You are on page 1of 7

desgnio

7 jul.2011

O PATHOS TRGICO DE AQUILES


Victor Sales Pinheiro*

PINHEIRO, V. C. (2011). O pthos trgico de Aquiles. Archai n. 7, jul-dez 2011, pp. 87-93. RESUMO: Concentrado na Ilada, de Homero, este artigo examina a possibilidade de se considerar trgico o destino de Aquiles, pela finitude de sua condio mortal. A estrutura da tica herica grega, da imortalizao potica dos guerreiros virtuosos, questionada por Aquiles, cuja ira e dvida determinam o futuro da guerra. Este artigo apresenta tambm a diferena entre os conceitos de trgico e de tragdia, a fim de entender a dimenso trgica na epopia, sem confundi-la com o gnero literrio da tragdia, que a sucedeu. PALAVRAS CHAVE: PALAVRAS CHAVE: Aquiles, Trgico, Tragdia, Moralidade, tica Herica.
* Mestre em Filosofia Antiga pela PUC-RIO e Doutorando em Filosofia Hermenutica pela UERJ. E-mail: vvspinheiro@yahoo.com.br.

Sempre viver em tristeza, eis a sorte que os deuses eternos de descuidada existncia aos mortais infelizes dotaram. Aquiles Ilada, XXIV, 525-6 I

A leitura da Ilada deixa aos leitores uma


afeco densa, uma impresso forte da gravidade da ira de Aquiles. H na apresentao pica de Homero uma tenso trgica ao expor o drama de Aquiles? Se seguirmos a conceituao de Emil Staiger de que o gnero pico pode ser compreendido como apresentao e o trgico como tenso, esse reconhecimento no nos levaria a uma convergncia dos gneros no caso da Ilada? Certamente no se trata de definies estanques, o que nos impediria de uma aproximao apropriada das obras literrias. At que ponto podemos ver em Aquiles, o grande heri da guerra de Tria, um personagem trgico? De que maneira o seu conflito interior, as consequncias de sua ira, sua sucumbncia hybris o fazem trgico? A perda de seu amado

TRAGI PATHOS GIC THE TRAGIC PATHOS OF ACHILLES

ABSTRACT: This paper analyzes the possibility of considering the destiny of Achilles, in Homers Iliad, as a tragic one, because of the finitude of his mortal condition. Outraged and doubtful, Achilles doubts the structure of heroic ethics, the idea of poetics immortalization of the warriors virtue, and his anger will determine the future of the war. This paper also examines the difference between the concepts of tragic and tragedy, to understand the tragic character of the epic, without confound it with the literary gender of tragedy, that came after Homer. KEYWORDS: Achilles, Tragic, Tragedy, Mortality, Heroic Ethics.

87

Ptroclo, a celeuma causada entre os Deuses, enfim, no mergulhou ele mesmo num desgraado e fatdico infortnio, o qual poderamos denominar trgico? Lesky j notara, em A tragdia grega, que a questo relativa aos germes do trgico nas duas epopias suscita enorme interesse, tratando-as como um preldio objetivao do trgico. Carlos Alberto Nunes endossa tal concepo, vendo em Homero o verdadeiro precursor da tragdia, principalmente pelos versos que epigrafam este escrito. Trajano Vieira tambm aponta o carter dramtico e trgico do poema. De fato, primeiramente, precisamos discernir a noo de trgico do conceito de tragdia, sendo esta o gnero dramtico e aquele uma cosmoviso, um modo de compreender e lidar com os problemas da existncia humana. Tal diferenciao leva Roberto Machado a nos elucidar a inexistncia de uma filosofia do trgico entre os gregos, que desenvolveram somente uma potica da tragdia, ou seja, uma anlise literria e formal da mesma. Seria preciso esperar at Schelling para o advento de uma filosofia do trgico propriamente dita. Convm reproduzir as esclarecedoras palavras de Roberto Machado:
Construo eminentemente moderna, a originalidade dessa reflexo filosfica, com relao ao que foi pensado at ento, se encontra justamente no fato do trgico aparecer como uma categoria capaz de apresentar a situao do homem no mundo, a essncia da condio humana, a dimenso fundamental da existncia.

