You are on page 1of 33

CURSOS PROFISSIONAIS DE NVEL SECUNDRIO Tcnico de Instalaes Elctricas

PROGRAMA
Componente de Formao Tcnica Disciplina de

Electricidade e Electrnica
Escolas Proponentes / Autores
E. P. de Vouzela E. P. de Tecnologia e Electrnica (ESTEL) E.P. de Chaves E.T.P. de Sic Eng. Antnio Esteves (Coordenador) Eng. Antnio Archer Cabral Eng. Jorge Paulo Santos Eng. Rui Manuel Ribeiro Eng. Joo Paulo Mendes Eng. Vtor Duarte Mendes

Direco-Geral de Formao Vocacional 2005

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

Parte I

Orgnica Geral

ndice:
7. 8. 9. Caracterizao da Disciplina Viso Geral do Programa Competncias a Desenvolver

Pgina

2 2 2 3 4 5

10. Orientaes Metodolgicas / Avaliao 11. Elenco Modular 12. Bibliografia

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

1. Caracterizao da Disciplina
A disciplina de Electricidade e Electrnica leccionada nos dois primeiros anos de Formao do Curso com uma carga horria de 423 h distribuda ao longo de cada ano, por blocos de 90 minutos. Dado o seu carcter terico-prtico, parte das aulas so tericas e parte tem carcter prtico pelo que sero leccionadas em laboratrio. Esta disciplina pretende habilitar o aluno com conhecimentos cientficos de electricidade e electrnica de forma a compreender fenmenos, conceitos, leis e metodologias de anlise relacionada com a rea, baseado na lgica, rigor e esprito crtico. Far a explorao criativa de hipteses pela experimentao laboratorial, no s demonstrando e confirmando a teoria, mas sobretudo antecipando-a atravs do mtodo indutivo. No se pretende abordagens aprofundadas dos fenmenos, nem tratamentos matemticos complexos. O seu desenvolvimento far-se- de forma a preparar os Alunos para uma melhor integrao no mundo laboral.

2. Viso Geral do Programa


Pretende-se que o programa, permita ao Aluno adquirir um conjunto de conhecimentos bsicos de corrente elctrica e electrnica de forma a compreender o funcionamento de circuitos elctricos e electrnicos fundamentais. Os conhecimentos adquiridos com esta disciplina sero feitos de uma forma sequencial que serviro de suporte ao conjunto das disciplinas da formao tcnica. O programa desta disciplina, pretende desenvolver condies que proporcionem a aquisio e desenvolvimento de conhecimentos e aptides profissionais necessrios ao desempenho de funes exigidas a um tcnico qualificado, incluindo responsabilidades de orientao e coordenao. A insero de quatro mdulos da rea de Sistemas Digitais facultar ao aluno um conjunto de conhecimentos tericos e prticos que lhe permitiro compreender o modo de funcionamento de muitas das realizaes que a tecnologia actual coloca disposio.

3. Competncias a Desenvolver
Medir e interpretar grandezas elctricas. Analisar circuitos elctricos e electrnicos com base no conhecimento das leis fundamentais dos fenmenos elctricos e magnticos. Efectuar o ensaio e ajuste de circuitos e mdulos electrnicos. Projectar e ensaiar circuitos electrnicos de pequena complexidade. Projectar e realizar circuitos digitais utilizando a lgica combinatria e sequencial. Efectuar simulaes de circuitos digitais utilizando software especfico. Desenvolver o sentido empreendedor e anlise critica de informaes, adquirindo assim um grau de autonomia pessoal e socialmente dignificante. Organizar e planear o trabalho de forma metdica em funo dos meios, do tempo e dos objectivos definidos. Desenvolver capacidades de resoluo de problemas, de comunicao e de flexibilizao tcnica e manual. Promover altitudes que potenciem hbitos de trabalho individual e em grupo, com sentido de responsabilidade, tolerncia e respeito pela diferena.

