outros fatos, tais como: eleies, atentados terroristas, poltica economia, celebridades, policial, meio ambiente, cultura, cidades, flagrantes polticos, celebridades, a queda do muro de Berlim. Devido o acesso a internet e popularizao da maquina digital os foto jornalistas precisam trabalhar cada vez mais rpido para que outra pessoa no publique a fotografia do fato. Fotojornalismo no exclusivamente falar de fotografia, pois para informar o fotojornalismo recorre conciliao de fotografias e textos. Uma imagem fotogrfica dependendo do contexto da informao, seja ela de carter social, como a questo dos moradores de rua, consegue evocar o texto. Segundo Joo Pedro Sousa (2002):

Sousa, Joo Pedro, Fotojornalismo Uma introduo histria, s tcnicas e linguagem da fotografia na imprensa, Porto 2002 , http://www.bocc.ubi.pt,p. 17
8

15

"O fotojornalismo uma atitude sem fronteiras, claramente delimitadas. O termo pode abranger quer as fotografias de notcias, quer as fotografias de grandes projetos documentacionais, passando pelas ilustraes fotogrficas, epelos features (as fotografias intemporais de situaes peculiares com que o fotografo se depara) entre outros9. Um foto jornalista fotografa assuntos de importncia momentnea, assuntos da atualidade. Diferenciando-se assim do foto documentarista que so tendenciosamente intemporais, abordando os assuntos que sejam relacionados com a vida a superfcie da Terra e tenham significado para o homem. No existe fotojornalismo sem texto a fotografia, pois os dois se complementam. Fotografias de acontecimentos so geralmente duras e at mesmo chocantes. Devido a fotografia apresentar apenas o fato, enquanto o texto o descreve. Essas imagens so em duras e chocantes, no que diz respeito aos casos de assassinato como o que ocorreu com os moradores de rua, exemplo: o sangue na calada. Este tipo de fotografia chamada de Spot news: As spot news so as fotografias "nicas" de acontecimentos "duros"(hard news), frequentemente imprevistos. Nestas situaes os foto jornalistas, geralmente, tm pouco tempo para planear as imagens que querem obter. Mas, no calor de um acontecimento, a capacidade de reao que muitas vezes determina a qualidade jornalstica da foto.10 Por vezes, as spot news so realizadas no seio de acontecimentos traumticos, durante os quais as emoes esto flor da pele. Exige-se aos foto jornalistas responsabilidade e tacto em lidar com as vtimas de acidentes, com as autoridades, com manifestantes, etc11. (Sousa, 2002) E para obter este tipo de imagem, o jornalista precisa ser experiente, para consegui-las com rapidez, devido a velocidade que a informao circula via internet. Diferentemente das fotografias general news, noticias em geral, que d a oportunidade de planejar a melhor forma de se obter. Este tipo de fotojornalismo voltado para: entrevistas coletivas, manifestaes pacificas, congressos. Apesar de acontecimentos como as coletivas serem acontecimentos de rotina, no menos verdade que mesmo durante as situaes mais corriqueiras ou banais por vezes ocorrem fatos notveis e imprevistos
99

Sousa, Joo Pedro, Elementos de jornalismo impresso, Porto 2001 , p. 440 e 441. Sousa, Joo Pedro, Fotojornalismo Uma introduo histria, s tcnicas e linguagem da fotografia na imprensa, Porto 2002 , http://www.bocc.ubi.pt,p. 110 11 Idem, p. 111
10

16

com grande significado ou interesse. Daqui resulta, mais uma vez, a necessidade de o foto jornalista se encontrar preparado para a diversidade de ocorrncias que podem surgir. Por exemplo, quando um antigo secretrio do Tesouro do Estado da Pensilvnia convocou uma coletiva, ningum adivinhou que ele se iria suicidar em frente s cmaras, uma vez que culpava os jornalistas pelo seu infortnio: ter sido denunciado num escndalo de corrupo e desvio de fundos. Geralmente, o foto jornalista seleciona apenas uma fotografia de notcias sobre cada acontecimento. Por outras palavras, geralmente fazer fotografias de notcias corresponde a selecionar apenas uma nica imagem, esta fotografia "nica", idealmente,deve representar o essencial do acontecimento em causa12.

