You are on page 1of 6

ANAMNESE PR-OPERATRIO CIRURGIA DE MUDANADE SEXO (NOME TCNICO)

1. IDENTIFICAO Nome: Sexo: Endereo/telefone: Nvel de escolaridade: Mdico responsvel: Profisso/ocupao: Idade: Raa: E. civil:

2. HISTRIA DE SADE Relao paciente/ equipe mdica:


Se ele confia na equipe mdica geral, no psiclogo e no psiquiatra. A

confiana deve ser a base durante o processo clnico at a cirurgia e para que este paciente consiga falar sobre suas dvidas, contar sua histria sem se sentir recriminado. Expectativa/ adeso ao tratamento:

3. CONTEXTO ATUAL Estressores


Conhecer como este paciente est fisicamente e psiquicamente, pois o

estresse pode fazer parte deste processo, ainda mais por ser um procedimento que muda a vida completamente do (a). Relao sono/ viglia:
um instrumento que serve para balizar como este paciente est

(sintoma);

Alimentao:
um instrumento que serve para balizar como este paciente est

(sintoma);

4. HISTRIA PESSOAL Infncia e adolescncia:


O desenvolvimento de sua infncia e adolescncia so retratos sobre este

paciente: suas amizades, confiana, autoimagem, preconceitos e sofrimentos. Contexto atual:

Compreender como este paciente vem se constituindo psiquicamente, como se desenvolvem suas relaes sociais e afetivas, para assim consider-lo habilitado ao procedimento, uma vez que tal procedimento ser um marco na sua histria.

Histria/dinmica familiar:
A famlia sempre ser um ponto presente na histria de vida das pessoas,

portanto conhecer estas relaes so essenciais na anlise (como eles vem este membro e como o (a) paciente percebe sua relao familiar). Histria da vida reprodutiva:
Considerar se este (a) paciente tem filhos, pois o atendimento deve ser

voltado tambm sobre como este filho compreender a nova situao. Como ele tem se relacionado com seu filho. Relaes afetivas/ Amorosas e prticas sexuais:

O psiclogo deve saber o (a) paciente desenvolveu suas amizades e seus relacionamentos amorosos, bem como o (a) paciente se relaciona com seus amigos e com seus namorados (as), pois o apoio destas pessoas necessrio durante o processo inteiro (da deciso de fazer a cirurgia, a chegada ao hospital, o pr e o ps-cirrgico).

Estratgias de Sobrevivncia, auto-conceito /auto-imagem/ auto-estima: Psicologia: Sente-se envergonhado (a) ou aceita sua postura, sua cirurgia uma estratgia de defesa ou desejo verdadeiro de se mostrar como interiormente. Crenas religiosas:
Muitos pacientes tm uma orientao religiosa desde sua infncia e este

aspecto pode estar presente navida do (a) paciente, produzindo sentimentos de culpa e medo, por isso a Psicologia lidar com esta situao (desejo e a culpa) e reconhecer at que parte a religio do (a) paciente ou se foi introjetado pela famlia.

5. CARACTERSTICAS

GERAIS

OBSERVADAS

DURANTE

ATENDIMENTO (fluncia verbal/ tom de voz/ ritmo de fala; postura corporal/ motricidade; estados emocionais/ humor): Devem ser observados, pois servem como parmetros entre o que a pessoa fala e o que mostra com o corpo.

ANAMNESE PS-CIRRGICA CIRURGIA DE MUDANADE SEXO (NOME TCNICO)

1. IDENTIFICAO:

Nome: Sexo: Endereo/telefone: Nvel de escolaridade: Mdico responsvel: Data da atual internao: Alta: Profisso/ocupao: Raa:

Idade: E. civil:

2. HISTRIA DE SADE (estressores; relao sono/ viglia e alimentao): estou

achando que isso no aqui, talvez entre melhor na histria pessoal (estressores; relao sono/ viglia e alimentao).

Muitas vezes a relao sono/viglia e alimentao so reflexos de problemas vivenciados pelo paciente aps a cirurgia, como o medo do novo (como a sociedade passar a v-lo (a), a famlia, os novos preconceitos e sofrimentos que enfrentar). Ou se o (a) paciente est feliz em mostrar seu eu interior.

3. HISTRIA PESSOAL (contexto atual):

Dinmica familiar:

Saber como a famlia tem se portado com o nascimento desta pessoa, sua aceitao ou rejeio e os sentimentos que surgiro a partir do relacionamento familiar.

Relaes afetivas/ Amorosas e Prticas sexuais:

Se o paciente j teve relaes amorosas e sexuais, pois um aspecto que reflete como ele se sente (livre ou amedrontado pelo desconhecido)

Trajetria ocupacional: (ACHA NECESSRIO?) Estratgias de Sobrevivncia: Como a paciente se relaciona de maneira geral com a sociedade

Crenas religiosas: ? entra?

Auto-conceito /auto-imagem/ auto-estima:

A questo da auto-imagem e auto-estima so relevantes, pois um retrato fiel de como a paciente est se percebendo aps a cirurgia, para que assim a Psicologia possa prever ou evitar possveis consequncias negativas como a depresso, suicdio, entre outros.

4. CARACTERSTICAS

GERAIS

OBSERVADAS

DURANTE

ATENDIMENTO (fluncia verbal/ tom de voz/ ritmo de fala; postura corporal/ motricidade; estados emocionais/ humor): Este ponto esta em concordncia com os pontos acima, pois servem como parmetros entre o que a pessoa fala e o que mostra com o corpo.

5. OBSERVAES COMPLEMENTARES

You might also like