You are on page 1of 15

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO 2012

DADOS DE IDENTIFICAO DO CANDIDATO No deixe de preencher as informaes a seguir. Prdio Nome N de Identidade rgo Expedidor UF N de Inscrio Sala

ATENO Abra este Caderno, quando o Fiscal de Sala autorizar o incio da Prova. Observe se o Caderno est completo. Ele dever conter as seguintes disciplinas: Lngua Portuguesa, Lngua Estrangeira, Matemtica, Fsica, Qumica e Biologia, cada uma com 06 questes. Se o Caderno estiver incompleto ou com algum defeito grfico que lhe cause dvidas, informe, imediatamente, ao Fiscal. Uma vez dada a ordem de incio da Prova, preencha, nos espaos apropriados, o seu Nome completo, o Nmero do seu Documento de Identidade, a Unidade da Federao e o Nmero de Inscrio. Para registrar as alternativas escolhidas nas questes objetivas de mltipla escolha, voc receber um Carto-Resposta de Leitura tica. Verifique se o Nmero de Inscrio impresso no Carto coincide com o seu Nmero de Inscrio. As bolhas constantes do Carto-Resposta devem ser preenchidas totalmente, com caneta esferogrfica azul ou preta. Preenchido o Carto-Resposta, entregue-o ao Fiscal, juntamente com este Caderno e deixe a sala em silncio.

BOA SORTE!

LNGUA PORTUGUESA TEXTO A Rios que matam e morrem H quem diga que as prximas guerras sero travadas pelo controle da gua, cuja disponibilidade vem diminuindo por culpa do homem. Os nmeros so alarmantes. Segundo a ONU, h cerca de 1,1 bilho de pessoas sem acesso adequado gua, ou 1,8% da populao do planeta. Se nada for feito, esse nmero deve chegar a 3 bilhes em 20 anos. A contaminao das guas responsvel por mais de 10 milhes de mortes por ano causadas por doenas como clera e diarreia, principalmente na frica. No Haiti, um dos pases mais miserveis do planeta, muita gente mata a sede com o esgoto que corre a cu aberto. Alguns especialistas chegam a prever que as prximas guerras sero travadas pelo controle da gua em vez do petrleo. No seria uma novidade. No Antigo Egito, o controle das enchentes do Nilo serviu de pretexto para a conquista de civilizaes e territrios. Hoje, a maior expresso de luta armada envolvendo a gua est no conflito entre Israel e Palestina, que tem como pano de fundo o estratgico vale do rio Jordo. Parece incrvel que a gua seja motivo de tanta disputa. Afinal, a Terra no chamada de planeta gua? De fato, as guas cobrem 77% da superfcie do planeta, mas somente 2,5% so de gua doce. E menos de 1% est acessvel ao uso pelo homem. Embora a gua existente na Terra seja suficiente para todos, h a dificuldade de distribuio, a populao no para de crescer, e a ao humana vem alterando drasticamente o sistema hdrico. O desmatamento e a impermeabilizao do solo nos centros urbanos, por exemplo, quebram o ciclo natural de reposio da gua, secando rios centenrios. A situao preocupante, mas com algumas mudanas no comportamento de empresrios, do governo e da populao, possvel reverter o quadro em pouco mais de uma dcada. Nas zonas rurais, muitos produtores aplicam gua em excesso ou fora do perodo de necessidade das plantas. Quanto s indstrias, bastaria que seguissem a lei: 80% dos resduos industriais nos pases em desenvolvimento so despejados clandestinamente em rios, lagos e represas. J o usurio domstico, embora represente a menor fatia de consumo, pode, com sua atitude, influenciar os volumes consumidos pela indstria e pela agropecuria. Para isso, basta que cada um siga algumas recomendaes simples, como varrer a calada em vez de lav-la com a gua da mangueira, no lavar a loua ou escovar os dentes com a torneira aberta e no transformar o banho dirio em uma atividade de lazer.
(Karen Gimenez. Superinteressante. O Livro do Futuro. So Paulo: Abril, mar. 2005. Fragmento adaptado)

