You are on page 1of 30

Redao Oficial

Curso de Secretariado Escolar

Professor: Elir Ferrari

Redao Oficial

ndice

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Ata ................................................................................................................................ 3 Requerimento ............................................................................................................... 6 Declarao / Atestado .................................................................................................. 8 Recibo .......................................................................................................................... 9 Circular ....................................................................................................................... 11 Memorando / Correspondncia Interna (CI) ............................................................... 14 Ofcio .......................................................................................................................... 16 Edital........................................................................................................................... 19

Anexo I Ata Anexo II Requerimento Anexo III Declarao/Atestado Anexo IV Recibo Anexo V Circular Anexo VI Memorando/Correspondncia Interna (CI) Anexo VII Ofcio Anexo VIII - Edital

Redao Oficial
Todo o contedo desta apostila de Redao Oficial, embora sofrendo algumas adaptaes, foi retirado do livro Correspondncia Comercial e Oficial com Tcnicas de Redao, de Reinaldo Mathias Ferreira, editora tica, de onde foram retirados alguns dos modelos. Outros modelos foram retirados do Manual de Redao Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

1. Ata
UTILIZAO: registro resumido, porm claro e fiel, das ocorrncias de uma reunio.

DETALHES:
No deve conter pargrafos. Nmeros por extenso e, para facilidade na leitura, podem ser repetidos em algarismos entre parntesis. Escrito com caneta, sem rasura. As ressalvas devem ser feitas com: 1) 'digo' - no momento da escrita (intenso, digo, inteno); 2) 'Em tempo' - quando o erro s for percebido na hora de lavrar a ata (Em tempo: onde se l "aquilo", leia-se "isso"), ou quando for necessrio algum acrscimo de informao (Em tempo: na relao dos presentes, acrescente-se o nome do senhor Jos das Couves) a) O livro: deve conter um termo de abertura e um termo de encerramento. Termo de abertura. Este livro contm cem folhas numeradas e rubricadas por mim, Fulano de Tal, e se destina ao registro de atas das reunies ordinrias e extraordinrias do Condomnio do Edifcio Sol e Mar. Termo de Encerramento: Eu, Fulano de Tal, presidente do conselho de moradores do Condomnio do Edifcio Sol e Mar, declaro encerrado este livro de atas. Rio de Janeiro, 09 de maro de 2002. (assinatura) b) A ata: iniciada por um cabealho seguido da abertura, da legalidade, relao nominal, aprovao da ata anterior (se houver), desenvolvimento e fecho.
3

Redao Oficial
CABEALHO: deve apresentar a indicao da ata (ttulo). Ata nmero doze (12) Ata da sexta reunio ordinria dos membros do Conselho de Moradores do Edifcio Sol e Mar. ABERTURA: deve apresentar o dia, a hora e o local da reunio, bem como as identificaes das entidades reunidas, os nomes do presidente e do secretrio e a finalidade da reunio. Ao primeiro dia do ms de maro do ano de mil, novecentos e noventa e nove Aos oito dias do ms de maro de dois mil e dois, s vinte horas, na sala nmero cinco do terceiro andar da ala B da Faculdade So Judas Tadeu, realizou-se a terceira reunio ordinria do Conselho Comunitrio, presidido pelo senhor Capristnio de Capri e secretariado por mim, Felpedes da Costa, para tratar da seguinte ordem do dia, conforme edital nmero cinco barra dois mil e dois (5/02), expedido a todos os membros do Conselho com data de vinte de janeiro do corrente ano: 1) relatrio das atividades do ano anterior; 2) prestao de contas da diretoria; 3) planos de ao para o corrente ano. LEGALIDADE: deve-se esclarecer se houve quorum para que a reunio tenha valor legal. O senhor presidente declarou a legalidade da reunio por haver quorum, conforme determina o artigo trinta e seis dos estatutos. RELAO NOMINAL: deve-se relacionar as pessoas que constam na lista de presena e que, de fato, compareceram reunio. Estiveram presentes os seguintes membros do Conselho: Ariovaldo de Almeida, Berger de Souza, Carlos da Silva. APROVAO DA ATA ANTERIOR: O senhor presidente solicitou a leitura da ata da reunio anterior. Aps a leitura, como no houve emendas ou ressalvas, foi ela aprovada por unanimidade. DESENVOLVIMENTO: Dando incio ordem do dia, o senhor presidente relatou (...). FECHO: s acontece depois que todos os acontecimentos foram registrados.
4

Redao Oficial
Nada mais havendo a tratar, o senhor presidente encerrou a reunio, agradecendo a presena de todos. E para constar, eu, Felpedes da Costa, lavrei a presente ata que, depois de lida e aprovada, ser assinada por mim, pelo senhor presidente e por todos os presentes.

