You are on page 1of 17

ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR

HISTRIA

Antigamente acreditava-se que havia dois tipos de sangue: Sangue nutritivo: este era feito pelo fgado e transportado pelas veias Sangue Vital: este era feito pelo corao e bombeado atravs das artrias para transportar os espritos vitais e ento o sangue era consumido pelos rgos.

Enquanto os gregos acreditavam que o corao era a sede do esprito, os egpcios acreditavam que o corao era o centro das emoes eo intelecto. Os chineses acreditavam que o corao era o centro para a felicidade.

Mais recentemente, mdicos acreditavam que os pulmes eram os responsveis por bombear o sangue. Estas crenas continuou a ser ensinada e tomado como lei at que um mdico Ingls chamado William Harvey desafiou-os no final dos anos 1620. Este descobriu que o sangue circulava e no era consumida e que o corao era que bombeava o sangue, logo hoje o Pai da Medicina Cardiovascular.

CONCEITO

O corao e os vasos sanguneos formam uma rede de transporte Por meio deste sistema, o corao bombeia o sangue atravs do vasto sistema de vasos do corpo. O sangue carrega nutrientes, oxignio e substncias residuais das clulas e para elas. O nosso sistema circulatrio do tipo fechado

PERICRDIO

Localizado no mediastino mdio. um saco fibrosseroso que envolve o corao e a raz dos grandes vasos. PERICRDIO FIBROSO: Lmina externa. PERICRDIO SEROSO: Lmina interna.Composto pelo mesotlio(gordura).Sua lmina visceral forma o epicrdio. Relaciona-se anteriormente com o esterno, com as cartilagens costais e as extremidades mediais da terceira a quinta costelas do lado esquerdo. Base: regio posterior. Formada sobretudo pelo trio esquerdo e em menor parte pelo trio direito.

PERICRDIO

Localizado no mediastino mdio. um saco fibrosseroso que envolve o corao e a raz dos grandes vasos. PERICRDIO FIBROSO: Lmina externa. PERICRDIO SEROSO: Lmina interna.Composto pelo mesotlio(gordura).Sua lmina visceral forma o epicrdio. Relaciona-se anteriormente com o esterno, com as cartilagens costais e as extremidades mediais da terceira a quinta costelas do lado esquerdo. Base: regio posterior. Formada sobretudo pelo trio esquerdo e em menor parte pelo trio direito.

CORAO

Sangue oxigenado e desoxigenado no se misturam Clulas musculares cardacas estriadas Involuntrio.. 4 cmaras cardacas: 2 trios: recebem o sangue das veias que vem ao corao e ao serem bombeados enviam sangue aos ventrculos 2 ventrculos: que devem bombear o sangue com tanta fora para que ele retorne novamente.Suas paredes so mais espessas Existem vlvulas entre eles e tambm entre ventrculos e as veias.Elas garantem que o sangue flua em uma nica direo. Vlvula Mitral: divide o lado esquerdo. VE/AE Vlvula Tricspide: divide o lado direito. VD/AD Vlvulas artica e do tronco pulmonar.

TRIO DIREITO: Sulco terminal, crista terminal, stio do seio coronrio, fossa oval. VENTRCULO DIREITO: Cone arterial(infundbulo), trabculas crneas, stio atrioventricular direito(valva atrioventricular direito), msculos papilares (anterior, posterior e septal), trabcula septomarginal, valva do tronco pulmonar. TRIO ESQUERDO: Quatro veias pulmonares, septo interatrial, stio atrioventricular esquerdo, VENTRCULO ESQUERDO: Valva atrioventricular esquerda, trabculas crneas, msculos papilares (anterior e posterior), stio da aorta, valva da aorta.