01. Para a compreenso do Texto apresentado acima, fundamental que o interpretemos conforme as definies mostradas a seguir. I. O Texto do tipo narrativo. Sua coerncia est no desenvolvimento de um conflito, que envolve cenrios e personagens e, no final, o desfecho favorvel para o protagonista. II. O gnero em que o Texto se constri corresponde a um comentrio opinativo, fundamentado, porm, em dados objetivos, histricos e relevantes. Poderia figurar como Editorial de um jornal. III. O Texto se concentra em um tema. Desdobra-se, no entanto, para incluir previses nada animadoras em relao a um futuro mais ou menos prximo. IV. Pelo problema tratado no Texto, so enumerados diferentes responsveis, do mais amplo ao mais particular: a vida do cotidiano domstico de cada um. V. O Texto, em suas anlises do problema, no to radical: admite que a situao poder ser revertida, caso todos se empenhem numa mudana de perspectiva e de atitudes. So CORRETOS apenas os comentrios constantes nas opes: A) I, II, III e V. B) I, II e IV. C) II, III, IV e V. D) I e IV. E) IV e V.

02. Analise a coerncia dos comentrios que so feitos acerca do Texto e de alguns de seus fragmentos. I. II. O Texto comea com uma afirmao taxativa, categrica: Os nmeros so alarmantes. Para os argumentos apresentados, o autor busca o fundamento de dados objetivos e indica a fonte de onde procedem: Segundo a ONU...
2

III. IV. V.

A meio do Texto, o autor expe sua dvida; desconhece a resposta e procura saber: Afinal, a Terra no chamada de planeta gua?. Uma concluso a que se poderia chegar que os destinos da vida do Planeta esto sujeitos qualidade da interveno humana. O problema em anlise no Texto no se restringe s regies pobres da Amrica do Sul nem aos tempos da contemporaneidade.

So ACEITVEIS apenas os comentrios que constam nas opes: A) I, II e IV. B) I, III e V. C) I, II, IV e V. D) II, III e IV. E) II, III, IV e V.

03. A escolha das palavras em um texto determinante para a compreenso de seu sentido. Em relao ao Texto em anlise, podemos afirmar que I. II. III. IV. V. expresses como gua, sistema hdrico, rios centenrios, enchente, torneira aberta apontam para um mesmo campo semntico e contribuem para a unidade do texto. as expresses luta armada e conflito, no primeiro pargrafo, podem ser consideradas expresses sinnimas. O mesmo acontece em relao a esgoto e cu aberto. as palavras rios, lagos e represas, no terceiro pargrafo, fazem parte de uma cadeia. Por si s, sua presena em um texto j indcio de sua coeso. os prefixos que aparecem em desmatamento e impermeabilizao tm o mesmo sentido: indicam negao, privao. dizer que a populao vem alterando drasticamente o sistema hdrico o mesmo que dizer: a populao vem modificando estrategicamente o sistema hdrico.

So CORRETAS apenas as afirmaes feitas nas opes: A) I, II e IV. B) I, III, IV e V. C) II, III e IV. D) I, III e IV. E) II e V.

04. Uma condio para a correta compreenso do texto consiste na identificao da funo pretendida em cada ponto do texto. Analise os trechos transcritos abaixo e os comentrios que so feitos acerca dos sentidos e das funes que expressam. I. II. III. IV. V. Em: A contaminao das guas responsvel por mais de 10 milhes de mortes por ano causadas por doenas como clera e diarreia, o fragmento destacado expressa um sentido de causalidade. Em: A situao preocupante, mas com algumas mudanas no comportamento de empresrios, do governo e da populao, possvel reverter o quadro em pouco mais de uma dcada, o autor usa o segmento destacado para fazer uma ressalva. Em: O desmatamento e a impermeabilizao do solo nos centros urbanos, por exemplo, quebram o ciclo natural de reposio da gua, secando rios centenrios, o segmento em destaque indica uma consequncia do problema antes referido. Em: Embora a gua existente na Terra seja suficiente para todos, h a dificuldade de distribuio, o segmento sublinhado expressa uma relao de concesso. Em: Nas zonas rurais, muitos produtores aplicam gua em excesso ou fora do perodo de necessidade das plantas., o segmento destacado indica a localizao temporal da referncia feita a seguir.

So CORRETOS apenas os comentrios que aparecem nas opes: A) II, III, IV e V. B) I, II, III e IV. C) I e III. D) I, II e III. E) I, III e V.

