You are on page 1of 19

Presidncia da Repblica

Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos LEI N 9.527, DE 10 DE DEZEMBRO DE 1997.
Altera dispositivos das Leis ns 8.112, de 11 de dezembro de 1990, 8.460, de 17 de setembro de 1992, e 2.180, de 5 de fevereiro de 1954, e d outras providncias.

Converso da MPv n 1.595-14, de 1997

O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 Os arts. 9, 10, 11, 13, 15, 17, 18, 19, 20, 24, 31, 35, 36, 37, 38, 44, 46, 47, 53, 58, 61, 62, 67, 80, 81, 83, 84, 86, 87, 91, 92, 93, 95, 98, 102, 103, 117, 118, 119, 120, 128, 129, 133, 140, 143, 149, 164, 167, 169, 186, 203, 230 e 243 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, passam a vigorar com as seguintes alteraes: "Art. 9o ................................................................... .............................................................................. II - em comisso, inclusive na condio de interino, para cargos de confiana vagos. Pargrafo nico. O servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa, hiptese em que dever optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade." "Art. 10. ................................................................... ................................................................................ Pargrafo nico. Os demais requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoo, sero estabelecidos pela lei que fixar as diretrizes do sistema de carreira na Administrao Pblica Federal e seus regulamentos." "Art. 11. O concurso ser de provas ou de provas e ttulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrio do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensvel ao seu custeio, e ressalvadas as hipteses de iseno nele expressamente previstas." "Art. 13 .....................................................................

1 A posse ocorrer no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de provimento. 2 Em se tratando de servidor, que esteja na data de publicao do ato de provimento, em licena prevista nos incisos I, III e V do art. 81, ou afastado nas hipteses dos incisos I, IV, VI, VIII, alneas "a", "b", "d", "e" e "f", IX e X do art. 102, o prazo ser contado do trmino do impedimento. ................................................................................ 4o S haver posse nos casos de provimento de cargo por nomeao. ................................................................................" "Art. 15. Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo pblico ou da funo de confiana. 1o de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da posse. 2o O servidor ser exonerado do cargo ou ser tornado sem efeito o ato de sua designao para funo de confiana, se no entrar em exerccio nos prazos previstos neste artigo, observado o disposto no art. 18. 3o autoridade competente do rgo ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exerccio. 4 O incio do exerccio de funo de confiana coincidir com a data de publicao do ato de designao, salvo quando o servidor estiver em licena ou afastado por qualquer outro motivo legal, hiptese em que recair no primeiro dia til aps o trmino do impedimento, que no poder exceder a trinta dias da publicao." "Art. 17. A promoo no interrompe o tempo de exerccio, que contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicao do ato que promover o servidor." "Art. 18. O servidor que deva ter exerccio em outro municpio em razo de ter sido removido, redistribudo, requisitado, cedido ou posto em exerccio provisrio ter, no mnimo, dez e, no mximo, trinta dias de prazo, contados da publicao do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuies do cargo, includo nesse prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede. 1 Na hiptese de o servidor encontrar-se em licena ou afastado legalmente, o prazo a que se refere este artigo ser contado a partir do trmino do impedimento. 2 facultado ao servidor declinar dos prazos estabelecidos no caput."

"Art.19 . ................................................................. 1o O ocupante de cargo em comisso ou funo de confiana submete-se a regime de integral dedicao ao servio, observado o disposto no art. 120, podendo ser convocado sempre que houver interesse da Administrao. ..............................................................................." "Art. 20. . ................................................................. ................................................................................. 3 O servidor em estgio probatrio poder exercer quaisquer cargos de provimento em comisso ou funes de direo, chefia ou assessoramento no rgo ou entidade de lotao, e somente poder ser cedido a outro rgo ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comisso do Grupo-Direo e Assessoramento Superiores - DAS, de nveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. 4 Ao servidor em estgio probatrio somente podero ser concedidas as licenas e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formao decorrente de aprovao em concurso para outro cargo na Administrao Pblica Federal. 5 O estgio probatrio ficar suspenso durante as licenas e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, 1, 86 e 96, bem assim na hiptese de participao em curso de formao, e ser retomado a partir do trmino do impedimento." "Art. 24. . ................................................................ ............................................................................... 2o A readaptao ser efetivada em cargo de atribuies afins, respeitada a habilitao exigida, nvel de escolaridade e equivalncia de vencimentos e, na hiptese de inexistncia de cargo vago, o servidor exercer suas atribuies como excedente, at a ocorrncia de vaga." "Art. 31. .................................................................. Pargrafo nico. Na hiptese prevista no 3o do art. 37, o servidor posto em disponibilidade poder ser mantido sob responsabilidade do rgo central do Sistema de Pessoal Civil da Administrao Federal - SIPEC, at o seu adequado aproveitamento em outro rgo ou entidade." "Art. 35. A exonerao de cargo em comisso e a dispensa de funo de confiana dar-se-: ............................................................................."