Devido srie de ataques aos moradores de rua no centro da Cidade de So Paulo os moradores de rua apareceram na mdia. Neste perodo eles foram fotografados pelas ruas iluminadas da cidade, dormindo enrolados em jornais e at embaixo de caixas de papelo. So imagem que chamam a ateno, pois so de cidados que pessoas no aprecem na mdia e que muitas vezes sofrem preconceito por parte da sociedade. Mas andando sozinho dos moradores de rua neste foram fotografados, nos locais onde, tendo foram fotografados em seu ambiente. Fotografados e mostrado a sociedade os problemas de uma metrpole, que a mais rica do Brasil, que pessoas que vivem nas ruas necessitam de ajuda e abrigo seguro.

1212

Idem, p. 113

17

4-

O NEWSMAKING - VALORES NOTCIA

Durante o perodo de evoluo do jornalismo o modo de se fazer jornal, se assim posso descrever, o jornalismo sofreu varias alteraes, tais como o modo de se fazer jornal. A notcia passou a ter valor. Constatao: h superabundncia de fatos no cotidiano, sem organizao do trabalho jornalstico impossvel produzir notcias. O newsmaking pode ser entendido como o conjunto de critrios, operaes e instrumentos, para escolher entre inmeros fatos uma quantidade limitada de notcias. Os valores notcia esto presentes nas matrias tanto do jornal Folha de So Paulo quanto do Estado de So Paulo, dado proximidade dos fatos, a notoriedade, a relevncia, por ser novidade, por ter ocorrido mortes, visibilidade, concorrncia, dia noticioso. Segundo Sousa (2002) os acontecimentos passam por um processo criterioso de seleo e hierarquizao antes de serem transformados em noticia. Os critrios de noticiablidade funcionam conjuntamente, tanto na fabricao quanto na difuso da noticia. Sousa (2002) classifica Galtung e Ruge (1965) como os primeiros autores a identificar esses critrios dos acontecimentos, tais como, proximidade, momento do acontecimento, significncia, proeminncia social dos envolvidos, proeminncia das naes envolvidas, consonncia, imprevisibilidade, continuidade, composio e negatividade. Segundo Wolf (p.190) a noticiabilidade constituda pelo conjunto de requisitos que se exigem dos acontecimentos, do ponto de vista da estrutura do trabalho no rgos de informao e do ponto de vista do profissionalismo dos jornalistas. Durante a cobertura jornalstica dos ataques aos moradores de rua, no centro de So Paulo, no perodo de dezenove a vinte e trs de agosto de dois mil e quatro, que resultou na morte de sete pessoas. A mdia publicou matrias sobre os fatos ocorridos. Cumpri citar o fator proximidade como um dos elementos que compuseram a noticia, devido os ter acontecido na cidade de So Paulo.

18

Os jornais no perderam tempo, para publicar o ocorrido, devido sua significncia, pois envolvia muitas pessoas. Embora os eventos no fossem agendveis a imprevisibilidade dos acontecimentos, surpreendeu a todos, trazendo a lembrana o que ocorrera no Rio de Janeiro, a chacina da candelria. Por fim outro fator no menos importante o relativo a negatividade, devido o assassinato de pessoas enquanto dormiam, em dias alternados. Fatos este que mobilizou ONGs, OAB, Governos (Prefeitura, Estado e Federal) Segundo Traquina (2004), fetos que envolvem mortes de pessoas, tem grande repercusso e atraem a audincia das massas. Exemplo disso chacina da Candelria, o caso Elo, o caso Nardoni, Daniela Perez. Conforme Galtung - Ruge:
"Constitui notcia aquilo que altera a rotina, as aparncias normais. Quanto mais negativo, nas suas consequncias, um acontecimento, mais probabilidades tem de transformar em notcia." (Wolf, p. 207)