uma reflexo mais acurada sobre a essncia do trgico, pela caracterizao da origem mimtica e o efeito catrtico da tragdia. De fato, as tragdias gregas originam a viso trgica do mundo, pois foi propriamente de sua interpretao pelos filsofos alemes que se chegou a tal elaborao conceitual. A anlise poetolgica da tragdia realizada por Aristteles, centrada no conceito de mmesis, divide as formas literrias de acordo com os meios, os objetos e os modos que elas se utilizam para reproduzir a natureza. A noo de mmesis em Aristteles no denota uma mera cpia ou imitao da realidade, urge salientar, porm uma assimilao da capacidade produtiva da natureza que a arte absorve para reproduzir, recriar o mundo, imitando a natureza, portanto, na sua faculdade criativa. Deste modo, a tragdia ser conceituada no captulo VI da Potica, como a
imitao de uma ao de carter elevado, completa e de certa extenso, em linguagem ornamentada e com vrias espcies de ornamentos distribudas pelas diversas partes [do drama], [imitao que se efetua] no por narrativa, mas mediante atores, e que, suscitando terror (phobos) e piedade (eleos) tem por efeito a purificao (catarse) dessas emoes.

No captulo anterior Aristteles havia diferido a tragdia da epopia pelo metro nico e forma narrativa, sublinhando, contudo, a semelhana de ambas no que concerne imitao de homens superiores, e que todas as partes da poesia pica se encontram na tragdia, mas nem todas as da poesia trgica intervm na epopia. No captulo XXIV, so diferenciadas, mais uma vez, pela extenso e mtrica. No entanto, convm notar que estamos diante de diferenciaes formais, que resultam na separao categorial de tragdia e epopia, visto que esta se d de forma narrativa e aquela dramtica. O que nos interessa, para nosso intuito de saber se h tragicidade em Aquiles, o contedo especfico do trgico em sua vida, em suas decises; todavia, pode-se perguntar se a sua

O que difere esta concepo filosfica do trgico da anlise literrio-aristotlica da tragdia que h uma valncia ontolgica nesta especulao moderna, uma interpretao da tragdia como iluminadora do sentido ltimo do prprio ser, da totalidade dos entes, de tudo o que existe, ao passo que a potica de Aristteles no pode ser entendida como uma ontologia, ainda que possa, como acena Lesky, apontar para

88

desgnio

7 jul.2011
desventura nos purifica catarticamente as emoes pelo medo e compaixo, a fim de se ter um julgamento da tragdia de Aquiles tambm com os critrios aristotlicos. Questionamo-nos, posto de outro modo, se da linguagem pica, para alm da apresentao e exposio da ira de Aquiles, no se depreende sua tenso dramtica estarrecedora, capaz de nos afetar, nos clamar o ntimo do ser, nos mover os nimos , pois somente quando temos a sensao do Nostra res agitur, quando nos sentimos atingidos nas profundas camadas de nosso ser, que experimentamos o trgico. II A essncia do trgico pode ser compreendida atravs das palavras de Goethe, que o define como uma contradio inconcilivel, insuscetvel de ser resolvida por qualquer via, ou seja, o conflito trgico total e absolutamente insolvel. Ora, o que concede tal dimenso ao drama de Aquiles, extensivo condio humana como tal, o reconhecimento trgico de sua mortalidade, a miserabilidade de toda sua atividade diante da inegocivel finitude de sua existncia. Tal reconhecimento se d de forma radical quando se estabelece o abismo intransponvel entre mortais e deuses sempiternos. Como diz Trajano Vieira, a presena do parmetro olmpico acentua o carter trgico do poema, evidenciando, de certo modo, a insignificncia dos conflitos humanos. Eis Aquiles lamentando dolorosamente sua condio mortal:
Me, j que vida de to curto prazo me deste, seria justo que ao menos tivesse honras muitas de Zeus poderoso que no alto troa! (Ilada I, 352-350)