"Art. 36................................................................... Pargrafo nico. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoo: I - de ofcio, no interesse da Administrao; II - a pedido, a critrio da Administrao; III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administrao: a) para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que foi deslocado no interesse da Administrao; b) por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada comprovao por junta mdica oficial; c) em virtude de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for superior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados." "Art. 37. Redistribuio o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no mbito do quadro geral de pessoal, para outro rgo ou entidade do mesmo Poder, com prvia apreciao do rgo central do SIPEC, observados os seguintes preceitos: I - interesse da administrao; II - equivalncia de vencimentos; III - manuteno da essncia das atribuies do cargo; IV - vinculao entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; V - mesmo nvel de escolaridade, especialidade ou habilitao profissional; VI - compatibilidade entre as atribuies do cargo e as finalidades institucionais do rgo ou entidade. 1o A redistribuio ocorrer ex officio para ajustamento de lotao e da fora de trabalho s necessidades dos servios, inclusive nos casos de reorganizao, extino ou criao de rgo ou entidade. 2o A redistribuio de cargos efetivos vagos se dar mediante ato conjunto entre o rgo central do SIPEC e os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal envolvidos.

3o Nos casos de reorganizao ou extino de rgo ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no rgo ou entidade, o servidor estvel que no for redistribudo ser colocado em disponibilidade, at seu aproveitamento na forma dos arts. 30 e 31. 4o O servidor que no for redistribudo ou colocado em disponibilidade poder ser mantido sob responsabilidade do rgo central do SIPEC, e ter exerccio provisrio, em outro rgo ou entidade, at seu adequado aproveitamento." "Art. 38. Os servidores investidos em cargo ou funo de direo ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial tero substitutos indicados no regimento interno ou, no caso de omisso, previamente designados pelo dirigente mximo do rgo ou entidade. 1o O substituto assumir automtica e cumulativamente, sem prejuzo do cargo que ocupa, o exerccio do cargo ou funo de direo ou chefia e os de Natureza Especial, nos afastamentos, impedimentos legais ou regulamentares do titular e na vacncia do cargo, hipteses em que dever optar pela remunerao de um deles durante o respectivo perodo. 2o O substituto far jus retribuio pelo exerccio do cargo ou funo de direo ou chefia ou de cargo de Natureza Especial, nos casos dos afastamentos ou impedimentos legais do titular, superiores a trinta dias consecutivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio, que excederem o referido perodo." "Art. 44. . ................................................................... I - a remunerao do dia em que faltar ao servio, sem motivo justificado; II - a parcela de remunerao diria, proporcional aos atrasos, ausncias justificadas, ressalvadas as concesses de que trata o art. 97, e sadas antecipadas, salvo na hiptese de compensao de horrio, at o ms subseqente ao da ocorrncia, a ser estabelecida pela chefia imediata. Pargrafo nico. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de fora maior podero ser compensadas a critrio da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exerccio." "Art. 46. As reposies e indenizaes ao errio sero previamente comunicadas ao servidor e descontadas em parcelas mensais em valores atualizados at 30 de junho de 1994. 1o A indenizao ser feita em parcelas cujo valor no exceda dez por cento da remunerao ou provento. 2o A reposio ser feita em parcelas cujo valor no exceda 25% da remunerao ou provento.

