You are on page 1of 11

O impressionismo romntico de Raul Pompia

Marciano Lopes e Silva


Departamento de Letras, Universidade Estadual de Maring, Av. Colombo, 5790, 87020-900, Maring, Paran, Brasil. e-mail: marcianolopes@bol.com.br

RESUMO. O presente estudo tece consideraes sobre o Impressionismo na obra de Raul Pompia. Aps revisar a opinio da crtica sobre a questo e realizar a anlise do conto O perfume dos bolos (escolhido por apresentar inmeros traos impressionistas e/ou simbolistas), o artigo discorre sobre a recepo do paisagismo do Grupo Grimm nas crnicas de Raul Pompia. Os resultados da anlise apontam para a presena de um impressionismo romntico possivelmente resultante do dilogo com a pintura paisagstica iniciada no Brasil pelos artistas do referido grupo.
Palavras-chave: Impressionismo, Romantismo, Raul Pompia, estilo, poema em prosa, grupo Grimm.

ABSTRACT. Raul Pompias romantic impressionism. The present work aims at discussing the Impressionism in Raul Pompias work. After revising the critical review on this question and analyzing the short story O perfume dos bolos (chosen because it presents many impressionist and/or symbolist traces), the article discourses on the reception of the Grimm Group landscape in Raul Pompias chronicles. Results showed the presence of a romantic impressionism, possibly due to the dialogue with the landscape-painting brought into scene by the Brazilian artists.
Key words: impressionism, romanticism, Raul Pompia, style, poem in prose, Grimm group.

Consideraes da crtica Apesar da controvrsia que cerca a obra de Raul Pompia e, em especial, O Ateneu, so vrios os crticos que inserem o ltimo e Canes sem metro no Impressionismo ou que apontam a presena do mesmo nessas obras e nos contos (cf. Lopes e Silva, 2001). Ao que parece, o primeiro a faz-lo foi Eugnio Gomes, que escreveu vrios artigos sobre a obra de Raul Pompia, os quais se encontram reunidos em Vises e revises (1958a e b). No entanto, em nenhum momento afirma que os contos, O Ateneu, ou Canes sem metro sejam impressionistas na totalidade, pois considera que Raul Pompia nunca logrou a compensao de forjar um estilo ntegro, em definitivo (p. 240). Eugnio Gomes elogia constantemente o poder de expresso, pela finura do gosto, pelo colorido e pela musicalidade da prosa vibrtil e melodiosa (p. 234), especialmente visvel em O Ateneu. Entretanto, em suas observaes - instigantes mas pouco criteriosas - no possvel distinguirmos a diferena (ou no) entre o que ele considera ser pertinente a cada um dos estilos - impressionista, simbolista, decadentista e criture artiste, que ele tambm nomeia como chinesismo e miniaturismo. No artigo Pompia e a eloqncia, ele afirma a larga dvida do autor com os filigranistas do style artiste
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

(p. 240) e na seqncia do mesmo pargrafo considera que o impressionismo tornara-se de algum modo o seu violino dIngres (p. 240). Mais adiante, aproximar a eloquentia umbratica (expresso de Thomas de Quincey), cuja retrica corresponde ao penumbrismo simbolista, da retrica impressionista, considerando que Pompia imprime a primeira segunda por meio de imagens, smiles e metforas (p. 245). Em outro artigo (Pompia e a natureza), ele novamente far as mesmas aproximaes. Ao discorrer sobre a caracterizao de Ema, em O Ateneu, considera que o olho impressionista [...] consegue surpreender a realidade, como recomendava Jules Laforgue, na atmosfera viva das formas, decomposta, refractada, refletida pelos seres e pelas coisas em incessantes variaes (p, 260-261) de luz e de cor. Este jogo amvel de entretons (p. 261) observado principalmente em descries da natureza, cujo exemplo dado a abertura do captulo VII de O Ateneu. Ao coment-la, considera a proximidade com o Simbolismo e conclui:
[...] influncia do impressionismo artstico que lcito atribuir sua tendncia em O Ateneu para fixar a realidade, a paisagem, as coisas, mediante certas combinaes plsticas em que o penumbrismo deveria ser necessariamente a meta final (Gomes, 1958b, p. 262).

aproximao

do

Impressionismo

ao

Maring, v. 26, no. 1, p. 61-71, 2004

62

Lopes e Silva forar interpretaes, pode-se assinalar, tanto no estrangeiro como aqui, um Impressionismo de primeira hora: exterior, descritivo; um de segunda fase: psicolgico, onde o monlogo interior representa magna parte (Placer, 1962, p. 19).

Penumbrismo e ao Simbolismo pode ainda ser observada em outro comentrio do crtico, na seguinte passagem do artigo Raul Pompia, contista:
[...] o idealismo artstico de Pompia f-lo procurar o crculo mgico do impressionismo, nevoeiro rico de pitoresco e de sugestes onde o flagrante realstico ia perder as suas arestas ou a preciso fotogrfica, adquirindo contornos, imagens e colorido imprevistos (Gomes, 1958b, p. 270).

Andrade Muricy (1973), na segunda edio do Panorama do movimento simbolista brasileiro, parece reconhecer O Ateneu preferencialmente como impressionista, embora aponte afinidades com o Simbolismo e com o Decadentismo. Esta indeciso talvez ocorra porque, em sua tica, as duas tendncias representavam anlogo sintoma de inquietao expressional, de inconformidade diante do Naturalismo e do didatismo descritivista do Parnasianismo (p. 231). Em sua obra Adelino Magalhes e o impressionismo na fico, Xavier Placer (1962) tambm trata do referido estilo nO Ateneu e nos romances Cana e A viagem maravilhosa, ambos de Graa Aranha. Para fundamentar teoricamente o que considera ser o Impressionismo, ele analisa a tcnica narrativa de Marcel Proust em la recherche du temps perdu e recorre s observaes de Otaclio Alecrim e principalmente s anotaes de Andrade Muricy. Baseado em suas observaes, podemos sistematizar as seguintes caractersticas e procedimentos impressionistas que ele (Placer, 1962) considera pertinentes literatura: a) o impressionismo inconcilivel com o Romantismo e o Naturalismo (opinio fundamentada em Muricy), embora a sua tica e os seus motivos possam ser os mesmos de ambos, ou at do Simbolismo; b) ocorre uma representao indireta, intensiva, reduzida aos elementos primrios (p. 17); c) a ambientao feita de modo a completar, animar, dar vida ao motivo (p. 18); d) as notaes sentimentais ou pitorescas [so] analiticamente decompostas, justapostas em seguida, reduzidas cada uma delas sua simplicidade elementar (p. 18); e) as impresses sensoriais suscitam emoes e lembranas, despertando a memria. Alm das caractersticas apontadas, muito importante observarmos que Xavier Placer aponta duas fases no Impressionismo:
[...] Abandona-se o Smbolo e as maisculas, a teoria da correspondncia das cores e outras, para dar lugar Impresso, mensagem pessoal da realidade captada atravs dos sentidos e analiticamente decomposta em seus elementos. assim que, sem Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Baseado na diviso acima, Placer considera O Ateneu como pertencente ao Impressionismo da segunda fase, pois d nfase cor e tcnica de introspeco para pintar a vida do internato e a psicologia da adolescncia em uma obra erguida sobre as evanescentes impresses da infncia (p. 23), o que o torna um precursor da tcnica que encontramos em A la recherche du temps perdu, de Proust. Para tanto, cita a seguinte passagem dO Ateneu como exemplo da presena da teoria impressionista, em que a conferncia do Dr. Cludio, [...] evidentemente fala pelo autor (p. 22):
O corao o pndulo universal dos ritmos. O movimento iscrono do msculo como o aferidor natural das vibraes harmnicas, nervosas, luminosas, sonoras. Graduam-se pela mesma escala os sentimentos, e as impresses do mundo. H estados dalma que correspondem cor azul, ou s notas graves da msica; h sons brilhantes como a luz vermelha, que se harmonizam no sentimento com a mais vvida animao. A representao dos sentimentos efetua-se de acordo com estas repercusses. (Pompia apud Placer, 1962, p. 22)

