You are on page 1of 5

A arte de ser professor

Em todo o Brasil, eles mostram que ensinar muito mais que uma misso ou um sacerdcio. , acima de tudo, um grande prazer. Nesta reportagem de capa feita especialmente para homenagear todos os mestres, truques e segredos que envolvem sacrifcio e dedicao para conciliar trabalho e diverso, seja na cidade, no campo, na Amaznia, em escolas pblicas ou particulares

Maria Conceio Gomes dos Prazeres


Trabalho pela populao pobre do morro, no Recife

"Vamos fazer uma pesquisa para saber como andam os meninos que j saram da escola, depois de terminar a 4 Srie. O que a gente j sabe que eles passam a ter auto-confiana. No se conformam apenas em obedecer ordens. Isso no quer dizer que eles no obedeam a ningum. Mas antes precisam compreender o motivo de terem que fazer isso ou aquilo. Acreditamos que nossos alunos aprendem a se impor, a reivindicar os direitos deles. Vamos tentar comprovar isso com a pesquisa" "Sem dvida, a coisa mais gratificante da minha vida ver essas crianas se transformarem em gente", resume Maria Conceio Gomes dos Prazeres, de 39 anos. No calor da periferia do Recife, Conceio mantm uma escola para a populao pobre do morro. No pequeno municpio de Jardim, Mato Grosso do Sul, Vanda divide seu dia entre um colgio da zona rural e outro da urbana. Numa classe hospitalar de Curitiba, Neide ajuda um grupo de crianas com cncer a continuar estudando. Na Febem em So Paulo, Arnaldo enfrenta o desafio de fazer com que os adolescentes aprendam as lies do currculo e da vida. Em Lenis, no corao da Bahia, Cleide comea o dia com uma rpida orao e passa s tarefas na escola sem gua encanada. Perto do Oiapoque, no extremo Norte do pas, Jonas leciona para ndios e por muito tempo planejou as atividades luz de velas, porque no tinha energia eltrica. Na cidade mineira de So Vicente de Minas, Renata quer ver seus alunos portadores de deficincia integrados comunidade. No Rio de Janeiro, Perla voltou ao colgio em que se formou para educar as novas geraes. Conceio, Vanda, Neide, Cleide, Jonas, Renata e Perla, com seus sotaques e estilos variados, so professores como voc. Todo dia, enfrentam a rotina da sala de aula, sofrem com as dificuldades da turma, comemoram as vitrias e voltam para casa no final do expediente pensando num bom almoo ou jantar, loucos de saudades dos filhos, querendo continuar a leitura daquele livro maravilhoso, dispostos a curtir uma novela ou um filme na televiso. Em comum, eles tm um sonho: transformar o mundo com seu trabalho.

Cleide Almeida dos Santos


Reconhecimento da comunidade

"Eu espero tanta coisa do meu trabalho... Fico doida para eles crescerem logo, ver o que vai dar, o que eles vo escolher fazer. Se vo ser professores, se vo trabalhar para a comunidade, assim como a gente ensina, olhando o interesse de todo mundo. Ou se vo se mandar, cada um viver sua vida. Mas o principal mesmo que ningum se torne marginal. E a gente fica assim na expectativa, esperando o que vai desabrochar ali..." Essas crianas, no caso, so moradores da Casa Amarela, bairro pobre do Recife. Na rua de casas simples, s o que difere uma delas a faixa: Escola Maria da Conceio. Do lado de dentro, percebe-se claramente a diferena. Luan e Renata, ambos de 10 anos, colorem um painel onde esto desenhados um Bumba-meu-Boi, uma sombrinha de frevo e um menino tocando sanfona. A construo a mesma em que Conceio passou a infncia e a adolescncia tem apenas seis cmodos, mas abriga 120 alunos, do maternal 4 srie. Mais da metade estuda em tempo integral. So filhos de mes que trabalham ou dependem das refeies servidas ali para garantir a alimentao dos pequenos. Conceio, alm de responsvel pela coordenao cultural, leciona para as turmas de 2, 3 e 4 sries e divide com a irm, Lcia, a administrao da escola que ajudou a fundar e que leva o nome de sua me. H dezoito anos envolvida no projeto, ela sabe da importncia desse trabalho para a comunidade pobre do morro. Todos os que trabalham ali so incentivados a ministrar oficinas e metade do que recebem com esses trabalhos vai para o caixa do colgio. s vezes, os professores precisam tomar trs nibus para chegar ao local dos cursos.