3o A reposio ser feita em uma nica parcela quando constatado pagamento indevido no ms anterior ao do processamento da folha." "Art. 47. O servidor em dbito com o errio, que for demitido, exonerado, ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, ou ainda aquele cuja dvida relativa a reposio seja superior a cinco vezes o valor de sua remunerao ter o prazo de sessenta dias para quitar o dbito. 1o A no quitao do dbito no prazo previsto implicar sua inscrio em dvida ativa. 2o Os valores percebidos pelo servidor, em razo de deciso liminar, de qualquer medida de carter antecipatrio ou de sentena, posteriormente cassada ou revista, devero ser repostos no prazo de trinta dias, contados da notificao para faz-lo, sob pena de inscrio em dvida ativa." "Art. 53. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente, vedado o duplo pagamento de indenizao, a qualquer tempo, no caso de o cnjuge ou companheiro que detenha tambm a condio de servidor, vier a ter exerccio na mesma sede. ..............................................................................." "Art. 58. O servidor que, a servio, afastar-se da sede em carter eventual ou transitrio para outro ponto do territrio nacional ou para o exterior, far jus a passagens e dirias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinria com pousada, alimentao e locomoo urbana, conforme dispuser em regulamento. 1o A diria ser concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento no exigir pernoite fora da sede, ou quando a Unio custear, por meio diverso, as despesas extraordinrias cobertas por dirias. ................................................................................ 3o Tambm no far jus a dirias o servidor que se deslocar dentro da mesma regio metropolitana, aglomerao urbana ou microrregio, constitudas por municpios limtrofes e regularmente institudas, ou em reas de controle integrado mantidas com pases limtrofes, cuja jurisdio e competncia dos rgos, entidades e servidores brasileiros considera-se estendida, salvo se houver pernoite fora da sede, hipteses em que as dirias pagas sero sempre as fixadas para os afastamentos dentro do territrio nacional." "Art. 61. Alm do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, sero deferidos aos servidores as seguintes retribuies, gratificaes e adicionais: I - retribuio pelo exerccio de funo de direo, chefia e assessoramento;

..............................................................................." "Subseo I Da Retribuio pelo Exerccio de Funo de Direo, Chefia e Assessoramento Art. 62. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em funo de direo, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comisso ou de Natureza Especial devida retribuio pelo seu exerccio. Pargrafo nico. Lei especfica estabelecer a remunerao dos cargos em comisso de que trata o inciso II do art. 9o." "Art. 67. O adicional por tempo de servio devido razo de cinco por cento a cada cinco anos de servio pblico efetivo prestado Unio, s autarquias e s fundaes pblicas federais, observado o limite mximo de 35% incidente exclusivamente sobre o vencimento bsico do cargo efetivo, ainda que investido o servidor em funo ou cargo de confiana. Pargrafo nico. O servidor far jus ao adicional a partir do ms em que completar o qinqnio." "Art. 80. As frias somente podero ser interrompidas por motivo de calamidade pblica, comoo interna, convocao para jri, servio militar ou eleitoral, ou por necessidade do servio declarada pela autoridade mxima do rgo ou entidade. Pargrafo nico. O restante do perodo interrompido ser gozado de uma s vez, observado o disposto no art. 77." "Art. 81. . ................................................................ ................................................................................ V - para capacitao; ................................................................................" "Art. 83. Poder ser concedida licena ao servidor por motivo de doena do cnjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovao por junta mdica oficial. 1 A licena somente ser deferida se a assistncia direta do servidor for indispensvel e no puder ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo ou mediante compensao de horrio, na forma do disposto no inciso II do art. 44. 2 A licena ser concedida sem prejuzo da remunerao do cargo efetivo, at trinta dias, podendo ser prorrogada por at trinta dias, mediante parecer de

junta mdica oficial e, excedendo estes prazos, sem remunerao por at noventa dias." "Art. 84. . ............................................................. ............................................................................. 2 No deslocamento de servidor cujo cnjuge ou companheiro tambm seja servidor pblico, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, poder haver exerccio provisrio em rgo ou entidade da Administrao Federal direta, autrquica ou fundacional, desde que para o exerccio de atividade compatvel com o seu cargo." "Art. 86. . ............................................................... .............................................................................. 1o O servidor candidato a cargo eletivo na localidade onde desempenha suas funes e que exera cargo de direo, chefia, assessoramento, arrecadao ou fiscalizao, dele ser afastado, a partir do dia imediato ao do registro de sua candidatura perante a Justia Eleitoral, at o dcimo dia seguinte ao do pleito. 2o A partir do registro da candidatura e at o dcimo dia seguinte ao da eleio, o servidor far jus licena, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo perodo de trs meses." "Seo VI Da Licena para Capacitao Art. 87. Aps cada qinqnio de efetivo exerccio, o servidor poder, no interesse da Administrao, afastar-se do exerccio do cargo efetivo, com a respectiva remunerao, por at trs meses, para participar de curso de capacitao profissional. Pargrafo nico. Os perodos de licena de que trata o caput no so acumulveis." "Art. 91. A critrio da Administrao, poder ser concedida ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que no esteja em estgio probatrio, licena para o trato de assuntos particulares pelo prazo de at trs anos consecutivos, sem remunerao, prorrogvel uma nica vez por perodo no superior a esse limite. ................................................................................. 2o No se conceder nova licena antes de decorridos dois anos do trmino da anterior ou de sua prorrogao.

