You are on page 1of 31

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

PROVA do 1 bimestre: Caps 2, 3, 4 e 5 do livro da Di Pietro Questes dissertativas e questes testes S vai cair o que a professora falou em sala de aula (se tiver coisas no livro que ela no falou no vai cair na prova; se tiver coisas no caderno que no tem no livro vai cair na prova). Dia 10.02.2010 ADMINISTRAO PBLICA Administrar: Servir (a coletividade), executar (leis) + gesto (dirigir); gerir a coisa pblica; servir a coletividade Hierarquia: Idia de subordinao (estrutura piramidal da Administrao). - no nvel superior da estrutura: chefe (comando) - no nvel intermedirio: aqueles que recebem e do ordens - no nvel inferior: subordinados A expresso administrao pblica pode ser usada em dois sentidos diferentes: 1) Sentido formal ou orgnico (sujeitos da Administrao Pblica): Quem integra a Adm Pb. Esses sujeitos so: Pessoas (agentes) rgos (conjunto de indivduos que trabalham na Adm Pb) Entidades (rgos que integram uma estrutura administrativa) 2) Objetivo material ou funcional (atividade administrativa): Administrar/executar as leis ( o prprio exerccio da funo administrativa). ADMINISTRAO PBLICA 1) Sentido Amplo (engloba a Adm Pb e o governo): Envolve as duas funes do Poder Executivo que so Administrao Pblica (adm e executar as prprias leis) e de governo (ex: dar mais ateno sade em 2010). 2) Sentido Estrito (engloba apenas a Adm Pb): Administrar propriamente (executar as leis). De acordo com a prof Di Pietro: 1) Sentido amplo: I) Aspecto subjetivo: Pessoas que governam exercem funo tpica (presidente, vice, ministros). II) Aspecto objetivo: Exercer atividade de comando. 2) Sentido estrito: I) Aspecto Subjetivo: Agentes que integram a Administrao. II) Aspecto Objetivo: Atividade de gerir a coisa pblica. TRS FUNES DOS ESTADOS (RENATO ALESSI) Nas trs funes h emanao de atos que alteram situao jurdica anterior, diferenciando-se: 1) Legislar: Ato prod. Jurdica primria (ato que vem do poder constitucionalmente reconhecido para tanto); nesta funo o Estado regula as relaes jurdicas, permanecendo acima e a margem das mesmas;
1

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

2) Jurisdio: Ato prod. Jurdica subsidirio dos atos primrios, permanecendo acima e a margem das relaes, atuando mediante provocao da parte; 3) Administrao: Ato prod. Jurdica complementar, isto , prod. concreta do ato primrio contido na lei, era h atuao do Estado como parte nas relaes; com poder de influencia, em decises unilaterais, superioridade com relao ao particular, e atuao independente de provocao; deve cumprir a lei. Ex1: multa de trnsito. Ato unilateral e ditado pela Adm. Pblica que deve ser cumprido pelo particular que inferior a Adm. Pb. Ex2: Certido de antecedentes. Ato administrativo. Importante: A funo administrativa compreende as seguintes atividades: 1) Servio pblico (transporte, sade, educao); 2) Fomento (auxlio, incentivo, subsdio); 3) Poder de polcia (fiscalizao da Adm); 4) Interveno (ordem econmica + particulares). Funo poltica: A funo poltica compreende as atividades de direo e as colegislativas (fixao de diretrizes ou de planos governamentais). Dia 23.02.2010 A Administrao Pblica representada por:
chefe

hierarquia

zonas intermedirias: aqueles que recebem ordens do chefe e do ordens para os subordinados

subordinados

Poder Executivo/Administrativo Pblico em sentido amplo representado por:

Governo: Adm Pb em sentido amplo

Adm Pb em sentido estrito

Objeto de estudo do D. Adm Executa leis e edita atos (funo administrativa: funo de administrar, gerir, dirigir o patrimnio pblico) 2 aspectos: - Aspecto subjetivo: sujeito (pessoas, entidades, entes que integram a Adm Pb, p.e., pessoas, rgos, agentes pblicos). - Aspecto objetivo: atividade da Adm Publica, funo administrativa: - fomento1 - poder de polcia (polcia administrativa)2

Atos polticos Direito Constitucional se ocupa do estudo 1 Incentivo, destes atos auxlio, subsdio fornecido pelo governo s entidades.

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

- servio pblico3 - interveno4 O Banco A oferece mais benefcio que o Banco B. Os direitos vo para o Banco A. O Banco B comea a oferecer tambm estes benefcios, assim como os demais bancos. Desta forma o Estado controla o mercado. Esta uma atividade de interveno. - na ordem social Estado interfere na esfera dos particulares prestando direitos sociais (Prof. Celso Antonio B. Mello) - na ordem econmica (Di Pietro servios pblicos) REGIME JURDICO ADMINISTRATIVO Regime jurdico um conjunto de normas que disciplinam determinado instituto. Ex: casamento. Para que algum case, esta pessoa deve se submeter a uma srie de normas que disciplinam este instituto. Outro instituto de normas disciplinam o instituto5 da desapropriao6. H 3 tipos de regime jurdico administrativo: 1) Regime jurdico de Direito Pblico: As normas so de Direito Pblico. So normas cogentes, imperativas, se impem independentemente da aceitao. O Estado/Administrao Pblica/Poder Executivo/Poder Pblico est acima dos particulares, est em posio de superioridade. 2) Regime jurdico de Direito Privado: O Estado/Administrao/Poder Pblico no est em posio de supremacia, est em posio de igualdade ao particular. H pouqussimos casos deste regime jurdico. Muitos juristas, inclusive, que no aceitam este regime no Direito Administrativo, como Celso Antonio B. Mello. Di Pietro diz que possvel em hipteses de atos administrativos. A regra que a Administrao esteja acima do particular (princpio da superioridade do poder pblico). 3) Regime jurdico de Direito Administrativo Hbrido: Unem-se 2 regimes jurdicos distintos (o de Direito Pblico e o de Direito Privado) concomitantemente regendo determinada relao. Neste caso, pode haver mais normas de Direito Pblico e menos normas de Direito Privado, e pode tambm haver o inverso, isto depende da matria. REGIME JURDICO ADMINISTRATIVO DE DIREITO PBLICO Quando o Estado est em posio de superioridade em relao ao particular, o Estado tem prerrogativas (privilgios) e sujeies (deveres)7. Porque o Estado tem privilgios? A Administrao Pblica tem o dever de oferecer o melhor para a sociedade, por isso ela precisa ter privilgios. Todos temos o interesse em ter uma boa creche. O Estado
Poder que restringe a liberdade dos indivduos em geral; restrio que o Estado impe aos administrados - ns, os cidados, indivduos, particulares -; restrio nossa esfera individual, p.e., multa. 3 Sade, educao, transporte, previdncia e assistncia social, etc; prestaes do poder pblico em benefcio da coletividade, servio pblico prestado pelo Poder Pblico em benefcio da sociedade. 4 Quando o Estado interfere na ordem econmica, concorrendo em igualdade de condies com os particulares; uma atividade essencialmente privada exercida pelo Estado. 5 Institutos so regidos por normas. Conjunto de normas um regime jurdico. H um regime jurdico administrativo, que um conjunto de normas que vai disciplinar matrias ligadas ao Direito Administrativo. 6 Desapropriao a retirada de um bem da esfera do particular e transferncia dele para a esfera pblica; com indenizao do Poder Pblico para o particular. 7 Dever de agir conforme os princpios da Administrao Pblica e dever de se sujeitar s leis.
2

Interveno

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

acha um lugar para fazer a creche. O melhor local no lugar de um imvel particular. Ento, pelo dever de zelar pelo interesse pblico, ele desapropria o imvel (privilgio dado ao Poder Pblico para que ele cumpra com seu dever). Privilgios (prerrogativas) Sujeies (deveres)

Exemplos de prerrogativas: Poder de desapropriar bens; impor medidas de polcia; poder de aplicar sanes administrativas; alterar e rescindir unilateralmente os contratos; presuno de veracidade de seus atos. Exemplos de sujeies: Observncia da finalidade pblica; obedincia aos princpios administrativos pblicos; sujeio realizao de concursos para seleo de pessoal; licitao para compras, obras e servios; etc. Dia 24.02.2010 PRINCPIOS Princpios so as proposies bsicas de uma cincia. Condicionam todas as estruturaes subseqentes. So os alicerces da cincia (Jos Cretella Jr.). Mandamentos que do base a todo o ordenamento (Celso Antonio Bandeira de Mello). PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO ADMINISTRATIVO Fundamento algo essencial, vital, sem o qual no possvel manter-se. Desta forma, falar em princpios fundamentais do Direito Administrativo falar nos pilares, nas vigas de sustentao deste Direito. 1. Princpio da legalidade 2. Princpio da supremacia do interesse pblico sobre o particular/privado Estes dois princpios no pertencem apenas ao Direito Administrativo, mas a todo o Direito Pblico. A partir destes princpios se constroem todos os demais princpios, por isso estes so os fundamentais. Ao todo veremos 16 princpios. 1 PRINCPIO DA LEGALIDADE Este princpio nasce com o Estado de Direito e constitui uma das principais garantias de respeito aos direitos individuais. Segundo este princpio, a administrao pblica s pode fazer aquilo que a lei determina ou permite. Ao contrrio, no mbito das relaes entre particulares, o princpio aplicvel o princpio da autonomia da vontade, em decorrncia do qual possvel com que os particulares possam fazer tudo que a lei no probe. Art. 5, II, CF Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer algo seno em virtude de lei. Princpio geral, dirigido a todo o Direito Pblico. Art. 37, caput, CF Temos neste artigo os 5 princpios que compem o LIMPE. Primeiro artigo do Captulo que trata da Administrao Pblica. Princpio da inafastabilidade da jurisdio (ou ubiqidade): Art. 5, XXXV, CF A lei no excluir da apreciao do Judicirio leso ou ameaa de leso a direito.