Em Prosa de fico, Lcia Miguel Pereira (1973) tambm considera que o Impressionismo literrio se caracteriza por uma representao subjetiva capaz de alterar a exatido fotogrfica em benefcio das impresses e sentimentos do observador.
Srgio [...] aparece indiretamente, reconstitudo pelas sensaes que cada episdio lhe desperta. De realistas, os quadros se fazem impressionistas, j que seu verdadeiro sentido provm, no de si mesmos, das mincias que os compem, mas das reaes que provocam no adolescente (Miguel-Pereira, 1973, p. 115).

Afrnio Coutinho tambm rejeita a interpretao que inscreve O Ateneu na escola do Naturalismo, pois, segundo ele, a sua substncia ao mesmo tempo artstica e simblica, [] justamente a qualidade, ao lado de outras, que a crtica atual aponta nas obras definidas como impressionistas (1981a, p. 15). Todavia, a sua caracterizao do que seja o Impressionismo confusa. Na Introduo geral s Obras de Raul Pompia, ele afirma que O Ateneu deve ser visto como impressionista, pois apresenta a escrita artstica, a preocupao psicolgica, a anlise interior, o uso da memria, [e] a marca simblica (1981a, p. 17). Em outro momento, ao tratar dos contos, considera, assim como Lcia Miguel Pereira, que tanto na pintura quanto na literatura, a
Maring, v. 26, no. 1, p. 61-71, 2004

O impressionismo romntico de Raul Pompia

63

transfigurao da atmosfera, antes que a realidade fotografada [...] um dos traos que distinguem o realismo do impressionismo (1981b, p. 10). No obstante, no mesmo texto, ele define o Impressionismo como sendo resultante do enxerto do simbolismo sobre a tcnica realista (1981b, p. 10) e, ao tratar de Canes sem metro, afirma que andou bem Andrade Muricy incluindo-o [Raul Pompia] em seu monumental panorama do simbolismo (1982, p. 21). Ora, alm da oscilao entre o Impressionismo e o Simbolismo, a sua compreenso do primeiro como uma insero do simbolismo no realismo e uma preparao do modernismo (1982, p. 21) torna confusa a sua posio com relao obra de Pompia, pois bastante estranho considerar o estilo e os valores simbolistas como subordinados aos do Realismo. Em Labirinto do espao romanesco, Snia Brayner (1979 a e b) considera que a observao pictural, o gosto pela miniatura e a correspondncia entre a sonoridade e o significado voltam-se para uma ambientao impressionista em O Ateneu, o que se acentuar cada vez mais, desembocando na narrativa simbolista (1979, p. 133) de Canes sem metro. E, ao tratar delas, afirma que a base do impressionismo de Raul Pompia se encontra tanto na teoria mstica das correspondncias como na teoria cientfica das vibraes. Conforme se v, segundo Snia Brayner (1979) tambm fundamental, para a compreenso do Impressionismo, a maneira como feita a ambientao, que passa a ser considerada como uma realidade percebida, subjetiva, expressiva das sensaes e dos sentimentos do observador. Nela, os objetos reais no perdem a sua materialidade, mas deixam de ser determinantes da representao, o que confere um alto valor imagem e sensao como formas de causar um estranhamento - que, ainda segundo ela, obtido atravs dos seguintes procedimentos no texto de Raul Pompia: a) relaes inesperadas entre os substantivos e os adjetivos para lhes ampliar o potencial de elos expressivos de significado, de funes gramaticais e de mobilidade na frase (p. 135); b) uso do smile em abundncia; c) concentrao de adjetivos na tentativa de amplificao at a redundncia da percepo concreta e associativa (p. 135); d) uso de animizaes; e) uso de sinestesias. Alm dos procedimentos apontados acima, Snia Brayner considera o miniaturismo. Segundo ela, tal estilo apresenta certos artifcios estruturais como a fragmentao formal, os ritmos internos da frase, o gosto pela justaposio, quer frasal quer cnica, a preferncia pelas pequenas unidades, [e] a fuga dos instantes de clmax na construo ficcional (p.133).
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Jos Guilherme Merquior (1996) tambm ressalta a subjetividade como trao do estilo impressionista, pois afirma que o Ateneu uma sucesso de quadros mentais - uma srie impressionista de pginas soltas na conscincia do narrador (p. 258) devido personalidade fragmentria e camalenica de Srgio (p. 258), mas no desenvolve nenhuma anlise descritiva da obra. O mesmo acontece nos estudos crticos de Maria Luiza Ramos [1957 ?] e Massaud Moiss (1984), que apontam a presena do Impressionismo nos contos, mas no fundamentam a observao com anlises criteriosas sobre os procedimentos estilsticos. Ao final desse percurso, constatamos que somente Snia Brayner e Xavier Placer buscam esclarecer o que consideram Impressionismo atravs de uma anlise mais criteriosa, mesmo assim podemos considerar os seguintes pontos de convergncia entre eles e os outros crticos: 1. a representao da realidade feita subjetivamente; 2. a ambientao traduz as impresses sensoriais e emotivas do observador/narrador; 3. os motivos e quadros so analiticamente decompostos e justapostos entre si; 4. ocorre o uso de tons e sobretons das cores na ambientao; 5. ocorre o uso de adjetivos, metforas, analogias e sinestesias nas ambientaes. Dois impressionismos Entre os procedimentos acima, o terceiro e o quarto (a decomposio analtica dos motivos e quadros, assim como o uso de tons e sobretons das cores) encontra um procedimento homlogo na pintura impressionista: a disposio das cores na tela sem quaisquer misturas, sem gradaes em sua ntima combinao (Placer, 1962, p. 18) com o objetivo de apreender a luz em seu vibrante movimento, conforme se l em Hautecoeur (1966, p. 302): Como la luz es movimiento, vibracin perpetua, trataran de conciliar el problema de la imagen inmvil y de la realidad cambiante utilizando a la vez la pincelada discontinua y el color ms exaltado posible. No entanto, tal procedimento tem uma funo diversa na pintura impressionista: enquanto na literatura ele est voltado para a decomposio analtica dos motivos temticos, na pintura ele est comprometido com a decomposio analtica da luz e suas vibraes no meio natural segundo uma orientao realista - o que contradiz os dois primeiros procedimentos apontados acima. Segundo Giulio Argan (1992), a preocupao dos pintores impressionistas voltou-se prioritariamente para a representao da luz, de tal modo que os personagens, os temas e a inteno literria (ou
Maring, v. 26, no. 1, p. 61-71, 2004