Art. 92. assegurado ao servidor o direito licena sem remunerao para o desempenho de mandato em confederao, federao, associao de classe de mbito nacional, sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profisso, observado o disposto na alnea "c" do inciso VIII do art. 102 desta Lei, conforme disposto em regulamento e observados os seguintes limites: I - para entidades com at 5.000 associados, um servidor; II - para entidades com 5.001 a 30.000 associados, dois servidores; III - para entidades com mais de 30.000 associados, trs servidores. 1o Somente podero ser licenciados servidores eleitos para cargos de direo ou representao nas referidas entidades, desde que cadastradas no Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado. ............................................................................." "Art. 93. . ............................................................... .............................................................................. 5 Aplicam-se Unio, em se tratando de empregado ou servidor por ela requisitado, as regras previstas nos 1 e 2 deste artigo, conforme dispuser o regulamento, exceto quando se tratar de empresas pblicas ou sociedades de economia mista que recebam recursos financeiros do Tesouro Nacional para o custeio total ou parcial da sua folha de pagamento de pessoal." "Art. 95. . ................................................................. ................................................................................ 4 As hipteses, condies e formas para a autorizao de que trata este artigo, inclusive no que se refere remunerao do servidor, sero disciplinadas em regulamento." "Art. 98. ................................................................... 1o Para efeito do disposto neste artigo, ser exigida a compensao de horrio no rgo ou entidade que tiver exerccio, respeitada a durao semanal do trabalho. 2o Tambm ser concedido horrio especial ao servidor portador de deficincia, quando comprovada a necessidade por junta mdica oficial, independentemente de compensao de horrio. 3 As disposies do pargrafo anterior so extensivas ao servidor que tenha cnjuge, filho ou dependente portador de deficincia fsica, exigindo-se, porm, neste caso, compensao de horrio na forma do inciso II do art. 44."

"Art. 102. . .............................................................. ............................................................................... IV - participao em programa de treinamento regularmente institudo, conforme dispuser o regulamento; .............................................................................. VII - misso ou estudo no exterior, quando autorizado o afastamento, conforme dispuser o regulamento; VIII -........................................................................... b) para tratamento da prpria sade, at o limite de vinte e quatro meses, cumulativo ao longo do tempo de servio pblico prestado Unio, em cargo de provimento efetivo; ................................................................................ e) para capacitao, conforme dispuser o regulamento; ................................................................................ XI - afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere." "Art. 103. .................................................................. ................................................................................ VII - o tempo de licena para tratamento da prpria sade que exceder o prazo a que se refere a alnea "b" do inciso VIII do art. 102. ..............................................................................." "Art. 117. ................................................................. ................................................................................ XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado." "Art.118. .................................................................. ................................................................................ 3o Considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo ou emprego pblico efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remuneraes forem acumulveis na atividade."

