You are on page 1of 6

PROTOCOLO PPP

Luciano de Oliveira Mendes 1 Ricardo dos Santos 2

RESUMO Neste trabalho apresentado o Protocolo PPP, Suas principais caractersticas e seu funcionamento. Suas variaes tambm so enfocadas e apresentadas.

Palavras Chaves: TCP/IP, PPP, PPoE, PPoA, LCP, Protocolo.

ABSTRACT In this work it is presented the PPP protocol, its main characteristics and its operation. Its variations are also focused and presented.

Keywords: TCP/IP, PPP, PPoE, PPoA, LCP, Protocol.

AlunodePsGraduaoLatoSensoemSistemasComputacionaisnfaseemRedeseBancodedados. GraduadoemSistemasdeInformaopelaFaculdadedeCinciasGerenciaisdeSantosDumont,Santos Dumont,MG,Brasil.Email:lucianodeoliveiramendes@hotmail.com. 2 AlunodePsGraduaoLatoSensoemSistemasComputacionaisnfaseemRedeseBancodedados. GraduadoemSistemasdeInformaopelaFaculdadedeCinciasGerenciaisdeSantosDumont,Santos Dumont,MG,Brasil.Email:ricardodossantosr@yahoo.com.br.

1. INTRODUO O protocolo ponto-a-ponto tambm conhecido como PPP (do ingls point-to-point protocol), foi desenvolvido e padronizado atravs da RFC 1548 (1993) com o objetivo de transportar todo o trfego entre dois dispositivos de rede atravs de uma conexo fsica serial (cabo serial, linha telefnica, telefone celular via conexo GPRS, ligaes de rdio especializadas ou ligaes de fibras ticas) nica e full-duplex. Este suporta linhas sncronas e assncronas. Embora seja um protocolo, encontra-se na lista de interfaces. Na prtica, a interface PPP implementada atravs de conexes fsicas do tipo RS-232 ou modens. Atualmente possvel esse tipo de conexes at sobre Ethernet (PPPoE). O PPP composto basicamente de trs partes, sendo que a interao entre elas obedece a um diagrama de fases, encapsulamento de datagramas, link control protocol (LCP), e Network Control Protocols( NCPs ).

2. ENCAPSULAMENTO DE DATAGRAMAS DO PPP Esse encapsulamento de datagramas prov multiplexao de diferentes protocolos da camada de rede simultaneamente atravs do mesmo link. Sendo cuidadosamente projetado para manter compatibilidade com os suportes de hardware mais comumente utilizados. Somente oito octetos adicionais so necessrios para formar o encapsulamento do PPP se o compararmos ao encapsulamento padro do frame HDLC . Em ocasies em que a largura de banda crtica o encapsulamento e o frame podem ser encurtados para quatro ou dois octetos. Em implementaes de alta velocidade, o encapsulamento padro usa somente campos simples de multiplexao se torna mais rpida.

3. LINK CONTROL PROTOCOL (LCP) Para ser suficientemente verstil e portvel para uma grande variedade de ambientes, o PPP prov um protocolo de controle de link, o LCP. Este usado para automaticamente concordar sobre opes de formato de encapsulamento, lidar com variaes nos limites de tamanho dos pacotes, detecta repeties infinitas, detectar erros de configurao, iniciar e terminar a conexo. Pode prover tambm facilidades de

autenticao, de identificao e determinao de quando o link est funcionando apropriadamente ou quando est falhando.

4. NETWORK CONTROL PROTOCOLS (NCPS) O NCP composto por diversas famlias de protocolos de rede. Ele estabelece e configura os diferentes protocolos na camada de rede que sero utilizados pelo PPP pois os links usados tendem a agravar alguns problemas comuns aos protocolos de rede. Por exemplo, atribuio e gerenciamento de endereos IP so especialmente difceis sobre circuitos comutados com esses tipos de links. Sendo necessrio um gerenciamento especfico para cada problema. A MIB para o PPP, identificada pela OID [1.3.6.1.2.1.10.23], constituda de diversos grupos definidos em RFCs distintas. Os mais comumente conhecidos so: PPP Link Group: composto por uma tabela de status da conexo (Link Status Table) e por uma tabela de configurao com parmetros sugeridos (Link Configuration Table). PPP Link Quality Report Group: composto por uma tabela de parmetros e estatstica (nmero de: pacotes enviados e recebidos, com erros e descartados, e pacotes vlidos) e por uma tabela de configurao, que contm informaes acerca da qualidade da conexo. PPP Security Table: composta por variveis de configurao e controle relacionadas com as funcionalidades de segurana do PPP. PPP IP Group: composta por variveis de configurao, status e controle relacionadas com uso do protocolo IP sobre o PPP. PPP Bridge Group: composta por variveis de configurao, status e controle relacionadas com uso de funcionalidade de Bridge sobre o PPP.