Anexo I: ATA

Redao Oficial

2. Requerimento
UTILIZAO: para solicitar autoridade pblica algo que, ao menos supostamente, tenha amparo legal.

DETALHES:
O texto deve ser bastante objetivo, redigido em 3 pessoa. A paragrafao pode seguir o estilo americano (sem entradas de pargrafo), ou estilo tradicional. No caso de estilo americano, todo o texto, o fecho e a data devem ser alinhados margem esquerda. No estilo tradicional, o fecho e a data devem ser alinhados direita. Por conter muitas informaes, de bom tom que o texto no ultrapasse 6 ou 10 linhas, incluindo a identificao, exposio e justificativa. Caso seja necessrio anexar algum documento, o(s) anexo(s) deve(m) ser mencionado(s) no texto. Para um bom requerimento, basta esquematiz-lo, segundo os passos:

(Destinatrio/invocao) Requerente Identificao O que requer Justificativa (Amparo legal, se houver) (Localidade e data) (Assinatura)

Redao Oficial
a) DESTINATRIO (invocao): deve conter o tratamento conveniente, o ttulo ou o cargo do destinatrio, sem citar o nome. Por uma questo de destaque, o destinrio pode vir todo em letras masculas, mas no obrigatrio. MAGNFICO SR. SUB-REITOR DE GRADUAO DA UNINERJ. b) TEXTO: cerca de 7 linhas abaixo do destinatrio. Na datilografia, espao 2; em digitao, espao 1,5. NOME E IDENTIFICAO: informaes necessrias completas (nacionalidade, estado civil, endereo, identidade, CPF, etc.). EXPOSIO: descreve-se o que se est requerendo, com toda clareza possvel. JUSTIFICATIVA: as razes pelas quais est requerendo. Pode-se citar leis, ou indicar documentos que comprovem. c) FECHO: cerca de 3 linhas abaixo do texto. Pode ocupar uma ou duas linhas. No obrigatrio. Termos em que pede deferimento. Nesses termos, pede deferimento. d) Data: cerca de 2 linhas do fecho (se houver), ou do texto. Deve ser completa. Rio de Janeiro, 12 de abril de 2002. e) ASSINATURA: cerca de 2 linhas da data. No se coloca nome, pois os dados j constam no texto, nem h necessidade de linha. Anexo II - REQUERIMENTO

Redao Oficial

3. Declarao / Atestado
UTILIZAO: para informar a ocorrncia de um fato ou a existncia de uma situao.

DETALHES:
fornecido somente se algum pedir. Deve-se ter em mente que o destinatrio precisar saber alguns detalhes importantes, mas no se pode detalh-los. A finalidade da declarao deve est contida no texto. Se no se souber qual a finalidade, diz-se apenas para os devidos fins. A paragrafao pode seguir o estilo americano (sem entradas de pargrafo), ou estilo tradicional. No caso de estilo americano, todo o texto, a data e a assinatura devem ser alinhados margem esquerda. No estilo tradicional, devem ser alinhados direita.

a) TIMBRE: impresso no alto do papel. Em certides/atestados particulares no se usa timbre. b) TTULO: cerca de 10 linhas do timbre e no centro da folha. c) TEXTO: cerca de quatro linhas do ttulo. Deve conter: identificao do emissor; o verbo atestar ou declarar no presente do indicativo, na terceira pessoa do singular ou do plural (atesta / atestam / declara / declaram); finalidade do documento (para fins escolares / para fins previdencirios / para os devidos fins); nome do solicitante e seus dados de identificao; identificao do fato ou situao que atesta/declara. d) LOCALIDADE E DATA: cerca de trs linhas do texto. e) ASSINATURA: cerca de trs linhas da data. Somente se houver mais de um emissor que ser necessrio escrever o nome (letras iniciais maisculas) e algum dado de identificao. (Vide modelos) Anexo III DECLARAO (Atestado)

