You are on page 1of 12

Autogesto, disciplina no trabalho e o "direito preguia"

Lia Tiriba * Quando os trabalhadores tornam-se os proprietrios dos meios de produo, qual o sentido do trabalho? Que tipo de disciplina necessrio para construo de relaes econmico-sociais que possam, de alguma maneira, contrariar a lgica do capital? Na prtica, como os trabalhadores associados concebem o que denominam autogesto? Reproduzir depoimentos e, em especial, alguma queixas dos trabalhadores associados nos ajudam a trazer tona os impasses vividos no interior das fbricas que, a partir da dcada de 1980, vm sendo ocupadas e/ou apropriadas pelos seus exfuncionrios. Neste horizonte, o objetivo deste artigo , a partir das contribuies do materialismo histrico, refletir sobre o rduo processo de criar e recriar uma nova disciplina no trabalho - conceito este a ser apreendido na sua historicidade. Sinalizamos que, sendo as experincias dos trabalhadores tecidas no interior da sociedade capitalista, a conquista do direito propriedade (agora no mais individual, mas coletiva) pode trazer embutido o direito preguia e, mesmo, o direito ao notrabalho como direitos inerentes propriedade individual dos meios de produo. Dialogando com Paul Lafargue sobre a dicotomia trabalho-cio imposta pelo capital e partindo do pressuposto gramsciano de que disciplinar-se tornar-se independente e livre, enfatizamos que a produo associada representa a possibilidade dos trabalhadores recriarem o trabalho; no entanto, preciso compreender os limites da gesto operria, tendo em conta as condies objetivas e subjetivas da sociedade de classes. 1. Trabalho: uma "estranha loucura" ? Trabalhem proletrios, trabalhem para aumentar a fortuna social e as vossas misrias individuais, trabalhem, para que, ficando mais pobres, tenham mais razes para trabalhar e ser miserveis. (Lafargue 1977:25) Denunciando que os Direitos do Homem no representam outra coisa seno os direitos da explorao capitalista, em 1883, Lafargue anuncia o seu Direito Preguia. Assim como a burguesia, que vive do sobreconsumo graas apropriao do trabalho alheio, tambm o proletariado tem o
Professora da Faculdade de Educao da Universidade Federal Fluminense- UFF- RJ, pesquisadora do NEDDATE Ncleo de Estudos, Documentao e Dados sobre Trabalho e Educao. Autora do livro Economia popular e cultura do trabalho: pedagogia(s) da produo associada (Unijui, 2001) e co-autora (com Iracy Picano) do livro Trabalho e educao: arquitetos, abelhas e outros teceles da economia popular solidria (Idias & Letras, 2004).
*

2 "direito `a preguia". Por que o proletariado precisa abdicar do mundo dos prazeres? Porque precisa trabalhar tanto se a prpria maquinaria capaz de trabalhar por ele? (...) a paixo cega, perversa e homicida do trabalho transforma a mquina libertadora em instrumento de servido dos homens: sua produtividade empobrece-os. Uma boa operria faz com um fuso apenas cinco malhas por minuto, certos teares circulares de tricotar fazem mil no mesmo espao de tempo. Cada minuto da mquina equivale, pois, a cem horas do trabalho do operrio; ou ento cada minuto de trabalho proporciona operria dez dias de descanso. (Lafargue, 1977: 33-34 ) Mas ao invs de prolongar o tempo de descanso, o operrio dobra o tempo de trabalho como se quisesse rivalizar com a mquina. Oh, que concorrncia absurda e assassina, diz ele. Analisa que, no capitalismo, o trabalho est na origem de toda uma degenerescncia intelectual e de toda deformao orgnica. um mal, uma estranha loucura que atormenta a humanidade. A nova ordem moral capitalista veicula a dignidade e o enobrecimento do homem atravs do trabalho, assim o sentimento e a paixo ao trabalho so a origem de todas as misrias sociais (Lafargue, 1977: 11-15). Para que tanto trabalho? preciso que o ser humano retome seus instintos naturais: os instintos do lazer e da preguia. O trabalho, diz ele, pode se tornar condimento ao prazer da preguia se houver a diminuio da jornada das mquinas de carne e osso, se regulamentado e limitado a um mximo de trs hora por dia(idem :30). Trs horas por dia? Da casa fbrica, da fbrica casa e l se foi o dia inteiro... todos os dias. Os trabalhadores reivindicam a diminuio da jornada de trabalho. O aumento do tempo livre, insistentemente defendido por Marx e Engels em meados do Sculo XIX, continua como uma bandeira de luta permanente do movimento sindical. Se por um lado a diminuio da jornada para 44 horas ou para 35 horas semanais, como no caso da Frana, representam uma vitria para os trabalhadores, por outro lado, com a intensificao do trabalho, promovida pelas novas tecnologias de produo e gesto do trabalho, contribui para extrair da fora de trabalho o mximo de energia, garantindo assim a produo de, cada vez, mais mais-valia relativa. De acordo com os valores propagados pela burguesia, a vadiagem e a cera no so coisas de trabalhador, mas de malandro-trabalhador. A malandragem uma tpica caracterstica de quem, por no conseguir se ajustar sociedade capitalista, vive margem do mundo do trabalho... vive de cio. O bom trabalhador aquele que no perde o trem da Central, aquele que chega cedo no batente e, como cidado que cumpre seus deveres, contribui para o bom andamento da empresa. Sendo assim, direito preguia um direito que o trabalhador deve realizar quando toca o apito da fbrica.

