You are on page 1of 120

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA PR-REITORIA ACADMICA CURSO DE DIREITO

MICHELLE RIAD ISKANDAR

A ALIENAO PARENTAL NOS CASOS DE DISSOLUO JUDICIAL LITIGIOSA DO VNCULO CONJUGAL E A PRESTAO JURISDICIONAL DO ESTADO

Goinia 2010

MICHELLE RIAD ISKANDAR

A ALIENAO PARENTAL NOS CASOS DE DISSOLUO JUDICIAL LITIGIOSA DO VNCULO CONJUGAL E A PRESTAO JURISDICIONAL DO ESTADO

Monografia apresentada Disciplina de Orientao Metodolgica para Trabalho de Concluso de Curso - TCC, requisito imprescindvel obteno do grau de Bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira. Orientador (a): Professora Margareth Estrela Umbelino

Goinia 2010

MICHELLE RIAD ISKANDAR

A ALIENAO PARENTAL NOS CASOS DE DISSOLUO JUDICIAL LITIGIOSA DO VNCULO CONJUGAL E A PRESTAO JURISDICIONAL DO ESTADO

Monografia apresentada ao Curso de Direito da Universidade Salgado de Oliveira como parte dos requisitos para concluso do curso.

Aprovada em ....../....../2010. Banca Examinadora:

Margareth Estrela Umbelino Especialista em Direito do Trabalho Professora Orientadora

Professor (a) Examinador (a) UNIVERSO

Dedico este trabalho aos meus colegas de faculdade que compartilharam comigo as dificuldades e vitrias de desenvolver um trabalho de concluso de curso. Do mesmo modo, dedico a todos aqueles que se interessarem pelo tema da Alienao Parental ou pelo Direito das Famlias.

Agradeo a meus pais, Riad e Karla, pelo incentivo e apoio nessa caminhada. Sem eles esta tarefa no seria possvel. Igualmente, quero estender os meus agradecimentos ao meu namorado e demais familiares, que souberam compreender meus momentos de ausncia. Doutora Sandra Regina Teodoro Reis pela oportunidade de conhecer o Direito das Famlias, pelo qual me encantei. s colegas do estgio, que propiciaram experincias nicas de aprendizado de prtica jurdica. Tambm quero agradecer a todas as pessoas que contriburam e me incentivaram nesse caminho, s vezes fcil e outras vezes trilhado com muitas dificuldades. Agradeo minha orientadora, Profa. Esp. Margareth Estrela Umbelino, a dedicao durante o processo de orientao deste trabalho.

Em cada comportamento humano, h a presena, embora indireta, do fenmeno jurdico: o Direito est pressuposto em cada ao do homem que se relacione com outro homem. Miguel Reale.

RESUMO

O Direito atual recebeu, recentemente, uma nova norma jurdica que dispe sobre a Alienao Parental. Apesar da Lei 12.318/2010, Lei de Alienao Parental, ter sido sancionada apenas em agosto deste ano, sabe-se que a doutrina e jurisprudncia j anunciavam a sua prtica, pois, embora a disposio legal do tema seja recente, a prtica mostra que, infelizmente, sua ocorrncia j era notada h muito tempo. O Direito das Famlias uma esfera muito peculiar dentro do Direito Civil, tendo em vista que ele envolve a clula mater de nossa sociedade, a famlia. O conflito familiar atinge os indivduos profundamente, no mago de seus seres, uma vez que se relacionam s questes de afeto, que so inerentes s relaes familiares. Sabe-se que, finda a ao de famlia, persiste a litigiosidade no seio familiar, j que o sentimento negativo que originou a ao no cessa pelo simples fato de haver uma deciso judicial. Assim, nesse meio de conflitos que surgem questes como a da Alienao Parental. Este trabalho se prope a estudar a evoluo da famlia e a sua definio moderna. Intenta em demonstrar a conceituao, identificao e conseqncias da Sndrome e em analisar se o Judicirio est preparado para solucionar os conflitos de famlia, especialmente no que tange aos interesses do menor, quando este vtima da Alienao Parental praticada pelos seus pais. Ademais, buscar examinar tambm se legislar a matria concernente Sndrome da Alienao Parental meio eficaz de solucionar os litgios advindos das disputas dos pais pelos filhos. Palavras-chave: 1 Alienao Parental; 2 Direito das Famlias; 3 Judicirio.

SUMRIO
INTRODUO 1 NOES GERAIS SOBRE O DIREITO DE FAMLIA 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 Noes e Conceituaes de Famlia O Surgimento, As Mudanas e A Moderna Concepo de Famlia A Dissoluo da Famlia: A Emenda Constitucional n. 66 Princpios do Direito de Famlia Natureza Jurdica do Direito de Famlia 01 03 04 06 13 14 18 19 19 20 22 22 25 26 29 32 36 38 40 42

2 BREVES CONSIDERAES SOBRE O PODER FAMILIAR 2.1 2.2 Conceituao de Poder Familiar Cessao, Suspenso e Perda do Poder Familiar

3 SNDROME DA ALIENAO PARENTAL - SAP 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 3.6 Definies, Origens e Consideraes Acerca da SAP As Condutas do Alienador A Falsa Denncia de Abuso Sexual e a Implantao de Falsas Memrias Comentrios Acerca da Nova Lei 12.318/10 Anlise da Atuao do Poder Judicirio Algumas Possveis Solues

CONCLUSO REFERNCIAS ANEXOS

INTRODUO

Este trabalho prope-se a estudar a Sndrome da Alienao Parental, em especial nos casos de Direito Civil Brasileiro que envolvam a separao judicial e litigiosa de casais. Primeiramente, neste trabalho ser analisada a origem de tudo, ou seja, a origem da famlia, e, posteriormente, a sua dissoluo incluindo a disputa pela guarda dos filhos. Aps a breve origem, ser verificada a identificao da Sndrome e suas comparaes e diferenas com a falsa denncia de abuso sexual e como ocorre a implantao de falsas memrias. No assunto, ser abordada, tambm, a questo envolvendo o Poder Judicirio, que possui como funo tpica a jurisdicional, inerente sua natureza, e como ele trata o problema da Alienao Parental nos casos em que ela se configura ou em que apenas mencionada. A questo da Alienao Parental trata-se de algo novo para o Direito, porm, em contrapartida, bastante comum e antiga no mundo dos fatos, na realidade social. Por se tratar de uma nova questo a ser abordada com maior veemncia pela seara jurdica, se faz imperioso pesquisar, por exemplo, se a prestao jurisdicional do Estado supre a expectativa de proteo ao menor quando h alegaes, por parte dos pais, da existncia de Alienao Parental, bem como indagar se o Poder Judicirio competente para resolver litgios que envolvam a Alienao Parental. Se faz mister averiguar, do mesmo modo, se legislar a matria concernente Sndrome da Alienao Parental meio eficaz de soluo de conflitos que envolvam a disputa, entre os pais, pela guarda dos filhos. Assim, o tema objeto de estudo do presente trabalho de extrema relevncia para a rea jurdica, pois possui a capacidade de modificar decises judiciais, uma vez que h risco de estas decises serem proferidas eivadas de injustias. Alm disso, a pesquisa em tela trata de um assunto abordado de forma escassa pelos operadores do Direito (juzes, promotores, advogados, assistentes

sociais, peritos etc.), fator este que causa vasta preocupao, tendo em vista que a recente aprovao do Projeto de Lei n. 4.053/08 deu maior publicidade Sndrome da Alienao Parental. Ademais, j existem alguns julgados de juzes monocrticos, e at mesmo de Tribunais, sobre a matria, porm, de forma acanhada, com propores menores do que as esperadas, haja vista que, de fato, existem muito mais casos de alienao parental do que os mencionados pela via judicial. Insta salientar que o bem juridicamente protegido a higidez psicolgica e emocional da criana ou adolescente, vtimas do abuso do exerccio do poder familiar e de desrespeito aos direitos de personalidade do menor em formao. Desse modo, a pesquisa visa propiciar aos operadores da rea jurdica maiores conhecimentos acerca da Sndrome da Alienao Parental, um tema recente e pouco discutido, mas que possui grande relevncia na aplicao do Direito e na proteo da criana e do adolescente.

1 NOES GERAIS SOBRE O DIREITO DE FAMLIA

viso

do

organismo

familiar,

como

sabido,

sofre

constantes

transformaes diante das especificidades de cada pas, das diversidades culturais, das variedades de civilizaes, regimes polticos, sociais e econmicos. De acordo com Gama (2008, p. 3):
So frequentes os conflitos de interesses entre os familiares, o que exige uma disciplina normativa que seja adequada a solucion-los e, por conseguinte, o estabelecimento e desenvolvimento de relaes jurdicas familiares nos moldes estruturados pelo ordenamento jurdico, em combinao com a realidade sociolgica existente no momento histrico e no contexto geogrfico de certo agrupamento humano.

O mencionado doutrinador ainda afirma que a regulamentao das relaes familiares vem, indiscutivelmente, sofrendo uma srie de alteraes nos ltimos tempos. Estas alteraes so fruto de profundas mudanas sucedidas no seio da sociedade mundial, bem como do desaparecimento de determinados dogmas e princpios antes considerados inabalveis. (GAMA, 2008, p. 4). O doutrinador Pereira (2005, p. 6), menciona que num passado recente, ainda se discriminava as relaes extraconjugais, o ato jurdico da adoo. E se distinguiam filhos legtimos, ilegtimos, adulterinos, incestuosos. Em verdade, sabena de todos que h alguns anos atrs, anos estes no muito distantes, havia um enorme preconceito, alm dos supramencionados, acerca da dissoluo do vnculo afetivo entre casais, caso em que, numa sociedade marcada pelo machismo, como era e ainda a sociedade brasileira, quem mais sofria na opinio popular era a mulher. Na atualidade, aps alguns anos de transformaes principalmente sociais, aquela realidade sofreu grande alterao, sendo que, de acordo com Pereira (2005, p. 6), priorizada a convivncia familiar, ora nos confrontamos com um grupo fundado no casamento ou no companheirismo, ora assumimos o reconhecimento da famlia monoparental identificada com os mesmos direitos e deveres. Segundo Gama (2008, p. 4-5) as transformaes acerca da ideia que se tem sobre famlia, que sero alinhavadas mais detalhadamente nos prximos captulos deste trabalho:

Apenas reforam que qualquer anlise envolvendo tema relacionado famlia contempornea demanda uma breve digresso acerca da evoluo do organismo natural, tico, moral, econmico, religioso e, principalmente, social que a famlia. Em virtude dessas mltiplas dimenses assumidas pelo modelo familiar e que influenciam sua prpria constituio, a famlia no valor objeto de preocupao apenas do Direito, mas tambm de uma gama de campos de conhecimento humano, todos necessrios para sua ampla compreenso e estudo. Portanto, no h como reconhecer um modelo nico de famlia universal, hermtico, estanque e intocvel.

Para o citado autor1:


O Direito de Famlia pode ser considerado como um conjunto de normas jurdicas (princpios e regras) que disciplinam os modos de constituio, de manuteno e de dissoluo das entidades familiares, regulando as situaes jurdicas existenciais e patrimoniais decorrentes das relaes familiares e a elas assemelhadas. No contexto de tal conceituao, inserem-se as relaes fundadas no casamento, na unio estvel, no parentesco, na tutela, na guarda no parental e na curatela.

1.1 Noes e Conceituaes de Famlia

No intento de demonstrar a diversificao existente acerca da conceituao da famlia e, com isso, delimitar a que ser utilizada nesse trabalho, seguem expostos comentrios de alguns doutrinadores da rea. De acordo com Fiuza (2010, p. 961) a ideia de famlia um tanto quanto complexa, uma vez que varivel no tempo e no espao. Em outras palavras, cada povo tem sua idia de famlia, dependendo do momento histrico vivenciado. Nas elucidaes de Gonalves (2008, p. 1):
J se disse, com razo, que a famlia uma realidade sociolgica e constitui a base do Estado, ncleo fundamental em que repousa toda a organizao social. Em qualquer aspecto em que considerada, aparece a famlia como uma instituio necessria e sagrada, que vai merecer a mais ampla proteo do Estado.

No mesmo sentido, GAMA (2008, p. 5) esclarece que:


Reconhecida como clula mater da sociedade, a famlia objeto de preocupao mundial, posto que fundamental para a prpria sobrevivncia da espcie humana, bem como a organizao e manuteno da sociedade e, consequentemente, do Estado.

Idem, p. 12.

Segundo Fiuza (2010, p. 965) h quem entenda que s se pode falar em famlia havendo filhos. Na realidade, o que se pode dizer que o termo famlia admite duas acepes: uma ampla e uma restrita. O referido autor, ao citar Pontes de Miranda, assim explica as duas acepes sobre o termo famlia:
Lato sensu, famlia a reunio de pessoas descendentes de um tronco ancestral comum, includas a tambm as pessoas ligadas pelo casamento ou pela unio estvel, juntamente com seus parentes sucessveis, ainda que no descendentes. Stricto sensu, famlia a reunio de pai, me e filhos, ou apenas de um dos pais com seus filhos. Pontes de Miranda (1954, p. 174 apud FIUZA, 2008, p. 939).

De acordo com o doutrinador Gonalves (2008, p. 1)


Lato sensu, o vocbulo famlia abrange todas as pessoas ligadas por vnculo de sangue e que procedem, portanto, de um tronco ancestral comum, bem como unidas pela afinidade e pela adoo. Compreende os cnjuges e companheiros, os parentes e os afins.

J, com relao famlia como um ncleo mais restrito, o mesmo autor, Gonalves (2008, p. 1 - 2), afirma que:
Trata-se de instituio jurdica e social, resultante de casamento ou unio estvel, formada por duas pessoas de sexo diferente com a inteno de estabelecerem uma comunho de vidas e, via de regra, de terem filhos a quem possam transmitir o seu nome e seu patrimnio.

Na compreenso de Fiuza (2010, p. 964) a famlia pode ser entendida como ncleo estrito, constitudo por pais e filhos, mas tambm como clula maior, constituda por todos os parentes, descendentes da mesma linha ancestral. Fala-se a em famlia extensa ou ampliada. Apesar da existncia de diversas noes e conceituaes acerca do tema, no presente trabalho ser utilizada uma acepo mais especfica, mais restrita, sobre a palavra famlia, no intuito de delimitar a sua interpretao e significao para o fim de abordar, de forma mais eficaz, o assunto que ser objeto de explanao adiante, que o assunto principal desta obra. Desta feita, ser utilizada a interpretao do vocbulo famlia em sentido estrito, ou seja, como grupo formado pelos pais e filhos, ou de apenas um dos pais com seus filhos. Contudo, apesar de parecer exaurida a conceituao de famlia, faz-se relevante salientar qual a conceituao utilizada, nos dias de hoje, para o termo pais. Para tanto, foroso citar as palavras de Nogueira sobre o assunto:

Nova estrutura jurdica se forma em torno do conceito da famlia scioafetiva, qual alguns autores identificam como famlia sociolgica, onde se identificam, sobretudo, os laos afetivos, solidariedade entre os membros que a compem, famlia em que os pais assumem integralmente a educao e a proteo de uma criana, que independe de algum vnculo 2 jurdico ou biolgico entre eles.

1.2 O Surgimento, as Mudanas e a Moderna Concepo de Famlia

A investigao e estudo acerca do surgimento da famlia, como instituio grupal, bastante controvertida. Como ressalta Caio Mrio da Silva Pereira3 aquele que investiga a famlia em rea sociolgica encontra referncias a estgios primitivos em que mais se baseiam no campo da imaginao do que na comprovao ftica; ou seja, mais prevalece a generalizao de ocorrncias particulares do que a induo de fenmenos sociais e polticos de franca aceitabilidade. De acordo com Gama (2008, p. 14) e com o doutrinador Pereira (2005, p. 24) tem-se como ponto referencial de origem da instituio familiar a promiscuidade sexual originria, em que todas as mulheres pertenciam a todos os homens. Nessa linha de promiscuidade, possvel encontrar tambm o tipo familiar polindrico, em que se tem a presena de vrios homens para uma s mulher e o matrimnio por grupo, caracterizado pela unio coletiva de algumas mulheres com alguns homens (PEREIRA, 2005, p. 24). Apesar da controvrsia sobre o assunto, segundo Guilherme Calmon Nogueira da Gama (2008, p. 14), nada impede que seja realizada uma anlise da evoluo da famlia nas naes ocidentais, considerando os registros histricos, documentos e escritos literrios desde a Roma antiga at os dias atuais. No mesmo sentido, Pereira (2005, p. 25) afirma que fato certo e comprovado, este, sim, pelos registros histricos, pelos monumentos literrios, pelos fragmentos jurdicos, que a famlia ocidental viveu largo perodo sob a forma patriarcal. Gama (2008, p. 14) alega que na estruturao atual, os juristas so unnimes em reconhecer como antecedente remoto da famlia moderna a estrutura
2 3

Nogueira (p. 55 apud PEREIRA, 2005, p. 22). PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de direito civil: direito de famlia. 15 ed. Vol. V. Rio de Janeiro - RJ. Forense, 2005.

familiar da civilizao romana, com as modificaes sofridas posteriormente, notadamente do Direito Cannico e das instituies germnicas. Consoante Gama (2008, p. 14):
Na poca clssica de Roma, a estrutura familiar fundava-se no modelo tipicamente patriarcal, tendo como figura principal da famlia romana o pater familias, ou seja, o ascendente mais velho, ainda vivo, que rene os descendentes sob a sua autoridade, formando a famlia, enfeixando em suas mos todos os poderes necessrios boa manuteno da famlia, em carter autoritrio, e no como mnus.

Na lio de Fiuza (2010, p. 961):


Para nossos antepassados culturais, a famlia era corpo que ia muito alm dos pais e dos filhos. Sob a liderana do pai, a famlia era o conglomerado composto da esposa, dos filhos, das filhas solteiras, das noras, dos netos e demais descendentes, alm dos escravos e clientes. As filhas e netas que se casassem se transferiam para o poder do marido ou do sogro, se fosse vivo.

No entender de Fiuza (2010, p. 961), o pater-familias4 era, assim, senhor absoluto da domus5. Era o sacerdote que presidia o culto aos antepassados; era o juiz que julgava seus subordinados; era o administrador que comandava os negcios da famlia. O doutrinador Pereira tambm compreende o pater como sendo, ao mesmo tempo, chefe poltico, sacerdote e juiz. Como pessoa que comandava, oficiava o culto dos deuses domsticos e distribua justia. Exercia sobre os filhos direito de vida e morte, podendo impor-lhes penas corporais, vend-los e at mesmo tirar-lhes a vida (PEREIRA, 2005, p. 26). Nessa poca, somente o pai adquiria bens, exercendo o seu poder sobre o patrimnio familiar, sobre a pessoa dos filhos e sobre a mulher. Com o passar dos sculos e com a evoluo do Direito Romano o poder desse pater-familias deixou de ser to absoluto, concedendo-se maior autonomia mulher e aos filhos. Ainda assim, a estrutura familiar continuou sendo extremamente patriarcal. Somente aps as revolues modernas e a vitria do livre pensar nos pases democrticos, o patriarcalismo ocidental v suas estruturas se abalarem (FIUZA, 2010, p. 962). Segundo este autor:
O golpe crucial desferido pela Revoluo Industrial, que tem incio j no sculo XVIII. Com ela, a mulher se insere no mercado de trabalho e a
4 5

Pai de famlia. Era o pai, senhor absoluto de sua famlia. Domus significa casa, no sentido de clula familiar. Household em ingls.

revoluo na famlia comea. O golpe final ocorre nos idos de 1960, com a chamada Revoluo Sexual, em que a mulher reclama, de uma vez por todas, posio de igualdade perante o homem. tambm a Revoluo 6 Sexual que pe em xeque os padres morais da sociedade ocidental.

Com o aparecimento do Cristianismo a Igreja passou a legislar atravs das normas denominadas cnones, dando origem a um conjunto de normas que receberam a denominao de Direito Cannico. Com isso, o centro da constituio familiar que era baseado no princpio da autoridade cedeu lugar para o da compreenso e do amor. Ao contrrio do Direito Romano, que considerava o matrimnio apenas como unio entre marido e mulher, situao de fato com efeitos jurdicos, a Igreja o via como um sacramento, como algo sagrado e orientado por um aspecto inovador, que tem por base o princpio da indissolubilidade do casamento, que passa a ser matria eclesistica, escapando da jurisdio do Estado. Em razo dessas consideraes e a partir delas, a Igreja passou a entender e considerar que todas as outras unies entre homem e mulher fora do casamento eram precrias, passveis de dissoluo, apresentando-se como concubinato (GAMA, 2008, p. 16). A adoo do catolicismo introduziu dois elementos estranhos: o puritanismo judaico e a ditadura religiosa. O puritanismo judaico censurou os costumes, procurando alinhar os homens dentro de estritos limites morais. O resultado, como podemos ns mesmos verificar, foi o imprio absoluto da hipocrisia (FIUZA, 2010, p. 962). De acordo com esse doutrinador:
O homem era e instigado ao sexo, enquanto a mulher era instigada ao puritanismo. A contradio bvia. Como poderia o homem praticar o sexo em abundncia, como era instigado desde a infncia a fazer, se mulher eram proibidos o prazer e o sexo fora do casamento? Com quem haveria o homem de se deitar? A resposta evidente: com prostitutas ou com outros homens. Mas tanto a prostituio quanto o homossexualismo eram severamente censurados. Quanta complicao, quanto tabu, quanto preconceito, quanta hipocrisia em torno de algo to simples e natural: o sexo. Foi somente aps a Revoluo Sexual dos anos 60 do sculo XX que 7 as coisas comearam a melhorar.