05. Observe a concordncia verbal pela qual o autor optou em: H quem diga que as prximas guerras sero travadas pelo controle da gua. Considerando questes sintticas de concordncia, analise os enunciados abaixo e os comentrios feitos acerca de cada um deles. I. II. Se houvessem mais cuidados com o controle da gua, muitos problemas seriam evitados. (O verbo haver est no plural para concordar com o sujeito mais cuidados). Falta mais pessoas envolvidas com o problema da gua no planeta. (O sujeito da orao vem aps o verbo, ncleo do predicado. Nesse caso, o verbo fica no singular).
3

III. IV. V.

O resultado de pesquisas sobre o controle da gua mostram a gravidade do problema. (O verbo deve ficar no plural para concordar com o ncleo do sujeito pesquisas). Em: Nenhuma das pesquisas sobre o controle da gua trouxe resultados alarmantes. (O verbo deve ficar no singular: o ncleo do sujeito est no singular). Em: Algumas das pesquisas haviam sido publicadas anteriormente. (O verbo haver deve ficar no plural, pois est como auxiliar do verbo publicar).

So CORRETOS apenas os comentrios que aparecem nas opes: A) I, II e III. B) I, III e IV. C) II e V. D) I, II, III e IV. E) IV e V.

Na questo 06, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas. 06. Analise o trecho a seguir: Para isso, basta que cada um siga algumas recomendaes simples, como varrer a calada em vez de lav-la com a gua da mangueira. O sentido da expresso como o mesmo que aparece nos enunciados abaixo. Analise-os e conclua. I 0 1 2 3 4 II 0 1 2 3 4 Controlar o consumo da gua um dever cvico de todos os grupos sociais, como evitar qualquer tipo de contaminao. Como seguir as recomendaes dos cientistas acerca do cuidado com o controle da gua? Como a gua representa uma condio da vida no Planeta, todo cuidado pouco para garantir o seu controle. Garantir a distribuio da gua para todos tem sido uma preocupao das autoridades, como afirmaram os representantes da ONU. Como fizeram os egpcios, ganhar poder e territrios graas luta pelo controle da gua uma afronta segurana do Planeta.

LNGUA ESTRANGEIRA / INGLS Choose the correct answer. 07. Mary lost her sunglasses in the passive voice is A) Her sunglasses are lost. B) Her sunglasses have being lost. C) Her sunglasses have been lost. D) Shes losing her sunglasses. E) Her sunglasses have been by she.

08. He said: Ill just arrive in Japan tomorrow in reported speech is A) He said hes going to arrive tomorrow. B) He said Ill just arrive in Japan tomorrow. C) He said he will just arrive in Japan tomorrow. 09. Dont call Jane! She ______________ right now! A) may be sleeping B) may to sleep C) may sleeps
4

D) He said hed just arrived in Japan tomorrow. E) He said hed just arrive in Japan tomorrow.

D) may has sleep E) may has sleeping

10. Hello Joseph! What were you doing yesterday night? A) I am having fun with some friends. B) I was having fun with some friends. C) I having fun with some friends. D) I have fun with some friends. E) I was have fun with some friends.

11. The guys ______________ their parents since they were children. A) have see B) have saw C) havent saw D) havent seen E) havent see

In question 12, choose T for True in column I or F for False in column II.

HOLLAENDER, Arnon & SANDERS, Sidney. Keyword a complete English course. Ed. Moderna: So Paulo, 1997.

12. According to the cartoon above, analyse and define. I 0 1 2 3 4 II 0 1 2 3 4 They are in the center of the city. They are out of gas. They have a lot of gas. The man is going to look for a shop. Gas prices arent the same everywhere.

LNGUA ESTRANGEIRA / ESPANHOL 1 2 3 4 5 6 7 8 9 El aislamiento social empeora el cncer 30 de septiembre 2009 | 11:02 am - BBC Mundo El ambiente social en que vive un paciente podra tener un impacto en la forma como se desarrolla el cncer, descubri un estudio en Estados Unidos. Y el aislamiento puede tornar ms mortal a la enfermedad. La investigacin, llevada a cabo con ratones, encontr que los animales enfermos de cncer que fueron aislados de sus madres desarrollaron tumores ms grandes y ms agresivos que los ratones acompaados ()
5