64

Lopes e Silva

potica) so descartados ou colocados em segundo plano:


[...] Monet, Renoir, Sisley, Pissarro realizam um estudo ao vivo, direto, experimental; [...] propem-se representar com uma tcnica rpida e sem retoques [...] Ocupando-se exclusivamente da sensao visual, evitam a poeticidade do tema, a emoo e a comoo romnticas (Argan, 1992, p. 76).

A postura acima bastante caracterstica do trabalho de Monet, pois, segundo Hautecoeur (1966, p. 302), os personajes ya no son en l ms que un pretexto para la pintura, [...] La intencin literaria ha desaparecido totalmente. Opinio semelhante tem Gombrich (1999, p. 520), pois considera que os efeitos mgicos de luz e ar eram muito mais importantes do que o tema de uma pintura. Conforme se v, a busca da representao dos sentimentos atravs das cores no era um propsito declarado entre os primeiros impressionistas, visto a sua orientao realista e a rejeio ao sentimentalismo e presena do literrio na pintura. Entretanto, a maior presena da subjetividade e do simblico comea a ocorrer na medida em que alguns artistas vo dissolvendo as fronteiras entre o Impressionismo e o Simbolismo, conforme sugere Argan (1982) ao citar Mallarm:
[...] Todavia, no h, em princpio, antteses radicais com o Impressionismo. Mallarm gostava de se definir como poeta impressionista e simbolista, e assim os neo-impressionistas como Gauguin no excluem uma sntese das duas tendncias, pelo contrrio, aspiram a ela (Argan, 1992, p. 82).

simblica que Afrnio Coutinho, Eugnio Gomes, Lcia Miguel Pereira, Snia Brayner e Xavier Placer apontam no estilo de Raul Pompia. No entanto, esta representao sintoniza-se perfeitamente com as caractersticas do segundo Impressionismo apontadas por Argan e Hauser, o que sugere a incorporao das suas tcnicas no estilo de composio de Raul Pompia. Para melhor refletirmos sobre a questo, analisaremos o conto O perfume dos bolos, escolhido pelo fato de podermos consider-lo como um exemplar do miniaturismo apontado por Snia Brayner, pois marcado pela brevidade, apresentando artifcios estruturais como a fragmentao formal, os ritmos internos da frase, o gosto pela justaposio e a fuga dos instantes de clmax, alm da quase ausncia de diegese - caractersticas que o aproximam do poema em prosa. O estilo impressionista e a arquitetura romntica No conto em questo, o perfume dos bolos vendidos por um garotinho maltrapilho [...] com uns modos de cozinho escorraado (Pompia, 1981, p. 125) desperta no narrador as lembranas de Berta, menina que ele caracteriza de forma idealizada, envolta por uma aura de pureza e de espiritualidade:
Que linda Berta! Chamavam-na, por graa, a menina azul. Dava razo a isso o saiote azul, que ela trajava sempre, e o corpete de cabeo, azul ainda como a saia, e os olhos cor de cu e os louros cabelos quase brancos, com brilhos metlicos anilados, e, ainda mais, a colorao fina que sombreava-lhe a alvura da face, reflexo no sei se do corpete azul, se do azul luminoso dos olhos (Pompia, 1981, p. 124).

Ao falar das duas tendncias do NeoImpressionismo, Argan refere-se a um impressionismo cientfico, baseado nas pesquisas de Chevreul, Road e Sutton sobre as leis pticas, e a um Impressionismo romntico, que poderia ser identificado arte de Paul Gauguin e Vincent van Gogh. Embora a questo seja polmica, ela revela, no mnimo, que o Impressionismo se desenvolveu em direes ideologicamente divergentes; postura que compartilhada por Arnold Hauser (1995). Segundo o historiador alemo, no transcorrer do seu desenvolvimento, o impressionismo perde as ligaes com o naturalismo e transforma-se, especialmente na literatura, numa nova forma de romantismo (Hauser, 1995, p. 896) devido ao carter inevitavelmente subjetivo e egocntrico que se encontra na atitude dos impressionistas, pois a reduo da representao artstica ao estado de esprito do momento , ao mesmo tempo, a expresso de uma concepo de vida fundamentalmente passiva (p. 898). A postura do primeiro Impressionismo, decorrente da orientao realista e do desinteresse pelo objeto, radicalmente contrria representao subjetiva e
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

O trecho acima, tomado isoladamente, no permite objetivamente uma leitura simblica das cores, que, alis, se penetram em tons e sobretons de modo anlogo ao que ocorre na pintura romntica do incio do sculo XIX (cf. Richard, 1988). Assim como nela os motivos paisagsticos so decompostos, o mesmo ocorre acima, onde o motivo da menina azul decomposto em vrios tons e sobretons do azul mesclados ao branco. No entanto, se considerarmos o ritmo do texto, a sonoridade, a adjetivao e, principalmente, o uso do smile e do smbolo (ou da metfora) na caracterizao da protagonista, poderemos deduzir, de modo mais objetivo, a existncia de uma significao simblica das cores fartamente utilizadas na sua representao. Considerando outras passagens, vemos que ocorre uma ambgua caracterizao da menina, marcada pela significao de pureza/espiritualidade e de altivez/sensualidade, o que se revela, de modo emblemtico, na imagem do seu sorriso de malcia inocente (Pompia, 1981, p. 124). Por um lado, alm do branco de sua face e dos seus louros cabelos, a imagem dos bolos, que ficavam cobertos por um
Maring, v. 26, no. 1, p. 61-71, 2004

