You are on page 1of 3

OS 5S DIVINOS

Denominao Conceito Portugus Japons Objetivo particular

UTILIZAO

Seiri

Separar o necessrio desnecessrio da sua vida

do Eliminar da sua vida o que seja intil

ORDENAO

Seiton

Colocar cada coisa em seu devido Organizar a sua vida de lugar forma eficaz

LIMPEZA

Seis

Limpar e cuidar do seu esprito

Melhorar o nvel de limpeza

SADE

Seiketsu

Tornar saudvel espiritual

ambiente Prevenir o aparecimento da desordem

AUTODISCIPLINA Shitsuke

Rotinizar e padronizar a aplicao Incentivar esforos dos S anteriores aprimoramento

de

1) SEIRI Senso de Utilizao Significa utilizar materiais, ferramentas, equipamentos, dados por Deus para ns, com equilbrio e bom senso. Onde realizado o descarte ou realocao de tudo aquilo considerado dispensvel para realizao do seu desenvolvimento espiritual. Os resultados da aplicao do Senso de Utilizao so imediatamente evidenciados.
o o o o o

Ganho de espao para o Esprito Santo comear a trabalhar na sua vida; Facilidade de limpeza e manuteno do seu esprito; Melhor controle da suas dificuldades; Reduo de dificuldades na sua vida; Preparao do ambiente espiritual para aplicao dos planos de Deus na sua vida.

2) SEITON Senso de Organizao O senso de organizao pode ser interpretado como a importncia de se ter todas as coisas de Deus disponveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para isto devem-se fixar metas e utilizar ferramentas como ler a palavra, orar, jejuar, etc. Tudo deve estar bem definido quanto ao seu local de uso e cada ferramenta deve ter seu uso especfico. Podemos identificar como resultados do senso de organizao:
o o o

Economia de tempo; Facilidade na localizao da ferramenta correta; Reduo de pontos inseguros na sua vida.

3) SEISO Senso de Limpeza A traduo para a palavra Seiketsu limpeza. Primeiramente, devem ser identificadas e eliminadas as causas da sujeira na sua vida. Ento realizado um dia de limpeza geral, o chamado Dia da Grande Limpeza (DGL), com a participao do lder. Neste dia nada pode ser esquecido. Este senso define a importncia de eliminar a sujeira e resduos escondidos ou mesmo objetos desnecessrios na sua vida, deixando tudo limpo, com o cuidado de no se estar varrendo somente por varrer, espanando somente por espanar. A melhor interpretao para senso de limpeza : no basta varrer tirando p e sujeira, importante que cada um tenha conscincia e que tambm deve ser sincero e honesto nesse processo, pois caso no seja, com o passar do tempo a pessoa voltar a ficar suja. Trata-se de manter o asseio das reas da sua vida. O senso de limpeza pode ir alm do aspecto fsico e espiritual, abrangendo tambm o relacionamento pessoal onde se preserva um ambiente onde impere a transparncia, honestidade, franqueza e o respeito. A aplicao do senso de limpeza traz como resultado:
o o o o

Ambiente saudvel e agradvel; Reduo da possibilidade de acidentes; Melhor conservao das reas da sua vida; Melhoria no relacionamento interpessoal.

4) SEIKETSU Senso de Padronizao e Sade O senso de padronizao traduzido na fixao de padres nos ministrios, escolas dominicais, cultos, etc. Como abrange tambm o conceito de sade, importante que sejam verificados o estado do seu corpo, alma e esprito afim de que sejam identificados problemas que afetam a sade dos cristos. Este senso tem como principal finalidade manter os 3 primeiros S (utilizao, ordenao e limpeza) de forma que eles no se percam. Podem-se evidenciar como principais resultados da aplicao deste conceito:
o o o o

Facilidade de localizao e identificao dos problemas e solues nas reas da sua vida; Equilbrio fsico e espiritual; Melhoria das reas da sua vida; Melhoria nas condies de segurana contra ATAQUES DO INIMIGO.

5) SHITSUKE Senso de Disciplina ou Autodisciplina A ltima etapa do programa 5S definida pelo cumprimento e comprometimento pessoal para com as etapas anteriores. Este senso composto pelos padres ticos e morais de cada indivduo. Esta etapa estar sendo de fato executada quando os indivduos passam a fazer o que precisa ser feito mesmo quando no h a vigilncia geralmente feita pela liderana ou quando estendem estes conceitos para a vida profissional demonstrando seu total envolvimento. Diante de um ambiente autodisciplinado(2CO13:5) a cerca dos princpios de Deus possvel que se tenha:
o o o o o

Melhor qualidade, produtividade e confiabilidade no discipulado; Discipulado dirio agradvel; Melhoria nas relaes humanas; Valorizao do ser humano perante Deus; Cumprimento dos planos de Deus na sua vida.

A convivncia com os cinco sensos apresentados leva os indivduos a compreenderem melhor o seu papel dentro do Reino de Deus e os torna parte dos resultados alcanados, fazendo nascer conscincia de que preciso ser disciplinado mesmo quando no h cobranas. Por isso, Deus sempre tem auxiliado as igrejas no processo de melhoria contnua dos ministrios, principalmente atravs da mudana cultural, a fim de se obter a vantagem competitiva necessria diante da guerra espiritual que ser colhida a curto, mdio e longo prazo.

You might also like