You are on page 1of 20

1

FACULDADE SANTA MARCELINA

Olga Garcia Cunha

CIBERCULTURA E MODA

SO PAULO 2012

SUMRIO

APRESENTAO ............................................................................................. 3 JUSTIFICATIVA................................................................................................. 6 REFERENCIAL TERICO................................................................................. 9 GLOBALIZAO E CIBERESPAO ........................................................... 9 CIBERCULTURA E MODA ........................................................................ 11 K-POP NO MUNDO, NO BRASIL E NO PAR ......................................... 14 K-POP E MODA ........................................................................................ 20 OBJETIVOS ..................................................................................................... 26 OBJETIVO GERAL .................................................................................... 26 OBJETIVO ESPECFICO .......................................................................... 26 MTODOLOGIA ............................................................................................. 27 CRONOGRAMA .............................................................................................. 28 REFERENCIAS ............................................................................................... 36 LEVANTAMENTO BIBLIOGRFICO DO PR- PROJETO ............................ 38

APRESENTAO O projeto a ser apresentado tem como base compreender a relao entre moda e a cibercultura, observando que esta ligao tem se desenvolvido a partir dos avanos tecnolgicos e da globalizao. A globalizao um dos principais fenmenos do mundo

contemporneo e apoiada nos avanos tecnolgicos, facilita a integrao em escala mundial, diminui fronteiras relacionadas aos estados-nao,

ocasionando ruptura de fronteiras e aproximando culturas distintas. Para De Sene & Moreira (1999, p. 57), o cenrio atual resultado do processo de globalizao, que se iniciou com o fim do modelo geopoltico e econmico, marcados principalmente pela guerra fria, onde prevalecia bipolarizao de poder entre os Estados Unidos e Unio Sovitica e de seus respectivos grupos militares. A mudana na ordem internacional contribuiu para a ascenso econmica de outros pases e formao de novos grupos econmicos supranacionais, a exemplo da Unio Europeia e do MERCOSUL. Atualmente a globalizao tem na internet seu principal catalisador, bem como no avano tecnolgico, que contribui para uma interatividade mais dinmica entre diversas regies do mundo, alcanando todos os aspectos ou dimenses: econmica, social, poltica e cultural. (DE SENE & MOREIRA, 1999, p. 69). De acordo com Lemos e Lvy (2010):
Na maior parte dos pases industrializados, quase 80% da populao est conectada a internet de casa, e o mesmo se aplicam para as classes mdias urbanas da maior parte dos pases em desenvolvimento. Os pases onde as taxas de aumento das conexes so as mais elevadas so o Brasil, a Rssia, a ndia e a China. (LEMOS & LVY, 2010,p.10)

Hoje em dia, a internet deixou de ser acessada exclusivamente pelo computador, sendo possvel que celulares, videogames e at cmeras fotogrficas digitais possam-se conectar a rede, o que proporciona um grau de interatividade indito nos meios de comunicao e d a esse meio de acesso uma importncia fundamental no fenmeno de transformao cultural dos povos.

Nesse contexto, a internet se tornou um dos maiores veculos de informao da atualidade e nela se faz presente a cibercultura, que uma troca entre cultura, sociedade e novas tecnologias. Lemos e Lvy (2010) afirmam que a interconexo, a criao de comunidade e a inteligncia coletiva quando encontradas em ressonncia mtua podem descrever o carter de fundo da cibercultura, criando uma espcie de motor tecnocultural auto-organizado, segundo os autores. A cibercultura pode ser definida como:
Um conjunto tecnocultural emergente no final do sculo XX impulsionado pela sociabilidade ps-moderna em sinergia com a microinformtica e o surgimento das redes telemticas mundiais; uma forma sociocultural que modifica hbitos sociais, prticas de consumo cultural, ritmos de produo e distribuio da informao, criando novas relaes no trabalho e no lazer, novas formas de sociabilidade e de comunicao social. Esse conjunto de tecnologias e processos sociais ditam hoje o ritmo das transformaes sociais, culturais e politicas nesse inicio de sculo XXI. (LEMOS & Lvy, 2010, p.22 apud LEMOS 2004)

