You are on page 1of 5

Mensagem a ser pregada no dia 09/06/2012 por Ezequias Amancio Marins

LUTEMOS PELO CASAMENTO! Neemias 4 - O dia 30 de novembro de 2011 foi a data mais triste para a instituio do casamento no Brasil. Nos principais meios de comunicao, a notcia foi a seguinte: O fim da exigncia de prazos para dissoluo dos casamentos fez com que a taxa geral de divrcios atingisse, em 2010, o seu maior patamar desde 1984, quando foi iniciada a srie histrica das Estatsticas do Registro Civil, divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). A taxa geral de divrcio no pas atingiu seu maior valor, de 1,8 por mil habitantes no ano de 2010 entre pessoas de 20 anos ou mais, segundo o instituto. Em 2007, a possibilidade do divrcio por via administrativa tambm impulsionou o crescimento da taxa, avaliou o instituto. Segundo o IBGE, foram registrados no ano passado 243.224 divrcios, por meio de processos judiciais ou escrituras pblicas, e as separaes totalizaram 67.623 processos ou escrituras. - Neemias conclamou: lutem por suas mulheres Seus casamentos! - Quando ouvimos notcias desse gnero, perguntamos: Como podemos lutar pelo casamento? Como podemos lutar pelo casamento de nossos queridos? Como podemos lutar pelo nosso casamento? Como a igreja pode lutar pelo casamento? 01. Lutamos pelo casamento afirmando os valores da famlia. (a) Na queda dos valores familiares, encontramos a base para a queda das principais civilizaes ao longo da histria. - Carl Zimmerman, socilogo da Universidade Harvard, estudou a ascenso e queda de cada um dos maiores imprios da histria. Sua anlise concentrou-se mais especificamente no que aconteceu famlia em cada imprio. Concluiu que as famlias passaram por trs fases, pouco antes de os imprios rurem. Em seu livro, Family and civilization, ele lista as seguintes caractersticas de uma famlia em sua fase final: * O casamento perdeu o aspecto sagrado e formas alternativas de unio matrimonial foram defendidas. * Os movimentos feministas floresceram. * Os cuidados paternais tornaram-se mais difceis. * O adultrio passou a ser comemorado e no punido. * Havia abundncia de perverses sexuais, inclusive sexo com animais, porm com maior nfase no incesto e no homossexualismo. (b) Nunca foi to fcil divorciar-se em nosso pas!

Mensagem a ser pregada no dia 09/06/2012 por Ezequias Amancio Marins

- Jaime Kemp, lder do Ministrio Lar Cristo, afirmou que mais fcil pedir o divrcio, hoje no Brasil, do que pedir o desligamento da energia eltrica em nossos lares. (c) Temos de reerguer os muros da indissolubilidade do casamento. - Eu acredito que era muito mais do que simplesmente reconstruir o muro da cidade de Jerusalm. Era reconstruir as suas prprias vidas com Deus. Era recuperar para com Deus um tempo perdido por um passado corrupto, sujo, nojento e totalmente idlatra; afastado e banido da face do santo Deus. Uma das coisas que o diabo menos quer que nos voltemos para Deus e que tentemos reconstruir nossa vida com Deus outra vez adorando-O e servindo-O com total amor e dedicao. (Pr. Manuel Ferreira) (d) Desfazendo o mito de casamentos perfeitos. - No h casamento sem problemas. Todo casamento exige renncia e adaptao. Nenhum casamento sobrevive sem perdo e restaurao. Muitas pessoas hoje esto discutindo e procurando divorciar antes de entender o que as Escrituras ensinam sobre casamento. (e) O casamento foi uma instituio criada antes da queda. - O casamento nasceu do corao de Deus quando no havia ainda legisladores, nem leis, nem Estado, nem igreja. Casamento um dom de Deus para o homem e a mulher. Deus no apenas criou o casamento, mas tambm o abenoou. (f) No casamento vemos o mistrio da alma gema. - O movimento puritano dignificou o casamento em seus textos e mensagens, contraponto o pensamento dominante na poca. ...o amor conjugal , por muitas vezes, uma obra secreta de Deus, ligando o corao de uma pessoa outra, por nenhuma causa conhecida; e, assim, quando esse poderoso m atrai um ao outro, nenhuma outra pergunta precisa ser feita, mas se aceita que tal homem e tal mulher foram feitos, no cu, um para o outro, e que Deus mesmo os uniu. (John Rogers). (g) O divrcio no impe sade para a alma, pelo contrrio estabelece a frustrao por no ter conseguido se manter de p. - Depoimento de um irmo aps alguns anos de divrcio: "Acho que a morte mais fcil de suportar do que um divrcio, porque nela existe um fim. O divrcio simplesmente no acaba". - A palavra "divrcio" na frase "termo de divrcio" relaciona-se com a palavra usada para "derrubar rvores" e at mesmo "decapitar". 02. Lutamos casamentos entrando em batalha espiritual pelas nossas famlias: (a) Pesquisas apontam que o divrcio tm vrias causas. As principais so:

