You are on page 1of 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E ECOLOGIA CURSO DE GRADUAO DE OCEANOGRAFIA

ARTHUR P. LEAL BRANCO EGUCHI BRENO DUQUE LUCAS FERNANDA JURKA FERNANDA VEDOATO JENNIFER GALL LUANA BUENO RANIN THOM TATIANA CAPPELLETTI VANESSA R. OLIVEIRA

DCIMO QUINTO RELATRIO DA AULA DE INTRODUO TEORIA DE ONDAS E MARS

VITRIA 2012

ARTHUR P. LEAL BRANCO EGUCHI BRENO DUQUE LUCAS FERNANDA JURKA FERNANDA VEDOATO JENNIFER GALL LUANA BUENO RANIN THOM TATIANA CAPPELLETTI VANESSA R. OLIVEIRA

DCIMO QUINTO RELATRIO DA AULA DE INTRODUO TEORIA DE ONDAS E MARS

Relatrio apresentado disciplina Introduo Teoria de Ondas e Mars do Curso de Graduao em Oceanografia, da Universidade Federal do Esprito Santo, como requisito parcial para nota da disciplina cursada no quinto perodo do curso. Prof Julio Toms Aquije Chacaltana

VITRIA 2012

SUMRIO
1. ONDAS INTERNAS 2. ONDAS INTERNAS PARALELAS 3. MODOS DE OSCILAO 4. MAR 5. CLASSIFICAO DAS ONDAS 6. A LUA E AS VARIAES DA MAR 7. COMPONENTES DA MAR 8. REFERNCIAS 3 5 7 8 10 11 14 16

APNDICE A VELOCIDADE DA ONDA INTERNA E DA ONDA DE SUPERFCIE APNDICE B CONSTANTES FSICAS (ASTROS) 17 18

3 1. ONDAS INTERNAS Temos um meio onde uma onda se propaga com comprimento de onda e abaixo da superfcie se propaga tambm uma onda interna com comprimento de onda , como podemos ver na figura abaixo:

A onda interna mostrada separa duas camadas, a camada superior com camada inferior com . Assim:

ea

Essa diferena de massa especfica pode ser observada na haloclina de esturios, e na termoclina observada em guas ocenicas. Em guas costeiras apresenta comumente uma diferena na ordem de , e em guas ocenicas na ordem de . Consideramos que o comportamento desse sistema responde equao da disperso:

(1.1) Onde o termo:

(1.1a) Corresponde onda de superfcie, e o termo:

(1.1b) Corresponde onda interna. Dessa forma, para ondas curtas temos: , e, portanto: , e, portanto: Ou seja, a onda interna se propagar de forma a no sentir o leito nem a superfcie. Substituindo as relaes anteriores no termo 1.1b, temos:

Onde encontramos para ondas curtas:

Analogamente, para ondas longas temos: , e, portanto: , e, portanto: Substituindo as relaes anteriores no termo 1.1b, temos:

Onde o termo

tem valor muito pequeno, podendo ser desprezado.

5 Onde encontramos para ondas longas:

Ambas as relaes, para ondas curtas e longas, demonstram que as ondas internas so sempre inferiores (Apndice A). Um terceiro caso que poderamos citar seria:

, e, portanto: , e, portanto: Onde a onda sentiria a superfcie, mas no o fundo. Substituindo as relaes anteriores no termo 1.1b, temos:

Onde g a acelerao reduzida:

2. ONDAS INTERNAS PARALELAS Considerando uma onda se propagando na superfcie:

6 Observando a figura anterior, temos:

Onde:

(2.1) Assim, se:

Teremos que:

Onde para cada direo ( ), termos uma frequncia (w) diferente. Uma vez que:

Podemos substituir essa relao na equao (2.1):

(2.2) Podemos observar que a equao (2.2) se trata de uma equao de reta, onde m o coeficiente angular. Assim:

Para

As relaes podem ser observadas na figura abaixo:

Podemos observar na figura acima que o aumento de N ocorre no sentido horrio/anti-horrio dependendo do quadrante que se observa.

3. MODOS DE OSCILAO Observemos a propagao de uma onda:

Aplicando a equao da disperso na onda observada:

Sendo:

Para Assim:

Para Para Analogamente:

Para Para

4. MAR As mars podem ser classificadas em mars astronmicas e meteorolgicas, de acordo com o fenmeno que a causa, podendo tambm ser o somatrio de ambos. Neste relatrio daremos enfoque somente na mar astronmica, que ocasionada pela atrao gravitacional entre os astros.