3 Na verdade, sabemos que o direito preguia tem se expressado no prprio no cho-defbrica. Mesmo sob rgido controle da gerncia, os trabalhadores enrolam, sonegam informaes, fazem algum tipo de corpo mole. A cultura do trabalho leva consigo a cultura do no trabalho. No por um acaso, nas ltimas dcadas do Sculo XIX, atento s formas de resistncia do operariado, Taylor alerta aos capitalistas quanto aos prejuzos causados pela cera e pelo trabalho retardado. Para ele, a eliminao da vadiagem e do sistema defeituoso da administrao representa a garantia de prosperidade tanto para o empregado quanto para o empregador (sic). Cada homem e cada mquina devero oferecer o melhor rendimento possvel. Um dos princpios do taylorismo que a disciplina pressupe o controle tanto das mos como do crebro do trabalhador, tornando-o, conforme suas prprias palavras, num gorila amestrado. Sob a lgica do time is money, a administrao cientfica racionalizou o processo de trabalho, deixando sob o controle da gerncia cientfica a deciso sobre os tempos de movimentos do trabalhador. Como se fosse possvel separar o homo faber do homo sapiens (Gramsci, 1982: 7), o taylorismo baniu o trabalho intelectual da oficina. A disciplina do trabalho (no voluntria, mas imposta pelo capital) foi sistematizada por Taylor, Ford, Elton Mayo, Fayol... amenizada pela Teoria das Relaes Humanas... revisitada pelas atuais tecnologias de gesto da fora de trabalho, de base toyotista. Tendo como desafio a gesto de pessoas, mais que nunca, o empresariado propaga o discurso da humanizao do trabalho. Sob a consigna da qualidade total, os trabalhadores passar a ser convidados e, ao mesmo tempo, obrigados a opinar e sugerir solues para os problemas cotidianos que aparecem, tornando-se cmplice/refm de sua equipe de trabalho. Podemos dizer que, tambm a chamada gesto participativa, faz deles sditos com a iluso de influir no desenrolar dos acontecimentos (Gramsci apud Cavalcanti & Piccone, s/d:75). Na luta contra os tempos mortos (que podem se tornar tempos para a vadiagem e a enrolao e, por conseguinte, para usufruir do direito preguia no interior mesmo da fbrica), a participao tornou-se um elemento chave para o capital. Mas, e quando os trabalhadores, para manter seus postos de trabalho, ocupam a fbrica capitalista? Que relao estabelecem com o seu prprio trabalho? O trabalho continua como uma "estranha loucura" que atormenta a vida de tanta gente? E possvel trabalhar e, ao mesmo tempo, usufruir o direito preguia ? Afinal, quando os trabalhadores podero gozar seus instintos inatos de prazer? Enfim, quando alaro o reino dos cus?