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

4. Orientaes Metodolgicas / Avaliao


Pelo facto de ser uma disciplina terico-prtica e ter uma estrutura modular, as estratgias a desenvolver no processo ensino-aprendizagem devero permitir aos alunos, individualmente ou em grupo, adquirir gosto pela auto-formao e ao professor, conhecer os alunos, adaptando a sua aco educativa s necessidades de cada um deles. Recorrer-se-, assim, a mtodos de trabalho individualizado ou em grupo, facilitadores de ambientes de aprendizagem que valorizem a iniciativa, a responsabilidade, a autonomia e o sentido crtico. Pretende-se que na disciplina de Electricidade e Electrnica, a observao experimental esteja sempre presente e que a teoria e a prtica se desenvolvam iterativamente pelo que para isso se recomenda a utilizao de laboratrio de electricidade/electrnica durante todo o perodo de leccionao. O processo de avaliao constituir uma vertente importante para o sucesso na aprendizagem dos alunos; assim da mxima convenincia uma cuidada metodologia. Uma avaliao de diagnstico no incio do primeiro ano, poder favorecer o interesse dos alunos e permitir detectar eventuais insuficincias na sua formao e assim permitir uma melhor definio de estratgias na respectiva planificao. Estes elementos permitem tambm um melhor conhecimento relativamente a atitudes, conhecimentos e desempenho que os alunos vo demonstrando. Ser vantajoso a realizao de trabalhos individuais e de grupo, fichas e testes formativos, que devero ser corrigidos de forma a contriburem para uma hetero e auto-avalio. Isto permite ao aluno acompanhar a sua prpria formao. Sendo trs os momentos em que se verifica a avaliao sumativa interna, de natureza qualitativa e quantitativa, interessar realizar no final das grandes unidades de ensino/aprendizagem, provas, que de forma diferente, permitam avaliar a consolidao dos conhecimentos e competncias adquiridas.

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

5. Elenco Modular
Durao de referncia (horas)

Nmero

Designao

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Corrente Contnua Anlise de Circuitos em Corrente Contnua Magnetismo e Electromagnetismo Corrente Alternada Monofsica Semicondutores Transstor Bipolar Corrente Alternada Trifsica Sistemas Trifsicos Transformadores Sistemas de Numerao Circuitos Lgicos Circuitos Combinatrios Circuitos Sequenciais Electrnica de Potncia Mquinas Elctricas C.A. Mquinas Elctricas C.C.

30 30 21 30 30 27 18 18 36 18 21 30 30 30 27 27

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

6. Bibliografia
BOSSI, Antnio; EZIO, Sesta, Instalaes Elctricas. Hemus Editora. (s.d.). MATIAS, Jos V. Carreira, Mquinas Elctricas. Corrente Alternada. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos V. Carreira, Mquinas Elctricas. Corrente Contnua. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Electrotecnia. Didctica Editora, Vol. 1,2 E 3. (s.d.). MATIAS, Jos, Sistemas Analgicos e Digitais, Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Didctica Editora, Vol. 1. (s.d.). MATIAS, Jos, Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). MALVINO, Electrnica no Laboratrio. McGrawHill. (s.d.). MALVINO, Princpios de Electrnica. McGrawHill, Vol. 1. (s.d.). MILTON, Gussow, Electricidade Bsica. McGrawHill. (s.d.). PADILHA, Antnio e outros, Electrnica Digital. McGrawHill. (s.d.). PADILHA, Antnio, Sistemas Digitais. McGrawHill. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Analgicos e Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 11 Ano. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 11 Ano. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Electricidade, Curso Tecnolgico, 10. Ano. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electricidade e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros, Sistemas Analgicos e Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Porto Editora. (s.d.). PINTO, Antnio; ALVES, Vtor, Tecnologias, 11. Ano. Porto Editora. (s.d.). PINTO, Antnio; CALDEIRA, Jos, Tecnologias, 12. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). RODRIGUES, Jos; MATIAS, Jos, Mquinas Elctricas. Transformadores. Didctica Editora. (s.d.). VARANDA, Joaquim, Tecnologias da Electricidade, 11. Ano, Vol. 2. Didctica Editora. (s.d.).

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

Parte II

Mdulos
ndice:
Mdulo 1 Corrente Contnua Mdulo 2 Anlise de Circuitos em Corrente Contnua Mdulo 3 Magnetismo e Electromagnetismo Mdulo 4 Corrente Alternada Monofsica Mdulo 5 Semicondutores Mdulo 6 Transstor Bipolar Mdulo 7 Corrente Alternada Trifsica Mdulo 8 Sistemas Trifsicos Mdulo 9 Transformadores Mdulo 10 Sistemas de Numerao Mdulo 11 Circuitos Lgicos Mdulo 12 Circuitos Combinatrios Mdulo 13 Circuitos Sequenciais Mdulo 14 Electrnica de Potncia Mdulo 15 Mquinas Elctricas de C.A. Mdulo 16 Mquinas Elctricas de C.C.
Pgina

7 9 11 12 13 15 17 19 21 23 25 26 27 29 30 32

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 1

Corrente Contnua
Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em ambiente laboratorial de forma a permitir aos alunos verificarem e confirmarem experimentalmente os fenmenos elctricos analisados no estudo terico da corrente contnua.