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

O judicirio deve apreciar todas as questes que chegam a ele e ele tem a prerrogativa de poder apreciar todas as questes que ameaam ou lesam direito. A legalidade proporciona garantias e remdios para proteger o administrado de condutas ilegais da Administrao. Ex: habeas data, mandado de injuno, ao popular, habeas corpus, princpio da autotutela da administrao pblica, etc. 2 PRINCPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PBLICO SOBRE O PARTICULAR/PRIVADO Este princpio est presente tanto no momento da elaborao da lei (inspira o legislador), quanto no momento de sua execuo em concreto pela Administrao (vincula8 a conduta do administrador). H uma diferena entre interesse pblico primrio e secundrio. Apenas os professores Renato Alessi e Celso Antnio falam disso. Interesse primrio aquele que atende ao bem comum da sociedade. Interesse pblico secundrio aquele ligado ao Estado como pessoa jurdica sujeita de direitos prprios. A Administrao deve buscar realizar o interesse pblico primrio. O interesse pblico secundrio ser vlido quando este for legtimo, ou seja, no entre em conflito com o interesse pblico primrio. Ex: Um eficiente atendimento de uma seo ou repartio pblica do interesse da prpria Administrao, mas tambm de toda a coletividade; uma vez que todos preferem o bom atendimento do servio prestado pela Adm. 3 PRINCPIO DA INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PBLICO Este princpio est diretamente ligado ao principio da supremacia do interesse pblico sobre o particular/privado. Visando o professor Celso Antonio Bandeira de Mello sobre o princpio da indisponibilidade do interesse pblico: As pessoas administrativas no tem disponibilidade sobre os interesses pblicos confiados sua guarda e realizao. Os poderes atribudos Administrao tem o carter de dever-poder; so poderes que a Administrao no pode deixar de exercer sob pena de responder pela omisso. A Administrao serva do interesse pblico. O servidor, agente pblico apenas cuida/administra o patrimnio pblico, por isso, este patrimnio indisponvel para ele. Ex1: A autoridade no pode deixar de punir quando constate a prtica de um ilcito administrativo. Ex2: A autoridade no pode fazer liberalidade com o dinheiro pblico. Ex3: A autoridade no pode renunciar ao exerccio das competncias que lhe so outorgadas por lei. Dia 02.03.2010 4 PRINCPIO DA IMPESSOALIDADE
Art. 37, caput, CF
5

A Administrao no pode beneficiar ou prejudicar quem quer que seja, ou seja, os administrados tem que ser tratados da mesma maneira. Em relao a este principio pode-se ter impessoalidade em relao aos administrados e em relao a administrao publica. - Impessoalidade em relao aos administrados: A Administrao Publica no pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, uma vez que sempre o interesse publico que deve nortear o seu comportamento;
Vincular significa que a Administrao no tem liberdade de escolher, no tem como optar por outra coisa a no ser o interesse pblico. Quando ela no age em prol do interesse pblico ela est agindo contra a ordem jurdica.
8

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

- Impessoalidade em relao a Administrao: Os atos da Administrao no devem ser reputados a pessoa fsica do agente publico que o praticou, mas sim ao rgo ou entidade da Administrao. As realizaes governamentais no so do funcionrio ou autoridade, mas da entidade publica em nome de quem as produziram. 5 PRINCPIO DA PRESUNO DE LEGITIMIDADE E VERACIDADE A legitimidade diz respeito aos fatos e a veracidade diz respeito a lei, este principio admite prova em contrario e tambm se aplicam aos atos da administrao publica. Veracidade: tem relao com a certeza dos fatos. Em virtude desta presuno entende-se que os atos praticados pela administrao so verdadeiros; Legitimidade: Significa que o ato est em conformidade com o ordenamento jurdico, ou seja, com a lei. Estas duas presunes so presunes juris tantum, ou seja, presuno relativa que admite prova em contrrio. 6 PRINCPIO DA ESPECIALIDADE
Art. 175, CF
6

Existe um vinculo especial, uma relao mais forte com determinada entidade que a prpria Administrao Publica cria. Ex: FDSBC (Autarquia Municipal) - Indireta/Descentralizada - Foi criada para uma atividade especfica, porm o municpio fiscaliza se a FDSBC est exercendo a finalidade para qual ela foi criada. A especialidade decorre da legalidade e da indisponibilidade do interesse publico, a especialidade est ligada a idia de descentralizao administrativa. Quando o Estado cria pessoas jurdicas publicas administrativas (autarquia) elas no podem se afastar ou se desviar da finalidade que lhes foi atribuda por lei. Isto , os administrados dessas pessoas no podero se desviar do fim para o qual ela foi criada, que dever ser sempre perseguido. Este principio estende-se as demais entidades da administrao indireta (fundaes, empresas publicas, sociedades de economia mista). 7 PRINCPIO DO CONTROLE/TUTELA So expresses sinnimas e est diretamente ligado ao principio da especialidade. Para assegurar que as entidades da administrao indireta observem o principio da especialidade e criou-se outro principio, o principio do controle/tutela, segundo o qual a administrao direta fiscaliza as atividades dos referidos entes, com o objetivo de garantia a observncia de suas finalidades institucionais. A regra a autonomia das entidades da administrao indireta, a exceo o controle, este no se presume, s pode ser exercido nos limites previstos em lei. Dia 03.03.2010 8 PRINCPIO DA AUTOTUTELA A Administrao Pblica pode controlar-se; controlar a si mesma, controlar ela mesma seus prprios atos. A Administrao Pblica tem o dever-poder de anular os seus prprios atos quando ilegais. Se a Administrao no anula, o Judicirio anula. Ato ilegal anulao

A Administrao quando pratica atos vlidos (de acordo com a forma legal), estes no podem ser anulados, e sim revogados. O Judicirio no entra aqui. Ato vlido revogao

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

A autotutela a revogao e anulao dos seus prprios atos. Anulao: algo nulo = algo que nasceu nulo nunca produziu efeitos. Revogao: algo vlido = capaz de produzir efeitos Exemplo: Dono de um parque recebe autorizao dada pelo Poder Pblico para funcionar como parque. A Administrao tem a necessidade de colocar pessoas l para se abrigarem. Ento a Administrao edita um segundo ato para revogar o primeiro (retira do mundo jurdico a autorizao dada ao parque). Esta autorizao vlida. O efeito da revogao do segundo ato para frente. Efeito ex nunc. Respeita-se os efeitos que j haviam sido produzidos. Ex: Dever de indenizar o sujeito prejudicado. Na anulao no dever indenizar; no regra indenizar, exceo (pois se trata de algo nulo, ou seja, que nunca produziu efeitos). Smulas que tratam da autotutela: Sumula 346 do STF trata da anulao: A administrao pblica pode declarar a nulidade dos seus prprios atos. Sumula 473 do STF trata da anulao + revogao: A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. A Administrao direta pode anular/revogar seus prprios atos. Ela tem autotutela. A Administrao indireta tambm exerce a autotutela. H autotutela na Administrao direita e indireta. A autotutela fundamental na Administrao Pblica porque com isso ela pode preservar o interesse pblico com o dever-poder de anular e revogar seus prprios atos. 9 PRINCPIO DA HIERARQUIA A estrutura da Administrao hierarquizada. H um sistema com o chefe acima, dando ordens, e abaixo os subordinados recebendo ordens, no meio h os que recebem e do ordens. Idia de subordinao e idia de delegao e avocao de tarefas/atividades. Avocao: o subordinado tem suas atividades avocadas pelo superior. Delegao: o superior delega atividades para o subordinado.

H, no entanto, atividades que no podem ser transferidas (nem por delegao nem por avocao). A delegao e a avocao s ocorrem quando a lei permite.

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

10 PRINCPIO DA CONTINUIDADE DO SERVIO PBLICO Princpio muito importante. Ir se repetir em vrios pontos da nossa matria. O Estado tem o dever de prestar servio pblico (art. 175, CF) direta ou indiretamente.

Deste princpio decorrem conseqncias importantes: 1 - Proibio de greve nos servios pblicos; 2 - Afora termos e limites definidos em lei especfica (art. 37, VII, CF), necessidade de institutos como a suplncia, a delegao e a substituio para preencher as funes pblicas temporariamente vagas; 3 - H impossibilidade para quem contrata com a Administrao, de invocar a exceptio nom adimplet contractos (exceo do contrato no cumprido) nos contratos que tenham por objeto a execuo de servio pblico; Enquanto voc no cumprir sua parte eu tambm no vou cumprir a minha enquanto uma parte no cumpre sua parte em um contrato a outra tambm no precisa cumprir (exceptio nom adimplet contractos). A empresa contratada pela Administrao no pode dizer enquanto voc no me pagar eu no vou recolher o lixo. H, no entanto, exceo. 4 - Faculdade que se reconhece Administrao de se utilizar dos equipamentos e instalaes da empresa com que ela contrata, para assegurar a continuidade do servio; Empresa deixa de ser paga pela Administrao. Ela precisa continuar a obra/prestar o servio, seno ela vai falir. Mas h o princpio, ento a lei permite que a Administrao v at o local e utilize os equipamentos, instalaes, Mao de obra da empresa. 5 - A possibilidade de encampao da concesso de servio pblico. Direito de encampao (retomada por parte da empresa). Se esta retomada trouxer prejuzos empresa, a Administrao pagar indenizao empresa. Encampao ou retomada: poder pblico usa instalaes equipamentos da empresa para dar continuidade o servio pblico. 11 PRINCPIO DA PUBLICIDADE (art. 37, CF) Como sabemos dos atos da Administrao? Pela publicao em dirio oficial. O princpio da publicidade leva ao conhecimento dos administrados os atos praticados pela Administrao. Esta uma forma de controle dos atos da Administrao Pblica. Este princpio fundamental para se verificar a legalidade dos atos administrativos (controle de legalidade dos atos da Administrao Pblica). Um ato administrativo para produzir efeitos precisa ser publicado. - Esfera federal Dirio Oficial da Unio (DOU) - esfera estadual Dirio Oficial do Estado

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

- Esfera municpio Dirio Oficial do Municpio - Se no municpio no h imprensa oficial utiliza-se jornal dirio de grande circulao. Se no houver isso tambm utiliza-se a imprensa do Estado. Excees ao princpio da publicidade (no publicidade): - Art. 5, LX, CF - Art. 5, XXXIII, CF (parte final) - A CF permite as excees. Cabe o remdio constitucional habeas data caso a Administrao no fornea informao que voc pea. H tambm o direito de petio. Por meio de petio voc requisita, questiona algo. Silncio administrativo diante do direito de petio (omisso). Quando a Administrao silencia, ela est agindo contra o ordenamento (ilegal, contra a lei), pois est intimamente ligado ao direito de petio o dever de resposta, que est implcito no ordenamento e , assim como o direito de petio, um direito fundamental. A professora escreveu artigo sobre isso ano passado. Est na revista da faculdade. Dia 09.03.2010 Lei 9784/99, art. 49 Concluda a instruo de processo administrativo, a Administrao tem o prazo de at trinta dias para decidir, salvo prorrogao por igual perodo expressamente motivada. 12 PRINCPIO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA Ler no livro da Di Pietro, pois a prof s vai falar o essencial sobre ele. Prof. Mrcio Camarossano diz que moralidade e legalidade se confundem. A prof Priscilia discorda. A moralidade princpio autnomo, pois est no caput do art. 37, CF e pode haver algo legal, porem, imoral. Ex: prefeito de Santo Andr que criou um cargo de medico com tantos requisitos que s ele poderia preencher. Foi legal, mas imoral. Nesta poca no havia a improbidade administrativa. Para Di Pietro, a moralidade est ligada a honestidade, justia, equidade... Lei de improbidade. Ao de improbidade corre na esfera civil. MP inicia ao civil pblica. Um ato de improbidade pode ser ao mesmo tempo: - Ao civil pblica movida pelo MP na esfera processual civil - Crime MP ao penal esfera penal - Infrao administrativa processo administrativo esfera administrativa A imoralidade considerada naquela situao atual. O que o homem comum (coletividade) acha imoral. Sempre que, em matria administrativa, se verificar que o comportamento da Administrao ou do administrado que com ela se relaciona juridicamente, embora em consonncia com a lei, ofende a moral, os bons costumes, as regras de boa administrao, os princpios de justia e de equidade, a idia comum de honestidade, estar havendo ofensa a este princpio.

