You are on page 1of 9

1.

)/0<)
(_ 3

.CAPTULO

;\1
! I

PSICANLISE

igmund Freud, o fundador da psicanlise na passagem do sculo XIX para o sculo XX, afirmava que ao construir sua teoria ele no pretendia formar convices, mas estimular o pensamento e derrubar preconceitos.

"Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente."
LAPLANHE, j. e PONTALIS, j.-B. Vocabulrio da Psicanlise. So-Paulo: Martins Fontes, 2001.
-- -

SIGMUND FREUD ~ O FUNDADOR DA PSICANLISE


As teorias cientficas surgem influenciadas pelas condies da vida social, nos seus aspectos econmicos, polticos, culturais etc. So produtos histricos criados por homens concretos, que vivem o seu tempo e contribuem ou alteram, radicalmente, o desenvolvimento do conhecimento. Sigmund Freud (1856-1939) foi um mdico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psquica. Sua contribuio comparvel de Karl Marx na compreenso dos processos histricos e sociais. Freud ousou colocar os "processos misteriosos" do psiquisrno, suas "regies obscuras'; isto , as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas cientficos. A investigao sistemtica desses problemas levou Freud 2 criao da Psicanlise. O termo psicanlise usado par" se referir a uma teoria, a um mtodc de investigao e a uma prtica pro
Sigmund Freud em seu escritrio. Viena, 1938.

"""-''-'---------------

------ ----

---

A EVOLUO

DA CINCIA

PSICOLGI

fissional. Enquanto teoria, caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psquica. Freud publicou uma extensa obra durante toda sua vida, relatando suas descobertas e formulando leis gerais sobre a estrutura e o funcionamento da psique humana. . A Psicanlise, como mtodo de investigao, caracteriza-se pelo mtodo interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que manifestado por meio de aes e palavras ou pelas produes imaginrias, como os sonhos, os delrios, as associaes livres, os atos falhos. A prtica profissional refere-se forma de tratamento - a anlise - que busca o auto conhecimento ou a cura, que ocorre por meio desse processo de investigao. Atualmente, o exerccio da Psicanlise acontece de muitas formas. usada como base parapsicoterapias, aconselhamento, orientao; aplicada no trabalho com grupos, instituies. A Psicanlise tambm um instrumento importante para a anlise e a compreenso de fenmenos sociais relevantes: as novas formas de sofrimento psquico, o excesso de individualismo no mundo contemporneo, a exacerbao da violncia etc. Compreender a Psicanlise significa percorrer novamente o trajeto pessoal de Freud, desde a origem dessa cincia e durante grande parte de seu desenvolvimento. A relao entre autor e obra torna-se mais significativa quando descobrimos que grande parte de sua produo foi baseada em experincias pessoais, transcritas com rigor em vrias de suas obras, como A interpretao dos sonhos e A psicopatologia da vida cotidiana, dentre outras. Compreender a Psicanlise significa, tambm, percorrer no nvel pessoal a experincia inaugural de Freud e buscar "descobrir" as regies obscuras da vida psquica, vencendo as resistncias interiores, pois se ela foi realizada por Freud, "no uma aquisio definitiva da humanidade, mas tem que ser realizada denovo por cada paciente e por cada psicanalista" (MEZAN, Renato. Freud: a trama dos conceitos. So Paulo: Perspectiva, 1998.).

GESTAO

DA PSICANALlSE

Sugesto
hipntica
O mdico induz o paen.t~ a um "estado alterado da conscincia e, nessa condio, investiga uma ou mais conexes entre condutas e/ou entre fatos e condutas que podem ter determinado o surgimento de um sintoma. O mdico tambm introduz novas ideias (a sugesto) que podem, pelo menos temporariamente, provocar o desaparecimento do sintoma.