O impressionismo romntico de Raul Pompia

65

guardanapo alvssimo, conota pureza devido associao do branco com o significado do adjetivo inocente. Por outro lado, a menina apresenta uma atitude altiva, pois atirava, ao passar, o sorriso de malcia para, depois, pisar com o seu adorvel desdm... (Pompia, 1981, p. 124) as violetas que o narrador lhe jogava aos ps. Embora azul, Berta lembra um pouco Chapeuzinho vermelho a passear com a sua cestinha... Frgil e inocente criana que pode se tornar vtima de sua beleza e de sua ingenuidade. Em relao musicalidade e presena de ritmos internos ao texto, podemos observar, na primeira citao abaixo, o uso de dois diferentes metros (alexandrino e decasslabo) juntamente com aliteraes e assonncias (/t/; /c/; /a/; /i/) que, presentes tambm na segunda citao, reforam a musicalidade em busca de correspondncias reveladoras da essncia de Berta, conforme ocorre no seu tema, que repetido duas vezes: no decasslabo altiva e tmida como uma antlope e no alexandrino movimentos tmidos e altivos de antlope.
A menina passava, caminhando rpido; altiva e tmida como uma antlope. Os cabelos cortados rente, deixavam-lhe descoberta a nuca, mvel e branca como um pescoo de cisne. Aps ela, ia o apetitoso perfume da massa tostada dos bolos, quentes e fumegantes ainda (Pompia, 1981, p. 124). Aquele perfume de massa tostada e quente despertame ao vivo o risonho quadro das boas manhs doutro tempo. Distingo o olhar e o sorriso de Berta, os seus movimentos tmidos e altivos de antlope; vejo-a ainda pisando com o seu adorvel desdm as minhas pobres violetas... (Pompia, 1981, p. 125).

digno de nota a beleza plstica e a musicalidade dos alexandrinos (A menina passava, caminhando rpido; mvel e branca como um pescoo de cisne), assim como o trato conferido sonoridade. A assonncia das vogais /a/ e /e/ nasalizadas transmite uma sensao de tristeza e melancolia. De forma semelhante, o eco da slaba /ti/, no decasslabo e no alexandrino que funcionam como tema musical, sinestesia o movimento de saltos do antlope - que, alis, smbolo de pureza em vrias culturas e pocas. Observemos tambm que a dupla adjetivao dos substantivos concorre para estabelecer impresses sensoriais de gosto, tato e olfato (massa tostada e quente, bolos, quentes e fumegantes), assim como concorre para caracterizar a personalidade da menina como altiva e tmida. Observando a simbologia do cervo - que , por semelhana, vale para o antlope - constatamos que tanto na Antigidade, quanto na iconografia crist, o cervo era considerado inimigo das serpentes venenosas (Biedermann, 1993, p. 84), sendo capaz de mat-las, pisoteando-as, o que revela sua dimenso
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

simblica de destruir o pecado. Segundo Unterkircher (apud Biedermann, 1993, p. 85), o cervo tambm significa pureza no bestirio medieval, porque, ao chegar em um lugar sujo, salta para longe. O mesmo vale para o smbolo do cisne, que, na Antigidade, s vezes considerado adversrio e inimigo da guia e (como essa) da serpente (p. 98). Alm disso, sua imagem alude ao canto-de-cisne, smbolo do Redentor clamando por auxlio na hora da morte na cruz (pp. 98-99), e pureza simblica da virgemcisne sobrenatural dos contos de fadas. Outra imagem forte a de Berta pisando as violetas que o narrador lhe jogava na passagem. Novamente temos um quadro composto em tons azuis com uma dimenso simblica, que revela a altivez de Berta e tambm anuncia o seu sacrifcio, pois as violetas, enquanto flor, podem significar a modstia e, enquanto cor, a espiritualidade, ligada ao sangue do sacrifcio (Biedermann, 1993, p. 390). Conforme podemos ver, o texto apresenta todas as marcas estilsticas que sistematizamos com base nas consideraes feitas pela crtica que defende a presena do Impressionismo na obra de Raul Pompia: 1. a representao da realidade feita subjetivamente pelo narrador; 2. a ambientao traduz as impresses sensoriais e emotivas do observador/narrador; 3. ocorre a decomposio e justaposio dos motivos que compem a figura de Berta; 4. utiliza-se diversos tons e sobretons de cores na composio; 5. v-se o uso abundante de adjetivos, metforas, analogias e sinestesias, que buscam estabelecer a correspondncia entre os sentidos e a essncia de Berta. Todos os procedimentos, que vo de encontro orientao realista, apresentam-se anlogos aos procedimentos da pintura de paisagens inaugurada pelo romantismo, que promoveu o apagamento das linhas atravs do jeu des nuances, pois, segundo Paule Richard, o princpio esttico do abandono da linha e do uso dos tons e entretons encontrou equivalncia na literatura em un style qui privilgie lassociation des mots par les biais des images, des sonorits, des champs lexicaux, le dploiement des paradigmes plutt que lassociation purement syntaxique, syntagmatique, visant une criture dnotative, un style analytique (Richard, 1988, p. 137). Considerando os valores ticos e estticos dominantes em O perfume dos bolos, podemos observar a presena de uma viso de mundo romntica. Melanclico e saudosista, o narrador no aceita o tempo presente, cuja degradao representado pelo garotinho maltrapilho (Pompia, 1981, p. 125). Sua apario prxima ao final rompe
Maring, v. 26, no. 1, p. 61-71, 2004

66

Lopes e Silva

com o devaneio do narrador, provocando um efeito de ruptura com o sonho e o conseqente movimento de queda aps a ascenso (e a evaso) rumo ao Ideal representado por Berta. As lembranas melanclicas e a recusa em aceitar o tempo presente revelam a insatisfao com a realidade e o desejo de evaso em busca do Ideal, cuja realizao impossvel neste plano de existncia. A figura da virgem morta , como se sabe, extremamente recorrente na poesia e na pintura romnticas, especialmente na poesia do mal du sicle, e sua representao pode ser lida como alegoria da impossibilidade do Ideal no mundo terreno. Para tanto, lembremos do eterno feminino, de Goethe, tambm presente na literatura de Edgar Allan Poe (1985), que da mesma forma considerava a beleza da mulher como a melhor representao do Ideal e a sua morte (principalmente se ela for a mulher amada) como o mais belo e triste de todos os temas - idia que expe no ensaio O princpio potico e concretiza na confeco do seu famoso poema O corvo (The reven). Mas Raul Pompia vai alm, pois representa o mesmo tema atravs da alegoria da morte da infncia, dado que a figura da criana simboliza, para os romnticos, a ingenuidade, a beleza e a pureza de sentimentos, podendo tambm ser interpretada como alegoria do Ideal, conforme ocorre no presente conto e em vrios outros de sua autoria.1 Alm do tema romntico por excelncia, a presena de um narrador lrico outro aspecto importante a determinar o cunho romntico da expresso do desencanto com a realidade. Embora tenhamos designado o locutor como narrador, talvez a melhor forma de nome-lo seja outra, apresentando-o como sujeito lrico, uma vez que, no lugar de narrar a ao do homem sobre o mundo (como faria o narrador segundo a tradio pica), ele expressa os sentimentos mais ntimos do seu Eu, extravasando-os atravs de uma linguagem musical, rtmica, simblica e imagtica, linguagem mgica que busca na correspondncia de todos os nveis sensoriais (olfativo, ttil, visual, auditivo e gustativo) atingir a plenitude da experincia reconquistada e revivificada pela recordao, o que revela o modo lrico de realizao do texto (Staiger, 1997). Atravs da sugesto da linguagem e da memria plena, pois tambm corporal, o narrador lrico faz da narrao
1

