You are on page 1of 35

Prof Adalberto Miranda

Manaus AM 2 Sem/2012

HORRIOS DE AULAS

Tera 1 Tempo (18:30h) MCI

Quinta MCI

2 Tempo (20:10h)
3 Tempo (20:30h) 4 Tempo (2210h)

MCI
-

MCI
-

AVALIAES E TRABALHOS
Data/hora incio 1 Avaliao 2 Avaliao 1 Trabalho 2 Trabalho Prova Final Data/hora Final

SUMRIO
Introduo. 2. Classificao e Funcionamento dos MCI. 3. Aplicaes. 4. Ciclos Tericos a Ar: Otto, Diesel e Sabath. 5. Parmetros de Desempenho: diagrama do Indicador, Presso Mdia Efetiva, Rendimentos. 6. Ensaios de Motores de Combusto Interna. 7. Tipos de combustveis. 8. Processos de Combusto em MCI. 9. Clculo de Desempenho pelo Modelo do Ciclo Arcombustvel. 10. Componentes Mecnicos do MCI. 11. Introduo cinemtica dos Componentes Mveis do MCI
1.

OBJETIVOS

Capacitar o estudante a identificar e compreender MCI.

1. INTRODUO (MOTORES TRMICOS)

So dispositivos que convertem energia trmica em trabalho mecnico. Divididos em dois grupos:
Combusto interna - a mistura admitida para dentro do motor queimada e sua energia trmica transformada em energia mecnica. Combusto externa - usa-se o combustvel para aquecimento de uma caldeira, onde ocorre a vaporizao do lquido que ser usado para a propulso do aparelho que transformar a energia trmica em energia mecnica. Ex. Mquina a vapor, turbina a vapor, etc.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)

O MCI um conjunto de componentes que se combinam entre si, com a finalidade de transformar a energia calorfica da combusto da mistura de ar e combustvel, em energia mecnica para efetuar o trabalho do motor. O combustvel misturado com o ar inflama dentro da cmara de combusto que fica no cabeote, movimentando os mbolos dentro dos cilindros no bloco do motor. O movimento gerado nos mbolos o que proporcionar a fora para acionar as rodas e movimentar o veiculo. A combusto o processo qumico da ignio de uma mistura de ar e combustvel.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)

Nas Aplicaes automotivas, existem dois tipos bsicos de MCI: um opera pelo ciclo Otto e outro pelo ciclo Diesel.
Umas das diferenas entre os dois ciclos: que no Otto o combustvel misturado com o ar antes de ser admitido pelo cilindro e no ciclo Diesel a mistura feita dentro do cilindro. O trabalho gerado pelo motor utilizado no s para mover o carro, como tambm para acionar diversos acessrios, como ar condicionado, sistema eltrico, direo hidrulica, alem de sistemas vitais ao prprio funcionamento do motor, como o sistema de arrefecimento, lubrificao e alimentao.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)

Um motor de combusto interna, alternativo, se divide em trs partes bsicas e principais: Cabeote, Bloco e Carter.
Comando de vlvulas

Pisto Biela Virabrequim

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)

Quando a queima do combustvel ocorre no interior do motor, denomina-se Motor de Combusto Interna.
O MCI composto por um cilindro fechado na sua parte superior pelo cabeote e na parte inferior pelo crter. Dentro do cilindro movimenta-se o pisto, ligado pela biela ao virabrequim, denominado arvore de manivelas. O formato peculiar desse componente transformar em movimento rotativo o movimento linear do pisto no cilindro. O Crter localizado na parte inferior do motor, age como um reservatrio de leo, captando todo o lubrificante que respinga e desce das partes superiores do motor.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)

Componentes do motor:
OHV over head valves vlvulas no Cabeote; OHC over head camshaft eixo comando de vlvulas no Cabeote; DOHC double over head camshaft dois eixos comando de vlvulas no Cabeote; 09 Pisto; 10 Biela; 11 Pino do pisto; 12 - Casquilhos (Bronzinas); 13 rvore de manivelas (Virabrequim); 14 Volante do motor; 15 Vareta; 16 Tucho;

01 Bloco; 02 Cabeote; 03 Carter; 04 Vlvulas; 05 Eixo comando de vlvulas; 06 Balancim (eixo de balancins); 07 Molas; 08 Anis;

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


BLOCO No interior : virabrequim, bielas e pistes;

Na prtica: "estrutura de suporte" do motor, onde ficam os suportes da sede de casquilhos e tambm os cilindros.