Freud formou-se em Medicina na Universidade de Viena, em 1881, e especializou-se em Psiquiatria. Trabalhou algum tempo em um laboratrio de Fisiologia e deu aulas de N europatologia no' instituto onde trabalhava. Por dificuldades' financeiras, no pde se dedicar integralmente vida acadmica e de pesquisador. Comeou, ento, -a clinicar, atendendo pessoas acometidas de "problemas nervosos': Obteve, ao final da residncia mdica, uma bolsa de estudo para Paris, onde trabalhou com [ean Charcot, psiquiatra francs que tratava as histerias com hipnose. Em 1886, retornou a Viena e voltou a clinicar, ~ seu principal instrumento de trabalho na eliminao dos sintomas dos distrbios nervosos passou a ser a sugesto hipntica. Em Viena, o contato de Freud com Iosef Breuer, mdico e cientista, tambm foi importante para a continuidade das investigaes. Nesse sentido, o caso de uma paciente de Breuer foi significativo. Ana o. apresentava um conjunto de sintomas que a faziam sofrer: paralisia com contratura muscular, inibies e dificuldades de pensamento. Esses sintomas tiveram origem na poca em que ela cuidava do pai enfermo. No perodo em que cumprira essa tarefa, ela havia tido pensamentos e afetos que se referiam a um desejo de que o pai morresse. Essas ideias e sentimentos foram reprl:nidos e substitudos pelos sintomas.

,5

PSICOLOGIAS

Em seu estado de viglia, Ana O. no era capaz de indicar a origem de seus sintomas, mas, sob o efeito da hipnose, relatava a origem de cada um deles, que estavam ligados a vivncias anteriores da paciente, relacionadas com o' episdio da doena do .' pai. Com a rememorao dessas cenas e vivncias, os sintomas desapareciam. Esse desaparecimento no ocorria de forma "mgica'; mas devido liberao das reaes emotivas associadas ao evento traumtico - a doena do pai e o desejo inconsciente da sua morte.
No mtodo catrtico a liberao de afetos leva eliminao dos sintomas.

Breuer denominou mtodo catrtico o tratamento que possibilita a liberao de afetos e emoes ligadas a acontecimentos traumticos que no puderam ser expressos na ocasio da vivncia desagradvel ou dolorosa. Essa liberao de afetos leva eliminao dos sintomas. . Freud, em sua Autobiografia, afirma que desde o incio de sua prtica mdica usara a hipnose, no s com objetivos de sugesto, mas tambm para obter a histria da origem dos sintomas. Posteriormente, passou a utilizar o mtodo catrtico e, "aos poucos, foi modificando a tcnica de Breuer: abandonou a hipnose, porque nem todos os pacientes se prestavam a ser hipnotizados; desenvolveu a tcnica de 'concentrao', na qual a rememorao sistemtica era feita por meio da conversao normal; e por fim, acatando ',a sugesto (de uma jovem) annima, abandonou as perguntas - e com elas a direo da 'sesso - para se confiar por completo fala desordenada do paciente" (MEZAN, Renato. Freud: a trama dos conceitos. So Paulo: Perspectiva, 1998).

A
> "'-

DEstOBERTA

DO INCONSCIENTE

"Qual poderia ser a causa de os pacientes esquecerem tantos fatos de sua vida interior e exterior... Y". perguntava-se Freud.
FREUD, S, Autobiografia. In: Obras completas. Ensayos XCVUL AL CClll. Madri: Biblioteca Nueva. T. Ill. (Trad. dos autores).

era sempre algo penoso para o indivduo e era exatamente por isso qUE havia sido esquecido, e o penoso no significava,necessariamente, sempre algo ruim, ma: podia se referir a algo bom que se perdera ou. que fora intensamente desejado. Quandc Freud abandonou as perguntas no trabalho teraputico com os pacientes e os deixou da livre curso s suas ideias, observou que, muitas vezes, eles ficavam embaraados, enver gonhados com algumas ideias ou imagens que lhes ocorriam. A essa fora psquica qUI se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, Freud denominou resstn ca. E chamou de represso o processo psquico que visa encobrir, fazer desaparecer d conscincia, uma ideia ou representao insuportvel e dolorosa que est na origem d sintoma, Esses contedos psquicos "localizam-se" no inconsciente. Tais descobertas "(...) constitu(mm tJ f)(1<;P rrindral da compreenso das neuroses e impuseram uma modificao do trabalho teraputica. Seu objetivo (...) era descobrir as represses e suprimi-Ias atravs de umjuzo que aceitasse ou condenasse definitivamente o excludo pela represso. Considerando este novo estado de coisas. dei ao mtodo de investigao e cura resultnte o nome de psicanlise em substituio ao de catrtico".
FREUD, S. Autobiografia, In: Obras completas. Ensayos XCVLLL AL ccm Madri: Biblioteca Nueva. T.lll. (trad. dos autores).