uma forma de evaso e um ato ritual de reavivamento do sonho e do Ideal, possibilitando ao leitor (que substitui o ouvinte das narrativas orais), reacend-los no esprito para depois ascender rumo ao infinito. Raul Pompia e a renovao impressionista do Grupo Grimm A linguagem mgica que observamos em O perfume dos bolos corresponde linguagem concebida como impressionista pelos crticos e historiadores literrios mencionados, especialmente Eugnio Gomes, Xavier Placer e Snia Brayner. Entretanto, tais caractersticas no so exclusividade do que denominam impressionismo literrio, uma vez que o uso das dimenses sinestsicas e sugestivas da lngua, valorizando especialmente a simbologia e a musicalidade evocatria da linguagem, j existia na literatura romntica e foi mais ainda valorizada e intensificada pelo simbolistas e pelos decadentistas no fin du sicle francs. As constantes correspondncias atravs das comparaes, que Maria Luiza Ramos [1957 ?] julga ser uma prova da influncia de Bauldelaire sobre Pompia, j esto disseminadas na poesia e na prosa de Victor Hugo. O jogo de cores, com seus tons e sobretons, j se encontra nas maravilhosas decries do oceano em Les travailleurs de la mer. Antes dos simbolistas e dos decadentistas, romnticos como o autor de Les contemplations, William Blake e Friedrich Schlegel j tinham sonhado com uma unidade csmica atravs de uma linguagem que realizasse as correspondncias universais. E na pintura, o romntico William Turner (1775-1851) j tinha realizado obras em que o abandono das linhas, a mudana no trato da perspectiva clssica, que passa a ser subordinada luz, e a mistura das cores nas pinceladas, que em alguns quadros abandonam a nitidez fotogrfica, j antecipavam o Impressionismo do final do sculo XIX:
A luz constitui o ncleo da pintura de Turner. Procurando manter vvida a sensao de um momento de profundo contato com a natureza, o artista soube transferir para as suas telas uma autntica impresso da realidade. [...] Turner coloca o problema da luz pura e absoluta como um tema abstrato que, medida que mais efetivamente formulado, transcende as limitaes de uma conveno naturalista. Essa busca ansiosa de efeitos luminosos tem poderosa repercusso na forma: a linha torna-se progressivamente menos importante e as cores tendem a fundir-se (Carrasco, 1978, p. 21-22).

A figura da criana morta ou degradada pode ser encontrada nos seguintes contos de Raul Pompia (1981): Milina e Turco, Correspondncias ntimas I, A Andorinha da Torre e Olhos. E se consideramos a figura da virgem degradada ou morta, a lista maior: Comrcio de flores, O Natal, A mona do sapateiro, Histria cndida, A pomba e a estrumeira e Corao, todos publicados no volume III (contos) das Obras de Pompia (1981). Sobre a representao da infncia na obra de Raul Pompia, veja neste mesmo exemplar da revista Acta Scientiarum o artigo Os pobres infantes de Raul Pompia e de Charles Baudelaire.

Alis, a preocupao com a cor e a luz no deve ser encarada exclusivamente como uma atitude resultante de influncias literrias ou da pintura impressionista realizada na Europa, uma vez que
Maring, v. 26, no. 1, p. 61-71, 2004

Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

O impressionismo romntico de Raul Pompia

67

Pompia no pde apreci-la pessoalmente. Bem mais provvel que ela resulte no apenas do seu contato com a obra de autores simbolistas e decadentistas, mas principalmente do contato com a obra dos pintores romnticos no Brasil, que Pompia acompanhava de perto e incentivava em seus folhetins de crtica no empenho nacionalista pela consolidao de uma escola dos paisagistas nacionais. Neles, o seu olhar volta-se constantemente para as exposies de belas-artes [...], destacando-se os nomes dos irmos Rodolfo e Rodrigo Bernardelli, Aurlio de Figueiredo, Vasques e Vtor Meireles, entre outros (Lopes e Silva, 2002, p. 30). Em um dos textos de crtica publicados na seo Pandora (Gazeta de Notcias, RJ, 14/6/1888), no qual trata das paisagens de Aurlio de Figueiredo, digno de nota o ritmo, a sonoridade e, principalmente, o trabalho estilstico de decomposio da cor em seus tons e sobretons:
Uma aps outra desaparecem as telas, frondes suntuosas de bosque, cus de azul vibrante, couraas de pedra, da velha pedra fluminense, saibrosa da elaborao do clima, cantos de arquitetura alvejando no cenrio verde com a infinita graa das surpresas de civilizao deparadas no ermo selvagem, uma paineira a projetar fora do painel, fora da perspectiva, em pleno ar da realidade pendes de flores rseas penetrados de virao e de luz, perfis de mulher que passam, elegantes sombrinhas ao sol, mulheres que lem, mulheres meditativas, representando a humanidade no festival da vida inconsciente. bem a floresta brasileira, a grande natureza, que, desde a mentira terica de Buckle, at a simples inspeo do touriste, parece oprimir-nos com as propores da exuberncia, a mata solene, desafio ao gnio, vasta como as ambies, com as academias de troncos, e as tintas indescritveis, flores de sangue, flores de neve, ou esmeralda transparente dos brotos e o verde dos ramos antigos e o tenebroso verde das abertas de folhagem, profundas, devorando a vista, e o episdio inesperado das borboletas, flores errantes, flores libertadas (Pompia, v. 7, p. 99).

