You are on page 1of 9

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XVII Prmio Expocom 2010 Exposio da Pesquisa Experimental em Comunicao

Dicas Ambientais do Caboquinho: uma cartilha educativa1 Larissa Mahall de SOUSA2 Amanda RODRIGUES 3 Rosiel do Nascimento MENDONA4 Luiza Elayne AZEVEDO5 Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

RESUMO Este trabalho tem como objetivo mostrar as etapas de criao da Cartilha Ambiental, desde seu planejamento grfico at suas funes ambientais enquanto meio de comunicao ambiental no contexto da educomunicao, utilizando ferramentas de editorao multimdia. Ressalta-se tambm a importncia da parceria com o Piatam (Inteligncia Socioambiental Estratgica da Indstria de Petrleo na Amaznia) e a Secretaria de Estado de Cincia e Tecnologia, Sect-Am que contriburam para que esse material impresso tivesse registro na Biblioteca Nacional (ISBN). PALAVRAS-CHAVE: cartilha; meio ambiente; PETCaboquinho. 1 INTRODUO O mundo passa por vrias mudanas tecnolgicas, sociais, culturais que sempre vo de encontro, mesmo que indiretamente, s mudanas ambientais como o consumo exagerado e inconsciente dos recursos no-renovveis, por exemplo. Somado a isso, encontram-se outros problemas climticos como a queimada, a derrubada ilegal de rvores, desperdcio de gua, energia, poluio do meio ambiente que afeta a fauna e flora do meio em que esto inseridos. Em funo do exposto um dos temas mais discutidos na atualidade se trata do meio ambiente e todas suas implicaes, tenses e ausncia de aes e o assunto est presente nas plataformas de polticos, nos cdigos de conduta organizacionais, pelo qual se promovem conferncias, campanhas, e se assinam tratados, a exemplo o do Cmbio Climtico. O ritmo de consumo ditado pela modernidade tem contribudo para que esses recursos, muitos deles no-renovveis, entrem em processo de esgotamento. Para alm das previses apocalpticas, importante frisar que se a Amaznia continuar sofrendo o ritmo acelerado de desmatamento em breve vai desaparecer.

1 2

Trabalho submetido ao XVII Prmio Expocom 2010, na Categoria Jornalismo Utilitrio Aluna lder do grupo e estudante do 3. Semestre do Curso de Relaes Pblicas, email: larimahall@hotmail.com 3 Estudante do 5. Semestre do Curso de Relaes Pblicas, email: amandinharodriguex@hotmail.com 4 Estudante do 5. Semestre do Curso de Jornalismo, email: rosielmendon@hotmail.com 5 Orientadora do trabalho. Professora do Curso de Comunicao Social da Ufam e tutora do PETCom, email: luindia@uol.com.br.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XVII Prmio Expocom 2010 Exposio da Pesquisa Experimental em Comunicao

Na tentativa de solucionar ou amenizar essas questes, muitas pesquisas, estudos, congressos e palestras tm sido realizadas, mas como mostrar isso para os jovens de escolas pblicas, por exemplo, que no tm acesso a toda essa informao e quando tomam conhecimento, no sabem como podem ajudar, pois vem esses problemas muito distantes de sua realidade? Qual a melhor forma, ento, de preparar esses jovens para aes/benefcios ou ao menos em reduo dos malefcios, para o ambiente ao seu redor e, consequentemente, para a sociedade? Galbraith (1996), ao falar de educao, afirma que ela ainda a melhor maneira de orientar o bom funcionamento da sociedade. Assim, a Comunicao em apoio ao processo educacional acaba assumindo um carter transdisciplinar. Para o referido autor, a educao condiciona o bom funcionamento da sociedade, e conseqentemente a poltica.

Os ignorantes so mantidos no trabalho entediante, repetitivo e de algum outro modo opressivo e, em muitas ocasies, sem nenhum trabalho. Com a educao, e somente ela, vem a melhoria; sem ela no existe melhoria alguma, e o recurso plausvel o crime e a violncia. Poderia ou talvez, deveria se argumenta que o que h de melhor em educao deveria beneficiar aqueles nas piores situaes sociais. So eles que mais necessitam de meios de escape. (GALBRAITH, 1996).