o esquecido

'""---------------_

?a\~:a

EVOLUO

DA CINCIA PSICOLGI

. TEORiA

SOBRE A ESTRUTURA

DO APARELHO

PSQUiCO

Em 1900, no livro A interpretao dos sonhos, Freud apresenta a primeira concepo sobre a estrutura e o funcionamento psquicos. Essa teoria refere-se existncia de trs sistemas ou instncias psquicas: inconsciente, pr-consciente e consciente. O inconsciente exprime o "conjunto dos contedos no presentes no campo atual da conscincia" (LAPLANCHE, J. e PONTALIS, J.-B., op. cit.). constitudo por contedos reprimidos, que no tm acesso aos sistemas pr-consciente/consciente, pela ao de censuras internas. Esses contedos podem ter sido conscientes, em algum momento, e terem sido reprimidos, isto , "foram" para o inconsciente, ou podem ser genuinamente inconscientes. O inconsciente um sistema do aparelho psquico regido por leis prprias de funcionamento. Por exemplo, atemporal, no existem as noes de passado e presente. O pr-conscente refere-se ao sistema em que permanecem os contedos acessveis conscincia. aquilo que no est na conscincia nesse momento, mas no momento seguinte pode est~r. O consciente o sistema do aparelho psquico que recebe ao mesmo tempo as informaes do mundo ,exterior e as do mundo interior. Na conscincia, destaca-se o fenmeno da percepo, principalmente a percepo do mundo exterior, a ateno, o raciocnio.

A paisagem retratada pelo fotgrafo um exemplo da percepo que ele tem do mundo exterior. Henri Cartier-Bresson lorque (1946).

fotografa em Nova

;5 I

PSICOLOGIAS

]
..!!

tA
%

DESCOBERTA

DA SEXUAliDADE

iNFANTil

~
i

Freud, em suas investigaes na prtica clnica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria dos pensamentos e desejos reprimidos referia~ - ~ -se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivduos, isto , na vida infantil estavam as experincias de carter traumtico, reprimidas, que se. configuravam como origem dos sintomas atuais. Confirmava-se, dessa forma, que as ocorrncias desse perodo da vida deixam marcas profundas na estruturao da pessoa. As descobertas colocam a sexualidade no centro da vida psquica, e postulada a existncia da sexualidade infantil. Essas afirmaes tiveram profundas repercusses na sociedade puritana da poca, pela concepo vigente da infncia como "inocente': Os principais aspectos dessas descobertas so: A funo sexual existe desde o princpio da vida, logo aps o nascimento, e no s a partir da puberdade como afirmavam as ideias dominantes.
o

Inicialmeme, O beb sente prazer na boca, sua zona ergena, que se transfere para o nus e depois para o rgo sexual. Na puberdade, o outro o objeto de desejo.

O perodo de desenvolvimento da sexualidade longo e complexo at chegar sexualidade adulta, quando as funes de reproduo e de obteno do prazer podem estar associadas, tanto no homem como na mulher. Essa afirmao contrariava as ideias predominantes de que o sexo estava associado, exclusivamente, reproduo.

A libido, nas palavras de Freud, "a energia dos instintos sexuais e s deles" (FREUD,