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

A lei da ao popular (LAP 4717/659), art. 2, pargrafo nico, alnea e, prev que um ato imoral pode ser objeto de ao popular. H diversos ouros dispositivos na CF que tentam impedir a improbidade. Improbidade imoralidade qualificada. - CF, art. 37, caput e pargrafo 4 - CF, art. 15, V - CF, art. 85, V Embora no se identifique com a legalidade, a imoralidade administrativa produz efeitos jurdicos, porque acarreta a invalidade do ato, que pode ser decretada pela prpria Administrao ou pelo poder judicirio. Invalidade Anulao A prpria Administrao e o Judicirio podem decretar invalidade, anulao 13 RAZOABILIDADE E PROPORCIONALIDADE Para Di Pietro so sinnimos. H doutrinadores, porem, que no tratam estes princpios como sinnimos, justificando origens diversas e contedos autnomos. A questo destes princpios est ligada a discricionariedade administrativa. Estes dois princpios so limites atuao discricionria da Administrao Pblica. Discricionariedade a liberdade de escolha dada pela lei Administrao Pblica. s vezes no h lei prevendo determinada situao e a Administrao precisa agir, embora ela s tenha que agir com base na lei. Estas so situaes de urgncia. Mesmo na ausncia de lei se a Administrao puder agir com liberdade de escolha h atuao discricionria. Pode haver ainda atuao discricionria diante de conceitos jurdicos indeterminados. Ex: estatuto: infrao administrativa com multa OU suspenso de at 90 dias. O superior hierrquico do servidor pblico pune. Qual sano ele vai escolher? No h como saber. Ele te liberdade de escolha dada pela lei. A discricionariedade s possvel de ser exercida quando se olha o caso concreto. Sempre haver a melhor opo (para o interesse publico) para resolver o caso concreto. A discricionariedade pode decorrer de conceitos jurdicos indeterminados. O que pobreza? Doena incapacitante? Interesse pblico? Conceitos jurdicos indeterminados so plurissignificativos, em que no se consegue precisar exatamente o seu significado. Este tema no tratado pela di Pietro. Os conceitos jurdicos indeterminados podem ou no gerar discricionariedade. Exemplo de interesse pblico: obra em estrada para maior segurana do trafego. Preservar meio ambiente. Dois valores para interesse pblico. Discricionariedade. Estudo para saber qual deve escolher. Exemplo de doena incapacitante: servidor alega que tem doena inc. passa por percia mdica. A Administrao depende do conhecimento especializado do medico (rgo tcnico). Medico diz que ele tem doena incapacitante dando um laudo tcnico. Administrao no pode recorrer dizendo que no tem no. No houve liberdade de escolha para a Administrao. Quando no h possibilidade de escolha para a Administrao h vinculao. - Conceitos jurdicos indeterminados podem ou no gerar discricionariedade.
9

10

Lei de 1965! Isso no atual!

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

- Estes princpios servem como limite discricionariedade da Administrao Pblica. Professora Lucia Valle Figueiredo: A discricionariedade a competncia-dever do administrador no caso concreto, aps a interpretao, valorar, dentro de um critrio de razoabilidade, e afastado dos seus prprios estandards ou ideologias, portanto, dentro do critrio da razoabilidade geral, qual a melhor maneira de concretizar a utilidade pblica postulada pela norma. Clusulas gerais princpios conceitos jurdicos indeterminados Art. 2 da Lei 9784/99 (L.P.A.F.) - A lei tambm trata de razoabilidade e proporcionalidade separadamente. L. 9784/99, Art. 2, caput A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia. Exemplo 1: Determinado servidor nunca cometeu infrao nenhuma. Ento ele comea a se atrasar todo dia. Seu superior diz que vai puni-lo. proporcional que ele aplique demisso? No! Pois esta a sano mais grave pela primeira infrao. Exemplo 2: Servidor pblico que leva para casa folhas de papel. Era para fins pblicos, e no privados. Ele no precisaria ser demitido, isso desproporcional. Proporcionalidade relao adequada entre meios e fins.
11

Proibio da reformatio in pejus, pois com este instituto a lei fere a segurana jurdica, isso inconstitucional. Para Di Pietro, a proporcionalidade deve ser medida no pelos critrios pessoais do administrador, mas segundo padres comuns na sociedade em que vive; no pode ser medida diante dos termos frios da lei, mas diante do caso concreto. A proporcionalidade a adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias para atender ao interesse pblico e, por conseqncia, alcanar o fim desejado. - Aferidas de acordo com o caso concreto e o padro geral (para a coletividade) - Observar se atendeu a adequao entre meios e fins - Serve para limitar a discricionariedade da Administrao Dia 10.03.2010 14 PRINCPIO DA MOTIVAO A Administrao Pblica tem o dever de motivar/fundamentar todos os atos que ela pratica. A Administrao tem que dizer as razes de fato e de direito que levam prtica do ato. Atos administrativos - atos discricionrios - atos vinculados

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

Art. 93, X, CF Os tribunais ao tomarem decises administrativas devero motiv-las. A Administrao quando exerce sua funo tpica de administrar deve tambm motivar (interpretao sistemtica da prof Lucia Valle Figueiredo). Art. 3 (?), C. Est de SP motivao expressamente prevista. - Nvel Federal Esfera da Unio - Nvel Nacional todos os entes federativos Celso Antonio Bandeira de Mello diz que a motivao deve ser prvia ou contempornea expedio do ato. Os motivos verdadeiros podem ser alterados caso posteriores. A motivao uma forma de controle dos atos administrativos e a publicidade o veculo que instrumentaliza a motivao. 15 PRINCPIO DA EFICINCIA Art. 37, caput, CF LIMPE (E do LIMPE o princpio da Eficincia). Expresso na CF: Trouxe em junho de 1998 a Reforma Administrativa com o LIMPE (emenda 19). Antes dessa emenda a Administrao Pblica sempre teve que ser eficiente. Helly Lopes Meirelles: Dizia desde a dcada de 70 que a Administrao Pblica tinha o dever de ser eficiente, tinha o dever da boa administrao, e isto estava implcito no ordenamento constitucional. Ser eficiente ser bom administrador, zelar pela coletividade. Este princpio ligado aos princpios da moralidade, supremacia do interesse pblico e continuidade. Alexandre de Morais: A Administrao eficiente quando emprega todos os meios adequados, todos os recursos possveis para alcanar os melhores resultados. Celso Antonio Bandeira de Mello trata este princpio como Princpio da Boa Administrao. Para Di Pietro, o princpio da eficincia apresenta dois aspectos: 1 - Pode ser considerado em relao ao modo de atuao do agente pblico do qual se espera o melhor desempenho possvel de suas atribuies, para alcanar os melhores resultados. 2 - Em relao ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administrao Pblica, tambm com o objetivo de alcanar os melhores resultados na prestao do servio pblico. 16 PRINCPIO DA SEGURANA JURDICA Para o prof. Celso Antonio Bandeira de Mello, a segurana jurdica decorre do Estado Democrtico de Direito, modelo agasalhado pela CF/88. A segurana jurdica essncia do nosso ordenamento. um dos mais importantes princpios gerais do Direito. Segurana jurdica o direito estabilidade das relaes. Relaes entre Estado e administrados (no Direito Administrativo). Deste princpio decorrem institutos como a prescrio, decadncia, ato jurdico perfeito, coisa julgada.
12

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

- Almiro do Couto e Silva Revista eletrnica Direito do Estado Proteo confiana jurdica A segurana jurdica inerente s aspiraes do ser humano, que em sua essncia quer que suas relaes se tornem estveis. Expresso no art. 2, caput da Lei 9784/99 (L.P.A.F.). Vedao de nova interpretao da lei por parte da Administrao Pblica. Pode haver mudana de interpretao, mas ela no deve retroagir a casos j decididos com base em interpretao anterior, considerada vlida diante das circunstncias do momento em que foi adotada. A segurana protege os administrados que tinham sido beneficiados com a deciso da administrao num determinado sentido. A mudana de orientao e interpretao pode acontecer, mas no pode retroagir para prejudicar direitos dos administrados, originados de interpretao anterior vlida no momento em que foi adotada. Ex: porte de armas sem precisar de antecedentes criminais. A administrao pode modificar isso. Diante da ilegalidade no se pode alegar segurana jurdica.
13

1 ato invlido

2 ato anular

No se pode alegar segurana a algo que no teve efeito

A segurana jurdica s pode ser alegada diante da boa-f dos administrados. Dia 16.03.2010 PODERES DA ADMINISTRAO PBLICA Celso Antonio Bandeira de Mello: Dever-poder Celso diz que poder uma forma inadequada de adm. A Adm no tem poderes, mas sim prerrogativas (privilgios), pq tem que cumprir um dever. Ele utiliza a palavra poder. Da o binmio: dever-poder. A Adm tem o dever de cuidar do interesse publico, para isso necessrio que a Adm tenha prerrogativas. Maria Sylvia Zanella Di Pietro: Poder-dever Na doutrina da Di Pietro ela menciona 3 poderes, disciplinar, normativo, hierrquico e, em um captulo a parte, poder de polcia (porque tem caractersticas prprias). Helly Lopes Meirelles trata de mais 2 poderes: discricionrio (liberdade de escolha) e vinculado (sem liberdade de escolha, vinculado a lei). Para Celso, isso exerccio de competncia. Celso diz que o correto no poder discricionrio e vinculado, a lei vai dizer a forma como a Adm vai agir.

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

Di Pietro: - poder: - disciplinar - hierrquico - normativo - poder de polcia

Helly Lopes Meirelles: - poder*: - discricionrio - vinculado

* Exerccio de competncia para o prof. Celso. Exerccio de competncia dado pela lei (discricionrio e vinculado ao administrador).