Contrao

O crebro possui a capacidade de acelerar ou frear o corao, porm isto no ocorre na contrao normal. http://www.youtube.com/watch?v=Uvtf5HaCCtM O corao continua a bater por horas fora do corpo

Aras de Incio de Contrao

N Sinoatrial e n atrioventricular O corao possui as fibras de purkinje que so fibras musculares que conduzem impulso muito mais rpido que as clulas, formando uma estrada para conduo do impulso e assim se tenha uma conduo mais eficiente. N Sinoatrial: localizado no atrio direito, perto da juno da veia cava superior. o marcapasso do corao. Quando ele comea a contrao, as fibras de purkinje rapidamente conduzem o impulso para parte inferior do trio direito e perto do centro do corao.Esta a localizao do N atrioventricular.

O impulso ento viaja para um grande pacote de fibras de Purkinje denominado Pacote de His. O n AV segura o impulso para que os trios terminem sua contrao antes que os ventrculos comecem a se contrair, assim os ventrculos podem se encher de sangue.

SONS DO CORAO

LUB: trios se fecham e os ventrculos comeam a se contrair. Som das vlvulas forando o sangue a ir para os ventrculos. o incio da contrao ventrcular sstole. DUB: o som de fechamento das vlvulas entre os ventrculos e suas artrias. o incio do relaxamento ventricularm distole. Uma boa ausculta capaz de detectar problemas nestas vlvulas, ao ouvir um som simbilante, decorrente do retorno do sangue.

CIRCULAES

PULMONAR: corao direito. O sangue desoxigenado deixa o corao pelas ARTRIAS PULMONARES e vai aos pulmes para fazer as trocas gasosas, e ento retorna pela VEIAS PULMONARES oxigenado. SISTMICA: corao esquerdo. O sangue deixa o corao pela aorta e vai para as artrias e retorna atravs de veias.

CORONRIAS

Direita: origina-se do lado direito da parte ascendente da aorta. Supre maior parte da face diafragmtica. Viaja pelo sulco coronrio ou atrioventricular. Emite ramos: MARGINAL DIREITO e INTERVENTRICULAR POSTERIOR. Supre: AD, maior parte VD, parte do VE, n SA e AV. Esquerda: origina-se lado esquerdo da ascendente da aorta. Ramos: INTERVENTRICULAR ANTERIOR, CIRCUNFLEXO. Supre: trio esquerdo, maior parte do VE, parte do VD, maior parte do septo interventricular. Drenagem: todas as veias drenam para seio coronrio. So elas: interventricular anterior(cardaca magna) na esquerda, interventricular posterior(cardaca parva) na direita.

TRS TIPOS DE VASOS

Artrias: mais espessas e mais fibras elsticas. Veias Capilares O sangue sai sobre alta presso do CORAO atravs das ARTRIAS, depois passa ARTERIOLAS e estas aos CAPILARES que formam o LEITO CAPILAR(local das trocas de Oxignio, nutrientes e substncias residuais).O sangue proveniente do leito capilar penetra nas VNULAS estas drenam para as pequenas veias as quais se abrem nas grandes VEIAS CAVA SUPERIOR E INFERIOR

Artrias

TNICAS: adventcias, mdia, ntima. TIPOS: Elstica(conduo): maiores, aorta e as que se originam do arco da aorta. Grande expansividade Musculares(distribuio):exemplo a femoral.Regulam o fluxo de sangue para diversas partes do corpo, conforme a necessidade. Arterolas: lmen espesso e parede muscular relativamente espessa.

VEIAS

Trs tipos: pequenas, mdias e grandes As mdias possuem vlvulas laminares ajudando no retorno venoso. As veias acompanhantes esto juntas com as artrias numa bainha vascular e assim com a contrao da artria, o que auxilia na conduo. Bomba musculovenosa: Devido a expanso externa dos ventres dos msculos esquelticos isso comprime as veias ordenhando-as.

RAMOS DA AORTA

TRONCO BRAQUIOCEFLICO ARTRIA CARTIDA ESQUERDA ARTRIA SUBCLVIA ESQUERDA BRAQUIOCEFLICO: ARTRIA CARTIDA DIREITA ARTRIA SUBCLVIA DIREITA

You might also like