You are on page 1of 5

ANTECEDENTES DA 2 GUERRA MUNDIAL

I. INTRODUO
A Segunda Guerra Mundial, iniciada em Setembro de 1939, foi o conflito mais sangrento at a data em toda a histria da Humanidade, no s pelas vtimas mortais e prejuzos monetrios, mas igualmente pelos distrbios provocados a nvel psicolgico, destruio de vidas de famlias inteiras e o atraso provocado a nvel de todos os sectores, desde o econmico ao social, passando pelo educacional. Esta guerra total provocou uma devastao em tudo superior Primeira Guerra Mundial e contou com o envolvimento directo ou indirecto de mais de sete dezenas de pases nos quatro continentes. No existem justificaes para qualquer que seja a guerra, no entanto as suas origens podem ser descortinadas e, se bem que no perfeitamente traadas, poder-se- sempre apontar um conjunto de causas para a explicao do desencadeamento do conflito.

II. AS CAUSAS O Tratado de Versalhes


Uma das causas apontadas para o desencadear deste conflito o acordo assinado em 1919 pelas potncias vencedoras da Primeira Guerra Mundial (Inglaterra, Frana e EUA) e as vencidas (Alemanha e ustria), o Tratado de Versalhes. [anexo 1] Aps o final da Primeira Guerra Mundial os pases participantes na guerra queriam ver reconhecidos os (poucos) gastos provocados pela guerra das trincheiras, a morte de milhares de soldados s para ganhar um metro de terra. Desta vontade surgiu o Tratado de Versalhes que no era mais do que um acordo entre as partes envolvidas para o pagamento de indemnizaes por parte dos vencidos aos vencedores e uma forma de tentar limitar militarmente a Alemanha para evitar futuros avanos, no entanto, as imposies foram demasiado pesadas. Para alm das pesadas indemnizaes a pagar, a Alemanha perdia Alscia e Lorena para a Frana, devia proceder desmilitarizao da Rennia e veria o seu nmero de soldados reduzido. Estaria ainda proibida de utilizar artilharia pesada (tanques e avies) e possuir apenas submarinos da marinha abaixo da 10.000 toneladas. Um diktat humilhante segundo os alemes. Os problemas econmicos, perdas, danos e humilhao sofridas pelo povo alemo tiveram nefastas consequncias internas para a Alemanha. O acordo assinado em Versalhes, Frana, pretendia assegurar o entendimento poltico e a paz entre os pases. No entanto, a aceitao das humilhantes imposies colocadas Alemanha foi um dos factores que contribuiu para a queda da Repblica de Weimar e um dos factores que mais influenciou a ascenso do Nazismo.

DIFICULDADES ECONMICAS DO PS-GUERRA


A especulao bolsista que despoletou em 1929, a maior crise do mundo capitalista foi tambm um dos factores responsveis pelo segundo conflito mundial. A subida de preos no ps-guerra e as crises monetrias atingiram drasticamente aqueles que viviam de rendimentos fixos, atirando pequenos proprietrios e assalariados para a misria. As dificuldades econmicas, nomeadamente a crise de 29, abalaram profundamente as democracias liberais mais frgeis e generalizaram uma vaga de regimes totalitrios. No entanto, as democracias com maior tradio como a francesa e inglesa sobreviveram crise juntamente com os EUA atravs do intervencionismo do Estado, salvando o liberalismo. Estas medidas proteccionistas visavam proteger as economias nacionais face aos produtos de mercados externos.

As modificaes foram de tal maneira drsticas que a produo mundial desceu 40% e o desemprego rondava a cifra dos 70 milhes de desempregados, sendo que nos principais pases industrializados o nmero de pessoas sem trabalho era assustadoramente grande, enquanto que nos cantos mais desfavorecidos do mundo a pobreza continuava a aumentar para nmeros alarmantes devido diminuio de procura das fontes de matria-prima.