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27

"Esta investigacin ilustra que el ambiente social, y la respuesta social del animal a ese ambiente, puede de hecho alterar el nivel de expresin gentica en una amplia variedad de tejidos, no slo en el cerebro" afirma la doctora Suzanne Conzen, quien dirigi la investigacin. Aislamiento y estrs Estudios previos han sugerido que el apoyo social puede mejorar los resultados en la salud del paciente con cncer de mama. Y el aislamiento social ya ha sido vinculado con un aumento en el riesgo de muerte a causa de enfermedades crnicas severas () Cuando analizaron el tejido mamario de los ratones aislados, descubrieron cambios en la actividad de los genes que juegan un papel en el crecimiento de los tumores, lo que sugiere que stos podran estar directamente influidos por el incremento en el nivel de hormonas de estrs. Los cientficos sealan que ahora se necesitan ms investigaciones para determinar con precisin qu tipo de clulas estn afectadas.
http://www.el-nacional.com/www/site/p_contenido.php?q=nodo/101661/Ciencia+y+Bienestar/El-aislamiento-socialempeora-el-c%C3%A1ncer Visitado el 12 de octubre de 2009. (Adaptado)

07. En el texto se asegura que A) el cncer es fruto del ambiente social. B) el cncer independe del ambiente social. C) el cncer podra estar vinculado al ambiente social. D) los ratones tienen influencia sobre el cncer. E) los ratones pueden contaminar el cncer.

08. En el texto el aislamiento (lnea 1) es tratado como una situacin: A) negativa. B) ni positiva, ni negativa. C) positiva. D) propia del enfermo. E) restringida a los sanos. 09. En el ambiente social, y la respuesta social del animal a ese ambiente, puede de hecho alterar el nivel de expresin gentica en una amplia variedad de tejidos, no slo en el cerebro, (lneas 11 y 12) la expresin de hecho aporta un sentido de A) afirmacin. B) condicin. C) destruccin. D) duda. E) incremento.

10. "Esta investigacin y ese ambiente (lnea 11), puestos en plural CORRECTAMENTE, seran respectivamente: A) Estas investigacins y eses ambientes. B) Estas investigaciones y eses ambientes. C) Estas investigacines y eses ambientes. 11. Una de las certezas que el texto presenta es la de que A) el cncer de mama humano es el resultado de la soledad. B) hay expertos a quienes les parece pronto para sacar conclusiones definitivas. C) los expertos creen que no hace falta investigar ms. D) muchos de esos estudios tambin son productos nuestros. E) se est investigando este tema tambin en Brasil.
6

D) Estas investigacions y esos ambientes. E) Estas investigaciones y esos ambientes.

12. Indique en la columna I las proposiciones verdaderas y en la II las falsas. I 0 1 2 3 4 II 0 1 2 3 4 El aislamiento social, probablemente, aumenta las posibilidades de morir. El estrs, revela el estudio, favorece la aparicin del cncer mamario femenino. El ratn que es acompaado por su madre no desarrolla ningn tumor. La doctora Suzanne Conzen seala que ya no hacen falta ms investigaciones. Ratones aislados de sus madres desarrollaron tumores mayores y peores.

MATEMTICA 13. Uma empresa calcula a remunerao de seus vendedores da seguinte forma: Cada vendedor recebe um salrio fixo de R$ 400,00, acrescido de uma comisso igual a 4% sobre cada venda realizada por aquele vendedor. Se um dado vendedor recebeu em um ms R$ 1.000,00, qual seu total de vendas naquele ms? A) R$ 25.000,00 B) R$ 10.000,00 C) R$ 20.000,00 D) R$ 15.000,00 E) R$ 30.000,00

14. Em um censo sobre a situao econmica de um certo pas, foi observado que 96% das pessoas possuem, pelo menos, um aparelho de televiso e que 98% das pessoas fazem uso de servios de telefonia. Tambm foi observado que 95% das pessoas possuem, pelo menos, um aparelho de televiso e, tambm, fazem uso de servios de telefonia. Com base, apenas, nessa pesquisa, qual o percentual de pessoas que no possuem aparelho de televiso nem fazem uso de servios de telefonia? A) 4% B) 1% C) 2% D) 5% E) 0%

15. Para alcanar uma janela a uma dada altura H do cho, uma pessoa teve a ideia de unir duas escadas, ambas exatamente com 1,0m cada, conforme a figura abaixo. Considerando, idealmente, ambas as escadas como simples segmentos de reta, qual o valor da altura H indicada na figura? A)

2 2 3 2 B) 4 2
C)

D) 2 2

14 4

E) 2

16. Na figura abaixo, os centros das circunferncias esto dispostos como vrtices de um tringulo equiltero. Sabendo que as circunferncias so tangentes exteriormente duas a duas e que o raio de cada circunferncia igual a 1, qual a rea da regio hachurada?