do verde, que varia do esmeralda ao musgo. Infelizmente no conhecemos as telas descritas para saber em que medida o estilo impressionista de Raul Pompia traduz - ou no - um estilo romntico com traos impressionistas na pintura de Aurlio de 2 Figueiredo, mas parece incontestvel que o gosto pela luz e pela cor tratados subjetivamente e no subordinados perspectiva clssica (conforme sugere a observao sobre a paineira a projetar fora do painel, fora da perspectiva, [...] pendes de flores rseas penetrados de virao e de luz) resultaram principalmente de um dilogo intersemitico com a pintura romntica dos paisagistas do Grupo Grimm, que era formado por Castagneto, Caron, Garcia y Vasquez, Antnio Parreiras, Frana Jr., Francisco Ribeiro e Thomas Driendl, alm, claro, do mestre alemo Johann Georg Grimm (Alemanha 1846 Palermo, Itlia 1887). Johann Grimm atuou como professor interino da cadeira de paisagem, flores e animais da Academia Imperial de Belas Artes de 1882 a 1884, ano em que rompe com ela devido s crescentes divergncias com a diretoria e outros professores, provocadas pela sua descrena na metodologia de ensino da instituio. Rene, ento, um grupo de artistas, [...] com quem exercitou a prtica da pintura ao ar livre (Enciclopdia de Artes Visuais). E embora suas pinturas ainda fossem bastante acadmicas no que diz respeito frieza e impassibilidade da representao, podemos encontrar na arte de Parreiras, Garcia y Vasquez e Henrique Bernardelli, um uso renovador da cor e da luz que pode ser considerado como impressionista. Mas principalmente nas belssimas marinhas de Giovanni Battista Felice Castagneto (Gnova, Itlia, 1851 - Rio de Janeiro, RJ, 1900) que esta renovao tcnica ocorre com muito maior intensidade e freqncia:
Despreocupado com o desenho, como os impressionistas franceses, o pintor preocupa-se em captar a luz atravs da pintura, fixar o fugidio, com uma preferncia temtica: a luz sobre a gua,
2

Novamente encontramos os procedimentos estilsticos observados na anlise de O perfume dos bolos e pelos crticos inicialmente estudados. As enumeraes, que segmentam as longas frases em unidades rtmicas menores, juntamente com as anforas e as figuras de sonorizao (aliteraes e assonncias), engendram uma sonoridade abafada (em correspondncia com a paisagem obscura) e um ritmo que vai crescendo de intensidade medida que as imagens (compostas por metforas e analogias) vo se sucedendo uma aps as outras. Aliado a tais recursos, encontramos um intenso uso da sinestesia visual das cores em seus tons e sobretons, o que pode ser observado no uso do branco, do rosa e do vermelho, mas principalmente nos diversos sobretons
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Escultor, desenhista, caricaturista e escritor, Francisco Aurlio de Figueiredo e Mello (Areia, PB, 1854 - Rio de Janeiro, RJ, 1916) estudou na Academia Imperial de Belas Artes (Aiba) no Rio de Janeiro, sob a orientao de seu irmo, o pintor Pedro Amrico, e de Julio Le Chevrel. Em 1871, publicou suas primeiras caricaturas no Rio de Janeiro, em A Comdia Social. Colabora como caricaturista na Semana Ilustrada durante os anos de 1873 a 1875. Entre 1876 e 1878, reside em Florena (Itlia) e trabalha no ateli do irmo, estudando com Antonio Ciseri, Nicola Borabino e Stefano Ossi, pintores de histria, gnero e retrato. Apesar de ter sido um pintor bastante acadmico, ele demonstra uma inclinao para o Romantismo, podendo-se observar em seu quadro O descobrimento do Brasil um trabalho com a luz e as cores, na representao da paisagem de fundo, que lembra o impressionismo martimo de Willian Turner. Embora no primeiro plano a representao dos homens no convs da nau seja mais acadmica, o nevoeiro da paisagem no horizonte adquire tons de amarelo que envolvem o barco que se avista ao longe, de modo que este no apresenta um delineamento nas suas formas.

Maring, v. 26, no. 1, p. 61-71, 2004

68 beira-mar, quase sempre. Nesta obra, as formas se desfazem atravs da bruma-luz distncia, e, em primeiro plano, os diversos elementos so compostos como manchas de cor, que ele aplica sobre a superfcie da tela. Em geral seus quadros so de pequenas dimenses e do a impresso, vistos de perto, de serem manchados com a cor, ora aplicada sobre a tela obedecendo a um certo ritmo, ora apresentando uma grafia desordenada e mesmo nervosa, denunciando uma execuo rpida. (...) Talvez por influncia do fascnio pelo mar, seu ateli era um barco que se deslocava na Baa de Guanabara, que ele fixou em vrios de seus aspectos (Amaral apud Enciclopdia de Artes Visuais, verbete Castagneto).

Lopes e Silva

Sobre as marinhas de Castagneto, escreve Pompia em crnica publicada na seo Pandora (Gazeta de Notcias, RJ), em 13 de julho de 1888:
De Castagneto. Quatro painis. Um estudo bem acabado de rochedos. Bem se podia dizer natureza morta. Nenhum perfil humano, nenhuma asa de pssaro animando a atmosfera. O sol cai sobre as pedras, branco, como um bando de gaivotas cansadas. Ao redor estende-se uma toalha de mar manso. Os outros quadros so pequenas marinhas. Um panorama de montanhas elevando-se sobre as ondas, que desarmam cleras de espuma contra as praias do primeiro plano. Duas vistas originalssimas da baa inspiradas por um desses dias fantsticos de nvoa e luz, dias eltricos que baixam de um cu de vidro fosco. Mar de leite, cu de leite e no centro a mancha parda, sonolenta das embarcaes (Pompia, 1983, p. 108).

cores em que os tons luminosos de amarelo se espalham pela tela envolvendo tanto a paisagem como a figura feminina. Em uma longa crnica sobre exposio no Liceu de Artes e Ofcios, Pompia afirma que Johann Grimm um impressionista valente (Pompia, [s.d.], p. 99) e para comprovar sua afirmao cita dois trabalhos executados nas vizinhanas de Berlim: Um destes oferece a mais real e a mais perfeita cpia da natureza que se pode exigir. Referimo-nos a uma lagoa do quadro no 210. As guas estagnadas, a espuma amarelada dos gases deletrios flutuando sobre o pntano so de uma verossimilhana inexcedvel (p. 99-100). Ainda nesta crnica, discorre sobre o quadro A guitarrista, que acompanha os outros dois. Embora no se trate de uma paisagem, tambm h nesta obra uma forte preocupao com o uso intenso da luz na composio, visto a descrio e o comentrio feitos:
A guitarrista uma pintura desembaraada, moderna, sem pretensiosos empastamentos de tinta, mas cheia de matizes suaves de uma rica palheta, de um pincel sem medo. A situao entre duas portas, por onde vem muita claridade, desfavorvel aos efeitos do quadro (Pompia, [s.d.], p. 99).