2. Objectivos de Aprendizagem
Identificar as principais grandezas de um circuito elctrico e respectiva simbologia. Enunciar e aplicar a lei de OHM. Identificar os vrios mtodos de medida usados em electrotecnia. Utilizar correctamente os aparelhos de medida. Calcular erros de medida. Enunciar e aplicar a lei de Joule. Identificar as grandezas energia e potncia elctrica e respectivas unidades SI e prticas. Relacionar as grandezas caractersticas de um gerador em vazio e em carga.

3. mbito dos Contedos


As grandezas mais importantes do circuito elctrico. A lei de OHM. A lei de JOULE. Os aparelhos e tcnicas de medida. Associao de resistncias. Energia e potncia elctrica. Rendimento. Geradores e Receptores.

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS Mdulo 1: Corrente Contnua

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


MATIAS, Jos, Electrotecnia. Didctica Editora, Vol. 1. (s.d.). MATIAS, Jos, Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano, Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Sistemas Analgicos e Digitais, Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Didctica Editora, Vol. 1. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Electricidade, Curso Tecnolgico, 10. Ano. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano, Curso Tecnolgico de Electricidade e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros, Sistemas Analgicos e Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Porto Editora. (s.d.).

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 2

Anlise de Circuitos em Corrente Contnua


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em ambiente laboratorial para que o aluno possa analisar e comprovar o funcionamento do circuito elctrico alimentado por corrente contnua, constitudo por componentes passivos.

2. Objectivos de Aprendizagem
Distinguir ligaes em srie de ligaes em paralelo. Analisar um circuito recorrendo lei de Ohm generalizada, fazendo os clculos necessrios para determinar as grandezas elctricas essenciais. Determinar tenses e correntes num circuito recorrendo s leis de Kirchoff. Montar pequenos circuitos usando placas de ensaio ou Kits didcticos adequados. Dimensionar pequenos componentes a usar. circuitos, atendendo s principais caractersticas tecnolgicas dos

Analisar as medidas efectuadas num circuito, no sentido de detectar algum tipo de anomalia. Fazer uma estimativa dos valores a medir usando os conhecimentos tericos adquiridos. Enunciar e aplicar os teoremas de THEVENIN e de sobreposio. Identificar a constituio de um condensador. Caracterizar as associaes de condensadores.

3. mbito dos Contedos


Lei de Ohm generalizada. Leis de Kirchoff para anlise de circuitos com resistncia. Mtodos de simplificao de circuitos. Divisor de tenso e divisor de corrente. Teorema de Thevnin e teorema da sobreposio. O condensador em C.C.

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS Mdulo 2: Anlise de Circuitos em Corrente Contnua

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


MATIAS, Jos, Electrotecnia. Didctica Editora, Vol. 1. (s.d.). MATIAS, Jos, Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano, Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Sistemas Analgicos e Digitais, Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Didctica Editora, Vol. 1. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Electricidade, Curso Tecnolgico, 10. Ano. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano, Curso Tecnolgico de Electricidade e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros, Sistemas Analgicos e Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Porto Editora. (s.d.).

10

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 3

Magnetismo e Electromagnetismo
Durao de Referncia: 21 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em ambiente laboratorial para que os alunos conheam e comprovem os principais efeitos magnticos da corrente elctrica, suas grandezas e principais aplicaes.

2. Objectivos de Aprendizagem
Definir Campo magntico e espectro magntico. Identificar e explicar o espectro magntico de um man permanente. Descrever os campos magnticos criados pelas correntes elctricas. Descrever as interaces entre campos magnticos e correntes elctricas. Explicar o fenmeno da histerese magntica. Compreender os circuitos magnticos e o seu funcionamento. Descrever a induo electromagntica e os fenmenos associados. Identificar aplicaes do electromagnetismo.

3. mbito dos Contedos


O campo magntico. Campos magnticos produzidos pela corrente elctrica. Foras electromagnticas. Magnetizao dos materiais ferrosos. Circuito magntico. Induo electromagntica.

4. Bibliografia / Outros Recursos


MATIAS, Jos, Electrotecnia. Didctica Editora, Vol. 1. (s.d.). MATIAS, Jos, Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano, Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Sistemas Analgicos e Digitais, Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Didctica Editora, Vol. 1. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Electricidade, Curso Tecnolgico, 10. Ano. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano, Curso Tecnolgico de Electricidade e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros, Sistemas Analgicos e Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Porto Editora. (s.d.).

11

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 4

Corrente Alternada Monofsica


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em ambiente laboratorial de forma a permitir aos alunos verificarem e comprovarem os principais efeitos da corrente alternada em cargas resistivas, indutivas e capacitivas.