S.,op. cit.).
No processo de desenvolvimento psicossexual, o indivduo, nos primeiros tempos de vida, tem a funo sexual ligada sobrevivncia; portanto, o prazer encontrado no prprio corpo. O corpo erotizado, isto , as excitaes sexuais esto localizadas em partes do corpo, e h um desenvolvimento progressivo que levou Freud a postular as fases do desenvolvimento sexual em: fase oral (a zona de erotizao a boca), fase anal (a zona de erotizao o nus), fase flica (a zona de erotizao o rgo sexual). Em seguida, vem um perodo de latncia, que se prolonga at a puberdade e se caracteriza por uma diminuio das atividades sexuais, isto , h um "intervalo" na evoluo da sexualidade. Finalmente, na puberdade, atingida a ltima fase: a fase genital,..ill!.9Jldo objeto de o erotizao ou de desejo no est mais no I2rl2Q-c.o.r.P...u, em lJ..tIl.Qb.jrto mas externo ao indivduo - o outro. Alguns autores denominam esse perodo exclusivamente como genital, incluindo o perodo flico nas organizaes pr-genitais, enquanto outros autores denominam o perodo flico de organizao genital infantil. No decorrer dessas fases, sucedem-se vrios processos e ocorrncias. Desses eventos, destaca-se o complexo de dipo, pois em torno dele que ocorre a estruturao da vida psquica do indivduo. Acontece entre 3 e 5 anos, durante a fase genital.~No com,l'lexo de dij2Q,..a me o o!ieto de dese'o do menino, e o ai o rival que im~ede seu acesso ao ob'eto e.seado.Ele rocura ento ser o ai ara "ter" a me escolhendo-c como modelo de coml2orta e to e zassando.a.internalizar as regras e as normas sociais representadas e im ostas l.2ela autoridade l2arerna. Posteriormente, por medo da erda do amor do ai, o menino "desiste"da me, isto ela "trocada" pela riqueza do mu c tural. Q..garoto ode, ento, articipa: o mundo social, pois tem suas regras bsicas internalizadas or meio da identifica< com o pai. Esse processo tambm ocorre com as meninas, com as figuras de desejo e J id'ntficao invertidas. Freud fala em dipo feminino.

.~

-----_

..........

_-

..

rFllUIUACt

U1NAMICA 00 VAlE<10

PiRAAGAI

EVOLUO DA CINCIA PSICOLGI

fADIP PONTE NovA/MG


EXPLICANDO ALGUNS CONCEITOS

Antes de prosseguirmos um pouco mais com as descobertas fundamentais de Freud, necessrio esclarecer alguns conceitos que permitem compreender os dados e as informaes colocadas at aqui, de um modo dinmico e sem consider-los processos mecnicos e compartimentados. Alm disso, esses aspectos tambm so postulaes de Freud, e seu conhecimento fundamental para compreender a continuidade do desenvolvimento de sua teoria. 1. No processo teraputico e de postulao terica, Freud, inicialmente, entendia que todas as cenas relatadas pelos pacientes tinham de fato ocorrido. Posteriormente, descobriu que poderiam ter sido imaginadas, mas com a mesma fora e consequncias de uma situao real. Aquilo que para o indivduo assume valor de realidade a ~j;. realidade psquica. E isso o que importa, mesmo que no corresponda realidade ~~.' objetiva.

li

2. O funcionamento

I,'~':'

f~<
::~. ;[

i1.i:~-'" ,,'

i;'

psquico concebido a partir de trs pontos de vista: o econmico (existe uma quantidade de energia que "alimenta" os processos psquicos), o tpico (o aparelho psquico constitudo de um nmero de sistemas que so diferenciados quanto sua natureza, e seu modo de funcionamento, o que permite consider-lo como "lugar" psquico) e o dinmico (no interior do psiquismo existem foras que entram em conflito e esto permanentemente ativas, das quais a origem a pulso). Compreender DS processos e os fenmenos psquicos considerar os trs pontos de vista simultaneamente.
Eros a pulso de vida; Tnatos a pulso de morte. '

3. A pulso refere-se a um estado de tenso que busca, por meio de um objeto, a supresso desse estado. Eros a pulso de vida e abrange as pulses sexuais e as de autoconservao. Tnatos a pulso de morte, que pode ser autodestrutiva ou estar dirigida para fora e se manifestar como pulso agressiva ou destrutiva.

4. Sintoma, na teoria psicanaltica, uma produo

- quer seja um comportamento quer seja um pensamento - resultante de um conflito psquico entre o desejo e os mecanismos de defesa. O sintoma, ao mesmo tempo em que sinaliza, busca encobrir um conflito, substituir a satisfao do desejo. Ele ou pode ser o ponto de partida da investigao psicanaltica na tentativa de descobrir os processos psquicos encobertos que determinam a sua formao. Os sintomas de Ana O. eram a paralisia e os distrbios do pensamento; hoje, o sintoma da colega da sala de aula recusar-se a comer.