4 2. Autogesto: o direito preguia? Muitas tm sido as experincias que, depois de um longo processo de luta (que repercute em processo judicial), os empregados tomam a fbrica para si, herdando os meios de produo e, tambm todas as dvidas deixadas pelos ex-donos. Seja por que os empresrios pediram falncia ou abandonaram a fbrica, seja por que os trabalhadores foram demitidos ou deixados ao relento, sem nenhuma explicao por parte dos ex-proprietrios, os trabalhadores associam-se na produo, garantindo assim seus postos de trabalho. No Brasil, em meados da dcada de 1980 e incios dos anos 1990, inicia-se um verdadeiro boom de industrias que passaram a ser denomina autogestionrias. As primeiras foram, entre outras, a CBCA Companhia Carbonfera do Ararangu; a Wallig; Cobertores Paraba, Markely Calados, Remington, etc. Em 1993, foi realizado o I Seminrio Nacional de Autogesto, no Sindicato dos Mineiros de Crecima/SC1; Em 1994, surge a ANTEAG Associao Nacional de Trabalhadores de Empresas de Autogesto. A partir do ano 2000, o movimento toma dimenso nacional 2, sendo coordenado pelo Frum Brasileiro de Economia Solidria - FBES e pela SENAES/MTb Secretaria Nacional de Economia Solidria. Tambm no Uruguai e na Argentina ganham relevncia o Movimento das Fbricas Recuperadas e Empresas Recuperadas.
3

Embora

tenhamos poucos dados, importante registrar que na Venezuela, recentemente, o governo Hugo Chaves criou um Ministrio da Economia Popular, cujo objetivo o fortalecimento de organizaes econmicas populares, tendo o desenvolvimento endgeno como perspectiva. Que desafios enfrentam estes trabalhadores? No exercendo na sociedade a funo de intelectuais (Grasmci, 1982) e, historicamente, relegados ao trabalho manual, os trabalhadores (agora associados na produo) se vm diante do desafio de se tornarem dirigentes de novo tipo (no sentido gramsciano de especialistas + polticos) Evidentemente, isto pressupe a criao de uma nova cultura do trabalho, na qual a disciplina possa se tornar uma disciplina voluntria e autnoma.

Sobre o processo autogestionario vivido pelos trabalhadores na Remington, indstria de mquinas de escrever, ver Tiriba (1994). Neste mesmo relatrio de pesquisa possvel ter uma viso panormica da organizao dos trabalhadores nas primeiras empresas de autogesto, surgidas no final da dcada de 1980 e incio dos anos 1990, bem como alguns dados sobre o I Seminrio de Autogesto, em 1993. 2 Singer e Souza (2000) nos brindam com uma coletnea de artigos de diversos autores que retratam as experincias de Economia Solidria no Brasil. So apresentadas como parte do movimento no apenas as empresas autogestionrias e cooperativas, mas tambm instituies de crdito solidrio, clubes de trocas, Incubadoras de Cooperativas Populares, etc. 3 Sobre a experiencia argentina, ver Hller (2004) e Magnani (2003). Sobre a experiencia uruguaya ver Guerra e outros (2004).