Em crnica publicada na seo Aos domingos (Jornal do Comrcio, RJ, 30/3/1890), em que trata de uma exposio na Academia de Belas Artes, Pompia observa a paisagem de sol sanguneo de Hiplito Caron (Pompia, 1983, p. 305), as luminosas manchas nos arredores de Capri (p. 305), pintadas por Henrique Bernardelli, e os cus de inverno de Antnio Parreiras, tempestuosos e revoltos em tormenta, ou frios, desfazendo em neve e neve os altos nevoeiros (p. 306). O uso do branco na pintura de Antnio Parreiras, observado por Pompia na citao acima, , segundo Alfredo Palheta (apud Levy, 1981), um procedimento constante que confere s suas paisagens uma luminosidade plida. interessante tambm observar que a renovao tcnica na representao da luminosidade casa-se com a temtica romntica tanto na escolha do momento ideal para a pintura, que sempre (...) o de repouso, nas horas vespertinas, quando o ltimo raio de sol deixou de dourar as nuvens (Palheta apud Levy, 1981) como na escolha dos motivos, sejam da natureza, histricos ou literrios, como o caso da obra Iracema, que, apesar do tema indianista, apresenta um trabalho com as
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Apesar do impressionismo crtico de Pompia, visto a ausncia de um mtodo analtico e de uma linguagem tcnica (de modo que seus comentrios limitam-se, em geral, uma descrio subjetiva das imagens), podemos concluir que nas obras consideradas h uma constante preocupao com a luz e os seus efeitos, que so marcados por matizes de cores. Tais caractersticas, assim como o privilgio dado s pinturas feitas ao ar livre tendo por motivo paisagens desprovidas do elemento humano, demonstram um esforo de representao anlogo ao realizado pelos impressionistas franceses, que abandonaram o aconchego do atelier em troca dos espaos abertos. Consideraes finais Considerando a obra na sua unidade entre forma e contedo, no nos parece o mais adequado julgar O perfume dos bolos como impressionista. Embora o estilo corresponda ao que os crticos julgam ser a expresso estilstica do Impressionismo na literatura, ele se encontra subordinado a um conjunto de valores cognitivos e ticos muito mais abrangentes do que supe e prope a esttica impressionista, que est muito mais preocupada com os problemas tcnicos da representao visual do mundo fsico do que com os problemas de representao do mundo imaginrio e transcendente dos sonhos e da memria. A atitude crtica de enquadrar o conto (que pessoalmente consideramos um poema em prosa) na escola impressionista, baseado exclusivamente nas marcas
Maring, v. 26, no. 1, p. 61-71, 2004

O impressionismo romntico de Raul Pompia

69

estilsticas, incorreria no erro de julgar e fixar a obra de modo parcial, desconsiderando que o estilo da frase produz a significao quando interagindo com o conjunto dos elementos estruturais e temticos do texto. Desconsiderar os valores morais, ticos e estticos que conferem um sentido maior obra (e que a fazem expressar no apenas uma experincia, ou uma vivncia, mas tambm uma viso de mundo) leva ao privilgio das formas composicionais (Bakhtin, 1990) da sua organizao e, por conseguinte, a uma viso redutora da obra. O uso das sinestesias, analogias, smbolos, assim como da repetio, do ritmo, das aliteraes, assonncias e ecos na caracterizao de Berta revelam um forte grau de subjetividade e envolvimento emotivoideolgico do narrador, que, no caso, essencialmente lrico, principalmente se considerarmos - alm dos aspectos estilsticos apontados - o privilgio dado recordao (Staiger, 1997). No caso em questo, o estilo observado deve ser encarado como uma forma composicional estruturante de uma arquitetura (Bakhtin, 1990) impregnada por valores estticos e morais de uma viso de mundo romntica. E devido incapacidade de compreender e equacionar a diversidade estilstica de uma obra que ocorre tanta controvrsia quanto ao estilo de poca dominante em O Ateneu. Nele, o estilo impressionista aqui analisado se faz presente em vrias ocasies, mas no se encontra sozinho, sendo acompanhado pelo realista, pelo naturalista, pelo jornalstico, pela stira etc., conforme demonstram os estudos de inmeros crticos (Gomes, 1958a e b, 1986; Hereda, 1979; Miguel Pereira, 1973) e, em especial, os estudos reunidos por Leyla PerroneMoiss (1995) em O Ateneu - Retrica e paixo, conforme demonstramos em nossa reviso da crtica obra de Raul Pompia (Lopes e Silva, 2001). E embora no seja lcito e nem sensato ensaiarmos alguma concluso sobre o problema proposto com base na reviso da crtica e na anlise de um poema em prosa, no descabido considerarmos que o estilo impressionista presente no corpus analisado, assim como nO Ateneu, deva ser encarado, inicialmente, como uma forma composicional romntica, posto que servio da subjetividade de um narrador lrico (tambm presente no citado romance), que deforma a representao de acordo com os seus sentimentos e percepes - contrariamente objetividade fotogrfica proposta pelo Realismo-Naturalismo na literatura e pelo academicismo nas artes plsticas. E embora tal preocupao com a verossimilhana realista seja visvel nos textos crticos de Pompia sobre a pintura, no devemos esquecer que o compromisso com tal representao se encontrava no apenas na arte acadmica e clssica, mas tambm na arte romntica e impressionista, posto que cada um dos mais importantes movimentos culturais e
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

ideologias do sculo XIX - positivismo, idealismo, naturalismo, realismo (literrio), simbolismo, [...] etc. - pretendia oferecer uma compreenso mais realista da realidade social do que seus concorrentes (White, 1995, p. 60). Alm do mais, no Brasil, o paisagismo no pde se furtar s presses nacionalistas, que buscava o elemento nacional no tpico da cor local e que, por conseguinte, contribuiu para imprimir um ethos romntico tambm pintura de paisagem, que, alis, surge com o Romantismo. Por tais motivos, bem provvel que o impressionismo no Brasil tambm tenha sofrido uma forte influncia romntica e que Raul Pompia, sendo um amante das artes plsticas e uma pessoa de carter bastante emotivo, tenha incorporado a tcnica impressionista na literatura como uma forma composicional servio de uma sensibilidade romntica. Afinal, ele mesmo afirma que no h obra de arte sem o capricho do ritmo acomodado aos perodos sentimentais da descrio (Pompia, [s.d.], p. 49) e sem os parnteses da personalidade do escritor, manifestados pelo modo especial de sentir e pelo processo original de dizer (p. 56). Referncias
ARGAN, G. C. A realidade e a conscincia. In: Arte moderna. Traduo de Denise Bottmann e Federico Carotti. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 75-154. BAKHTIN, M. Questes de literatura e de esttica. A teoria do romance. Traduo de Aurora Fornoni Bernardini et al. 2.ed. So Paulo: Unesp; Hucitec, 1990. BIERDERMANN, H. Dicionrio ilustrado de smbolos. Traduo de Glria Paschoal de Camargo. So Paulo: Melhoramentos, 1993. BRAYNER, S. A reflexo do ser em sua linguagem interior. In: Labirinto do espao romanesco. Tradio e renovao da Literatura Brasileira, 1880-1920. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira; Braslia: INL, 1979a. p. 119-226. BRAYNER, S. Raul Pompia e as Canes sem metro. In: Labirinto do espao romanesco. Tradio e renovao da Literatura Brasileira, 1880-1920. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira; Braslia: INL, 1979b. p. 233-237. CARRASCO, W. William Turner. In: Turner. So Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 5-26. (Coleo Mestres da Pintura) COUTINHO, A. Introduo geral. In: POMPIA, R. Novelas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira; OLAC; FENAME, 1981a. p. 11-24. (Obras, v. 1). COUTINHO, A. Nota preliminar: os contos de Raul Pompia. In: POMPIA, R. Contos. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira; OLAC; FENAME, 1981b. p. 9-12. (Obras, v. 3) COUTINHO, A. Canes sem metro: introduo. In: POMPIA, R. Canes sem metro. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira; OLAC; FENAME, 1982. p. 15-24. (Obras, v. 4). ENCICLOPDIA DE ARTES VISUAIS. Georg Grimm. Biografia. Disponvel em: < Maring, v. 26, no. 1, p. 61-71, 2004

