You are on page 1of 37

Janelas Para o Rio: Projetos de Interveno na orla urbana de Belm do Par

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

ARQUITETURA E URBANISMO
PPUR 05 RUTH ATADE

rica Larissa - Ismara Medeiros - Nikeilany Jcome

Belm, capital do estado do Par, localizada s margens da Baa de Guajar e do rio Guam.
Censo de 2000: 1.280.614 hab; de forma a ocupar 317 hectares de poro continental e 34.000 hectares das 33 ilhas que formam o arquiplago do municpio.

Fundada em 1616, o rio era referncia para sua localizao e acabou virando motivo do seu crescimento e expanso.

Ao longo da histria essa parcela do rio era o territrio mais importante da cidade. Nas redondezas esto concentradas comrcio varejista, equipamentos pblicos e instituies, o que

torna essa faixa a mais importante do ponto de vista econmico, alm de mais dinmica.
Nos ltimos anos, essa faixa vem tomando maior ateno do poder pblico, no que confere a propostas

de urbanismo estratgicas de requalificao urbana.


Projetos analisados: Complexo Estao das Docas Complexo do Ver-o-Peso 23 imveis na cidade foram tombados pelo governo federal, sendo que 16 esto presentes no CHB (Centro Histrico de Belm), local onde os projetos que sero aqui tratados esto inseridos. Com o tombamento, essa regio passou a ter uma importncia maior para a gesto municipal. Prdios Contemporneo: Banco do Brasil e Receita Federal;

Fonte: Google earth

Fonte: Google earth

Na extenso da feira ao longo do Boulevard Castilho Frana, h a presena de alguns galpes do sculo XX, que atualmente ainda compem o Porto de Belm;

Dcada de 90: Movimento pela abertura de acesso visual ao Rio = RESGATE DA CONDIO RIBEIRINHA Ciclo da borracha: expanso para o interior. Atitude tardia do governo: PLANO DIRETOR DE BELM em 1993 Atualmente as iniciativas esto voltadas para reuso como o caso do Porto, ou para manuteno como no caso do Ver-o-Peso.

Projeto de interveno ESTAO DAS DOCAS (Belm/PA)


Localizao: Limite do centro histrico de Belm.
Dados: 3.200m de rea urbanizada (500m ao

longo da Orla).

um dos principais
projetos

contemporneos de
revitalizao de Orlas

e frentes dagua
urbanas.

O antigo Porto Belm foi construdo no inicio do sculo XX e devido a estagnao econmica da poca, o objetivo dos seus projetistas nunca foram concretizados.

O projeto da Estao das Docas surgiu do interesse dos governantes em modernizar seus portos. As inovaes

tecnolgicas nos transportes exigiram novas adaptaes nas plantas porturias.

Todo esse contexto possibilitou a reestruturao fsica do Porto de Belm. Houve um planejamento referente ao
desenvolvimento e zoneamento da planta porturia da capital. Objetivando a otimizao do espao e uma maior competitividade do complexo porturio.

ANTES

DEPOIS

Fatores que levaram a revitalizao do porto:

1)

Navios de grande porte j no podiam atracar no porto devido ao assoreamento em algumas reas do

local;
2) A inutilizao dessas reas afetadas pelo assoreamento, contribuiu diretamente para a degradao da rea central da cidade; 3) Nas reas prximas ao porto, instalou-se comrcios informais, mal organizados, trazendo insegurana aos moradores prximos.

1992 = Concurso de projetos pblicos e local que envolvam os trs armazns, e que deveriam abrigar atividades tursticas e culturais.

1997 = O governo em parceria com a Companhia Docas do Par retomaram o projeto vencedor em 1992.

Dentre as mudanas propostas pelo governo para o projeto de 1992, que trouxe um enfoque a mais,
procurou-se valorizar os investimentos em edificaes histricas.

INTERVENOES (restaurao e reso):

1)

Antiga residncia do governador (bairro de So Braz) foi restaurada e transformada


no complexo Parque da residncia;

2)

Antigo palcio Episcopal e igreja Santo Alexandre, passaram a abrigar um museu de


arte sacra.

3) 4)

O forte do prespio foi restaurado e reaberto a visitao; Antigo presdio virou plo joalheiro de referencia.