Aps a mencionada Revoluo Sexual, a Igreja Catlica comea a rever sua doutrina em busca do verdadeiro cristianismo, introduzindo como diretrizes suas a regra do amor ao prximo como sendo a nica regra moral existente, o fato de que o

6 7

Idem, p.962. Idem, p. 962.

ser humano responsvel pelos seus atos e seu destino, possuindo livre-arbtrio sobre sua vida e seus caminhos (FIUZA, 2010, p. 962). No Direito Romano o casamento no era visto como instituto jurdico, possuindo dois elementos, um objetivo e um subjetivo. O casamento assemelhavase posse, tendo como elemento objetivo a situao de fato e como elemento subjetivo a affectio maritalis, que se fazia necessrio tanto no incio quanto no decurso da relao. Contudo, aps o surgimento do Direito Cannico e para ele, a affectio maritalis s devia ser observada no momento inicial do casamento e, com relao ao elemento objetivo, a transferncia da mulher de uma famlia para a outra era elemento secundrio, sendo que o que se deveria observar agora, para se considerar consumada a unio, era a cpula, ou seja, a conjuno carnal (GAMA, 2008, p. 16). Com relao s instituies germnicas que foram mencionadas anteriormente, Gama (2008, p. 17) assevera que a famlia germnica era do tipo paternal, ou seja, o ptrio poder era o poder do pai e no do chefe da famlia, sendo que esposa era reservada uma posio moralmente elevada. O referido autor ainda aduz:
Nos agrupamentos germnicos primitivos, o casamento era celebrado perante a reunio de homens livres, sendo que, posteriormente, passou a se estabelecer perante os juzes, para, finalmente, ser contrado perante um juiz, representante da comunidade. De se notar que esta a origem do casamento civil, como instituto que conta com a participao do Estado no 8 prprio ato da celebrao.

Diversos estudiosos da rea afirmavam que a origem da famlia estava profundamente atrelada aos efeitos do casamento, ou seja, o casamento era o nico instituto existente que ensejava e legitimava a famlia. Com o passar dos anos, segundo Siqueira9:
O Estado deixa de interessar-se apenas no ato formal do casamento, preocupando-se, sobretudo, em resguardar o grupo familiar. Desta forma, a famlia no mais se baseia na concepo cannica de procriao e educao da prole, nem tampouco na concepo meramente legalista, mas na mtua assistncia e satisfao sexual, o que permite sejam vislumbradas novas possibilidades de entidade familiar, uma vez que o afeto passar a ser pressuposto de constituio dessas relaes.

8 9

Idem, p. 17. SIQUEIRA, Alessandro Marques de. O conceito de famlia ao longo da histria e a obrigao alimentar. Jus Navigandi, Teresina, ano 15, n. 2664, 17 out. 2010. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/17628>. Acesso em: 28 out. 2010.

10

O autor Csar Fiuza (2010, p. 963) assegura que, embora a sociedade continue patriarcal, o homem, hoje, j no exerce mais a liderana absoluta em sua casa. O papel da mulher se torna cada vez mais ativo e importante. O sustento do lar provido por ambos, sendo que ora manda o homem, ora manda a mulher. Depende do assunto e do momento.
A progressiva emancipao econmica, social e jurdica da mulher, a significativa reduo do nmero mdio de filhos nas entidades familiares, a maior complexidade da vida contempornea decorrente dos problemas atinentes insero profissional da pessoa humana, massificao das relaes econmicas (inclusive as de consumo), urbanizao desenfreada, aos avanos cientficos no campo do exerccio da sexualidade, entre outros fatores, impuseram mudanas na funo e na concepo das novas famlias. GAMA (2008, p. 27).

Alguns doutrinadores, como Lbo (p. 6 apud Gama, 2008, p. 28-29), alegam que a famlia patriarcal, considerada o modelo nico no Brasil desde a Colnia, entrou em crise no curso do sculo XX e, desse modo, foi superada, perdendo sua sustentao jurdica, notadamente diante dos valores introduzidos pela Constituio Federal de 1988. Para esses autores, dois fatores sociais so apontados como responsveis pela derrocada do patriarcalismo na famlia, com a necessidade de sua remodelao: o fenmeno da urbanizao cada vez mais acelerado e o movimento de emancipao feminina. O diploma de 1916 tratava dos direitos e deveres do marido e da mulher em captulos distintos, porque havia algumas diferenas entre esses direitos e deveres. Em virtude, porm, do princpio da isonomia, ou igualdade, estabelecida no dispositivo constitucional do artigo 226, 5, o novo Cdigo Civil disciplinou somente os direitos de ambos os cnjuges, afastando as referidas diferenas. (GONALVES, 2008, p. 7). Ainda, mencionando Gonalves (2008, p. 7):
O art. 233 do Cdigo Civil de 1916 proclamava que o marido era o chefe da sociedade conjugal, competindo-lhe a administrao dos bens comuns e particulares da mulher, o direito de fixar o domiclio da famlia e o dever de prover manuteno desta. Todos esses direitos so agora exercidos pelo casal, em sistema de co-gesto, devendo as divergncias ser solucionadas pelo juiz (CC, art. 1.567, pargrafo nico). O dever de prover manuteno da famlia deixou de ser apenas um encargo do marido, incumbindo tambm mulher, de acordo com as possibilidades de cada qual (CC, art. 1.568).

11

Segundo Pereira (2005, p. 28) desapareceu a organizao patriarcal, que vigorou no Brasil por todo o Sculo XX, no apenas no direito, mas sobretudo nos costumes. De acordo com os ensinamentos de Fiuza (2010, p. 963):
No Brasil, muito j se avanou desde a laicizao do Direito. A Constituio Federal de 1988 considerou clula familiar a unio estvel entre homem e mulher ou entre qualquer um dos pais e seus descendentes. Com isso, deuse o pontap inicial para nova viso de famlia. Em outras palavras, o primeiro passo foi dado: desvinculou-se famlia de casamento. Dado o primeiro passo, o terreno tornou-se frtil para novos avanos, e o legislador no perdeu tempo.

O reconhecimento, pela Constituio de 1988 no art. 226, 3, da unio estvel como entidade familiar, e a sua regulamentao pelo novo Cdigo Civil, possibilitam essa opo aos casais que pretendem estabelecer uma comunho de vida baseada no relacionamento afetivo. A aludida Carta Magna alargou o conceito de famlia, passando a integr-lo tambm as relaes monoparentais, de um pai com seus filhos (GONALVES, 2008, p. 9). De acordo com Souza e Dias (p. 65 apud GONALVES, 2008, p. 9), esse redimensionamento, calcado na realidade que se imps, acabou afastando da ideia de famlia o pressuposto do casamento. Como assinala Gustavo Tepedino (p. 50 apud Gonalves 2008, p. 8), a Carta de 1988 alterou o conceito de unidade familiar para um conceito flexvel e instrumental, que tem em mira o liame substancial de pelo menos um dos genitores com seus filhos tendo por origem no apenas o casamento e inteiramente voltado para a realizao espiritual e o desenvolvimento da personalidade de seus membros. Assim, conforme expe Fiuza (2010, p. 963-964):
Com a Constituio de 1988, atentou-se para um fato importante: no existe apenas um modelo de famlia, como queriam crer o Cdigo Civil de 1916 e a Igreja Catlica. A ideia de famlia plural, que sempre foi uma realidade, passou a integrar a pauta jurdica constitucional e, portanto, de todo o sistema. Reconhecem-se hoje no s a famlia modelar do antigo Cdigo, formada pelos pais e filhos, mas, alm dela, a famlia monoparental, constituda pelos filhos e por um dos pais; a famlia fraterna, consistente na vida comum de dois ou mais irmos; at mesmo as famlias simultneas, dentre outras, so reconhecidas. bvio que, na esfera da simultaneidade, podem ocorrer ilicitudes, como a de homens que mantm dois lares com mulher e filhos em cada um.

De acordo com Pereira (2005, p. 30):

12

Houve, pois, sensvel mudana nos conceitos bsicos. A famlia modifica-se profundamente. Est-se transformando sob os nossos olhos. Ainda no se podem definir as suas linhas de contorno precisas, dentro do conflito de aspiraes. No se deve, porm, falar em desagregao, nem proclamar-se verdadeiramente uma crise. Como organismo natural, a famlia no acaba. Como organismo jurdico, elabora-se a sua nova organizao.

A nova famlia, ao contrrio do que muitos pensam, no se encontra, no entanto, em crise. Ela identifica-se nos princpios fundamentais da dignidade da pessoa humana e da solidariedade social como referncias seguras, e se baseia nas noes de tutela da pessoa humana na dimenso existencial e socioafetiva. Trata-se da concepo eudemonista da famlia, que potencializa, assim, as ligaes de afeio dos integrantes da famlia, com ntida valorizao das funes afetivas da famlia, tornando-se o refgio privilegiado das pessoas humanas contra os problemas encontrados nas grandes cidades decorrentes das presses econmicas e sociais. A famlia passa a ser encarada como comunidade de afeto e entre - ajuda, servindo para o desenvolvimento da pessoa humana, especialmente no mbito dos interesses afetivos e existenciais (Oliveira, p. 13 apud GAMA, 2008, p. 29). Conforme j foi explanado anteriormente, priorizada, ento, a convivncia familiar, a afetividade entre os conviventes, ora nos defrontamos com o grupo fundado no casamento ou no companheirismo, ora com a famlia monoparental sujeita aos mesmos deveres e tendo os mesmos direitos. O Estatuto da Criana e do Adolescente outorgou, ainda, direitos famlia substituta. Como conseqncia destas inovaes, novos rumos foram gerados, conduzindo famlia socioafetiva, onde prevalecem os laos de afetividade sobre os elementos meramente formais. (GONALVES, 2008, p. 8). Nesse sentido, recentemente, a Lei Maria da Penha supriu a lacuna legislativa, pondo fim s discusses doutrinrias acerca da definio de famlia, e trouxe um conceito moderno, legal e aplicvel a toda e qualquer hiptese para o que famlia: uma relao formada entre pessoas independentemente de sexo, cunhada com base no afeto. Eis a redao integral do artigo 5 da referida lei:
Art. 5 Para os efeitos desta Lei, configura violncia domstica e familiar contra a mulher qualquer ao ou omisso baseada no gnero que lhe cause morte, leso, sofrimento fsico, sexual ou psicolgico e dano moral ou patrimonial: I - no mbito da unidade domstica, compreendida como o espao de convvio permanente de pessoas, com ou sem vnculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;
o

13

II - no mbito da famlia, compreendida como a comunidade formada por indivduos que so ou se consideram aparentados, unidos por laos naturais, por afinidade ou por vontade expressa; III - em qualquer relao ntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitao. Pargrafo nico. As relaes pessoais enunciadas neste artigo independem de orientao sexual.

Resta concluir, de acordo com o posicionamento dos doutrinadores acima delineados e com base na afirmao de Gama (2008, p. 4) a seguir, que:
A abordagem atual acerca do Direito de Famlia em nada se assemelha, com efeito, viso sobre o assunto no incio do sculo passado, sendo inmeras as reformas ocorridas no centro das relaes humanas que impuseram, consequentemente, alteraes legislativas.

Assim, a perspectiva atual de famlia no mais envolve um modelo nico, mas engloba quaisquer formas de afeto, independentemente de haver coabitao ou mesmo relao de parentesco entre os envolvidos, e considera cada um dos familiares enquanto indivduos ao invs de apenas tutelar um conjunto familiar. Com relao ao entendimento acima esposado e para o presente trabalho, se faz imperioso destacar, por fim, as palavras de Pereira (2005, p. 6) sobre a conceituao de famlia:
A Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana aprovada pela ONU em 1989 e ratificada pelo Brasil atravs do Decreto n. 99.710/90 identificou a famlia no Prembulo como grupo fundamental da sociedade e ambiente natural para o crescimento e o bem-estar de todos os seus membros e em particular das crianas, indicando a prioridade para receber a proteo e assistncia necessrias a fim de poder assumir plenamente suas responsabilidades dentro da comunidade.

1.3 A Dissoluo da Famlia: A Emenda Constitucional n. 66

Conforme foi visto anteriormente, se est vivendo outra era com relao ao Direito das Famlias. O conceito de famlia mudou e o primado da afetividade na identificao das estruturas familiares levou valorao do que se chama filiao afetiva. Graas ao tratamento interdisciplinar que vem recebendo o Direito de Famlia, passou-se a emprestar maior ateno s questes de ordem psquica, permitindo o reconhecimento da presena de dano afetivo pela ausncia de convvio paterno-filial (DIAS, 2008, p. 11).

14

Alm do mais, conforme aduz Maria Berenice Dias10, a evoluo dos costumes, levou a mulher para fora do lar e o homem comeou, alm de assumir o cuidado com a prole, a participar das tarefas domsticas. Assim, o pai passou a reivindicar, ao separar da esposa, a guarda da prole, o estabelecimento da guarda conjunta, a flexibilizao de horrios e a intensificao das visitas. Segundo Perez (p. 3 apud COSTA, 2010, p. 64), o fenmeno da SAP comeou a aparecer com mais frequncia nos tribunais a partir dos anos 80, como consequncia do aumento das separaes e, ainda, do maior vnculo entre pais e filhos. Com a Emenda Constitucional n. 66, que alterou o 6 do artigo 226 da Constituio Federal, extinguiu-se o instituto da separao, como afirma o juiz de direito, Pablo Stolze Gagliano (2010, p. 11), a emenda aprovada pretende facilitar a implementao do divrcio no Brasil e apresenta dois pontos fundamentais: extingue a separao judicial; extingue a exigncia de prazo de separao de fato para a dissoluo do vnculo matrimonial. Assim, de imperiosa necessidade se destacar que, apesar de constar no presente trabalho referncias separao de casais, o significado desta palavra deve ser analisado em seu aspecto lingustico e no na acepo jurdica que possui. O fato que, a mencionada emenda recente, data de 13 de julho do corrente ano, em contrapartida, a SAP, apesar de ter sido sancionada recentemente tambm, em 26 de agosto deste ano, j recebia por parte da doutrina e da jurisprudncia a anunciao de sua prtica. Imprescindvel realar a realidade em que o nosso pas est inserido hoje, pois, a partir da promulgao da mencionada emenda, o divrcio torna-se mais facilitado, exigindo-se redobrada ateno quanto SAP. importante ressaltar o que alega a autora Silva (2009, p.62), antes de tudo, na SAP, o divrcio forosamente conflituoso aps iniciado. Poucos divrcios se regem pela amabilidade, isso verdade. Porm, se de repente a separao se efetua com respeito mtuo, o risco de alienao quase nulo.

1.4 Princpios Gerais e Especficos de Direito de Famlia

10

Idem, p. 11.

15

Alguns princpios de Direito de Famlia possuem extrema correlao tanto com o tema tratado neste captulo, quanto com o que ser estudado nos prximos captulos deste trabalho. Desta feita, vejamos as suas classificaes principiolgicas: O primeiro princpio a ser mencionado e talvez um dos mais estudados pelos operadores do direito o Princpio do Respeito Dignidade da Pessoa Humana, como decorrncia do disposto no art. 1, inciso III, da Constituio Federal. Ao examinar o texto constitucional, possvel verificar que a nova proteo da famlia como instituio, unidade de produo e reproduo dos valores culturais, ticos, religiosos e econmicos, d lugar tutela essencialmente funcionalizada dignidade de seus membros, em particular no que concerne ao desenvolvimento da personalidade dos filhos (TEPEDINO, p.48-49 apud GONALVES, p. 6). Segundo Diniz (2002, p. 21 apud GONALVES, 2008, p. 7), o princpio do respeito dignidade da pessoa humana constitui, assim, base da comunidade familiar, garantindo o pleno desenvolvimento e a realizao de todos os seus membros, principalmente da criana e do adolescente (CF, art. 227). interessante ressaltar ainda, conforme o fez Gama (2008, p. 145):
A dignidade da pessoa humana no deve ser vista apenas sob o prisma da proteo do indivduo, sob pena de se resultar num individualismo extremo. O ser humano deve, enquanto ser social, ser visto em seu aspecto individual, mas tambm em seu aspecto social, sendo a famlia o primeiro e privilegiado ncleo de integrao social.

Um dos princpios existentes no Direito de Famlia se relaciona de forma bastante clara com a evoluo histrica da famlia e com as demais revolues no mbito social. Este princpio o Princpio da Igualdade Jurdica dos Cnjuges e dos Companheiros, estabelecido no art. 226, 5, da Constituio Federal. De acordo com Gonalves (2008, p. 7):
A regulamentao instituda no aludido dispositivo acaba com o poder marital e com o sistema de encapsulamento da mulher, restrita a tarefas domsticas e procriao. O patriarcalismo no mais se coaduna, efetivamente, com a poca atual, em que grande parte dos avanos tecnolgicos e sociais esto diretamente vinculados s funes da mulher na famlia e referendam a evoluo moderna, confirmando verdadeira revoluo no campo social.

16

Consubstanciado no art. 227, 6, da Constituio Federal e nos artigos 1.596 a 1629 do Cdigo Civil, o Princpio da igualdade jurdica de todos os filhos, estabelece, como o prprio nome j diz, absoluta igualdade entre todos os filhos, no admitindo mais a retrgrada distino entre filiao legtima ou ilegtima, segundo os pais fossem casados ou no, e adotiva, que existia no Cdigo Civil de 1916. Hoje, todos so apenas filhos, uns havidos fora do casamento, outros em sua constncia, mas com iguais direitos e qualificaes (GONALVES, 2008, p. 7-8). Nas palavras de Fiuza (2010, p. 998) a constituio de 1988 igualou os filhos em direitos e deveres, proibindo qualquer adjetivao preconceituosa, tal como filho ilegtimo, incestuoso etc. Trata-se do princpio da igualdade ou isonomia entre os filhos. Outro princpio que bastante relevante para os dias atuais o Princpio da liberdade de constituir uma comunho de vida familiar, seja pelo casamento, seja pela unio estvel, sem qualquer imposio ou restrio de pessoa jurdica de direito pblico ou privado. Segundo Diniz (2002, p. 21 apud GONALVES, 2008, p. 9):
Tal princpio abrange tambm a livre deciso do casal no planejamento familiar (CC, art. 1.565), intervindo o Estado apenas para propiciar recursos educacionais e cientficos ao exerccio desse direito (CF, art. 226, 7); a livre aquisio e administrao do patrimnio familiar (CC, arts. 1.642 e 1.643) e opo pelo regime de bens mais conveniente (art. 1.639); a liberdade de escolha pelo modelo de formao educacional, cultural e religiosa da prole (art. 1.634); e a livre conduta, respeitando-se a integridade fsico-psquica e moral dos componentes da famlia.

Talvez o mais importante para este trabalho, o Princpio do melhor interesse da criana e do adolescente, se localiza no art. 227, caput e pargrafos da Constituio. Nas palavras de GAMA (2008, p. 80-82):
No se trata de mera recomendao tica, mas diretriz determinante nas relaes mantidas entre as crianas e os adolescentes com seus pais, parentes, a sociedade civil e o Estado. O princpio do melhor interesse da criana e do adolescente representa importante mudana de eixo das relaes paterno-materno-filiais, em que o filho deixa de ser considerado objeto para ser alado a sujeito de direito, ou seja, a pessoa humana merecedora de tutela no ordenamento jurdico, mas com absoluta prioridade comparativamente aos demais integrantes da famlia de que ele participa. Cuida-se, assim, de reparar um grave equvoco na histria da civilizao humana em que o menor era relegado a plano inferior, ao no titularizar ou exercer qualquer funo na famlia e na sociedade, ao menos para o direito.

