You are on page 1of 7

JINGLE BELL ROCK

Caia uma chuva fina e em rajadas. As rajadas, assemelhavam-se a cortinas leitosas que abriam e fechavam endoidecidas pelo vento que era cortante e angustiado. O clima andava louco, mas assim j era demais. Chuva e frio em Dezembro. O vento, que por vezes assobiava ao passar por entre os toldos coloridos, aoitava a coragem de quem foi s compras com atraso, talvez, tentando melhores preos. dezembro. Somente no calendrio. Era impressionante como o clima assim tresloucado, fazia-nos lembrar de previses e orculos sobre o fim dos tempos. Eram lindas. Mesmo de fora da loja, Edson podia ver sua qualidade. Estavam entre outras peas de vesturio de inverno : um cachecol grosso, um casaco de couro e um bon de l de carneiro ___ como se tivessem sido deixadas ali pelo vitrinista. E ali estavam elas, envoltas em luz, captando a ateno dos transeuntes. De repente, Edson olhou sua volta, sentindo-se um grande tolo por ficar to preso a um par de luvas. No conseguia entender a fixao por um par de luvas que Slvia, sua esposa, tivera e o fizera sair procura. O frio que fazia, por certo, duraria at o dia seguinte, se tanto. Mas ningum reparara nele. Era vspera de natal. Homens magros, fantasiados de Papai Noel, com travesseiros sob a camisa, badalavam sinos em cada esquina. Havia at mesmo um Papai Noel de amarelo ( deve ter esquecido de que esse negcio de cores para as renas se me entende). Em quase todas as lojas havia rvores de Natal, de plstico, com enfeites prateados. Os vendedores usavam distintivos verdes e vermelhos na lapela e suas caras demonstravam uma alegria forada e desesperada. Os prprios distintivos eram uma caracterstica de cada loja. As que atraam uma clientela elegante no usavam nenhum ou, se usavam, eram de desenhos mais sofisticados. As lojas que atendiam aos menos abastados, apelavam para coisas mais extravagantes. Uma delas, por exemplo, no mesmo quarteiro, tinha seus vendedores enfeitados com as mais complicadas invenes. O peito de uma caixa estava coberto por um Papai Noel montado sobre trs telhados e seguido por oito renas, cujas pernas se moviam em conjunto. Um vendedor usava uma camisa do Palmeiras com seu nome inscrito no lugar normalmente ocupado pelo nome do time no distintivo. Numa outra loja, luzes verdes e vermelhas piscavam em diversas combinaes computadorizadas, em volta de um miniprespio.

Isso, porm, no acontecia com a Martins, cuja vitrina Edson contemplava. Ali a decorao era discreta. Edson olhou novamente para as luvas, tentando adivinhar-lhes o preo. Silvia vira-as no dia anterior e j sonhava com elas. Silvia no costumava fazer isso, mas quando fazia, quando cismava em querer alguma coisa, era um problema. Eles estavam casados h mais de 12 anos e ela normalmente demonstrava uma serena maturidade diante dos desastres da vida, mas quando queria algo, seria capaz de qualquer coisa para consegu-lo : gritar, choramingar e fazer greve de fome por vrias semanas. Edson estremeceu e dirigiu-se para a porta sabendo que no tinha escolha. __ No! __disse uma voz atrs dele __no entre l! Edson voltou-se e viu um homem estranho, cujo rosto, inchado e assimtrico, cortado e marcado, teria sido atropelado por um Caminho. Seus cabelos brancos esvoaavam ao vento como uma bandeira esfarrapada. Um perfeito louco. Edson encolheu os ombros e comeou a virar-se. J notara aquele homem nas ruas, perturbando os transeuntes, imitando os Papais-nois e brincando de espantalho com os turistas. Edson passava ali, ao menos duas vezes por semana a caminho da grfica onde trabalhava como vendedor de campo. Mesmo sendo vendedor de campo tinha que ir at o escritrio central para ver de perto o andamento de seus pedidos. No gostava de surpresas com seus clientes, embora detestasse ir ao escritrio, acostumou-se com a liberdade de movimentos que lhe era permitido pelas visitas de campo; alm disso, podia estar sempre em casa quando o tdio batia. E ele adorava estar em casa com a esposa e os filhos. O homem estendeu a mo ossuda e magra no seu caminho. __Espere! __disse nervoso. __Uma advertncia! __riu e jogou a cabea para trs numa gargalhada silenciosa, mostrando dois dentes escuros na boca. Envergonhado, Edson deslizou contra o vidro da vitrina e desviou-se do brao estendido sua frente. __Estou lhe avisando! __disse o homem. __L dentro, no! H sangue nas mos deles .__Voltou-se e olhou para a multido que se juntara. ___Um poema! __gritou ele. Seus dedos descarnados esticavam-se como as pernas de uma aranha. __Um poema para este senhor! ___Voltou-se para Edson e falou, enfurecido :__Entre l e, quando sair, eu lhe darei um poema. __E riu outra vez. Edson entrou na loja. Estava quente e calma. Pequenos sinos soavam em algum lugar. O som era abafado pela espessura das cortinas e tapetes. Um vendedor avistou-o e aproximou-se. Era calvo e de cabea pontuda. Com o queixo enterrado no pescoo e uma pronunciada curvatura dos ombros; mais parecia uma bala de revolver do que um homem.