Galbraith evidencia ainda que a educao nem sempre depender inteiramente da economia ou questo econmica do indivduo porm, tendo em vista a forte ligao deste fator, importante o cumprimento do seu papel na poltica e na sociedade, incluindo-a assim, nas polticas pblicas e sociais, pois tida como acesso e direito de todos. De acordo com Gudez (1982), para que haja o cumprimento dos deveres das polticas pblicas educacionais na sociedade faz-se imprescindvel o apoio da tecnologia como fator contribuinte para este ato necessrio em nosso meio social.

(...) o conjunto de processos, mtodos e tcnicas para enfrentar o problema da prxis educativa e para favorecer a dinmica da aprendizagem conforme as diretrizes de um projeto acadmico curricular inscrito e comprometido com o projeto histrico pedaggico. (GUDEZ, 1982).

O apoio, citado por Gudez, caracterizado por teorias de sistemas, teorias da aprendizagem e da comunicao, que auxiliam o aprendizado. Tais teorias esto presentes na escola atuando de maneira eficaz para a formao positiva do aluno, oferecendo uma

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XVII Prmio Expocom 2010 Exposio da Pesquisa Experimental em Comunicao

gama de mtodos de educao a serem aplicados, seja no simples ato de transmitir o contedo por meio de um quadro, vdeo, internet, dentre outros. A importncia das tecnologias educacionais que funcionam como um mecanismo de apoio para o aprendizado, no qual o aluno assimila o contedo transmitido, e tambm, entende a necessidade de aprend-lo e em seguida, poder inseri-lo em seu contexto. A incluso de tecnologias e/ou as tradicionais ferramentas de comunicao ambiental como a cartilha nas escolas visam a benefcios. No entanto a implementao destas, exige uma srie de equipamentos, que vo desde as condies de infra-estrutura da escola, at o modo pelos quais tais veculos sero utilizados pelos educadores e educandos. Evidencia-se, portanto, que a importncia est nos contedos a serem transmitidos aos alunos e o uso das tecnologias deve ser feito a partir de uma anlise coerente da realidade encontrada no atual mbito escolar. A comunicao enquanto mecanismo de apoio para esse processo auxilia na difuso de conhecimentos, sejam eles expostos atravs das mdias digitais, ou das prticas de atividades de contedos transversais interdisciplinares. Sendo assim, a comunicao no contexto pedaggico atua na criao de um elo que tem como apoio o uso de tecnologias para a transmisso do contedo ao seu receptor. Nesse contexto que surgiu o projeto da cartilha intitulada: Dicas Ambientais do Caboquinho: uma cartilha educativa, desenvolvido pelo PET de Comunicao Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A Educao ainda a arma mais poderosa para combater os problemas ambientais de forma consciente e eficaz, portanto este instrumento de comunicao ambiental e de educomunicao tem o objetivo de trabalhar com temas recorrentes da Educao Ambiental, como conscientizao e preservao da natureza por meio de um veculo de comunicao bastante utilizado na rea ambiental: a cartilha. Esse meio de comunicao dirigida encaixou-se de maneira coesa e funcional para a realidade do pblico de interesse do programa, os jovens de escola pblicas que atravs das oficinas aprenderam sobre questes ambientais e algumas tcnicas de comunicao. Nesse processo de aprendizagem o importante se conscientizar e conscientizar os outros. Tratar os assuntos ambientais de modo a aproxim-los da realidade dos alunos tambm incentivou a criao da Cartilha Ambiental do PETCaboquinho, que mais um vez buscou popularizar esse assunto atravs de um meio de comunicao acessvel, fcil de entender e bastante rico em imagem e instrues: a cartilha educativa.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XVII Prmio Expocom 2010 Exposio da Pesquisa Experimental em Comunicao

2 OBJETIVO A cartilha educativa Dicas Ambientais do Caboquinho tem como objetivo funcionar como instrumento de apoio s oficinas do Projeto PETCaboquinho e nas salas de aula, quando os temas gua e/ou lixo forem trabalhados. Alm disso, busca-se informar os alunos sobre temas e problemticas ambientais, despertando a conscincia ambiental em cada um deles.