medida em que o esplendor luminoso da vida valorizado. Como anttese radical da vida, a morte implica a nulificao da existncia, a nadificao de tudo, a escurido do Hades, que , filosoficamente, a privao do ser. A morte , portanto, sobretudo uma meontologizao trgica que extirpa a glria do viver e do ver em sua plenitude. A poesia pica mesmo a glorificao apotetica da suntuosidade da vida, pois, como explica Auerbach, a alegria pela existncia sensvel tudo para eles [os poemas homricos], e a sua mais alta inteno apresentar-nos esta alegria... [para que] nos alegremos ao v-los gozando o seu presente saboroso... A vida como a a beleza esplendorosa da luz do Sol (Odissia XI, 498), contraposta escurido da morte. A vida associada possibilidade de gozar a beleza luminosa da existncia e a morte tida como a sua privao indeclinvel, que escurece a viso e o gozo das delcias da luz (Odissia IV, 833; XV, 349) Diante da intensa profuso de energia que poreja da vida, Aquiles deseja conserv-la, almeja a imortalidade como perpetuao de sua existncia prazerosa. Mas a que tipo de imortalidade pode aspirar um mortal? Eternidade potica, a pica exatamente a perpetuao dos feitos hericos dos grandes guerreiros, a fim de imortaliz-los para as geraes vindouras, consoante o ideal educativo de formao moral da epopia, em que o arqutipo do heri plasma o modelo mximo de virtude a ser seguido. Sobrepor-se ao tempo, sobrepujar a fugacidade aniquiladora da condio humana pelo ingresso na atemporalidade potica do canto dos aedos o objetivo do herosmo homrico. A poesia o meio de vencer a morte e eternizar-se na memria de seu povo, educandoo, formando-lhe o carter. Para tanto, faz-se necessrio alcanar a glria nesta brevssima e fugaz guerra da vida. E eis que surge o drama de Aquiles que teve sua honra usurpada pelo arrogante Agammnone, ao ter lhe roubado a bela escrava Brisida, pelo que decide renunciar guerra, privando-se da prpria possibilidade de atualizar suas virtualidades hericas. Queixa-se amargamente sua me:

Note-se que sua dor agravada pelo fato de descender de uma imortal, de t-la como modelo de perfeio e plenitude, o que lhe refora a inferioridade e misria de sua condio. Quisera ele, dolorosamente, ser imortal. A morte, na cosmoviso da cultura homrica, tida como algo absolutamente negativo, na exata

89

Ele [Zeus], no entanto, de todo de mim no se importa pois consentiu que o potente senhor, de Atreu filho, Agammnone, me desonrasse; meu prmio tomou, de que ufano, se goza. (Il. I, 350-356)

Tanto ao ocioso, que ao mais esforado, iguais prmios so dados; as mesmas honras se outorgam ao fraco e ao heri mais galhardo. Morre da mesm ativo e o esforado guerreiro. Vde! Nenhuma vantagem me veio de tantos

Irado, Aquiles tem a trgica liberdade de decidir seu destino, de se precipitar na guerra, morrer jovem e alcanar a glria eterna na poesia, ou neg-la e viver por mais tempo. Essa conscincia da ambivalncia e ambiguidade de sua condio, como homem mortal e como guerreiro que pode conquistar a imortalidade, o dilacera e fragmenta, e marca de tragicidade o seu destino. Sua sina confunde-se com a de toda Hlade, nela repousa o desfecho, trgico ou pico, da guerra, movimentando toda a tessitura dramtica da epopia, afetando e impulsionando, inclusive, a reao de Zeus:
Ttis, a deusas de ps argentinos de quem fui nascido, j me falou sobre o dplice Fado que Morte h de dar-me; se continuar a lutar ao redor da cidade de Tria, no voltarei mais ptria, mas glria hei de ter sempiterna; se para casa voltar, para o grato torro de nascena, da fama excelsa hei de ver-me privado, mas vida mui longa conseguirei, sem que o temor da Morte mui cedo me alcance. (Ilada IX, 410-416)

trabalhos, a pr em risco a existncia nos mais temerosos combates. (Ilada IX, 315-322)