14

Para Maria Sylvia no h prerrogativas, mas poder exerccio de competncia. Atributo de outros poderes. Poder vinculado: A Adm tem liberdade de escolha. Assim, estranho se falar em poder. 1. PODER NORMATIVO (= regulamentar) A expresso normativo gnero, a expresso regulamentar espcie. Alguns autores chamam os atos normativos de atos normativos regulamentares. Essa denominao, no entanto, apenas d nfase aos regulamentos, uma espcie de ato normativo, que gnero. Ato normativo (gnero) Regulamentar (espcie) Legislativo
edita

lei

ato normativo originrio


carter

Normas infra-legais (dependem de lei)

- regulamentos - instrues - portarias - resolues - regimentos

geral

abstrato

concretizada

atos da administrao pblica (atos normativos)

O poder normativo se faz atravs de atos normativos, como os regulamentos, instrues, portarias, resolues, regimentos, etc. Atos normativos = precisam de uma lei prvia, sendo assim, derivado da lei (gerais e abstratos). A lei ato normativo originrio porque ela editada pelo poder competente (legislativo), alm disso, s a lei inova no ordenamento jurdico, cria direitos e restries aos administrados. A lei tem carter geral e abstrato, dirigida a todos indistintamente. Por isso, a lei precisa de um complemento para ser colocada em prtica, aplicada de fato. Para isso serve a edio de atos da administrao pblica (atos normativos, atos que decorrem do poder normativo): regulamentos, instrues, portarias, resolues, regimentos, etc. Todos esses atos servem para regulamentar uma lei anterior. Regulamentar uma lei prvia e poder aplic-la no caso concreto. So normas infralegais. Atos normativos editados pelo administrativo pblica na esfera do executivo, ato normativo derivado da lei, decorrem da lei (atos normativos derivados). Atos normativos so atos da administrao, atos gerais e abstratos. No so atos administrativos. A Administrao precisa desses atos para concretizar a aplicao das leis, que so gerais e abstratas. Ex: Para que o servidor se torne estvel precisa passar 3 anos de estgio probatrio. Aps 3 anos ele precisa ter seu desempenho avaliado, segundo a CF. uma avaliao especial. A CF s fala isso avaliao especial de desempenho, mas como ela feita? Quem aplica? Ento o executivo edita um decreto regulamentar,

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

uma lei para disciplinar/regulamentar a avaliao especial. Executivo edita um ato: avaliao de desempenho. Mas no necessariamente sempre aps a edio de uma lei pelo Legislativo o Executivo ter que regulament-la. Regulamentos O regulamento ato normativo derivado, porm, ele tambm geral e abstrato. O regulamento no inova o ordenamento jurdico, s a lei inova o ordenamento, s a lei cria direitos e obrigaes. No nosso ordenamento no existe regulamento autnomo, ou seja, que independe de previa lei. Os regulamentos servem para regulamentar uma lei prvia editada pelo Legislativo. Ato normativo originrio e ato normativo derivado Livro da Maria Sylvia: Conforme Reale, os atos normativos dividem-se em originrios e derivados. Originrios: Atos normativos que instituem direito novo e so emanados de rgo estatal, cuja competncia para tanto lhe foi outorgada pela CF; compreende atos do Legislativo. Derivados: Explicitam o contedo normativo preexistente, visando a sua execuo no plano da praxis; o ato normativo derivado por excelncia o regulamento. Compreende os atos do Executivo. Decretos O decreto veicula o regulamento. Todo chefe do executivo tem poder para editar um regulamento (presidente, governadores e prefeitos). Decreto regulamentar um ato administrativo Competncia para emitir: chefe do executivo (presidente, governador, prefeito) Decreto legislativo editado pelo legislativo e a forma e contedo so outros. O Legislativo edita leis. O Executivo s edita um tipo de lei, a lei delegada, porque a CF autoriza. Isso exceo, a regra que a lei seja editada pelo Legislativo. Regulamento executivo Complementa a lei (Art. 84, IV, CF); contm normas para fiel execuo da lei; no inova na ordem jurdica; estabelece normas sobre a forma como a lei vai ser cumprida pela Administrao; no cria direitos, obrigaes, proibies, punies. Regulamento autnomo ou independente: inova na ordem jurdica, normatiza matrias no disciplinadas em lei, no completa nem desenvolve nenhuma lei prvia. Outra distino em relao aos regulamentos Regulamentos jurdicos (ou normativos): Estabelecem normas sobre relaes de supremacia geral, ou seja, criam normas gerais para todos os cidados, to como ocorre com as normas inseridas no poder de polcia; limitadoras dos direitos individuais em beneficio do interesse pblico; voltam-se para fora da Administrao; h menor discricionariedade; o particular no est vinculado diretamente Administrao; so complementares lei.
15

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

Exemplos: (1) Poder geral para todos, como as sinalizaes de trnsito. Regulamento normativo editado para disciplinar de forma geral, para todos, indistintamente. (2) Ser complementar lei significa que ele no tem autonomia, um regulamento executivo. Regulamentos administrativos (ou de organizao): Versam sobre a organizao administrativa ou sobre relaes entre particulares submetidos por uma razo especial ao Estado (pode ser por contrato, concesso, nomeao de servidor, internao em hospital pblico); h maior discricionariedade; h vinculo direto do particular com a Administrao; refere-se forma de organizao administrativa e prestao do servio; admite maior liberdade. No Brasil essa espcie de regulamento depende de lei. Se no for o presidente ou o governador, depende de lei. O nico ato que no depende de lei a exceo decreto autnomo do art. 84, IV, a, CF. A Administrao exerce regulamentao, mas edita este ato porque tem um vnculo especial com um administrado, como um contrato. Dia 17.03.2010 (Continuao da aula anterior sobre Poderes da Administrao Pblica) Regulamentos: autnomo e executivo Jurisdio una: O judicirio tem poder para analisar todas as questes de todas as funes do Poder (executivo e legislativo). Da o princpio da ubiqidade. Jurisdio dupla: O Judicirio no tem competncia para julgar as questes do Estado. Para as questes do Estado: Jurisdio administrativa (ou contencioso administrativo). Nos pases em que h a dupla jurisdio o Estado tem maior liberdade. Decretos autnomos so constitucionais, porque l a Administrao tem uma Justia prpria, especial. H decretos autnomos no mesmo patamar das leis. Em nosso ordenamento so normas infralegais. Para o Prof. Celso, aqui no Br no existe em nenhuma hiptese regulamento autnomo. Prof Maria Sylvia concorda, s traz uma exceo. No Brasil temos apenas uma jurisdio. S o Legislativo inova a ordem jurdica. A entram os atos administrativos para regulamentar as leis. Estes atos so normas infralegais (esto abaixo da lei, por isso no podem ir alm da lei, no podem ampliar um contedo alm do que a lei prev, seno sero ilegais e podem ser tambm inconstitucionais). No nosso ordenamento, necessariamente os atos normativos dependem de prvia lei. Por isso no h como existir regulamento autnomo no Brasil, s existe o regulamento executivo (no Brasil no existe regulamento autnomo). O regulamento executivo serve para dar fiel execuo a lei, por isso se chama regulamento executivo, no s porque vem do Executivo, mas porque ele regula a lei. Ele no pode extrapolar o mbito da lei, no pode ir alem do que a lei disciplina. O regulamento executivo est subordinado lei necessariamente. Art. 84, VI, a, CF nica exceo idia de que no h regulamento autnomo no Brasil. Nesta hiptese h previso constitucional permitindo um regulamento autnomo. Quando o presidente edita um decreto para organizar a Administrao sem prvia lei (agindo de forma autnoma) ele edita um regulamento autnomo, um decreto autnomo. Isso veio com a EC n 32/2001. - Art. 84, VI, b, CF decreto executivo. Esse ato decorre da prpria CF. No se est criando nem inovando nada, como o decreto autnomo, que tem fora de lei, s est extinguindo algo. - A alnea b no inova, mas a alnea a inova, ento a alnea a decreto autnomo.

16

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

Instrues Atos dos ministros de Estado que servem para regulamentar um regulamento. O regulamento serve para a Administrao aplicar a lei ao caso concreto. Se este regulamento ainda ficou muito genrico, no sendo possvel aplicar no caso concreto, ento o ministro de Estado edita outro ato administrativo para possibilitar a aplicao do ato anterior, e assim por diante. Os atos vo sendo editados at que torne-se possvel a aplicao da lei. uma pirmide de atos dentro da Administrao. Instruo normativa: editada pelas agncias reguladoras. Alguns juristas dizem que as instrues normativas tem fora de lei, o que colocaria estes atos como decretos autnomos. A professora disse que isso no existe, mesmo que o doutrinar que diga isso seja renomado. As instrues normativas so atos que dependem de prvia lei, so atos infralegais. Digenes Gasparini, Helly Lopes Meirelles, Celso Antnio Bandeira de Mello, Maria Sylvia Zanella Di Pietro no falam que a instruo normativa tem fora de lei. 2. PODER DISCIPLINAR Impor disciplina, seguir as ordens. Idia de subordinao dentro da Administrao Pblica. O poder disciplinar da administrao est relacionado diretamente aos servidores pblicos, que tem vnculo especial com a Administrao. Especificamente o poder de apurar infraes e aplicar sanes aos servidores. Processo administrativo disciplinar serve para apurar as infraes e aplicar as sanes ao servidor, se comprovada a infrao. Ex: Demisso no servio pblico pena, sano. O servidor pede exonerao, e no demisso. No abrange as sanes impostas a particulares no sujeitos disciplina interna da Administrao. Para quem no integra a estrutura interna da Administrao as limitaes impostas decorrem do poder de polcia, portanto, de uma sujeio geral ao poder pblico. O poder disciplinar discricionrio de forma limitada; outorga-se administrao a possibilidade de avaliar no momento da aplicao da pena a sano correta para solucionar o caso concreto, assegurado o contraditrio e a ampla defesa. O poder disciplinar encarregado de apurar infraes e aplicar sanes, aos servidores pela lei e, aos contratados, pela lei e pelo contrato. Dia 23.03.2010 (Continuao da aula anterior sobre Poderes da Administrao Pblica) 3. PODER HIERRQUICO (OU DECORRENTE DE HIERARQUIA) A hierarquia gera para o Poder Pblico a possibilidade de exercer certas competncias. Resgate da idia da Administrao Pblica constituda como hierrquica e piramidal. A hierarquia gera o dever de dar ordens e ao mesmo tempo de receber ordens. De cima para baixo, relaes de subordinao. Em mesmo grau hierrquico no h mando-obedincia, e sim a idia de coordenao. rgos do mesmo patamar hierrquico no se subordinam entre si. No h subordinao, h coordenao. Os rgos se coordenam entre si.
17