3 JUSTIFICATIVA O Projeto PETCaboquinho ultrapassou as oficinas e os jornais-murais produzidos nas Oficinas da Semana de Tecnologia do Amazonas (SECT) nos anos 2008 e 2009 bem como as atividades de curriculares de extenso ocorridas,pois ele conseguiu conscientizar muitos jovens a cuidar do meio ambiente. A Cartilha Ambiental surge como instrumento facilitador e funcional para dar continuidade a essa funo do projeto, com o diferencial de tratar a temtica meio ambiente de maneira prxima realidade desses jovens. possvel explorar bastante os recursos visuais na cartilha, e quando se trata de meio ambiente as imagens auxiliam no ensino de dicas ambientais. Para Margarida Kunsch (2003, p.169), os produtos comunicacionais impressos, eletrnicos ou digitais devem receber tratamento tcnico-profissional, isso revela a importncia da qualidade, estudo, pesquisa na elaborao do material para a cartilha, que gera uma comunicao mais atraente aos olhos dos seus leitores. Isso se encaixa no conceito de produo de editorao multimdia, que a transformao de um projeto original em uma publicao atraente, podendo englobar diversas mdias. A elaborao da cartilha tambm foi norteada pela rea da Educomunicao, visto que ela facilita a produo e difuso de determinado assunto no processo ensino-aprendizagem.

O conjunto de aes inerentes ao planejamento, implementao e avaliao dos processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ecossistemas comunicativos em espaos educativos presenciais ou virtuais ( escolas, centros culturais, emisssoras de TV, rdio educativos e outros) assim como a melhorar o coeficiente comunicativo das aes educativas, incluindo as relacionadas ao uso dos recursos da informao no processo de aprendizagem. (SOARES, 2003, p.3).

Dito isso, reafirma-se que o potencial que a cartilha educativa possui, visto que ela constitui-se de maneira objetiva, educativa, utilitria, rica em imagens e fcil de ser compreendida.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XVII Prmio Expocom 2010 Exposio da Pesquisa Experimental em Comunicao

Por ter carter utilitrio, ela se encaixa na categoria de jornalismo utilitrio, pois mantm o leitor fiel, j que produz aquilo que est diretamente relacionado aos seus interesses imediatos, oferecendo respostas e possveis solues para seus problemas para Tyciane Vaz (2009, p.8). Dando nfase a isso, a autora tambm afirma que esse jornalismo de servio gera ao ou reao nos leitores, pois d informaes teis que podem ser aplicadas no dia-a-dia das pessoas. Para Diezhandino apud Vaz (2009, p.9) , o jornalismo utilitrio ensina, previne, anima, adverte e aconselha, por isso to importante e presencial nos meios de comunicao quer seja impressa, eletrnica ou digital.

O jornalismo de servio tem um papel orientador, que busca ajudar o cidado em suas escolhas e atividades do cotidiano. Ele tambm um gnero jornalstico independente e no cabe em classificaes opinativas e informativas j existentes.(VAZ, 2009,p.14).

Dessa forma, as dicas ambientais do caboquinho possuem essa caracterstica de ser utilitria e ao mesmo tempo, atuando como editorao multimdia no contexto da educomunicao aplicados nas escolas. A cartilha enquanto instrumento auxiliar para as temticas gua e lixo, no podem ser aplicadas somente nas oficinas do PETCaboquinho, por isso ela foi registrada no ISBN International Standard Book Number, sistema internacional padronizado que identifica os livros por ttulo, autor, pas ou editoria, facilitando sua circulao e comercializao. No Brasil, a Fundao Biblioteca Nacional a responsvel pelo registro e credibilidade s produes impressas. Assim, o acesso cartilha ambiental se torna mais facilitado e por ter cadastro na biblioteca Nacional, ela pode ser utilizada como material auxiliar nas salas de aula.

