You are on page 1of 3

Sintese comparativa entre David Hume e Snell-Descartes

Vs.

Ren Descartes

David Hume

Descartes, um filosofo e matemtico do sc. XVI, tinha o projecto de reformular todo o sistema do saber do seu tempo, pois ele acreditava que este estava baseado em falsos prncipios e que estes se encontravam desorganizados. Ele ps em causa todos os conhecimentos que ele havia adquirido at ali, dos mais simples aos mais complexos, de maneira a testar a sua veracidade. Comeou por duvidar dos sentidos por vezes nos enganan (ex.: atravs das iluses de optica) e como tudo o que nos engana uma vez engarnarnos- sempre, ele colocou os conhecimentos empricos de lado, tornado bem clara a sua posio relativamente ao Empirismo. Depois duvidou da existncia do mundo fisico dizendo que toda a realidade que estamos a viver poder no passar de um sonho, afirmando que uma vez que os sonho por vezes so to semelhantes realidade ento nada nos garania que os sabiamos distinguir da realidade. No terceiro e ultimo estado de dvida ele chega mesmo a duvidar da veracidade dos conhecimentos matemticos argumentando com a existncia de um Deus enganador que nos criou com uma mente que nos induz a erros. Mas mais tarde, aps todos estes estados de dvida, ele chegou primeira verdade: a existncia de um eu pensante. Foi o primeiro conhecimento que ele alcanou apenas atravs da razo e sobre o qual no existia qualquer dvida, pois para duvidar dele era necessrio recorrer ao tal eu pensante. Depois de provar a existncia de um Deus bom e perfeito e assim por de lado a existncia de um Deus enganador ele atribuiu total confiana razo humana e considera-a a unica maneira totalmente fivel de adquirir conhecimentos verdadeiros.

Uns sculos mais tarde, o Empirista David Hume defendia que todos os conhecimentos provinham dos sentidos.Segundo ele, durante o ato de conhecer algo, primeiro temos a impresso ( experincia daquilo que estamos a conhecer ) e dessa impresso ficamos com a ideia ( fraca reproduo mental das impresses) do objecto conhecido.

Sendo Descartes um Dgmtico ( afirmava a existncia de verdades absolutas e objetivas), este afirma, atravs da razo, conhecemos a realidade em si mesma e que este conhecimento independente do sujeito que o adquire e no tem por base qualquer experiencia ( Realismo). Por outro lado, Hume afirmava que nunca conhecemos verdades absolutas ( denotando a sua viso Ceptica do mundo) e por isso segue a corrente filosfica do Idealismo. Esta corrente defende que q realidade que conhecemos apenas uma interpetao subjectiva da verdadeira realidade e por isso no podemos concluir nenhuma verdade objectiva atravs dos factos obtidos pela experiencia. Contrriamente a Descartes, que as utilizou como prova para a existncia de um Deus bom e perfeito, Hume no aceitava as ideias inatas ( ideias que se encontram gravadas na nossa mente desde que nascemos sem termos tido qualquer experiencia dessa ideia). Mas por outro lado admitia ideias provinientes da nossa imaginao, qu por definio a nossa capacidade racional de estabelecer ligaes entre ideias formando uma nova, que pode ou no existir na realidade. Por exemplo somos capazes de pensar num elefante cor-de-rosa, pois j tivemos a impresso de um elefante e a impresso da cor cor-de-rosa e a ideia do elefante corde-rosa surge da juno destas duas j existentes na nossa mente. Tendo em conta que a definio de conhecimentos priori o conhecimento que no depende da experiencia d para perceber que Descartes admitia este tipo de conhecimentos pois estes provinham inteiramente da razo. Hume, por seu lado, no os admitia. J em relao aos conhecimentos posteriori ( dependem da experiencia) d-se o posto, isto , Hume aceita e Descartes no.

Podemos dizer que um conhecimento associado a uma relao de causalidade um conhecimento priori, uma vez que nesta relao, antes de efetuarmos a experiencia j sabemos o resultado. Assim podemos afirmar que Descarte aprovava a ideia de causalidade, enquanto que Hume no. O ultimo filosofo justifiva-se dizendo que numa relao de causalidade, apenas temos a impresso do efeito e da causa, mas no da relao existente entre elas, sendo esta o resultado do hbito. Por exemplo, se estamos habituados a que sempre q ocorre A tambm ocorre B, ento assuminos racionalmente que B o efeito e que A a causa desse efeito. Para alm disso, a ideia de causalidade prev o futuro, o qual na prespectiva de Hume no era possivel ter impresses, pois no temos o poder de saber se os acontecimentos futuros vo acontecr da mesma maneira que os passados, logo no temos qualquer conhecimento do futuro. Ainda relacionado com o conceito de causalidade, Hume ao contrrio de Descartes, tambm assumia os conhecimentos centificos e afirmava que estes eram conhecimentos que precediam da experiencia, ao contrrio dos matemticos, que so puramente demonstrativos e racionais. Quanto sua objectividade, Hume dizia que, visto que estes conhecimentos na sua grande maioria derivam de ideias ligadas a relaes de causalidade e que estas ideias provinham apenas de relaes provveis entre vrios acontecimentos, estes conhecimentos centificos no era totalmente certo e crediveis. Outro aspecto em que estes dois filosofos diferem na sua opinio em relao metafisica. Sabendo que o seu objecto de estudo a realidade existente para l do nosso mundo fisico, podemos logo concluir que Hume no aceitava esta temrica, pois como j sabemos para este filosofo tudo se baseia na experiencia e impossivel ter uma experiencia daquilo que no pertence ao nosso mundo fisico. J por outro lado, Descartes acreditava absolutamente e aprovava a metafisica, uma vez que esta tem por base apenas a razo e no tem nada que ver com atividades empiricas. Uma prova da sua aprovao desta temtica facto de ele acreditar e provar de uma maneira puramente racional e atravs do conceito de inatismo a existencia de Deus.

You might also like