You are on page 1of 2

IED II DIRN B

06/08/2012

Toda norma carrega uma Norma prope comando Se um juiz explica uma Proposio jurdica Norma jurdica um

IED II DIRN B
proposio jurdica. o que proibido / o que permitido. norma (como professor), ele est fazendo uma proposio. a interpretao de uma norma, fora de sua aplicao. comando, uma ordenao.

Unidade I Teoria da Norma 1. Introduo


Conflitos Sociais
Procedimento

Norma Jurdica 13/08/2012

Devido processo legal procedimento de aplicao da norma Devido processo legislativo procedimento de criao da norma Princpio da legalidade: agir em conformidade com a norma jurdica. anlise sistematizao
O Princpio da Legalidade
Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei (artigo 5, inciso II, da Constituio Federal). O princpio da legalidade representa uma garantia para os administrados, pois, qualquer ato da Administrao Pblica somente ter validade se respaldado em lei, em sua acepo ampla. Representa um limite para a atuao do Estado, visando proteo do administrado em relao ao abuso de poder. O princpio da legalidade apresenta um perfil diverso no campo do Direito Pblico e no campo do Direito Privado. No Direito Privado, tendo em vista seus interesses, as partes podero fazer tudo o que a lei no probe; no Direito Pblico, diferentemente, existe uma relao de subordinao perante a lei, ou seja, s se pode fazer o que a lei expressamente autorizar ou determinar. Tal ideia toma como alicerce a clebre lio do jurista Seabra Fagundes, sintetizada na seguinte frase: administrar aplicar a Lei de ofcio. Como desdobramentos de tal princpio, norteador da elaborao de nosso texto constitucional, encontramos em toda a Constituio suas expresses especficas, como, por exemplo, a Legalidade Penal (artigo 5, inciso XXXIX), a Legalidade Tributria (artigo 150, inciso I), entre outros. O princpio em estudo, no obstante sua larga aplicao, apresenta justificveis restries: - medidas provisrias: so atos com fora de lei, mas o administrado s se submeter ao previsto nas medidas provisrias se elas forem editadas dentro dos parmetros constitucionais, ou seja, se nelas constarem os requisitos da relevncia e da urgncia. Vm sendo considerados fatos urgentes, para fins de edio de medidas provisrias, aqueles assuntos que no podem esperar mais de 90 dias, em razo da previso constitucional de procedimento sumrio para a criao de leis (artigo 64, 1 a 4); - estado de stio e estado de defesa: so situaes de anormalidade institucional. Representam restries ao princpio da legalidade porque so institudos por um decreto presidencial, que pode ampliar os poderes da Administrao, autorizando ou determinando a prtica de atos sem respaldo legal. Concluindo, a legalidade no se resume apenas observncia da lei, mas sim a todo o sistema jurdico, ou ao Direito.

3. Tipos de Normas Jurdicas


Lei (passa pelo processo legislativo um tipo de norma jurdica) x Norma Jurdica A sentena um tipo de norma jurdica. Costume e jurisprudncia so normas (no-positivadas). Contrato norma jurdica. (O contrato faz lei entre as partes). a) Normas de organizao: estrutura o funcionamento de rgos / finalidade / competncias / processos (aparato Estatal) e Normas de conduta: disciplinam o comportamento dos indivduos, grupos e entidades. Fazer No fazer. (Ao ou Omisso). b) Normas de origem: conferem validade a outras normas. e Normas derivadas: retiram validade das normas-origem (so fundamentadas nas normas de origem - superiores). Normas autnomas: sentido completo. Possibilidade de aplicao. E Normas dependentes: no possuem sentido completo. Dependem de outra norma para aplicao. Normas gerais: destinatrios indefinidos. (se destina indistintamente a qualquer pessoa) E Normas individuais: disciplinam o comportamento de uma ou mais pessoas definidas. Normas nacionais: ver art. 22, CRB. E Normas locais: ver art. 2 e art. 30, CRB. Hierarquia: qual a norma superior? Normas de validade permanente: No possuem de validade definido. a regra. E Normas de validade provisria: possui termo final de vigncia. Normas retroativas e normas irretroativas: Regra: irretroatividade. Excees devem ser expressas. Segurana jurdica. Norma Fatos a

c)

d)

e)

f)

https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ie=UTF-8&ion=1#hl=pt-BR&output=search&sclient=psyab&q=ied%20II%20princ%C3%ADpio%20da%20legalidade&oq=&gs_l=&pbx=1&fp=2f558cd5ea8cc10d&ion=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&biw=1024&bih =475
Fonte:

g)

Fatos a ocorrer

2. O conceito da norma jurdica


Natureza zettica: no h conceito nico.

ocorridos

Jurdica

2.1. Norma como proposio


Hans Kelsen: imperativo condicional que disciplina o comportamento e prev uma sano. Se A, ento deve ser S.