SEGUNDA TEORIA DO APARELHO

psQUICO

Entre 1920 e 1923, Freud remodela a teoria do aparelho psquico e introduz os conceitos de id, ego e superego para referir-se aos trs sistemas da personalidade.

~.:, ~~""

O id constitui o reservatrio da energia psquica e onde se "localizam' as pulses: a de vida e a de morte. As caractersticas atribudas ao sistema inconsciente na primeira teoria, nesta teoria so atribudas ao id, qlie regido pelo princpio do pi'azer.

O e~o o sist~,ma qu~, estabelece o equilbrio ,;ntre as e:ign~ias do id, as exigncia~ '~I:;iir' da realidade e as ordens do superego. Procura dar conta dos interesses da pessoa. E re~id~ pel? princpio da realidade, .que, com o princpio ~o p,r~zer, rege o funcionamento ,'i: pSiqwco. E um regulador, na medida em que altera o pnncipio do prazer para buscar a 'li '';, satisfao, considerando as condies objetivas da realidade. Nesse sentido, a busca do

~;!i,'~
"C .~
,

52

PSICOLOGIAS

Percepo, memria, sentimentos, pensamento: as funes bsicas do ego.

prazer pode ser substituda pelo evitamento do desprazer. As funes bsicas do ego sc percepo, memria, sentimentos, pensamento. O superego origina-se com o complexo de dipo, a partir da internalizao das proi bes, dos limites e da autoridade. A moral, os ideais so funes do superego. O con tedo do superego refere-se a exigncias sociais e culturais. Para compreender a constituio do superego necessrio introduzir a ideia de sen timento de culpa. Nesse estado, o indivduo sente-se culpado por alguma coisa errad que fez - o que parece bvio - ou que no fez e desejou ter feito, alguma coisa con siderada m pelo ego, mas no necessariamente perigosa ou prejudicial - pode, pel contrrio, ter sido muito desejada. Por que, ento, considerada m? Porque algur importante para ele, como o pai, por exemplo, pode puni-lo por isso. E a principal pr nio a perda do amor e do cuidado dessa figura de autoridade. Portanto, por med dessa perda, deve-se evitar fazer ou desejar fazer a coisa m; mas o desejo continua I por isso, existe a culpa. Uma mudana importante acontece quando essa autoridade externa internaliz: da pelo indivduo. Ningum mais precisa lhe dizer "no" como se ele "ouvisse" eS1 proibio dentro dele mesmo. Agora, no importa mais a ao para sentir-se culpado: pensamento, o desejo de fazer algo mau se encarrega disso. E no h como esconder de mesmo esse desejo pelo proibido. Com isso, o mal-estar instala-se definitivamente no ir terior do indivduo. A funo de autoridade sobre o indivduo ser realizada permaner temente pelo superego. importante lembrar aqui que, para a Psicanlise, o sentimeni de culpa origina-se na passagem pelo complexo de dpo. O ego e, posteriormente, o superego so diferenciaes do id, o que demonstra un interdependncia entre esses trs sistemas, retirando a ideia de sistemas separados. id refere-se ao inconsciente, mas o ego e o superego tm, tambm, aspectos ou "parte inconscientes.
importante considerar que esses sistemas no existem como uma estrun "':'2~ mas so sempre habitados pelo conjunto de experincias pessoais t.: partcuiares de cal um, que se constitui como sujeito em sua relao com o outro e em determinadas c cunstncias sociais. Isso significa que, para compreender algum, necessrio resgat SU8histria pessoal, que est ligada histria de seus grupos e da sociedade em que viv

A percepo de um acontecimento, do mundo externo ou do mundo interno, po ser algo muito constrangedor, doloroso, desorganizador. Para evitar esse desprazer pessoa "deforma" ou suprime a realidade - deixa de registrar percepes externas, afa: determinados contedos psquicos, interfere no pensamento. So vrios os mecanismos que o indivduo pode usar para realizar essa deforma da realidade, chamados de mecanismos de defesa. So processos inconscientes rer
, .. , . " : . 1 _

_.~_ ~. 1_. __

zauos

]!t:1U t;gu,

lMU t;, ULUilt;1l1

__ ._-l~._t..~. ._.L"".J _~._t.. ..... .... ...l~ : ....J ...1: .t.J .. "" UIUt;l:'t::llUt::llLt::lllt::llLC: Ud. VUllLd.UC:UU 1l1U1YIUUU.