70 http://www.itaucultural.org.br/AplicExternas/Enciclopedia/ artesvisuais/index.cfm?fuseaction=Detalhe&CD_Verbete=1 763>. Acesso em 17/07/03.3 EQUIPE da Pesp. Pinacoteca do Estado de So Paulo. Apresentao Fbio Magalhes; texto Aracy Amaral. Rio de Janeiro: Funarte, 1982, 202 p., il. color. In: ENCICLOPDIA DE ARTES VISUAIS. Castagneto. Crtica. Disponvel em: <http://www.itaucultural.org.br/AplicExternas/Enciclopedia /artesvisuais/index.cfm?fuseaction =Detalhe&CD_Verbete=2900>. Acesso em 17/07/03. GOMBRICH, E. H. Revoluo permanente: o sculo XIX. In: Histria da arte. Traduo de lvaro Cabral. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 499-533. GOMES, E. Pompia e a mtrica. In: Vises e revises. Rio de Janeiro: MEC/INL, 1958. p. 231-238. GOMES, E. Pompia e a eloqncia. In: Vises e revises. Rio de Janeiro: MEC/INL, 1958a. p. 239-247. GOMES, E. Pompia e a natureza. In: Vises e revises. Rio de Janeiro: MEC/INL, 1958b. p. 257-263. GOMES, E. Raul Pompia. In: COUTINHO, A.(Org.) A literatura no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: EDUFF, 1986. p. 174-182. (v. 3) HAUSER, A. Impresssionismo. In: Historia social da literatura e da arte. Traduo de lvaro Cabral. So Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 894-955. HAUTECOUER, L. Histria del arte. Madrid: Guadarrama, 1966. 399 p. (v. 5) HEREDA, J. L. Matria e forma narrativa de O Ateneu. So Paulo: Quron; Braslia: INL, 1979. 145 p. LEVY, Carlos Roberto Maciel. Antnio Parreiras: pintor de paisagem, gnero e histria (1860-1937). Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1981. In: ENCICLOPDIA DE ARTES VISUAIS. Antnio Parreiras. Crtica. Disponvel em: <http://www.itaucultural.org.br/AplicExternas/ Enciclopedia/artesvisuais/index.cfm?fuseaction=Detalhe& CD_Verbete=3092>. Acesso em 17/07/03. LOPES e SILVA, M. Por uma reviso crtica da obra de Raul Pompia. Acta Scientiarum. Cincia Humanas e Sociais. Maring, v. 23, n. 1., p. 109-120, mar. 2001. LOPES e SILVA, M. A Pandora de Raul Pompia. Acta Scientiarum. Cincia Humanas e Sociais. Maring, v. 24, n. 1., p. 29-38, mar. 2002. MERQUIOR, J. G. O segundo oitocentismo. In: De Anchieta a Euclides. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1977. p. 141-270. MIGUEL-PEREIRA, L. Raul Pompia. In: Prosa de fico: 1870 a 1920. 3. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1973. p. 107-18. MOISS, M. Raul Pompia. In: Romantismo; Realismo. So Paulo: Cultrix; Ed. da USP, 1984. p. 417-433. (Coleo Histria da Literatura Brasileira; v. 2) MURICY, A. Raul Pompia. In: Panorama do movimento simbolista brasileiro. 2 ed. Braslia: INL, 1973. p. 227-39. (v. 1). PERRONE-MOISS, L. (Org.). O Ateneu. So Paulo:
3

Lopes e Silva Brasiliense, Edusp, 1988. PLACER, X. Raul Pompia. In: Adelino Magalhes e o Impressionismo na fico. Rio de Janeiro: Livraria So Jos, 1962. p. 21 - 23. POE, E. A. O princpio potico. In: Poemas e ensaios. Traduo de Oscar Mendes e Milton Amado. Rio de Janeiro: Globo, 1985. p. 77-100. POMPIA, R. O perfume dos bolos. In: Contos. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira; OLAC; FENAME, 1981. p. 124-125. (Obras; v. 3) POMPIA, R. Aurlio de Figueiredo. In: Crnicas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira; OLAC; FENAME, 1983. p. 99-100. (Obras; v. 7) POMPIA, R. Crtica literria e artstica. In: Miscelnia/fotobiografia. Rio de Janeiro: Prefeitura Municipal de Angra dos Reis; OLAC, [s.d.]. p. 30-101. (Obras, v. 10). RAMOS, M. L. Psicologia e esttica de Raul Pompia. 1957?. Tese (Concurso para a Ctedra de Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais, Belo Horizonte, [1957?]. RICHARD, P. Ut naturae pictura poesis. Le paysage dans le description littraire au dbut du XIXe sicle. Revue des sciences humaines. Tome LXXX, n. 209, Janvier-Mars, 1988, p. 125-142. STAIGER, E. Estilo lrico: a recordao. In: Conceitos fundamentais da potica. Traduo de. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997, p. 19-75. WHITE, H. Meta-histria: A imaginao histrica do sculo XIX. Traduo de Jos Laurnio de Melo. 2. ed. So Paulo: Edusp, 1995.
Received on July 22, 2003. Accepted on May 05, 2004.

Infelizmente, todas as referncias pertinentes Enciclopdia de Artes Visuais do site Ita Culural no so mais atuais, pois ele foi totalmente reformulado.

Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Maring, v. 26, no. 1, p. 61-71, 2004

Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Maring, v. 26, no. 1, p. 61-71, 2004

You might also like