5. OS PROTOCOLOS PPPOE E PPPOA Ao contrrio de um modem de dial-up analgicos (de espectro de voz), onde ocorre uma ligao telefnica entre o modem e o provedor de acesso a Internet (ISP), em DSL a ligao apenas existe entre o ATU-R (o modem, residencial) e o ATUC (na operadora telefnica). Para resolver isto os dados so transportados pela rede ATM da operadora at ao ISP, que dever ter um ponto de presena (POP) na rede de acesso. A gesto dos circuitos virtuais ATM feita atravs de um gateway, por onde todos os dados passaram. A maioria dos acessos Internet ainda feito usando modens analgicos e o protocolo do nvel de ligao de dados utilizado o PPP (que por suportar protocolos de autenticao uma mais valia para os fornecedores de servios). Seria ento dispendioso (e talvez invivel) alterar este protocolo de nvel 2 do modelo OSI para satisfazer uma minoria de utilizadores. Para solucionar este e o problema da ligao DSL ser apenas entre os ATUs, surgem novos protocolos, PPPoA (Point-toPoint Protocol over ATM) e PPPoE (Point-to-Point Protocol over Ethernet) os quais so derivados do PPP com as principais caractersticas padres. Ambos so protocolos de encapsulamento dos frames PPP, permitindo que os ISPs apenas necessitem de modificar a camada fsica. Visto que os dados so sempre transportados sobre ATM o PPPoA seria a escolha mais adequada. No entanto, as interfaces Ethernet so mais baratas e mais fceis de configurar. A soluo PPPoE acrescenta uma nova camada pilha de protocolos, tendo como desvantagem a alterao de software no computador do utilizador e overhead extra do cabealho de mais uma camada (devido ao MTU ser menor que a Ethernet). Os pacotes PPP so encapsulados em frames Ethernet, enviadas para o ATUR, reenviadas para um circuito virtual ATM at chegar ao gateway e, finalmente, o pacote PPP extrado e enviado num tnel L2TP para o NSP ( a empresa que fornece o backbone dos servidores). Por fim antes de se iniciar a transferncias de dados necessrio descobrir qual o endereo MAC do servidor PPPoE para poder realizar a conexo, que pode residir no gateway.

5.1. SERVIDOR PPP Um servidor PPP um servio que permite que os usurios se conectem ao seu servidor atravs de uma conexo discada, implementando assim um servio

semelhante ao de um provedor de acesso. Para efetuar a conexo, basta conectar a rede local Internet quando algum usurio requisita acesso Web ( necessrio um Provedor de Acesso Internet e uma linha telefnica). Para implementar o servidor PPP voc precisar de: no mnimo uma porta serial (com um modem); uma linha telefnica dedicada ao acesso remoto e uma conexo com a Internet (opcional). O PPP implementado no Linux, por exemplo, em duas partes: a primeira implementada atravs de mdulos do kernel e a segunda atravs do servio pppd. Os mdulos do kernel so carregados dinamicamente quando necessrios, e so eles os responsveis pelas interfaces virtuais pppX (onde X um nmero), utilizadas em conexes discadas. O servio pppd auxilia o kernel executando as funes de inicializao e autenticao, que precedem o envio ou recebimento de informaes atravs da conexo. Ao se iniciar uma conexo, o pppd utilizar um dispositivo serial (um modem ligado a uma porta serial) ligando-o ao modo PPP e criando assim a interface ppp0, que a partir desse momento funcionar de maneira bastante semelhante a uma interface de rede comum (ethernet). O pppd procede ento com a autenticao utilizando para isso a autenticao via PAP (protocolo de autenticao por senha) ou via CHAP (protocolo de autenticao por desafio de cumprimento. O pppd pode ser configurado tambm para alterar as rotas padres do sistema de acordo com a nova conexo estabelecida.

6. CONCLUSO Embora PPP seja usado principalmente ao longo do dial linhas, variantes como PPoE (PPP over Ethernet) e PPoA (PPP sobre ATM) PPP estender a nova datalink layer protocolos. PPP foi concebido para permitir a transmisso das diferentes protocolos mais de um ponto-a-ponto a ligao utilizando encapsulamento. Encapsulamento o processo de armazenamento de pacotes a partir do estrangeiro dentro protocolo PPP frames.

REFERNCIAS

Otsuka, J. L. Disponvel em: http://penta.ufrgs.br/gr952/trab1/2capa.html.

LIBRARY

Wikipedia

(2006)

Protocolo

Ponto-a-Ponto.

Disponvel

em:

pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_Ponto-a-Ponto. Novembro de 2006.

You might also like