Pereira (2005, p. 30), ao comentar sobre o princpio supracitado, assevera que nos Tribunais e no mbito poltico-administrativo, a proteo da famlia centrada especialmente nos filhos menores, e orientada, a cada dia, pelo princpio

17

do melhor interesse da criana como um novo paradigma, valorizando a convivncia familiar dentro ou fora do casamento. A concepo que se tem da relao entre pais e filhos menores , em nossos dias, como se diz, filhocentrista. Em outras palavras, a preocupao com a pessoa dos filhos menores, seu bem-estar, seu melhor interesse. A ideia pode soar-nos muito bvia agora, mas, at pouco tempo atrs, a concepo era oposta. A relao entre pais e filhos, como foi demonstrado no primeiro captulo, era baseada na ideia de absoluta primazia dos pais, principalmente do pai, chefe da famlia e cabea do casal. Apenas para reafirmar, fixar e comparar, foi observado que, historicamente, o pater-familias tinha direito de vida e de morte sobre seus filhos e outros dependentes. Assim, possvel depreender que o filhocentrismo ideia nova, que pode ser considerada um valor ou at mesmo um princpio, recepcionado principalmente pela Constituio e pelo Estatuto da Criana e do Adolescente e, porque no, pelo Cdigo Civil. (FIUZA, 2010, p. 998). O autor Fiuza11 menciona que, dessa concepo filhocentrista, pode-se extrair os princpios do melhor interesse do menor, da convivncia familiar e da parentalidade responsvel. E continua:
O princpio do melhor interesse da criana deve orientar o intrprete em questes referentes filiao, tais como suspenso e perda do poder familiar, alimentos, nomeao de tutor, atribuio da guarda etc. O outro princpio, o da convivncia familiar enuncia-se no sentido de proporcionar criana um lar estvel, onde possa desenvolver sua personalidade e sua dignidade. Parte da ideia de que a famlia a base da sociedade. A adoo, por exemplo, baseia-se muito nesse princpio. Por fim, o princpio da parentalidade responsvel (maternidade ou paternidade responsvel) dispe ser primeira e principalmente dos pais a responsabilidade pelo bem estar dos filhos. Baseiam-se tambm nele os casos de perda e de suspenso do poder familiar, dentre outros.

A Declarao Universal dos Direitos da Criana12, adotada pela Assemblia das Naes Unidas em 20 de novembro de 1959 e ratificada pelo Brasil, tambm trouxe um princpio de suma relevncia para o trabalho em comento:
Princpio 6 Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua . personalidade, a criana precisa de amor e compreenso. Criar-se-, sempre que possvel, aos cuidados e sob a responsabilidade dos pais e, em qualquer hiptese, num ambiente de afeto e de segurana moral e material, salvo circunstncias excepcionais, a criana da tenra idade no ser apartada da me. sociedade e s autoridades pblicas caber a obrigao de propiciar cuidados especiais s crianas sem famlia e aquelas
11 12

Idem, p. 998. Disponvel em: http://www.redeandibrasil.org.br/eca/biblioteca/legislacao/declaracao-universal-dosdireitos-da-crianca/. Acessada em: 11/10/2010. Em anexo.

18

que carecem de meios adequados de subsistncia. desejvel a prestao de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manuteno dos filhos de famlias numerosas.

1.5 Natureza Jurdica do Direito de Famlia

H discusso doutrinria no que diz respeito natureza do Direito de Famlia, luz da dicotomia direito privado ou direito pblico. Existe uma parte da doutrina que defende a passagem do tratamento do Direito de Famlia para o direito pblico. Para esse setor da doutrina, dois so os seus principais argumentos: o Direito de Famlia no se deve restringir proteo da pessoa, eis que deve tutelar toda a sociedade, ou mesmo o Estado; e, o fato de o Direito de Famlia ser caracterizado pelo significativo nmero de normas de ordem pblica. (GAMA, 2008, p. 47). Entretanto, o Direito de Famlia possui suas particularidades, com concepes e tcnicas de proteo que lhe so prprias. Os direitos pessoais e patrimoniais de famlia no se confundem com os reais e obrigacionais, ainda que haja semelhana entre eles, como ocorre no caso dos direitos patrimoniais familiares que se relacionam ao regime de bens e dos alimentos, por exemplo. (GAMA, 2008, p. 47). Assim, no entender de Gama (2008, p. 48) considera-se que o Direito de Famlia integra o setor do direito privado, mais especificamente o Direito Civil, no apenas em razo dos sujeitos que integram as relaes jurdicas familiares, mas tambm e principalmente em virtude do contedo de tais relaes. Alm disso, de acordo com Lbo (2007, p. 25 apud GAMA, 2008, p. 49-50):
Se tem defendido na doutrina que o direito ser considerado pblico se a relao jurdica for juridicamente desigual sob o imprio do Estado, seja ele parte ou no da mesma, ao passo que o direito ser reputado privado se a relao jurdica, independentemente do grau de interveno estatal ou limitao da autonomia das pessoas, for constituda entre particulares, ou entre os particulares e o Estado, sendo que, neste caso, o Estado no deve estar investido de seu poder de imprio.

Segundo Gama (2008, p. 50), diante de tais colocaes, o Direito de Famlia classificado como setor do direito privado, eis que os sujeitos das relaes familiares so os particulares, integrantes de uma famlia, ainda que haja predominncia de normas de ordem pblica (ou cogentes).

19

2 BREVES CONSIDERAES SOBRE O PODER FAMILIAR

2.1 Conceituao de Poder Familiar

De acordo com o autor Gonalves (2008, p. 5), a proteo da pessoa dos filhos subordinados autoridade paterna constitui dever decorrente do poder familiar, expresso esta considerada mais adequada que ptrio poder, utilizada pelo Cdigo de 1916. Nesse mesmo sentido, Cesar Fiuza expe que, por ser exercido por ambos os pais, em regime de igualdade de condies, no seria, atualmente, adequada a expresso ptrio poder, que foi substituda por poder familiar pelo Cdigo Civil de 2002. Talvez, a melhor denominao fosse poder parental, por indicar o conjunto de poderes-deveres dos pais sobre os filhos (FIUZA, 2010, p. 1010). Assim, poder familiar o antigo ptrio poder ou patria potestas. Nas palavras de Pereira (1996, p. 240 apud FIUZA, 2010, p. 1010), o complexo de direitos e deveres quanto pessoa e bens do filho, exercidos pelos pais na mais estreita colaborao, e em igualdade de condies. Souza (2008, p. 8) afirma:
O poder familiar consiste no conjunto de atribuies que os pais detm relativamente aos filhos, a fim de garantir-lhes uma formao pessoal saudvel. Em verdade, no se trata tecnicamente de um poder, mas do exerccio de uma gama de deveres, que habilitam os pais a criar a prole com responsabilidade. , em sntese, um instituto protetivo.

Nos seus ensinamentos, a autora Maria Helena Diniz (2006, p. 528) explica:
O poder familiar pode ser definido como um conjunto de direitos e obrigaes, quanto pessoa e bens do filho menor no emancipado, exercido, em igualdade de condies, por ambos os pais, para que possam desempenhar os encargos que a norma jurdica lhes impe, tendo em vista o interesse e a proteo do filho.

A mencionada autora13 continua e afirma que ambos os pais tm, em igualdade de condies, poder decisrio sobre a pessoa e bens do filho menor e que se, porventura, houver divergncia entre os pais na utilizao ou aplicao desse

13

Idem, p. 529.

20

poder, qualquer deles poder recorrer ao juiz para buscar a soluo necessria, resguardando o interesse da prole. O atual Cdigo Civil, em seu art. 1690, pargrafo nico trata exatamente da possibilidade de se levar ao juiz a soluo da divergncia dos pais: Os pais devem decidir em comum as questes relativas aos filhos e a seus bens; havendo divergncia, poder qualquer deles recorrer ao juiz para a soluo necessria. De acordo com Diniz (2006, p. 529):
Esse poder conferido simultnea e igualmente a ambos os genitores e, excepcionalmente, a um deles, na falta do outro (CC, art. 1690, 1 parte), exercido no proveito, interesse e proteo dos filhos menores, advm de uma necessidade natural, uma vez que todo ser humano, durante sua infncia, precisa de algum que o crie, eduque, ampare defenda, guarde e cuide de seus interesses, regendo sua pessoa e seus bens. Com o escopo de evitar o jugo paterno-materno, o Estado tem intervindo, submetendo o exerccio do poder familiar sua fiscalizao e controle ao limitar, no tempo, esse poder; ao restringir o seu uso e os direitos dos pais.

A doutrinadora14 continua explanando sobre o tema e traz que o poder familiar possui os seguintes caracteres: um mnus pblico; irrenuncivel; inalienvel; imprescritvel; incompatvel com a tutela, e; uma relao de autoridade. Nas palavras de Rosana Barbosa Cipriano Simo (2008, p. 24), promotora de justia, diante do exposto possvel perceber a magnitude do instituto do poder familiar. A famlia a clula ncleo da sociedade e a partir dela que se desenvolve o ser humano para que este, posteriormente, desenvolva outras relaes.

2.2 Cessao, Suspenso e Perda do Poder Familiar

De acordo com Fiuza (2010, p. 1011), so quatro os casos de cessao do poder familiar, a saber: a morte dos pais ou do filho; a emancipao; a maioridade e a adoo, caso em que haver transferncia dos pais naturais para os adotivos. J, com relao suspenso do poder familiar, o autor Fiuza (2010, p. 1011) exprime que:
Ocorre por ato ex officio do prprio Juiz, a requerimento do Ministrio Pblico ou de algum parente, quando houver abuso ou mau exerccio do poder familiar, ou quando o pai ou me forem condenados a pena de priso superior a dois anos. A lei no especifica o que seja abuso ou mau exerccio
14

Idem, p. 546.

21

do poder familiar, deixando ao livre-arbtrio do Juiz, que dever sempre velar pelos interesses do menor. A suspenso ser temporria, determinando o Juiz o tempo de sua durao. A pessoa cujo poder familiar foi suspenso perde todos os direitos em relao aos filhos, inclusive o usufruto e administrao dos bens.

Fiuza (2010, p. 1011) cita que so quatro os casos de perda do poder familiar: castigos imoderados, abandono, prtica de atos imorais e realizao reiterada dos atos que ensejam a suspenso do poder familiar.

22

3 SNDROME DA ALIENAO PARENTAL

3.1 Definies, Origens e Consideraes Acerca da SAP

A ex-desembargadora Maria Berenice (DIAS, 2008, p. 11) assevera que certamente todos aqueles que se dedicam ao estudo dos conflitos familiares e, at mesmo, ao estudo da violncia no mbito das relaes interpessoais, j se depararam com um fenmeno que no novo, mas que vem sendo identificado por mais de um nome. Uns chamam de Sndrome da Alienao Parental; outros, de Implantao de Falsas Memrias. O primeiro autor a definir a SAP foi Richard Gardner (1985), professor de psiquiatria clnica no Departamento de Psiquiatria Infantil da Universidade de Columbia. Segundo Aguilar15, Gardner definiu a SAP como sendo:
Um distrbio que surge principalmente no contexto das disputas pela guarda e custdia das crianas. A sua primeira manifestao uma campanha de difamao contra um dos progenitores por parte da criana, campanha essa que no tem justificao. O fenmeno resulta da combinao da adoutrinao sistemtica (lavagem cerebral) de um dos progenitores e das prprias contribuies da criana dirigidas difamao do progenitor objetivo desta campanha.

A autora Silva (2009, p. 43), traz:


Embora a denominao Sndrome da Alienao Parental seja recente (data de 1985), o fenmeno freqente nas separaes, no tocante s visitas, penso alimentcia e guarda dos filhos. Est presente em aes judiciais em que um dos pais se utiliza de argumentos em processos para suspender e at impedir as visitas, destituir o poder familiar, alegar inadimplemento de penso alimentcia, chegando a acusaes de abuso sexual ou agresso fsica, porm nem sempre de cunho autntico, e sim como mero recurso para a destruio do vnculo parental.

No entender de Simo (2008, p. 14):


Trata-se de uma prtica instalada no rearranjo familiar aps uma separao conjugal onde h filho(s) do casal. Os transtornos conjugais so projetados na parentalidade no sentido em que o filho manipulado por um de seus genitores contra o outro, ou seja, programado pelo ente familiar que normalmente detm sua guarda para que sinta raiva ou dio pelo outro genitor.

15

AGUILAR, Jos Manuel. S.A.P. Sndrome da Alienao Parental. (2008, p. 33).

23

Logo, possvel compreender a SAP como sendo uma patologia jurdica caracterizada pelo exerccio abusivo do direito de guarda. A maior vtima desta patologia a criana ou adolescente, que passa a ser tambm joguete de quem a ama, vivendo uma contradio de sentimentos at chegar ao rompimento do vnculo de afeto, atravs da distoro da realidade (processo de morte inventada ou implantao de falsas memrias), onde o filho (alienado) enxerga um dos pais totalmente bom e perfeito (alienador) e o outro totalmente mau (COSTA, 2010, p. 65). Segundo a Desembargadora Maria Berenice Dias, em seu artigo Alienao Parental um abuso invisvel 16:
Este tema comea a despertar a ateno, pois vem sendo denunciada esta prtica de forma recorrente e irresponsvel. Muitas vezes, quando da ruptura da vida conjugal, um dos cnjuges no consegue elaborar adequadamente o luto da separao e o sentimento de rejeio, de traio, faz surgir um desejo de vingana. Desencadeia um processo de destruio, de desmoralizao, de descrdito do ex-parceiro. O filho utilizado como instrumento da agressividade. levado a rejeitar o outro genitor, a odi-lo. Trata-se de verdadeira campanha de desmoralizao.

A intensificao das estruturas de convivncia familiar, que fez surgir, em consequncia, maior aproximao dos pais com os filhos, deu origem s disputas pela guarda dos filhos e, como consequncia, deu origem tambm s alegaes pelos genitores de Alienao Parental. Assim, quando da separao dos genitores, passou a haver entre eles uma disputa pela guarda dos filhos, algo impensvel at algum tempo atrs. Antes, a naturalizao da funo materna levava a que os filhos ficassem sob a guarda da me. Ao pai restava somente o direito de visitas em dias predeterminados, normalmente em fins-de-semana alternados (DIAS, 2008, p. 11).
Como encontros impostos de modo tarifado no alimentam o estreitamento dos vnculos afetivos, a tendncia o arrefecimento da cumplicidade que s a convivncia traz. Afrouxando-se os elos de afetividade, ocorre o distanciamento, tornando as visitas rarefeitas. Com isso, os encontros acabam protocolares: uma obrigao para o pai e, muitas vezes, um 17 suplcio para os filhos.

Para a autora18, muitas vezes, a me ao perceber o interesse do pai em preservar a convivncia com o filho, quer vingar-se, afastando este do genitor. Para

DIAS, Maria Berenice. Alienao Parental, um abuso invisvel. Disponvel em: http://www.mariaberenice.com.br/uploads/4__aliena%E7%E3o_parental_um_abuso_invis%EDvel.pdf. Acessado em: 23/08/2010. 17 Idem, p. 11. 18 Idem, p. 11-12.

16

24

tanto, cria-se uma srie de situaes visando a dificultar ou a impedir, ao mximo, a visitao. O filho levado a rejeitar o pai, a odi-lo. A este processo o psiquiatra americano Richard Gardner nominou de Sndrome da Alienao Parental: programar uma criana para que odeie o genitor sem que haja qualquer justificativa plausvel. Trata-se de verdadeira campanha para desmoralizar o genitor. O filho utilizado como instrumento da agressividade direcionada ao parceiro. A me monitora o tempo do filho com o outro genitor e tambm os seus sentimentos para com ele. A criana, que ama o seu genitor, levada a afastar-se dele, que tambm a ama. Isso gera contradio de sentimentos e destruio do vnculo entre ambos. Restando rfo do genitor alienado, ou seja, rfo de pai vivo, acaba identificandose com o genitor patolgico, sendo o nico que ainda possui, passando, ento, a aceitar como verdadeiro tudo que lhe informado por ele (DIAS, 2008, p. 12). De acordo com Silva e Resende (2008, p. 27):
Aliado ao genitor que detm a guarda, o filho passa a nutrir os mesmos sentimentos que este em relao ao genitor afastado. A criana normalmente violentada emocionalmente: tem seus sentimentos, comportamentos e pensamentos atrelados ao genitor guardio, que s por mediar a SAP j demonstra o quanto emocionalmente est comprometido.

A SAP, por gerar contradio e destruio de sentimentos entre genitor e descendente, acaba por ter ntima relao com a questo da vingana. A vingana ganha feio maior quando o alienador fica insatisfeito, por exemplo, em no conseguir auferir um aumento na penso alimentcia ou constatar o envolvimento afetivo e bem sucedido do ex com outra pessoa (COSTA, 2010, p. 64). Conforme se pode perceber da notcia publicada na Revista poca19 exatamente isso o que acontece:
Rafaella, de 29 anos, com a foto do pai. Fui usada como um fantoche por minha me. triste. Dos 8 aos 26 anos, a publicitria Rafaella Leme odiou o pai. Motivo no havia. Mas isso ela s sabe hoje, aos 29. Quando fez 5 anos, seus pais se separaram. A me tinha sua guarda e a do irmo mais novo. Rafaella ainda tem a lembrana inicial de voltar feliz dos fins de semana com ele. Eram passeios no Aterro do Flamengo, de bicicleta ou de skate. Mas, assim que ele arrumou uma namorada, tudo mudou a comear pelo discurso de sua me. Ela passou a dizer o tempo todo que ele no prestava, que era um canalha e no gostava de verdade da gente. Era assim 24 horas por dia, como um mantra, afirma. Rafaella acreditou. Mais: tomou a opinio como sua.
19

Disponvel em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI84231-152281,00FILHA+SEU+PAI+NAO+AMA+VOCE.html. Acessado em: 11/10/2010. Esta reportagem encontrase em anexo.

25

Vale ressaltar, que a Sndrome manifesta-se, regra geral, no ambiente da me das crianas, uma vez que a sua instalao depende de tempo e porque a me quem detm, na maior parte das vezes, a guarda, mesmo porque isso foi uma questo cultural suportada por muito tempo. (MOTTA, 2008, p. 36). Assim, importante mencionar que apesar da maioria dos casos abordados no presente trabalho anunciarem como alienadora apenas a genitora, sabe-se que o pai tambm pode implantar a SAP em seus filhos, assim como os avs, demais parentes e terceiros interessados.

3.2 As condutas do alienador

De acordo com Silva (2009, p. 55-56) os comportamentos clssicos do alienador so: Recusar-se a passar as chamadas telefnicas aos filhos; Organizar vrias atividades com os filhos durante o perodo em que o outro genitor deve normalmente exercer o direito de visitas; Apresentar o novo cnjuge ou companheiro aos filhos como a sua nova me ou o seu novo pai; Interceptar a correspondncia dos filhos (por quaisquer meios: internet, MSN, Orkut, torpedos, cartas, telegramas, telefonemas etc.); Desvalorizar e insultar o outro genitor na presena dos filhos; Recusar informaes ao outro genitor sobre atividades extraescolares em que os filhos esto envolvidos; Impedir o outro genitor de exercer o seu direito de visita; Esquecer-se de avisar o outro genitor de compromissos importantes (dentistas, mdicos, psiclogos); Envolver pessoas prximas (me, novo cnjuge etc.) na lavagem cerebral dos filhos; Tomar decises importantes a respeito dos filhos sem consultar o outro genitor (escolha da religio, escola etc.);

26

Impedir o outro genitor de ter acesso s informaes escolares e/ou mdicas dos filhos; Sair de frias sem os filhos, deixando-os com outras pessoas que no o outro genitor, ainda que este esteja disponvel e queira ocupar-se dos filhos; Proibir os filhos de usar a roupa e outras ofertas do genitor; Ameaar punir os filhos se eles telefonarem, escreverem ou se comunicarem com o outro genitor de qualquer maneira; Culpar o outro genitor pelo mau comportamento dos filhos; Ameaar frequentemente com a mudana de residncia para um local longnquo, para o estrangeiro, por exemplo; Telefonar frequentemente (sem razo aparente) para os filhos durante as visitas do outro genitor; A mencionada autora20 traz tambm algumas expresses que o genitor

alienador poder verbalizar, relacionadas, conjunta ou separadamente, que se tornam fortes indcios da instalao da SAP: Cuidado ao sair com seu pai (ou me). Ele (a) quer roubar voc de mim. Seu pai (sua me) abandonou vocs! Seu pai (sua me) me ameaa, ele vive me perseguindo! Seu pai (sua me) no nos deixa em paz, vive chamando ao telefone. Seu pai (sua me) desprezvel, vagabundo (a), intil... Vocs deveriam ter vergonha do seu pai (sua me)! Cuidado com o seu pai, ele pode abusar de voc! Eu fico desesperada quando voc sai com seu pai! Seu pai muito violento, ele pode bater em voc!

3.3 A Falsa Denncia de Abuso Sexual e a Implantao de Falsas Memrias

20

Idem, p. 58.