5 Para Gramsci, a importncia dos Conselhos Operrios que o trabalho, que depois de ter sido por sculos um instrumento nas mos dos que o exploravam pretende afirmar-se hoje, dirigir a si mesmo (1976: 46). Numa mensagem aos delegados do Atelier de Fbrica da Fiat, publicada no Ordine Nuovo, em 1919, diz que a massa operria deve preparar-se efectivamente a fim de adquirir um completo controle de si e, primeiro passo a dar nesta via consiste em ser mais solidamente disciplinada no interior da fbrica e s-lo de modo autnomo, espontneo e livre (...) o homem trabalhar sempre melhor que o escravo (Gramsci,1976:43). Como a nova disciplina, que Gramsci se prope a ensaiar, tem se constitudo no cotidiano das indstrias em processo de autogesto? Como parecem indicar algumas falas, a luta pelo direito preguia como expresso de resistncia parece prosseguir na autogesto: . O trabalhador no chega na hora. Tem trabalhador que no cumpre a sua tarefa de responsabilidade. A gente tem hoje aqui um corpo de funcionrios para produzir X. Esse pessoal produz X menos dois, por exemplo. ineficiente !!!. O pessoal tava acostumado a trabalhar no chicote. Agora que no tem chicote, faz corpo mole!!!. A gesto da fbrica pelos prprios trabalhadores um processo vivido e construdo coletivamente. Nas indstrias cujo controle dos meios de produo foi passado da mo dos empresrios para as mos dos trabalhadores, a disciplina do trabalho um dos maiores desafios. Isto porque, muitas vezes, a ditadura do relgio parece ser vencida pelo direito preguia. Os ponteiros do cronmetro de parada automtica parecem no ter tanta preciso. O chicote deve ter endurecido o corpo de tal maneira que, at hoje, muitos trabalhadores resistem, fazendo com corpo mole. Assim como na poca do patro, o trabalhador faz cera; busca maneiras de se safar do trabalho rduo. Evidentemente, a produo cai! Indignados, alguns trabalhadores associados reclamam: Muita gente acha que porque agora autogesto no precisa trabalhar. Diz assim: a fbrica minha, eu trabalho quando quiser! Tem gente que esquece quantas peas tem que fazer por dia. Quando tinha prmio de produo ele no esquecia. Se no tem produo, no tem nada. Autogesto no zona ! Vai continuar assim s porqu as pessoas no so premiadas? Teria o imaginrio transformado a propriedade coletiva em propriedade privada? O sentimento de posse retirou do trabalhador a disciplina do trabalho, instaurando o no-trabalho como sua prerrogativa, como direito inerente ao direito de propriedade? Ora, os trabalhadores, que antes

6 detinham apenas a posse de sua fora de trabalho, agora so donos de uma empresa! Assim, qual o sentido de produzir mais e mais, conforme exigia o encarregado, se agora ele o proprietrio dos meios de produo? Alm de que, qual o incentivo para aumentar a produo? Na empresa capitalista, o sobretrabalho s ganha sentido se recompensado; se, no final do ms, resultar no acrscimo de um pequeno valor ao salrio. Para aumentar a produo, as promessas de participao nos lucros tem sido uma artimanha dos empresrios, ganhando a simpatia dos trabalhadores. A administrao promove e estimula a concorrncia entre os trabalhadores, premiando aqueles que mais se esforam. Como nos lembra Marx (1987:37), desta maneira os operrios no concorrem entre si, vendendo-se uns mais baratos do que os outros; fazem-no tambm quando um s realiza o trabalho de cinco, dez, vinte . . Inspirada nos princpios liberais, a cultura capitalista do trabalho tem como uma de suas dimenses o vencer pelo esforo prprio. Ao representar a possibilidade imediata de amenizar as pssimas condies de vida de si e de seus familiares, o prmio de produo, o motor que move a rdua labuta; a possibilidade de aumentar o parco salrio o que permite o trabalhador suportar o dia massacrante de trabalho. Manter o comportamento de bom trabalhador aquele que no dispersa tempo nem material, que acata a ordem dos seus superiores enfim, manter-se nos limites da disciplina imposta pode ser a maneira pela qual ele vai garantir sua bonificao e, talvez, at mesmo ascenso na hierarquia da produo. Mas, se nas organizaes econmicas autogestionrias no h nenhum tipo de prmio, para que se esforar para aumentar a produo? Alm do mais, se a remunerao pequena e muitas vezes atrasa, at que ponto possvel contar com a solidariedade e o comprometimento de todos os trabalhadores? Em outras palavras, como manter uma disciplina no trabalho que garanta a produtividade? Hoje, se a gente quiser ter uma autogesto, quiser ter uma empresa nas mos dos trabalhadores... ele tem que dar um pouquinho mais, tem que fazer alm do que ele est fazendo. A gente tem que dar um salto de qualidade a partir deste ms, em nvel de faturamento e produtividade. A cota de cada um fazer X. Se no fizer, todo processo vai emperrar. No fui eu quem decidiu sozinho quanto tinha que produzir. Foi democraticamente discutido em cada seo. Ento, por que no produzir? Por que fazer corpo mole? Os movimentos de constituio de uma nova ordem fabril esbarram na democracia liberal inspirada nos princpios da liberdade, propriedade, igualdade, individualismo. A autogesto, como