Para Freud, defesa a operao pela qual o ego exclui da conscincia os contedos desejveis, protegendo dessa forma o aparelho psquico. O ego - uma instncia a serv da realidade externa e sede dos processos defensivos - mobiliza esses mecanismos, c suprimem ou dissimulam a percepo do perigo interno, em funo de perigos reais imaginrios localizados no mundo exterior.

EVOLUO

DA CI~NCIA

PSICOLG,

Esses mecanismos so: Recalque: O indivduo "no v'; "no ouve" o que ocorre. Existe a supresso de , O recalque, ao suprtm. a percepo do que uma parte da realidade. Esse aspecto que no percebido pelo indivduo faz parest acontecendo, te de um todo e, ao ficar invisvel, altera, deforma o sentido do todo. Como se, o mais radical dos ao ler esta pgina, uma palavra ou uma das linhas no estivesse impressa e isso mecanismos de defesa. impedisse a compreenso da frase ou desse outro sentido para o que est escrito. Um exemplo quando entendemos uma proibio como permisso porque no "ouvimos" o "no': O recalque, ao suprimir a percepo do que est acontecendo, o mais radical dos mecanismos de defesa. Os demais referem-se a deformaes da realidade. A j(i<j~" JJ.JvY"\

p~Ov

G~

Formao reativa: o ego procura afastar o desejo que vai em determinada direo, e para isso o indivduo adota uma atitude oposta a esse desejo. Um bom exemplo so as atitudes exageradas - ternura excessiva, superproteo - que escondem o seu oposto, no caso, um desejo agressivo intenso. Aquilo que aparece (a atitude) visa esconder do prprio indivduo suas verdadeiras motivaes (o desejo), para preserv-lo de uma descoberta acerca de si mesmo que poderia ser bastante dolorosa, o caso da me ue superprotege o filho, do qual tem muita raiva porque atribui a ele muitas de suas dificulda es essoais. para muitas dessas mes pode ser aterrador admitir essa agressividade em relao ao filh,o . .'. Regresso: o indivduo retoma a etapas anteriores de seu desenvolvimento; uma passagem para modos de expresso mais primitivos. Um exemplo o da pessoa que enfrenta situaes difceis com bastante ponderao, mas ao ver uma barata sobe na mesa, aos berros. Com certeza, no s a barata que ela v na barata. Projeo: uma confluncia de distores do mundo externo e interno. O indivJ_~~ >,.,b"'-ol ... ujei..d~ ~50 de si no mundo externo e no percebe aquilo que foi projetado como algo seu que considera indesejvel. um mecanismo de uso frequente . e observvel na vida cotidiana. Um exemplo o jovem que critica os colegas por serem extremamente competitivos e no se d conta de que tambm o , s vezes at mais que os colegas,
j

Racionalizao: o indivduo constri uma argumentao intelectualmente convincente e aceitvel, que justifica os estados "deformados" da conscincia. Isto , uma defesa que justifica as outras. Portanto, na racionalizao, o ego coloca a razo a servio do irracional e utiliza para isso o material fornecido pela cultura ou mesmo pelo saber cientfico. Dois exemplos: o pudor excessivo (formao reativa), justificado com argumentos morais; e as justificativas ideolgicas para . os impulsos destrutivos que eclodem na ruerra, no ~econceito e na defesa da di" L~ I.~ I~A l' H I (Y\rv~ nn f' i' '/''1 ~.L o Q. mo(OU pena de morte. 'i rwm0'{l1- QUmr.J(J1. et .--(II) f\m,v \l .
. [I

o. ~SO

de.