A todos vs quero dar o conselho, tambm, de embarcardes E para a ptria seguirdes... (Ilada IX, 417-418)

Na inconsolabilidade da morte por qualquer causa radica o trgico da finitude humana, que no compensado nem pela imortalizao potica dos seus feitos, a qual concederia glria ao seu nome, tornando-o como um Deus para os gregos (Il. IX, 603).
A minha vida, sem dvida, vale bem mais do que quanto dizem que Tria possua, a cidade de belo traado, (Ilada IX, 401-402)

Uma vez consumada a vida anula-se para sempre, e nada, nem o sentido transcendente da moral guerreira, pode justificar o seu fim, ainda que inevitvel.
mas a alma humana, uma vez escapada do encerro dos dentes, no mais se deixa prender, sem podermos, de novo, ganh-la. (Ilada IX, 408-409)

Tal abertura de possibilidades, que afasta o determinismo fatdico do destino, o que impediria a tragicidade da situao, caracteriza a dimenso dolorosamente trgica de Aquiles, que questiona radicalmente a estrutura mesma que alicera a sua vida, i.., a tica herica ao exortar seus amigos, que o admoestavam em embaixada para voltar guerra, a recusarem a torpeza blica, investindo no retorno para casa, posto que vo e vil a glria dos guerreiros, que morrem igualmente aos dbeis, defendendo que melhor a longevidade e tranquilidade do lar.
Nem Agammnone, certo, nem outro qualquer dos Aquivos, conseguir convencer-me, pois graa nenhuma me veio de meu esforo incessante ao lutar contra os nossos inimigos.

Na Odisseia, Aquiles reafirma a viso negativa da morte, desprezando a grandeza de ser heri e louvado por todos. Nada compensa, ratifica-o, a inegocivel nulidade da morte.
Ora no venhas, solerte Odisseu, consolar-me da Morte, pois preferiria viver empregado em trabalhos do campo sob um senhor sem recursos, ou mesmo de parcos haveres, a dominar deste modo nos mortos aqui consumidos. (Odissia XI, 489-491)

O que resta da morte no seno o corpo a servir aos ces e ao pasto das aves. (Il. I, 1-5)

90

desgnio

7 jul.2011
III No fim do segundo dia de luta, encontramse os aqueus amedrontados e reticentes quando ao destino da guerra. Lutavam sem Aquiles, o maior de seus guerreiros, tinham os Troianos s portas do muro que acabara de forjar em recuo. Agammnone, chefe maior dos argivos, que causara o conflito que retirou Aquiles do combate, prope, choroso, a volta aos lares, posto que a runa j aparecia no horizonte. Os cantos IV-VIII demonstraram as conseqncias da ira de Aquiles, a luta desastrosa e a derrota. da sapincia oriunda da experincia do velho Nestor, prudente ancio, que surge a idia de tentar a reconciliao com Aquiles, embasado na autoridade de sua velhice. (Ilada IX, 112-113) No episdio da embaixada a Aquiles, no canto IX, as conseqncias funestas da sua ira so patenteadas, assim como o seu estado de esprito, sua introspeco dubitativa e melanclica, que o faz soar na ctara, tal um aedo, os feitos gloriosos dos heris (Ilada IX, 189). Em clara nostalgia e inquietude moral, rev e questiona no s como deve agir, mas a vida como um todo, a sua validade diante da inexorabilidade da morte. O problema central de sua ira, fora motriz de todo o poema, que ela causa da possvel dissipao de todo o exrcito aqueu. Ou seja, a sua ao tem consequncias para todo o povo argivo. E precisamente isto faz inarredavelmente trgico o seu destino.
Narra-me a Clera deusa! funesta de Aquiles Pelida, Causa que foio de os Aquivos sofrerem trabalhos sem conta E de baixarem para o hades as almas de heris numerosos E esclarecidos, ficando ele prprios aos ces atirados E como pasto das aves, (Ilada I, 1-5) The length and the complexity of the treatment in the Iliad of the wrath of Achilles, which doubtless was original in giving the old theme of heroic anger a new and tragic turn, needed a new richness of psychological vocabulary to explain, or to make Os heris homricos no so joguetes passivos entregues aos caprichos dos deuses. O destino no determina a ao dos homens em todos os seus detalhes. Deixa-lhes um espao em que podem escolher livre e responsavelmente. E neste espao que se torna possvel a ao herica. O heri ativo por definio. (...) O heri pico escolhe at mesmo o inevitvel, a morte. Aquiles escolhe morrer moo, entrando voluntariamente na luta para matar Heitor, o matador de seu amigo, Ptroclo. (...) E na escolha livre o heri se eleva em toda a sua grandeza pica.