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

A organizao administrativa decorre da distribuio de competncias e da hierarquia, que compreende a idia de coordenao e de subordinao. Alguns poderes decorrem da competncia administrativa, originam-se da relao hierrquica: 1) Poder de editar atos normativos (resolues, portarias, instrues) no sentido de ordenar a atuao dos rgos subordinados; trata-se de atos normativos de efeitos apenas internos e, por isso mesmo, inconfundveis com os regulamentos; so apenas e, to somente, decorrentes da relao hierrquica, razo pela qual no obrigam pessoas a ela estranhas;10 2) Poder de dar ordens aos subordinados nos limites da lei, e consequentemente, o dever de obedincia (exceto para as ordens manifestamente ilegais);11 3) Controle dos atos inferiores, sendo possvel anular atos ilegais, e revogar os inoportunos ou inconvenientes (de ofcio ou mediante provocao);12 4) Aplicar sanes, quando houver infraes disciplinares. Decorrncia do poder disciplinar, que decorre da hierarquia; 5) Avocar atribuies (desde que no sejam exclusivas); 6) Delegar atribuies (desde que no sejam exclusivas);13 Trs sentidos da expresso hierarquia, segundo Di Pietro 1) Sentido tcnico-poltico: um princpio, um critrio de organizao administrativa pelo qual os rgos superiores propem diretrizes aos rgos inferiores que fornecem elementos para decises superiores;14 2) Sentido jurdico: H um ordenamento hierrquico definido por lei e estabelece a competncia para exerccio das diversas funes atribudas a cada rgo; essa distribuio de competncias pode ser mais ou menos rgida, podendo ser exclusiva ou concorrente;15
Os regulamentos esto no poder normativo e no no disciplinar, pois o disciplinar no se volta para fora da estrutura adm. Assim, o regulamento no entra na parte da hierarquia. Na hierarquia s falo do que obriga internamente. Os regulamentos regulam a lei, que obriga a todos, ento os regulamentos tambm obrigam a todos. J outros atos, como as instrues, portarias e resolues, so gerais e abstratos tambm, mas no regulam a lei, regulam apenas o mbito interno da estrutura adm. Ex: O diretor Mauad edita resoluo (resoluo do diretor da faculdade) obrigando a no usar celular. Essa uma obrigao que s se volta para dentro da organizao administrativa (faculdade). Somente quem pertence faculdade deve obedecer isso. 11 Superiores do ordens aos subordinados, isso decorre da hierarquia. Dentro dos patamares intermedirios da estrutura piramidal da Adm, h aqueles que recebem ordens dos superiores e do ordens aos subordinados. S h possibilidade de no obedecer as ordens quando elas so ilegais. Ex: A professora chega e fala para os alunos hoje ningum vai ver aula, vo limpar o banheiro; os alunos no tem essa atribuio, eles pagam mensalidade para ver as aulas; logo eles no tem que limpar o banheiro, isso ilegal. 12 Controlar os atos dos rgos inferiores, ou subordinados. Atos ilegais podem ser anulados pelos superiores, que tem mais poder que os subordinados, podendo anular atos ilegais deles. Atos legais, mas inoportunos e/ou inconvenientes podem ser revogados pelos superiores. O poder hierrquico da a possibilidade de controle do ato pelo superior em relao ao subordinado. Princpio da autotutela. 13 Delegar e avocar atribuies tambm decorre da hierarquia. Delegar de cima para baixo. Avocar de baixo para cima (quando o superior chama para si determinadas funes de seus subordinados). Quando as atribuies forem exclusivas daquele determinado cargo, no se pode nem delegar nem avocar. 14 Quando falo em hierarquia no sentido tcnico-poltico, falo da forma de organizao hierrquica da administrao, com vrios graus hierrquicos (camadas), e relao de subordinao e superioridade. Deve haver poucos nas camadas superiores para que no haja desentendimento entre as ordens, pois todas as ordens devem ser acatadas pelos subordinados, ento elas no podem ser diferentes, contraditrias. 15 Quando falo em hierarquia neste sentido, digo que a prpria CF concedeu Adm competncias para exercer o poder hierrquico. A prpria estrutura hierarquizada da Adm foi dada pelo prprio ordenamento jurdico. Algumas competncias so concorrentes (vrias pessoas podem desempenhar aquela atribuio), outras so exclusivas (atribuio somente de uma determinada pessoa). Diferena entre exclusiva e privativa que a privativa pode ser delegada.
10

18

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

3) Sentido jurdico: Relao pessoal de coordenao e subordinao entre superior e inferior, implicando em poder de dar ordem e dever de obedincia.16 Relao entre os Poderes do Estado No h hierarquia entre os Poderes do Estado, no h hierarquia entre Legislativo e Judicirio, o que h distribuio de competncias. rgos legislativos: Cmara no manda no Senado, o que ocorre que a CF atribui determinadas competncias ao Senado e determinadas competncias Cmara. rgos judicirios: A CF d determinadas atribuies ao STF, outras ao STJ, outras ao TRT, etc. No hierarquia, h o princpio do livre convencimento do juiz, se no houvesse este princpio poderia-se dizer que h hierarquia. O que h distribuio escalonada de competncias, o juiz do 2 grau no manda na deciso do juiz do 1 grau. Na funo tpica h distribuio de competncias. No entanto, na funo atpica do Judicirio (de administrar-se) h hierarquia; por exemplo: o presidente do TJ comanda seu corpo de funcionrios, a sim ele manda em seus assessores, escreventes, etc. Instncias so apenas a estrutura do Poder Judicirio, a forma como a CF o organizou. Deciso de 1 grau que pode ser recorrida e mudada pelo 2 grau no hierarquia, o princpio do duplo grau de jurisdio e do livre convencimento do juiz. Exceo: EC 45/2004 trouxe a reforma do Judicirio e com ela, a Smula vinculante. Com a smula vinculante, a deciso do Supremo vincula a deciso das demais instncias. H uma certa hierarquia, pois as instncias abaixo do STF no podem decidir de forma diferente, de acordo com o livre convencimento. Assim, a smula vinculante estabeleceu uma hierarquia parcial na funo tpica do Judicirio. O que est sumulado no pode ser decidido de forma diferente. A Adin e a Adecon tambm estabelecem hierarquia parcial no Judicirio, pois estes institutos tem eficcia erga omnes. 4. PODER DE POLCIA O poder de polcia fundamenta-se no princpio da supremacia do interesse pblico, pelo qual o interesse pblico sempre ser o foco da Administrao Pblica, que no exerccio de sua funo faz uso de prerrogativas e sujeies. O poder de polcia objetiva condicionar o exerccio dos direitos individuais ao bem estar coletivo, busca assegurar que no sejam os direitos individuais ameaados pelo exerccio ilimitado, assegura a liberdade individual limitando-a. O poder de polcia exercido para todos. Limita direitos de forma indistinta para todos os administrados. O poder de polcia uma terminologia no usada pelo Prof. Celso Antonio Bandeira de Mello, que usa o termo polcia administrativa. Para o professor, com o poder de polcia vigora a vontade do soberano, e no da lei. Em nossa histria, o poder de polcia nasce arbitrrio, j que delimitado pela vontade do soberano. Com o Estado liberal, surge a legalidade. Este um marco, pois a Administrao, a partir da, s pode limitar os direitos dos administrados de acordo com a lei. Para professora Di Pietro h dois princpios fundamentais no Direito Administrativo: a legalidade e a supremacia do interesse pblico. Estes princpios devem ser base tambm do poder de polcia. O poder de polcia est conceituado no art. 78 do CTN, pois ele fato gerado por um tributo, pela taxa. Dia 24.03.2010 (Continuao do tpico Poder de polcia da aula anterior) Conceito de Celso Antonio Bandeira de Mello de poder de polcia, ou melhor, polcia administrativa 1) Em sentido amplo: Corresponde a atividade estatal de condicionar a liberdade e a propriedade ajustando-as aos interesses coletivos. Aqui refere-se a atos do Legislativo e do Executivo;17

19

16

Relao de coordenao e subordinao na Adm pblica.

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

2) Em sentido estrito: Abrange as intervenes, quer gerais e abstratas, como os regulamentos, quer concretas e especficas (como as autorizaes e licenas do Poder Executivo, destinadas a alcanar o mesmo fim de prevenir e obstar o desenvolvimento de atividades particulares contrastantes com os interesses sociais. Aqui apenas atos do Poder Executivo.18 Sentido amplo Poder de policia Sentido estrito Legislativo leis Executivo atos normativos Executivo atos atos administrativos propriamente ditos19 (ex: licenas e autorizaes) Polcia administrativa Policia Judiciria No o judicirio que exerce a polcia judiciria, a polcia corporativa que auxilia o Judicirio.
Ex: Caso Nardoni - Quem investigou o crime? Polcia civil. Quem transporta os Nardoni para o frum sempre q eles tem que ir l? PM. A polcia judiciria auxilia o Judicirio na tutela estatal prestada aos indivduos, a PM e a Pol. Civil sempre que tem que interferir na esfera individual dos administrados. Corporaes civis e militares (corporaes especializadas - polcia civil e militar).

regulamentos

20

Quem exerce

Diversos rgos administrativos.


Ex: Os fiscais da vigilncia sanitria exercem tpico poder de polcia administrativa. Ato essencialmente fiscalizador e limitador.

Incidncia
(esses poderes tem incidncia sobre o que ou sobre quem?)

Sobre bens, direitos ou atividades.


Ex1: Polcia alfandegria, ao apreender um bem fora da lei. Ex2: Montar uma empresa exige certas formalidades. Caso o empresrio no cumpra corretamente com as normas, ele no pode exercer a atividade regularmente, ento ele multado em cima de um direito, que est irregular. Ex3: Atividade de comercializar comida num restaurante, porm, fora das normas de higiene e sade.

Incide sobre pessoas.


Ex: Algum alvo de um crime, ou algum que cometeu um crime.

Ocorrncia de ilcito20 Carter

Ilcito administrativo. Em regra o carter da polcia administrativa preventivo.


Em regra a polcia administrativa age para prevenir que ocorra um ilcito administrativo, atuao anterior.

Ilcito penal. Em regra o carter da polcia judiciria repressivo.


Em regra, atuao posterior, depois que j ocorreu o ato ilcito.

Em sentido amplo as leis so editadas para regulamentar a sociedade, limitando-a, editar as leis ato do Legislativo e poder de polcia. J o Executivo executa a lei, que limitou, editando atos, que tambm limitam. exerccio do poder de policia limitador, seja do Executivo ou do Legislativo. 18 No entra o Legislativo porque trata somente da funo de administrar. 19 Celso A. B. Mello no fala dos atos administrativos propriamente ditos, s fala dos regulamentos, pois s os regulamentos se voltam para fora da administrao, s eles tem fora para sair da esfera interna da Administrao e regular toda conduta dos administrados. 20 Ilcito algo ilegal, e no sinnimo de crime.

