You are on page 1of 3

Tema Geral A Importncia da Sustentabilidade para o Empreendedor Brasileiro de Hoje.

Tema Especfico: A ultilizao de papel reciclado na impresso de livros como estratgia de negcios da Editora X Consideraes Iniciais: A viso de sustentabilidade tem-se propagado intensamente e, recentemente, ganhou espao na comunicao das empresas. A presso da sociedade sobre as prticas socioambientais das grandes empresas tem aumentado em todo o mundo e influenciado a escolha de marcas e produtos pelos consumidores e investidores. Algumas empresas tm visto este movimento como uma ameaa e se preparado para atender s novas demandas, porm outras empresas enxergam na sustentabilidade uma oportunidade de negcio. As mesmas empresas que veem oportunidades esto modificando seus processos e prticas de trabalho de modo a incorpor-las a gesto ambiental. Com isso, buscam uma interferncia ambiental mnima e implementam prticas de responsabilidade social que conduzam para construo de uma sociedade mais inclusiva. A editora Leia Mais, desenvolveu como estratgia de negcios, uma linha de produo de livros utilizando cem por cento de matria prima reciclada. Chamada de linha verde. Amplitude: - Anlise de custo para produo da linha verde da editora. - S ser tratado da impresso do livro, no levando em conta os outros processos da construo do mesmo. - Usar o ISO 14001 e Responsabilidade Social como estratgia de marketing da empresa.

Variveis da anlise de custo da produo: - Pesquisa de fornecedor de matria prima com menor valor. - Anlise de custo do livro X na linha padro e na linha verde. - Analise de perda de matria prima com erros de impresso, negociando a mesma com a empresa fornecedora de matria prima.

Concluso: Falar que o retorno do custo a mais nessa produo deve ser agregado no produto. O papel do marketing para compensar o preo elevado, divulgando o ISSO 14001 e a responsabilidade da empresa. Falar que apesar do custo elevado, a empresa ser sustentvel, pois deixar de derrubar X arvores. Participar de licitaes do governo para impresso de livros didticos.

Para a Empresa X, que est no mercado h mais de 40 anos como fabricante de eletrodomsticos, uma estratgia para o aumento dos negcios foi a sustentabilidade. Para ns, no se resume implantao de projetos sociais e ambientais. Acreditamos que a nossa maior contribuio para a sociedade trabalhar para que a nossa empresa seja uma empresa mais sustentvel. Hoje, a venda de geladeiras corresponde a 70% dos lucros da empresa.

Introduo: Todos os dias acompanhamos na televiso, nos jornais e revistas as catstrofes climticas e as mudanas que esto ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanas to rpidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos ltimos anos. A Europa tem sido castigada por ondas de calor de at 40 graus centgrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o

nmero de desertos aumenta a cada dia, fortesfuraces causam mortes e destruio em vrias regies do planeta e as calotas polares esto derretendo (fator que pode ocasionar o avano dos oceanos sobre cidades litorneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas so unnimes em afirmar que o aquecimento global est relacionado a todos estes acontecimentos. Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global est ocorrendo em funo do aumento da emisso de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustveis fsseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (dixido de carbono, metano e o famoso Clorofluorcarboneto conhecido como CFC) formam uma camada de poluentes, de difcil disperso, causando o famoso efeito estufa. Este fenmeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiao infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a disperso do calor. Aquelas molculas de Oznio flutuando na alta atmosfera acabam encontrando as molculas de CFC. O Clorofluorcarboneto uma molcula estvel em condies normais de temperatura e presso atmosfrica, porm, excitado pela radiao UV, acaba se desestabilizando e libera o tomo de Cloro. O tomo de Cloro um catalisador poderoso que destri as molculas de Oznio, permanecendo intacto durante todo o processo. Uma vez na alta atmosfera, o cloro leva muitos anos para descer baixa atmosfera. Neste perodo, cada tomo de Cloro destruir milhes de molculas de Oznio. A reao de destruio do Oznio bastante simples, uma vez que esta molcula extremamente reativa na presena de radiao UV e Cloro. Com a diminuio da camada de oznio a temperatura da terra est se elevando cada ano que passa com isso temos o aumento de furaces, tufes e ciclones; crescimento e surgimento de desertos; aumento do nvel dos oceanos podendo comprometer cidades litorneas daqui h algumas dcadas.

A sustentabilidade na Empresa X

Nossa

You might also like