Material: ferro-gusa fundido ou de liga de alumnio;


Apresenta uma srie de ranhuras de reforo nos pontos mais crticos; fechado por cima pelo cabeote e por baixo pelo crter.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


CABEOTE

uma espcie de tampa do motor contra a qual o pisto comprime a mistura, no caso do ciclo Otto, ou o ar, no caso do Diesel.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


UMA VISO MAIS AMPLA DAS PARTES DO MCI

VDEO ILUSTRATIVO DO MCI

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


Pisto
- Parte mvel da cmara de combusto, recebe a fora de expanso dos gases queimados, transmitido-a biela, por intermdio de um pino de ao (pino do pisto). em geral fabricado em liga de alumnio.

Biela - Brao de ligao entre o pisto e o eixo de manivelas; recebe o


impulso do pisto, transmitindo-o ao eixo de manivelas (virabrequim). importante salientar que o conjunto biela-virabrequim transforma o movimento retilneo do pisto em movimento rotativo do virabrequim.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


PMS - Ponto morto superior - o ponto de mximo afastamento da cabea do pisto em relao rvore de manivelas.

PMI - Ponto morto inferior - o ponto de mnimo afastamento da cabea do pisto em relao rvore de manivelas .

CURSO (s) ou (c) - distncia entre o PMI e o PMS. o dobro do raio da manivela ( s = 2r ).

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


Virabrequim
- (Eixo de manivelas, rvore de manivelas) o eixo motor propriamente dito, o qual, na maioria das vezes, instalado na parte inferior do bloco, recebendo ainda as bielas que lhe imprimem movimento.

Eixo Comando de Vlvulas - (rvore Comando da Distribuio)


a funo deste eixo abrir as vlvulas de admisso e escape, respectivamente, nos tempos de admisso e escapamento. Ele acionado pelo eixo de manivelas, atravs de engrenagem, corrente ou ainda, correia dentada. dotado de ressaltos que elevam o conjunto: tucho, haste, balancim abrindo as vlvulas no momento oportuno.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


Vlvulas
- dois tipos: de admisso e de escape. A primeira (admisso) abre-se para permitir a entrada da mistura combustvel/ar (ou ar puro, conforme o caso) no interior do cilindro. A segunda (escape), abre-se para dar sada aos gases queimados.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)

1)

Tipos Bsicos de Motores Alternativos:


Motores de Ignio por Centelha - no qual a ignio ordinariamente provocada por centelha eltrica (motores de ciclo Otto). Motores de Ignio por compresso - no qual a ignio tem lugar ordinariamente sem a necessidade de uma centelha eltrica ou superfcie aquecida. A combusto se d por compresso (motores de ciclo Diesel).

2)

3)

Motores Carburados - no qual o combustvel combinado com o ar antes de fechar a vlvula de admisso. Os motores com injeo de combustvel nas janelas de admisso so motores carburados.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


4)

5)

6)

7) 8)

Motores com Carburao - no qual o combustvel combinado com o ar por meio de um carburador. Motores com Injeo - no qual o combustvel injetado no cilindro aps fechada a vlvula de admisso. Turbinas a gs - Turbina do tipo de combusto interna, isto , uma em que os produtos da combusto passam atravs dos expansores e palhetas da turbina. Ciclo de Trabalho: 4 tempos e 2 tempos. N de Cilindros:Monocilndricos e policilindricos.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)

PMS - posio extrema do pisto na parte superior do cilindro. PMI - posio extrema do pisto na parte inferior do cilindro. Curso do mbolo: c - a distncia entre o PMS e o PMI. Tempo Motor - o deslocamento do mbolo do PMS ao PMI decorrente da exploso e expanso dos gases na combusto. Taxa de compresso - a relao volumtrica no cilindro antes e depois da compresso.

rv = V1 V2

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)

Cilindrada unitria (Vu) - o volume deslocado pelo pisto entre o PMI e o PMS.(volume de admisso)
onde D o dimetro do pisto.

Cilindrada total (V) - a cilindrada unitria multiplicada pelo nmero de cilindros do motor. onde z o nmero de cilindros do motor.