Exemplos de matrias publicadas no perodo de vinte a trinta de agosto de dois mil e quatro. Vinte e trs de agosto:
"Padre Jlio inicia viglia em memria dos mendigos assassinados". O Estado de So Paulo (23.08.2004) "Deputados vo ao DHPP para saber sobre a morte de mendigos"- O Estado de So Paulo (30.08.2004)

19

5-

EVOLUO DO JORNALISMO IMPRESSO TEORIA DA AO POLTICA IDEOLGICA


Durante o perodo de evoluo do jornalismo o modo de se fazer jornal, se assim

posso descrever, o jornalismo sofreu varias alteraes, tais como o modo de se fazer jornal Segundo Traquina (2004), o jornalismo recebeu mudanas fundamentais no sculo XIX, tais como a industrializao da imprensa, a sua enorme expanso, e o nascimento do um mito - o mito do"Quarto Poder" - "um poder do reino, mais poderoso que qualquer um dos outros poderes" ( Henry Reeve, citado por 0'Boye, 1978:23), a imprensa fornecendo fatos e no opinies, informao e no propaganda, a emergncia de um campo jornalstico da sombra de uma atividade dependente do "plo poltico" para a conquista de uma "autonomia relativa". De acordo com Traquina (2004) , a definio do poios dominantes no campo jornalstico moderno: o polo "econmico" ou "comercial - com a comercializao da imprensa no sculo XIX, as notcias so a mercadoria de um negcio cada vez mais lucrativo, o polo ideolgico ou intelectual , com a definio da imprensa como elemento fundamental da teoria democrtica, o jornalismo visto como um servio pblico em que as noticias so o alimento de que os cidados precisam para exercer os seus direitos. Sabe-se que existem varias teorias do jornalismo para tratamento de um fato, at que ele se torne uma notcia. Mas o leitor comum no sabe por qual razo um jornal deu um enfoque diferente de outro jornal. Conforme Galtung - Ruge:
Constitui notcia aquilo que altera a rotina, as aparncias normais. Quanto mais negativo, nas suas consequncias, um acontecimento, mais probabilidades tem de transformarem notcia.(Wolf, p. 207)

Segundo Jorge Pedro Sousa (2002) existe vrios conceitos de jornalismo, com as seguintes denominaes: modelo autoritrio, modelo revolucionrio, modelo comunista, modelo de jornalismo para desenvolvimento e modelo ocidental de jornalismo dividido em modelo europeu e modelo norte americano. Como mencionado acima o jornalismo no Brasil passou por diversas mutaes e cada uma delas teve um modelo de jornalismo.

20

O jornal O Estado de So Paulo13 participa da articulao poltica do pas, e influenciou diretamente varias destas transformaes. Apoiou os seguintes eventos polticos no Brasil: movimento republicano, em 1930 a candidatura de Getlio Vargas, em 1932 a revoluo constitucionalista, em 1964 o movimento militar que deps o presidente Joo Goulart, mas depois de algum tempo comeou a sofrer com a censura do movimento que tanto apoiou. A Folha de So Paulo14 comeou a ganhar notoriedade poltica, a partir de 1976, com a criao de sees no jornal, como: tendncias/debates, pautada pelo principio da pluralidade. Com o enfraquecimento do regime militar no Brasil o jornal passou a apoiar o movimento de redemocratizao do pas.

5.1- Influncia da Ao Poltica nas reportagens dos jornais O Estado de So Paulo e Folha de So Paulo

Segundo as teorias da ao poltica pressupem que as notcias so como so porque interesses polticos e ideolgicos assim as determinam. Para a teoria da ao poltica de direita, o Estado que determina as notcias. Para a teoria da ao poltica de esquerda, elas so determinadas pelos interesses ideolgicos capitalistas. Segundo Nelson Traquina (2004):
"Seja de esquerda ou de direita, estas teorias defendem a posio de que as notcias so distores sistemticas que servem os interesses polticos de certos agentes sociais bem especficos que utilizam as notcias na projeo da sua viso do mundo, da sociedade, etc"15.

