You are on page 1of 2

Cirurgia Plstica

A beleza sem estigmas


Instrumento endoscpico

Qual a diferena entre operar em clnica e em hospital? imprescindvel que a cirurgia ocorra num ambiente que propicie sua realizao com todas as exigncias de segurana e conforto necessrias para o paciente, o que mais comumente atingido em hospitais. No Brasil h uma tendncia de mudana na realizao das cirurgias de clnicas para hospitais, pois estes, geralmente, possuem um maior padro de excelncia e segurana. Quais os avanos nesta rea mdica, na ltima dcada? Os principais avanos esto relacionados a tcnicas com cicatrizes reduzidas, evoluo dos materiais utilizados em implantes mamrios, descoberta da existncia de clulas-tronco no tecido adiposo (gordura) e possibilidade de sua utilizao para rejuvenescimento e preenchimento facial. Quem tem quelide pode fazer cirurgia plstica? Pode sim. O quelide corresponde a uma cicatriz mais forte que a normal e mais comum em pessoas de cor negra e mulheres. Ele no apresenta uma causa definida. Por exemplo, algum pode apresentar quelide em uma rea do corpo e no apresentar em outra. Hoje, ao menor sinal de quelide, podemos utilizar tratamentos como gel de silicone, infiltrao de corticide e betaterapia. E quem fuma? Alm de todos os malefcios j conhecidos ocasionados pelo hbito de fumar, na cirurgia plstica no diferente. O cigarro atrapalha o processo de cicatrizao e recomendada sua suspenso por 45 dias antes do procedimento cirrgico. Quais cirurgias plsticas so mais demandadas atualmente, masculinas e femininas? Nas mulheres, a cirurgia de prtese mamria tornou-se a cirurgia mais realizada no Brasil (21%), ultrapassando a lipoaspirao (20%) segundo pesquisa Datafolha. Nos homens, as cirurgias mais realizadas so a rinoplastia, lipoaspirao e blefaroplastia (cirurgia das plpebras em que se retira o excesso de pele e bolsas de gordura).
Vnus, deusa da beleza
Parochi

Charles Andr Berres formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSMRS) e membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plstica (SBCP). Traz no currculo ps-graduao em cirurgia geral e videocirurgia, realizada na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), alm de especializao em cirurgia plstica pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Apresentou grande nmero de trabalhos em congressos nacionais e internacionais de cirurgia geral e plstica. Atualmente atende em sua Clnica no Bairro Moinhos de Vento e realiza procedimentos estticos em hospitais de alto padro.
importante procurar um profissional habilitado e capaz de esclarecer riscos, benefcios e possibilidades do resultado que se deseja alcanar. Em que consiste a avaliao pr-operatria? Esta avaliao to importante quanto a cirurgia propriamente dita. Cabe ao cirurgio investigar se o paciente est apto fsica (atravs do exame fsico e exames laboratoriais) e psicologicamente para realizar a cirurgia. necessrio verificar o histrico de doenas prvias e hbitos, que muitas vezes devem ser modificados antes da cirurgia. Por exemplo, o caso de pacientes fumantes que, provavelmente, obtero melhor cicatrizao se suspenderem o hbito de fumar por 45 dias prvios cirurgia. O paciente deve aproveitar esta avaliao para tirar todas suas dvidas a respeito da cirurgia, e o cirurgio deve informar sobre riscos e reais possibilidades da cirurgia plstica desejada. Que exames so necessrios? Existem exames bsicos que devem ser solicitados para todos os procedimentos, como eletrocardiograma e alguns exames laboratoriais de sangue para descartar presena de anemia e verificar se a funo renal e a coagulao do sangue esto boas. Outros exames so especficos para cada idade ou tipo de cirurgia, como Ecografia Mamria e Mamografia nas cirurgias de mama, Raio-X nasal ou Tomografia Computadorizada nas rinoplastias.