___s sua ordens, senhor. ___Posso ver o par de luvas da vitrina? O vendedor sorriu. ___Pois no. Por favor, venha comigo. Dirigiu-se para um balco no fundo da loja e abriu uma gaveta. Abaixou-se, apanhou uma caixa de madeira e colocou-a sobre o balco. ___So para o senhor ou para presente? ___perguntou. ___Para presente. O vendedor abriu a caixa. Dentro dela havia um par de luvas ligeiramente mais escuras do que as da vitrina. Pareciam macias e leves, como se servissem para qualquer mo. Os dedos curvavam-se suave e naturalmente contra a palma. ___O senhor quer experiment-las? Se gostar, posso arrumar o tamanho de que precise. Edson calou-as. Elas deslizaram como se fossem feitas de mercrio, preenchendo todas as dobras e ajustando-se a qualquer movimento. Flexionou os dedos e sentiu que elas no prendiam a pele nem os dedos. Eram finas e sem forro mas, mesmo assim, resistentes. Luvas como aquelas seriam ideais para usar dentro e fora de casa. Examinou-as de perto e reparou que no tinham costuras visveis nos dedos nem nos lados das palmas. O couro macio cedeu ligeiramente quando as calou, mas voltou forma anterior logo em seguida. Parecia uma simbiose. ___Do que so feitas? O vendedor sorriu. ___So de couro de uma espcie rara. ___So quentes? ___Muito. ___E quanto custam? ___Quinhentos reais o par. Edson ficou chocado. Quinhentos reais num par de luvas para um frio que talvez nem acontecesse, tal era a loucura do clima nos ltimos anos. ___Voc disse quinhentos? ___perguntou. O vendedor observou o rosto de Edson e sua boca transformou-se numa linha fina. ___Exatamente ___disse, pondo as luvas de volta na caixa. Edson pensou logo em Silvia. Droga, ela vai consegui-las de mim de qualquer forma. Ela sempre d um jeito. ___Levarei um par ___disse, ento, com certa dificuldade. O vendedor lanou-lhe um olhar rpido. ___O pagamento ser vista ou a crdito, senhor...? ___Edson. ___Abriu a carteira. ___Aqui est meu carto de crdito.

___Pois no. E o tamanho? ___Ela usa tamanho seis. ___Muito bem. E o formato das mos? Edson pensou por alguns momentos. ___Palmas finas e dedos longos. O vendedor anotou a informao. ___Tenho que avisar nosso comprador imediatamente, se quisermos receblas antes do Natal. Com licena. ___Afastou-se depressa. Edson andou at a frente da loja e olhou para fora. O homem louco estava exortando a multido que se formara sua volta. Ouvia a voz dele mas no conseguia entender o que dizia. Neste instante, o homem virou-se e seus olhos se encontraram. O homem murmurou algo inaudvel. ___Mais alguma coisa, senhor Edson? ___O vendedor voltara. Edson no o ouvira chegar. ___O senhor conhece aquele homem esquisito l fora? O vendedor encolheu os ombros. ___Ele tem andado por aqui h semanas. Recita poesias atacando os comerciantes e compradores. J tentamos nos livrar dele vria vezes, mas a polcia diz que no tem motivo para det-lo. ___Virou-se para Edson movendo todo o corpo junto com a cabea. ___Creio que teremos que aguent-lo ainda durante algum tempo. Mais alguma coisa, senhor? Edson maneou a cabea negativamente. ___Ento, por favor, queira assinar aqui. Edson assinou rapidamente. ___As luvas ficaro prontas em duas semanas, dia 22 de dezembro. E o senhor no ter problemas quanto ao tamanho. As luvas so maravilhosas. Ns as fabricamos ligeiramente menores para que se ajustem mo do fregus. Calam perfeitamente. ___Obrigado ___disse Edson. Sentia-se aliviado. Misso cumprida. Slvia teria suas luvas e ele teria paz. Gastar dinheiro dessa forma doa, mas, uma vez gasto, esquecia-se dele facilmente. Caminhou para a frente da loja, abriu a porta e investiu contra o vento gelado. As luzes da cidade refletiam-se no cu, tornando as nuvens arroxeadas. O homem louco estava esperando. ___Voc as comprou ___disse ele ___Voc comprou as luvas? Edson espantou-se. ___Como sabe?

