You are on page 1of 5

SIMBOLOGIA ELTRICA

Nos esquemas eltricos industriais utilizada uma simbologia de letras, onde cada uma indica um determinado tipo de equipamento. Porm alerto vocs que existem diversos tipos de simbologia. Alm da respectiva letra so colocados nmeros junto s letras, por exemplo K1, K2, K3 e assim por diante. Isso significa que K1 a primeira contatora, K2 a segunda, K3 a terceira, etc. Essa mesma regra vale para os outros equipamentos. Na regio onde trabalho mais comum a seguinte simbologia: B botoeiras, chave fim-de-curso, chaves de comando em geral; C capacitores; D contator auxiliar, temporizadores; F ou E dispositivos de proteo (rels); H sinalizador sonoro; L sinalizador luminoso; K ou C contator principal; M motores; N retificadores e baterias; R resistncias; S sensores; T transformadores e auto-transformadores. CONTATOS ELTRICOS INDUSTRIAIS Neste post vou explicar um pouco como funciona a lgica das numeraes de contatos nos equipamentos eltricos industriais. Basicamente existem dois tipos de contatos: Normalmente Aberto e Normalmente Fechado. Existem siglas para determinar cada um deles: NA ou NO so as siglas para os contatos Normalmente Abertos ou ainda, em ingls Normal Open. NF ou NC so as siglas para os contatos Normalmente Fechados ou ainda, em ingls Normal Close. Um contato NA tem como posio de repouso aberto, quando ele atua vai trocar de posio fechando o contato e assim que ele volta a para a posio de repouso ele voltar a ficar aberto.

Um contato NF tem como posio de repouso fechado quando ele atua vai trocar de posio abrindo o contato e assim que ele volta para a posio de repouso ele voltar a ficar fechado. Existem ainda os contatos chamados duplos, ou seja, eles possuem uma entrada comum, mas duas sadas onde uma ser a sada NA e a outra a sada NF. Este tipo mais comum em temporizadores e elementos de proteo. Alm desta codificao de NA e NF os contatos possuem uma lgica numrica com dois dgitos, por exemplo: 21/22, 31/32, 43/44, 53/54, etc. Pegando o 21/22 como exemplo: o ltimo nmero 1 e 2 indica que o contato NF, j o primeiro nmero que igual na entrada e na sada (2) indica que o segundo contato do elemento. J o contato 43/44 um contato NA pois tem final 3 e 4, j o nmero 4 como primeiro algarismo significa que este o quarto contato do elemento. Numerao com final 1 e 2 ou ainda 5 e 6 so indicadores de contatos NF (normalmente fechados). A numerao final 1 e 2 comum em contatoras e contatoras auxiliares, j a numerao 5 e 6 comum em rels e temporizadores. Numerao com final 3 e 4 ou ainda 7 e 8 so indicadores de contatos NA (normalmente abertos). A numerao final 3 e 4 comum em contatoras e contatoras auxiliares, j a numerao 7 e 8 comum em rels e temporizadores. O primeiro nmero em um contato serve para indicar se ele o primeiro, o segundo ou seja l qual for a ordem dos contatos. Geralmente no tem tanta importncia como a indicao de NA ou NF que deve ser obedecida risca. Se voc tiver um esquema aonde diz para ligar no 83/84 e voc tiver um 43/44 disponvel no mesmo equipamento no ter problema algum de voc utilizar o 43/44. O importante quando se est efetuando a montagem de um painel eltrico no repetir um contato. O que quero dizer com isso que se um contato j foi utilizado uma vez em um circuito, ele no deve ser utilizado novamente para outra funo. Contatos duplos como por exemplo 15/16/18 significa que entre os bornes 15/16 este contato NF e entre o 15/18 este contato NA. Tenha cuidado com este tipo de contato, ele somente deve ser utilizado da forma que foi descrita nos esquemas eltricos pois geralmente so contatos de equipamentos especficos que fazem funes especficas e no genricas como contatoras.