"Art. 119. O servidor no poder exercer mais de um cargo em comisso, exceto no caso previsto no pargrafo nico do art. 9, nem ser remunerado pela participao em rgo de deliberao coletiva. ..............................................................................." "Art. 120. O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hiptese em que houver compatibilidade de horrio e local com o exerccio de um deles, declarada pelas autoridades mximas dos rgos ou entidades envolvidos." "Art. 128. ................................................................ Pargrafo nico. O ato de imposio da penalidade mencionar sempre o fundamento legal e a causa da sano disciplinar." "Art. 129. A advertncia ser aplicada por escrito, nos casos de violao de proibio constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservncia de dever funcional previsto em lei, regulamentao ou norma interna, que no justifique imposio de penalidade mais grave." "Art. 133. Detectada a qualquer tempo a acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificar o servidor, por intermdio de sua chefia imediata, para apresentar opo no prazo improrrogvel de dez dias, contados da data da cincia e, na hiptese de omisso, adotar procedimento sumrio para a sua apurao e regularizao imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolver nas seguintes fases: I - instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso, a ser composta por dois servidores estveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgresso objeto da apurao; II - instruo sumria, que compreende indiciao, defesa e relatrio; III - julgamento. 1o A indicao da autoria de que trata o inciso I dar-se- pelo nome e matrcula do servidor, e a materialidade pela descrio dos cargos, empregos ou funes pblicas em situao de acumulao ilegal, dos rgos ou entidades de vinculao, das datas de ingresso, do horrio de trabalho e do correspondente regime jurdico. 2o A comisso lavrar, at trs dias aps a publicao do ato que a constituiu, termo de indiciao em que sero transcritas as informaes de que trata o pargrafo anterior, bem como promover a citao pessoal do servidor indiciado, ou por intermdio de sua chefia imediata, para, no prazo de cinco dias, apresentar defesa escrita, assegurando-se-lhe vista do processo na repartio, observado o disposto nos artigos 163 e 164.

3o Apresentada a defesa, a comisso elaborar relatrio conclusivo quanto inocncia ou responsabilidade do servidor, em que resumir as peas principais dos autos, opinar sobre a licitude da acumulao em exame, indicar o respectivo dispositivo legal e remeter o processo autoridade instauradora, para julgamento. 4o No prazo de cinco dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferir a sua deciso, aplicando-se, quando for o caso, o disposto no 3o do art. 167. 5o A opo pelo servidor at o ltimo dia de prazo para defesa configurar sua boa-f, hiptese em que se converter automaticamente em pedido de exonerao do outro cargo. 6o Caracterizada a acumulao ilegal e provada a m-f, aplicar-se- a pena de demisso, destituio ou cassao de aposentadoria ou disponibilidade em relao aos cargos, empregos ou funes pblicas em regime de acumulao ilegal, hiptese em que os rgos ou entidades de vinculao sero comunicados. 7o O prazo para a concluso do processo administrativo disciplinar submetido ao rito sumrio no exceder trinta dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por at quinze dias, quando as circunstncias o exigirem. 8o O procedimento sumrio rege-se pelas disposies deste artigo, observando-se, no que lhe for aplicvel, subsidiariamente, as disposies dos Ttulos IV e V desta Lei." "Art. 140. Na apurao de abandono de cargo ou inassiduidade habitual, tambm ser adotado o procedimento sumrio a que se refere o art. 133, observando-se especialmente que: I - a indicao da materialidade dar-se-: a) na hiptese de abandono de cargo, pela indicao precisa do perodo de ausncia intencional do servidor ao servio superior a trinta dias; b) no caso de inassiduidade habitual, pela indicao dos dias de falta ao servio sem causa justificada, por perodo igual ou superior a sessenta dias interpoladamente, durante o perodo de doze meses; II - aps a apresentao da defesa a comisso elaborar relatrio conclusivo quanto inocncia ou responsabilidade do servidor, em que resumir as peas principais dos autos, indicar o respectivo dispositivo legal, opinar, na hiptese de abandono de cargo, sobre a intencionalidade da ausncia ao servio superior a trinta dias e remeter o processo autoridade instauradora para julgamento." "Art. 143. ................................................................

1o Compete ao rgo central do SIPEC supervisionar e fiscalizar o cumprimento do disposto neste artigo. 2o Constatada a omisso no cumprimento da obrigao a que se refere o caput deste artigo, o titular do rgo central do SIPEC designar a comisso de que trata o art. 149. 3 A apurao de que trata o caput, por solicitao da autoridade a que se refere, poder ser promovida por autoridade de rgo ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competncia especfica para tal finalidade, delegada em carter permanente ou temporrio pelo Presidente da Repblica, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da Repblica, no mbito do respectivo Poder, rgo ou entidade, preservadas as competncias para o julgamento que se seguir apurao." "Art. 149. O processo disciplinar ser conduzido por comisso composta de trs servidores estveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no 3 do art. 143, que indicar, dentre eles, o seu presidente, que dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. ..............................................................................." "Art. 164. ................................................................. ................................................................................ 2o Para defender o indiciado revel, a autoridade instauradora do processo designar um servidor como defensor dativo, que dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado." "Art. 167. ............................................................... .............................................................................. 4o Reconhecida pela comisso a inocncia do servidor, a autoridade instauradora do processo determinar o seu arquivamento, salvo se flagrantemente contrria prova dos autos." "Art. 169. Verificada a ocorrncia de vcio insanvel, a autoridade que determinou a instaurao do processo ou outra de hierarquia superior declarar a sua nulidade, total ou parcial, e ordenar, no mesmo ato, a constituio de outra comisso para instaurao de novo processo. .............................................................................." "Art. 186. .................................................................

