You are on page 1of 19

Plano de iamento de cargas por meio de guindastes Aplicao de Lista de Verificao

O plano de iamento foi desenvolvido para aplicao rpida nos casos de movimentao de cargas em reas industriais com o emprego de guindastes. No plano foram inseridas as questes mais comuns e sem os detalhamentos necessrios, principalmente no que diz respeito aos equipamentos de guindar.
ITENS SIM NO N/A

1-

PLANO AVANADO:

O valor exato do peso da carga movimentada conhecido? So conhecidas as dimenses e geometria da carga? Os pontos de pega foram inspecionados em suas soldas e conexes? H pontos de pega definidos pelo fabricante do material/equipamento? H algum contedo / acessrio que adicione peso ao equipamento de iamento? O equipamento de iamento adequado para a movimentao da carga? O equipamento de iamento necessita de pavimentao especial? H possibilidade do equipamento de iamento ou a carga provocar derrame de produtos perigosos no solo? Os produtos perigosos eventualmente vazados podem ser absorvidos ou contidos? Foram definidos os ngulos mximos e mnimos de inclinao da lana do equipamento de iamento da carga que assegure a movimentao segura? O equipamento foi inspecionado conforme programa pr-definido? A lana e conexes do equipamento foram inspecionadas? O circuito de fluido hidrulico est funcionando corretamente? Os dispositivos de controle e de frenagem foram testados antes da operao? A pessoa que executar a inspeo da operao (equipamento + carga + movimentao) qualificada? Os acessrios crticos de segurana do equipamento foram inspecionados e tm a identificao da cor do trimestre p/ inspeo? Foi feita inspeo diria no equipamento? Os cabos, cintas e acessrios foram dimensionados para a atividade? Os cabos e eslingas foram inspecionados e testados?

Pgina 1 de 19

Foram definidos a fixao e o mtodo de suspenso da carga? Os suportes e ou pontos de pega so adequados e de fcil acesso? H possibilidade de as lingadas se soltarem acidentalmente dos pontos de pega? O trajeto da carga conhecido pelo operador? Foi estabelecido planejamento para o transporte da carga? O local onde ser depositada a carga foi inspecionado e isolado? H obstculos fixos ou mveis no trajeto por onde a carga ser transportada? Foi prevista e instalada iluminao eltrica adicional para a realizao de trabalhos noturnos? Existem no trajeto do equipamento instalaes subterrneas que possam ser afetadas pelo peso do equipamento + peso da carga transportada? Existe linha eltrica prxima ao local de iamento? Ser necessrio o desligamento da linha eltrica antes do incio da operao? Existe espao livre ao longo do traado da movimentao, para um eventual desvio do veculo transportador ou a deposio da carga? requerida corda guia para o controle da carga? A carga estar em equilbrio enquanto suspensa? So requeridos amortecedores de carga?
2-

PLANO DE TRANSPORTE:

Ser necessrio o isolamento da rea? Sero necessrios veculos de apoio durante a movimentao? So requeridas escadas e/ou andaimes? rea da barricada cobre o raio de giro da carga? Foram considerados ferramentas/equipamentos auxiliares? H obstrues no caminho da carga? Os equipamentos de guindar encontram-se eletricamente aterrados? Foi prevista rea de paralizao momentnea do transporte em funo de emergncias industriais durante o mesmo? Foi prevista equipe de suporte para a orientao do operador e para segurar os cabos guias?
Pgina 2 de 19

Foi providenciado estoque de acessrios dos cabos de ao para substituio eventual? Foi previsto equipamento adicional caso o equipamento principal venha a apresentar problemas operacionais?
3-

PLANO DE TRABALHO:

Foi definido o papel de cada membro da equipe? Foi definido o responsvel pelo iamento? O operador do equipamento e o rigger so qualificados? Os sinais de comunicao foram estabelecidos? H rdios comunicadores suficientes para toda a equipe? A equipe est consciente que somente uma pessoa dar os sinais para o operador? Ser usado radio comunicador? H pontos cegos no trajeto da carga? carga crtica? Foi elaborado um plano escrito, caso a carga seja crtica? O plano para carga crtica atende o item 2.6.1.1? Foram conferidos raio e ngulo para a carga? A capacidade da lana e dos cabos foram dimensionados de acordo com os ngulos crticos de movimentao da carga? Foi verificada a amarrao da carga durante o transporte e depois de fixada? Foi verificado se patolas e chassis esto nivelados? O solo de apoio das patolas confivel? Existe ao de ventos fortes, ocasionando carga dinmica? Operador tem o procedimento de trabalho e o plano para aes emergenciais? H instrumentos de controle da velocidade dos ventos? H dispositivos de controle de aproximao de rios? Operador tem ponto cego? necessrio rdio comunicador Existem dispositivos de incndio ao longo do trajeto? Existe plano de emergncia que contenha as aes que devero ser tomadas em casos de emergncia ambiental?
Pgina 3 de 19

Existe plano de emergncia que contenha as aes que devero ser tomadas em casos de emergncia durante o transporte que possam envolver a carga e pessoas? Foram previstas a permanncia de ambulncia e unidades de socorro no local? Os trabalhadores ao longo do trajeto da carga foram informados sobre o transporte? Haver necessidade de interrupo de atividades?

Elaborado pelo Eng de Seg. do Trabalho Antonio Fernando Navarro Principais dispositivos empregados no transporte de cargas Sapatilho

Alavanca com catraca

Anis

Pgina 4 de 19

Cadernais

Barra de carga para iamento

Carretilhas

Carretilha para iamento

Pgina 5 de 19

Cinta de polister

Cinta plana

Conector

Destorcedor olhal x manilha

Pgina 6 de 19

Esticador gancho x gancho

Esticador olhal x manilha

Estropos

Gancho com trava livre

Pgina 7 de 19

Gancho com moito

Gancho para elevao de cargas

Gancho para iamento

Gancho simples

Garra de pega

Pgina 8 de 19

Cabos de ao

Manilha reta

Mosqueto com trava dupla

Mosqueto com trava simples

Pgina 9 de 19

Olhais e pontos de amarrao

Quadro de iamento

Soquete e cunha

Tirfor

Pgina 10 de 19

Encurtador

Tipos de acidentes envolvendo o transporte de cargas


1. Rompimento de cabos ou cintas; 2. Rompimento de pontos de pega; 3. Rompimento da embalagem; 4. Dimensionamento inadequado do equipamento de movimentao da carga; 5. Mau acondicionamento da carga; 6. Ventos fortes ou recalque do terreno; 7. Impercia do operador; 8. Outras causas mais.

Cuidados especiais durante a inspeo

Pgina 11 de 19

Pgina 12 de 19

Pgina 13 de 19

Pgina 14 de 19

Pgina 15 de 19

Pgina 16 de 19

Pgina 17 de 19

Pgina 18 de 19

Pgina 19 de 19

You might also like