You are on page 1of 10

1

CENTRO UNIVERSITRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS ESTAGIRIO (A): Thiago Cardoso Fontenele

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO

RELATRIO DE ESTGIO CURRICULAR I EMPRESA: SEMED SETOR: Diviso de Gesto de Tecnologia da Informao PERODO DE REALIZAO: 01.07.11 31.08.11 TOTAL DE DIAS: 5 TOTAL DE HORAS: 6 NOME DO (A) SUPERVISOR (A): Jernimo Alencar Leo TELEFONE: 3632-2795/3632-2109 FUNO: Gerente de sistemas e programas FORMAO PROFISSIONAL: Administrao com nfase em anlise de sistemas

MANAUS 2011

Thiago Cardoso Fontenele

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO

Relatrio de Estgio Supervisionado, apresentado para a concluso do Curso de Cincia da Computao, sob a coordenao da Professora Janaina Silva.

MANAUS 2011

SUMRIO SUMRIO.......................................................................................................................................3 INTRODUO...............................................................................................................................4 2 SNTESE DA CARGA HORRIA SEMANAL........................................................................7 3 RELATRIO DESCRITIVO.......................................................................................................8 4 CONCLUSO............................................................................................................................10

INTRODUO

O Estgio Supervisionado est sendo realizado em um setor de Informtica no turno vespertino na Secretaria Municipal de Educao- SEMED, localizado na Av. Recife, N 2549 CEP 69057-002 Parque 10, Municpio de Manaus, Estado do Amazonas. Com carga horria de 264 horas, teve incio no dia 01 de julho de 2011 e termina no dia 31 de agosto de 2011, com carga horria semanal de 30 horas. O Estgio Supervisionado tem o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, buscando firmar uma prtica que seja significativa. Este relatrio composto da descrio das observaes e das experincias vivenciadas pelo estgio no setor de informtica, pois todo o conhecimento que tive em sala de aula, exercitei em prtica. Encontram-se descrito neste trabalho as observaes no s das atividades desenvolvidas no setor, como tambm, das manutenes feitas nas escolas municipais.

1 APRESENTAO DA EMPRESA A histria da Secretaria Municipal de Educao- SEMED tem suas origens nos idos de 1972 com a ento chamada Secretaria do Desenvolvimento Comunitrio SEDECO, e seu primeiro Secretrio foi o Prof. Aldimar Marinho Sampaio e o seu I Regimento sob o Decreto no 01, foi aprovado de 09/01/1975. Diversos resultados esto registrados na histria desta Secretaria, tais como: a SEMED, compreendendo a importncia da Telemtica, mas precisamente, a informtica no processo educativo, antecipou-se ao governo federal e implantou em 1996 o Projeto Horizonte em 10 escolas da rede. Esse Projeto utilizava uma linguagem de programao desenvolvida em Massachusetts Institute of Technology (MIT), Boston EUA, pelo brilhante Professor Seymour Papert, denominada Linguagem LOGO. Avanando nas questes pedaggicas do Sistema Municipal de Ensino, a SEMED ousou em transformaes que viabilizaram novos direcionamentos nas prticas do ensino e aprendizagem, demonstrando uma preocupao com o Currculo, Novas Metodologias e, principalmente, com a Gesto Democrtica e a formao de educadores, oferecendo formao Inicial e Continuada para todos os Educadores da Rede, inclusive, na rea de Tecnologias, quando em 1997, em parceria com a SEDUC, sob a coordenao da SEED/MEC, em articulao com as secretarias de educao do DF, dos Estados e dos Municpios, aderiu ao Programa Nacional de Informtica na Educao- PROINFO. Para atender ao Programa a SEMED construiu, instalou rede lgica, eltrica e mobiliou o espao fsico do Ncleo de Tecnologia Educacional- NTE, seguindo orientaes da SEED/MEC. Disponibilizou ao Programa, 6(seis) servidoras(tcnicos e pedagogas) que receberam a formao de Especializao em Tecnologias na Educao. A Secretaria Municipal de Educao de Manaus possui, hoje, 424 escolas da Educao Infantil ao Ensino Fundamental, com previso para 2009 de atendimento a 255 mil alunos. Conforme compromisso do prefeito Amaznino Mendes, a SEMED est trabalhando para a extino do turno intermedirio (turno da fome) que possui 28 mil alunos. Esse processo j foi iniciado.

O estgio est sendo desenvolvido na Secretaria Municipal de EducaoSEMED, no setor de Diviso de Gesto de Tecnologia da Informao- DGTI.

