You are on page 1of 13

01 Introduo: Este relatrio um trabalho gerenciado diretamente pelos docentes das disciplinas FGE III, que direciona-se encontrar

rar solues para determinados problemas ou determinada proposta sendo tambm necessrio a aplicao de conhecimentos de todas as disciplinas lecionadas no semestre envolvido, de maneira objetiva e esclarecedora para o sucesso do projeto em questo. A grupo. idia principal desse projeto testar ou desenvolver habilidades dos alunos de engenharia da Uninove em atividade em

02 Relevncia Social:

O projeto elabora visando gerao de energia para aquecer um recipiente com gua foi desenvolvido uma pilha cuja resistncia dela iguala a pilha AA (1,5 v) trazendo sociedade o conhecimento de saber que possvel gerar energia com simplicidade, podendo ser utilizada em utenslios domsticos de at 1,8 v.

O3 - Objetivo Especfico:

Propiciar aos alunos dos cursos envolvidos a oportunidade de desenvolver, projetar e conceber a construo de produto, a partir da aquisio e/ou ampliao de conhecimentos, competncia e habilidades referentes s disciplinas estudadas no semestre anterior. Reconhecer a inter-relao das disciplinas que compem a grade curricular do curso. Promover a integrao entre alunos, professores e coordenadores. Inserir os alunos em atividades comuns prtica acadmica: planejamento, pesquisa e execuo de projetos.

04 Relevncia Terica: Foi possvel o levantamento de dados relevantes utilizando os meios de comunicao (internet), teve-se acesso ao experimento de Joule onde nele dizia que atravs do atrito causados entre as molculas era possvel a elevao da temperatura, porm houve controvrsias de pessoas graduadas que diziam que esse tipo experimento s daria certo com slido. Teve-se acesso tambm da idia de utilizao de uma espcie de banho-maria usando como fonte de energia o carbureto que estaria dentro de um tubo de ensaio imerso na gua, mas seu auto poder de destruio natureza e a exigncia de cuidados especiais na hora do descarte foram importante para uma nova desistncia. A dificuldade do uso de produtos qumicos foi se dando a idia de outros meios chegando confeco de pilhas usando como componente coca-cola, sal de cozinha (NaCl), cobre (moeda de 5 centavos), papel toalha e papel alumnio. Em seguida, aps a confeco das pilhas, seriam colocados fios de cobre em suas extremidades interligando as pilhas, juntando-os em uma resistncia, podendo assim aquecer a gua no seu recipiente. Utilizando assim termeltrica como fonte de energia.

05 - Problemas:

Aps confeco da bateria os problemas foram aparecendo, pois a mesma, no segurava carga sendo assim necessria a confeco de novas baterias, no se sabia o certo se o problema ocorrido estava sendo causado pelo papel alumnio que tocava na camada seguinte, ou se o cobre da moeda no era suficiente para conduzir ou segurar carga por mais tempo. As resistncias que eram usadas para fazer o teste eram trocadas constantemente com suspeita de no estar conseguindo aquecimento. Aps muitas tentativas e pesquisas. Foi descoberto que o problema estava na amperagem das baterias que quantia voltagem suficiente, porm, sem amperagem no iria aquecer.

06 Hiptese: Com o surgimento de empecilhos, houve-se tambm a obrigao de solues imediatas, ao que se refere ao tempo que faltava para o dia da apresentao que chegava aceleradamente. A pesquisa sobre o problema levava-se a pesquisar individualmente dos componentes usados nos experimentos e descoberto que o alumnio mesmo por ser praticamente a metade do peso do cobre e to bom quanto eficiente na conduo de energia e tambm no perder sua capacidade de conduo durante seu uso. Deixando claro que na medida em que os testes eram feitos, o pouco cido ingerido e cada camada queimavam o cobre acabando sua carga rapidamente, sem tempo para novas tentativas e reformulao do projeto o mais cabvel foi a juno de pilha industrializada em srie com a pilha caseira.