7 relao social de produo, no pode se caracterizar como um reinado do direito preguia, da livre escolha entre o trabalho o no-trabalho. Garantir a produtividade requer muita disciplina. Mas, ao que parece, alguns trabalhadores na prtica vm, concebendo a nova disciplina no trabalho sob a tica da liberdade individual. Ou seja, se antes detinham a liberdade de vender a sua fora de trabalho, agora, tm a liberdade individual de fazer ou no uso de sua prpria fora de trabalho. 2. Disciplina no trabalho: sua historicidade Em seus artigos para La Citta Futura, publicados em 1917, Gramsci anuncia que a disciplina burguesa mecnica e autoritria, o mecanismo pelo qual o empresariado vem conseguindo manter a hegemonia do capital sobre o trabalho. A disciplina imposta aos cidados, faz deles sditos com a iluso de influir no desenrolar dos acontecimentos. Assim, dizia Gramsci, preciso contrapor a disciplina disciplina, instituir a disciplina socialista, que autnoma e espontnea. (Gramsci apud Cavalcanti & Piccone, s/d: 75). Para ele, disciplinar-se tornar-se independente e livre (idem : 76). A disciplina uma condio para a conquista da liberdade, uma vez que, para livrar-se do fardo da escravido de classe, requer do proletariado organizao e luta. A disciplina que, para o capital, condio sine qua non para submisso ao autoritarismo, arbitrariedade das normas estabelecidas, no socialismo um ato voluntrio e consciente. Em outras palavras, a nova disciplina do trabalho proposta por Gramsci tem como pressuposto a constituio de relaes sociais de produo que mantm como horizonte a igualdade entre os seres humanos. Ao vislumbrar uma nova disciplina, Gramsci vislumbra uma nova sociedade cujas relaes sociais de produo estejam divorciadas da alienao do trabalho. Isto porque, na produo capitalista, o trabalho exterior ao trabalhador; no voluntrio, imposto; no lhe pertence, trabalho forado. No se constitui na satisfao de uma necessidade; o trabalho apenas um meio para a satisfao de outras necessidades. Assim, o trabalhador se sente em si fora do trabalho, enquanto que no trabalho se sente fora de si (Marx, 1989: 162). Diferentemente das formaes sociais pr-industriais, o advento do capitalismo traz consigo uma nova disciplina do trabalho. Nas economias pr-industriais, mesmo sob condies de submisso ao senhor, o produtor senhor do produto. Assim, os homens dispem a seu critrio de trabalho e de seu tempo em geral - ou seja, decidem sua durao, sua intensidade, suas interrupes.(Fernandez Enguita, 1989: 9). O tempo social dedicado ao trabalho tem como referncia dois tipos de necessidades constatadas pelo trabalhador. A primeira diz respeito quantidade de valores-de-uso necessria sua