2. Objectivos de Aprendizagem
Definir os conceitos de corrente alternada, perodo, frequncia e fase. Identificar os diferentes tipos de formas de onda. Analisar circuitos com diagramas vectoriais para cargas resistivas capacitivas e indutivas. Analisar circuitos RLC srie e paralelo, atendendo ao factor de potncia, energias activa e reactiva. Determinar as potncias num circuito. Calcular capacidades para compensao do factor de potncia. Conhecer as principais grandezas do sistema trifsico de tenses.

3. mbito dos Contedos


Corrente alternada sinusoidal. Perodo, frequncia e fase. Comportamento do condensador e da bobina em corrente alternada. Lei de Ohm para corrente alternada. Diagramas vectoriais. Circuito RLC srie e paralelo; Impedncia em circuitos RLC srie e paralelo. Potncia em AC. Compensao do factor de potncia. Clculo do somatrio das potncias em corrente alternada. Introduo C A trifsica. Tenses simples e compostas.

4. Bibliografia / Outros Recursos


MATIAS, Jos, Electrotecnia. Didctica Editora, Vol. 3. (s.d.). MATIAS, Jos, Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano, Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Sistemas Analgicos e Digitais, Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Didctica Editora, Vol. 3. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Electricidade, Curso Tecnolgico, 10. Ano. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano, Curso Tecnolgico de Electricidade e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros, Sistemas Analgicos e Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Porto Editora. (s.d.).

12

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 5

Semicondutores
Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em instalaes laboratoriais de modo a que o aluno seja capaz de verificar e comprovar as caractersticas, o funcionamento e aplicaes dos diversos tipos de semicondutores.

2. Objectivos de Aprendizagem
Descrever as caractersticas dos semicondutores. Distinguir semicondutores tipo P e tipo N. Explicar as caractersticas da juno PN. Efectuar clculos para a polarizao de dodos. Realizar montagens com dodos e proceder anlise dos circuitos. Descrever as aplicaes dos semicondutores atendendo s suas principais caractersticas. Explicar os tipos de circuitos usados na rectificao e as suas caractersticas. Dimensionar uma fonte de alimentao de corrente contnua simples. Conhecer os dodos Zner quanto sua constituio, caractersticas e aplicaes. Conhecer os dodos para aplicaes especiais quanto s suas caractersticas e aplicaes.

3. mbito dos Contedos


Materiais semicondutores. Conduo no silcio e germnico. Semicondutores do tipo P e do tipo N. Dodos semicondutores. Juno PN. Polarizao directa e inversa. Circuito equivalente de um dodo. Rectificao de meia onda e onda completa. Filtragem. Dimensionamento de uma fonte de alimentao C.C. com filtragem por condensador. Circuitos multiplicadores e limitadores de tenso. Dodos de Zner. Dodos para aplicaes especiais.

13

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS Mdulo 5: Semicondutores

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


MATIAS, Jos, Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Sistemas Analgicos e Digitais, Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Didctica Editora, Vol. 2. (s.d.). MALVINO, Electrnica no Laboratrio. McGrawHill. (s.d.). MALVINO, Princpios de Electrnica. McGrawHill, Vol. 1. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electricidade e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros, Sistemas Analgicos e Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Porto Editora. (s.d.). VARANDA, Joaquim, Tecnologias da Electricidade, 11. Ano, Vol. 2. Didctica Editora, (s.d.).

14

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 6

Transstor Bipolar
Durao de Referncia: 27 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico por isso dever decorrer em parte em instalaes laboratoriais proporcionando aos alunos a verificao e confirmao dos conceitos tericos estudados relativos s caractersticas, principio de funcionamento e montagens bsicas dos transstores bipolares.

2. Objectivos de Aprendizagem
Conhecer a constituio, tipos e simbologia do transstor bipolar. Polarizar o transstor e compreender o seu funcionamento. Relacionar as correntes e tenses no transstor. Reconhecer o transstor como amplificador de corrente. Identificar os parmetros ( e ). Conhecer as montagens fundamentais: EC, BC, CC. Analisar as curvas caractersticas do transstor em EC. Traar a recta de carga esttica. Identificar zonas de funcionamento do transstor. Compreender o funcionamento do transstor como comutador. Verificar o funcionamento do transstor como amplificador. Conhecer os vrios tipos de circuitos de polarizao, vantagens e desvantagens de cada um. Conhecer o funcionamento do transstor em regime dinmico. Conhecer um esquema equivalente para sinais, simplificado e respectivas equaes com parmetros hbridos. Analisar o amplificador para sinais em EC, BC e CC. Comparar as caractersticas das trs montagens.

15

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS Mdulo 6: Transstor Bipolar

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


Transstor Bipolar: Constituio e funcionamento. Funcionamento esttico: Montagens EC, BC, CC. Anlise da montagem EC. Curvas caractersticas. Zonas de funcionamento. Recta de carga. Funcionamento como comutador e amplificador: Polarizao: Fixa Com resistncia de emissor. Por divisor de tenso. Funcionamento dinmico: Esquema equivalente para sinais. Montagens: EC, BC, CC.