A ASCENSO DE GOVERNOS AUTORITRIOS E FASCISTAS


Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na dcada de 30, de governos totalitrios com forte ndole militarista e expansionista. As dificuldades econmicas e sociais deram origem a uma crise nas democracias liberais e uma escalada de regimes autoritrios e fascistas. Envolta num clima de humilhao a Alemanha era um alvo fcil para a subida de regimes mais radicais ao poder desde que garantissem uma recuperao rpida e eficaz da economia. Aproveitando a grave crise econmica de 1929 e utilizando habilmente a humilhao do diktat de Versalhes, Adolf Hitler encetou esforos para a Revoluo Nacional-Socialista cujo objectivo principal era tornar a Alemanha uma superpotncia. Aps a aniquilao implacvel da oposio poltica (Social Democratas, Comunistas e Liberais) e conquista do apoio de desempregados, rurais e burguesia, o Partido Nazi vence as eleies de 1932 com esmagadora maioria. Hitler nomeado chanceler e implementa, dois anos mais tarde, o regime nazista. Para reerguer a Alemanha era, no entanto, necessrio violar a Tratado de Versalhes, na medida em que este impedia a conquista do espao vital e limitava demasiado militarmente. Contornado as potncias ocidentais, o fhrer assume-se como acrrimo anticomunista e assina com o Japo (Novembro de 1936) e Itlia (Janeiro de 1937) o Pacto Anti-Comintern, cuja finalidade travar o avano da URSS e atac-la. Em Itlia, aproveitando o descontentamento social, a crise econmica e a inoperncia governativa, Mussolini marcha sobre Roma, em Outubro de 1922, em frente dos seus camisas negras, e obriga Vtor Manuel III a demitir o Governo e nome-lo chefe deste rgo. Dois anos depois el duce vence as eleies e instaura uma ditadura fascista. Tambm o Japo vive uma instabilidade interna. Aps o ano de 1931 o governo japons assume uma poltica externa agressiva, explorando mercados externos ainda no expostos influncia ocidental como forma de tentar recuperar da grande depresso e impor-se nos mercados internacionais. Em 1937 o Japo ocupa a Manchria e invade o territrio chins, iniciando o conflito asitico. Esta sua poltica expansionista acabar provocar um choque com os interesses norte-americanos na sia (Filipinas), levando guerra entre estes dois pases.

INTERVENO DE HITLER E MUSSOLINI NA GUERRA CIVIL DE ESPANHA


Os interesses do regime fascista italiano e nazi alemo conduziram a uma cooperao e ajuda s foras fascistas que tentavam subir ao poder um pouco por toda a Europa, tentando seguir o modelo de sucesso alemo e italiano. Aps a vitria da Frente Popular nas eleies de 1936 em Espanha, os generais Mola e Franco revoltam-se contra a Repblica e, apoiados na coligao de foras conservadoras iniciam uma guerra civil que durou quase trs anos. Enquanto Inglaterra e Frana optaram por uma poltica de no interveno, Hitler e Mussolini apoiaram os nacionalistas liderados por Franco, nomeadamente atravs das ajudas da Legio Condor e Grupo de Tropas Voluntrias. Os republicanos, cada vez mais isolados, solicitaram apoio URSS que, devido distncia e bloqueio naval foi incapaz de equilibrar a situao a favor dos republicanos que, em Maro de 1939, acabaram por ser derrotados. A guerra civil de Espanha foi um campo de ensaio para os carros de combate e avies bombardeiros alemes e permitiu a Estaline perceber que seria impossvel envolver-se directamente com a Alemanha.

Apesar de no ter acordado as potncias europeias, esta cooperao entre fascismo italiano e nazismo alemo foi a confirmao dos seus interesses em afirmar os regimes fascistas como vias capazes de solucionar a crise.