27

Ao destruir a relao do filho com o outro, o genitor-guardio assume o controle total. Enquanto o guardio e seu filho tornam-se unos e inseparveis, o noguardio passa a ser considerado um invasor, um intruso a ser afastado a qualquer preo. Este conjunto de manobras confere prazer ao alienador em sua trajetria de promover a destruio do antigo parceiro. (DIAS, 2008, p. 12). A psicloga e psicanalista Motta (2008, p. 56) traz:
Dizem Underwagager e Wakefield (1990) que algumas acusaes falsas de abuso no decorrer do processo de divrcio comeam com o questionamento da criana aps a visita quer sobre um arranho, um ferimento ou banho tomado na casa do genitor visitado. Alguns dos falsos acusadores so to obcecados com a raiva para com seus ex-cnjuges que este se torna o maior objetivo de suas vidas. Eles continuam a ser obcecados pelo abuso apesar de no haver achados nesse sentido seja pelos profissionais da sade mental seja pelos tribunais.

Segundo Silva (2009, p. 44-45), o pai/me acometido (a) pela SAP no consegue viver sem a criana, nem admite a possibilidade de que a criana deseje manter contatos com outras pessoas que no com ele/ela. A autora continua e aduz:
Para isso, o alienador utiliza-se de um jogo de manipulaes com o intuito isolar a criana de outras pessoas. O que mais grave, ele, pode chegar a influenciar e induzir a criana a reproduzir relatos de eventos de supostas agresses fsicas/sexuais atribudas ao outro genitor, com o objetivo nico de afast-lo do contato com a criana. Na maioria das vezes, tais relatos no tm veracidade, dadas certas inconsistncias ou contradies nas explanaes, ou ambivalncia de sentimentos, ou mesmo comprovao (por exemplo, resultado negativo em exame mdico); mas tornam-se argumentos fortes o suficiente para requerer das autoridades judiciais a interrupo das visitas e/ou destituio do poder familiar do suposto 21 agressor (o outro genitor).

O genitor alienador (ou quem tenha interesse direto na destruio do vnculo da criana com o outro genitor) utiliza-se da implantao de falsas memrias na criana, formulando relatos inverossmeis de abuso fsico e/ou sexual, como mero argumento e meio para a excluso parental, mas que, em razo da sua gravidade (de contedo, no de veracidade!), suficiente para mobilizar as autoridades policiais, institucionais e judicirias a fim de que se tomem providncias de suspender as visitas e at mesmo destituir o poder familiar do genitor (falsamente) acusado (SILVA, 2009, p. 52).
Neste jogo de manipulaes, todas as armas so utilizadas, inclusive a assertiva de ter sido o filho vtima de abuso sexual. A narrativa de um episdio durante o perodo de visitas que possa configurar indcios de
21

Idem, p. 44-45.

28

tentativa de aproximao incestuosa o que basta. Extrai-se deste fato, verdadeiro ou no, denncia de incesto. O filho convencido da existncia de um fato e levado a repetir o que lhe afirmado como tendo realmente acontecido. Nem sempre a criana consegue discernir que est sendo manipulada e acaba acreditando naquilo que lhes foi dito de forma insistente e repetida. Com o tempo, nem a me consegue distinguir a diferena entre verdade e mentira. A sua verdade passa a ser verdade para o filho, que vive com falsas personagens de uma falsa existncia, implantando-se, assim, falsas memrias. (DIAS, 2008, p. 12).

Um exemplo de como pode ocorrer a implantao de uma falsa memria, com base em uma falsa acusao de molestao sexual poderia ser o seguinte: uma criana pode retornar da visita na casa do pai com um aspecto triste, deprimido ou aborrecido, porque teve de deixar o pai, ou porque no podia participar de uma viagem ou festa com o pai por ser horrio de retorno residncia materna, ou mesmo para no demonstrar sua genitora que ela gosta de estar com o pai, no intuito de no desagrad-la. Em um contexto de separao dos pais, separao esta litigiosa, em que a me se sente abandonada, rejeitada ou trada por esse pai, a criana no pode dizer a ela que sente falta do pai. Quando a me pergunta o que aconteceu na casa do pai, a criana ento no fala nada, ou resmunga qualquer coisa para a me, dando a entender que horrvel ter de ficar com o pai e que no gosta de ir para a casa do mesmo. A me, ento, imagina que, se a criana no quer conversar com ela, sinal de que algo est errado. Por induo ou patologia a me pergunta se o pai tocou a criana em algum lugar que no devia. A criana, para no decepcionar ou contrariar a me ao responder, por exemplo, que est aborrecida porque queria ficar mais com o pai, pode responder que sim como uma resposta imediata, confirmando a suspeita da me, sem ter noo alguma do que est dizendo (SILVA, 2009, p. 91). De acordo com Silva (2009, p. 93):
Inicialmente tais relatos podem ser encarados como mentiras, mas a compulsividade em mentir, ou mesmo a obrigatoriedade de mentir para confirmar sua histria para evitar que descubram que mentiu, e em repetir a mesma histria mentirosa diversas vezes e para pessoas diferentes (a av, a professora, e depois para o conselheiro tutelar, o delegado de polcia, o promotor, o psiclogo, o assistente social, o juiz...) resulta na formao de registros mnemnicos. O fato mais grave de toda acusao de abuso sexual/fsico que, diante da repetio do relato, isso vai alm da mera suposio de que a criana acredita no que verbaliza: a criana estrutura memrias, chegando a afirmar que se lembra dos fatos que no ocorreram.

Denegrir, perante os filhos, a imagem moral do genitor alienado uma forma de abuso psicolgico sutil, subjetivo e difcil de mensurar objetivamente , que poder trazer srias consequncias psicolgicas e provocar problemas psiquitricos

29

pelo resto da vida. Em contrapartida, a principal acusao formulada contra o genitor alienado a de abuso sexual, especialmente se os filhos so pequenos e facilmente manipulveis (SILVA, 2009, p. 58). A autora Silva22 ainda alerta que, essas falsas denncias, alm de ser um ato lesivo moral, que deprecia para sempre a reputao daquele que recebe a acusao, na vida dos filhos essa manobra encontra guarida em alguma fase do desenvolvimento psicossexual infantil, bem como na importante questo da fantasia e do desejo.

3.4 Comentrios Acerca da Nova Lei 12.318/10

Primeiramente, foroso destacar que ao iniciar as pesquisas para a realizao deste trabalho, a Lei de Alienao Parental ainda no havia sido sancionada pelo Presidente da Repblica, conforme possvel verificar nos anexos, que demonstram a tramitao do Projeto. A autora Silva (2009, p. 46) traz que, em entrevista Revista do IBDFAM (janfev. 2009, pp. 3-5), Elzio Luiz Perez, autor do projeto de lei n. 4053/2008, enfatiza os motivos pelos quais elaborou o Anteprojeto da Alienao Parental (que se tornou a Lei 12.318): afastar a cegueira do Estado acerca da alienao parental, opondo-se alegao de que, se no estiver tipificada, ela no existe; a tipificao da alienao parental dar mais segurana aos operadores do Direito para caracteriz-la e ento tomar as medidas jurdicas cabveis; estabelecer um carter preventivo: o de que tal conduta reprovvel e, se for praticada, ensejar uma firme atuao do Estado; favorecer a aplicao de medidas conciliatrias, como a mediao; estabelecer (ou restabelecer) a igualdade parental, o convvio equilibrado da criana com o pai e a me.
Perez prossegue afirmando que, embora a alienao parental no aparea de forma clara e ostensiva, e sim insidiosa e mascarada, o projeto de lei n. 4053/2008 apresenta alguns comportamentos tpicos e clssicos que
22

Idem, p. 90.

30

caracterizam atos de alienao parental, e que devem ser conhecidos por todos, para permitir o chamamento do Estado a intervir de forma clara e segura, sem precisar de uma avaliao mais aprofundada. Em casos de acusaes de molestao sexual, por exemplo, necessria uma percia, mas os profissionais convocados percia devero tomar algumas medidas de cautela para evitar que o prprio processo judicial sirva de instrumento alienao parental (Perez, 2009, p.4 apud SILVA, 2009, p.46-47).

A Lei 12.318/10, denominada Lei da Alienao Parental, sancionada recentemente, disps no caput de seu artigo 2 a definio legal de alienao parental e sobre os sujeitos susceptveis de serem alienadores:
Art. 2 Considera-se ato de alienao parental a interferncia na formao psicolgica da criana ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avs ou pelos que tenham a criana ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilncia para que repudie genitor ou que cause prejuzo ao estabelecimento ou manuteno de vnculos com este.
o

O pargrafo nico do artigo 2 da Lei 12.318/10 traz um rol exemplificativo de condutas que caracterizam a alienao parental. Eis as hipteses previstas pela lei:
I - realizar campanha de desqualificao da conduta do genitor no exerccio da paternidade ou maternidade; II - dificultar o exerccio da autoridade parental; III - dificultar contato de criana ou adolescente com genitor; IV - dificultar o exerccio do direito regulamentado de convivncia familiar; V - omitir deliberadamente a genitor informaes pessoais relevantes sobre a criana ou adolescente, inclusive escolares, mdicas e alteraes de endereo; VI - apresentar falsa denncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avs, para obstar ou dificultar a convivncia deles com a criana ou adolescente; VII - mudar o domiclio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivncia da criana ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avs.

O sistema sancionatrio consagrado por este diploma legal vai desde uma mera advertncia at a suspenso da autoridade parental, conforme possvel visualizar no seu artigo 6 :
I - declarar a ocorrncia de alienao parental e advertir o alienador; II - ampliar o regime de convivncia familiar em favor do genitor alienado; III - estipular multa ao alienador; IV - determinar acompanhamento psicolgico e/ou biopsicossocial; V - determinar a alterao da guarda para guarda compartilhada ou sua inverso; VI - determinar a fixao cautelar do domiclio da criana ou adolescente; VII - declarar a suspenso da autoridade parental.

Costa (2010, p. 77), ao comentar sobre o projeto de lei mencionou que o mesmo prev a participao da equipe multidisciplinar formada especialmente por profissionais da sade mental e assistentes sociais. Mas a autora comenta que,

31

infelizmente, o projeto no exigiu do magistrado a aptido para diagnosticar atos de alienao parental. O projeto atribuiu aos peritos tal mister, devendo os mesmos apresentar histrico profissional ou acadmico que lhes assegure conhecimento do que seja a SAP e de como caracteriz-la. Imperioso mencionar sobre os vetos presidenciais que a norma recebeu, em dois de seus artigos. O artigo 9 trazia que as partes poderiam se utilizar da mediao para solucionar os seus litgios, antes ou no curso do processo judicial. A mensagem de veto foi a seguinte:
Razes do veto: O direito da criana e do adolescente convivncia familiar indisponvel, nos termos do art. 227 da Constituio Federal, no cabendo sua apreciao por mecanismos extrajudiciais de soluo de o conflitos. Ademais, o dispositivo contraria a Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, que prev a aplicao do princpio da interveno mnima, segundo o qual eventual medida para a proteo da criana e do adolescente deve ser exercida exclusivamente pelas autoridades e instituies cuja ao seja indispensvel.

J, o artigo 10 visava tipificar como crime quem apresenta relato falso ao agente indicado no caput ou autoridade policial cujo teor possa ensejar restrio convivncia de criana ou adolescente com genitor. De acordo com a justificativa presidencial sobre o veto, o objetivo era evitar maiores prejuzos prpria criana e adolescente, conforme possvel verificar:
Razes do veto: O Estatuto da Criana e do Adolescente j contempla mecanismos de punio suficientes para inibir os efeitos da alienao parental, como a inverso da guarda, multa e at mesmo a suspenso da autoridade parental. Assim, no se mostra necessria a incluso de sano de natureza penal, cujos efeitos podero ser prejudiciais criana ou ao adolescente, detentores dos direitos que se pretende assegurar com o projeto.

O fato que o tipo penal que se pretendia consagrar poderia inibir a apresentao de notitia criminis para a apurao de abusos e violao de direitos dos menores. De acordo com Costa, o projeto, ao ser aprovado, pode se revelar como medida preventiva e salutar por se constituir em mais um meio de defesa do menor diante da SAP, contudo, no ser um remdio infalvel, uma vez que o combate alienao depende em grande parte da sensibilidade dos juzes, promotores de justia, advogados, partes, peritos e assistentes sociais (COSTA, 2010, p. 77). Nesse mesmo sentido, aduz Souza:

32

Submeter os afetos conturbados a rigores legais principalmente quando sob influncia da divulgao de novos tratos, novas divulgaes, para to atingidos impasses no reduzir as rduas consequncias que produzem, ao que pese o esforo do legislador, ou do julgador, em enfrentar a exposio da criana ante abusos dos poderes parentais. Algumas coisas que o projeto reala, inclusive, so profundamente silenciosas, e a transmisso se passa em nvel no consciente, ou indireto, racionalizado, ficando, portanto, ao alcance somente de intervenes tcnicas especializadas. E mesmo estas esto longe da infalibilidade que pudesse garantir o amparo da criana. Novamente, jurisdicionalizar sobre os 23 sentimentos, para que se equacione a questo, de duvidosa eficcia.

3.5 Anlise da Atuao do Poder Judicirio

Segundo Simo (2008, p. 15), a Alienao Parental praticada por um dos excnjuges contra o outro, tendo o filho como arma e modus operandi, merece reprimenda estatal porquanto uma forma de abuso no exerccio do poder parental. Pereira (2005, p. 29-30) destaca:
Obviamente, surgem e crescem problemas sociais. Levanta-se em nosso tempo o mais grave de todos, que o referente infncia abandonada e delinquente, o da juventude que procura no uso das drogas uma satisfao para anseios indefinidos. Tudo isso suscita novo zoneamento de influncias, com a substituio da autoridade paterna pela estatal. Mas, em contrapartida, a famlia necessita de maior proteo do Estado (CF, art. 226), e tanto mais adiantado um pas, quanto mais eficiente esta se deve fazer sentir.

A tendncia, quando se est frente acusaes de abuso sexual, de um modo geral, imediatamente levar o fato ao Poder Judicirio, buscando a suspenso imediata das visitas. Diante da gravidade da situao, acaba o juiz no encontrando outra sada seno a de suspender a visitao e determinar a realizao de estudos sociais e psicolgicos para aferir a veracidade do que lhe foi noticiado. Como esses procedimentos so demorados alis, fruto da responsabilidade dos profissionais envolvidos -, durante todo este perodo cessa a convivncia do pai com o filho. Nem preciso declinar as sequelas que a abrupta cessao das visitas pode trazer, bem como os constrangimentos que as inmeras entrevistas e testes a que submetida a vtima na busca da identificao da verdade (DIAS, 2008, p. 12).

23

SOUZA, Ivone M. Candido Coelho de. Alienao parental (Lupi et Agni). In: Revista Brasileira de Direito das Famlias e Sucesses. Jun-Jul 2010. Ano XII, n. 16.

33

No mximo, so estabelecidas visitas de forma monitorada, na companhia de terceiros, ou no recinto do frum, lugar que no pode ser mais inadequado. E tudo em nome da preservao da criana. Como a inteno da me fazer cessar a convivncia, os encontros so boicotados pela genitora, que utiliza todo o tipo de artifcios para que no se concretizem as visitas (DIAS, 2008, p. 12-13). Segundo a desembargadora (DIAS, 2008, p. 13):
O mais doloroso e ocorre quase sempre que o resultado da srie de avaliaes, testes e entrevistas que sucedem durante anos acaba no sendo conclusivo. Mais uma vez depara-se o juiz diante de um dilema: manter ou no as visitas, autorizar somente visitas acompanhadas ou extinguir o poder familiar; enfim, manter o vnculo de filiao ou condenar o filho condio de rfo de pai vivo cujo nico crime eventualmente pode ter sido amar demais o filho e querer t-lo em sua companhia. Talvez, se ele no tivesse manifestado o interesse em estreitar os vnculos de convvio, no estivesse sujeito falsa imputao da prtica de crime que no cometeu.

A falsa denncia de abuso sexual no pode merecer o beneplcito da Justia, que, em nome da proteo integral, de forma muitas vezes precipitada ou sem atentar ao que realmente possa ter acontecido, vem rompendo vnculo de convivncia to indispensvel ao desenvolvimento saudvel e integral de crianas em desenvolvimento (DIAS, 2008, p. 13). O grande problema, segundo Elzio Luiz Perez, autor do projeto de lei n. 4053/2008, que trata da tipificao da alienao parental como ameaa integridade emocional de crianas e adolescentes em conflitos de famlia que foi apresentado ao Congresso pelo deputado federal Rgis de Oliveira (PSC-SP), em entrevista Revista do IBDFAM (jan-fev. 2009, pp. 3-5):
que o Judicirio no est preparado ou aparelhado para lidar com os conflitos familiares nos quais os filhos so usados como instrumentos nas divergncias entre os pais. Alm disso, h o desconhecimento do assunto por parte de muitos psiclogos (por estranha coincidncia, aqueles que vo fazer os estudos periciais psicolgicos e redigir laudos que iro subsidiar as decises judiciais!!!). Para ele, os abusos psicolgicos, como a alienao parental, so vistos de forma minimizada, reducionista, como se fossem um desentendimento passageiro entre o ex-casal, ou ento h o preconceito velado de que, se o pai/me est sendo vtima de situao semelhante, porque de alguma forma merece passar por isso. (SILVA, 2009, p. 45-46).

Silva (2009, p. 91) afirma que a banalizao das acusaes de abuso sexual demonstram a leviandade de sua conduta, estimulada pela cultura da impunidade. Nesse mesmo sentido aduz Silva e Resende (2008, p. 33):
Outro ponto importante de se assinalar o papel passvel do judicirio frente ao alienador, que no consegue faz-lo cumprir a Lei, tampouco puni-

34

lo por tal descumprimento. O alienador sai vitorioso na sua crena e objetivo, o que infelizmente acontece na maioria dos casos.