Durante a srie de ataques aos moradores de rua verificou-se que a mdia, jornais Folha de So Paulo e O Estado de So Paulo, esteve a servio dos interesses polticos, no apenas noticiou os fatos, informando a populao, mas abriu espao para o debate poltico.
1313

Resumo histrico, Jornal O Estado de So Paulo, http://www.estadao.com.br/historico/resumo/contil.htm 1414 Conhea a historia da Folha de So Paulo, disponvel: http://wwwl.folha.uol.com.br/institucional/conheca_a_folha.shtml 15 Traquina, N. Teorias do jornalismo: porque as notcias so como so. 1. vol. Florianpolis: Insular/Psjor-UFSC, 2004, p. 163.
15

21

5.2- Ao Poltica: Jornal O Estado de So Paul o Cumpre apresentar trechos de reportagens do jornal O Estado de So Paulo abriu espao poltica, em poca de eleio, para demonstrar esta ao. Em vinte de agosto, o jornal cedeu espao a poltica, a Prefeita Marta Suplicy:
"Prefeitura oferece colaborao ao governo do Estado.(OESP 16 (Mug, Mauro, 20 de agosto, de 2004, p. c4)

Nesta materia o jornal informou que a prefeitura de So Paulo levou coroas de flores e uma faixa escrita: assassinados pela intolerncia. Marta Suplicy, Prefeita de So
Paulo".

Nas matrias publicadas pelo jornal O Estado de So Paulo ocultou a discusso, a troca de acusaes entre o Governo do Estado de So Paulo e a Prefeitura de So Paulo. Alm de no destacar os problemas vividos pelos moradores de rua, tais como: a falta de albergues na cidade de So Paulo, como fez a Folha de So Paulo.

5.3- Ao Poltica ideolgica: Jornal Folha de So Paulo J o Jornal Folha de So Paulo abriu espao a discusso poltica, ou seja, ao bate boca poltico da poca. Em vinte de agosto o jornal publicou matria com o seguinte ttulo:
"Polcia no tem pistas dos autores do crime".

A seguir trechos da matria:


"Bate boca entre a candidata reeleio Marta Suplicy e o Secretrio Estadual da Segurana Pblica. A prefeitura divulgou nota com crticas ao do Estado, comandado pelo PSDB, partido de Jos Serra, principal adversrio da petista na disputa"...(FSP17(Da Reportagem local, p. C3)
16 17

Jornal O Estado de So Paulo Jornal Folha de So Paulo

22

A Secretria da Segurana Pblica por sua vez publicou nota resposta fazendo duras crticas prefeitura, entre elas:
"a PM tenta encaminhar os moradores de rua, mas no h albergues disponveis".

No dia seguinte a o jornal publicou uma matria sobre a quantidade de albergues e o numero de moradores de rua, A mdia manteve a populao informado da situao, que a cada dia era mais desesperador para os moradores de rua e famlias moravam prximas a regio central de So Paulo. Em dois mil e trs, segundo dados da FIPE (Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas), havia 10.394 pessoas vivendo na rua. Desses, 6.186 eram albergados, que frequentemente usavam esse tipo de servio e 4.208 dormiam nas ruas da cidade. A pesquisa foi de encontro s acusaes da Secretaria da Segurana Pblica, de que no havia albergues suficientes na cidade. Segundo a Prefeitura de So Paulo, o numero de vagas nos albergues em vinte e um de agosto de dois mil e quatro era de 7.500, com isso mais de duas mil pessoas moravam nas ruas. No dia vinte e um de agosto de 2004: Ttulo: Albergues tm 7.500 vagas para 10 mil. Linha fina: "Prefeitura afirma que no h demanda para criao de novas vagas voltadas
para os moradores de rua".