09/08/2012 o o o o Hart Para Kelsen, toda norma tem 1 sano. A norma um juzo de valor, um dever-ser. Se ela descumprida, implica numa sano que pode originar outra norma. Ex.: Art. 121 do Cdigo Penal Matar algum. Pena = 6 a 20 anos. Se A (fato, ser), ento deve ser S (punido). Se fulano matar ciclano, ento fulano deve ser preso. nem toda norma tem uma sano. Ex.: prazo processual.

30/08/12 h) Normas cogentes (ou de ordem pblica): Devem ser aplicadas da mesma forma como esto disciplinadas. Excluem a possibilidade de agir de modo diferente por parte dos sujeitos, pois visam garantir o interesse pblico. Ex.: votar, pagar impostos, frias, 13 salrio, registro de imveis. No est disposio do sujeito. Devem obrigatoriamente ser observadas pelo indivduo. Normas dispositivas: Permitem que os destinatrios regulem por si a relao jurdica (ordem privada), isto , admitem disposio em contrrio. Ex.: art. 490,CC , art. 1.984,CC. Os destinatrios regulam por si a norma jurdica (negociam). Dispositivas esto disposio dos destinatrios. Ex.: o IPTU, quem deve pag-lo o proprietrio, o locatrio s obrigado a pagar se isso for pr-estabelecido no contrato. i) Normas preceptivas: Determinam conduta obrigatria. Ex.: omisso de socorro (a lei te obriga indiretamente a prestar socorro) Normas proibitivas: Probem conduta. Ex.: proibido fumar em locais fechados, proibido som alto aps s 22hs.

Anotaes by Vera:
Norma jurdica visa disciplinar conduta, estabelecer formas de agir. A norma prope comando e pressupe poder. Hans Kelsen diferencia norma de proposio jurdica.

Anotaes de Aula Thas Bombassaro

Anotaes de Aula Thas Bombassaro

IED II DIRN B
Normas permissivas: Permitem condutas, geralmente excees legais. Ex.: legtima defesa. Abre uma exceo legal, uma permisso. 04/09/12

4. Caractersticas da Norma Jurdica


Obs.: Recorrentes, mas no essenciais.

a. Generalidade
Destinatrio da norma: geral x indivduo Existem normas jurdicas que estipulam seus destinatrios: contrato, sentena, portaria de nomeao, promoo ou exonerao de funcionrio pblico, lei orgnica que nomeia Seu Manoel como cidado honorrio de PN. Norma jurdica x lei Lei tipo de norma jurdica. As leis comumente tem um carter geral.

b. Abstrao
Se refere ao contedo da norma. A abstrao uma generalidade do contedo. (A norma abstrata se precisar de mais alguma coisa ou algum fato para ela se concretizar. Ex.: matar algum.) O tipo penal abstrato. Contedo da norma jurdica: abstrato x concreto Abstrato hiptese ou previso do fato (fatos ainda no executados) Sentena uma norma concreta existe um contedo concreto nela. Ex.: lei que nomeia uma pessoa como cidado honorrio uma norma concreta existe um contedo concreto nela. Ex.: norma que determina o horrio de votao durante a eleio e os meios que podem ser utilizados para divulgao dos candidatos. Todas as normas so abstratas? NO. A norma concreta no contm nenhuma hiptese nem conduta.

c. Bilateralidade
Norma jurdica relao jurdica Normas de organizao (Ex.: STF composto de 11 ministros...), capacidade Ex.: (a maioridade jurdica se d aos 18 anos), poder no h necessariamente relao jurdica a partir de uma norma jurdica. Bilateralidade em sentido amplo

5. Conceito de Norma Jurdica (Possibilidade)


O conceito de norma jurdica zettico admite questionamento. Esse conceito existe enquanto possibilidade. Ver TRCIO.

Questes do trabalho: 1. Como se constri o processo histrico de identificao entre norma e direito? 2. Relacione norma, poder e autoridade. 3. Identifique em algum caso concreto a relao entre norma/poder/autoridade. 4. Em sua opinio, como as normas jurdicas podem ser utilizadas para sustentar relaes de dominao/opresso? possvel que as normas jurdicas tambm sejam usadas para processos de libertao/reduo de desigualdades? 5. Quais as vantagens/desvantagens e os efeitos da proposta terica de Hans Kelsen acerca da teoria do direito?

Anotaes de Aula Thas Bombassaro

You might also like