A) 2
B) C)

2 D) 3 2

3
2

E)

2bx 17. Se o discriminante de ax reais) ento, necessariamente,

0 nulo e tanto a quanto b so diferentes de zero (a, b e c nmeros

A) a, b e c so todos negativos. B) pelo menos, um dentre um dentre a, b e c positivo. b c C) a b b D) a

c c E) b

Na questo 18, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas. 18. Na diviso Euclidiana de dois nmeros inteiros a e b com b

bq r onde q e r , so, respectivamente, o quociente e o resto da diviso. Se q e r so ambos nmeros inteiros e 0 r | b | , ento q e r so unicamente determinados por a e b . Nessas condies,
0 , escrevemos a
I 0 1 2 3 4 II 0 1 2 3 4
se a = 10 e b = 4, ento q = 2 e r = 2 se a = 10 e b = 4 ,ento q = 3 e r = 2 se a = 10 e b = 4, ento q = 2 e r = 2 se a = 10 e b = 4 ,ento q = 2 e r = 2 se a = 10 e b = 4, ento q = 2 e r = 2

FSICA Esta prova tem por finalidade verificar os seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questes do modo mais simples e usual. No considere complicaes adicionais por fatores no enunciados. Em caso de respostas numricas, admita exatido com um desvio inferior a 5 %. A acelerao da gravidade ser considerada como g = 10 m/s2. 19. O grfico representa a velocidade de um mvel em movimento uniforme acelerado, em funo do tempo.

Para esse movimento, a velocidade em m/s e a distncia percorrida em metros nos primeiros 5s so, respectivamente, iguais a
A) 10 e 30 B) 5 e 20 C) 15 e 50 D) 8 e 40 E) 9 e 25

20. Um carro descreve uma curva de raio R = 80 m, situada em um plano horizontal. O coeficiente de atrito esttico entre os pneus e a estrada e = 0,5. Sendo g = 10 m/s2 a acelerao da gravidade no local, a mxima velocidade com que o carro pode completar a curva sem deslizar vale

A) 20 m/s B) 10 m/s C) 15 m/s D) 8 m/s E) 12 m/s

21. Na figura abaixo, um pequeno bloco de massa m = 0,3 kg abandonado do repouso no ponto A e desliza de cima para baixo, atravs de um plano circular AB de raio R = 1,6m, atingindo o ponto B com uma velocidade de 4 m/s. Em seguida, ele continua a deslizar por uma distncia BC = 2 m, at atingir, momentaneamente, o repouso no ponto C. Admita que o bloco pode ser considerado como uma partcula. Dado: g = 10 m/s2.

Analise as afirmativas abaixo. I. II. III.


O trabalho realizado pela fora de atrito ao longo do arco circular do ponto A ao ponto B vale 2,4 J. O coeficiente de atrito cintico entre o bloco e a superfcie horizontal vale 0,4. No trecho AB, a energia mecnica se conserva, mas, no trecho BC, a energia mecnica no se conserva.

Somente est CORRETO o que se afirma em


A) II. B) I. C) II e III. D) III. E) I e II.

22. Durante uma exibio de patinao artstica, uma jovem de patins, de massa 40kg, est parada no centro de uma pista circular de raio 15 m, quando um patinador de massa 60kg vem ao seu encontro, com velocidade de 5 m/s e, aps abra-la, seguem juntos na mesma direo. Depois de quanto tempo, a partir do encontro, o par atinge a borda da pista?

A) 7s B) 6s C) 3s D) 5s E) 2s

23. Em relao aos conceitos bsicos de Fsica Clssica, CORRETO afirmar que
A) o peso uma propriedade intrnseca do corpo, no dependendo da localizao deste. B) se apenas foras conservativas realizam trabalho em um sistema isolado, a energia mecnica do sistema no se conserva. C) uma fora conservativa, se o trabalho realizado por ela sobre uma partcula que se move entre dois pontos no depende da trajetria seguida pela partcula. D) se um sistema est isolado de tal forma que nenhuma fora resultante externa atua sobre ele, ento a quantidade de movimento total do sistema no permanece constante. E) um corpo s est em equilbrio quando nenhuma fora age sobre ele.