No intuito de comprovar as alegaes de vrios autores, como os acima trazidos, sobre a atuao do Poder Judicirio nos casos de SAP, foi empreendida uma entrevista com dois Juzes de Direito e uma Promotora de Justia. A juza, Dra. Sandra Regina Teodoro Reis e a Promotora, Dra. Mrcia Souza de Almeida, atuam no 2 Juiz da 4 Vara de Famlia Sucesses e Cvel. O Dr. Mbio Antnio Macedo o Juiz de Direito do 1 Juiz da 6 Vara de Famlia, Sucesses e Cvel. Ambas as Varas so da Comarca de Goinia. A Dra. Sandra Regina Teodoro Reis Juza de Direito h 20 anos. Asseverou que teve cincia da existncia e significao da SAP atravs da divulgao da lei, ou seja, atravs de sua publicao. A Dra. Mrcia Souza de Almeida, Promotora de Justia, que atua na rea h 17 anos disse que soube da existncia e importncia da SAP pela alegao de um pai em processo, h mais de cinco anos atrs. J, o Dr. Mbio Antnio Macedo, atuante na rea h 14 anos, alegou que soube atravs de artigos doutrinrios, antes da publicao da lei. Questionados se alguma vez, durante o perodo profissional e nos casos em que atuou, j se deparou com algum caso em que houve alegao por uma das partes da existncia da Alienao Parental, a promotora e o juiz responderam positivamente, enquanto a juza afirmou que no. A Promotora de Justia relatou que a prestao jurisdicional extremamente precria. O tempo, nestes casos de alienao parental, precioso e deve ser medido em minutos e nunca em meses. A maioria da populao ingressa com aes na Assistncia Jurdica, o que tumultua estas varas judiciais, tornando-as discriminatria, j que nega o acesso igualitrio dos cidados ao judicirio. Relatou que o Poder Judicirio necessita do auxilio de outros profissionais para resolver estes litgios, especialmente de profissionais ligados a rea de sade mental, alm de assistentes sociais e equipe que acompanhe os envolvidos. Ademais, imprescindvel a participao de toda sociedade, em todas as instncias, (escolas, meios de comunicao, ONGS, etc.) para a conscientizao dos pais e responsveis na formao de filhos. Aduziu que legislar a matria concernente Sndrome da Alienao Parental pode ter um efeito pedaggico, mas, obviamente, no basta. A soluo, especialmente em casos mais graves, tem que ser imposta pelo judicirio. Afirma

35

que imprescindvel, para uma soluo mais justa, a interferncia de uma equipe multidisciplinar eficaz. Ao final a Dra. Mrcia ainda fez algumas consideraes e alegou que o combate violncia psicolgica, tpica da alienao parental, precisa ser combatido veementemente, pois as consequncias so graves e devastadoras para o futuro da vtima. O ideal seria que a guarda no fosse monoparental, e sempre fosse exercida de forma compartilhada, no sentido que os pais tivessem o dever de decidir, em conjunto, os interesses e os rumos da vida dos filhos. O Juiz de Direito afirmou que sabe-se que a Lei da Alienao Parental somente recebeu sano e foi publicada no 2 semestre do presente ano. Assim, at ento, no haviam mecanismos para lidar com o assunto. O magistrado, ao se deparar com casos de Alienao Parental, tinha que se utilizar de aparatos de diversas reas no intuito de proteger o menor. A exemplo disso, pode-se citar o papel do juiz, em audincia de Instruo e Julgamento, de conscientizar as partes sobre as conseqncias de seus atos e alegaes. Relatou ainda que, para resolver a lide, bvio que o Judicirio o competente. Entretanto, o Poder Judicirio no tem o aparato necessrio para solucionar de forma eficaz a lide relacionada ao direito de famlia, haja vista a grande demanda desses assuntos e a necessidade de que uma equipe multidisciplinar atue nessas reas. O juiz, Dr. Mbio, alegou que por um lado, acredita que legislar a matria concernente Sndrome da Alienao Parental meio eficaz de soluo de conflitos que envolvam a disputa, entre os pais, pela guarda dos filhos, pois a lei prev a criao e atuao das equipes multidisciplinares e possibilita ao juiz proferir deciso com melhor embasamento e de forma mais justa; permite, ademais, solucionar o conflito de uma maneira mais pacfica, que pode gerar, alm disso, estabilidade na convivncia familiar. Por outro lado, j poderiam existir programas sociais com a finalidade de preservar as famlias, como forma de evitar-se o conflito. Ademais, a estrutura fsica para a mencionada equipe deficitria. H um problema/limitao oramentria, que reflete nas condies materiais para instalao e manuteno destas equipes. Com a sugesto: criao e manuteno pelo Estado de programas e equipes respectivas para preveno de tais conflitos. A Juza de Direito expe que na Assistncia Judiciria, que onde atua h bastante tempo, e onde a maior parte da populao ingressa com suas aes, no

36

h tempo para analisar os processos como estes deveriam ser analisados. Aqui, pode-se dizer que a prestao jurisdicional significativamente debilitada. A Dra. Sandra aduziu que, nas causas que envolvam a SAP, o Judicirio no atua sozinho. Havendo menores imprescindvel a interveno ministerial, havendo alienao, mister a atuao de psiclogos, por exemplo; e tudo isso demanda tempo. O Judicirio est preparado para solucionar estas lides, entretanto, o acmulo de processos prejudica a nossa essencial atuao. Relatou que somente legislar a matria, no apenas no Direito das Famlias, mas em todas as reas, no suficiente. Necessrio que haja uma atuao interdisciplinar dos profissionais de diversas reas, como jurdica, sociais e da sade mental, para que as solues dos litgios sejam eficazes. Apesar das diversas crticas apontadas pelos autores e pela entrevista, vale ressaltar que o Judicirio se antecipou Lei de Alienao Parental, devido necessidade de tutelar e resguardar os direitos da criana e do adolescente envolvidos na SAP, como se pode depreender dos julgados carreados a este trabalho. A ttulo de exemplificao, oportuno se destacar dois trechos da sentena proferida pela MM. Juza da 3 Vara de Famlia, Sucesses e Cvel da Comarca de Goinia, Dra. Sirlei Martins da Costa:
A fala das crianas no depoimento, alm de fantasiosa e divorciada da realidade, no encontra amparo em qualquer outra prova trazida ao processo. O problema que a colaborao deles (filhos) para com a me no intuito de aniquilar o pai, gera profundo mal no desenvolvimento emocional dos menores, sobretudo no tocante culpa que passam a sentir por saberem que esto mentido para prejudicar o pai. (...) Os depoimentos dos menores na audincia foram to fantasiosos que por si s j revelavam o intuito de macular a imagem do pai. Lembro-me da parte em que o menino dizia que no tinha uma pessoa que cozinhasse para eles, o que o obrigava a pescar e depois preparar o sushi para o jantar. Evidente que, dentro de sua imaturidade, fez o que lhe era possvel para passar a imagem de pai mau.

3.6 Algumas Possveis Solues

De acordo com os psiclogos Silva e Resende (2008, p. 33-34) o melhor e mais sadio para todos os envolvidos no deixar a SAP se instalar. So cada vez

37

mais importantes os Advogados, Assistentes Sociais e Psiclogos, por exemplo, envolvidos nos processos de guarda de filhos, encaminharem o alienador a um processo teraputico, para que ele veja o mal que poder fazer ao filho e perceba o seu comprometimento emocional, bem como a criana, para que a ela desenvolva mecanismos e se fortalea a fim de se proteger contra a SAP e contra o seu alienador. Segundo DIAS (2008, p. 13):
No h outra sada seno buscar identificar a presena de outros sintomas que permitam reconhecer que se est frente Sndrome da Alienao Parental e que a denncia do abuso foi levada a efeito por esprito de vingana, como instrumento para acabar com o relacionamento do filho com o genitor. Para isso, indispensvel no s a participao de psiclogos, psiquiatras e assistentes sociais, com seus laudos, estudos e testes, mas tambm que o juiz se capacite para poder distinguir o sentimento de dio exacerbado que leva ao desejo de vingana a ponto de programar o filho para reproduzir falsas denncias com o s intuito de afast-lo do genitor.

mediante uma atuao interdisciplinar dos profissionais de diversas reas, como, por exemplo, jurdicas, sociais e psicolgicas que se deve buscar a preveno e a pronta reparao da violao dos direitos dos filhos, sob pena de fazer letra morta as previses normativas existentes para proteo dos seres humanos em formao (SIMO, 2008, p. 16). Para Silva e Resende (2008, p. 34):
Quando j instalada a SAP, alguns autores colocam como a nica sada a reverso da guarda. No entanto, no achamos que uma regra que vale para todos os casos, deve-se examinar a singularidade de cada um. A reverso da guarda pode ser to nociva para a criana quanto instalao da SAP, o que configuraria uma dupla violncia. Achamos que o meio mais eficaz o Judicirio fazer cumprir a Lei, determinando a continuidade do tratamento e da percia, e a assim, aps o restabelecimento do convvio, poderia se pensar na mudana de guarda.

38

CONCLUSO

Ao longo do desenvolvimento do presente trabalho foi possvel verificar que se obteve xito em alcanar os objetivos que foram propostos, quais sejam, de estudar a Sndrome da Alienao Parental, demonstrar a sua relevncia, a necessidade de conhec-la, verificar se o Poder Judicirio est cumprindo com sua funo de julgar adequadamente os casos concretos e analisar a nova Lei 12.318/2010. O trabalho foi bastante proveitoso no sentido de, a partir de um estudo da evoluo da famlia e do estudo acerca do Direito das Famlias, demonstrar a origem da Sndrome da Alienao Parental, como ocorre a implantao de falsas memrias e as relaes que estas possuem com a falsa denncia de abuso sexual. A hiptese inicial do trabalho foi confirmada, concluindo que o aumento de casos de dissoluo judicial do vnculo matrimonial e os conflitos de ordem conjugal proporcionaram maior dimenso questo da Alienao Parental. Com os estudos acerca do tema foi possvel depreender que, alm dessas causas, a Alienao Parental decorre de fatores principalmente culturais e sociais em que a famlia est inserida atualmente, haja vista, por exemplo, o fato de um pai requerer para si a guarda de seu filho, algo inimaginvel h pouco tempo atrs. A legislao brasileira passou por grandes mudanas com a Constituio Federal de 1988, a qual igualou os direitos dos homens, mulheres e filhos, superando desigualdades histricas. Esta e vrias outras mudanas legislativas, e os progressos no seio da sociedade mundial, reforaram a ideia de uma moderna concepo de famlia, em que se reconhece como entidade familiar qualquer agrupamento humano ligado pelo afeto. Assim, surgiram novos conceitos de famlia, de diversos tipos de formao, como, por exemplo, a famlia monoparental. Verificou-se ademais, que a guarda uniparental, monoparental ou exclusiva tambm fator que propicia a Alienao Parental realizada pelo genitor-guardio, que o progenitor que tem mais contato com a criana ou adolescente, alm do poder de interferir de maneira mais efetiva na opinio dos menores. As entrevistas realizadas e os documentos, anexados ao final do trabalho, trouxeram um complemento fundamental para o estudo sobre a Alienao Parental,

39

j que esto baseadas em uma experincia emprica dos operadores do direito e dos envolvidos na rea da sade mental. Apesar da questo da Alienao Parental estar intimamente ligada rea da sade mental, sabe-se que ela possui interferncia no mundo jurdico, que no pode se quedar inerte ante as prticas reprovveis pela sociedade. A realidade do Poder Judicirio hoje demonstra que o mesmo no tem a capacidade de averiguar cada caso concreto no tempo e preciso que merecem. s vezes por causa do acmulo de processos em tramitao, outras vezes devido ao fato do Judicirio no atuar sozinho para o deslinde da causa, necessitando de uma atuao interdisciplinar de profissionais de diversas reas, nestes casos de alienao, profissionais principalmente da rea da sade mental. Nesse cenrio, possvel concluir que a Sndrome da Alienao Parental merece mais estudos, por parte dos operadores do direito, no intuito de erradicar os problemas a ela relacionados, uma vez que o ordenamento jurdico vigente se preocupa com a integridade fsica e psquica das crianas e adolescentes, que so o futuro da sociedade.

40

REFERNCIAS

AGUILAR, Jos Manuel. S.A.P. Sndrome da Alienao Parental. Filhos manipulados por um cnjuge para odiar o outro. Portugal. Ed. Caleidoscpio, 2006. COSTA, Ana Surany Martins. Alienao parental: o jogo patolgico que gera o sepultamento afetivo em funo do exerccio abusivo da guarda. In: Revista Brasileira de Direito das Famlias e Sucesses. Jun-Jul 2010. Ano XII, n. 16. CRIANA, Declarao Universal dos Direitos da. Disponvel em: http://www.redeandibrasil.org.br/eca/biblioteca/legislacao/declaracao-universal-dosdireitos-da-crianca/. Acessada em: 11/10/2010. DIAS, Maria Berenice. Sndrome da alienao parental: o que isso? In: Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre - RS. Equilbrio, 2008. DIAS, Maria Berenice. Alienao Parental, um abuso invisvel. Disponvel em: http://www.mariaberenice.com.br/uploads/4__aliena%E7%E3o_parental_um_abuso_invis%EDvel.pdf. Acessado em: 23/08/2010. DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro, 5 volume: direito de famlia. 21 ed. So Paulo SP. Saraiva, 2006. FIUZA, Csar. Direito Civil: curso completo. 14 ed. Belo Horizonte MG. Del Rey, 2010. GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da. Princpios Constitucionais de direito de famlia: guarda compartilhada luz da lei n. 11.698/08: famlia, criana, adolescente e idoso. So Paulo SP. Atlas, 2008. GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: direito de famlia. 5 ed. So Paulo SP. Saraiva, 2008. MENDONA, Martha. Filha, seu pai no ama voc. Disponvel em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI84231-152281,00FILHA+SEU+PAI+NAO+AMA+VOCE.html. Acessado em: 11/10/2010.

41

MOTTA, Maria Antonieta Pisano. A Sndrome da Alienao Parental. In: Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre - RS. Equilbrio, 2008. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de direito civil: direito de famlia. 15 ed. Vol. V. Rio de Janeiro - RJ. Forense, 2005. SILVA, Denise Maria Perissini da. Guarda compartilhada e sndrome de alienao parental: o que isso? Campinas SP. Armazm do Ip, 2009. SILVA, E. L.; RESENDE, M. SAP: A Excluso de Um Terceiro. In: Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre - RS. Equilbrio, 2008. SIMO, Rosana Barbosa Cipriano. Solues Judiciais Concretas Contra a Perniciosa Prtica da Alienao Parental. In: Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre RS. Equilbrio, 2008. SIQUEIRA, Alessandro Marques de. O conceito de famlia ao longo da histria e a obrigao alimentar. Jus Navigandi, Teresina, ano 15, n. 2664, 17 out. 2010. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/17628>. Acesso em: 28 out. 2010. SOUZA, Ivone M. Candido Coelho de. Alienao parental (Lupi et Agni). In: Revista Brasileira de Direito das Famlias e Sucesses. Jun-Jul 2010. Ano XII, n. 16. SOUZA, Raquel Pacheco Ribeiro de. Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre - RS. Equilbrio, 2008.

42

ANEXOS

ANEXO 1 Projeto de Lei da Alienao Parental ANEXO 2 Tramitao do Projeto de Lei ANEXO 3 Lei de Alienao Parental ANEXO 4 Mensagem de Veto Presidencial ANEXO 5 Declarao Universal dos Direitos da Criana ANEXO 6 Entrevistas ANEXO 7 Sentena da 3 Vara de Famlia, Sucesses e Cvel de Goinia ANEXO 8 Jurisprudncias ANEXO 9 Reportagens das Revistas poca e Isto

CMARA DOS DEPUTADOS

COMISSO DE CONSTITUIO E JUSTIA E DE CIDADANIA REDAO FINAL PROJETO DE LEI N 4.053-C DE 2008 Dispe sobre a alienao parental e altera o art. 236 da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1 Esta Lei dispe sobre a alienao parental. Art. 2 Considera-se ato de alienao parental a interferncia na formao psicolgica da criana ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avs ou pelos que tenham a criana ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilncia para que repudie genitor ou que cause prejuzo ao estabelecimento ou manuteno de vnculos com este. Pargrafo nico. So formas exemplificativas de alienao parental, alm dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por percia, praticados diretamente ou com auxlio de terceiros: I - realizar campanha de desqualificao da conduta do genitor no exerccio da paternidade ou maternidade; II - dificultar o exerccio da autoridade parental; III - dificultar contato de criana ou adolescente com genitor; IV - dificultar o exerccio do direito regulamentado de convivncia familiar; V - omitir deliberadamente a genitor informaes pessoais relevantes sobre a criana ou adolescente, inclusive escolares, mdicas e alteraes de endereo;

2
CMARA DOS DEPUTADOS

VI - apresentar falsa denncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avs, para obstar ou dificultar a convivncia deles com a criana ou adolescente; VII - mudar o domiclio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivncia da criana ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avs. Art. 3 A prtica de ato de alienao parental fere direito fundamental da criana ou do adolescente de convivncia familiar saudvel, prejudica a realizao de afeto nas relaes com genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criana ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda. Art. 4 Declarado indcio de ato de alienao parental, a requerimento ou de ofcio, em qualquer momento processual, em ao autnoma ou incidentalmente, o processo ter tramitao prioritria, e o juiz determinar, com urgncia, ouvido o Ministrio Pblico, as medidas provisrias necessrias para preservao da integridade psicolgica da criana ou do adolescente, inclusive para assegurar sua convivncia com genitor ou viabilizar a efetiva reaproximao entre ambos, se for o caso. Pargrafo nico. Assegurar-se- criana ou adolescente e ao genitor garantia mnima de visitao assistida, ressalvados os casos em que h iminente risco de pre-

juzo integridade fsica ou psicolgica da criana ou do adolescente, atestado por profissional eventualmente de-

signado pelo juiz para acompanhamento das visitas. Art. 5 Havendo indcio da prtica de ato de

alienao parental, em ao autnoma ou incidental, o juiz,

3
CMARA DOS DEPUTADOS

se necessrio, determinar percia psicolgica ou biopsicossocial. 1 O laudo pericial ter base em ampla avaliao psicolgica ou biopsicossocial, conforme o caso, compreendendo, inclusive, entrevista pessoal com as partes, exame de documentos dos autos, histrico do relacionamento do casal e da separao, cronologia de incidentes, avaliao da personalidade dos envolvidos e exame da forma como a criana ou adolescente se manifesta acerca de eventual acusao contra genitor. 2 A percia ser realizada por profissional ou equipe multidisciplinar habilitados, exigido, em qualquer caso, aptido comprovada por histrico profissional ou acadmico para diagnosticar atos de alienao parental. 3 O perito ou equipe multidisciplinar designada para verificar a ocorrncia de alienao parental ter prazo de 90 (noventa) dias para apresentao do laudo, prorrogvel exclusivamente por autorizao judicial baseada em justificativa circunstanciada. Art. 6 Caracterizados atos tpicos de alienao parental ou qualquer conduta que dificulte a convivncia de criana ou adolescente com genitor, em ao autnoma ou incidental, o juiz poder, cumulativamente ou no, sem pre-

juzo da decorrente responsabilidade civil ou criminal e da ampla utilizao de instrumentos processuais aptos a inibir ou atenuar seus efeitos, segundo a gravidade do caso: I - declarar a ocorrncia de alienao parental e advertir o alienador; II - ampliar o regime de convivncia familiar em favor do genitor alienado; III - estipular multa ao alienador;

4
CMARA DOS DEPUTADOS

IV - determinar acompanhamento psicolgico e/ou biopsicossocial; V - determinar a alterao da guarda para guarda compartilhada ou sua inverso; VI - determinar a fixao cautelar do domiclio da criana ou adolescente; VII - declarar a suspenso da autoridade parental. Pargrafo nico. Caracterizado mudana abusiva de endereo, inviabilizao ou obstruo convivncia fami-

liar, o juiz tambm poder inverter a obrigao de levar para ou retirar a criana ou adolescente da residncia do genitor, por ocasio das alternncias dos perodos de convivncia familiar. Art. 7 A atribuio ou alterao da guarda

dar-se- por preferncia ao genitor que viabiliza a efetiva convivncia da criana ou adolescente com o outro genitor nas hipteses em que seja invivel a guarda compartilhada. Art. 8 A alterao de domiclio da criana ou adolescente irrelevante para a determinao da competncia relacionada s aes fundadas em direito de convivncia familiar, salvo se decorrente de consenso entre os genitores ou de deciso judicial. Art. 9 As partes, por iniciativa prpria ou sugesto do juiz, do Ministrio Pblico ou do Conselho Tutelar, podero utilizar-se do procedimento da mediao para a soluo do litgio, antes ou no curso do processo judicial. 1 O acordo que estabelecer a mediao indicar o prazo de eventual suspenso do processo e o correspondente regime provisrio para regular as questes controverti-

5
CMARA DOS DEPUTADOS

das, o qual no vincular eventual deciso judicial superveniente. 2 O mediador ser livremente escolhido pelas partes, mas o juzo competente, o Ministrio Pblico e o Conselho Tutelar formaro cadastros de mediadores habilitados a examinar questes relacionadas alienao parental. 3 O termo que ajustar o procedimento de mediao ou o que dele resultar dever ser submetido ao exame do Ministrio Pblico e homologao judicial. Art. 10. O art. 236 da Seo II do Captulo I do Ttulo VII da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990 Estatuto da Criana e do Adolescente, passa a vigorar

acrescido do seguinte pargrafo nico: Art. 236. .............................. Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem apresenta relato falso ao agente indicado no caput ou a autoridade policial cujo teor possa ensejar restrio convivncia de criana ou

adolescente com genitor.(NR) Art. 11. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Sala da Comisso, em

Deputado ELISEU PADILHA Presidente

Deputado ZENALDO COUTINHO Relator

Senado Federal Secretaria-Geral da Mesa


Atividade Legislativa - Tramitao de Matrias
Identificao da Matria

PROJETO DE LEI DA CMARA N 20, DE 2010


Autor: DEPUTADO - REGIS DE OLIVEIRA Ementa: Dispe sobre a alienao parental e altera o art. 236 da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. (Interferncia promovida por um dos genitores na formao psicolgica da criana para que repudie o outro, bem como atos que causem prejuzos ao estabelecimento ou manuteno de vnculo com este). Data de apresentao: 26/03/2010 Situao atual: Local: 05/08/2010 - SECRETARIA DE EXPEDIENTE Situao: 05/08/2010 - APROVADA Outros nmeros: Origem no Legislativo: CD PL. 04053 / 2008 Indexao da matria: Indexao: NORMAS, REPRESSO, ALIENAO, INTERFERNCIA PREJUDICIAL, PAIS, FORMAO, CRIANA, PROVOCAO, DANOS, EXERCCIO, PATERNIDADE, MATERNIDADE, CRITRIOS, REALIZAO, PERCIA, PENALIDADE, INFRATOR, ALTERAO, GUARDA JUDICIAL, UTILIZAO, ACORDO, MEDIAO. Sumrio da Tramitao

Em tramitao
Despacho: N 1.despacho inicial (SF) CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa (SF) CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania (Em deciso terminativa) Relatoria: CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Relatores: Paulo Paim (encerrado em 09/06/2010 - Parecer aprovado pela comisso)

CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania


Relatores: Pedro Simon (encerrado em 07/07/2010 - Parecer aprovado pela comisso) Prazos: 16/07/2010 - 04/08/2010 - Interposio de recurso (Art. 91, 3 ao 5, do RISF) 31/03/2010 - 08/04/2010 - Recebimento de emendas perante as Comisses (CDH) (Art. 122, II, "c", do RISF)