PARTIDA SRIE/PARALELO Antes de explicar este tipo de partida, gostaria de agradecer aos meus leitores. Em dezembro fiz um post para demonstrar a insatisfao com um comentrio infeliz de um leitor e hoje preciso fazer o inverso. Obrigado amigos leitores, que bom que posso ajud-los em suas dvidas. Com comentrios e mas de 200 acessos por dia fico cada dia com mais nimo de fazer o Quadro Eltrico crescer. Este post fao para ajudar o amigo Ekap02 que est querendo ligar um motor de 12 terminais com tenses de placa 220/380/440/760V. A tenso da rede dele 380V entre

fases. O esquema a se utilizar o que chamamos de partida Srie/Paralelo. Este sistema possvel para motores de 9 e/ou 12 terminais. Divide-se em dois tipos: srie-paralelo tringulo (onde o tringulo para partida em 440V e o duplo tringulo para rotao nominal a 220V), aplicvel s redes de 220 V, e srie-paralelo estrela (onde o estrela para partida em 760V e o duplo estrela para rotao nominal a 380V), para redes de 380 V. Os esquemas so os da figura a seguir (aplicveis tanto para motores de 9 quanto de 12 terminais):

A partida do motor feita com as bobinas conectadas em srie, fazendo com que tenso se divida entre elas. Depois que o motor atinge rotao nominal, faz-se a troca as ligaes para paralelo, recebendo, assim, cada bobina a tenso total. A corrente de partida fica reduzida em quatro vezes, e o mesmo acontece com o conjugado e a potncia. Assim, extremamente recomendado fazer a partida a vazio e somente em mquinas com baixo conjugado resistente de partida. Para fazer este sistema de partida podemos utilizar uma chave manual estrela/duplo estrela (caso do Ekap02) ou uma chave manual tringulo/duplo tringulo ou podemos fazer um sistema de partida com contatoras conforme a figura a seguir. Esta figura mostra o esquema para Partida Srie/Paralelo Estrela/Duplo Estrela se reverso (Ekap02 pode utilizar este tambm):

No momento da partida ligaro as contatoras K1 e K3 (fechamento em estrela) no esquema de fora, D1 contar um tempo e depois acionaro as contatoras K1, K2 e K4 (fechamento em duplo estrela). PARTIDA DIRETA E DIRETA COM REVERSO A partida direta consiste em energizar o motor com a tenso de funcionamento desde o instante inicial. o sistema mais simples, fcil e barato de instalar, sendo tambm aquele que oferece o maior conjugado de partida do motor. Porm, neste sistema, a corrente de partida do motor grande, fato que impossibilita sua aplicao com motores de potncia muito elevada. Existem limites de potncia para cada tenso de rede, conforme determinao da concessionria local, sendo na maioria dos casos de 5 CV nas redes de 220/127 V e de 7,5 CV nas redes de 380/220 V. PARTIDA DIRETA SEM REVERSO No esquema abaixo est um exemplo de partida direta sem reverso. F1, F2 e F3 so os fusveis, K1 a contatora que alimentar o motor e F4 o rel trmico. No esquema de comando B0 desliga o motor e B1 liga. Ao pressionar B1 alimentar a bobina de K1 que trocar seus contatos de lugar fechando assim o contato 13/14 selando o motor na posio ligado. Ao pressionar B0 se desliga o motor. Para qualquer sobrecarga o contato 95/96 do rel abrir desligando o motor.

PARTIDA DIRETA COM REVERSO No esquema abaixo temos uma partida direta com reverso comum. Temos duas contatoras, uma para cada sentido de rotao do motor, a reverso est na inverso de duas fases na sada dos contatos de fora de K1 e K2. Temos duas botoeiras de acionamento B1 e B2. Ao pressionar B1 energiza a bobina de K1 que selar pelo contato 13/14 de K1 que fechar e abrir o contato 21/22 de K1 para no permitir a energizao de K2 (intertravamento). Para se conseguir fazer a reverso necessrio desligar o motor por B0. Ao pressionar B2 energizar a bobina de K2 que selar pelo contato 13/14 de K2 e abrir o contato 21/22 de K2 para no permitir a energizao de K1 ao mesmo tempo (intertravaemento). B0 desliga o circuito.

You might also like