CMJ'-hJ.c-{ ~

'"

/I

~~o..:d t-ori-vroY
y,

"-

u..\-O<;. o.

dl.\-O\.d.u

(D-

o...

Alm desses mecanismos de defesa do ego, existem outros: denegao, identifica-

Jt~o, isolamento, anulao retroativa, inverso e retorno sobre si mesmo. Todos ns os Jjytilizamos em nossa vida cotidiana, isto , deformamos a realidade para nos defender

f:de perigos internos ou externos, reais ou imaginrios. O uso desses mecanismos no


i,em si, patolgico, contudo distorce a realidade, e s o seu desvendamento pode nos ,fazersuperar essa falsa conscincia, ou melhor, ver a realidade como ela .

PSICOLOGIA

JURDICA - MECANISMOS DE DEFESA

A denegao um mecanismo de defesa em que o sujeito se recusa a reconhecer como seu um pensamento ou um desejo que foi anteriormente expresso conscientemente. Negar a realidade uma forma de proteco contra algo que pode gerar dor ou sofrimento. A denegao um fenmeno que se pode observar, por exemplo, em pacientes que descobrem possuir uma doena incurvel ou em casos de perda de um ente amado. A denegao , assim, a percepo de um acontecimento doloroso em que surge uma desestruturao de si cuja primeira reaco ver, mas ao mesmo tempo no ver, ouvir mas no escutar, entender mas no compreender. Freud constatou a existncia da denegao como resistncia no tratamento da histeria em que uma representao consciente recusada e posteriormente recalcada. aljumCL cbemV\.. / IY\V 10.0'( que $o,i::>cy-o -,.y,,tl <lo -kVV\ 'Ov.t-vQ. .~~t(t'-Identificao O indivduo pode diminuir ou evitar a angstia identificando-se com outras pessoas ou grupos, fe forma a se prote~r. Por exemplo, uma pessoa que sofreu um recente fracasso pode identificar-se com o triunfo de outras, como se aquele triunfo tambm fosse dela. Tambm, ameaas externas ao eu podem ser reduzidas quando a pessoa passa a ver essas ameaas voltadas para um grupo mais amplo ao qual se identifica e no apenas a ela. Por isso, temos a tendncia de fazer algo que consideramos perigoso quando estamos em grupo, assim o sentimento de culpa e angstia ligados a tal ao se dilui no grupo inteiro.A maior parte das identificaes ocorre no mundo da fantasia, temos como exemplo a criana que se identifica com seu heri favorito, a moa que se identifica com a "mocinha" da novela etc. Algumas ocorrem, ainda, em grupos anti-ssociais, como grupos neonazistas, por exemplo; essas, a logo prazo, podem trazer dificuldades ainda mais srias de ajustamento. De forma branda, a identificao pode ajudar a pessoa a torna-se mais confiante e ajudar em seus ajustamentos. Porm, em excesso, causa dependncia e impede o indivduo de enfrentar seu problema. Um caso excepcional de identificao defensiva a identificao com o agressor: nesse tipo de identificao, o indivduo procura se identificar com pessoas ou grupos que o ameaam, ele transformado de agredido para agressor. Isso explica a sndrome de Estocolmo. Isolamento

(fsob-se o

.sen+:mevvto ')

o mecanismo de defesa que envolve uma "separao de sistemas" para que os ~ntos pertJ:!.!:..badores possam ser isolados~de tal forma que a pessoa se torna completamente insensvel em relao ao acontecimento sublimado e comente-o como se tivesse acontecido com terceiros. Nosso pensamento parece capaz, em certas circunstncias, de manter, lado a lado, dois conceitos logicamente incompatveis, sem tomarmos conscincia de suas gritantes divergncias, o que tambm chamamos de "comportamentos lgicos de estanques". um processo de isolar uma, dentre as vrias partes do contedo mental, de tal forma que as interaes normais que ocorreriam entre elas se reduzam e assim os conflitos sejam evitados. Um exemplo seria um ladro que rouba e no experimenta os sentimentos de culpa que esto ligados a esse ato. Outro exemplo seria um filho que, aps a morte de sua me, fala com uma frequente e enorme naturalidade sobre a morte dela.

You might also like