Mensagem a ser pregada no dia 09/06/2012 por Ezequias Amancio Marins

* Falta de conexo - Os cnjuges no se tocam, no falam palavras afirmativas e carinhosas um para o outro, no se abraam, no saem juntos etc. - H casais que no saem juntos para uma segunda lua de mel, para um jantar romntico etc. - Com essas atitudes, o amor vai se esfriando, at acabar. * Problemas na rea financeira - O dinheiro, no importa se o casal ganha pouco ou muito, se no tratado com sabedoria, pode ser uma causa motivadora do divrcio. - por isso que a Bblia fala tanto em dinheiro e bens materiais. * Interferncia dos familiares - Ame seus pais, respeite-os, mas cuidado para que eles no interfiram em seu casamento. - Quem deve estabelecer limites para a sogra o filho ou a filha, no o genro ou a nora. - Imoralidade - Imoralidade adultrio, prostituio, pornografia etc. - Deus criou o casamento a fim de evitar que o homem e a mulher sofressem com a imoralidade (1Co 7.2). (b) provvel que no exista uma coisa que revela mais o carter de um homem do que a maneira como ele se relaciona com sua esposa e seus filhos. - Tertuliano escreveu o seguinte por volta o ano 200 d.C.: "Quo belo, portanto, o casamento entre dois cristos, dois que so um em esperana, um em desejo, um na forma de viver, um na religio que praticam. So como irmo e irm, ambos servos do mesmo mestre. Nada os divide, quer seja na carne ou no Esprito. Eles so verdadeiramente 'dois numa s carne' e onde h apenas uma s carne, existe apenas um esprito. Eles moram juntos, adoram juntos, jejuam juntos, instruem um ao outro, encorajam um ao outro, fortalecem um ao outro. Lado a lado, eles visitam a igreja de Deus e tomam parte do banquete divino. Lado a lado eles enfrentam as dificuldades e a perseguio e compartilham suas consolaes.. (c) No contexto familiar no podemos abrir mo das nossas armas espirituais. - Armas de ataque: * Espada: Durante muito tempo, a espada foi a principal arma para combate corpo a corpo, sendo usada tanto pela infantaria quanto pela cavalaria.

Mensagem a ser pregada no dia 09/06/2012 por Ezequias Amancio Marins

* Arco: arma porttil, de metal, madeira ou outro material, destinada ao arremesso de setas ou flechas. * Lana: uma longa vara com uma ponta afiada. A lana pode ser manejada ou atirada em direo ao oponente. uma das armas mais antigas da humanidade, datando do perodo pr-histrico. - Armas de defesa: * As armas de defesa eram o escudo e a couraa. * Escudo: O escudo uma arma defensiva que consiste, essencialmente, numa chapa de metal, madeira ou couro, usado para se proteger de golpes inimigos. * Couraa: A couraa era responsvel pela defesa do corpo, especialmente a regio peitoral e os flancos, embora qualquer pea de armadura feita em couro, com alguma espcie de pregos ou lminas de metal, tivesse o nome de couraa, independentemente da rea do corpo que protegia. (d) No podemos nos esquecer de que na batalha espiritual, o uso das armas deve ser feita: com toda a orao e splica, orando em todo o tempo no Esprito, e para isto vigiando com toda perseverana e splica por todos os santos..., Efsios 6.18) - O Deus da Bblia tanto o Soberano Criador e Senhor do universo, como o Pai amoroso, e assim que devemos nos aproximar dele. No devemos ficar dando ordens ao Criador do universo. E devemos entender como o relacionamento saudvel entre pai e filho. Nenhum pai amoroso se compromete a dar aos filhos tudo o que quiserem ou exigirem. Ao contrrio, um pai amoroso deixa claro que ele far algumas coisas pelos filhos e no far outras. Dentro do mbito dessas promessas e limites dos pais, um pai amoroso se comprometer a responder os pedidos de seus filhos. (Ray Stedman) Ilust. Algum me enviou um texto que nos faz refletir por que no devemos deixar para amanh o que podemos fazer hoje. uma mensagem que foi deixada pelo marido de uma das aeromoas que morreram no acidente que houve com o avio da TAM onde ela trabalhava. Ele jamais poderia imaginar que aquela seria a ltima sada esposa de sua casa para trabalhar. Por isso ele escreveu... SE O AMANH NO VIER... "Se eu soubesse que essa seria a ltima vez que eu veria voc dormir, Eu aconchegaria voc mais apertado e rogaria ao Senhor que protegesse voc. Se eu soubesse que essa seria a ltima vez que eu veria voc sair pela porta, Eu abraaria, beijaria voc e a chamaria de volta Para abra-la e beij-la uma vez mais. Se eu soubesse que essa seria a ltima vez que eu ouviria a sua voz em orao, Eu filmaria cada gesto, cada palavra sua, Para que eu pudesse v-la e ouvi-la de novo, dia aps dia. Se eu soubesse que essa seria a ltima vez, Eu gastaria um minuto extra ou dois, para parar e dizer:

Mensagem a ser pregada no dia 09/06/2012 por Ezequias Amancio Marins

EU TE AMO, ao invs de assumir que voc j sabe disso. Se eu soubesse que essa seria a ltima vez, Eu estaria ao seu lado, compartilhando do seu dia, ao invs de pensar: 'Bem, tenho certeza de que outras oportunidades viro. Ento eu posso deixar passar esse dia'. claro que haver um amanh para se fazer uma reviso. E ns teramos uma segunda chance para fazer as coisas de maneira correta. claro que haver outro dia para dizermos um para o outro: 'EU TE AMO', e certamente haver uma nova chance de dizermos um para o outro: 'Posso te ajudar em alguma coisa?'. Mas, no caso de eu estar errado, e hoje ser o ltimo dia que temos juntos, eu gostaria de dizer-lhe O QUANTO EU AMO VOC!" http://www.amofamilia.com.br/portal/artigos_detalhe.asp?cod=1240&sessao=13#.T9JB wLDY-Sq

You might also like