................................................................................ 3 Na hiptese do inciso I o servidor ser submetido junta mdica oficial, que atestar a invalidez quando caracterizada a incapacidade para o desempenho das atribuies do cargo ou a impossibilidade de se aplicar o disposto no art. 24." "Art. 203. ................................................................ ............................................................................... 2 Inexistindo mdico no rgo ou entidade no local onde se encontra ou tenha exerccio em carter permanente o servidor, e no se configurando as hipteses previstas nos pargrafos do art. 230, ser aceito atestado passado por mdico particular. 3 No caso do pargrafo anterior, o atestado somente produzir efeitos depois de homologado pelo setor mdico do respectivo rgo ou entidade, ou pelas autoridades ou pessoas de que tratam os pargrafos do art. 230. 4o O servidor que durante o mesmo exerccio atingir o limite de trinta dias de licena para tratamento de sade, consecutivos ou no, para a concesso de nova licena, independentemente do prazo de sua durao, ser submetido a inspeo por junta mdica oficial." "Art. 230. A assistncia sade do servidor, ativo ou inativo, e de sua famlia, compreende assistncia mdica, hospitalar, odontolgica, psicolgica e farmacutica, prestada pelo Sistema nico de Sade - SUS ou diretamente pelo rgo ou entidade ao qual estiver vinculado o servidor, ou, ainda, mediante convnio ou contrato, na forma estabelecida em regulamento. 1 Nas hipteses previstas nesta Lei em que seja exigida percia, avaliao ou inspeo mdica, na ausncia de mdico ou junta mdica oficial, para a sua realizao o rgo ou entidade celebrar, preferencialmente, convnio com unidades de atendimento do sistema pblico de sade, entidades sem fins lucrativos declaradas de utilidade pblica, ou com o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. 2 Na impossibilidade, devidamente justificada, da aplicao do disposto no pargrafo anterior, o rgo ou entidade promover a contratao da prestao de servios por pessoa jurdica, que constituir junta mdica especificamente para esses fins, indicando os nomes e especialidades dos seus integrantes, com a comprovao de suas habilitaes e de que no estejam respondendo a processo disciplinar junto entidade fiscalizadora da profisso." "Art. 243. ................................................................. ................................................................................

7o Os servidores pblicos de que trata o caput deste artigo, no amparados pelo art. 19 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, podero, no interesse da Administrao e conforme critrios estabelecidos em regulamento, ser exonerados mediante indenizao de um ms de remunerao por ano de efetivo exerccio no servio pblico federal. 8o Para fins de incidncia do imposto de renda na fonte e na declarao de rendimentos, sero considerados como indenizaes isentas os pagamentos efetuados a ttulo de indenizao prevista no pargrafo anterior. 9o Os cargos vagos em decorrncia da aplicao do disposto no 7 podero ser extintos pelo Poder Executivo quando considerados desnecessrios." Art. 2 Ficam extintas as gratificaes a que se referem o item VI do Anexo II do Decreto-Lei n 1.341, de 22 de agosto de 1974, o item V do Anexo IV da Lei n 6.861, de 26 de novembro de 1980, o Anexo I do Decreto-Lei n 1.873, de 27 de maio de 1981, e o art. 17 da Lei n 8.270, de 17 de dezembro de 1991. 1 A importncia paga em razo da concesso das gratificaes a que se refere o caput deste artigo passa a constituir, a partir da publicao desta Lei e em carter transitrio, vantagem pessoal nominalmente identificada, sujeita exclusivamente a atualizao decorrente de reviso geral da remunerao dos servidores pblicos federais. 2 A vantagem a que se refere o pargrafo anterior no se incorpora aos proventos de aposentadoria e penses, extinguindo-se o seu pagamento na hiptese em que o servidor passar a ter exerccio, em carter permanente, em outra localidade no discriminada expressamente nas normas vigentes a poca de sua concesso. Art. 3 O art. 22 da Lei n 8.460, de 17 de setembro de 1992, passa a vigorar com a seguinte redao: "Art. 22. O Poder Executivo dispor sobre a concesso mensal do auxlioalimentao por dia trabalhado, aos servidores pblicos federais civis ativos da Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional. 1 A concesso do auxlio-alimentao ser feita em pecnia e ter carter indenizatrio. 2 O servidor que acumule cargo ou emprego na forma da Constituio far jus a percepo de um nico auxlio-alimentao, mediante opo. 3 O auxlio-alimentao no ser: a) incorporado ao vencimento, remunerao, provento ou penso; b) configurado como rendimento tributvel e nem sofrer incidncia de contribuio para o Plano de Seguridade Social do servidor pblico;