Neide Maria Bezzerra Esmanhotto


Em Curitiba, uma rotina dividida entre os cinco filhos e as crianas da classe hospitalar

"Antigamente, eu olhava nos pronturios para saber a gravidade da doena da criana que estava internada no hospital. Hoje no olho mais, s sei pelo ti-ti-ti. Sempre me lembro da histria de uma menina, a Silvana. Ela tinha sido tratada e nunca mais a vi. At que um dia voltou ao hospital, j moa, o cabelo pintado de loiro e com dois filhos. Nem a reconheci. Fiquei feliz, pois ela estava livre do cncer e cheia de sade. Por isso acho que no preciso olhar o pronturio. Cada criana que est aqui pode ser uma Silvana." "Nas escolas rurais, os professores so muito valorizados", afirma Cleide. Algum reclama? De jeito nenhum. Problema uma palavra que no faz parte do vocabulrio de Conceio. "No sei o que me move e me faz ter tanta energia", diz. "S sei que no o dinheiro." Formada em Educao Fsica, ela tem na msica uma de suas paixes. Toda noite, possvel encontr-la nos ensaios da banda Razes de Quilombo e do grupo de dana Diagb Dudu, tambm ligados escola. Duas vezes por ms, mais ensaios agora com o grupo Afox Alafin Oy, no qual cantora e danarina. Nessa grande mistura de trabalho e diverso, o pouco tempo que sobra dedicado s brincadeiras com os trs filhos, a reunies com os amigos e a danar. "Minha vida tumultuada mesmo", sorri. "Acho que justamente por isso que sou to feliz." Felicidade, alegria, prazer. Trs timas palavras para definir Cleide Almeida dos Santos. Aos 25 anos, ela professora rural em Lenis, interior da Bahia. Sua rotina comea sempre s 6 da manh, para pegar o nico nibus que percorre os 32 quilmetros at o distrito de So Jos, onde fica a escola em que leciona h cinco anos. Detalhe: as aulas s comeam uma da tarde. Durante toda a manh, Cleide passeia pelo povoado, visita as famlias dos alunos, pra nas ruas para conversar com os moradores. Ela sabe que desempenha um papel fundamental no apenas para as crianas, mas para toda a comunidade.

Renata Villela
Dvidas para impedir que a escola feche

"Sonho em ter dinheiro para construir minha casa, deixar de pagar aluguel, mas acaba que tudo o que tenho emprego na escola. S de olhar a Dione, que ficou cega h 3 anos, passando a ser a vergonha da famlia e hoje aprendeu a tecer bolsas coloridas, a diferenciar as cores pelo calor... Quando vejo o Reginaldo, que tinha pais alcolatras e desde pequeno vivia preso num buraco que cavaram no barranco e hoje consegue ficar de p, j comea a falar... Quando vejo a Aparecida, que est na casa dos 50 anos, dos quais viveu mais de 40 sem falar por causa de traumas e depois de muita luta aqui na escola um dia disparou a gritar palavres, colocando toda sua raiva para fora e agora fala, convive bem com os outros e est feliz... Ah! Isso tudo move uma coisa dentro de mim que me d fora. Eu me sinto muito feliz e realizada". "s vezes falta material, mas isso no chega a ser um problema. Aprendi a aproveitar o que tenho e a reciclar." O mais importante, acredita, o contato com os estudantes. Por isso, o trabalho comea com uma orao para o anjo da guarda. Em seguida, a garotada faz um relaxamento. Divididas em duplas e acomodadas pela sala em crculo, as crianas se deitam no colo umas das outras, de olhos fechados. Com uma conversa muito gostosa, ela estimula todos a falar de seus sentimentos e sensaes. "Isso faz com que os alunos se envolvam muito comigo." Maria da Glria Minguili, doutora em Educao e docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), garante que justamente essa sensibilidade um dos motores do bom profissional. Com 36 anos de experincia na rea, boa parte deles dedicados formao de professores, ela acredita que impossvel que haja crescimento sem desenvolver a afetividade. "Nosso trabalho no se resume simplesmente a dar aulas", afirma. "Temos de nos tornar parceiros do aluno para que ele descubra a verdade, o conhecimento." E completa: "O verdadeiro mestre acredita na vida e luta por ela porque sabe que ela brota da terra, do tero e da escola tambm." Nas classes hospitalares isso ainda mais evidente. H mais de dez anos Neide Maria Bezerra Esmanhotto, 46, trabalha no Hospital Erasto Gaertner, especializado em cncer, em Curitiba. comum ouvir professores dizendo que no tm nada a ver com os problemas pessoais dos alunos. Ela discorda. "Eu no consigo olhar para uma criana chorando e dizer que no da minha conta, que no papel do professor."