materiais, sente-se intimamente vilipendiado, e a sua honra no se recuperaria assim to facilmente. Foi necessria a conseqncia mais funesta de sua deciso trgica para faz-lo retornar guerra e, decididamente, morrer jovem: a morte, intransigente e inegocivel, portanto trgica, de seu amado Ptroclo. A liberdade de Aquiles na bifurcao dramtica de sua deciso desempenha uma caracterstica fundamental para que possamos denomin-lo trgico. Explica-o Donaldo Schueler:

Aquiles trgico, tambm, no modo de falar, de exprimir o seu conturbado e irado nimo. Trgico aqui pode ganhar conotaes de extremado, afetado alm da normalidade, extraordinrio. As anlises filolgicas de Jaspers Griffin sobre a especificidade da linguagem de Aquiles mostramno, na maneira de se expressar, totalmente enraivecido e irado, insuscetvel de ser dobrado, nem mesmo pelos amigos que o visitaram na embaixada, refutando-lhes os presentes oferecidos. Convm transcrever uma decisiva passagem do estudo deste helenista:

As recompensas que a embaixada lhe oferta so rejeitadas, energicamente, por Aquiles. Irresoluto, no lhe interessa os benefcios

credible, the refusal of the hero of this poem to behave like other traditional heroes, accept presents, and come back to the battle.

91

Aquiles o personagem que se expressa como palavras as mais violentas e explosivas, segundo a anlise de Griffin, o que denota a ebulio de sua agonia trgica. O que exacerba o seu drama , ainda, a inevitvel convivncia de suas decises com as atitudes dos outros personagens, deuses inclusive. Este encadeamento de aes de diversos personagens, que pressupe uma costura em que diversas linhas se entrecruzam, redirecionandose mutuamente numa pletora de influncias e tendncias, eleva a Ilada por sobre o gnero pico, que segundo Snell, marcado pela fluidez sbria de uma corrente sucessiva de elos que aponta para seu caminho natural. Nota Lesky:
Tambm em Homero h partes em que elos se sucedem. Porm o que especialmente eleva a Ilada categoria de grande obra de arte, o que a levanta acima do tpico estilo pico e faz com que seus autores dem os primeiros passos em direo tragdia, no a formao da cadeia, mas o encadeamento, dos acontecimentos, das personagens e suas motivaes.

Mais grave infortnio impossvel mesmo que a nova me viesse de haver meu bom pai falecido... ou se meu filho morrer, que em Esciro est sendo criado... (Ilada XIX, 321-327)

A morte deseja veemente, nada lhe restituir a felicidade do convvio com o amigo. Que se precipite logo o seu destino prenunciado pela me, a morte, pois que no lhe compraz viver sem o amado.
Que seja logo, uma vez que no pude servir para nada ao companheiro querido; morreu mui distante da ptria, sem ter-me ao lado no instante que mais precisava de amparo. (Ilada XVIII, 98-100)

A tamanha e irremedivel dor, de que se sentia diretamente responsvel, nem as divinas lgrimas de seus cavalos a puderam abrandar.
Ao verem Ptroclo morrer to jovem, ( em todo o