Na internet ou ciberespao, a moda est presente sejam nos site, blogs, redes sociais ou jogos online. A informao de moda deixou de estar acessvel somente em livros, revistas ou passarelas, ela est mais democratizada, hoje possvel acompanhar o que est nas ruas das grandes metrpoles do mundo, ver desfiles em tempo real, compartilhar o que voc veste e entre outras coisas. A moda tambm est inserida no comercio online ou e-commerce, facilitando o consumo, que de acordo com Ferreira (2007) um setor que j faturou mais de 100 milhes acima do que era esperado, e se mostrou em um crescimento constante tanto em faturamento quanto ao numero de econsumidores, que at 2005 atingiu sete milhes de adeptos as compras virtuais. Porm ate 2007, Ferreira afirma que no Brasil os e-consumidores no possuam a cultura de compra de roupas pela internet. Devido a no existncia de uma padronagem no tamanho das roupas, Mas em Fevereiro de 2007 a Associao Brasileira do Vesturio (Abravest) realizou uma palestra de

orientao sobre a norma ABNT 13.377 que tornou obrigatria a padronizao nas medidas das roupas. Est relao entre moda e internet tem se fortalecendo, criando coisas que seriam impossveis de se imaginar a anos atrs. Este projeto tem como finalidade explorar est nova relao, identificando como este fenmeno tem influenciado o consumo em massa e o usurio, entender o que mudou com est nova integrao e observar que tipo de publico mais presente neste movimento. Portanto a pesquisa ira se desenvolver atravs de entrevistas, pesquisas documentais e de campo.

JUSTIFICATIVA A Internet surgiu no perodo da guerra fria atravs de pesquisas militares e tinha a funo de servir como meio secundrio de comunicao para os Estados Unidos. Segundo Nunes (2007)1 a internet [...] um imenso sistema de redes gateways e de computadores permanentemente interligados entre si a nvel mundial. A Internet ajudou a transformar o mundo contemporneo, contribuindo para a mudana nas vrias formas e modos de se relacionar e informar, causando de maneira simblica a quebra de territrios e tornando possvel um maior dilogo intercultural em diversos lugares, por exemplo, mesmo estando no Brasil possvel observar na internet os diversos movimentos culturais ao arredor do mundo. O Brasil um dos pases com mais usurios atuantes. De acordo com Lemos e Lvy O Brasil tem hoje 45 milhes de usurios (sendo 24,4 milhes de usurios de residncia) (LEMOS E LVY, 2010, p.23). Os autores tambm afirmam que o pas alm de est entre os 10 pases em nmeros absolutos de usurios, tambm um dos que possui mais usurios participantes de redes sociais e produtores de informao.
Os brasileiros so ativos produtores de informao e participantes de redes sociais. Os internautas brasileiros so aqueles que ficam mais tempo online por ms e usam muitas ferramentas da computao social. De acordo com o Ibope/NetRating, chegamos a nove milhes de usurios que acessam e leem blogs em um universo de aproximadamente 170 milhes de blogueiros. O nmero representa 46% de internautas ativos no ms. (LEMOS E LVY, 2010, p.23).

Atravs desses dados pode-se perceber a relevncia da internet no cotidiano dos brasileiros, e avanos tecnolgicos como o Mobile social

Knoow.net: Conceito de internet. Disponvel em http://www.knoow.net/ciencinformtelec/informatica/internet.htm. Acessado em 3 de maio de 2011.

networking2 tem influenciado na transformao desta esfera miditica, que a internet. O usurio diante desta nova realidade tem: consumido, produzido, e distribudo informaes sobre qualquer formato em blogs, sites, redes sociais e entre outros meios. Existem uma infinidade de vdeos, fotos e post em geral que retratam as mais diversas culturas e esto disponveis no ciberespao para acesso de qualquer lugar do mundo. Lvy define o ciberespao como:
(...) o novo meio de comunicao que surge da interconexo mundial dos computadores. O termo especifica no apenas a infra-estrutura material as comunicao digital, mas tambm o universo ocenico de informaes que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. (LVY, 1999, p. 17).