17

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

Meios de atuao do Poder de Polcia 1 Pode ser exercido por atos normativos: - pela lei que estabelece limitaes administrativas ao indivduo de forma isonmica; - por decreto que regulamenta a lei e sua aplicao no caso concreto; - por portaria, resoluo, instruo, etc. Quando a Di Pietro diz que o poder ... Sentido amplo do poder de polcia CABM diz que o poder de policia pode ser exercido Por meio de regulamentos ou por meio da lei. Di Pietro diz que em sentido amplo entram leis, regulamentos, decretos, portaria, resoluo, instruo Tanto a lei quanto os atos normativos podem ser usados para disciplinar e limitar .... meio de atuao do poder d pol em sentido amplo. 2 Poder ser exercido por atos administrativos e operaes materiais que consistem na aplicao da lei ao caso concreto, neste caso podem ser: - preventivas (fiscalizao, vistoria, ordem, notificao, autorizao) - repressiva, buscando fazer com que o indivduo cumpra a prescrio legal (ex: interdio de atividade, apreenso de mercadorias, etc). Poder d pol adm sem entido estrito, ou seja, apenas atos adm praticados pela administrao que pegam o que esta no plano geral e abstrato e aplicam no caso concreto. Atos adm propriamente ditos. Estes atos podem ser preventivos ou repressivos. Ex: meio de atua por ato adm por sentido estrito preventivo: vistoria todos que querem fzr um cruzeiro comprar com antecendencia. Caractersticas do poder de polcia 1) Autoexecutoriedade: Possibilidade da Administrao executar suas decises sem recorrer ao Judicirio; h a imposio da deciso independentemente de anuncia do particular; a oposio que deve ser conseguida em juzo.21 2) Discricionariedade: Quando a lei deixa certa margem de liberdade de apreciao no que se refere a alguns elementos do ato, como motivo ou objeto; desta forma, cabe a Administrao decidir qual o melhor momento de agir, meios de atuao e sano cabvel.22 3) Coercibilidade: O ato de policia auto executrio porque tem fora coercitiva; com o poder de policia a administrao impede a prtica, pelos particulares, de atos contrrios ao interesse publico; limita a conduta individual, portanto, trata-se de uma atividade negativa. Em contraposio, o servio publico atividade positiva, vez que h o exerccio de atividade material til ao cidado. Quando a administrao edita atos e ns no concordamos com estes atos, a nica alternativa nos socorrermos no Poder Judicirio.
21

A Administrao pode agir sem pedir autorizao para o Judicirio. A autoexecutoriedade caracterstica fundamental do poder de polcia. Se a parte no gostar da atuao da Administrao, ela tem que recorrer ao Judicirio. Alm disso, a Adm pode agir sem a concordncia dos administrados. 22 Discricionariedade a margem de escolha dada pela lei Adm, essa margem pautada na prpria lei. Em regra o poder de polcia discricionrio. s vezes a medida urgente e necessria mas no h lei prevendo como a Adm deve agir, ento a Adm tem o dever de preservar o interesse pblico, a segurana das pessoas, esta uma atuao discricionria mesmo diante de falta de lei. As vezes h vinculao, a Adm deve agir daquela determinada forma, p.e., licena, como a Carteira Nacional de Habilitao, pois se preenchemos todos os requisitos para tirar a CNH a Administrao no pode se recusar a te conceder a CNH. um poder de polcia porque s pode dirigir quem tem a CNH, limita os direitos das pessoas (sempre que h limitao de um direito, h poder de polcia).

21

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

Todos os atos que a administrao edita e so dotados de coercibilidade, tem o carter negativo, que visa o no fazer, ou seja, um carter meio que preventivo visando que o administrado no faa mais o ato infracional. No poder de policia temos atos impositivos e no atos de gesto23. Dia 30.03.2010 Limites do Poder de Policia24 Proporcionalidade: Adequao entre meios e fins, entre a limitao ao direito individual e o prejuzo a ser evitado. (EX. Quando um ajudante de cozinha diminui a quantidade de graus do frzer de carnes, onde a temperatura normal era 13 graus, mas o ajudante, por ser novo coloca em 10 graus e a fiscalizao constata essa irregularidade, porm no seria justo ela interditar o estabelecimento, seria ento desproporcional, ento ela procurar meios proporcionais de aplicar uma coero); Eficcia: Medida adequada para impedir o dano ao interesse publico. Antonio Carlos Cintra do Amaral diz que a eficcia alcanar a finalidade para qual a medida se prope. Na qual a eficcia seria plena quando a sano seria aplicada pela administrao e a essa conduta no seria novamente praticada pelo administrado. Necessidade: Ser adotada em caso de real ou provvel perturbao ao interesse publico. S deve ser executada quando for realmente necessria. SERVIO PBLICO
Captulo 4 da doutrina da prof Di Pietro
22

O servio pblico uma das atividades mais importantes da administrao, porm conceitu-la algo difcil, pois est localizado numa zona de penumbra, onde no se existe uma igualdade de conceitos entre os autores. CONCEITO DE SERVIO PBLICO Para o Prof Celso Antonio Bandeira de Mello toda atividade de oferecimento de utilidade ou comodidade fruvel, preponderantemente pelos administrados, prestada pela Administrao Publica, ou por quem lhe faa as vezes, sob um regime de direito publico, institudo em favor de interesses, definidos como prprios pelo sistema normativo. Segundo a Prof Maria Sylvia Zanella Di Pietro corresponde a toda atividade desempenhada direta ou indiretamente pelo Estado, visando atender necessidades essenciais dos cidados, da coletividade ou do prprio Estado. Isto , servio pblico toda atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exera diretamente ou por meio de seus delegados, com o objetivo de satisfazer concretamente as necessidades coletivas, sob regime jurdico total ou parcialmente publico. Analisando o conceito dos dois, podemos dizer que o conceito do Prof Celso Antonio Bandeira de Mello o mais restrito e tambm cai em prova, pois o mais famoso, porm o conceito mais aceito em doutrina o da Prof Maria Sylvia.

23 24

A administrao sai da posio de superioridade e se coloca em posio de igualdade aos administrados. Regra Minemnica: AUTODISCO limita PEN

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

ELEMENTOS DA DEFINIO (PROF MARIA SYLVIA) Elemento Subjetivo Elemento subjetivo da definio de servio pblico de Di Pietro: Quem so aqueles que prestam este servio? O Estado prestando diretamente (Art. 175 CF), faz isso por meios dos rgos que compem a administrao direta25, mas tambm tem a possibilidade do Estado prestar indiretamente o servio publico, ou seja, delegar esta tarefa a outra pessoa, por meio de entidades da administrao indiretas. As pessoas privadas podem prestar estes servios? Sim, e acontece por meios de concesso26 e permisso de servios pblicos, pode ser contratada pela Administrao direta e pela Administrao indireta tambm. Quando a Administrao delega os servios para a Administrao indireta ela est descentralizando os servios, mas h uma diferena entre descentralizao por servios, e descentralizao por colaborao, feita por contratos. A descentralizao por servios feita por lei, ela transfere a titularidade dos servios e a execuo, porm se ela quiser reaver a titularidade e a execuo, ela tem que extinguir a pessoa criada, o caso, por exemplo, do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). O Prof Celso Antonio B. de Mello tambm chama esse tipo de descentralizao de: descentralizao por outorga. A descentralizao por colaborao feita por contratos, ela transfere somente a execuo e no h a transferncia de titularidade, pois o vinculo27 estabelecido mais fraco do que o vinculo estabelecido na descentralizao por servios. O Prof Celso Antonio B. de Mello tambm chama esse tipo de descentralizao como: descentralizao por delegao. Quem presta o servio pblico o Estado, que pode prestar diretamente ou indiretamente. Indiretamente ele pode criar algum ou contratar algum para fazer isso para ele. Quando o Estado cria algum para prestar o servio para ele (Celso: descentralizao por outorga; Di Pietro: descentralizao por servios), a entidade criada para tal fim no tem escolha a no ser realizar a atividade para a qual ela foi criada. Esta entidade criada por lei. A Administrao direta transfere para a indireta a titularidade e a execuo do servio. Quando a Administrao contrata um particular para prestar o servio pblico no lugar dela (Celso: descentralizao por delegao; Di Pietro: descentralizao por colaborao, e no por servios). O vinculo que liga a Adm ao particular um contrato ou um ato adm. O contrato de concesso e o ato de permisso. Dia 31.03.2010 Entidades da Administrao indireta que so criadas para prestar servios pblicos: Existem vrias, como consrcios pblicos e privados, empresas sobre controle acionrio do estado, etc. As tradicionais so: - Autarquias (ex: INSS, nossa faculdade) - Sociedade de economia mista (ex: Petrobrs) - Fundaes (ex: hospital das clnicas) - Empresa publica (ex: CET) Estas 4 entidades so criadas para prestar servio pblico. A sociedade de economia mista e a empresa pblica so chamadas de empresas governamentais. Elas podem ser criadas para exercer outra atividade da Administrao, intervir na ordem pblica. Exemplo de

23

25 26

Fazem parte da administrao direta a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Uma das espcies de contratos da administrao. 27 Contrato

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

sociedade de economia mista intervindo no domnio econmico: Banco do Brasil. Exemplo de empresa publica intervindo no domnio econmico Caixa econmica. Posso ter sociedade de economia mista e empresa pblica intervindo na ordem econmica ou prestando servio pblico. Autarquias e fundaes apenas prestam servios pblicos, nunca interferem na ordem econmica. As autarquias e fundaes so pessoas jurdicas de direito pblico. As empresas governamentais so pessoas jurdicas de direito privado. muito comum cair em provas de concursos a diferenciao das personalidades jurdicas das pessoas jurdicas de direito pblico e das de direito privado. Regime jurdico de direito pblico: As pessoas jurdicas de direito pblico, s o direito pblico rege, o direito administrativo. Regime jurdico de direito privado: As pessoas jurdicas de direito privado so regidas pelo direito privado (direito civil) e tambm pelo direito pblico (direito administrativo). Regime jurdico misto, hbrido. Quando uma entidade criada, ela ter o DNA de quem a criou! Mesmo que ela tenha personalidade de direito privado, ela tambm ser regida pelo direito pblico, porque o Estado que cria essas entidades. No regime jurdico de direito privado sempre haver a incidncia de uma parcela de normas de direito pblico, portanto, o regime hbrido. Isto quer dizer que o regime de direito comum, nunca se aplicar na sua inteireza, pois ele ser derrogado ora mais, ora menos, por normas de direito pblico.