Jonas Ferreira Aguiar


Longa adaptao aos costumes indgenas numa aldeia do Oiapoque

"Sempre lecionei em escolas da zona urbana at que fui chamado para lecionar em uma aldeia. No incio a adaptao foi difcil, eu pensava muito em voltar para a cidade. Esse sentimento atinge a maioria dos colegas que chegam a uma aldeia pela primeira vez, porque o choque muito grande. Todos os professores que lecionam em reas indgenas so obrigados tambm a se adaptar aos costumes da sociedade local. Nada pode ser feito, por exemplo, sem o consentimento do cacique da tribo. E qualquer ato considerado excessivo pela comunidade pode ser punido at com a expulso do professor da tribo. Mas muito bom trabalhar aqui. Eles valorizam bastante o trabalho dos professores em geral, porque reconhecem a importncia da educao para a sobrevivncia de seus filhos. Hoje estou to envolvido com a comunidade que no quero mais voltar para a cidade." A "escola" de Neide uma sala acanhada, mas cheia de jogos, livros e uma TV com videogame. comum encontrar seringas e outros equipamentos mdicos como brinquedos das crianas. Em mdia, so 25 alunos de vrias idades que participam de atividades recreativas e fazem exerccios com lpis e caderno todas as manhs. Uma escola particular da cidade doa apostilas da pr-escola 4 srie. O ritmo do trabalho depende da vontade do paciente ningum obrigado a estudar, mas a maioria vive grudada nos livros. No caso de tratamentos longos, em que o prprio mdico probe a freqncia s aulas regulares, essa a nica maneira de evitar o atraso nos estudos. Assim que chega um novo aluno chega, Neide entra em contato com a escola e convida a professora responsvel a trabalhar em parceria. Muitas mandam exerccios ou um roteiro do que esto fazendo com a turma. "Gosto tanto do que fao porque sei que, na minha sala, as crianas fogem do mundo e descobrem que nem tudo no hospital injeo. Me sinto til." Ao meio-dia, entra em cena outra Neide. Primeiro, buscar os dois meninos menores no colgio. Em seguida, almoo com todos os cinco filhos (as idades variam de 7 a 23 anos) e muito jogo de cintura para cumprir os compromissos familiares e ainda deixar a casa em ordem. O amor pela famlia tambm move Renata Villela, 36 anos. Descendente de italianos, ela no abre mo de almoar todo santo dia com os pais, a irm, o marido e os dois filhos devidamente reunidos em volta da mesa. Eles so to unidos que participam juntos do trabalho na escola. Ou melhor, no "sonho" de Renata. H dez anos, recm-formada em Pedagogia, ela trocou o apartamento em Copacabana por So Vicente de Minas, cidade onde passava as frias escolares quando criana, a 300 quilmetros de Belo Horizonte. Tudo para montar uma instituio voltada para a Educao Especial. A Escola Flor Amarela abriu suas portas em 1991 com onze alunos. Na poca, era apenas uma sala na creche da prefeitura. Com um Fusca do municpio, Renata ia roa atrs de quem precisasse de ajuda, independentemente da idade ou do tipo de necessidade especial. O espao ficou pequeno e ela buscou alternativas. Como morava em frente a um colgio que estava abandonado havia dezesseis anos, a professora pediu a cesso do prdio Superintendncia de Ensino e ao governo do Estado. Cansada de esperar pela burocracia, invadiu o local. Meses depois, conseguiu que ele fosse dado em comodato Apae de So Vicente, entidade criada pela prpria Renata e hoje presidida por seu marido, Francisco Botelho.