Em outra publicao o autor tambm defende a ideia de que o ciberespao um ambiente complexo, e a cultura poltica cresce nesse caldo efervescente gerando novos processos e produtos (LEMOS E LVY, 2010, p.27). Segundo os autores aes como: produzir, distribuir e compartilhar so os principais fundamentos do ciberespao. O ciberespao o cenrio para a manifestao da cibercultura, onde este novo espao de comunicao aborda diversos temas como: politica, economia, moda e entre outros. Dentro do ciberespao, os blogs tem se tornado um novo meio de formao de opinio, devido a fcil interao entre autor e leitor ou vice-versa. De acordo com Orihuela:
A blogosfera faz parte do novo conceito miditico e complementa as funes dos meios de comunicao tradicionais ao trazer textura e ponto de vista pessoal ao modo como os temas da atualidade so abordados, uma vez que gera agendas paramiditicas (que extrapolam a comunicao) de grande interesse para as comunidades especializadas. (ORIHUELA, 2007, p.10).

Dispositivos portteis de acesso sem fio s redes.

Conclui-se que os blogs so utilizados para expressar opinies ou disponibilizar informaes sobre um determinado assunto, portanto blogs de moda tm abordado todos os meios que a moda pode se relacionar sendo ela para ler ou para ver. De acordo com Bortoluzzi e Hinerasky (2010)
(...) esses blogs tornaram-se no s referncias para os prprios leitores trocar informaes, mas tambm serve como canal de medio de tendncias e aceitao de colees, marcas, modelos e todos os tipos de contedos de moda disseminados em rede. Isso quer dizer que alm de pertencer ao novo mundo miditico, a moda e os blogs de moda fazem referncias s suas caractersticas primordiais como o individualismo, a efemeridade e principalmente a multiplicidade aliada criao. (BORTOLUZZI E HINERASKY, 2010, p. 7)

No somente na blogosfera que os assuntos relacionados moda esto presentes, meios de divulgao de massa tradicionais como as revistas, tambm possuem o seu domnio em rede, seja em blogs, sites ou redes sociais. Na internet possvel assistir, comentar e compartilhar informaes em tempo real de desfiles de qualquer lugar do mundo que possua acesso rede. O mundo nunca esteve to conectado e a informao de moda nunca esteve to acessvel. Mundo est se tornando uma verdadeira aldeia global, por isso um estudo mais apurado sobre como a moda est inserida no ciberespao ajudar a compreender o ciclo contemporneo de dilogos interculturais relacionados entre internet e moda e como o esta relao tem influenciado o comportamento e o consumo.

REFERENCIAL TERICO
GLOBALIZAO E CIBERESPAO Com o fim da guerra-fria, o termo globalizao passou a definir a atual fase da expanso capitalista, que tem por objetivo a ampliao dos mercados para maior obteno de lucros e que se caracteriza pelo desenvolvimento tcnico-cientfico apoiado em novas tecnologias, entre as quais, a Internet, que proporciona, por sua vez, comunicao em tempo real com pases ou regies distintas. De acordo com Avelar (2011):
Essa desterritorializao ocorre porque os modos de produo no esto mais centrados em um nico ponto, mas pulverizado no mundo todo. O mesmo acontece com a cultura, pois sua diversificao se d em funo da hibridao entre diferentes culturas, especialmente por causa dos meios de comunicao digitais (...) (AVELAR, 2011, p.81)