c) caracterizado como salrio-utilidade ou prestao salarial in natura. 4 O auxlio-alimentao ser custeado com recursos do rgo ou entidade em que o servidor estiver em exerccio, ressalvado o direito de opo pelo rgo ou entidade de origem. 5 O auxlio-alimentao inacumulvel com outros de espcie semelhante, tais como auxlio para a cesta bsica ou vantagem pessoal originria de qualquer forma de auxlio ou benefcio alimentao. 6 Considerar-se- para o desconto do auxlio-alimentao, por dia no trabalhado, a proporcionalidade de 22 dias. 7 Para os efeitos deste artigo, considera-se como dia trabalhado a participao do servidor em programa de treinamento regularmente institudo, conferncias, congressos, treinamentos, ou outros eventos similares, sem deslocamento da sede. 8 As dirias sofrero desconto correspondente ao auxlio-alimentao a que fizer jus o servidor, exceto aquelas eventualmente pagas em finais de semana e feriados, observada a proporcionalidade prevista no 6." Art. 4 As disposies constantes do Captulo V, Ttulo I, da Lei n 8.906, de 4 de julho de 1994, no se aplicam Administrao Pblica direta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como s autarquias, s fundaes institudas pelo Poder Pblico, s empresas pblicas e s sociedades de economia mista. Art. 5 Aos servidores ocupantes de cargo efetivo de advogado, assistente jurdico, procurador e demais integrantes do Grupo Jurdico, da Administrao Pblica Federal direta, autrquica, fundacional, empresas pblicas e sociedades de economia mista sero concedidos trinta dias de frias anuais, a partir do perodo aquisitivo de 1997. Art. 6 O servidor em licena para o desempenho de mandato classista em 15 de outubro de 1996 ter assegurada sua licena e garantida sua remunerao at o final do respectivo mandato. Art. 7 Os perodos de licena-prmio, adquiridos na forma da Lei n 8.112, de 1990, at 15 de outubro de 1996, podero ser usufrudos ou contados em dobro para efeito de aposentadoria ou convertidos em pecnia no caso de falecimento do servidor, observada a legislao em vigor at 15 de outubro de 1996. Pargrafo nico. Fica resguardado o direito ao cmputo do tempo de servio residual para efeitos de concesso da licena capacitao. Art. 8 Os contratos referentes concesso do auxlio-alimentao, em qualquer de suas formas, vigentes em 15 de outubro de 1996, sero mantidos at o seu termo, vedada a prorrogao.