Objetivo principal: Promover a atividade turstica em toda a regio, tendo a antiga rea porturia como cone da retomada do crescimento econmico do Estado.

O projeto da Estao das Docas estrutura-se em torno dos galpes e seus respectivos acessos, de maneira setorizada. GALPO 01= - Boulevard das artes (espao para exposies), Cervejaria, 14 lojas de servio.

GALPO 02 = Boulevard da gastronomia, restaurantes de comida regional e internacional (trreo), restaurantes e fast food (mezanino). GALPO 03 = Boulevard das feiras, cine-teatro (400 lugares).

Buscou-se a integrao do espao interno e


externo, das edificaes com o rio.

Foram instalados panos de vidro nos galpes, nas fachadas voltadas para a Baa, dessa forma, restaurantes foram instaladas nessas varandas.

Os

perfis

metlicos

originais

dos

galpes

receberam uma diferenciao cromtica dos novos, para facilitar a percepo do que foi obra de interveno posterior.

RECUPERAO DOS GALPES:


- Os trilhos que antes serviam como rolamentos de guindastes internos, para transportar cargas, foram

adaptadas para abrigar um palco destinado a atraes musicais.


- Recuperou-se tambm a engrenagem de movimentao, tornou assim o palco deslizante de uma ponta a outra dos galpes. - H um quarto galpo menor que os demais, onde est o ancoradouro para barcos que fazem passeios tursticos.

Nas fachadas voltadas para a Baa, a composio cromtica tanto das paredes como o piso, foram pensados de forma a destacar os guindastes franceses recuperados e pintados de amarelo.

Os guindastes no possuem funcionalidade, esto presentes apenas para marcar a identidade do complexo. Procurou-se valorizar uma via exclusiva de passeio para os pedestres na via interna do cais.

No lado externo dos armazns foram encontrados runas da antiga fortaleza de So Pedro Nolasco. Dessa forma, em torno dessas runas, atravs de um rebaixamento de terreno, obteve-se um anfiteatro.

O acesso dos carros feito apenas na via paralela a Av. Marechal Hermes. - Em 2000, foi tombado pelo governo estadual como patrimnio histrico-arquitetnico e cultural do Estado do Par.

GESTO DA OBRA:

Custo total = 25 milhes de reais


O complexo foi o primeiro investimento do governo a ter sua gesto feita por uma entidade sem fins lucrativos, formado por diversos segmentos da sociedade, a Par 2000.

O objetivo do governo era que o complexo conseguisse se auto sustentar economicamente, mas no o que acontece, o governo tem que injetar mensalmente recursos financeiros para permitir o funcionamento do complexo.

Complexo Ver-o-Peso (Belm-PA)


um conjunto formado por feira, mercados, lojas e docas, articulados a valores culturais, imagens e significados importantes para a populao da cidade.

O nome Ver-o-Peso deriva da obrigatoriedade de conferir o peso das mercadorias no porto fiscal, na

O complexo desenvolve-se em torno da doca do Ver-o-peso, que corresponde embocadura do antigo Igarape do Piri, de onde se norteou a expanso urbana da cidade. Constitui um local propcio a comercializao de todos os tipos de produto.

Em 1997, foi registrado o tombamento do conjunto arquitetnico e paisagstico do Ver-o-Peso, como patrimnio histrico, artstico, arquitetnico, paisagstico, arqueolgico etnogrfico.

Mercado de Peixe Mercado de Carne Praa do Relgio

Feira do Aa Ladeira do Castelo Solar da Beira Praa do Pescador

considerada a rea mais alegre e comercialmente mais importante da cidade. um dos cartes-postais da capital paraense, com a profuso de cores provenientes dos seus inmeros barcos atracados na doca, combinados com a variedade de frutas e ervas encontradas na feira, servindo de plano de fundo para a manuteno das tradies culturais amaznicas.