Com a globalizao a importao e exportao de certos produtos passaram a ser realizada de maneira menos burocrtica, principalmente em razo da organizao dos pases em blocos econmicos, o que contribuiu para o surgimento de novas potncias econmicas. A globalizao tambm desencadeou outros fenmenos, entre eles o consumo em massa, seja de informaes, produtos ou servios. A velocidade com que os produtos so processados e consumidos est diretamente relacionada com as novas tecnologias, portanto, a facilidade e a rapidez se tornaram indispensveis para o cotidiano do homem contemporneo. O mundo globalizado por excelncia um mundo conectado e grande consumidor. A globalizao proporciona um maior dilogo intercultural, uma das principais caractersticas do mundo moderno e contribui para a consolidao de uma verdadeira aldeia global, de acordo com Recuero (2000, p.1).
Uma aldeia repletas de vias duplas de comunicao, onde todos podem construir, dizer, escrever, falar e serem ouvidos, vistos, lidos. Com o surgimento deste novo meio, diverso paradigmas comeam a ser modificados e nossa sociedade depara-se com uma nova revoluo, tanto ou mais importante do que a inveno da escrita. (RECUERO, 2000, p. 2)

10

Segundo o relatrio mundial da UNESCO3 (2010), esta nova revoluo, acontece porque a Internet tem a capacidade de promover a democracia comunicacional, o que ajuda a divulgar vrias iniciativas culturais inovadoras. Para Recuero (2000), a Internet o meio de comunicao mais completo e revolucionrio existente, pois ela proporciona uma extenso variada das capacidades naturais do ser humano ao ampliar o espao de comunicao sem a necessidade da presena fsica do emissor e receptor de mensagens, ou seja, o ciberespao. Segundo Pierre Lvy:
O ciberespao o novo meio de comunicao que surge da interconexo mundial dos computadores. O termo especifica no apenas a infra-estrutura material as comunicao digital, mas tambm o universo ocenico de informaes que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. (LVY, 1999, p. 17).

Carlos Brando (2010), tambm conceitua o ciberespao como [...] territrio etreo onde indivduos interagem na formao de uma rede de informaes. (BRANDO, 2010,p.19) Porm, de acordo com Lvy (1999, p. 123), o surgimento do ciberespao, resultado do verdadeiro movimento social, com o seu grupo lder (a juventude metropolitana escolarizada), suas palavras de ordem (interconexo, a criao de comunidades virtuais e a inteligncia coletiva) e suas aspiraes coerentes. Lemos e Lvy (2010) afirmam que futuramente a internet ir superar 50% de usurios conectados na maior parte de pases desenvolvidos. O ciberespao provavelmente o sistema de comunicao que se expandiu com mais rapidez em escala planetria em toda a histria da humanidade. (LEMOS & LVY, 2010, p.42)

FRANOISE, Rivire. Relatrio mundial da UNESCO. 2010, p. 22

11

Lvy (1999) tambm afirma que o ciberespao se tornou uma prtica de comunicao interativa, recproca, comunitria e intercomunitria, onde a interconexo tece um contato universal. Contato presente nas diversas mdias sociais disponvel em rede, a ttulo de exemplo destaca-se os blogs (pginas de publicaes independentes), o Youtube (rede social de compartilhamento de vdeos), o Facebook (rede social de relacionamento) e entre outras existentes. Com a globalizao da cibercultura o acesso comunicao massiva se tornou mais rpido e efetivo devido ao que Lemos e Lvy (2010) afirmam ser uma distribuio horizontal de contedos abertos, livres e colaborativos (2010, p. 50). O ciberespao oferece liberdade de expresso atravs de uma inteligncia coletiva jamais vista nos veculos miditicos anteriores. (...) A nfase est na criao de formas de comunicao mais amplas, abertas e multidirecional, diferente das funes massivas que so baseadas apenas na divulgao de informao para um pblico homogeneizado (LEMOS & LVY, 2010, p.55).