Perla Delambert Filizzola


Malhao para agentar o pique das aulas

"Sou filha de militar e de uma poca em que a mulher era professora porque no tinha outra opo. Mas eu sempre acreditei que no poderia ser a professorinha, daquelas que cuidam das crianas apenas. Tracei a meta de ser uma profissional que vai dar noes de cidadania aos alunos, que deve ensin-los a correr atrs dos seus direitos, ainda que seja para uma turma de 2 srie. No sou a bab das crianas. Professor tem de ocupar espao, ter uma funo acadmica de alfabetizar sim, mas mais ainda de ensinar a questionar, a pensar e a viver bem no coletivo, a respeitar o outro e a si mesmo. Justamente por isso fui fazer uma faculdade de direito, que me d um suporte fantstico para as aulas. Um cidado bem formado vai ficar longe da criminalidade, vai criar bem seu filhos e vai ajudar a gerar uma sociedade saudvel. Sou muito orgulhosa de participar deste ciclo da vida." Em 1995, mudou o prefeito (e o partido) e... adeus apoio. Para no fechar as portas, ela vendeu bens pessoais e o carro da escola. No ano passado, a dvida chegou a 30 mil reais. Renata ento fez uma promessa para Santa Rita e contou sua histria a todos os que se dispuseram a ouvir. Virou notcia no Fantstico e atraiu a ateno de artistas, que comearam a participar de festas beneficentes. Hoje, a Flor Amarela abriga 147 alunos. Alfabetiza adultos e ganhou autorizao para oferecer classes de Ensino Fundamental. Promove a incluso social e a profissionalizao no s de seus estudantes, mas de toda a comunidade. A filha mais velha de Renata monitora de Educao Infantil e a me dela mostra como fazer cestas de caf da manh em uma das oficinas profissionalizantes. Algum pode querer maior realizao como profissional?

"Se voc no lutar por seus sonhos, acaba se esquecendo deles", ensina. "Por isso, nem quando estou sem dinheiro para o aluguel me arrependo de ter dedicado todos esses anos ao projeto." Jonas Ferreira Aguiar outro que, em nome de dedicar-se a um projeto, mudou radicalmente de vida. Natural da ilha de Maraj, ele j tinha quatro anos de experincia em escolas urbanas da rede estadual do Amap quando foi designado para a escola indgena da Aldeia do Manga, nos arredores do Oiapoque, em 1994. "Achei que encontraria um local com pouca infra-estrutura, mas no imaginava o quanto", lembra. Ao chegar terra dos Karipunas descobriu que no teria sequer energia eltrica. "At hoje a aldeia abastecida por um gerador, que funciona apenas trs horas por noite, mas estava quebrado na poca", conta. "Passei seis meses corrigindo exerccios e preparando as atividades luz de velas." A solido e a saudade eram seus principais inimigos, at porque no existem opes de lazer na regio. Depois do jantar, o nico destino era a cama. E os primeiros raios de sol, s 5 horas, j o despertavam. Curiosamente, ele abriu mo do direito de pedir a transferncia de volta para a cidade ao final de um ano na mata. Preferiu seguir ensinando as turmas de 1 a 4 srie. Enquanto alfabetizava os pequenos ndios em portugus, descobria a cultura karipuna e aprendia a falar o patu (a lngua deles). "A gente vai se envolvendo, se envolvendo, se envolvendo...", diverte-se. Jonas se envolveu tanto que se casou com Valdirene, nativa da tribo. Aos 36 anos e depois de seis no Manga no quer mais saber de escolas urbanas. "Os alunos daqui so mais comportados e respeitam mais dos professores", garante. " to boa a vida que muitos colegas, ao receber a notcia de que sero transferidos para a cidade, pedem para permanecer nas aldeias."

Arnaldo Aparecido Tiozzo


Aulas na Febem, em So Paulo

"A educao em geral um desafio. A questo saber como ela pode estar contribuindo para que o aluno entre em sala de aula e perceba que o conhecimento mesmo nesse caos que a gente est vivendo - pode lev-lo a algum lugar. Para mim a educao no se encerra, ela propicia a sua transformao. E o que cada pessoa vai se tornar uma outra histria. S que a educao essa fonte, esse suporte. muito gratificante chegar a Febem e ver os olhos deles brilhando porque esto incorporando uma nova viso de mundo. Independente at se ele sabe escrever A,B,C,D. s vezes vale muito mais a pena voc ver o aluno percebendo que, pela educao, ele pode estar atingindo um outro patamar de vida que ele nunca tinha imaginado." Transformar o futuro das crianas. Abrir portas, iluminar caminhos. Assim como Jonas, Arnaldo Aparecido Tiozzo, 35 anos, fez uma opo pouco comum. Formado em Filosofia, foi convidado no incio do ano para trabalhar na unidade Raposo Tavares da Fundao para o Bem-estar do Menor de So Paulo. Nem pensou duas vezes antes de aceitar, pois j desenvolvia um projeto sobre violncia com adolescentes numa escola estadual. "Na Febem encontrei todo o apoio para colocar em prtica um trabalho na mesma linha." Professor de Geografia das turmas de acelerao (o equivalente a 5, 6e 7 sries) e do supletivo da 8 srie e do Ensino Mdio, Arnaldo diz que seu principal papel desenvolver as habilidades individuais dos adolescentes. "Alm de ensinar noes de espao e convivncia, como numa escola tradicional, tenho a oportunidade de falar sobre o problema do uso de drogas e da famlia. O fundamental tratar os jovens como alunos, no como infratores." O maior problema a alta rotatividade das turmas a composio alterada freqentemente porque muitos adolescentes no ficam mais do que uma semana na instituio. A soluo iniciar e terminar cada atividade rapidamente e nunca deixar tarefas para a semana seguinte ou o dia seguinte. "Eu sempre aprendo muito com eles. No estou aqui para consertar o que o menino fez nem para julg-lo", diz Arnaldo. "Meu papel apoiar cada adolescente e ajud-lo a se tornar um cidado, com senso crtico, interesse pela leitura e capacidade para atuar em sua prpria histria." A exemplo de muitos colegas, Arnaldo um apaixonado pela educao. D aulas em classes de Magistrio, faz ps-graduao em Psicologia e atua na organizao no-governamental Ao Educativa. "Ser educador minha essncia, faz com que eu me construa como sujeito", diz. "E isso nenhuma outra profisso pode dar."