10

Na questo 24, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas. 24. Na figura abaixo, esto representadas as trajetrias de duas bolas idnticas, quando elas so lanadas com a mesma velocidade escalar inicial e com a mesma altura inicial, porm com ngulos iniciais diferentes.
y

Pode-se afirmar que I 0 1 2 3 4 II 0 1 2 3 4

Para pontos de mesma altura, as duas bolas possuem a mesma velocidade. Para pontos de mesma altura, a energia potencial a mesma, mas a energia cintica no a mesma. Para pontos de mesma altura, a energia cintica a mesma, mas a energia potencial no a mesma. A nica fora que atua sobre cada uma delas, depois que so lanadas, o seu prprio peso. A energia mecnica de cada bola permanece constante.

QUMICA 25. Grande parte dos combustveis utilizados nos veculos automotores so derivados do petrleo. Numa refinaria, ocorre a separao dos componentes do petrleo bruto, tais como: gs residual, gasolina, querosene, gasleo leve e pesado, etc, utilizando-se, para isso, a torre de fracionamento, tambm denominada de coluna de destilao fracionada. A separao das fraes do petrleo na torre de fracionamento se fundamenta
A) exclusivamente na cor de cada frao separada. B) no odor e sabor das fraes mais volteis. C) na temperatura de ebulio das fraes separadas. D) na temperatura de fuso das fraes separadas. E) no calor especfico das fraes separadas.

26. Os lquidos A e B so perfeitamente miscveis em quaisquer propores. Uma mistura formada, adicionando-se 80,0 mL do lquido A a um bquer que contm 120,0 mL do lquido B. Sabe-se que as densidades dos lquidos A e B so, respectivamente, 4g/mL e 5g/mL. Dados: dA = 2,70g/mL, dMg = 1,7g/mL, dFe =7,8g/mL, dCu = 8,9g/mL Em relao mistura contida no bquer, CORRETO afirmar que
A) se adicionando a ela uma esfera de ferro de raio 1cm, ela flutuar na superfcie da mistura, sem submergir. B) uma esfera de alumnio de raio 2cm, ao ser colocada sobre a mistura, descer at o fundo do bquer. C) se colocando simultaneamente, sobre a mistura, duas esferas de mesmo raio, sendo uma de alumnio e a outra de cobre, ambas submergiro.
11

D) esferas de alumnio e magnsio, colocadas sobre a superfcie da mistura, flutuaro sem submergirem. E) esferas de raio superior a 2cm, quando colocadas na superfcie da mistura, independente do tipo de metal, sempre submergiro.

27. Cientistas ambientais tm sugerido que, para combater temporariamente o buraco de oznio da Antrtida, se injetem grandes quantidades de etano ou propano na estratosfera. Esses gases combinam-se com o cloro atmico, convertendo-o em cloreto de hidrognio inativo. O etano ( C2H6 ) obtido a partir da hidrogenao cataltica do eteno ( C2H4), conforme equao abaixo
C2H4(g) + H2(g) Pd 150 C C2H6(g)

Em relao aos tomos de carbono envolvidos nessa reao, CORRETO afirmar que
A) no sofrem nenhuma alterao nos seus estados hbridos. B) apenas um dos tomos de carbono sofre alterao de seu estado hbrido. C) variam seus estados hbridos de sp2 no eteno para sp3 no etano. D) variam, apenas, os seus estados de oxidao, mas os estados hbridos permanecem os mesmos nos dois compostos. E) apenas um dos tomos de carbono varia seu estado hbrido de sp3 no eteno para sp no etano.

28. A amnia um dos principais compostos de nitrognio, que ocorre na natureza como produto da putrefao de materiais orgnicos nitrogenados. Industrialmente, obtida atravs do processo de Haber, que consiste na reao catalisada entre os gases nitrognio e hidrognio, submetidos a uma presso extremamente alta e a 500C de temperatura. Em relao amnia, CORRETO afirmar que
A) por ser uma substncia gasosa, constituda de molculas apolares, praticamente insolvel em gua. B) ao reagir com gua, origina o hidrxido de amnio, que uma substncia de grande estabilidade qumica. C) ela e os sais de amnio representam o nitrognio em seu mais baixo estado de oxidao. D) ela no reage com oxignio do ar, razo pela qual considerada uma substncia no-inflamvel. E) se comporta quimicamente como um solvente muito diferente da gua, pois no apresenta nenhuma semelhana no aspecto reacional.