9 A mar astronmica uma onda gravitacional longa, que pode ser tanto progressiva quanto estacionria, ocasionada devido aos efeitos gravitacionais criados, primeiramente pela Lua, devido a sua proximidade e pelo Sol, devido sua massa. A Lei da Atrao Gravitacional mostra que entre dois corpos, separados por uma distncia r, e com massas M 1 e M 2 , ocorre uma fora de atrao dada pela frmula abaixo, onde G a constante gravitacional.

FG

M 1.M 2 r 3 r12
M 1.M 2 2 r12

(1)

FG

(2)

isso que acontece com a fora gravitacional que a Lua ( M 2 ) e o Sol aplicam sobre a Terra ( M 1 ), a regio da Terra que esta voltada para um desses astros sofre uma trao gravitacional maior do que aquela sofrida pela regio mais distante. Os bulbos de mar, por sua vez, so deslocamentos de gua direcionados para Lua e para longe da Lua nos lados opostos da Terra. Assim, conforme a Terra gira, os bulbos (mas corretamente chamados de cristas de onda), so separados pela distncia de metade da circircunferncia da Terra, a cerca de 20.000 km.

- Mar de sizgia Define-se mar de sizgia as mars que ocorrem na Lua Cheia e na Lua Nova. Nas Lua Nova e Cheia, as mars lunares e solares reforam uma a outra, produzindo as maiores mars altas e as menores mars baixas, como pode ser visto na figura baixo:

10

Figura 1: Representao da Mar de Sizgia. Fonte: Brasil Mergulho.

- Mar de quadratura Define-se mar de quadratura as mars que ocorrem na Lua Crescente e na Lua Minguante. Nas luas de quarto minguante e quarto crescente, o Sol, a Lua e a Terra formam um ngulo reto, criando as menores mars altas e as maiores mars baixas (Figura 2).

Figura 1: Representao da Mar de Quadratura. Fonte: Brasil Mergulho.

5. CLASSIFICAO DAS ONDAS A partir da relao entre a magnitude da freqncia angular dado pela

equao 3, e do efeito de Coriolis f dado pela equao 4, temos as seguintes classificaes:

11
2 (3) T

2 sen

(4)

i.

Ondas Inerciais
f

(5)

ii.

Ondas Planetrias
f

(6)

iii.

Ondas Giroscpicas de Gravidade


f

(7)

iv.

Ondas de gravidade geradas pelo vento


f

(8)

6. A LUA E AS VARIAES DA MAR Como j dito pela equao 1 e 2, a atrao gravitacional entre os astros diminui rapidamente com a distncia. A gravidade tende a influenciar a terra e a lua juntas, mas a inrcia a tendncia dos objetos em movimento a continuarem em linha reta os mantm separados. A Terra e a Lua no colidem uma com a outra por que esto em rbitas estveis, onde a atrao gravitacional mutua anulada pela inrcia. Eles orbitam em torno de um centro de massa que no est no espao, mas a 1.700 km dentro da Terra, uma vez que, a massa da Terra 81 vezes maior do que a da lua. Este centro de massa mostrado como ponto na figura abaixo:

12 Figura 3: Esquematizao do centro de massa da Terra (A) que esta a 1700 km dentro do planeta, da fora centrfuga (seta pontilhada) e da fora de atrao gravitacional (seta slida) entre a Terra e a Lua. Fonte: Brasil Mergulho modificada, 2012. As aes da gravidade e a inrcia sobre as partculas em 4 diferentes localizaes sobre a Terra. Nos pontos 1 e 4, a atrao gravitacional da lua excede significantemente a tendncia do movimento de sada da inrcia, e o balao das foras faz com que a gua se mova sobre a superfcie da Terra convergindo em um ponto em direo a lua. Nos pontos 2 e 3, a inrcia excede a fora gravitacional, ento a gua se move sobre a Terra para convergir em um ponto oposto a lua. As foras esto em equilbrio no ponto A. De modo a equilibrar a Fora Gravitacional ( FG ) com a fora centrfuga ( FC ) nos pontos 1, 2, 3 e 4, temos:
FGT MT G ML r2

(9)

Onde, FGT a fora gravitacional ocasionada pela Terra; M T a massa da Terra, M L a massa da Lua, G a constante gravitacional e r 2 a distncia entre a Terra e a Lua descrita na figura 3.
FGT MT G ML r2

(10)
2

FG 2 MT

M G 2 L 2 r R

GM L r 1
2

R r
G

M G 2L 1 r

R r

...