8 manuteno, o que requer uma determinada intensidade de trabalho. A segunda diz respeito s determinaes da prpria natureza, que em ltima instncia, vai determinar a intensidade e o ritmo do trabalho. () la organizacin del tiempo social en el puerto se ajusta a los ritmos del mar; y esto parece natural e comprensible al pescador y al marinero: la compulsin pertenece a la naturaleza. De manera similar, el trabajar de amanecer a anochecer puede parecer natural en una comunidad agrcola, especialmente durante los meses de cosecha: la naturaleza exige que se recolecte el grano antes que se comiecen las tormentas. (Thompson, 1989: 244-5) A natureza, e nela incluida o ser humano, constitu-se o elemento regulador e disciplinador do trabalho; assim, no existe mayor sentido de conflicto entre el trabajo y el pasar del tiempo. (Idem, ibidem). Trabalho e cio so possveis de conviver na medida em que a lgica da produo a satisfao das necessidades de subsistncia. Alm disso, diferentemente de uma sociedade industrial, o trabalho e o no-trabalho se confundem uma vez que o primeiro a extenso da vida domstica. O sistema capitalista no permite perodos alternados de labuta e lazer, de trabalho intenso e ociosidade; ao contrrio, o tempo de trabalho deve ficar livre de toda interferncia externa , distante do lar. Lazer e trabalho representam compartimentos estanques e que, como tais, devem permanecer. Na constituio do capitalismo, o controle do trabalho adquire um capataz: o relgio. O Big Ben, o relgio da Central do Brasil, os relgios de pulso, o despertador, a sirene de fbrica, o relgio de ponto, o cronmetro de parada automtica... anunciam as novas relaes sociais de produo que o capital requer, regulam e sincronizam a rotina de vida na sociedade industrial.4 A organizao do trabalho requer uma disciplina tal que garanta que o trabalhador produza mais valores do que o valor investido pelo capitalista. Tendo o empresrio comprado fora de trabalho, a disciplina do/no trabalho deve materializar aquilo que direito natural do proprietrio dos meios de produo: a mais-valia. Na Europa, entre os sculos XV e XIX, os vagabundos se converteram num pesadelo. No foram poucos os mecanismos usados para habituar o trabalhador s novas relaes de produo. A prtica do trabalho forado de vagabundos, rfos, mendigos, tinha como justificativa a dignidade do trabalho, assegurada por leis que buscavam abolir a ociosidade, concebendo a quem encontrasse algum vadio o direito de castig-lo e de se utilizar de sua fora de trabalho por determinado perodo.
Thompson (1989) nos conta como no mundo ocidental, os anos que vo de 1300 1650, as concepes de tempo acompanharam as transformaes do processo de trabalho; como o relgio um artigo de luxo se transformou num objeto popular indispensvel para controlar o ritmo e a intensidade da produo.
4

9 Tambm era preciso que camponeses e artesos , acostumados aos ritmos sazonais e ao trabalho ao ar livre, pudessem se adaptar s novas exigncias do novo modo de produo. Resistiam ao trabalho fabril, abandonavam seus postos de trabalho. Os artesos, mesmo sob dificuldades, preferiam manter o controle e a autonomia sobre seu trabalho do que se sujeitar nova disciplina imposta. Conforme um tecelo manual ingls: Nenhum homem gostaria de trabalhar em um tear mecnico. Produz-se tanto rudo e escndalo que qualquer um fica louco; e alm disso, tem-se que submeter a uma disciplina que um tecedor manual no pode aceitar nunca (...) Todos os que trabalham nos teares mecnicos o fazem fora, pois no podem viver de outra forma. Costuma ser gente cujas famlias sofreram calamidades ou que se arruinaram... so os que formam essas pequenas colnias ao redor das fbricas. ( Thompson apud Fernandez Enguita, 1989: 40) A possibilidade de trabalhar e dirigir a si mesmo, sua autonomia, sua energia foram confiscadas. Sob uma rgida disciplina imposta pelo capital, o trabalho perdeu o sentido. O produto do trabalho tampouco lhes pertence. Por isto os trabalhadores resistem, fogem das pssimas condies do trabalho que degradam suas vidas. O direito preguia torna, ento uma justa reivindicao. Assim, no foram poucas as resistncias populares no decorrer da Revoluo Industrial na Europa. Alm de desertar das fbricas, de quebrar a maquinaria, o operariado organizava-se contra a nova ordem. Segundo Levine, na Europa do Leste, sob Catarina II, o operariado que havia desertado em massa ameaava: Se formos presos e devolvidos pela fora s fbricas haver derramamento de sangue de ambas as partes, e por isso lhes fazemos esta advertncia, e estamos enviando-a para todas as partes, para que no nos faam responsveis por nenhum derramamento de sangue que possa ocorrer. (Levine apud Fernandez Enguita: 1989: 40)

