You are on page 1of 3

2 Lei da Termodinmica

Dentre as duas leis da termodinmica, a segunda a que tem maior aplicao na construo de mquinas e utilizao na indstria, pois trata diretamente do rendimento das mquinas trmicas. Dois enunciados, aparentemente diferentes ilustram a 2 Lei da Termodinmica, os enunciados de Clausius e Kelvin-Planck:

Enunciado de Clausius:

O calor no pode fluir, de forma espontnea, de um corpo de temperatura menor, para um outro corpo de temperatura mais alta. Tendo como consequncia que o sentido natural do fluxo de calor da temperatura mais alta para a mais baixa, e que para que o fluxo seja inverso necessrio que um agente externo realize um trabalho sobre este sistema.

Enunciado de Kelvin-Planck:

impossvel a construo de uma mquina que, operando em um ciclo termodinmico, converta toda a quantidade de calor recebido em trabalho. Este enunciado implica que, no possvel que um dispositivo trmico tenha um rendimento de 100%, ou seja, por menor que seja, sempre h uma quantidade de calor que no se transforma em trabalho efetivo.

Maquinas trmicas
As mquinas trmicas foram os primeiros dispositivos mecnicos a serem utilizados em larga escala na indstria, por volta do sculo XVIII. Na forma mais primitiva, era usado o aquecimento para transformar gua em vapor, capaz de movimentar um pisto, que por sua vez, movimentava um eixo que tornava a energia mecnica utilizvel para as indstrias da poca. Chamamos mquina trmica o dispositivo que, utilizando duas fontes trmicas, faz com que a energia trmica se converta em energia mecnica (trabalho).

A fonte trmica fornece uma quantidade de calor trabalho

que no dispositivo transforma-se em .

mais uma quantidade de calor que no capaz de ser utilizado como trabalho

Assim vlido que:

Utiliza-se o valor absolutos das quantidade de calor pois, em uma mquina que tem como objetivo o resfriamento, por exemplo, estes valores sero negativos. Neste caso, o fluxo de calor acontece da temperatura menor para o a maior. Mas conforme a 2 Lei da Termodinmica, este fluxo no acontece espontaneamente, logo necessrio que haja um trabalho externo, assim:

Rendimento das mquinas trmicas


Podemos chamar de rendimento de uma mquina a relao entre a energia utilizada como forma de trabalho e a energia fornecida: Considerando: =rendimento; = trabalho convertido atravs da energia trmica fornecida; =quantidade de calor fornecida pela fonte de aquecimento; =quantidade de calor no transformada em trabalho.

Mas como constatado:

logo, podemos expressar o rendimento como:

O valor mnimo para o rendimento 0 se a mquina no realizar nenhum trabalho, e o mximo 1, se fosse possvel que a mquina transformasse todo o calor recebido em trabalho, mas como visto, isto no possvel. Para sabermos este rendimento em percentual, multiplica-se o resultado obtido por 100%.

Exemplo: Um motor vapor realiza um trabalho de 12kJ quando lhe fornecido uma quantidade de calor igual a 23kJ. Qual a capacidade percentual que o motor tem de transformar energia trmica em trabalho?

You might also like