E eis que sucede a mais grave e irremedivel conseqncia trgica da vida de Aquiles, a morte de seu venerado amigo Ptroclo. Sim, por sua mais terrvel responsabilidade, o havia enviado com sua armadura para lutar em seu lugar, o que caracteriza o carter trgico de sua ao, cujo resultado o afoga no pranto da dor. Nem a perda do pai, nem a do filho lhe trariam tanta amargura.
Sim, minha me, verdade que o Olmpio me fez tudo isso; mas, que prazer posso eu ter, se perdi o mais caro dos scios, Ptroclo, o amigo que acima de todos prezava, estimando-o como a mim prprio? (Ilada XVIII, 79-82) que ningum venha falar-me em tomar alimento ou bebida, pois infinito o infortnio que nesta hora me oprime. Hei de agentar a fadiga at ver o Sol claro afundarse (Ilada XIX, 306-308)

seu vigor e bravura sem par, os cavalos de Aquiles puseram-se a chorar. A imortal natureza deles se insurgia contra o feito de morte a que assistia. ( Sacudiam as cabeas, as longas crinas agitavam, e, pisoteando o cho com os cascos, pranteavam Ptroclo, a quem ali percebiam inerme, aniquilado - cadver ora desprezvel - o esprito evolado - indefeso - sem sopro de vivente - exilado, da vida, no grande Nada novamente.

O pranto dos seus cavalos imortais fez pena a Zeus. No casamento de Peleu, disse, irrefletido foi o gesto meu; inditosos cavalos, melhor fora, creio, no vos ter dado. Que fareis l no meio da msera humanidade que joguete da Sorte? Vs, a quem velhice no ronda nem espreita morte, infortnios fugazes padeceis. s suas dores os homens vos prendem. - Mas as lgrimas suas pelo eterno, sem remisso jamais, infortnio da morte vertiam os dois nobres animais. (Os Cavalos de Aquiles, K. Kavfis)

92

desgnio

7 jul.2011 Referncias Bibliogrficas Fontes


ARISTTELES. Potica. Trad. Eudoro de Souza. 4. ed. So Paulo, Nova Cultural, 1991 (Os Pensadores; v. 2) HOMERO. Ilada. Trad. Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro, Ediouro, 2005. _______. Odissia. Trad. Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro, Ediouro, 2002. KONSTAN, D. (2005) A amizade no mundo clssico. Trad. Marcia Epstein Fiker. So Paulo, Odysseus. LESKY, A. (2006) A tragdia grega. Trad. Jac Guinsburg, Geraldo Gerson de Souza e Alberto Guzik. 4 edio. So Paulo, Perspectiva. MACHADO, R. (2006) O nascimento do trgico: de Schiller a Nietzsche. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor. NUNES, C. A. (2005) A questo homrica. In. HOMERO, Ilada. Trad. Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro, Ediouro, pp.7-55 SCHUELER, D. (2004) A construo da Ilada. Uma anlise de sua elaborao. Porto Alegre, L&PM. SNELL, B. (2005) A cultura grega e as origens do pensamento europeu. Trad. Prola de Carvalho. So Paulo, Perspectiva. STAIGER, E. (1997) Conceitos fundamentais da potica. Trad. Celeste Ada Galeo. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro. VIEIRA, T. (2001) Introduo Ilada de Homero. Trad. Haroldo de Campos. So Paulo, Mandarim. pp.9-28.

Demais referncias
AUERBACH, E. (2007) Mmesis: a representao da realidade na literatura ocidental. So Paulo, Perspectiva GRIFFIN, J. (1986) Homeric words and speakers. Journal of Hellenic Studies CVI. JAEGER, W. (2003) Paidia. A formao do homem grego. Trad. Artur Parreira. So Paulo, Martins Fontes. KAVFIS, K. (2006) Poemas. Trad. e apresentao Jos Paulo Paes. Rio de Janeiro, Jos Olympio Editora.

Recebido em dezembro de 2010, aprovado em julho de 2011.

93

You might also like