Redao Oficial

4. Recibo
UTILIZAO: para declarar ter recebido algo ali especificado.

DETALHES:
No existem somente recibos de valores. Outro tipo bastante comum o recibo de recebimento de mercadoria. Caso seja necessria a emisso sistemtica de recibos, deve-se criar uma numerao a ser seguida. Alguns recibos exigem testemunha(s) como, por exemplo, judiciais ou de valores muito altos. A paragrafao pode seguir o estilo americano (sem entradas de pargrafo), ou estilo tradicional. No caso de estilo americano, todo o texto, a data e a assinatura devem ser alinhados margem esquerda, com exceo do valor (caso haja), que deve ser sempre alinhado direita. No estilo tradicional, devem ser alinhados direita.

a) TIMBRE: impresso no alto do papel. Em recibos particulares no se usa timbre. b) TTULO: cerca de 3 linhas do timbre e no centro da folha. Nos casos de recibo com numerao, pode-se:
colocar a numerao seguindo o ttulo (recibo n 79/02), ou a cerca de 2 linhas do ttulo; a numerao pode conter a sigla do rgo/departamento e o ano (SECON 79 ou SECON 79/02); destacar o valor (principalmente quando h desconto de impostos); a numerao, nesse caso, pode vir na mesma linha, alinhado esquerda, ou na linha acima do valor.

c) TEXTO: cerca de trs linhas do ttulo. Deve conter:


o verbo receber no presente do indicativo, na primeira pessoa do singular ou do plural (recebi de / recebemos de); nome do pagador (pessoa ou empresa/rgo) com os dados de identificao que sejam necessrios (geralmente basta nome/razo social, endereo e CPF ou CNPJ); identificao do recebimento: o valor recebido em algarismos, seguido do valor por extenso entre parnteses, ou o que est sendo recebido; motivo do recebimento: venda de, prestao de servios, salrio, gratificao etc. (sempre de forma bastante clara).

Redao Oficial
d) LOCALIDADE E DATA: cerca de trs linhas do texto. e) ASSINATURA: cerca de trs linhas da data. Somente se houver mais de um emissor que ser necessrio escrever o nome (letras iniciais maisculas) e algum dado de identificao. (Vide modelos) Anexo IV RECIBO

10

Redao Oficial

5. Circular
UTILIZAO: para transmitir avisos, ordens, pedidos ou instrues, dar cincia de leis, decretos, portarias, etc.

DETALHES:
Destina-se a uma ou mais de uma pessoa/rgo/empresa. No caso de mais de um destinatrio, todas as vias distribudas devem ser iguais. A paragrafao pode seguir o estilo americano (sem entradas de pargrafo), ou estilo tradicional. No caso de estilo americano, todo o texto, a data e a assinatura devem ser alinhados margem esquerda. No estilo tradicional, devem ser centralizados.

a) TIMBRE: impresso no alto do papel. b) TTULO E NMERO: cerca de 3 linhas do timbre e no centro da folha. O nmero pode vir seguido do ano. c) DATA: a data deve estar prxima do ttulo e nmero, ao lado ou abaixo, podendo se apresentar de vrias formas:

CIRCULAR N 01, DE 2 MARO DE 2002

CIRCULAR N 01 De 2 de maro de 2002

CIRCULAR N 01/02

Rio de Janeiro, 2 de maro de 2002

d) EMENTA (opcional): deve vir abaixo do ttulo e data, cerca de trs linhas. Ementa: Material de consumo. Ref.: Material de consumo
11

Redao Oficial
e) INVOCAO: cerca de quatro linhas do ttulo. Dependendo do assunto e destinatrios, a invocao dispensvel. Excelentssimo Senhor: Senhor Prefeito: Senhores Pais: f) TEXTO: cerca de trs linhas do ttulo. Deve conter: exposio do assunto, desenvolvida a partir dos objetivos; a sensibilizao do receptor/destinatrio (apelo); convite a agir (impulso). g) CUMPRIMENTO FINAL: Cordialmente, Respeitosamente, Atenciosamente, Nota: o cumprimento final pode vir acompanhado de um ltimo pargrafo, mas devemos evitar exageros: Sem mais, ficamos disposio para qualquer esclarecimento. Atenciosamente, h) ASSINATURA: cerca de quatro linhas do cumprimento final. composta do nome do emissor (s as iniciais maisculas) e cargo ou funo (todo em maiscula): Herivelto Nascimento DIRETOR i) ANEXOS: quando houver documentos a anexar. Escreve-se a palavra anexo margem esquerda, seguida da relao do que est anexado: Anexo: quadro de horrios. Anexa: cpia do documento. Anexas: tabela de horrios e cpia dos documentos.
12