4 MTODOS E TCNICAS UTILIZADOS FALTA TUDO

5 DESCRIO DO PRODUTO OU PROCESSO 1- Desenho a mo livre dos personagens em diversas situaes para ilustrar as pginas da cartilha. 2- Materiais: papel A4, lpis HB, 2B, naquim 0.1 e 0.8 3- Digitalizao dos desenhos - scanner HP Deskjet F4100

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XVII Prmio Expocom 2010 Exposio da Pesquisa Experimental em Comunicao

4- Arte, vetorizao, colorir e converter para imagens JPGE e PNG- materiais: photoshop CS3 5- Montagem, diagramao e arte finalizao- materiais: corel DRAW x4 6- Impresso: Teste da boneca - materiais: impressoras HP, folhas A4 7- Impresso final: materiais: folhas A3, papel reciclado ou similar, gramatura 120 Especificaes Tcnicas: tipografia do ttulo: AMAZON ( se remete a grafismo indgenas) tipografias auxiliares: DAX Pro Bold e DAX Pro EXTRABold/ arial cores CMYK (para impresso)

Ficha Catalogrfica Risngela Pinheiro de Andrade CRB-11/713

D545 Dicas ambientais do caboquinho : gua e lixo / organizadores: Luiza Elayne Azevedo, Ila Clicia Ferreira, Isabela Xavier de Castro. Manaus : Instituto I-Piatam, 2009. 40 p. : il. ; 19 cm. ISBN 978-85-61684-14-3 1. Meio ambiente Proteo. 2. gua. 3. Lixo. 4. Educao ambiental. I. Azevedo, Luiza Elayne. II. Ferreira, Ila Clicia. III. Castro, Isabela Xavier de.

CDU 504.05

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XVII Prmio Expocom 2010 Exposio da Pesquisa Experimental em Comunicao

Capa

Parte Ldica

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XVII Prmio Expocom 2010 Exposio da Pesquisa Experimental em Comunicao

Apresentao

Dicas gua

Dicas Lixo

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XVII Prmio Expocom 2010 Exposio da Pesquisa Experimental em Comunicao

6.CONSIDERAES A criao de uma cartilha ambiental vem somar no processo de conscientizao e preservao do meio ambiente, objetivo central do projeto Pet Caboquinho. Acredita-se no potencial e utilidade desse material que pode ser usado nas salas de aula quando o assunto abordado for meio ambiente, pois ele possui cadastro na Biblioteca Nacional. Alm disso, no seu processo de criao e execuo, pode-se observar que unir comunicao com educao uma forma bastante eficaz de contribuir para a preservao do meio ambiente. Outro ponto que merece destaque a interdisciplinaridade que a Cartilha Ambiental proporcional nas reas de Jornalismo, Relaes Pblicas e Design.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
GALBRAITH, John Kenneth. A sociedade justa: uma perspectiva humana. Rio de Janeiro: Campus,1996. GUDEZ, Victor. Tecnologia Educacional no contexto de um projeto histrico- pedaggico. Rio de Janeiro : Revista Tecnologia Educacional-ABT, n. 49, 1982. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relaes pblicas integrada. So Paulo: Summus, 2003. SOARES, Ismar de Oliveira. Habilitao Comunicao em Espaos Educativos. ECCOS Revista Cientfica. N.2, Dez. 2000. So Paulo: Escola de Comunicaes e Artes, USP., VAZ, Tyciane Cronemberger Viana. Jornalismo de Servio: o gnero na mdia impressa brasileira. Trabalho apresentado no IX Encontro dos Grupos/ Ncleos de Pesquisas em Comunicao do XXXII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao- Curitiba, PR, 2009. Sites visitados http://pt.wikipedia.org/wiki/Producao_editorial http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=26

You might also like