4. Bibliografia / Outros Recursos


MALVINO, Electrnica no Laboratrio. McGrawHill. (s.d.). MALVINO, Princpios de Electrnica. McGrawHill, Vol. 1. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros. Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 11. Ano. Curso Tecnolgico de Electricidade e Electrnica. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva e outros, Sistemas Analgicos e Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 11. Ano. Porto Editora. (s.d.). PINTO, Antnio; Alves, Vtor, Tecnologias, 11. Ano. Porto Editora. (s.d.) VARANDA, Joaquim, Tecnologias da Electricidade, 11. Ano, Vol. 2. Didctica Editora. (s.d.).

16

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 7

Corrente Alternada Trifsica


Durao de Referncia: 18 horas

1. Apresentao
Mdulo com carcter terico-prtico pelo que uma parte dever decorrer em instalaes laboratoriais proporcionando aos alunos a verificao e confirmao dos conceitos tericos estudados relativos s caractersticas da corrente trifsica, nomeadamente ligao de cargas.

2. Objectivos de Aprendizagem
Caracterizar uma instalao em corrente alternada trifsica. Compreender a necessidade de utilizao das instalaes em corrente trifsica. Relacionar a corrente trifsica com os sistemas e modo de produo. Identificar receptores trifsicos e os diferentes tipos de ligao. Calcular correntes e tenses em sistemas trifsicos. Utilizar diversos tipos de receptores trifsicos, consoante o respectivo esquema de ligao. Reconhecer as vantagens da utilizao da corrente trifsica.

3. mbito dos Contedos


Produo de tenses alternadas trifsicas. Representao matemtica/vectorial de sistemas trifsicos. Alimentao de cargas por sistemas trifsicos de tenses: Sistemas em estrela. Sistemas em tringulo. Tenses simples e compostas. Ligao de receptores trifsicos: Ligaes em estrela: Estrela equilibrada. Estrela desequilibrada (com e sem neutro). Concluses sobre sistemas de ligaes em estrela. Ligaes em tringulo: Tringulo equilibrado. Tringulo desequilibrado. Concluses sobre sistemas de ligaes em tringulo. Vantagens no uso de sistemas trifsicos.

17

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS Mdulo 7: Corrente Alternada Trifsica

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


BOSSI, Antnio; EZIO, Sesta, Instalaes Elctricas. Hemus Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Electrotecnia. Didctica Editora, Vol. 3. (s.d.). MATIAS, Jos, Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.).

18

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 8

Sistemas Trifsicos
Durao de Referncia: 18 horas

1. Apresentao
Este mdulo pressupe a aquisio dos contedos do mdulo anterior (Corrente Alternada Trifsica). Tem carcter terico-prtico pelo que uma parte dever decorrer em instalaes laboratoriais proporcionando aos alunos a verificao e confirmao dos conceitos tericos estudados relativos aos sistemas trifsicos, nomeadamente a potncia trifsica e a compensao do factor de potncia das instalaes.

2. Objectivos de Aprendizagem
Distinguir os diferentes tipos de ligao das cargas trifsicas. Reconhecer as situaes de indispensabilidade do neutro. Estabelecer os diagramas vectoriais de correntes e tenses das fases e do neutro. Efectuar clculo de potncias em sistemas trifsicos. Aplicar os vrios mtodos de medida de potncia trifsica. Identificar/compensar o factor de potncia das instalaes.

19

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS Mdulo 8: Sistemas Trifsicos

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


Potncia em sistemas trifsicos: Potncia por carga de sistemas em estrela. Clculo vectorial da corrente no neutro de sistemas em estrela: Sistemas equilibrados. Sistemas desequilibrados. Potncia por carga de sistemas em tringulo. Clculo vectorial das correntes de linha e de fase nos sistemas em tringulo: Sistemas equilibrados. Sistemas desequilibrados. Potncia trifsica: Expresses gerais para as potncias activa reactiva e aparente. Expresses particulares para potncia trifsica em sistemas equilibrados: Estrela Tringulo. Medida de potncias trifsicas: Mtodo de um wattmetro. Mtodo do wattmetro trifsico. Mtodo dos trs wattmetros. Mtodo de Aron. Clculo de correntes pelo mtodo de Boucherot. Factor de potncia das instalaes trifsicas: Anlise do problema. Compensao do factor de potncia.