Quais so os limites da cirurgia plstica? Imaginar que a cirurgia plstica seja um elixir da juventude um equvoco. Ela no deve ser feita para que algum de 60 anos volte a ter 30, mas para que esta pessoa sinta-se muito confortvel com a idade que possui. O cirurgio deve evitar exageros que muitas vezes so vistos em faces estigmatizadas ou mamas muito grandes. Atualmente, se procuram resultados que apenas realcem a beleza feminina e masculina j existentes em cada paciente. Qual a melhor poca do ano? Por qu? No Rio Grande do Sul, a procura por cirurgias estticas maior no inverno, pois temos somente trs meses de vero e os pacientes desejam estar plenamente recuperados para aproveit-lo. Mas no existe poca ideal, pois nenhuma das quatro estaes do ano mudar o resultado final da cirurgia. O conforto ps-operatrio melhor em temperaturas amenas e, independente da poca do ano, importante respeitar o repouso necessrio. Como o ps-operatrio? A evoluo das tcnicas cirrgicas tem tornado o perodo aps a cirurgia cada vez mais tranquilo, mas os pacientes devem respeitar as orientaes quanto dieta alimentar e o repouso para obter o melhor de resultado. Depois de quanto tempo a pessoa fica liberada para exercitar-se? Por qu? Aps a cirurgia, necessrio aguardar um perodo de restabelecimento do corpo e cicatrizao dos tecidos. As caractersticas individuais de cada paciente devem ser respeitadas, mas em mdia aps lipoaspirao/ lipoescultura pode-se realizar exerccios aerbicos em 14 dias; cirurgias das mamas e rinoplastia em aproximadamente 30 dias; e abdominoplastia e prtese gltea em 60 dias.

Foto: Everton Rosa

Parochi

Quando fazer uma plstica? As pessoas devem gostar de si mesmas, e isto envolve mente e corpo. Nos ltimos anos, a sociedade perdeu o preconceito com a cirurgia plstica e aceitou-a como cincia e uma ferramenta para corrigir imperfeies do corpo, ou deix-lo ainda mais belo. A cirurgia ntima nas mulheres ou a lipoaspirao nos homens (que hoje correspondem a 15% das cirurgias plsticas) so exemplos de tabus que esto sendo quebrados. Pequenas mudanas no nariz ou um aumento ou reduo das mamas, por exemplo, podem trazer confiana e melhorar muito a autoestima do paciente. Quando pensar em realizar uma cirurgia,

88

89

Qual a melhor tcnica para quem deseja aumentar as mamas? As tcnicas de mamoplastias de aumento tiveram de acompanhar o desejo das pacientes por prteses maiores, incises menores, sem perder a naturalidade. Atualmente pode-se contar com a tcnica DUAL PLANE: combina o que se tem de melhor das tcnicas mais antigas, onde se utilizava o implante subglandular (atrs da glndula mamria), que propicia uma boa projeo custa de um aspecto mais artificial, e submuscular (atrs do msculo), que aparenta maior naturalidade, porm mais traumtica e compromete a projeo da mama. Na tcnica dual plane, ou plano duplo, a metade superior da prtese fica recoberta por uma faixa do msculo e a metade inferior pela glndula. Desta forma, mantm-se uma aparncia natural da parte superior do seio, pois a faixa de msculo evita que a prtese marque a pele com dobras, enquanto a parte inferior da prtese, em contato direto com a glndula, garante a projeo da mama. Qual o melhor local para colocao da prtese e qual o melhor modelo de prtese? As vias de acesso para introduo

Foto: Everton Rosa

da prtese - arola, sulco mamrio ou axila - dependem do desejo da paciente e de suas caractersticas fsicas. A evoluo tecnolgica das prteses propiciou a obteno de um produto mais moderno, duradouro, que apresenta menos complicaes ps-operatrias, que valoriza e at modifica a mama, sempre buscando a naturalidade e beleza. Dessa forma, hoje em dia, existem prteses de diversas marcas, texturas (microtexturizadas , texturizadas , poliuretano); de alta ,mdia ou baixa projeo ; redondas, cnicas, em formato de gota ou anatmicas, variando a utilizao de acordo a preferncia do cirurgio e, principalmente, voltadas para cada resultado desejado pela paciente. Qual a cirurgia plstica mais difcil de ser realizada? Por qu? No acredito que um procedimento seja mais difcil que outro, pois o cirurgio plstico deve estar preparado para execut-lo. No entanto, podemos destacar a RINOPLASTIA como sendo a cirurgia mais rica em detalhes e mais delicada dentro da cirurgia plstica esttica, requerendo cuidados minuciosos no aspecto esttico e funcional (respirao), sendo que o nariz um ponto central e marcante no rosto de uma pessoa e precisa estar em harmonia com ele.

Parochi

90

91

Parochi

You might also like