Volume morto (V2) - o volume onde ser comprimida a mistura ar / combustvel; o volume da cmara de combusto. Volume total do cilindro (V1): V1 = Vu + V2

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


Velocidade mdia do pisto (Vp): Vp = 2 s n onde n a rotao do motor. Velocidade angular da rvore de manivelas (): =2n Velocidade angular do comando de vlvulas (v): motor 4 tempos: v = / 2 motor 2 tempos: v = ngulo : o ngulo descrito pela manivela em relao ao eixo do cilindro. = /t Raio da manivela (r): r=s/2

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


Ciclo Operativo - a sucesso de operaes termodinmicas que o fluido executa no interior do motor e repete com periodicidade. Ciclo Otto 4 Tempos: 1 Tempo: Admisso - A vlvula de admisso se abre

enquanto o pisto desce rumo ao ponto mais baixo do seu percurso, denominado PMI - ponto morto inferior. A descida do pisto gera uma depresso que aspira a mistura formada pelo ar e combustvel, que foi previamente preparada pelo sistema de alimentao.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)

2 Tempo: Compresso Com as vlvulas fechadas, o


pisto sobe em direo a sua altura mxima, denominada PMS ponto morto superior. Durante esse percurso, a mistura ar + combustvel e comprimida.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)

3 Tempo: Combusto ou Exploso Pouco antes do


PMS, uma centelha eltrica proveniente da vela de ignio inflama a mistura. A expanso dos gases aumenta abruptamente a presso no interior do cilindro, impulsionando o pisto para o PMI.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)

4 Tempo: Escape - Aps a combusto e pouco antes do


pisto atingir o PMI, a vlvula de escapamento comea a abrir favorecendo o inicio da exausto dos gases queimados. Quando o pisto inicia a nova subida, em direo ao PMS, expulsa os gases da cmara de combusto, forando a sua sada atravs do coletor de escapamento.

Aps o tempo de escapamento, uma nova admisso se inicia, em um ciclo que permanece enquanto o motor estiver funcionando.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


O 1, 2, e 3 TEMPOS absorvem energia mecnica, o que obriga o emprego de um volante ligado ao virabrequim.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


Motor de 2 Tempos:

Motores dois tempos so motores onde ocorre uma exploso a cada rotao do virabrequim. 1o Tempo - Aspirao e compresso: O pisto ao deslocar-se do PMI ao PMS, aps cobrir a janela de descarga, comea a comprimir a mistura ar-combustvel na parte superior do cilindro. Simultaneamente cria-se no crter uma depresso, que aspira a mistura atravs da janela de admisso. Um pouco antes do pisto chegar ao PMS, uma centelha eltrica e gerada na vela de ignio, dando inicio a combusto da mistura comprimida.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


Motor de 2 Tempos:

2o Tempo - Combusto e descarga: Quando a mistura comprimida entra em combusto o pisto e empurrado para o PMI. Durante este deslocamento, o pisto descobre inicialmente a janela de descarga expulsando parcialmente os gases da combusto. Quando descobre a janela auxiliar de admisso, a mistura que se encontra dentro do crter flui para a parte superior do cilindro, expulsando o resto dos gases queimados, enchendo-o com uma mistura nova.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


Motor de 2 Tempos:

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


VDEO DO AVIO

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


Exerccio 1: Para o motor monocilndrico, 4 tempos, da figura, so dados: D = 10 cm; r = 4,5 cm; V2 = 78,5 cm3; n = 4500 rpm. Pede-se: a) a cilindrada (cm3); b) a taxa de compresso; c) a velocidade mdia do pisto (m/s); d) a velocidade angular do comando de vlvulas (rad/s); e) se na rotao dada, a combusto se realiza para um =25, qual o tempo de durao da combusto em milisegundos.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)


Classificao dos MCI: (Resumo) 1. Ar: Diesel e Ar-Combustvel: Otto; 2. Ignio: Centelha e Compresso; 3. Movimento do pisto: Alternativo: Otto e Diesel; e Rotativos: Wankel e Quaseturbine; 4) Ciclo de Trabalho: 2 tempos e quatro tempos; 5) N de Cilindros: Monocilndrico e policilndrico; 6) Disposio dos Cilindros: Em linha opostos: Boxe e Em V em estrela: Radial; 7) Utilizao: Estacionrios, Industriais, Veiculares e Martimos.

1. INTRODUO (MOTORES DE COMBUSTO INTERNA)

You might also like