O debate poltico seguiu intenso entre os candidatos, que utilizaram a Folha de So Paulo como plataforma eleitoral, ao ponto de Hlio Silva Jnior da Comisso de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados dos Brasil) alertar que a troca de acusaes entre o Governo do Estado e a Prefeitura poderia prejudicar as investigaes. Conforme trecho de reportagem do dia vinte e dois de agosto de dois mil e quatro: Ttulo: Bomba fere morador de rua em novo ataque

23

Trecho: "O Posicionamento da OAB o d e advertir a sociedade para os riscos de uma possvel politizao do fato, at por respeito aos mortos". (FSP(Da Reportagem Local, p. C8)

Em outro trecho ele ataca a Prefeitura:


"A prefeitura detm informaes disponibilizadas para a polcia". privilegiadas que devem ser

24

6- MORADORES DE RUA E O TRATAMENTO DADO PELOS JORNAIS O ESTADO DE SO PAULO E FOLHA DE SO PAULO
Foram selecionadas manchetes, dos jornais O Estado de So Paulo e Folha de So Paulo, no perodo de vinte de agosto de dos mil e quatro a vinte de setembro do mesmo ano, se para identificar como foram tratados os moradores de rua, pelos dois veculos.

6.1- Jornal O Estado de So Paulo

O Estado de So Paulo utilizou nos ttulos das matrias as seguintes palavras: mendigos e sem-teto, para tratar as pessoas que foram atacadas enquanto dormiam.
"Padre Jlio inicia viglia em memria dos mendigos assassinados". (Vinte e trs de agosto) "Deputados vo ao DHPP para saber sobre a morte de mendigos". ( Trinta de agosto): (Garbin, Luciana, 29 de agosto de 2004, p. c5.) "Agressor de mendigos usava documento falso".( Cinco de setembro): "Ato pefa paz no centro de SP lembra morte de mendigos".( Dezenove de setembro:)

Segundo Aurlio (2008), mendigos, sem e teto, tm os seguintes significados: Mendigo:


"Aquele que pede esmola para viver". (Aurlio, 2008. P.I3I0) Sem: Indica falta, privao, excluso, ausncia, condio, exceo." (Aurlio, 2008. P.I823). Teto;"a face superior interna de duma casa ou dum aposento." (...)" telhado." (...) "habitao, abrigo." (Aurlio, 2008. P.I944)

Desta forma, o referido jornal demonstrando o preconceito que tem dessas pessoas.

6.2- Jornal Folha de So Paulo O jornal Folha de So Paulo utilizou na linha fina de uma das matrias, as seguintes palavras: cheiro e preconceito.

25

Titulo: "No Chile, presidente disse que ataques a moradores de rua no tm explicao; seis feridos correm risco de morte". Linha fina: "Para Lula mortes tem cheiro de preconceito".( Vinte e quatro) Cheiro e preconceito so palavras com significados diferentes, uma refere-se ao ar e a outra a uma atitude. Segundo Aurlio (2008), as palavras cheiro e preconceito significam:

Cheiro: (...) impresso produzida no olfato pelas partculas odorferas. (...) cheiro agradvel; perfume, aroma, odor, fragrncia, olor. (...) mau cheiro; fedor, fetidez (...) (Aurlio, 2008. P.454) Preconceito: (...) Conceito ou opinio formados antecipadamente, sem maior ponderao ou conhecimento dos fatos; ideia preconcebida. (...) Julgamento ou opinio formada sem levar em conta o fato que os conteste. (Aurlio, 2008. P.I6I7)

Conforme o dicionrio de sociologia Boudon (1990) a ideia de preconceito foi elaborado por socilogos americanos para explicar o fenmeno racismo. Definido da seguinte forma por G. W. Allport (1954):
"(...) como o juzo feito sobre um grupo antes de qualquer experincia e anlise; tem portanto uma funo de simplificao, ao permitir a implementao de um processo de categorizao sociai e ao fazer apelo a uma causalidade unidimensional; funciona com base no princpio da generalizao - todo o grupo, e cada um dos seus membros indistintamente, leva as marcas estereotipadas que o estabelecem numa singularidade. (...) Adorno e os seus colaboradores (1950) mostraram que, no indivduo, o preconceito - e mais em geral a atitude - no podia ser isolado; integra-se no sistema que forma a sua personalidade. (...) "Estas diversas caractersticas explicam, por um lado, que, porque est ligado ao sistema de valores do sujeito, o preconceito resiste fortemente a toda a informao contraditria."(Boudon e outros, 1990, P-197)