Redao Oficial
j) INICIAIS: na ltima linha til do papel, esquerda, devemos escrever as iniciais de quem elaborou o texto (redator), seguido das iniciais de quem a datilografou/digitou (em maiscula ou minscula, tanto faz). Quando o redator e o datilgrafo forem a mesma pessoa, basta colocar a barra seguida das iniciais: PPS/AZ Pps/az /pps /PPS

Anexo V CIRCULAR

13

Redao Oficial

6. Memorando
UTILIZAO: para comunicao entre rgos ou departamentos. Diferencia-se do Ofcio apenas por este ser mais restrito e rigoroso que aquele quanto forma e ao uso. Memorando tambm chamado de Correspond cia n Interna (CI)

DETALHES:
Existem 2 tipos de memorando: interno (para o mesmo departamento), ou externo (para outro departamento ou rgo/empresa). No h rigor quando ao formato, mas os elementos necessrios (cdigo e nmero, local e data, assunto, de / para, etc.) tm de ser mantidos em qualquer memorando. Destina-se a uma ou mais de uma pessoa/rgo/departamento. No caso de mais de um destinatrio, todas as vias distribudas devem ser iguais. A paragrafao pode seguir o estilo americano (sem entradas de pargrafo), ou estilo tradicional. No caso de estilo americano, todo o texto, a data e a assinatura devem ser alinhados margem esquerda. No estilo tradicional, devem ser centralizados.

a) TIMBRE: impresso no alto do papel. b) CDIGO E NMERO: cerca de 3 linhas do timbre, e esquerda da folha. O cdigo a sigla pela qual o setor/departamento conhecido na empresa. O nmero pode vir seguido do ano. c) LOCALIDADE E DATA: na mesma linha do cdigo, na extrema direita. d) EMENTA: deve vir abaixo do cdigo e nmero, podendo vir na linha seguinte, ou a cerca de 3 linhas.

DICOM-025/02 Ref.: compra de material

Rio de Janeiro, 10/05/02

DICOM-025/02 Assunto: compra de material

Rio de Janeiro, 10/05/02

14

Redao Oficial
e) RECEPTOR: cerca de duas linhas da ementa.
Ao Sr. Prefeito Municipal de Poos de Caldas

f) TEXTO: cerca de cinco linhas do receptor. Deve ser sucinto. Se o texto for muito longo, os pargrafos podem ser enumerados; g) CUMPRIMENTO FINAL: Saudaes, Grato, h) ASSINATURA: cerca de trs linhas do cumprimento final. composta do nome do emissor (s as iniciais maisculas) e cargo ou funo (todo em maiscula): Antnio Silva DIVISO DE METERIAIS i) ANEXOS: quando houver documentos a anexar. Escreve-se a palavra anexo margem esquerda e apenas a quantidade de documentos anexos. Se s houver um documento, basta escrever anexo. Anexo. Anexos: 3

Anexo VI MEMORANDO / CI

15

Redao Oficial

7. Ofcio
UTILIZAO: para comunicao, mas no estritamente, entre rgos do servio pblico.

DETALHES:
Cada ofcio deve conter um nico assunto. A numerao dos ofcios recomea a cada ano. A paragrafao pode seguir o estilo americano (sem entradas de pargrafo), ou estilo tradicional. No caso de estilo americano, todo o texto, a data e a assinatura devem ser alinhados margem esquerda. No estilo tradicional, devem ser centralizados.

a) TIMBRE: impresso no alto do papel. b) NMERO: cerca de 3 linhas do timbre, e esquerda da folha. Escreve-se Ofcio n na margem esquerda, seguido do nmero do ofcio com os 2 algarismos do ano. Se houver mais de um rgo autorizado a emitir ofcios, coloca-se a sigla do rgo antes do nmero. c) LOCALIDADE E DATA: na mesma linha do nmero, na extrema direita. d) EMENTA: deve vir abaixo do cdigo e nmero, podendo vir na linha seguinte, ou a cerca de 3 linhas.