CIBERCULTURA E MODA

Avelar (2011) afirma que a cultura global resultado de simbologias universais, no qual caracteriza o surgimento de uma cultura homognea, com smbolos reconhecidos em diversos pases (Figura 1 e 2), auxiliando no que a autora afirma ser uma construo de uma memria coletiva mundial, intensificada pelos meios de comunicao digitais (AVELAR, 2011, p.82).

12

Figura 1: Mc Donalds Coreia. Figura 2: Mc Donalds Brasil. Fonte: http://www.infoescola.com/wp- Fonte: http://www.mexicoxport.com/mxcontent/uploads/2010/02/mcdonalds.jpg content/noticias/2011/12/cajita_feliz_brasil_ mcdonalds.jpg

Avelar (2011) cita Hannerz (1990) ao sugerir que a formao da cultura mundial acontece devido ao aumento de inter-relaes de diversas culturas locais, resultando na formao de culturas hibridas em escala internacional, que intensificada pelos centros urbanos e principalmente por meio do ciberespao. Canclini (2003) acredita que a globalizao empresarial junto com o consumo4 pode afirmar ou expandir determinados aspectos culturais favorecendo ao fenmeno que o autor chama de hibridizao cultural. O autor (2005) tambm afirma que as manifestaes culturais foram submetidas aos valores que dinamizam o mercado e a moda. (CANCLINI, 2005, p. 33)
O pblico no mais est preso ao que os canais de televiso exibem ou ao que as editoras publicam. Na internet, a liberdade de consumo maior, cada um escolhe o que deseja e se, quiser, mais do que escolher o que ler ou assistir, tambm pode fazer parte do processo de disponibilizao desses contedos. (CARLOS, 2009, p. 8)

Para Avela (2011) as comunidades virtuais esto encarregadas de dar um novo sentido de coletividade ao cidado, e no dos produtos relacionados a eles, esto servindo como um sistema simblico de identificao, portanto a sociedade de consumo extremamente carregada de significados.

O autor define consumo como: o conjunto de processos socioculturais em que se realizam a apropriao e os usos dos produtos (CANCLINI, 2005, p. 60)

13 O consumo da mdia envolve a materialidade econmica da negociao do sentido e o ato mesmo de fruio dos produtos da mdia comea pela compra de mercadorias (produtos/ programas/ mensagens), continuando com o repasse dos valores simblicos nas redes de sociabilidade previamente estruturadas. A negociao dos significados elaborados pela mdia faz de todos ns mercadores de sentido que investem moedas simblicas para transitar pelo campo social. (MOTA, 2009, pg. 47, apud RONSINI, 2007, p. 32)

O ciberespao o cenrio para a prtica da comunicao interativa, recproca, comunitria e intercomunitria, onde a interconexo tece um contato universal. Contato este presente nas diversas mdias sociais disponvel em rede.
No h comunidade virtual sem a interconexo, no h inteligncia coletiva em grande escala sem virtualizao ou desterritorializao das comunidades no ciberespao. [...] O ciberespao surge como ferramenta de organizao de comunidades de todos os tipos e de todos os tamanhos em coletivos inteligentes, mas tambm como instrumento que permite aos coletivos inteligentes articularem-se entre si. (LVY, 1999, p. 133)

14

15

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: O objetivo deste projeto investigar como a globalizao contribui com a integrao entre cibercultura e moda.

OBJETIVOS ESPECFICOS: Analisar como a moda se relaciona com o ciberespao; Verificar como os usurios abordam a moda dentro do ciberespao; Identificar como os usurios influenciam e so influenciados atravs das mdias virtuais; Observar como o mercado se comporta diante da

democratizao da informao de moda via internet.