2 SNTESE DA CARGA HORRIA SEMANAL

Estagirio (a): Thiago Cardoso Fontenele Empresa: SEMED- Secretaria Municipal de Educao Setor: Diviso de Gesto de Tecnologia da Informao Semana 01/07/11 a 31/08/11 Nmero de dias 44 Nmero de horas 264

_____________________________ Assinatura do (a) Orientador (a)

___________________________ Assinatura do (a) Supervisor (a)

____________________________ Assinatura do (a) Estagirio (a)

3 RELATRIO DESCRITIVO As atividades desenvolvidas no estagio na rea de manuteno de computadores. Fao manuteno nos computadores e atendo chamados dentro da secretaria- SEMED, como por exemplo: solicitado o chamado no setor e vou verificar qual o problema da mquina, quando d resolvo l mesmo, seno, levo a mquina para o setor de informtica, onde tem um processo de entrada e sada de todas as mquinas e depois fao as verificaes. Quando problema de vrus na mquina, fao backup, onde so armazenados no servidor, formato e instalo o sistema operacional e software bsicos, concludo retorno o backup para mquina na unidade D, e quando d problema no hardware se tiver pea trocamos. Quando no d pra fazer backup, uso o sistema de recuperao de arquivo no qual existem vrios, como o Kurumim 7, Bart P, entre outros. Depois de tudo acabado, assino na etiqueta tudo o que foi feito na mquina, para o usurio ficar ciente do que foi feito, do sada e levo de volta para o setor e fao as configuraes, como: configurar o usurio, a internet, impressora e a rede. Todos esses processos tambm so feitas nas escolas municipais, que o corre praticamente da mesma maneira, s o processo externo. As escolas abrem o chamado, repassado pro tcnico e marca o dia para fazer a visita. feita uma seleo de qual tcnico vai e depois a SEMED libera o carro. Chegando escola, a diretora libera a chave do laboratrio pro tcnico, feita a verificao de todas as mquinas, pois sempre quando tem chamado pra formatador todos os computadores, instala todos os programas, e depois escreve no relatrio tudo o que foi feito, incluindo o nome da escola, as quantidades de mquinas completas, os pontos de rede, ar condicionado, no-break, estabilizador e cadeiras, depois todas essas informaes so cadastradas no SISMAQ, sistema de entrada e sada de documentos e computadores da DGTI- Diviso de Gesto de Tecnologia da informao. Os chamados mais freqentes solicitados na DGTI so de: - Mquinas com vrus; - Problema na internet; - Configurao de impressora, entre outros. Segue abaixo algumas das mquinas formatadas com seus devidos problemas:

- Escolas - E. M. So Joo -06.08.11 Diagnstico: Trocado a memria/ Feito Backup/ Formatado/ Criado duas parties/ Instalao S.O E Software bsicos (Office, 7 ZIP, adobe 9, PRODAM, AVG9, FireFox). - CMEI Prof Elza Damasceno -15.08.11 Diagnstico: Troca de memria/ Recuperado IP/ Backup (com dificuldade de fazer, pois tinha muito vrus) / No deu pra acessar a rede/ Formatado/ Instalao S.O e software bsicos/ Desativado as atualizaes. - SEMED - Diviso Distrital da Zona Norte-19.-08.11 Diagnstico: No tinha conexo rede, pois o sistema operacional estava danificado e por isso no foi possvel botar o backup na rede. Por isso, foram colocados todos os arquivos na unidade D e formatado s o C/ Formatado/ Instalao S.O e software bsicos/ Desativado as atualizaes. -Gerncia de Administrao Escolar- 01.09.11 Diagnstico: Feito Backup (Gravado no DVD) / Alguns arquivos estavam danificados/ Troca de Leitor de CD/ Formatado/ Instalao S.O e software bsicos / Desativado as atualizaes. Essas foram algumas dos milhares de mquinas que j formatei na SEMED e nas escolas, cada uma com problemas diferentes. Fao tambm um controle de entrada e sada de celulares coorporativos de funcionrios e chefes dos setores da SEMED e diretores das escolas.

10

4 CONCLUSO Com o estgio pude aprender muitas coisas que na faculdade no pude por em prtica na rea de manuteno e instalao de software e sistemas. E com isso, foi muito proveitoso todo o conhecimento que pude adquirir dentro da empresa, pois as pessoas que trabalham na empresa sempre procuram ensinar o que no sabemos e com isso foi fcil pegar todas as atividades voltadas dentro da rea de suporte. Trabalhar em equipe um Tema na empresa, pois existem muitos servios externos que so feitos nas escolas municipais, ento a pessoa tem que saber interagir com os usurios e prestar os melhores servios nos laboratrios das escolas. Isso foi uma coisa que aprendi muito, trabalhar em conjunto sempre ajudando o outro. Concluo aqui meu relatrio, com a garantia de dizer que estou preparado para enfrentar o mercado na rea de suporte e manuteno.

You might also like