Art. 9 Os Ministrios da Administrao Federal e Reforma do Estado e da Fazenda promovero a atualizao cadastral dos aposentados e dos pensionistas da Unio, que recebam proventos e penses conta do Tesouro Nacional, constantes do Sistema Integrado de Administrao de Pessoal SIAPE. 1 A atualizao cadastral dar-se- anualmente e ser sempre condio bsica para a continuidade do recebimento do provento ou penso. 2 Os aposentados e os pensionistas que no se apresentarem para fins de atualizao dos dados cadastrais, at a data fixada para o seu trmino, tero o pagamento de seus benefcios suspensos a partir do ms subseqente. 3 Admitir-se- a realizao da atualizao cadastral mediante procurao, nos casos de molstia grave, ausncia ou impossibilidade de locomoo do titular do benefcio, devidamente comprovados. Art. 10. A aposentadoria ou penso ser paga diretamente aos seus titulares, ou aos seus representantes legalmente constitudos, no se admitindo o recebimento por intermdio de conta corrente conjunta. Pargrafo nico. As procuraes podero ser revalidadas por igual perodo, no superior a seis meses, mediante ato do dirigente de recursos humanos do rgo ou entidade a que estiver vinculado o benefcio. Art. 11. O servidor colocado disposio do Sistema nico de Sade, na forma do disposto no artigo 20 da Lei n 8.270, de 17 de dezembro de 1991, ainda que investido em cargo em comisso ou funo de confiana no mbito daquele Sistema, ter a remunerao relativa ao cargo efetivo por conta do rgo ou entidade de origem. Pargrafo nico. A colocao de servidor disposio do Sistema nico de Sade ser formalizada mediante Portaria publicada no Dirio Oficial da Unio. Art. 12. O Poder Executivo regulamentar o disposto nos arts. 9 e 10 desta Lei. Art. 13. O Poder Executivo far publicar no Dirio Oficial da Unio, no prazo de trinta dias, aps a publicao desta Lei, texto consolidado da Lei n 8.112, de 1990. Art. 14. Os arts. 2 e 152 da Lei n 2.180, de 5 de fevereiro de 1954, passam a vigorar com as seguintes alteraes: "Art. 2 .................................................................... ...............................................................................

6 Os Juzes Militares, referidos na letra "b" do caput deste artigo, tero mandato de quatro anos, podendo ser reconduzidos, respeitado, porm, o limite de idade estabelecido para a permanncia no servio pblico. ................................................................................ 9 Os Juzes Civis, referidos na letra "c" do caput deste artigo, conservar-seo em seus cargos at atingirem a idade limite para permanncia no servio pblico." "Art. 152. ................................................................. Pargrafo nico. O perodo de trinta dias, contado a partir do primeiro dia til do ms de janeiro, ser de frias para o Tribunal, que somente se reunir para assuntos de alta relevncia, por convocao extraordinria do Juiz-Presidente." Art. 15. Fica extinta a incorporao da retribuio pelo exerccio de funo de direo, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comisso ou de Natureza Especial a que se referem os arts. 3 e 10 da Lei n 8.911, de 11 de julho de 1994. 1 A importncia paga em razo da incorporao a que se refere este artigo passa a constituir, a partir de 11 de novembro de 1997, vantagem pessoal nominalmente identificada, sujeita exclusivamente atualizao decorrente da reviso geral da remunerao dos servidores pblicos federais. 2 assegurado o direito incorporao ou atualizao de parcela ao servidor que, em 11 de novembro de 1997, tiver cumprido todos os requisitos legais para a concesso ou atualizao a ela referente. Art. 16. Ficam convalidados os atos praticados com base na Medida Provisria n 1.573-13, de 27 de outubro de 1997, e na Medida Provisria n 1.595-14, de 10 de novembro de 1997. Art. 17. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 18. Ficam revogados o art. 1 da Lei n 2.123, de 1 de dezembro de 1953, o pargrafo nico do art. 17 da Lei n 4.069, de 11 de junho de 1962, o pargrafo nico do art. 3 da Lei n 5.645, de 10 de dezembro de 1970, o 2 do art. 2 da Lei n 5.845, de 6 de dezembro de 1972, os incisos III e IV do art. 8, o art. 23, os incisos IV e V do art. 33, o pargrafo nico do art. 35, os 1 e 2 do art. 78, o pargrafo nico do art. 79, o 2 do art. 81, os arts. 88, 89, o 3 do art. 91, o pargrafo nico do art. 101, os arts. 192, 193, asalneas "d" e "e" do art. 240 e o art. 251 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, o art. 5 da Lei n 8.162, de 8 de janeiro de 1991, o art. 4 da Lei n 8.889, de 21 de junho de 1994, os arts. 3 e 10 da Lei n 8.911, de 11 de julho de 1994. Braslia, 10 de dezembro de 1997; 176 da Independncia e 109 da Repblica.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO


Pedro Malan Antonio Kandir Luiz Carlos Bresser Pereira Este texto no substitui o publicado no D.O.U. de 11.12.1997

You might also like