TRAMITAES (ordem ascendente)


26/03/2010 PLEG - PROTOCOLO LEGISLATIVO Situao: AGUARDANDO LEITURA Este processo contm 12 (doze) folha(s) numerada(s) e rubricada(s). SSCLSF. 26/03/2010 SSCLSF - SUBSEC. COORDENAO LEGISLATIVA DO SENADO Situao: AGUARDANDO LEITURA Juntada, s fls. 13, cpia da legislao citada. Aguardando leitura. 29/03/2010 ATA-PLEN - SUBSECRETARIA DE ATA - PLENRIO Situao: AGUARDANDO RECEBIMENTO DE EMENDAS Leitura. s Comisses de Direitos Humanos e Legislao Participativa; e de Constituio, Justia e Cidadania, cabendo ltima a deciso terminativa. O projeto poder receber emendas perante a primeira Comisso, pelo prazo de cinco dias teis, aps publicado e distribudo em avulsos. CDH. Publicao em 30/03/2010 no DSF Pgina(s): 10080 ( Ver Dirio ) Publicao em 30/03/2010 no DSF Pgina(s): 10044 ( Ver Dirio ) Publicao em 30/03/2010 no DSF Pgina(s): 10062 - 10075 ( Ver Dirio ) 30/03/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: AGUARDANDO RECEBIMENTO DE EMENDAS Recebido nesta data. Matria aguardando abertura de prazo para recebimento de emendas. 31/03/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: AGUARDANDO RECEBIMENTO DE EMENDAS
Impresso em 05/08/2010 21h10 Sistema de Tramitao de Matrias - PLC 00020 / 2010 1

Senado Federal Secretaria-Geral da Mesa


Atividade Legislativa - Tramitao de Matrias
Prazo para recebimento de emendas: Primeiro dia:31/03/10 ltimo dia: 08/04/10. 09/04/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: AGUARDANDO DESIGNAO DO RELATOR No foram apresentadas emendas no prazo regimental. Matria aguardando distribuio. 13/04/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: MATRIA COM A RELATORIA O Presidente da Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa, Senador Cristovam Buarque, designa o Senador Paulo Paim como relator da matria. Ao gabinete do Senador Paulo Paim para emitir relatrio. 10/05/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: AUDINCIA PBLICA Devolvido pelo gabinete do Senador Paulo Paim, com Requerimento para realizao de Audiencia Pblica, com a finalidade de instruir a matria. 18/05/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: MATRIA COM A RELATORIA Anexei o, OF 0100/10 GSPP, de autoria do Senador Paulo Paim,que solicita "Retirada de Pauta" do Requerimento de solicitao de Audiencia Pblica para Instruir o PLC 20/2010. 18/05/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: PRONTA PARA A PAUTA NA COMISSO Devolvido pelo Gabinete do Senador Paulo Paim, contendo relatrio com voto pela aprovao da matria. 09/06/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: APROVADO PARECER NA COMISSO Reunida nesta data, a Comisso aprova por unanimidade o relatrio da Senador Paulo Paim, favorvel a aprovao da matria, que passa a constituir o Parecer da CDH. Comisso de Constituio, Justia e Cidadania-CCJ, para prosseguimento da tramitao. ************* Retificado em 10/06/2010************* Reunida nesta data, a Comisso aprova por unanimidade o relatrio do Senador Paulo Paim, favorvel a aprovao da matria, que passa a constituir o Parecer da CDH. Comisso de Constituio, Justia e Cidadania-CCJ, para prosseguimento da tramitao. 11/06/2010 CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania Situao: AGUARDANDO DESIGNAO DO RELATOR Recebido nesta Comisso. Matria aguardando designao de Relator. 29/06/2010 CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania Situao: MATRIA COM A RELATORIA Distribudo ao Senador Pedro Simon, para emitir relatrio. 01/07/2010 CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania Situao: PRONTA PARA A PAUTA NA COMISSO Recebido o relatrio do Senador Pedro Simon, com voto pela aprovao do projeto. Matria pronta para a Pauta na Comisso. 05/07/2010 CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania Situao: INCLUDA NA PAUTA DA REUNIO Matria includa na Pauta da Comisso. 07/07/2010 CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania Situao: APRECIADA EM DECISO TERMINATIVA PELAS COMISSES Na 35 Reunio Ordinria, realizada nesta data, a Comisso aprova o Projeto, relatado pelo Senador Pedro Simon. Anexei o Ofcio n 227/2010- PRESIDNCIA/CCJ, que comunica a deciso da Comisso em carter terminativo, para cincia do Plenrio e publicao no Dirio do Senado Federal, art. 91, 2 c/c art. 92 do RISF. 07/07/2010 CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania SSCLSF, para prosseguimento da tramitao. 07/07/2010 SSCLSF - SUBSEC. COORDENAO LEGISLATIVA DO SENADO Recebido neste rgo, nesta data. 09/07/2010 SSCLSF - SUBSEC. COORDENAO LEGISLATIVA DO SENADO Situao: AGUARDANDO LEITURA PARECER (ES) Juntada, s fls. 29/31, legislao citada nos Pareceres. Aguardando leitura dos Pareceres da CDH e da CCJ.
Impresso em 05/08/2010 21h10 Sistema de Tramitao de Matrias - PLC 00020 / 2010 2

Senado Federal Secretaria-Geral da Mesa


Atividade Legislativa - Tramitao de Matrias
14/07/2010 ATA-PLEN - SUBSECRETARIA DE ATA - PLENRIO Situao: AGUARDANDO INTERPOSIO DE RECURSO Leitura dos seguintes Pareceres: n 1.075, de 2010-CDH, relator Senador Paulo Paim, favorvel; n 1.076, de 2010-CCJ, relator Senador Pedro Simon, favorvel. Anunciado o recebimento do Ofcio n 227/2010, do Presidente da Comisso de Constituio Justia e Cidadania, comunicando a aprovao, em carter terminativo, da matria. Abertura de prazo de cinco dias teis para interposio de recurso, nos termos do art. 91, 3 a 5, do Regimento Interno, por um dcimo da composio da Casa, para que a matria seja apreciada pelo Plenrio. SCLSF. Publicao em 15/07/2010 no DSF Pgina(s): 35962 - 35973 ( Ver Dirio ) Publicao em 15/07/2010 no DSF Pgina(s): 36214 ( Ver Dirio ) 15/07/2010 SSCLSF - SUBSEC. COORDENAO LEGISLATIVA DO SENADO Prazo para interposio de recurso: 16/07/2010 a 04/08/2010. 05/08/2010 SSCLSF - SUBSEC. COORDENAO LEGISLATIVA DO SENADO Encaminhado ao Plenrio para comunicao do trmino de prazo para interposiao de recurso. 05/08/2010 ATA-PLEN - SUBSECRETARIA DE ATA - PLENRIO Situao: APROVADA A Presidncia comunica ao Plenrio que esgotou-se ontem o prazo previsto no art. 91, 3, do Regimento Interno, sem que tenha sido interposto recurso, no sentido da apreciao, pelo Plenrio, da presente matria que, tendo sido aprovada terminativamente pela Comisso competente, vai sano. Ser feita a devida comunicao Cmara dos Deputados. SEXP. 05/08/2010 SEXP - SECRETARIA DE EXPEDIENTE Recebido neste rgo s 17:26 hs.

Impresso em 05/08/2010 21h10

Sistema de Tramitao de Matrias - PLC 00020 / 2010

Senado Federal Secretaria-Geral da Mesa


Atividade Legislativa - Tramitao de Matrias
Identificao da Matria

PROJETO DE LEI DA CMARA N 20, DE 2010


Autor: DEPUTADO - REGIS DE OLIVEIRA Ementa: Dispe sobre a alienao parental e altera o art. 236 da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. (Interferncia promovida por um dos genitores na formao psicolgica da criana para que repudie o outro, bem como atos que causem prejuzos ao estabelecimento ou manuteno de vnculo com este). Data de apresentao: 26/03/2010 Situao atual: Local: 27/08/2010 - SECRETARIA DE EXPEDIENTE Situao: 27/08/2010 - TRANSFORMADA EM NORMA JURIDICA Matrias relacionadas: VET - VETO 28 de 2010 Outros nmeros: Origem no Legislativo: CD PL. 04053 / 2008 Norma jurdica gerada: LEI-012318 de 2010 Indexao da matria: Indexao: NORMAS, REPRESSO, ALIENAO, INTERFERNCIA PREJUDICIAL, PAIS, FORMAO, CRIANA, PROVOCAO, DANOS, EXERCCIO, PATERNIDADE, MATERNIDADE, CRITRIOS, REALIZAO, PERCIA, PENALIDADE, INFRATOR, ALTERAO, GUARDA JUDICIAL, UTILIZAO, ACORDO, MEDIAO. Sumrio da Tramitao

Tramitao encerrada
Despacho: N 1.despacho inicial (SF) CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa (SF) CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania (Em deciso terminativa) Relatoria: CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Relatores: Paulo Paim (encerrado em 09/06/2010 - Parecer aprovado pela comisso)

CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania


Relatores: Pedro Simon (encerrado em 07/07/2010 - Parecer aprovado pela comisso) Prazos: 16/07/2010 - 04/08/2010 - Interposio de recurso (Art. 91, 3 ao 5, do RISF) 31/03/2010 - 08/04/2010 - Recebimento de emendas perante as Comisses (CDH) (Art. 122, II, "c", do RISF)

TRAMITAES (ordem ascendente)


26/03/2010 PLEG - PROTOCOLO LEGISLATIVO Situao: AGUARDANDO LEITURA Este processo contm 12 (doze) folha(s) numerada(s) e rubricada(s). SSCLSF. 26/03/2010 SSCLSF - SUBSEC. COORDENAO LEGISLATIVA DO SENADO Situao: AGUARDANDO LEITURA Juntada, s fls. 13, cpia da legislao citada. Aguardando leitura. 29/03/2010 ATA-PLEN - SUBSECRETARIA DE ATA - PLENRIO Situao: AGUARDANDO RECEBIMENTO DE EMENDAS Leitura. s Comisses de Direitos Humanos e Legislao Participativa; e de Constituio, Justia e Cidadania, cabendo ltima a deciso terminativa. O projeto poder receber emendas perante a primeira Comisso, pelo prazo de cinco dias teis, aps publicado e distribudo em avulsos. CDH. Publicao em 30/03/2010 no DSF Pgina(s): 10080 ( Ver Dirio ) Publicao em 30/03/2010 no DSF Pgina(s): 10044 ( Ver Dirio ) Publicao em 30/03/2010 no DSF Pgina(s): 10062 - 10075 ( Ver Dirio ) 30/03/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: AGUARDANDO RECEBIMENTO DE EMENDAS Recebido nesta data. Matria aguardando abertura de prazo para recebimento de emendas.
Impresso em 30/08/2010 23h24 Sistema de Tramitao de Matrias - PLC 00020 / 2010 1

Senado Federal Secretaria-Geral da Mesa


Atividade Legislativa - Tramitao de Matrias
31/03/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: AGUARDANDO RECEBIMENTO DE EMENDAS Prazo para recebimento de emendas: Primeiro dia:31/03/10 ltimo dia: 08/04/10. 09/04/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: AGUARDANDO DESIGNAO DO RELATOR No foram apresentadas emendas no prazo regimental. Matria aguardando distribuio. 13/04/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: MATRIA COM A RELATORIA O Presidente da Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa, Senador Cristovam Buarque, designa o Senador Paulo Paim como relator da matria. Ao gabinete do Senador Paulo Paim para emitir relatrio. 10/05/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: AUDINCIA PBLICA Devolvido pelo gabinete do Senador Paulo Paim, com Requerimento para realizao de Audiencia Pblica, com a finalidade de instruir a matria. 18/05/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: MATRIA COM A RELATORIA Anexei o, OF 0100/10 GSPP, de autoria do Senador Paulo Paim,que solicita "Retirada de Pauta" do Requerimento de solicitao de Audiencia Pblica para Instruir o PLC 20/2010. 18/05/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: PRONTA PARA A PAUTA NA COMISSO Devolvido pelo Gabinete do Senador Paulo Paim, contendo relatrio com voto pela aprovao da matria. 09/06/2010 CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa Situao: APROVADO PARECER NA COMISSO Reunida nesta data, a Comisso aprova por unanimidade o relatrio da Senador Paulo Paim, favorvel a aprovao da matria, que passa a constituir o Parecer da CDH. Comisso de Constituio, Justia e Cidadania-CCJ, para prosseguimento da tramitao. ************* Retificado em 10/06/2010************* Reunida nesta data, a Comisso aprova por unanimidade o relatrio do Senador Paulo Paim, favorvel a aprovao da matria, que passa a constituir o Parecer da CDH. Comisso de Constituio, Justia e Cidadania-CCJ, para prosseguimento da tramitao. 11/06/2010 CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania Situao: AGUARDANDO DESIGNAO DO RELATOR Recebido nesta Comisso. Matria aguardando designao de Relator. 29/06/2010 CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania Situao: MATRIA COM A RELATORIA Distribudo ao Senador Pedro Simon, para emitir relatrio. 01/07/2010 CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania Situao: PRONTA PARA A PAUTA NA COMISSO Recebido o relatrio do Senador Pedro Simon, com voto pela aprovao do projeto. Matria pronta para a Pauta na Comisso. 05/07/2010 CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania Situao: INCLUDA NA PAUTA DA REUNIO Matria includa na Pauta da Comisso. 07/07/2010 CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania Situao: APRECIADA EM DECISO TERMINATIVA PELAS COMISSES Na 35 Reunio Ordinria, realizada nesta data, a Comisso aprova o Projeto, relatado pelo Senador Pedro Simon. Anexei o Ofcio n 227/2010- PRESIDNCIA/CCJ, que comunica a deciso da Comisso em carter terminativo, para cincia do Plenrio e publicao no Dirio do Senado Federal, art. 91, 2 c/c art. 92 do RISF. 07/07/2010 CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania SSCLSF, para prosseguimento da tramitao. 07/07/2010 SSCLSF - SUBSEC. COORDENAO LEGISLATIVA DO SENADO Recebido neste rgo, nesta data. 09/07/2010 SSCLSF - SUBSEC. COORDENAO LEGISLATIVA DO SENADO
Impresso em 30/08/2010 23h24 Sistema de Tramitao de Matrias - PLC 00020 / 2010 2

Senado Federal Secretaria-Geral da Mesa


Atividade Legislativa - Tramitao de Matrias
Situao: AGUARDANDO LEITURA PARECER (ES) Juntada, s fls. 29/31, legislao citada nos Pareceres. Aguardando leitura dos Pareceres da CDH e da CCJ. 14/07/2010 ATA-PLEN - SUBSECRETARIA DE ATA - PLENRIO Situao: AGUARDANDO INTERPOSIO DE RECURSO Leitura dos seguintes Pareceres: n 1.075, de 2010-CDH, relator Senador Paulo Paim, favorvel; n 1.076, de 2010-CCJ, relator Senador Pedro Simon, favorvel. Anunciado o recebimento do Ofcio n 227/2010, do Presidente da Comisso de Constituio Justia e Cidadania, comunicando a aprovao, em carter terminativo, da matria. Abertura de prazo de cinco dias teis para interposio de recurso, nos termos do art. 91, 3 a 5, do Regimento Interno, por um dcimo da composio da Casa, para que a matria seja apreciada pelo Plenrio. SCLSF. Publicao em 15/07/2010 no DSF Pgina(s): 35962 - 35973 ( Ver Dirio ) Publicao em 15/07/2010 no DSF Pgina(s): 36214 ( Ver Dirio ) 15/07/2010 SSCLSF - SUBSEC. COORDENAO LEGISLATIVA DO SENADO Prazo para interposio de recurso: 16/07/2010 a 04/08/2010. 05/08/2010 SSCLSF - SUBSEC. COORDENAO LEGISLATIVA DO SENADO Encaminhado ao Plenrio para comunicao do trmino de prazo para interposiao de recurso. 05/08/2010 ATA-PLEN - SUBSECRETARIA DE ATA - PLENRIO Situao: APROVADA A Presidncia comunica ao Plenrio que esgotou-se ontem o prazo previsto no art. 91, 3, do Regimento Interno, sem que tenha sido interposto recurso, no sentido da apreciao, pelo Plenrio, da presente matria que, tendo sido aprovada terminativamente pela Comisso competente, vai sano. Ser feita a devida comunicao Cmara dos Deputados. SEXP. Publicao em 06/08/2010 no DSF Pgina(s): 40233 ( Ver Dirio ) 05/08/2010 SEXP - SECRETARIA DE EXPEDIENTE Recebido neste rgo s 17:26 hs. 06/08/2010 SEXP - SECRETARIA DE EXPEDIENTE Anexado o texto revisado. (fls 34 a 36) 12/08/2010 SEXP - SECRETARIA DE EXPEDIENTE Situao: REMETIDA SANO Anexado o Ofcio SF n. 1705, de 12/08/10, Ministra de Estado Chefe da Casa Civil, encaminhando a Mensagem SF n. 203/10 ao Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica, submetendo sano presidencial autgrafos do Projeto (fls. 37 a 41). Anexado o Ofcio SF n. 1706, de 12/08/10, ao Primeiro-Secretrio da Cmara dos Deputados, comunicando que o Projeto foi encaminhado sano presidencial (fl. 42). 27/08/2010 SEXP - SECRETARIA DE EXPEDIENTE Situao: TRANSFORMADA EM NORMA JURIDICA (PR) PRESIDNCIA DA REPBLICA. SANCIONADA. LEI 012.318 DE 2010. DOU - 27/08/2010 PG. 00003. Sancionada em 26/08/2010.

Impresso em 30/08/2010 23h24

Sistema de Tramitao de Matrias - PLC 00020 / 2010

L12318

Pgina 1 de 2

Presidncia da Repblica
Subchefia para Assuntos Jurdicos
LEI N 12.318, DE 26 DE AGOSTO DE 2010. Mensagem de veto Dispe sobre a alienao parental e altera o art. 236 da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990.