Ofcio n 38/02 Ref.: Processo n 5.073/02

Rio de Janeiro, 10/05/02

Ofcio n DICOM-38/02 Ref.: Processo n 5.073/02

Rio de Janeiro, 10/05/02

16

Redao Oficial
e) INVOCAO: cerca de trs linhas da ementa.
Prezado Senhor Senhor Secretrio

f) TEXTO: cerca de cinco linhas da invocao. Se o texto for muito longo, os pargrafos podem ser enumerados; g) CUMPRIMENTO FINAL: Atenciosamente, ATENCIOSAMENTE, Respeitosamente, h) ASSINATURA: cerca de trs linhas do cumprimento final. composta do nome do emissor (s as iniciais maisculas) e cargo ou funo (todo em maiscula): Jos do Nascimento DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS i) ANEXOS: quando houver documentos a anexar. Escreve-se a palavra anexo margem esquerda e a sua descrio.
Anexo: Recibo do pagamento Anexos: Recibo de pagamento e Certido Negativa Anexa: Certido Negativa Anexas: Cpia da identidade, declarao e Certido Negativa

j) ENDEREO: na parte inferior do papel, margem esquerda. Deve conter o nome do receptor com sua respectiva forma de tratamento, cargo que ocupa precedido de DD (Dignssimo) e endereo completo. Caso o ofcio ultrapasse uma pgina, o endereo dever ficar na primeira. l) INICIAIS: na ltima linha do papel, esquerda. Deve-se escrever as iniciais do redator e do datilgrafo separados por uma barra (/). Se o redator e o datilgrafo forem a mesma pessoa, basta colocar a barra e as iniciais.
17

Redao Oficial
m) Quando o texto for muito grande e ultrapassar uma pgina, deve-se proceder da seguinte forma: 1) Indicar o endereo e iniciais na primeira pgina (veja modelos). 2) Na folha de continuao, a trs linhas do timbre, repete-se o nmero seguido do nmero da folha. 3) A duas linhas do nmero e folha, segue-se o texto, cumprimento final e anexos (caso existam).

Anexo VII OFCIO

18

Redao Oficial

8. Edital
UTILIZAO: comunicao ou ordem para convocar, avisar ou informar.

DETALHES:
Para que no se possa alegar ignorncia de sua mensagem, o edital afixado em local pblico ou divulgado pela imprensa oficial (Dirio oficial), ou por jornal de expressiva circulao. Todo edital deve ser assinado, com exceo de divulgao em imprensa, ou mdia. A paragrafao pode seguir o estilo americano (sem entradas de pargrafo), ou estilo tradicional. No caso de estilo americano, todo o texto, a data e a assinatura devem ser alinhados margem esquerda. No estilo tradicional, devem ser centralizados.

a) TIMBRE: impresso no alto do papel. Todo edital deve conter o timbre do rgo que o expede. b) IDENTIFICAO/TTULO: logo abaixo do timbre e no centro do papel. Escreve-se a EDITAL N , seguido do nmero com os 2 algarismos do ano. Pode haver tambm o cdigo do setor ou do departamento que o expede.
EDITAL N 435/02 EDITAL N 435/02-DIFIN

c) EMENTA: em forma de resumo, com todas as palavras em maisculas, imediatamente abaixo do ttulo/identificao, centralizada no papel.

EDITAL N 435/02 CONCORRNCIA PBLICA

d) TEXTO: cerca de cinco linhas da ementa. Deve conter todas as informaes necessrias ao bom entendimento do receptor. e) LOCALIDADE por extenso.
E DATA:

cerca de duas linhas do texto. A localidade e a data

19

Redao Oficial
f) ASSINATURA: cerca de trs linhas do cumprimento final. composta do nome do emissor (s as iniciais maisculas) e cargo ou funo (todo em maiscula). Jos do Nascimento DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS g) VISTO: muitas vezes, por determinaes internas do rgo, o edital precisa ser visado (=ter visto) por funcionrio hierarquicamente superior, diretor, coordenador ou presidente. ?Quando essa prtica for necessria, escreve-se a trs linhas da ASSINATURA a palavra VISTO. Logo abaixo se escreve o nome civil de quem dever visar o documento (apenas as letras iniciais maisculas) e o cargo que ocupa (todas as letras maisculas).
Visto: Epaminondas da Silva PRESIDENTE

Anexo VIII EDITAL

20

ANEXO I

ANEXO II

ANEXO III

ANEXO IV

ANEXO V

ANEXO VI

ANEXO VII

ANEXO VIII

You might also like