29. Uma liga metlica de forma esfrica, constituda de um metal M, de massa molar 40g/mol e densidade 5,0g/cm3, reage totalmente com uma soluo aquosa de cido clordrico, liberando, nas CNTP, 68,1L de um gs inflamvel, conforme a equao: M(S) + 2HC (aq) MC 2 (aq) + H2 (g). Sabendo-se que o raio da esfera igual a 2,0cm e que as impurezas no reagem com a soluo cida, CORRETO afirmar que Dados: =3, Vm = 22,7L/mol, ma( H ) = 1u
A) a liga metlica constituda de 25% em massa do metal M. B) a massa do metal M que constitui a liga metlica igual a 140g. C) na reao da liga metlica com a soluo cida, formam-se 4,515x1025 molculas de hidrognio. D) na liga metlica, existem, apenas, 50g do metal M. E) na liga metlica, antes da reao, existiam 3 mols de tomos do metal M.

Na questo 30, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas. 30. Os problemas ambientais esto na agenda das discusses mundiais, especialmente no que se refere ao desenvolvimento sustentvel de um pas, no qual se prev o mnimo de agresso ao meio ambiente. Em relao a esse tema, analise as afirmativas abaixo e conclua. I 0 II 0
Pases que utilizam, em grande escala, combustveis fsseis contribuem, significativamente, para o aumento do efeito estufa e, consequentemente, para o aumento do aquecimento da superfcie terrestre.
12

I 1 2

II 1 2
Os poluentes atmosfricos mais prejudiciais sade humana so sempre os gases coloridos e de sabor picante, emitidos pelas indstrias de celulose. O monxido de carbono reduz o transporte de oxignio pela hemoglobina. Em um ambiente onde a concentrao de monxido de carbono alta, possvel que se sinta perda de reflexos, tonturas, entre outros sintomas. O gs sulfdrico, resultante da decomposio anaerbica de materiais orgnicos, no contribui direta ou indiretamente para que ocorra a chuva cida. Os esgotos industriais no so responsveis pela poluio de mananciais aquticos, pois 100% dos resduos indesejveis so tratados pelas indstrias brasileiras.

3 4

3 4

BIOLOGIA 31. O cancioneiro popular rico em msicas que retratam nossos hbitos, inclusive alimentar. Observe a letra desta msica de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Baio de Dois / Baio
Capito que moda essa Deixe a tripa e a cui Homem no vai na cozinha Que lugar s de mulh V junt feijo de corda Numa panela de arroz Capito vai j pra sala Que hoje tem baio de dois Ai, ai, ai Ai baio que bom tu sois baio bom sozinho Que dir baio de dois

Comida tpica do serto do Nordeste, o feijo cozido em uma panela de ferro, e, s depois, acrescenta-se o arroz e deixa-se cozinhar. Sucesso antigo da dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, honra e glria da msica popular brasileira.
O feijo e o arroz so alimentos ricos em vitamina B1 ou ................., cuja principal funo a produo de ............ pela ............. celular e que previne a doena chamada de ......................., que causa inflamao dos ............. e atrofia muscular. A) tiamina energia respirao beribri nervos. B) cobalamina colgeno regenerao escorbuto neurnios. C) retinol energia cicatrizao raquitismo nervos. D) riboflavina fagocitose respirao xeroftalmia epitlios. E) piridoxina aminocidos regenerao pelagra epitlios.

13

32. Observe a figura.

I. II. III. IV.

Presena de ntida polaridade, um polo voltado para a superfcie livre da clula o polo apical, e outro polo, para o tecido subjacente, o polo basal. Clulas com clios, projees da membrana plasmtica que promovem a expulso de partculas estranhas. No possui vasos sanguneos, recebe oxignio e nutrientes a partir de capilares do tecido prximo. As clulas so perfeitamente ajustadas, unidas umas s outras por pouca substncia intercelular.

Observando a figura e as caractersticas oferecidas, certo aluno concluiu que se tratava do tecido ______________. Assinale a alternativa que completa, CORRETAMENTE, a lacuna.
A) adiposo. B) cartilaginoso. C) epitelial. D) nervoso. E) conjuntivo.