___Ora, todos compram. Todos! ___O homem sorriu. Seu casaco surrado estava aberto, apesar do frio que penetrava pelas roupas de Edson como uma lmina. ___Voc perguntou do que elas so feitas? Perguntou? ___Perguntei mas... ___O poema! ___O homem gritou. ___O poema de natal! ___Olhou para Edson com seus pequenos olhos pretos. Seus dedos moviam-se rapidamente pelo ar, desenhando e moldando formas. A multido esperava atrs dele. Ento abriu os braos num grande arco. O rancor dos tempos, embrulhado e enfeitado Chega com o vento norte O homem agora, sente calado Por entre agonias eltricas a sua sorte Sua voz aumentava com o verso e quebrava na ltima slaba. Franziu as sobrancelhas. ___No, muito negativo! Muito negativo! ___disse, batendo os ps. Olhou para Edson e esticou o pescoo para a frente, como um pssaro. Um presente de Natal Um desafio fatal Um poema para voc Um dinheiro para mim? Esticou a mo, esperando. Edson procurou no bolso, pegou uma moeda e depositou-a na mo espalmada. E reparou na cicatriz em forma de meia lua em volta do polegar do homem. Recuou e foi-se embora. Duas semanas depois, Edson estava de volta. O ritmo da multido aumentara freneticamente. Com a aproximao do natal, as lojas se enfeitaram mais ainda e ficaram fosforescentes de verde e vermelho. A nica loja que no mudara era a Martins. A decorao continuava sendo a mnima possvel. Os itens expostos nas vitrinas continuavam os mesmos e na mesma forma de antes. As luvas ainda estavam descuidadamente atiradas no meio dos outros artigos.

Pelo menos o homem louco no estava por perto. Edson procurou-o no meio da multido, enquanto caminhava para a loja, mas no conseguiu encontr-lo. O fluxo de pessoas parecia um rio enorme que corria pela calada com grandes redemoinhos entrada de cada loja. Suspirou com alvio e entrou. O mesmo vendedor, o que parecia uma bala, avistou-o e veio imediatamente ao seu encontro. __As luvas esto prontas? __perguntou Edson. Esperava que estivessem. Slvia no s era inflexvel em se tratando de receber os presentes que queria, como tambm era uma fantica da pontualidade. Presentes de natal tinham que ser dados no natal, e os de aniversrio, no aniversrio, como se houvesse um padro preestabelecido. Ela agia como se qualquer desvio pudesse acionar a mquina da destruio universal. O vendedor parecia preocupado. __Sim, senhor, mas h um pequeno problema. Por favor, venha comigo. Edson seguiu-o ao fundo da loja. Enquanto o vendedor procurava algo atrs do balco, Edson olhou distraidamente para a vitrina da frente e, mesmo de onde estava, podia ver a multido, l fora. __O homem louco voltou? __perguntou. O vendedor seguiu seu olhar para a frente da loja. __Ah! __disse sorrindo. No, acho que no. Finalmente, encontrou a caixa e colocou-a no balco. ___Ento, qual o problema? __perguntou Edson. __Bem, senhor, que estes artigos so feitos de um couro muito raro, uma pea para cada luva. No processo de curtio, fazemos o melhor que podemos para remover qualquer imperfeio que possa estragar a aparncia final. As rugas e amassaduras desaparecem, assim como qualquer mancha que possa haver no couro. __Falava com orgulho. __Como o senhor sabe, cada par diferente, cada um original. No caso deste par, infelizmente, constatamos um pequeno defeito. Eu lhe asseguro que no vai afetar a durabilidade da luva. O couro no est perfurado, nem gasto. Mas __encolheu os ombros __podemos fazer uma de duas coisas: ou vender-lhe este par pela metade do preo, ou ento esperar mais duas semanas por um par novo. Edson hesitou um momento. Duzentos e cinqenta reais era muito melhor do que quinhentos. E se Slvia percebesse __se percebesse __ ele poderia dizer que se tratava de uma marca proposital: certamente nenhum par era igual ao outro, e cada um precisava de algo para se diferenciar. Sua esperana era de que o defeito fosse pequeno. __Posso v-la antes de me decidir? __ claro.

O Vendedor tirou as luvas da caixa. Pareciam magnficas. Edson pegou a luva esquerda para examinar. O couro era macio e bem curtido, de extraordinria confeco. No encontrou nenhum defeito. __No nessa, senhor. Nesta aqui. O vendedor pegou a outra luva e virou-a com a palma para cima. A luz bateu no meio, logo abaixo dos longos dedos finos. Edson examinou-a __Aqui __disse o vendedor. E Edson notou o vestgio de uma linha em forma de lua crescente, fraca mas distinguvel, que rodeava a base do polegar.

You might also like