3. Trabalho alienado, trabalho -criao e o direito `a preguia:


Como nos indicam Marx e Engels, a apropriao do capitalista no de apenas uma totalidade de instrumentos de produo, mas tambm da prpria energia dos trabalhadores. Para eles, apenas os proletrios inteiramente excludos de toda auto-atividade, esto em condies de impor sua autoatividade completa e no mais limitada, que consiste na apropriao de uma totalidade de foras produtivas e no desenvolvimento da decorrente de uma totalidade de capacidades ( Marx e Engels, 1987:105) Neste horizonte, acreditamos, mesmo sob os limites que lhes impe a sociedade de classes, a apropriao da fbrica pode trazer consigo a possibilidade dos trabalhadores resgatarem o sentido do

10 trabalho, recuperarem a energia que o capital lhes desapropriou, direcionando-a no sentido de uma organizao da produo inspirada na hegemonia do trabalho sobre o capital. Neste contexto, a disciplina do trabalho como relao social pode ganhar uma nova dimenso. Embora possam conter os gumes do socialismo, as experincias de produo associada no tm, por si s a capacidade de liquidar o sistema capitalista de economia e a propriedade privada dos meios de produo. Uma vez no alterando a natureza do Estado, as experincias de autogesto tambm se caracterizariam como uma variedade da propriedade capitalista coletiva, que se desenvolve na base da ao das leis econmicas do capitalismo. So, no entanto, formas de luta importantes para as transformaes scio-econmicas progressivas e pela democratizao da vida social (Suvroa & Romnov, 1987). No final do sculo XX, a gesto da fbrica pelos prprios trabalhadores tem se apresentado como uma alternativa ao desemprego. No Brasil, a partir dos anos 80 e 90, alguns trabalhadores tm levado s ltimas conseqncias a palavra de ordem controle operrio sobre a produo. Porm, ao contrrio da perspectiva apontada por Lnin, entre 1905 e 1917, o controle da produo no tem sido considerado pela grande maioria dos trabalhadores como um instrumento necessrio para a conquista do poder do Estado. Na verdade, para os trabalhadores a ocupao/apropriao da fbrica representa a possibilidade de afastar o fantasma do desemprego. As atuais organizaes autogestionrias, que proliferam com a crise estrutural do emprego, carregam consigo homens e mulheres de carne e osso, historicamente situados no tempo e no espao da sociedade de classes; homens e muitos que carregam suas histrias de vida e de trabalho. Sua forma de pensar, de compreender e imaginar o mundo no so autnomas, no so independentes das condies objetivas da sociedade, mas correspondem ao seu processo de vida real. Talvez o imaginrio dos trabalhadores tenha a autogesto como a conquista do direito preguia. Afinal, depois de tantos sculos de opresso, tomar posse dos meios de produo poderia significar a possibilidade do lazer e do prazer. Relembrando Lafargue, os processos autogestionrios poderiam ser a maneira pela qual o operariado poderia resgatar seu instinto de prazer e de preguia que se perdeu ao longo da histria. Viajar pelo mundo da preguia, alm de forma de resistncia, uma instncia de prazer para o trabalhador. O ser humano, alm de satisfazer sua necessidade de sade, alimentao e moradia tem tambm outras necessidades vitais: amor, afeto, desejo sexual,... o prazer, a preguia. A preguia sim um direito do trabalhador, um direito inalienvel da humanidade.