4. Bibliografia / Outros Recursos


BOSSI, Antnio; EZIO, Sesta, Instalaes Elctricas. Hemus Editora. (s.d.). MATIAS, Jos, Electrotecnia. Didctica Editora, Vol. 3. (s.d.). MATIAS, Jos, Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, 10. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Didctica Editora. (s.d.).

20

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 9

Transformadores
Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, decorrendo em sala de aula normal e sempre que necessrio em laboratrio. Pretende-se dar a conhecer aos alunos as caractersticas de vrios tipos de transformadores bem como dot-los de conhecimentos para dimensionamento correcto de transformadores em funo dos objectivos pretendidos. Aborda-se tambm a proteco dos transformadores. Em laboratrio, sero feitos pelos alunos a construo de transformadores tendo em conta o respectivo dimensionamento.

2. Objectivos de Aprendizagem
Caracterizar transformadores. Identificar as partes constituintes dos transformadores. Identificar atravs de esquemas o tipo de transformador. Ligar e proteger correctamente transformadores. Dimensionar transformadores. Construir transformadores.

21

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS Mdulo 9: Transformadores

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


Transformador monofsico: Bobina de ncleo magntico. Transformador ideal. Transformador real. Esquema equivalente do transformador. Transformador adaptador de impedncias. Esquema simplificado pela aproximao de Kapp. Ensaio do transformador em curto-circuito. Corrente de curto-circuito em regime normal. Queda de tenso. Rendimento Paralelo de transformadores monofsicos. Transformador trifsico: Constituio Ligao dos enrolamentos. ndice horrio. Grandezas nominais. Relao de transformao trifsica. Paralelo de transformadores trifsicos. Refrigerao de transformadores. Transformadores especiais: Auto transformador. Transformadores de medida. Transformadores de tenso. Transformadores de intensidade. Transformadores de nmero de fases. Proteco de transformadores: Proteco diferencial. Proteco de mxima corrente. Proteco de massa. Proteco trmica. Dimensionamento e construo de transformadores.

4. Bibliografia / Outros Recursos


BOSSI, Antnio; EZIO, Sesta, Instalaes Elctricas. Hemus Editora. (s.d.). MILTON, Gussow, Electricidade Bsica. McGrawHill. (s.d.). RODRIGUES, Jos; MATIAS, Jos, Mquinas Elctricas. Transformadores. Didctica Editora. (s.d.).

22

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 10

Sistemas de Numerao
Durao de Referncia: 18 horas

1.

Apresentao

Este mdulo tem carcter mais terico devendo ser completado com a realizao de exerccios de modo a que o aluno consolide conhecimentos na rea dos sistemas de numerao, da aritmtica binrias e dos cdigos binrios.

2. Objectivos de Aprendizagem
Caracterizar as diferentes bases de numerao. Representar nmeros nas bases decimal, binria e hexadecimal. Efectuar a converso entre decimal e as outras bases e vice-versa, de nmeros inteiros e fraccionrios. Efectuar operaes aritmticas em binrio. Calcular o complemento a dois e a um de um nmero binrio. Representar nmeros binrios com bit de sinal. Efectuar converses entre o cdigo BCD e o sistema decimal. Conhecer a utilizao do cdigo ASCII. Compreender o sistema de deteco de erros por bit de paridade.

3. mbito dos Contedos


Sistemas de Numerao: Sistema decimal. Sistema binrio. Sistema hexadecimal. Converso entre sistemas. Aritmtica Binria: Adio e subtraco binrias. Complemento a dois e a um. Representao de um nmero binrio com bit de sinal. Cdigos binrios: BCD Paridade Gray ASCII Deteco de erros atravs do bit de paridade.

23

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS Mdulo 10: Sistemas de Numerao

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


PADILHA, Antnio e outros, Electrnica Digital. McGrawHill. (s.d.). PADILHA, Antnio, Sistemas Digitais. McGrawHill. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Analgicos e Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 11 Ano. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 11 Ano. Porto Editora. (s.d.).

24

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 11

Circuitos Lgicos
Durao de Referncia: 21 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, devendo decorrer em ambiente laboratorial de modo a que o aluno possa verificar e comprovar a tabela da verdade das portas lgicas e de circuitos lgicos elementares.

2. Objectivos de Aprendizagem
lgebra de Boole e funes lgicas: Compreender a noo de estado lgico, varivel lgica e nvel lgico. Representar as funes lgicas atravs de tabelas de verdade. Desenhar o logigrama a partir da expresso lgica e vice-versa. Conhecer os postulados e teoremas da lgebra de Boole. Simplificar funes lgicas atravs dos teoremas e postulados da lgebra de Boole e pelo mtodo de Karnaugh. Desenhar circuitos de lgica combinatria a partir da tabela de verdade ou da expresso de sada. Portas Lgicas: Identificar os smbolos das portas lgicas. Conhecer o funcionamento das portas lgicas bsicas. Reconhecer a universalidade das portas NAND e NOR. Utilizar portas NAND e NOR para implementar qualquer funo lgica. Famlias Lgicas: Conhecer as caractersticas das famlias lgicas mais usadas nos circuitos digitais (TTL e CMOS).