Mercado de Ferro (do peixe)


Fonte: http://www.panoramio.com/photo/10673017?tag=Complexo%20do%20Ver-O-Peso

Mercado de Ferro (do peixe)


http://www.panoramio.com/photo/10014552

Mercado de carne
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1448654

Mercado de carne
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1448654

Fonte: http://www.flickr.com/photos/macapuna/ 4541660713/

Fonte: http://www.flickr.com/photos/macapuna /4508817623/

Feira do aa
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=70255685

Feira do aa
Fonte: http://www.acaifrooty.com.br/blog/feira-do-acai-e-referencia-no-mercado-ver-o-peso/

Ladeira do Castelo
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1420428&langid=5

Praa do Pescador
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=522334

Solar da Beira
Fonte: http://www.panoramio.com/photo/10673009?tag=Complexo%20do%20Ver-O-Peso

O conjunto arquitetnico com Complexo umas das grandes expresses da arquitetura de ferro do Brasil
A ausncia de polticas pblicas que permitissem uma ordenao e manuteno do complexo acabou por comprometer seriamente as edificaes histricas, sem falar das condies sanitrias de venda dos produtos alimentcios

Manuteno das atividades originais da feira e dos mercados Valorizao das edificaes histricas Melhoramento da acessibilidade ao complexo, tanto pelas populaes local e ribeirinha Resgatar a rea para contemplao da paisagem e promover a apropriao pblica do espao em horrios no comerciais

O projeto vencedor foi elaborado pelo escritrio carioca Flvio Ferreira Arquitetura e Urbanismo; Na praa dos pescadores (1998): Retirada dos ambulantes e resgate de rea para contemplao do Rio, atraindo pescadores amadores, seresteiros e umbandistas. No paisagismo, privilegiaram-se espcies regionais identificadas com placas explicativas. Feira (2001): Substituio das barracas de madeira por novas, de estrutura metlica e cobertura de lona tencionada. Mercado de Ferro(2001): Restaurao da fachada Solar da Beira (2002): Restaurao da edificao neoclssica Mercado da Carne (2011): Restaurao do edifcio

A obra de revitalizao foi escolhida pela populao, por meio de assembleias pblicas do Oramento Participativo Custaram cerca de 14,5 milhes de reais (completamente proveniente do setor pblico) O Setor privado manifestou interesse em organizar com a prefeitura grandes mutires para lavagem peridica da calada da Doca.

Embora ambos os projetos possuam premissas de resgate da identidade ribeirinha e utilizao pblica da orla e resgate do acesso visual ao rio, divergem quanto aos objetivos . O projeto Ver-o-Peso , segundo dados de origem municipal, tende a incluso social dos comenrciantes da feira e resgate cultural ribeirinho, sendo a atividade turstica a consequncia desse objetivo.

No caso da Estao das Docas, foi pensado com o intuito transformar Belm em plo de irradiao
turstica, onde o turismo seria pensado como negcio para mudar a base produtiva local do

extrativismo para o turismo.


O que no se pode negar e deve ser levando em considerao que os projetos aqui apresentados revelam um incio e a existncia de uma preocupao da gesto local com a valorizao do patrimnio histrico e cultural local , alm disso, esses investimentos gerou a crescente movimentao local e o surgimento de uma especulao imobiliria no local.

http://mondobelem.wordpress.com/2008/12/22/estacao-das-docas/ http://lepramim2010.blogspot.com.br/2012/08/le-pra-mim-em-belem-estacao-dasdocas.html http://politicasempaleto.blogspot.com.br/2011/10/estacao-das-docas-podera-serampliada.html http://www.fotolog.com.br/belempara/8582627/ (la Igreja de Santo Alexandre e pelo Antigo Palcio Episcopal) http://mondobelem.wordpress.com/2008/12/22/teatro-estacao-gasometro-parqueda-residencia/ (parque da residncia) http://mondobelem.wordpress.com/2008/12/03/museu-do-forte-do-presepio/ (museu forte do prespio) http://diaconoluizgonzaga.blogspot.com.br/2011/06/de-presidio-polo-joalheiro-saojose.html (antigo presidio) http://www.estacaodasdocas.com.br/pagina/noticiadetalhe/ID/1376 VARGAS, H. C et al. Intervenes em Centros urbanos: objetivos, estratgias e resultados. Barueri/SP: Mande, 2006. MERCADO DO VER-O-PESO. Disponvel em: <http://www.xiconlab.eventos.dype.com.br/resources/anais/3/1308321230_ARQUI VO_LusoafroOMercadodover-o-Peso-Belem1.pdf> Acesso em: 10/09/2012.

You might also like