11

Taylor, desde o incio do sculo passado, alertava sobre os problemas da vadiagem e do trabalho retardado. Mas certamente no estaro no taylorismo os princpios do modelo de disciplina a ser instaurado nos processos autogestionrias. Tambm no seria a gesto participativa propalada pelo empresariado moderno, a musa inspiradora da gesto operaria. Para os trabalhadores associados na produo, a disciplina condio de libertao. Afinal, foi com muita luta e disciplina que eles se organizaram para se apropriar dos meios de produo. Depois, a luta continua: mais do que nunca, a disciplina um fator fundamental para tornar vivel a organizao econmica e realizar, no cho-da-fbrica, o sonho da autogesto. Na vida real, a produo associada exige disciplina; tem como perspectiva o lazer como fruto da labuta, a ociosidade como possibilidade e como resultado da intensidade do trabalho. Como dizia Marx, a conquista do reino da liberdade tem como condio o reino da necessidade, ou seja, a satisfao das necessidades elementares de reproduo da existncia humano. Assim, como no poderia ser diferente, a liberao da explorao capitalista do trabalho se d com mais trabalho!!!. Na sociedade capitalista, a cultura do no-trabalho tem se manifestado como forma de resistncia ao mundo da produo. Ento, porque persistem a cera e a vadiagem nos processos autogestionrios ? A cultura do no-trabalho no seria tambm um indicativo de no superao do trabalho alienado? Como nos referimos anteriormente, as concepes de vida e de mundo dos trabalhadores associados no so concepes que independem da vida material, mas representam a sntese das relaes que, historicamente, os seres humanos estabelecem entre si na produo de sua existncia. Nas organizaes econmicas que se inspiram nos princpios da autogesto, a nova conscincia no emerge do discurso, nem do apelo para que os trabalhadores passem a pensar de maneira diferente. A nova conscincia produto da prxis social entendida como fazer e pensar o mundo do trabalho; como ao transformadora que busca na teoria e na prtica a constituio de novas relaes de convivncia Na luta contra a explorao e degradao do trabalho, no suficiente que os trabalhadores se apropriem dos instrumentos de trabalho. A autogesto carrega consigo outro pressuposto bsico: a construo de novas relaes sociais de produo compreendidas enquanto conjunto de relaes que os homens estabelecem no processo de produo e distribuio dos bens produzidos no mbito de toda sociedade. Mesmo no interior do capitalismo, os processos autogestionrios carregam consigo a

12 possibilidade de que os trabalhadores possam gerir o trabalho e gerir si mesmo em consonncia com os interesses coletivos dos trabalhadores. Podem abrir caminhos para a criao de uma nova maneira de fazer e conceber o mundo, para a constituio de um novo trabalhador coletivo. Assim, o trabalho associativo, ultrapassando seu carter de mercadoria, recupera sua dimenso artstica, poltica, cultural e filosfica, recupera em cada trabalhador o homem omnidimensional, tornando-o tcnico, cientista, especialista e, ao mesmo tempo, dirigente. Dirigentes de si, dirigentes da produo e dos rumos da sociedade. Referncias bibliogrficas
CAVALCANTI & PICCONE. Convite leitura de Gramsci. Rio de Janeiro:Achiam, s/d FERNANDEZ ENGUITA, M. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Mdica, 1989. GRASMCI, A. Os intelectuais e a organizao da cultura. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1982. ___________ : Democracia operria. Partidos, sindicatos, conselhos. Coimbra: Centelha, 1976. GUERRA, P., MARTI, J.P. y AMORIN, C. Empresas recuperados. Montevidu; Editorial Nordan-Comunidad, 2004 HELLER, Pablo. Fabricas ocupadas. Argentina 2000-2004. Buenos Aires: Ediciones Rumbos, 2004 LAFARGUE, Paul. O direito preguia. Lisboa; Editorial Teorema, 1977. MAGNANI, Esteban.El cambio silencioso. Empresas y fabricas recuperadas por los trabajadores em Argentina. Buenos Aires; Prometeu Libros, 2003, MARX, Karl. Manuscritos econmicos- filosficos. Lisboa: Edies 70 __________ Trabalho assalariado e capital. So Paulo: Global, 1987 MARX, K. & ENGELS, F. A ideologia alem (Feurbach). So Paulo: Hucitec, 1987. SINGER & SOUZA. A economia solidria no Brasil. So Paulo:Contexto,2000. SUVOROVA, M. & ROMANOV, B. Que e a propriedade. Moscovo: Edies Progresso, 1987 THOMPSON, E. Tiempo, disciplina del trabajo y capitalismo industrial . In: Tradicion, revuelta y conscincia de clase: estdios sobre la crisis de la sociedad preindustrial. Barcelona: Critica, 1989. TIRIBA,Lia. Autogesto e cho-de-fabrica; um ensaio inspirado nos trabalhadores da Remington. (Relatrio final de pesquisa). Niteri: Universidade Federal Fluminense.

You might also like