(11)

FG 3 MT

ML (r R) 2

(12)

FG 3 MT

ML (13) (r R) 2

Onde, FG 2 e FG 3 a fora gravitacional no ponto 2 e 3 da figura 3 e R o cateto oposta da hipotenusa formada na mesma figura, ou seja, o raio da Terra.

13 O equilbrio das foras fazendo a puxada e a expulso da gua so conhecidas como foras de atrao. Juntas, as componentes horizontais das foras de atrao provocam duas salincias no oceano, uma em direo a lua e a outra em sentido oposto (Figura 4). A Terra slida no pode se mover muito em resposta a estas foras, mas o fludo atmosfrico e ocenico podem. No podemos perceber as mudanas na altura da atmosfera, mas as mudanas nos nveis da gua so visveis aos observadores na costa.

Figura 4: Representao das componentes horizontais resultantes da fora centrgufa e da atrao gravitacional e conseqente salincia de gua resultante da inrcia (esquerda) e a atrao gravitacional (direita). Fonte: Brasil Mergulho modificada, 2012.

importante ressaltar ainda, que as salincias seguem a lua. Quando a posio da lua est 28 acima do equador, a salincia acompanha a lua e tambm localiza-se acima do equador (Figura 5).

14

Figura 5: Influncia da declinao da Lua na mar. Fonte: Gesto Costeira Integrada modificada, 2012.

7. COMPONENTES DA MAR O perodo dominante das ondas de mar normalmente de 12 horas e 25 minutos, o que corresponde a meio dia lunar. Existem trs tipos de mar: (a) mar diurna, uma vez ao dia; (b) mar semi-diurna, duas vezes ao dia; e (c) mar de longos perodos. As 11 componentes principais correspondentes aos 3 tipos de mar seguem nas tabelas baixo:

Tabela 1: Componentes da Mar diurna. Semi-Diurna Perodo (Horas) Porcentagem referente Amplitude da Onda (%) M2 S2 N2 K2 12.42 12.00 12.06 11.97 100 47 19 13

15 Sendo M2 a componente semi-diurna lunar principal, a S2 a componente semidiurna solar principal, a N2 a componente semi-diurna elptica lunar e K2 a componente lini-solar semi-diurna.

Tabela 1: Componentes da Mar semi-diurna. Diurna Perodo (Horas) Porcentagem referente Amplitude da Onda (%) K1 O1 P1 Q1 23.93 23.72 24.07 26.27 58 42 19 8

Sendo K1 a componente luni-solar diurna, O1 a componente lunar principal diurna, P1 a componente principal solar diurna e Q1 a componente elptica lunar diurna.

Tabela 1: Componentes da Mar diurna. Longo-Perodo Perodo (Horas) Porcentagem referente Amplitude da Onda (%) Mf Mm S 327.9 661.3 4383 17 9 8

Sendo M a componente lunar quinzenal, Mm a componente lunar mensal e S a componente solar semi anual.

16 E, a partir dessa componentes, tem-se o desenvolvimento da srie de Fourrier melhor descrita em relatrios anteriores.
(t ) M 2 cos( Lt
L

) S 2 cos( S t

) ... (14)
L

Onde M 2 representa a amplitude da mar, bem como S2 e ( onda, bem como (


S

) a fase da

) e assim, sucessivamente.

8. REFERNCIAS Brasil Mergulho. Mars. Acesso em: 23 de Junho de 2012. Disponvel em:< http://www.brasilmergulho.com/port/artigos/2004/010.shtml> Garrison, T. Oceanography: An invitation to Marine Science. Wadsworth. Belmont , 2nd ed, 1998. Gesto Costeira Integrada. Mar. Acesso em: 23 de Junho de 2012. Disponvel em: <http://www.aprh.pt/rgci/glossario/mare.html> JUNIOR, F.R.; FERRARO, N.G.; SOARES, P.A.T. Os Fundamentos da Fsica 1 - Mecnica. Editora Moderna, 9 ed. 2007.

17

APNDICE A Velocidade da Onda Interna e da Onda de Superfcie Para Ondas Longas:

Sendo:

Levando em considerao os dados: =500m, h1=10m, h2=20m, =0,002.1 Fazendo a razo:

Levando em considerao que = 2-1; para deixarmos somente em funo de 1, podemos considerar que 2= +1.

Cancelando o 1, chegamos ao resultado de:

18

APNDICE B CONSTANTES FSICAS (ASTROS) (JUNIOR et al., 2007) Astro Terra Lua Sol Massa 5,98.104 kg 7,34.1022kg 1,99.1030kg Raio Mdio 6,37.106 m 1,74.106m 6,96.108m Raio da rbita 1,49.1011m 3,84.108m ---------------

You might also like