33. Por que, ao se utilizar gua oxigenada (perxido de hidrognio) no ferimento, ela espuma?
A gua oxigenada - perxido de hidrognio - reage quimicamente com o sangue e o plasma expostos em uma ferida, liberando o tomo de oxignio que estava "sobrando". essa liberao que faz o lquido borbulhar restando, ento, apenas, gua comum. A enzima chamada .....1.... acelera a decomposio da gua oxigenada, liberando o gs oxignio, que para algumas bactrias que possam estar no ferimento um veneno. Perxidos de hidrognio so continuamente formados em vesculas denominadas ........2......, presentes em nossas clulas, principalmente as hepticas.

Assinale a alternativa que completa, CORRETAMENTE, as lacunas 1 e 2 do trecho acima.


A) 1-catalase ; 2-lisossomos B) 1-peroxidase ; 2-mitocndrias C) 1-lipase ; 2-retculo endoplasmtico granuloso D) 1-catalase ; 2-peroxissomos E) 1-oxidase ; 2-ribossomos

34. A conquista do meio terrestre pelos vertebrados, iniciada pelos rpteis, envolveu a ocorrncia da fecundao interna e o desenvolvimento de estruturas associadas ao embrio, os anexos embrionrios. Embora no faam parte do corpo embrionrio, so indispensveis para o desenvolvimento do embrio, pois exercem vrias funes, como, por exemplo, armazenar os produtos de excreo produzidos pelo embrio, principalmente cido rico. Por qual dos anexos embrionrios abaixo, essa funo realizada?
A) Placenta. B) Alantoide. C) Saco vitelnico. D) mnio. E) Crio.

14

35. O trabalho de Darwin envolveu observao de fatos, a elaborao de uma hiptese e a realizao de experimentos para confirmar as hipteses. Analise as afirmativas abaixo e assinale a que apresenta corretamente as ideias que sustentam a teoria da seleo natural proposta por esse cientista. I. II. III. IV. V.
O meio atua, induzindo modificao nos seres vivos. O ambiente favorece a sobrevivncia dos indivduos que dispem de certas caractersticas para enfrentar os problemas do meio em que vivem. A mortalidade maior entre os indivduos menos adaptados ao meio. Qualquer aquisio benfica durante a vida dos seres vivos transmitida aos seus descendentes que, por sua vez, a transmitiriam s geraes seguintes. A vida no evolui abruptamente, aos saltos; as mudanas sofridas pelas espcies so resultados do acmulo lento e gradual de pequenas modificaes.

Esto CORRETAS
A) I, II e V. B) II, III e V. C) I, II e III. D) IV e V. E) II, III e IV.

Na questo 36, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas. 36. H algum motivo para o tenista Gustavo Kuerten, o Guga, comer bananas durante intervalos de partidas de tnis. Leia o seguinte texto. Comer bananas bom para evitar cimbras?
[...] cimbras so contraes dos msculos do nosso corpo que acontecem de forma involuntria, intensa e contnua, causando dor no msculo afetado, geralmente nos msculos inferiores. As causas das cimbras so muitas, dentre elas, podemos citar a falta de alongamento antes dos exerccios, interrupo de fluxo sanguneo, falta de potssio, sdio, clcio, gua [...] A banana uma fruta rica em potssio e fonte de carboidratos, principais fornecedores de energia para o corpo [...].
Fonte: Cincia por trs dos fatos. Uzunian e Birner. V.U. 3 ed. Harbra. p.797.

I 0

II 0
Exerccios fsicos extenuantes esgotam a fonte de oxignio para a atividade aerbica do msculo; assim, a clula passa a realizar fermentao lctica, gerando dores e fadiga muscular. Potssio um importante micronutriente encontrado nas verduras, frutos do mar e leguminosas. Participa do mecanismo da contrao muscular, da regulao do equilbrio hdrico e da manuteno do esmalte dos dentes. Nos msculos esquelticos, as reservas de ATP e de fosfocreatina constituem um suprimento imediato de energia para a contrao muscular, ou seja, a sua utilizao no depende da respirao, anaerbica.

Os ons clcio so essenciais contrao muscular, pois promovem a ligao dos miofilamentos de actina com os de miosina. Na fibra muscular lisa e na muscular estriada esqueltica, ficam armazenados em cisternas do retculo sarcoplasmtico granular. Carboidratos so molculas orgnicas constitudas de carbono, oxignio e hidrognio. Constituem a principal fonte de energia para os seres vivos, esto presentes no mel como glicose, na cana-de-acar como sacarose e em frutos adocicados, como a banana na forma de frutose.
15

You might also like