Casa Civil

O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o Esta Lei dispe sobre a alienao parental. Art. 2o Considera-se ato de alienao parental a interferncia na formao psicolgica da criana ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avs ou pelos que tenham a criana ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilncia para que repudie genitor ou que cause prejuzo ao estabelecimento ou manuteno de vnculos com este. Pargrafo nico. So formas exemplificativas de alienao parental, alm dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por percia, praticados diretamente ou com auxlio de terceiros: I - realizar campanha de desqualificao da conduta do genitor no exerccio da paternidade ou maternidade; II - dificultar o exerccio da autoridade parental; III - dificultar contato de criana ou adolescente com genitor; IV - dificultar o exerccio do direito regulamentado de convivncia familiar; V - omitir deliberadamente a genitor informaes pessoais relevantes sobre a criana ou adolescente, inclusive escolares, mdicas e alteraes de endereo; VI - apresentar falsa denncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avs, para obstar ou dificultar a convivncia deles com a criana ou adolescente; VII - mudar o domiclio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivncia da criana ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avs. Art. 3o A prtica de ato de alienao parental fere direito fundamental da criana ou do adolescente de convivncia familiar saudvel, prejudica a realizao de afeto nas relaes com genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criana ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda. Art. 4o Declarado indcio de ato de alienao parental, a requerimento ou de ofcio, em qualquer momento processual, em ao autnoma ou incidentalmente, o processo ter tramitao prioritria, e o juiz determinar, com urgncia, ouvido o Ministrio Pblico, as medidas provisrias necessrias para preservao da integridade psicolgica da criana ou do adolescente, inclusive para assegurar sua convivncia com genitor ou viabilizar a efetiva reaproximao entre ambos, se for o caso. Pargrafo nico. Assegurar-se- criana ou adolescente e ao genitor garantia mnima de visitao assistida, ressalvados os casos em que h iminente risco de prejuzo integridade fsica ou psicolgica da criana ou do adolescente, atestado por profissional eventualmente designado pelo juiz para acompanhamento das visitas. Art. 5o Havendo indcio da prtica de ato de alienao parental, em ao autnoma ou incidental, o juiz, se necessrio, determinar percia psicolgica ou biopsicossocial.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12318.htm

26/11/2010

L12318

Pgina 2 de 2

1o O laudo pericial ter base em ampla avaliao psicolgica ou biopsicossocial, conforme o caso, compreendendo, inclusive, entrevista pessoal com as partes, exame de documentos dos autos, histrico do relacionamento do casal e da separao, cronologia de incidentes, avaliao da personalidade dos envolvidos e exame da forma como a criana ou adolescente se manifesta acerca de eventual acusao contra genitor. 2o A percia ser realizada por profissional ou equipe multidisciplinar habilitados, exigido, em qualquer caso, aptido comprovada por histrico profissional ou acadmico para diagnosticar atos de alienao parental. 3o O perito ou equipe multidisciplinar designada para verificar a ocorrncia de alienao parental ter prazo de 90 (noventa) dias para apresentao do laudo, prorrogvel exclusivamente por autorizao judicial baseada em justificativa circunstanciada. Art. 6o Caracterizados atos tpicos de alienao parental ou qualquer conduta que dificulte a convivncia de criana ou adolescente com genitor, em ao autnoma ou incidental, o juiz poder, cumulativamente ou no, sem prejuzo da decorrente responsabilidade civil ou criminal e da ampla utilizao de instrumentos processuais aptos a inibir ou atenuar seus efeitos, segundo a gravidade do caso: I - declarar a ocorrncia de alienao parental e advertir o alienador; II - ampliar o regime de convivncia familiar em favor do genitor alienado; III - estipular multa ao alienador; IV - determinar acompanhamento psicolgico e/ou biopsicossocial; V - determinar a alterao da guarda para guarda compartilhada ou sua inverso; VI - determinar a fixao cautelar do domiclio da criana ou adolescente; VII - declarar a suspenso da autoridade parental. Pargrafo nico. Caracterizado mudana abusiva de endereo, inviabilizao ou obstruo convivncia familiar, o juiz tambm poder inverter a obrigao de levar para ou retirar a criana ou adolescente da residncia do genitor, por ocasio das alternncias dos perodos de convivncia familiar. Art. 7o A atribuio ou alterao da guarda dar-se- por preferncia ao genitor que viabiliza a efetiva convivncia da criana ou adolescente com o outro genitor nas hipteses em que seja invivel a guarda compartilhada. Art. 8o A alterao de domiclio da criana ou adolescente irrelevante para a determinao da competncia relacionada s aes fundadas em direito de convivncia familiar, salvo se decorrente de consenso entre os genitores ou de deciso judicial. Art. 9o (VETADO) Art. 10. (VETADO) Art. 11. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 26 de agosto de 2010; 189o da Independncia e 122o da Repblica. LUIZ INCIO LULA DASILVA Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto Paulo de Tarso Vannuchi Jos Gomes Temporo Este texto no substitui o publicado no DOU de 27.8.2010 e retificado no DOU de 31.8.2010

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12318.htm

26/11/2010

Mensagem n 513

Pgina 1 de 2

Presidncia da Repblica
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos
MENSAGEM N 513, DE 26 DE AGOSTO DE 2010. Senhor Presidente do Senado Federal, Comunico a Vossa Excelncia que, nos termos do 1o do art. 66 da Constituio, decidi vetar parcialmente, por contrariedade ao interesse pblico, o Projeto de Lei no 20, de 2010 (no 4.053/08 na Cmara dos Deputados), que Dispe sobre a alienao parental e altera o art. 236 da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Ouvido, o Ministrio da Justia manifestou-se pelo veto aos seguintes dispositivos: Art. 9o Art. 9o As partes, por iniciativa prpria ou sugesto do juiz, do Ministrio Pblico ou do Conselho Tutelar, podero utilizar-se do procedimento da mediao para a soluo do litgio, antes ou no curso do processo judicial. 1o O acordo que estabelecer a mediao indicar o prazo de eventual suspenso do processo e o correspondente regime provisrio para regular as questes controvertidas, o qual no vincular eventual deciso judicial superveniente. 2o O mediador ser livremente escolhido pelas partes, mas o juzo competente, o Ministrio Pblico e o Conselho Tutelar formaro cadastros de mediadores habilitados a examinar questes relacionadas alienao parental. 3o O termo que ajustar o procedimento de mediao ou o que dele resultar dever ser submetido ao exame do Ministrio Pblico e homologao judicial. Razes do veto O direito da criana e do adolescente convivncia familiar indisponvel, nos termos do art. 227 da Constituio Federal, no cabendo sua apreciao por mecanismos extrajudiciais de soluo de conflitos. Ademais, o dispositivo contraria a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, que prev a aplicao do princpio da interveno mnima, segundo o qual eventual medida para a proteo da criana e do adolescente deve ser exercida exclusivamente pelas autoridades e instituies cuja ao seja indispensvel. Art. 10 Art. 10. O art. 236 da Seo II do Captulo I do Ttulo VII da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 Estatuto da Criana e do Adolescente, passa a vigorar acrescido do seguinte pargrafo nico: Art. 236. ............................................................................... Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem apresenta relato falso ao agente indicado no caput ou autoridade policial cujo teor possa ensejar restrio convivncia de criana ou adolescente com genitor. (NR) Razes do veto

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Msg/VEP-513-10.htm

25/11/2010

Mensagem n 513

Pgina 2 de 2

O Estatuto da Criana e do Adolescente j contempla mecanismos de punio suficientes para inibir os efeitos da alienao parental, como a inverso da guarda, multa e at mesmo a suspenso da autoridade parental. Assim, no se mostra necessria a incluso de sano de natureza penal, cujos efeitos podero ser prejudiciais criana ou ao adolescente, detentores dos direitos que se pretende assegurar com o projeto. Essas, Senhor Presidente, as razes que me levaram a vetar os dispositivos acima mencionados do projeto em causa, as quais ora submeto elevada apreciao dos Senhores Membros do Congresso Nacional. Este texto no substitui o publicado no DOU de 27.8.2010

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Msg/VEP-513-10.htm

25/11/2010

Declarao Universal dos Direitos da Criana ECA 18 anos

Pgina 1 de 2

Declarao Universal dos Direitos da Criana


Tratado que definiu as bases para proteo e integridade dos direitos dos meninos e meninas de todo o mundo Adotada pela Assemblia das Naes Unidas de 20 de novembro de 1959 e ratificada pelo Brasil PREMBULO VISTO que os povos das Naes Unidas, na Carta, reafirmaram sua f nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano, e resolveram promover o progresso social e melhores condies de vida dentro de uma liberdade mais ampla, VISTO que as Naes Unidas, na Declarao Universal dos Direitos Humanos, proclamaram que todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades nela estabelecidos, sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condio, VISTO que a criana, em decorrncia de sua imaturidade fsica e mental, precisa de proteo e cuidados especiais, inclusive proteo legal apropriada, antes e depois do nascimento, VISTO que a necessidade de tal proteo foi enunciada na Declarao dos Direitos da Criana em Genebra, de 1924, e reconhecida na Declarao Universal dos Direitos Humanos e nos estatutos das agncias especializadas e organizaes internacionais interessadas no bem-estar da criana, Visto que a humanidade deve criana o melhor de seus esforos, ASSIM, A ASSEMBLIA GERAL PROCLAMA esta Declarao dos Direitos da Criana, visando que a criana tenha uma infncia feliz e possa gozar, em seu prprio benefcio e no da sociedade, os direitos e as liberdades aqui enunciados e apela a que os pais, os homens e as mulheres em sua qualidade de indivduos, e as organizaes voluntrias, as autoridades locais e os Governos nacionais reconheam estes direitos e se empenhem pela sua observncia mediante medidas legislativas e de outra natureza, progressivamente institudas, de conformidade com os seguintes princpios: PRINCPIO 1 A criana gozar todos os direitos enunciados nesta Declarao. Todas as crianas, absolutamente sem qualquer exceo, sero credoras destes direitos, sem distino ou discriminao por motivo de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condio, quer sua ou de sua famlia. PRINCPIO 2 A criana gozar proteo social e ser-lhe-o proporcionadas oportunidade e facilidades, por lei e por outros meios, a fim de lhe facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condies de liberdade e dignidade. Na instituio das leis visando este objetivo levar-se-o em conta, sobretudo, os melhores interesses da criana. PRINCPIO 3 Desde o nascimento, toda criana ter direito a um nome e a uma nacionalidade. PRINCPIO 4 A criana gozar os benefcios da previdncia social. Ter direito a crescer e criar-se com sade; para isto, tanto criana como me, sero proporcionados cuidados e proteo especiais, inclusive adequados cuidados pr e psnatais. A criana ter direito a alimentao, recreao e assistncia mdica adequadas. PRINCPIO 5 criana incapacitada fsica, mental ou socialmente sero proporcionados o tratamento, a educao e os cuidados especiais exigidos pela sua condio peculiar. PRINCPIO 6 Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criana precisa de amor e compreenso. Criarse-, sempre que possvel, aos cuidados e sob a responsabilidade dos pais e, em qualquer hiptese, num ambiente de afeto e de segurana moral e material, salvo circunstncias excepcionais, a criana da tenra idade no ser apartada da me. sociedade e s autoridades pblicas caber a obrigao de propiciar cuidados especiais s crianas sem famlia e aquelas que carecem de meios adequados de subsistncia. desejvel a prestao de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manuteno dos filhos de famlias numerosas. PRINCPIO 7

http://www.redeandibrasil.org.br/eca/biblioteca/legislacao/declaracao-universal-dos-di... 22/11/2010

Declarao Universal dos Direitos da Criana ECA 18 anos

Pgina 2 de 2

A criana ter direito a receber educao, que ser gratuita e compulsria pelo menos no grau primrio. Ser-lhe- propiciada uma educao capaz de promover a sua cultura geral e capacit-la a, em condies de iguais oportunidades, desenvolver as suas aptides, sua capacidade de emitir juzo e seu senso de responsabilidade moral e social, e a tornar-se um membro til da sociedade. Os melhores interesses da criana sero a diretriz a nortear os responsveis pela sua educao e orientao; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criana ter ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propsitos mesmos da sua educao; a sociedade e as autoridades pblicas empenhar-se-o em promover o gozo deste direito. PRINCPIO 8 A criana figurar, em quaisquer circunstncias, entre os primeiros a receber proteo e socorro. PRINCPIO 9 A criana gozar proteo contra quaisquer formas de negligncia, crueldade e explorao. No ser jamais objeto de trfico, sob qualquer forma. No ser permitido criana empregar-se antes da idade mnima conveniente; de nenhuma forma ser levada a ou serlhe- permitido empenhar-se em qualquer ocupao ou emprego que lhe prejudique a sade ou a educao ou que interfira em seu desenvolvimento fsico, mental ou moral. PRINCPIO 10 A criana gozar proteo contra atos que possam suscitar discriminao racial, religiosa ou de qualquer outra natureza. Criar-se- num ambiente de compreenso, de tolerncia, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena conscincia que seu esforo e aptido devem ser postos a servio de seus semelhantes.

http://www.redeandibrasil.org.br/eca/biblioteca/legislacao/declaracao-universal-dos-di... 22/11/2010

ENTREVISTA

Nome completo: Mrcia Souza de Almeida Profisso: Promotora de Justia H quanto tempo atua na rea: 17 anos De qual maneira o(a) senhor(a) tornou-se ciente da existncia e significao da Sndrome da Alienao Parental SAP? Pela alegao de um pai em um processo, h mais de cinco anos atrs.

Alguma vez, durante o perodo profissional e nos casos em atuou, j se deparou com algum caso em que houve alegao por uma das partes da existncia da Alienao Parental?
(X) Sim ( ) No

Em sua opinio, a prestao jurisdicional do Estado supre a expectativa de proteo ao menor quando h alegaes, por parte dos pais, da existncia de Alienao Parental? A prestao jurisdicional extremamente precria. O tempo, nestes casos de alienao parental, precioso e deve ser medido em minutos e nunca em meses. A maioria da populao ingressa com aes na Assistncia Judiciria, o que tumultua estas varas judiciais, tornando-as discriminatria, j que nega o acesso igualitrio dos cidados ao judicirio.

Ainda, em sua opinio, o Poder Judicirio competente para resolver litgios que envolvam a Alienao Parental, ou seja, ele est preparado para solucionar as causas em que se configurem partes litigantes e que alegam a Alienao Parental? O Poder Judicirio necessita do auxilio de outros profissionais para resolver estes litgios, especialmente de profissionais ligados a rea de sade mental, alem de assistentes sociais e equipe que acompanhe os envolvidos. Ademais, imprescindvel a participao de toda sociedade, em todas as instncias, (escolas, meios de comunicao, ONGS, etc.) para a conscientizao dos pais e responsveis na formao de filhos.

Com toda a sua sabedoria e experincia profissional, o(a) senhor(a) acredita que legislar a matria concernente Sndrome da Alienao Parental meio eficaz de soluo de conflitos que envolvam a disputa, entre os pais, pela guarda dos filhos? Legislar pode ter um efeito pedaggico, mas, obviamente, no basta. A soluo, especialmente em casos mais graves, tem que ser imposta pelo judicirio. Imprescindvel para uma soluo mais justa, a interferncia de uma equipe multidisciplinar eficaz. Consideraes finais (facultativo pessoa entrevistada): O combate violncia psicolgica, tpica da alienao parental, precisa ser combatido veementemente, pois as conseqncias so graves e devastadoras para o futuro da vtima. O ideal seria que a guarda no fosse monoparental, e sempre fosse exercida de forma compartilhada, no sentido que os pais tivessem o dever de decidir, em conjunto, os interesses e os rumos da vida dos filhos.

Goinia, 19 de novembro de 2010.

ENTREVISTA

Nome completo: Mbio Antnio Macedo Profisso: Juiz de Direito H quanto tempo atua na rea: 14 anos De qual maneira o(a) senhor(a) tornou-se ciente da existncia e significao da Sndrome da Alienao Parental SAP? Atravs de artigos, antes de publicao da lei. (Artigos Doutrinrios) Alguma vez, durante o perodo profissional e nos casos em atuou, j se deparou com algum caso em que houve alegao por uma das partes da existncia da Alienao Parental?
(X) Sim ( ) No

Em sua opinio, a prestao jurisdicional do Estado supre a expectativa de proteo ao menor quando h alegaes, por parte dos pais, da existncia de Alienao Parental? Sabe-se que a Lei da Alienao Parental somente recebeu sano e foi publicada no 2 semestre do presente ano. Assim, at ento, no haviam mecanismos para lidar com o assunto. O magistrado, ao se deparar com casos de Alienao Parental, tinha que se utilizar de aparatos de diversas reas no intuito de proteger o menor. A exemplo disso, pode-se citar o papel do juiz, em audincia de Instruo e Julgamento, de conscientizar as partes sobre as conseqncias de seus atos e alegaes.

Ainda, em sua opinio, o Poder Judicirio competente para resolver litgios que envolvam a Alienao Parental, ou seja, ele est preparado para solucionar as causas em que se configurem partes litigantes e que alegam a Alienao Parental? Para resolver a lide, bvio que o Judicirio o competente. Entretanto, o Poder Judicirio no tem o aparato necessrio para solucionar de forma eficaz a lide relacionada ao direito de famlia, haja vista a grande demanda desses assuntos e a necessidade de que uma equipe multidisciplinar atue nessas reas.

Com toda a sua sabedoria e experincia profissional, o(a) senhor(a) acredita que legislar a matria concernente Sndrome da Alienao Parental meio eficaz de soluo de conflitos que envolvam a disputa, entre os pais, pela guarda dos filhos? Para um lado sim, pois a lei prev a criao e atuao das equipes multidisciplinares e possibilita ao juiz proferir deciso com melhor embasamento e de forma mais justa; permite, ademais, solucionar conflito de uma maneira mais pacfica, que pode gerar, alm disso, estabilidade na convivncia familiar. Por outro lado, j poderiam existir programas sociais com a finalidade de preservar as famlias, como forma de evitar-se o conflito. Alm disso, a estrutura fsica para a mencionada equipe deficitria. Consideraes finais (facultativo pessoa entrevistada): H um problema/limitao oramentria, que reflete nas condies materiais para instalao e manuteno destas equipes. Com a sugesto: criao e manuteno pelo Estado de programas e equipes respectivas para preveno de tais conflitos.

Goinia, 19 de novembro de 2010.

ENTREVISTA

Nome completo: Sandra Regina Teodoro Reis Profisso: Juiz de Direito H quanto tempo atua na rea: 20 anos De qual maneira o(a) senhor(a) tornou-se ciente da existncia e significao da Sndrome da Alienao Parental SAP? Atravs da divulgao da lei, ou seja, atravs de sua divulgao. Alguma vez, durante o perodo profissional e nos casos em atuou, j se deparou com algum caso em que houve alegao por uma das partes da existncia da Alienao Parental?
( ) Sim (x) No

Em sua opinio, a prestao jurisdicional do Estado supre a expectativa de proteo ao menor quando h alegaes, por parte dos pais, da existncia de Alienao Parental? Na Assistncia Judiciria, que onde atuo h bastante tempo, e onde a maior parte da populao ingressa com suas aes, no h tempo para analisar os processos como estes deveriam ser analisados. Aqui, pode-se dizer que a prestao jurisdicional significativamente debilitada.

Ainda, em sua opinio, o Poder Judicirio competente para resolver litgios que envolvam a Alienao Parental, ou seja, ele est preparado para solucionar as causas em que se configurem partes litigantes e que alegam a Alienao Parental? Nas mencionadas causa o Judicirio no atua sozinho. Havendo menores imprescindvel a interveno ministerial, havendo alienao, mister a atuao de psiclogos, por exemplo; e tudo isso demanda tempo. O Judicirio est preparado, entretanto, o acmulo de processos prejudica a nossa essencial atuao.

Com toda a sua sabedoria e experincia profissional, o(a) senhor(a) acredita que legislar a matria concernente Sndrome da Alienao Parental meio eficaz de soluo de conflitos que envolvam a disputa, entre os pais, pela guarda dos filhos?

Somente legislar a matria, no somente/apenas no Direito das Famlias, mas em todas as reas, no suficiente. Necessrio que haja uma atuao interdisciplinar dos profissionais de diversas reas, como jurdica, sociais e da sade mental para que as solues dos litgios sejam eficazes. Consideraes finais (facultativo pessoa entrevistada):

Goinia, 19 de novembro de 2010.

Poder Judicirio Comarca de Goinia 3 Vara de Famlia, Sucesses e Cvel

SENTENA COM RESOLUO DE MRITO Protocolo: 200705184158 Autos: 1389/07 Natureza: Modificao de clusula

1. RELATRIO: Trata-se de ao de modificao de clusula intentada por .. em desfavor de ..., ambos devidamente qualificados. Relata a inicial que as partes possuem dois filhos menores em comum, ... e ....., os quais, por ocasio do divrcio entre o casal, ficaram sob a guarda da genitora. Ao autor foi assegurado o direito de visitar os filhos livremente, contudo, alega que a requerida impedia a visita evadindo-se de sua residncia para locais desconhecidos, impossibilitando o acesso do autor aos filhos. Diante desse comportamento, o autor ajuizou ao para execuo de sentena (obrigao de fazer), todavia, o prosseguimento do referido feito foi obstado pela propositura pela requerida de uma ao de modificao de clusula, na qual pretendia suspender as visitas do autor aos filhos ou que essas visitas se dessem de forma vigiada, alegando fatos desabonadores em relao ao autor. Os fatos alegados pela requerida na referida ao (abuso sexual) no foram comprovados, sendo constatado, pelo contrrio, que a genitora dos menores atua como alienadora na sndrome de alienao parental, condio que faz com que ela implante nos filhos falsas memrias sobre o comportamento paterno. Diante da constatao da conduta danosa da requerida em relao aos filhos, pretende o autor a concesso da guarda unilateral das crianas, sendo fixadas visitas vigiadas em favor da requerida.