O FRACASSO DA INTERVENO DA SOCIEDADE DAS NAES (SDN)


A SDN foi uma organizao internacional iniciada em 1919 com o objectivo de regular a paz entre as naes, manter a harmonia nas relaes internacionais. Assente numa das clusulas do Tratado deVersalhes, iniciou a sua actividade apenas a 10 de Janeiro de 1920. Inicialmente seriam 32 os pases membros desta organizao, podendo posteriormente qualquer nao fazer parte da SDN, exceptuando a Alemanha, Turquia e URSS. Apesar disso, os problemas comearam quando uma das principais superpotncias do ps-guerra, os EUA, decidiu desvincular-se da organizao. No entanto, a impotncia da SDN relativamente cesso do Pacto Germno- Sovitico (partilha da Polnia entre Alemanha e URSS) e a passividade face s polticas expansionistas e imperialistas da Alemanha (remilitarizao da Rennia, participao na guerra civil espanhola, anexao da ustria e invaso da Bomia e Morvia), do Japo (invaso da Manchria, incluso em territrios chineses) e Itlia (invaso da Abissnia e participao na guerra civil espanhola) conduziram sua extino em Setembro de 1939, ano em que se inicia a Segunda Guerra Mundial, com a invaso alem Polnia. O nico ponto positivo da SDN foi o facto de ter preparado terreno para uma das mais bem sucedidas organizaes internacionais de sempre, a Organizao das Naes Unidas (ONU). [anexo 2] Criada a 24 de Outubro de 1945 com os mesmos propsitos da SDN, a ONU continua a aumentar a sua influncia em todo mundo e, apesar de alguns fracassos em determinados conflitos, a sua actuao e sobretudo o papel das suas organizaes especializadas tem disponibilizado todo o tipo de ajuda a povos carenciados no campo da sade, alimentao, educao at ao desenvolvimento tcnico e econmico.

III. CONCLUSO
Um conflito da importncia da Segunda Guerra Mundial no se explica facilmente. No entanto, podemos apontar uma conjuntura de factores que so comummente apontados pela maioria dos historiadores como responsveis pelo encetar da Segunda Grande Guerra. Com as dificuldades econmicas do ps-guerra e, nomeadamente da crise de 29, as democracias liberais europeias mais frgeis regrediam dando lugar a regimes autoritrios e fascistas que, face a passividade da SDN, concretizavam as suas necessidades expansionistas. Liderado por Hitler, o regime nazi negava todos os princpios do Tratado de Versalhes. A contnua violao do acordo foi sendo permitida e, apenas depois das tropas alems entrarem na Polnia, em Setembro de 1939, Inglaterra e Frana declaram guerra Alemanha. A Segunda Grande Guerra foi, assim, resultado de um acumular de situaes que em conjunto despoletaram o maior e mais sangrento conflito da Humanidade tendo provocado milhes de mortos, feridos, destruio de vias de comunicao, zonas rurais de cultivo arrastadas e o chocante genocdio de milhes de judeus, ciganos, deficientes e idoso em campos de concentrao alemes. Alm de todas estas consequncias, foi igualmente no decorrer deste conflito que se lanaram as Bombas Atmicas sobre Nagasaki e Hiroshima que deixaram um rasto de destruio que ainda hoje paira sobre estas cidades japonesas.

ANEXOS ANEXO 1 TRATADO DE VERSALHES


O Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado pelas potncias vencedoras da Primeira Guerra Mundial (Frana, Inglaterra e EUA) e as vencidas (Alemanha e ustria), encerrando oficialmente a Primeira Guerra Mundial. O tratado foi assinado na Sala dos Espelhos do Palcio de Versalhes, em Frana, no dia 28 de Junho de 1919, aps seis meses de difceis negociaes entre as partes envolvidas. O tratado foi a continuao e confirmao do armistcio de Novembro de 1918 (em Compigne), colocando um ponto final no conflito. O documento era composto por mais de 440 artigos que tentavam assegurar a paz e entendimento entre os pases, a Constituio da Sociedade Das Naes (SDN). No entanto, e lendo atentamente as clusulas, pretendia-se que principalmente que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades da guerra e pagasse pesadas indemnizaes (cerca de 269 bilies de marcos) a alguns pases da Trplice Entende. As imposies Alemanha incluam a reduo em 13,5% das suas colnias ultramarinas, perda de Alscia e Lorena para a Frana, desmilitarizao da Rennia (regio fronteiria com a Frana), o alargamento do territrio belga para Este do territrio alemo, a desmilitarizao (a um mximo de 100.000 soldados), a proibio da utilizao de artilharia pesada, tanques e avies e possuir apenas submarinos da marinha abaixo da 10.000 toneladas. Um excessivo teor humilhante para a Alemanha que nunca devia ter acarretado com tantos prejuzos. Os problemas econmicos, perdas, danos e humilhao sofridas pelo povo alemo tiveram nefastas consequncias internas para a Alemanha. A conjuntura de todos estes factores geralmente apontada como uma das mais significantes causas que levaram queda da Repblica de Weimar e a ascenso do nazismo que, consequentemente, seria um dos factores responsveis pela Segunda Guerra Mundial.