3. mbito dos Contedos


lgebra de Boole. Funes Lgicas. Portas Lgicas. Famlias Lgicas.

4. Bibliografia / Outros Recursos


PADILHA, Antnio e outros, Electrnica Digital. McGrawHill. (s.d.). PADILHA, Antnio, Sistemas Digitais. McGrawHill. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Analgicos e Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 11 Ano. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 11 Ano. Porto Editora. (s.d.).

25

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 12

Circuitos Combinatrios
Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, devendo decorrer essencialmente em ambiente laboratorial de modo a permitir aos alunos ensaiar e comprovar as caractersticas e funcionamento dos circuitos combinatrios estudados na teoria.

2. Objectivos de Aprendizagem
Em relao aos circuitos codificadores/descodificadores, multiplexers/desmultiplexers, comparadores e somadores/subtractores os alunos devem: Conhecer o seu funcionamento e aplicaes. Obter a tabela de verdade. Implementar os respectivos circuitos com portas elementares ou CI.

3. mbito dos Contedos


Codificadores e descodificadores. Multiplexers e desmultiplexers. Circuitos comparadores. Somadores e subtractores.

4. Bibliografia / Outros Recursos


PADILHA, Antnio e outros, Electrnica Digital. McGrawHill. (s.d.). PADILHA, Antnio, Sistemas Digitais. McGrawHill. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Analgicos e Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 11 Ano. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 11 Ano. Porto Editora. (s.d.).

26

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 13

Circuitos Sequencias
Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, devendo decorrer essencialmente em ambiente laboratorial de modo a permitir aos alunos ensaiar e comprovar as caractersticas e funcionamento dos circuitos sequenciais estudados na teoria.

2. Objectivos de Aprendizagem
Flip-Flop`s (Biestveis): Distinguir circuito sequencial de circuito combinatrio. Compreender o funcionamento do FF com portas lgicas NAND e/ou NOR. Representar o FF pela sua tabela da verdade e diagrama temporal. Reconhecer biestveis sncronos e assncronos. Identificar os biestveis pelos seus smbolos. Descrever o funcionamento de circuitos sequenciais atravs de diagramas de estado. Contadores e divisores de frequncia: Conhecer os vrios tipos de contadores, as suas caractersticas e funcionamento. Implementar um contador a partir da sua tabela da verdade. Utilizar contadores como divisores de frequncia. Registos de deslocamento: Compreender o princpio de funcionamento de um registo de deslocamento, as suas caractersticas e aplicaes. Conhecer os diferentes modos de funcionamento de um registo de deslocamento quanto entrada/sada de dados. Identificar os registos de deslocamento quanto ao modo de deslocamento ( direita e esquerda).

3. mbito dos Contedos


Flip-Flop`s (Biestveis). Registos de deslocamento. Contadores e divisores de frequncia.

27

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS Mdulo 13: Circuitos Sequencias

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


PADILHA, Antnio e outros, Electrnica Digital. McGrawHill. (s.d.). PADILHA, Antnio, Sistemas Digitais. McGrawHill. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Analgicos e Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 11 Ano. Porto Editora. (s.d.). PEREIRA, A. Silva; GUA, Mrio; BALDAIA, Rogrio, Sistemas Digitais. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica, 11 Ano. Porto Editora. (s.d.).

28

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 14

Electrnica de Potncia
Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer, em parte, em ambiente laboratorial/oficinal de forma a permitir aos alunos verificar as caractersticas e funcionamento e aplicaes dos componentes de electrnica de potncia.

2. Objectivos de Aprendizagem
Conhecer as caractersticas dos componentes de electrnica de potncia. Compreender o funcionamento de componentes de electrnica de potncia. Relacionar os componentes de um sistema de disparo.

1. mbito dos Contedos


Tecnologia da Electrnica de Potncia: Estudo dos semicondutores para controlo de potncia. Dodo Rectificador de potncia. Reguladores de potncia. Transstor como interruptor de potncia. Estudo do SCR Tirstor: Natureza construtiva do tirstor juno PNPN Princpio de funcionamento do tirstor. Zonas funcionais curvas caractersticas de funcionamento. Caractersticas tcnicas funcionais. Diac, Triac. Dispositivos de comando de gate UJT. Rel do estado slido Conceito e aplicaes. Converso da corrente elctrica: C. Alternada em C. Contnua Rectificao. C. Contnua em C. Alternada Ondulao. Projecto de Electrnica de Potncia: Circuitos em electrnica de potncia. Rectificao controlada. Fonte de alimentao AC/DC controlada. Circuito para controlo de potncia de uma carga AC (motor, lmpada).