24

Temos 3 tipos de pessoas dentro da Administrao: Aquelas que ocupam cargo, autarquias e fundaes publicas. Demais entidades: Emprego; Funo. Elemento Formal Regime jurdico definido por lei. Quando se diz Elemento formal, refere-se ao regime jurdico. Regime jurdico de direito pblico No comerciais ou industriais29 Estatutrios30 Regime jurdico privado ( hbrido)28 Comerciais ou industriais2 Submetem-se ao direito do trabalho e se equiparam aos funcionrios para determinados fins31

Servios Agentes

Muitos autores dizem que privado, apenas, e no hbrido, pois tais entidades so regidas predominantemente pelo direito privado. Mas a professora afirma que hbrido porque apesar dessa predominncia, quem cria essas entidades o direito pblico (direito adm). 29 Explicao em Rivero. 30 Em Administrao direta ou indireta (neste ultimo caso, autarquias e fundaes), os servidores dessas entidades so regidos por estatuto. 31 H necessidade de concurso pblico para ingressar em sociedades de economia mista e empresas pblicas, mas o vnculo entre os funcionrios e a empresa/soc.econ.mista contratual (CLT, eles so regidos por contrato de trabalho)

28

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

Contratos

Regem-se pelo direito administrativo32 So pblicos34

Bens

Responsabilidade Decises

Objetiva36 Apresentam todos os atributos dos atos administrativos37

Contratos, com terceiros, submetem-se, em regra, ao direito comum33 Afetados realizao do servio pblico, submetem-se ao direito privado;35 Vinculados ao servio: regime semelhante ao dos bens pblicos de uso especial (coisas mveis ou imveis utilizadas pela Adm, para a realizao de suas atividades) Objetiva (art. 37, 6 da CF)8 Apresentam alguns atributos9

25

Elemento Material a prpria atividade de prestao de servio pblico. Atividade Atividades de interesse geral38 Exercida pelos particulares Particular movido, em regra, por seu prprio interesse Livre escolha do particular39 Exercida pelo Poder Pblico O objetivo primordial desempenhar atividades de interesse da coletividade (interesse pblico) A lei atribui esse objetivo ao Estado (art. 175, CF)

Atribuio da atividade

Leitura do conceito da prof Di Pietro aps saber quais so todos os elementos dele.

e no legal. O vnculo estatutrio tem estabilidade, no tem FGTS; o vnculo celetista no tem estabilidade e tem FGTS; etc. 32 Se a Unio federal quer contratar algum para prestar um servio de sade, educao, transporte, etc, ela abre uma licitao, um procedimento licitatrio de acordo com a Lei 8666/93, lei regida pelo direito pblico, direito adm. 33 Procedimento licitatrio que no precisa seguir a Lei 8666/93 (esta lei exige muita formalidade, muito rgida). Para estas entidades h procedimento simplificado de licitao, em regra, regidos os contratos pelo direito privado. 34 Todos os bens so pblicos porque estas pessoas so pessoas jurdicas de direito pblico. No estudaremos o captulo Bens pblicos (nem controle da Adm Pb). Estes so os captulos que menos so pedidos em concursos, mas so importantes, e no d tempo de estudar no ano. Os bens pblicos so bens de uso comum do povo, aqueles que todos podem ter acesso facilmente. 35 Afetar significa impor um nus a um bem, impor uma destinao pblica, destinar o bem a uma finalidade pblica. Afetao destinao a uma determinada finalidade, neste caso, esta finalidade a realizao do servio pblico. Ex: Metr (sociedade de econ. mista); seus trens no podem ser usados para outro fim que no seja o servio pblico, pois so afetados finalidade de prestar servio pblico. No so apenas normas de direito privado incidindo, so tambm normas pblicas. Ex: se ele quiser vender seus trens ele ter que realizar procedimento licitatrio simples. 36 A responsabilidade objetiva no precisa da comprovao de dolo/culpa, basta o nexo causal. 37 Ainda estudaremos os atributos dos atos adm, vrios so os atributos, j vimos auto executoriedade e discricionariedade. Como no vimos, a prof disse que no vai pedir na prova. 38 Ex: sade, educao, saneamento, etc. 39 O Poder Pblico no impe a ningum realizar determinada atividade, determinado servio para a coletividade. Em regra o particular vai Administrao pedindo para realizar algum servio. Mas, existem excees.

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

Dia 06.04.2010 De acordo com o art. 175 da CF, o Estado tem o dever de prestar servio publico. Estado pode prestar diretamente por um rgo seu. Ou, o Estado pode prestar o servio indiretamente: (I) Criar uma entidade para fazer isso pra ele (entidade presta diretamente e Estado indiretamente); ou (II) Contrata algum (particular) pra prestar o servio pra ele (processo de licitao contratado presta diretamente e Estado indiretamente). Prestao do servio por uma entidade da Adm indireta: O Estado cria uma entidade (Adm indireta) pra prestar o servio. Adm central presta indiretamente. Um servio pblico pode ser prestado de forma direta ou indireta. Forma de prestao indireta: a prestao de servios pblicos mediante concesso, permisso ou autorizao. Do prova disso os arts. 175, caput, 21, XI e XII, 25, 2, e 30, V, da Constituio. (Ex: Se a Unio, por exemplo, celebra contrato de concesso de um servio com uma pessoa jurdica privada, diz-se que a Unio est prestando indiretamente esse servio). Forma de prestao direta: a prestao de servios pblicos realizada pela Administrao Centralizada (ou Administrao Direta), por meio de seus rgos, sem a contratao de terceiros. Prestao de servio por entidade da Administrao Indireta: A prestao ser direta quando: a entidade recebeu outorga do servio e o presta com seus prprios recursos, com o prprio aparelhamento da entidade, sem a contratao de terceiros. Ex: nossa facul, que presta o servio com seus prprios recursos.Teremos, nesse caso, servio descentralizado de prestao direta (Ex: se o INSS, por exemplo, fizesse por meio de suas prprias unidades e servidores o recebimento e protocolizao de requerimentos administrativos, o INSS estaria prestando diretamente esse servio). A prestao ser indireta quando: A entidade for contratada para realizar o servio que no se encontra sob sua titularidade (a Administrao Direta pode, por exemplo, contratar uma empresa pblica para o fornecimento de merenda a uma escola pblica); Houve a necessidade de informatizar todos os procedimentos da prefeitura de SP. Ento o municpio de SP criou a PRODAM, uma sociedade de economia mista que tem a finalidade de prestar servios de informatizao/tecnologia para o municpio de SP (descentralizou por lei a prestao de um servio que passou a ser feito pela PRODAM para o municpio de SP). Santo Andr viu a PRODAM e gostou da idia da informatizao, ento quis contratar a PRODAM para prestar servio para ele tambm, em vez de criar novo rgo. O vinculo da PRODAM com SP legal, pois a PRODAM foi criada por SP, houve descentralizao por servios e a transferncia da titularidade e da execuo do servio. O vinculo com Santo Andr contratual, houve descentralizao por colaborao, e no foi transferida a titularidade, apenas a execuo do servio, entende-se neste segundo caso que a PRODAM est prestando servio de forma indireta (ela s presta diretamente quando ela cumpre a finalidade para a qual ela foi criada, pois ela recebe a titularidade). Ou quando a entidade da Administrao Indireta contratar terceiros, para a prestao de servio de que seja titular (Ex: se o INSS, por exemplo, contratasse uma empresa privada para o recebimento e protocolizao de requerimentos administrativos, o INSS estaria prestando indiretamente esse servio). Unio Federal (Adm dir) cria o INSS para prestar o servio de previdncia social (descentralizao por servios). Ao ser criado, o INSS recebe da UF a titularidade e a execuo do servio. Quando o INSS criado ele passa a prestar diretamente o servio. Quando ele vai prestar indiretamente? O INSS est precisando de servidores, mas no muitos, ento no precisa fazer concurso. Ele contrata a empresa A para colocar mo-de-obra naquele setor, prestando o servio para ele. Neste caso, o INSS est prestando o servio indiretamente, e a empresa contratada (empresa A) diretamente. O art. 6, incisos VII e VIII da Lei n 8.666/1993, nossa lei de normas gerais sobre licitaes e contratos, define execuo direta e execuo indireta. Segundo tais dispositivos, tem-se execuo
26

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

direta toda vez que a atividade realizada pelos rgos e entidades da Administrao, com seus prprios meios; caracteriza a execuo indireta a realizao da atividade por terceiros, contratados para tanto pelos rgos ou entidades da Administrao. Em resumo, teremos execuo ou prestao direta quando o titular do servio pblico o presta com seus prprios meios e teremos prestao indireta toda vez que o servio seja realizado por pessoa que no detenha sua titularidade, e que o execute em razo de contrato ou ato unilateral. DEFINIO DE RIVERO Aps o elemento material, Di Pietro traz a doutrina de Rivero. Ele foi um administrativista que trouxe classificao importante em relao s conseqncias da prestao de servio pblico. A atividade (elemento material) traz determinadas conseqncias. Consequncias: Conseqncias da prestao de servio pblico, de acordo com Rivero. O elemento material da prestao do servio pblico a prpria prestao do servio pblico. A 1 conseqncia para Rivero o funcionamento com prejuzo do servio. Ex: INSS. 1) O servio pblico, ao contrrio da empresa privada, pode funcionar com prejuzo. H determinados servios que funcionam com prejuzo para Rivero. Ex: sade e educao. Acaba tendo mais gasto. Distino de servios de Rivero: A CF diz quais servios, em regra, tero contraprestao e quais no tero. Servio no comercial (ou industrial): Servios prestados, em regra, de forma gratuita, no havendo a contraprestao por meio do usurio deste servio. H exceo (com a contraprestao), pois a finalidade no a contraprestao, pois este servio funcionar mesmo sem a contraprestao. Ex: sade, segurana pblica, assistncia (tem contraprestao do usurio), educao. Como regra existe a gratuidade na prestao deste servio (previdncia e assistncia social, ensino, sade); mas pode haver a contribuio do usurio (que pode ser inferior ao custo). Servio comercial (ou industrial): O Estado vende este servio como se fosse um produto. O usurio paga a tarifa para tal servio. Em regra este servio lucrativo para o Poder Pblico. Ex: gua, energia eltrica, nibus. A prpria natureza da atividade exclui a gratuidade (transportes, gua, energia eltrica, etc); tende ao equilbrio da receita e despesa; at mesmo para um lucro.
27

2) A apreciao do que seja interesse geral discricionria. A) Em regime de monoplio; exemplo: manuteno da ordem publica. B) Lado a lado a administrao em particular, exemplo: educao. a prpria atividade da prestao de servio pblico que interesse geral da sociedade. Interesse geral conceito indeterminado. H determinados servios que so prestados em regime de monoplio, s o Estado presta estes servios, ex: segurana publica. Est na CF que este servio exclusivo do Estado. H determinados servios que podem ser prestados tanto pelo Estado quanto pelos particulares. Servios em carter concorrencial, e no de monoplio. Ex: Previdncia (tem privada), sade, etc. PRINCPIOS INERENTES AO REGIME JURDICO DOS SERVIOS PBLICOS Princpio da Continuidade do servio pblico; Princpio da mutabilidade do regime jurdico ou flexibilidade dos meios aos fins;