Reciclar-se sempre o lema de Perla Delambert Filizzola, 45 anos, professora de 2 srie do Ensino Fundamental no colgio particular Sagrado Corao de Maria, no Rio de Janeiro. "Nem penso em abandonar a sala de aula", explica. "Procuro cursos que me ajudem a melhorar profissionalmente e acabar com o estigma de professorinha que marca quem lida com crianas." Com o mesmo entusiasmo de menina, ela participa ativamente do aprendizado da turma, das brincadeiras na hora do recreio e das novas tarefas como aluna um mestrado em Direito e um curso de extenso em Teologia. O que no significa sacrificar o lazer. Ao contrrio. Fiel mxima de que a mente s pede um corpo so, Perla pedala pelo menos 30 minutos toda manh em uma academia perto de sua casa, na praia de Botafogo. "A atividade fsica me d pique para trabalhar com uma turma de 31 alunos", analisa. "Alm disso um timo momento para colocar em dia a leitura dos textos que trago da escola."

Vanda Correira Gomes


Turmas na cidade e na zona rural

"O professor um profissional que atende as famlias, instruindo e aconselhando. Apesar de tantas dificuldades por que passa, tanto financeiras como pessoais, ele deve ser respeitado como um profissional. Acreditar sempre no ensino pblico para muitos utopia. Para mim honra. A escola pblica tem professores brilhantes, dedicados e esforados. S falta incentivo financeiro para que a educao do Brasil melhore. Atendemos alunos sensacionais, geniozinhos que se perdem porque os pais no tm condies de deix-los estudando.Com a escola pblica que ser possvel mudar o rumo do nosso pas, continuar com o nosso trabalho que um dos mais belos." Mesmo nos casos em que o Magistrio se imps por falta de outras opes comum encontrar excelentes profissionais. Vanda Correia Gomes, 42 anos, confessa que no tinha "nem um pingo de vontade" de seguir carreira como professora. "Depois que comecei, fui me apegando, criando entrosamento, acabei fisgada." Nascida em Ribeiro do Sul, no interior de So Paulo, ela logo foi morar com os pais em Ourinhos, a menos de 30 quilmetros de distncia. Na adolescncia, sonhava estudar Medicina ou Bioqumica. Como a famlia no tinha recursos para mant-la em outra cidade, optou pelo curso de Cincias, numa faculdade local. Rapidamente surgiu a chance de assumir turmas de 5 a 8 srie. Para se aperfeioar, Vanda fez a licenciatura em Biologia. Pouco tempo depois, mudou-se para Jardim, em Mato Grosso do Sul. L, arrumou vaga em duas escolas pblicas, uma na cidade e a outra na zona rural, no distrito de Boqueiro. Era o que faltava para seduzi-la de vez. "Quando vi aqueles rostinhos, entendi como eles precisavam de mim, do meu trabalho e da minha dedicao." Na zona rural, ela ensina Qumica, Biologia, Cincias Naturais e Educao Ambiental a filhos de fazendeiros, pees, sem-terra e ndios caiuws. "Quero que todos os meus alunos sejam algum. Minha maior satisfao v-los chegar universidade", diz emocionada. " como fechar um trabalho com chave de ouro." Na pequena cidade ou no stio, onde mantm uma linda horta e descansa nos finais de semana, Vanda s faz questo de uma coisa. "Aprendi a amar minha profisso de tal forma que hoje s admito ser chamada pelas pessoas de um jeito: de professora."

You might also like