CRONOGRAMA DE EXECUO MESES / ANO


ATIVIDADES
FEVEREIRO MARO

2011
ABRIL MAIO

1. Entrega do cronograma
2. Reunio com o grupo e pesquisas sobre do produto. 3. Levantamento de custo do material 5. Seleo de materiais 6. Compra de material 7. Montagem do projeto 8. 1 Testes do projeto acurcia 9. Possveis reajustes 10. Novo teste do projeto 11. Acabamento final 12. Dia da competio

11 16, 17 e 18 4, 5, 6, 7e 8 11 e 12 14 e 15 16 e 17 21 e 22 24 29 3, 4, e 5 27

08 - Testes Realizados: No incio do projeto foi construda uma bateria que teve o alcance 2,8v, aparente normal, porm com um problema ela tinha uma grande voltagem comparando com a bateria comercializada AA 1.5v. Embora tivesse 1.3v a mais que a pilha comercializada, ela no tinha Ampare para passar corrente, ento foi aumentada a voltagem para 8.6v elevando o nmero de Ampare para 0.6, ainda insuficiente obrigando o aumento da corrente eltrica para esquentar a resistncia chegando concluso que para aumentar a amperagem seria preciso muitas baterias em srie, por essa razo foi utilizado bateria comercializada para juntar suas Ampares com a alta voltagem da pilha caseira para obteno de um resultado satisfatrio.

09 Metodologia: O processo teve o seguinte seguimento foi posto um pedao de cobre moeda de 5 centavos, um pedao de papel toalha molhado na coca-cola com sal diludo nela, e uma lamina de alumnio contendo tambm uma camada de foto-sensvel contendo prata como composio, esse processo foi repetido muitas vezes formando camadas, todos os componentes contendo a mesma espessura do cobre e provocando assim o aumento da pilha 8cm de comprimento.

10 - Consideraes Finais: O experimento apresentado neste trabalho interessante por vrios motivos: 1) Estuda um fenmeno diferente, a expanso trmica dos corpos; 2) Possibilita a obteno de dados quantitativos sobre a temperatura, que pode ser usado para testar a lei de joule ou suas generalizaes; 4) de montagem simples, no exigindo muitos recursos ou materiais de difcil acesso; 5) Pode ser utilizado em uma sala de aula com muitos alunos, pois fcil e rpido sua fabricao. Este experimento um exemplo de como possvel aprender Fsica de uma forma em que teoria e prtica esto diretamente relacionadas.

10

11 Tabela e frmulas usadas para obteno dos resultados:

Material Prata Cobre Alumnio Tungstnio Ferro Vidro gua Tijolo Madeira (pinho) Fibra de vidro Ar

Condutividade trmica [J/s/(mK)] ou [W/(m.K)] 426 398 237 178 80,3 0,72 0,86 0,61 0,4 - 0,8 0,11 0,14 0,046 0,026

Espuma de poliestireno 0,033 Espuma de poliuretano 0,020

Q= 0,24 . R . I . t Onde:
Q = quantidade de calor em calorias; 0,24 = constante [equivalente trmico de calor( 1J=0,24 Cal)]; R = Resistncia em ohms; (encontrado no multmetro) I = Corrente eltrica ao quadrado, em ampres; (encontrado no multmetro) t = Tempo em segundos.

11

Potncia dissipada no resistor / pela lei de Joule

Lei de Ohm U=R.i i= U R

Relao entre Elas P=U.i

Potncia Dissipada P = R . i2 P= U2 R

Joule e Trabalho
Um joule o trabalho realizado para transportar um coulomb (unidade de medida da carga eltrica), de um lado para outro, estando os dois pontos a uma diferena de um volt . O trabalho dado por:

onde: W o trabalho eltrico (em joule). Q a carga (em coulomb). U a diferena de potencial (em volt).

12

12 - Referncias Bibliogrficas Fsica I Siers (Youg e Freedman) 1-12 edio Person Addison -2006 Holiday, Resnickr fundamentos da Fsica, v1 LTC, 2008 8 edio http://www.abal.org.br/aluminio/vantagens.asp
SONNTAG, R.E. et al. Fundamentos da Termodinmica. So Paulo : Editora Edgard Blcher, 1998. p.357. USBERCO, J. & SALVADOR, E. Qumica. So Paulo : Editora Saraiva, 1999. p. 114-117. VIEIRA, R.C.C. Atlas de Mecnica dos fluidos. So Paulo: Editora Edgard Blcher, 1971. p.47.

13

You might also like