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

Princpio da igualdade dos usurios; Princpio da modicidade das tarifas (princpio no tratado pela Di Pietro). Princpio da Continuidade do servio pblico: Em relao a este principio deve-se verificar que o servio pblico no pode parar; uma vez institudo dever ser prestado normal e continuamente. Tem aplicao em especial com relao aos contratos administrativos e ao exerccio da funo pblica. A continuidade to importante que tem aplicao dos contratos administrativos. Tanto para os contratdos da adm quanto para ela prpria (dir ou indir) tem o dever de continuar prestando oservio pub. Algumas decorrncias dos contrtos e do exerccio da funo pub. Conseqncias no que diz respeito aos contratos. 1 - Imposio de prazos rigorosos ao contraente. A aplicao da teoria da impreviso para recompor o equilbrio econmico financeiro e permitir a continuidade do servio. Quando uma das partes no cumpre o contrato h o inadimplemento por culpa de uma das partes. Mas e se um fator externo interfere no equilbrio econmico do contrato? Ex: Cimento que sobe excessivamente de preo por causa dos tributos. A Adm precisa reequilibrar aquele equilbrio econ finac par aque o contratado no v a falir e continue prestando os servios para a Adm. 2 - No se aplica a exceptio nom adimplet contractos (exceo de contrato no cumprido) em relao aos contratos administrativos contra a Adm. Enquanto voc no cumprir sua parte eu no cumpro a minha! No h essa possibilidade contra a Adm. Essa regra tem exceo. 4 - Reconhecimento de privilgios para a Adm: - Encampao; retomada do objeto do contrato por paralisao do servio. Geralmente o particular que pra a prestao por algum motivo, ento a Adm toma a prestao do servio e se utiliza do pessoal e dos servios da empresa contratada que paralisou. Ela se torna responsvel pelo pagamento destes funcionrios. - Uso compulsrio do pessoal e materiais da empresa contratada, quando necessrio para dar continuidade execuo do servio. Conseqncias em relao ao servio da funo publica: 1 Normas que exigem a permanncia do servidor em servio, quando este pede exonerao, pelo prazo fixado em lei. Normalmente um prazo de 30 dias. Esta exigncia de permanncia existe para que o servio pblico no paralise. 2 Os institutos da substituio, suplncia e delegao. 3 Proibio do direito de greve, a no ser nos moldes da lei especfica (art. 37, VII, CF). Princpio da mutabilidade do regime jurdico ou flexibilidade dos meios aos fins: Regime jurdico o conjunto d normas que regem um determinado instituto. Mudar este regime. Isso vale para as normas que regem o vinculo entre Adm e funcionrios (que ocupam cargo pblico). Ex: A partir que eu ingresso na Adm eu sou regido por um determinado conjunto de normas. Esse conjunto pode sofrer alteraes tempos depois, e eu sou atingido por tais alteraes. Dia do ingresso (dies a quo) at o dia que eu completo todos os requisitos para me aposentar. Neste dia eu comeo a ser regido por um novo regime, que regulamenta a aposentadoria. Eu posso me aposentar neste dia. Se eu resolvo no me aposentar, continuar trabalhando, e as normas mudarem de novo, eu perco meu direito de me aposentar sob a gide das normas antigas que foram alteradas. Se sou de tal ano, no fico sendo regido pelas normas desse tal ano sempre. Sou regido pelas normas que vigorarem.

28

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

Autoriza mudanas no regime de execuo do servio para adapt-lo ao interesse pblico, que sempre varivel no tempo; No h direito adquirido, h manuteno de um regime jurdico, nem em relao aos funcionrios, nem aos usurios dos servios pblicos, nem aos contratados pela Adm; O Poder Pblico pode mudar unilateralmente os contratos adm. Os contratos pblicos tem clausulas regulamentares e financeiras. O Poder Pblico pode alterar as clausulas regulamentares. Por isso o nibus pode ficar aumentando! Tanto o estatuto dos funcionrios como os contratos podem ser rescindidos unilateralmente para atender ao interesse pblico. Princpio da igualdade dos usurios: Por este princpio todos fazem jus prestao do servio, desde que em conformidade com a lei, sem qualquer distino de carter pessoal; ao prestar o servio pblico a Adm deve ser impessoal. Principio da impessoalidade na prestao do servio pblico. Significa que a Adm no pode cobrar de uma pessoa 2 reais para andar de nibus e 10 reais do seu vizinho. A Adm no pode discriminar os particulares, deve tratar todos da mesma forma. *Princpio da modicidade das tarifas: Alguns doutrinadores ainda trazem o principio da modicidade das tarifas. Di Pietro no fala dele. Algo mdico algo simblico, mnimo, pequeno. Modicidade das tarifas cobrar o preo mnimo pela prestao do servio pblico. Dia 07.04.2010 CLASSIFICAES 1) Servios pblicos prprios e imprprios. Prprios: Aqueles que atendem a necessidades coletivas; o Estado assume como seus (podem ser prestados direta ou indiretamente). A CF designa os servios prprios. Imprprios: Tambm atendem a necessidades coletivas; no so assumidos nem executados pelo Estado, nem direta ou indiretamente; exercidos por pessoas diferentes do Estado, mas dependem da autorizao (servios autorizados), regulamentao, fiscalizao estatal; correspondem a atividades privadas de interesse coletivo. Servios imprprios no so do Estado. Quando a titularidade do Estado, o servio no imprprio. Ex: Hospitais particulares no so servios imprprios pois sade atividade do Estado ( atividade do Estado mas ele deixa um particular fazer); Servios de taxi no so do Estado, so servios prprios, pois o Estado no obrigado a prestar servio de taxi, e sim de servio pblico. H, porm, discordncia na doutrina dentro da classificao dos servios prprios. Olhar a titularidade, no importa o vnculo.

29

2) Quanto ao objeto: administrativos, comerciais ou industriais e sociais. Administrativos: Abrange as funes administrativas; so os que a Adm Pblica executa para atender as suas necessidades internas, ou preparar outros servios que sero prestados ao pblico. Ex: imprensa oficial. So aqueles que ocorrem no mbito interno na Adm Pblica; todos os andamentos necessrios para que ocorra o servio pblico.

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

Comerciais ou industriais: Executado direta ou indiretamente pela Adm Pblica com a finalidade de atender necessidades coletivas de ordem econmica. Aplica-se o art. 175 da CF, por meio de execuo direta ou indireta; tambm no se confunde com a atividade econmica do art. 173 da CF, que s pode ser prestada pelo Estado em carter suplementar da iniciativa privada. O Estado pode executar 3 tipos de atividade econmica diretamente: a) A do art. 173 da CF: O Estado s pode executar por motivo de segurana nacional ou relevante interesse coletivo; quando o Estado executa esta atividade ele no est prestando servio pblico, mas intervindo no domnio econmico. Est atuando na esfera de ao dos particulares. Sujeita-se obrigatoriamente ao regime das empresas privadas, salvo algumas derrogaes contidas na prpria CF. O Estado atua como empresrio. Atividade de interveno direta do Estado na ordem econmica. Atividade econmica gnero, que engloba servio pblico, interveno no domnio econmico e social (esta outra matria, no servio pblico, interveno no domnio econmico e social), interveno em carter de monoplio. b) A dos artigos 176 e 177 da CF: O Estado desempenha a atividade econmica em carter de monoplio, o caso da explorao de petrleo (Petrobrs; emenda 8), de minas de jazidas de minrios e minerais nucleares (UF somente). c) A do art. 175 da CF: O Estado assume essa atividade como servio pblico, executando direta ou indiretamente. Corresponde aos servios pblicos comerciais e industriais do Estado.

30

Quando o estado intervm na ordem econmica ele est se submetendo ao direito civil (regime hbrido, com mais normas de direito pblico e menos de privado ou o contrrio; neste caso h mais normas de direito privado). Entidade pblica concorre diretamente com uma entidade privada, em igualdade de condies. O Banco do Estado hoje considerado uma agencia reguladora.

Sociais: o que atende a necessidades coletivas em que a atuao do Estado essencial; tambm exercido por particulares (iniciativa privada). Ex: sade, educao, cultura, meio ambiente. Atendem aos direitos sociais do homem (art. 6 da CF).

Direito Administrativo Prof Priscilia

Renata Valera 14833 3 DD

3) Quanto ao modo: uti singuli e uti universi (esta a classificao mais pedida em concursos) Uti singuli: Finalidade de satisfao individual e direta das necessidades dos cidados. Entram nessa categoria determinados servios comerciais e industriais do Estado (luz, energia eltrica, gs, transportes) e de servios sociais (ensino, sade, assistncia e previdncia social). Servios utilizados diretamente pelos administrados (consumir gua diretamente, pegar nibus, consumir energia eltrica, etc). Uti universi: Prestados coletividade e usufrudos indiretamente pelos indivduos. Ex: iluminao pblica, servios diplomticos, servios administrativos no mbito interno da Administrao. Possibilidade de controlar o consumo ou no (se eu quiser subir no nibus eu posso, se eu quiser abrir a torneira de gua da minha cada eu abro isso uti singuli; j a luz da rua eu no posso acender ou apagar quando eu quiser, assim, quando no tenho controle do tipo de servio prestado, no tenho acesso a ele, ele uti universi).
31

4) Caio Tcito divide os servios pblicos em: A professora pulou essa classificao, portanto, no vai cair na prova. Originrios ou congnitos; Derivados ou adquiridos. 5) Servios Pblicos exclusivos e no exclusivos do Estado: Exclusivos: Previstos no art. 21 da CF (servio postal e correio areo nacional, servio de telecomunicaes, servio de rdio difuso, etc). S a UF pode prestar esses servios, direta ou indiretamente (ex: servio de correio prestado pela EBCT, entidade federal, empresa pblica, criada pela UF para prestar o servio para ela.). No exclusivos: Exercidos pelo Estado ou por particular mediante autorizao (sade, previdncia social, assistncia social e educao). Apesar da CF definir como dever do Estado prestar tais servios, afirma que so livres iniciativa privada. Estes servios so pblicos, so de titularidade do Estado, porm o particular tem autorizao para prestar (e por isso no exclusivo). Os servios no exclusivos podem ser: - Prprios: Exercidos pelo Estado. Afinal de contas, a titularidade dele, apesar de o particular poder prestar tambm. - Imprprios: Prestados por particulares sujeitos autorizao e controle do Estado ( servio pblico porque atende a necessidades coletivas; imprprios porque a gesto no direta ou indiretamente pblica). O particular presta autorizado, pois no titular. Servio impropriamente prestado pelo Estado. servio pblico. (dif. da primeira classificao imprpria que diz que o Est no titular, nesta outra sempre imprprio)

You might also like