16

MTODOLOGIA O desenvolvimento deste projeto ser realizado a partir de pesquisas em documentao indireta fazendo o uso de artigos, livros, sites e trabalhos de concluso de cursos. Para auxiliar a pesquisa sero realizadas entrevistas por meio de sites de relacionamento (Facebook, Twitter) para identificar como as informaes de moda disponveis na internet influenciam na formao de tribos urbanas ou virtuais, consumo e comportamento dos usurios. A pesquisa tambm irar conter dados sobre como o marketing utiliza do ciberespao e da cibercultura para ditar o consumo. Um questionrio online ser realizado entre os usurios de blogs de moda para identificar quais so as reas de moda so mais procuradas, como por exemplo: notcias, tutoriais, compras online e entre outros. Os resultados da pesquisa sero utilizados para o desenvolvimento do projeto de concluso da 26 turma do curso de ps-graduao em Moda e Criao da Faculdade Santa Marcelina.

17

CRONOGRAMA A tabela a seguir apresenta o cronograma adotado para o

desenvolvimento do projeto a partir de janeiro de 2013.

Jan. Levantamento Bibliogrfico Questionrio Analise Blogs de

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jun

Jul

Ago

Set.

Out.

Nov.

Redao Projeto Defesa

do

18

REFERNCIAS AVELAR, Suzana. Moda: globalizao e novas tecnologias. 2. ed. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2011.

BORTOLUZZI, Carolina Seeger & HINERASKY, Daniela Aline. Blogs de moda canais propulsores dos (re)ordenamentos miditicos no cenrio da moda atual. Rio Grande do Sul, 2010. BRANDO, Carlos Henrique Oliveira. O remix na Cibercultura: Um estudo de caso do site Masa Mixes. (Bacharel) - Curso de Comunicao Social, Universidade Federal do Maranho, Imperatriz, 2010.

CANCLINI, Nstor Garcia. Consumidores e Cidados: conflitos multiculturais da globalizao. Rio de Janeiro: Editora Ufrj, 2005. Traduo Mauricio Santana Dias.

CANCLINI, Nstor Garcia. Culturas Hbridas: Estratgias para Entrar e Sair da Modernidade. So Paulo: Editora da Universidade de So Pauo, 2003. Traduo Heloisa Pezza Cintro.

CARLOS, Giovana S.. Da cultura de massa cibercultura: o caso do fenmeno da cultura pop japonesa no Ocidente. Disponvel em:

<http://pt.scribd.com/doc/34753454/Da-cultura-de-massa-a-cibercultura-o-casodo-fenomeno-da-cultura-pop-japonesa-no-Ocidente-Giovana-S-Carlos>. Acesso em: 2 out. 2011.

FRANOISE RIVIRE. Georges Kutukdjian e John Corbett (Ed.). Relatrio mundial da UNESCO: Investir na diversidade cultural E NO dilogo intercultural. So Paulo, 2010. 40 p. Disponvel em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001847/184755por.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2011. LVY, Pierre. Cibercultura. 1 So Paulo: Ed. 34, 1999. 264 p.

19

LVY, Pierre; LEMOS, Andr. O futuro da internet: em direo a uma ciberdemocracia. 2. ed. So Paulo: Paulus, 2010.

SENE, Eustquio de; MOREIRA, Joo Carlos. Geografia: Espao geogrfico e globalizao. 1 So Paulo: Scipione, 1999

RECUERO, Raquel da Cunha. A Internet e a nova revoluo na comunicao mundial. 7 f.- Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2000

20

LEVANTAMENTO BIBLIOGRFICO DO PR- PROJETO

MAFFESOLI, Michel. O Tempo das Tribos: o declnio do individualismo nas sociedades de massa.2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1998. MORAES, Dnis de. O concreto e o virtual: mdia, cultura e tenologia. Rio de Janeiro: DP&A, 2001 SAITO, Hiroshi; MAEYAMA, Takashi. Assimilao e integrao dos japoneses no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes/Edusp, 1973. (Estudos Brasileiros IV). SANTAELLA, Lcia. Cultura das Mdias. So Paulo: Experimento, 1996. SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespao: o perfil do leitor imersivo. So Paulo: Paullus, 2004. SHUKER, Roy. Vocabulrio de msica pop. So Paulo, 1999. THOMPSON, John B. A mdia e a modernidade: uma teoria social da mdia. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998

You might also like