2. Bibliografia / Outros Recursos


PINTO, Antnio; ALVES, Vtor, Tecnologias, 11. Ano. Porto Editora. (s.d.). PINTO, Antnio; CALDEIRA, Jos, Tecnologias, 12. Ano. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica. Porto Editora. (s.d.).

29

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 15

Mquinas Elctricas C.A.


Durao de Referncia: 27 horas

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo, dar uma panormica, entre outros, dos aspectos construtivos das mquinas elctricas rotativas em corrente alternada e sua aplicabilidade. O mdulo terico-prtico, devendo ser utilizado, sempre que necessrio, o laboratrio com vista a aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas tericas.

2. Objectivos de Aprendizagem
Distinguir as caractersticas da mquina assncrona. Relacionar o funcionamento desta mquina com a corrente alternada sinusoidal. Apreender o conceito de campo girante. Identificar/aplicar os diversos tipos de arranque do motor trifsico. Identificar a placa de terminais, reconhecendo as convenes. Distinguir as caractersticas da mquina sncrona. Relacionar o funcionamento da mquina sncrona com a corrente alternada sinusoidal. Conhecer a expresso da fora electromotriz. Calcular potncia e rendimento das mquinas rotativas. Reconhecer a reversibilidade da mquina sncrona. Relacionar o motor sncrono com a compensao do factor de potncia.

30

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS Mdulo 15: Mquinas Elctricas C.A.

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


Mquina assncrona: Constituio do motor assncrono. Campo girante motor trifsico. O escorregamento do motor assncrono trifsico. Rotor em curto-circuito e rotor bobinado. Placa de bornes: Ligaes em estrela. Ligaes em tringulo. Binrio motor e potncia mecnica. Balano energtico do motor assncrono. Ensaio em vazio, em carga e em curto-circuito. Binrio resistente. Arranque dos motores assncronos trifsicos: Principais sistemas de arranque: Em funo da potncia. Em funo do tipo de motor. Outros tipos de arranque. Regulao de velocidade dos motores assncronos trifsicos: Motores de rotor em curto-circuito. Conversor de frequncia. Motores de rotor bobinado. Motor assncrono monofsico: Princpio de funcionamento. Motor monofsico de fase auxiliar. Motor de induo de espira em curto-circuito. Motores especiais: Motor bifsico. Motor de relutncia e motor de histerese. Motor universal. Motor de repulso. Motor passo a passo. Mquina Sncrona: Estudo do alternador. Alternador monofsico. Alternador polifsico. Arranque do alternador. Curvas caractersticas. Diagrama de carga. Potncia e rendimento dos alternadores. Estudo do motor sncrono.

4. / Bibliografia Outros Recursos


MATIAS, Jos V. Carreira, Mquinas Elctricas, Corrente Alternada. Didctica Editora. (s.d.).

31

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRNICA TCNICO DE INSTALAES ELCTRICAS

Cursos Profissionais

MDULO 16

Mquinas Elctricas C.C.


Durao de Referncia: 27 horas

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo, dar uma panormica, entre outros, dos aspectos construtivos das mquinas elctricas de corrente contnua e sua aplicabilidade. O mdulo terico-prtico, devendo ser utilizado, sempre que necessrio, o laboratrio com vista a aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas tericas.

2. Objectivos de Aprendizagem
Conhecer a constituio da mquina de corrente contnua. Estabelecer a expresso da fora electromotriz. Classificar as mquinas c.c., quanto ao tipo de excitao. Reconhecer as caractersticas dos diferentes tipos de mquina c.c.. Identificar a simbologia, a partir da placa de terminais. Calcular potncias, rendimento e perdas.

3. mbito dos Contedos


Recapitulao das Leis do Electromagnetismo. Estudo da mquina C.C., enquanto dnamo: Constituio Princpio de funcionamento. Fora electromotriz. Classificao quanto aos tipos de excitao. Simbologia e placa de terminais. Potncia rendimento e perdas. Associao de dnamos. Estudo da mquina C.C., enquanto motor: A reversibilidade da mquina C.C.. Princpio de funcionamento. Tenso aplicada e fora contra-electromotriz. Binrio motor versus binrio resistente. Potncia mecnica, rendimento e perdas. Classificao e curvas caractersticas.

4. Bibliografia / Outros Recursos


MATIAS, Jos V. Carreira, Mquinas Elctricas, Corrente Contnua. Didctica Editora. (s.d.).

32

You might also like