ANEXO 2 A ORGANIZAO DA NAES UNIDAS (ONU)


Aps a tragdia semeada pela Segunda Guerra Mundial o mundo necessitava de um uma organizao internacional que pudesse assegurar a paz mundial. Ainda durante a guerra se lanaram algumas bases gerais para a futura instituio, mas apenas se fundou a 24 de Outubro de 1945, na Conferncia de So Francisco (Califrnia) por 51 pases, logo aps a Segunda Guerra Mundial, com o objectivo de manter a paz, desenvolver a solidariedade e cooperao internacional, defender a igualdade entre naes e autodeterminao dos povos assim como a defesa dos direitos do Homem. A ONU conta com mais de 192 Estadosmembros e membros sem reconhecimento pleno (como Taiwan, reclamado pela China) e sede em Nova Iorque. Todos os Estados-membros esto representados na Assembleia-geral, onde se debatem os grandes temas da actualidade. Ao conselho de Segurana, constitudo por 15 pases membros, cinco dos quais permanentes e com direito a veto (EUA, Rssia, Inglaterra, Frana e China), tomar decises sobre a paz e segurana internacional. O secretrio-geral eleito pela Assembleiageral, sob proposta do Conselho de Segurana, tendo tarefas administrativas, de coordenao e ligao entre os diferentes rgos. Cabe ao Conselho econmico e Social coordenar as actividades das Instituies Especializadas (FAO, OMS, OIT, UNESCO, OIEA, FMI, COM, BIRD, ITU). O nmero de pases pertencentes organizao continua a crescer e, embora tenha fracassado em alguns conflitos, a actuao da ONU tem sido bastante positiva, sobretudo pelo facto de as organizaes especializadas terem vindo a disponibilizar

todo o tipo de ajuda a povos carenciados no campo da sade, alimentao, educao at ao desenvolvimento tcnico e econmico. Um dos seus mais extraordinrios feitos foi a Declarao Universal dos Direitos do Homem, em 1948.

BIBLIOGRAFIA ACTIVA (por fonte e ordem alfabtica) Internet: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Versalhes http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_das_Na%C3%A7%C3%B5es http://www.guerras.brasilescola.com/segunda/ Obras consultadas: OLIVEIRA, Ana Rodrigues; CANTANHEDE Francisco; MENDONA, Maria Olvia Histria 9 ano, Texto Editora, 1997, PINTO, Clia do Couto; ROSAS, Maria Antnia Monterroso O tempo da Histria, Volume 1 e 2, Porto Editora, 2004 BIBLIOGRAFIA PASSIVA (por fonte e ordem alfabtica) Internet: http://www.eb23-diogo-cao.rcts.pt/Trabalhos/nonio/xx/glos.htm http://www.notapositiva.com/dicionario_historia/tratadoversalh.htm http://www.arqnet.pt/portal/universal/segundaguerra/sgm1944.html http://www.unb.br/acs/unbagencia/ag0805-60.htm Obras consultadas: REMOND, Ren Introduo Histria do nosso Tempo. Do Antigo Regime aos nossos Dias, Gradiva, pgs 294-392 CAROL, Anne e outros Resumo de Histria do sc. XX, Pltano Edies Tcnicas, 1999

You might also like