26

6.3-

Reportagem Positiva

O jornal O Estado de So Paulo publicou uma reportagem positiva sobre um exmorador de rua, com o seguinte ttulo: nos sonhos, um curso de corte e costura. Conta a historia de Francisco Carlos Maciel, 44 anos, uma pessoa que viveu nas ruas durante anos, que venceu o preconceito que assola os moradores de rua. Aim de conseguir emprego e moradia. Agora ele luta para realizar o que lhe trouxe para So Paulo: o sonho de ser estilista. Conforme jornal O Estado de So Paulo (2004):
"A pessoa precisa ter um endereo. Na rua, te veem como indigente. As vezes, voc vai pedir no farol e a pessoa fecha o vidro rapidinho. E falam: voc jovem, por que no vai trabalhar? Sem saber que agente vai procura e no acha". (...) "hoje, sonho s em fazer o curso de corte e costura e ser costureiro." (Garbin, Luciana, 29 de agosto de 2004, p. c5.)

7- CONSIDERAES FINAIS
Conclui-se que dentre todas as matrias publicadas pelos dois veculos, apenas uma foi positiva em relao aos moradores de rua. Elaborada pelo jornal O Estado de So Paulo, jornal este que na maioria dos ttulos das suas reportagens, tratou as vitima como mendigos e sem teto. Esse tipo de tratamento dado pela mdia a estas pessoas se relaciona com o significado de preconceito, conforme os dicionrios de sociologia Boudon(1990) e o novo dicionrio Aurlio (2008) da lngua portuguesa. Os dois veculos analisados cobriram os acontecimentos. Mas a Folha de So Paulo deu espao ao debate poltico, servindo como palanque de eleitoral de candidatos a prefeitura da cidade de So Paulo. O que mudou o foco das notcias, de carter social, para um carter poltico. A questo dos moradores de rua deu lugar ao debate poltico. Enquanto isso pessoas morriam nas ruas do centro de So Paulo, pois naquele perodo no havia instrumentos pblicos suficientes, para atender a demanda. Em 2004, Marta Suplicy, era prefeita de So Paulo, e candidata a reeleio, mas perdeu nas eleies, para Jos Serra, candidato do PSDB, mesmo partido do governador na poca Geraldo Alckmin. Segundo Traquina (2004), a ao poltica pressupe que as noticias so como so, pois interesses polticos assim as determinam. O que demonstra o poder do jornalismo, quando direcionado ao poltica ideolgica.

Referncias Bibliogrficas
ARANTES, Antonio Augusto. O Que Cultura Popular. So Paulo: Brasiliense, 1985. BELTRO, Luiz e QUIRINO, Nilton de Oliveira. Teoria da Comunicao de Massa. So Paulo: Summus, 1986. BRASIL. Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate Fome, Secretaria Nacional de Assistncia Social. Poltica Nacional de Assistncia Social - PNAS. Braslia, 2004. BURSZTYN, Mareei. No Meio da Rua: Nmades, excludos e viradores. Rio de Janeiro: Garamond, 2000. CONTI, Mrio Srgio. Notcias do Planalto. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. DINES, Alberto. O Papel do Jornal. So Paulo: Summus, 1986. ERBOLATO, Mrio. Tcnicas de Codificao em Jornalismo. So Paulo: tica, 1991. FOLHA DE S. PAULO. Manual geral da redao. So Paulo: Folha de S. Paulo, 1986. GUIMARES, Gleny Terezinha Duro. Rede de atendimento para moradores em situao de rua. Revista da ADPPUCRS, Porto Alegre, n. 5, p. 71-76, dez. 2004. O ESTADO DE SO PAULO. Manual de Redao e Estilo: O Estado de So Paulo: So Paulo, 1997. PENA, F. Teoria do jornalismo. So Paulo: Contexto, 2005. TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo: porque as notcias so como so. 1. vol. Florianpolis: Insular/Psjor-UFSC, 2004.

WOLF, Mario. Teorias de Comunicao. Presena: Lisboa, 1997.

You might also like