Requer antecipao dos efeito da tutela para a concesso da guarda provisria. Acompanham a inicial os documentos de fls. 12 260. Proferida deciso s fls. 266 280, fixando a competncia deste juzo para processar e julgar este feito, com fundamento no artigo 87 do Estatuto da Criana e do Adolescente. A mesma deciso foi deferido o pedido de antecipao dos efeitos da tutela, concedendo a guarda provisria dos filhos ao pai. A requerida apresentou contestao s fls. 286 304, pugnando pelo deferimento dos benefcios da assistncia judiciria. Preliminarmente, arguiu a ilegitimidade relativa deste juzo em razo do fato de estar residindo no Municpio de P. S., Rio de Janeiro. Alega que esta ao apresenta litispendncia em relao outra na qual a requerida autora. No mrito, alega que no restou constatada ao longo da instruo probatria da primeira ao de modificao de clusula pela requerida que esta no capaz de exercer as obrigaes inerentes funo de guardi de seus filhos. Aduz que a simples necessidade de se submeter a tratamento psicolgico no a desqualifica enquanto me. Assevera que o requerido apresenta comportamento violento e sanguneo, tendo agredido sua pessoa e os filhos em diversas oportunidades. Alega que as crianas estavam recebendo todo o suporte emocional necessrio na cidade onde viviam com me, no se justificando a alterao da rotina e do endereo dos menores. Houve impugnao contestao s fls. 340 348. Diante da informao de que o juzo da 1 Vara da Comarca de P. do S. suscitou conflito de competncia, foi suspenso o andamento do feito f. 358.

f. 373, o Superior Tribunal de Justia comunicou nos autos o teor da deciso proferida no conflito de competncia, a qual declarou competente este juzo. Realizada audincia de conciliao s fls. 381 382, no sendo possvel o acordo. Foi designada nova audincia de conciliao para data posterior, na qual tambm no foi obtido acordo (fls. 383 384). Este juzo indeferiu o pedido de produo de novas percias, uma vez que na primeira ao de modificao de clusulas foram realizadas trs percias, cujos laudos esto juntados nestes autos. Foi designada data para a oitiva dos menores na sala do programa depoimento sem dano. s fls. 405 406, as partes acordaram quanto visitao no final de semana do dia 1.05.2009, sendo designada nova data para a oitiva das crianas. Os menores foram ouvidos na sala do programa depoimento sem dano em 04.05.2009, sendo registrado os relatos em um CD, juntado nestes autos (fls. 407 408). Designada data para a oitiva das testemunhas arroladas pelas partes. s fls. 430 434, a requerida pleiteou a reconsiderao da deciso que concedeu a guarda provisria dos menores ao autor, pedido este que foi indeferido s fls. 439 440. f. 443, foi realizada audincia de instruo e julgamento na qual foi ouvida uma testemunha. s fls. 450 452, a requerida alegou novos fatos envolvendo violncia contra os menores, ao que foi deferido o arrolamento de novas testemunhas s fls. 464 e 475 476. Juntada a carta precatria de inquirio de testemunhas s fls. 481 671. s fls. 672 673, foram ouvidas quatro testemunhas em audincia de instruo e julgamento.

Juntado s fls. 694 699, relatrio sobre a oitiva das crianas na sala do programa depoimento sem dano. A requerida apresentou memoriais s fls. 700 718, enquanto que o autos os apresentou s fls. 735 760. O Ministrio Pblico manifestou-se s fls. 762 767 pela intimao das partes para que se manifestassem sobre o relatrio do depoimento dos menores, o que foi procedido f. 768. Deferido o pedido, as partes se manifestaram, fls. 769/774 e fls.775/776. s fls. 778 785, o Ministrio Pblico proferiu seu parecer de mrito, pugnando pelo permanncia da guarda com o autor, conforme j havia sido resolvido quando da concesso da antecipao dos efeitos da tutela. 2.FUNDAMENTAO: Presentes as condies da ao e os pressupostos processuais. Passo ao julgamento. Importante registrar que tramitou neste juzo o processo de autos de n. 200602360778, no qual a requerida (genitora) pleiteava a suspenso de qualquer contato do pai com os filhos, alegando que ele havia praticado contra os prprios filhos abuso sexual e agresso fsica. No referido processo, concedi em parte a antecipao dos efeitos da tutela, a fim de que a convivncia paterna passasse a ocorrer de forma vigiada, ante as denncias gravssimas apresentadas pela genitora. Houve recurso contra a deciso e o egrgio Tribunal de Justia, em sede de agravo de instrumento, concedeu liminar a fim de afastar qualquer contato do pai com os filhos at que se conclusse pela ausncia de risco para os menores. No curso do processo, foram nomeadas peritas (duas Psiclogas e uma Psiquiatra) para avaliar os pais e os filhos, tendo todas as peritas (e at o assistente tcnico da genitora) concludo pela ausncia de risco por parte do pai. Concluram tambm se tratar de evidente caso de Sndrome de Alienao

Parental, patologia na qual um dos genitores (neste caso, a me) insere falsas memrias nos filhos, visando, quase sempre, prejudicar o ex-companheiro. Concluda audincia de instruo e julgamento naquele processo, proferi sentena, em 30.11.07, decidindo pela improcedncia do pedido e retornando ao status quo, ou seja, aplicao do acordo referente guarda e acompanhamento paterno. Enfrentadas algumas dificuldades, o pai voltou a ter contato com os filhos, sendo que neste interregno a me tentou deslocar a competncia para o juzo de uma Comarca do interior do Estado do Rio de Janeiro, onde ela fixou residncia aps o julgamento deste juzo. O intuito no foi conseguido graas deciso do egrgio Tribunal Superior de Justia, o qual fixou a competncia deste juzo para continuar analisando o caso j sub judice. Pois bem. Nestes autos, pretende o genitor a guarda dos filhos, ao argumento de que a me no tem condies psicolgicas de continuar com a guarda. Fundamenta seu pedido, sobretudo, em todos as falsas denncias que a me fez contra o pai no processo j mencionado e em outros procedimentos. De antemo, registro que, assim como a Promotora de Justia, constato a desnecessidade de mais uma vez tratar acerca da caracterizao da sndrome de alienao parental, o que j restou configurado e tratado anteriormente no processo j mencionado, e uma vez que o diagnstico foi feito por profissionais altamente qualificados: 1) Dr. VALRIA MACHADO AVILLA, Psiquiatra Clnica, com especialidade em Psiquiatria forense, integrante da Junta Mdica do Tribunal de Justia h mais de dez anos, alm de ser membro fundador do Comit de tica e Medicina Legal da Associao Brasileira de Psiquiatria, professora convidada da Escola Superior do Ministrio Pblico de Gois, professora convidada da banca para ttulo de especialista em Psiquiatria Forense da Associao Brasileira de Psiquiatria; 2 - Dr. VANNUZIA LEAL ANDRADE PERES, Psicloga, Especialista em Psicodrama de Crianas, Especialista em Terapia de Casais e Famlia, Doutora em Psicologia do

Desenvolvimento e Professora Pesquisadora da Universidade Catlica de Gois; 3 - Dr. ngela D. Baiocchi Vasconcelos, Psicloga renomada, Professora e Pesquisadora na UCG Universidade Catlica de Gois, Especialista em Psicodrama e Terapia Familiar Sistmica, Mestre em Educao, Psicloga Supervisora do GEAGO Grupo de Apoio Adoo de Gois e Projeto Anjo da Guarda do Juizado de Menores. Todas as cpias integram este processo. No decorrer deste processo, mesmo depois de concedida a antecipao dos efeitos da tutela e estando os filhos em companhia do pai, verifica-se que a me continuada empenhada em afastar os filhos do pai. Tambm evidente que as crianas continuam susceptveis s influncias materna no sentido de prejudicar o pai, tanto que quando do depoimento colhido na sala do programa depoimento sem dano, as crianas narraram fatos completamente dissociados da realidade e absolutamente fantasiosos, revelando que ainda se sentem vinculados me e responsveis por mostrar s autoridades que o pai mau. A fala das crianas no depoimento, alm de fantasiosa e divorciada da realidade, no encontra amparo em qualquer outra prova trazida ao processo, conforme documentos de fls. 409/417. O problema que a colaborao deles (filhos) para com a me no intuito de aniquilar o pai, gera profundo mal no desenvolvimento emocional dos menores, sobretudo no tocante culpa que passam a sentir por saberem que esto mentido para prejudicar o pai. Neste sentido, vejamos a explicao da Psicloga ouvida como testemunha, MRCIA CHRISTOVAM DA SILVA ROCHA, fl. 445: {...} que na primeira sesso feita aps audincias na qual os meninos foram ouvidos pelo juzo, ... estava angustiada e preferiu ler durante a sesso, tendo se dirigido aos livros, escolheu um que tratava sobre o pedido de desculpas depois de haver errado e focou toda sua fala em torno do tema; Ainda narrando sobre a primeira sesso que seguiu ao depoimento, a mesma testemunha acrescenta que os meninos falavam muito em

personagens amedrontadores e ... pediu muita para ficar junto ao pai e em dado momento pediu desculpa ao pai pelo que havia dito na audincia, tendo o pai respondido que no tinha problema porque j havia passado. Assim como a Promotora de Justia, considero relevante transcrever depoimento da professora de ..., o qual faz referncia fala de ... quando do depoimento j mencionado: {...}que ... nunca foi ao colgio de skat, quem os leva e os traz sempre o pai; que nunca viu nem ouviu falar que ... v a p para o colgio e que o pai a siga atrs para o colgio; {...} que ... comentou com a depoente que esteve em audincia e falou coisas que no deveria ter falado, inclusive mentindo ao dizer que fazia comida em casa e acrescentou que no sabe porque falou isso e disse que estava arrependida; que depois ... falou que mentiu em audincia a pedido da me dela; que a me disse a ela que se no falasse o que estava pedindo iria bater nela - Mariel de Souza Azevedo Medeiros fls. 667/668. Os depoimentos dos menores na audincia foram to fantasiosos que por si s j revelavam o intuito de macular a imagem do pai. Lembro-me da parte em que o menino dizia que no tinha uma pessoa que cozinhasse para eles, o que o obrigava a pescar e depois preparar o sushi para o jantar. Evidente que, dentro de sua imaturidade, fez o que lhe era possvel para passar a imagem de pai mau. (vide CD juntado aos autos). Quando o progenitor alienador organiza aquilo que deve ser conhecido e como deve ser conhecido, organiza o mundo do filho alienado. Ser ento que o filho, de modo independente, percebe toda a realidade da cor do seu mundo emprestado, acrescentando as suas prprias iniciativas de difamao.1

Aguilar, Jos Manuel. Sndrome de Alienao Parental, Ed. Caleidoscpio, pg.66. Obs. Ed. Portuguesa.

Ainda sobre como ... se posicionou depois de haver prestado o depoimento, transcrevo o depoimento de Cludia Helena de Morais, enfermeira que cuida dos menores quando o pai se ausenta, fl. 678: ... mencionou, quando falou sobre mentiras, acerca do abuso sexual, sobre o fato de ir a p para a escola e de no haver empregada na casa; que ... disse que mente porque a me obriga (fl. 678). Tanto persiste o empenho da me em denegrir a imagem do pai, que num final de semana, quando estava com as crianas, os levou a um consultrio de uma Psicloga, a qual desconhecia o problema, e permitiu que as crianas mais uma vez fizessem narrativas sobre abusos sexuais. A prpria Psicloga em questo, Joanna Heim, ao ser ouvida em juzo, afirmou que para a criana que j vtima de alienao parental, poucos contatos com o alienador so suficientes para reavivar as falsas memrias das crianas (fl. 681). Sobre o fato de a me haver levado os filhos a outra Psicloga, mesmo nessa fase do processo, diz um dos peritos mais reconhecidos do mundo: Nas falsas acusaes por abusos, quando um primeiro profissional no satisfaz os desejos do progenitor acusador, habitual que este obrigue os seus filhos a recorrer a outros profissionais, originando mltiplas avaliaes com a nica inteno de que a investigao continue2 Por fim, a prova cabal de que o processo de alienao perdurou at a instruo deste processo, que mesmo a Psicloga e a assistente social intermediadoras do depoimento sem dano no tenho tido contato com as crianas antes da data da audincia, afirmaram no relatrio juntado na fls. 694/699: {...} ambos, por ressaltarem apenas aspectos negativos da estadia com o pai, e apenas positivos com a me, quando questionados com maior profundidade, passaram a sensao
2

Aguilar, Jos Manuel. Sndrome de Alienao Parental, Ed. Caleidoscpio, pg.77. Obs. Ed. Portuguesa.

de estarem falando sobre um assunto no qual no se inseriam na integra, dando a impresso que no estavam entrando em contato realmente com o que seus coraes sentiam, mas sim, como se j estivesse vindo com algo 'pronto' e at 'decorado' para a audincia. No h dvida de que a situao de manipulao a que vm sendo submetidas as crianas, vai de encontro com o princpio do melhor interesse da criana, nos termos da Constituio. Dispe o art. 227 da CF: dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e, ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. A situao da alienao parental atenta contra diversos direitos da criana, vejamos a legislao: Toda criana ou adolescente tem o direito convivncia familiar (art. 19 ECA), liberdade, ao respeito, dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais, garantidos na Constituio e nas leis (art. 15 do ECA), assim como liberdade de opinio e expresso, participao na vida familiar e comunitria (art. 16 do ECA), alm de inviolabilidade da integridade fsica, psquica e moral, preservao da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idias e crenas (art. 17 do ECA), sendo dever de todos velar pela dignidade da criana e do adolescente (art. 18 do ECA).3 Somente atravs da concesso da guarda ao pai, as crianas podero ficar menos afetas constante manipulao materna, que traz para os filhos transtornos psquicos de extrema gravidade. Vale lembrar que as aes da me j

Ramos, Patrcia Pimentel de Oliveira Chambers. O poder familiar e a guarda compartilhada sob o enfoque dos novos paradigmas do direito de famlia. Lumen, p 94.

causaram aos filhos vrios distrbios de ordem emocional, o que foi constatado por todos profissionais que os examinaram. No que tange ao pai - no obstante tantas denncias feitas pela me - nada se apurou que desabonasse sua conduta. Pelo contrrio, as provas trazidas aos autos revelam um profissional respeitado na Comarca onde atua, sem qualquer mcula. At mesmo o assistente tcnico indicado pela genitora - um dos profissionais mais respeitados deste Estado naquele ramo de atuao - concluiu pela inocorrncia dos fatos imputados ao pai pela genitora. Saliento que o pai Promotor de Justia na Comarca de Ceres-GO e afirma que tambm mantm apartamento em Goinia-GO, detendo total condio fsica, emocional e material para exercer o papel de guardio dos filhos, assegurando a eles o ambiente saudvel e compatvel com as necessidades do ser em desenvolvimento: A convivncia familiar apenas possvel em ambiente solidrio, expressado na afetividade e no co-responsabilidade.4 Por tudo isso, entendo que a alterao da guarda medida que se impe como forma de salvaguardar as crianas da prtica manipuladora da me. Considerando que a proposta de convivncia materna descrita nos memoriais do autor no trata de visitas vigiadas, entendo que no h porque fixlas. 3. DISPOSITIVO Posto isso, acolho o parecer ministerial para julgar procedente o pedido formulado na inicial a fim de alterar a guarda dos menores passando-a para o pai. A me poder conviver com os filhos nos finais de semana alternados, pegando-os aos sbados s 11 horas e entregando-os ao pai no domingo at as 18 horas. As crianas passaro a primeira metade das frias escolares com a me e a outra metade com o pai.

Lbo, Paulo. in artigo intitulado Princpio da Solidariedade Familiar publicado na Revista Brasileira de Direito das Famlias e Sucesses. Magister Editora, p. 159

Quanto s datas festivas de fim de ano (natal e ano novo) e outros feriados, a convivncia ser alternada entre os genitores. As crianas tambm ficaro com a me no dia das mes e no aniversrio desta, ainda que coincida com o final de semana destinado ao pai, hiptese em que haver troca. O mesmo se d em relao ao dia dos pais e aniversrio do pai. Em razo da alterao da guarda, o pai fixa exonerado da obrigao de pagar alimentos. Condeno a requerida ao pagamento de custas processuais e honorrios advocatcios, os quais fixo em R$ 3.000,00 (trs mil reais), nos termos do artigo 20 4 do CPC (naquelas em que no houver condenao). Publiquem. Registrem. Intimem.

Goinia, 01 de dezembro de 2009.

Sirlei Martins da Costa Juza de Direito

Nmero processo:

do 1.0701.06.1705243/001(1)

Nmerao nica:

170524351.2006.8.13.0701

Relator: SANDRA FONSECA Relator do Acrdo: SANDRA FONSECA Data do Julgamento: 23/03/2010 Data da Publicao: 25/06/2010 Inteiro Teor:

EMENTA: AO DE REGULAMENTAO DE VISITAS - PRINCPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANA - AVERSO DO MENOR FIGURA DO PAI - INDCIOS DE ALIENAO PARENTAL - NECESSIDADE DE CONVIVNCIA COM A FIGURA PATERNA - ASSEGURADO O DIREITO DE VISITAS, INICIALMENTE ACOMPANHADAS POR PSICLOGOS - REFORMA PARCIAL DA SENTENA. - O direito de vistas decorre do poder familiar, sendo a sua determinao essencial para assegurar o desenvolvimento psicolgico, fsico e emocional do filho. - certo que ao estabelecer o modo e a forma como ocorrer as visitas, deve-se levar em conta o princpio constitucional do Melhor Interesse da Criana, que decorre do princpio da dignidade humana, centro do nosso ordenamento jurdico atual. - Nos casos de ALIENAO PARENTAL, no h como se impor ao menor o afeto e amor pelo pai, mas necessrio o estabelecimento da convivncia, mesmo que de forma espordica, para que a distncia entre ambos diminua e atenue a averso figura paterna de forma gradativa. - No ideal que as visitas feitas pelo pai sejam monitoradas por uma psicloga, contudo, nos casos de ALIENAO PARENTAL que o filho demonstra um medo incontrolvel do pai, torna-se prudente, pelo menos no comeo, esse acompanhamento. - Assim que se verificar que o menor consegue ficar sozinho com o pai, impem-se a suspenso do acompanhamento do psiclogo, para que a visitao passe a ser um ato natural e prazeroso. APELAO CVEL N 1.0701.06.170524-3/001 - COMARCA DE UBERABA APELANTE(S): J.C.F.N. - APELADO(A)(S): M.C.P. - RELATORA: EXM. SR. DES. SANDRA FONSECA ACRDO (SEGREDO DE JUSTIA) Vistos etc., acorda, em Turma, a 6 CMARA CVEL do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, sob a Presidncia do Desembargador ERNANE FIDLIS , incorporando neste o relatrio de fls., na conformidade da ata dos julgamentos e das notas taquigrficas, unanimidade de votos, EM DAR PROVIMENTO PARCIAL. Belo Horizonte, 23 de maro de 2010. DES. SANDRA FONSECA - Relatora NOTAS TAQUIGRFICAS

A SR. DES. SANDRA FONSECA: VOTO Cuida-se de apelao interposta por J. da C.F.N., com vistas reforma da sentena proferida na ao de modificao de clusula de visitas movida por este em face de M.C. de P., que julgou parcialmente procedente o pedido para manter o acordo relativo s visitas, nos moldes em que foi entabulado entre as partes, estabelecendo que as visitas do pai sejam acompanhadas por outro psiclogo, indicado pelas partes. Em virtude da sucumbncia mnima da parte r, condenou o autor no pagamento das custas e honorrios advocatcios arbitrados em R$ 800,00, suspendendo a exigibilidade face a justia gratuita. Nas razes recursais de f. 249/251, o apelante afirma que no h possibilidade de consenso entre as partes, pois a me do menor faz tudo para afast-lo da convivncia paterna. Destaca que pretende visitar o filho, sem qualquer acompanhamento, nos finais de semana e nas frias escolares, de forma alternada. Salienta a necessidade de contato entre ele e o filho para que o relacionamento melhore, ainda que seja acompanhada por psiclogo. Ao final, requer a reforma da sentena para que seja indicada a modalidade de acompanhamento das visitas, indicando profissional que ir acompanh-las. Apesar de devidamente intimada, a r no apresentou contrarrazes. Parecer da Procuradoria Geral de Justia s f. 260/265, pelo parcial provimento do recurso, estabelecendo-se as visitas entre pai e filho acompanhado de um psiclogo. Conheo do recurso, pois presentes os pressupostos de admissibilidade. Em virtude da ausncia de preliminares, passo ao exame do mrito. A controvrsia dos autos cinge-se na regulamentao das visitas paternas do filho dos litigantes, que se encontra sobre a guarda da me. O direito de vistas decorre do poder familiar, sendo a determinao essencial para o filho que, de repente, se v privado da convivncia diria de um de seus genitores. Assim, para assegurar um desenvolvimento psicolgico e emocional equilibrado, deve ser garantido a visitao como meio de coibir ou atenuar essa ausncia sentida pela criana. certo que ao estabelecer o modo e a forma como ocorrero as visitas, deve-se levar em conta o princpio constitucional do Melhor Interesse da Criana, que decorre do princpio da dignidade humana, centro do nosso ordenamento jurdico atual.

Destarte, o ordenamento jurdico deve proteger e preservar as crianas e adolescentes, tendo em vista a situao de fragilidade em que se encontram, frente ao seu desenvolvimento social, emocional e psquico. Nesse sentido, estabeleceu legislador constituinte de 1988: Art. 227 - dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar a criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligencia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. Em consonncia, o art. 3 do Estatuto da Criana e do Adolescente, prev que a criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes, sem prejuzo da proteo integral, assegurando-lhes "todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e igualdade". Dito isso, tem-se que, a regulamentao de visitas importante e necessria, desde que se ponha a salvo o interesse da criana, no se aceitando uma conotao de sano, devendo o interesse do menor de sobrepor ao dos pais. No caso em tela, a pretenso do autor se mostra legtima, uma vez que no certo privar o menor da convivncia paterna. Contudo, pelos estudos sociais realizados, verificam-se uma espcie de averso do menor figura do pai, causando, inclusive, regressos no desenvolvimento psicolgico, emocional e social do menor. Vrias foram as tentativas e em nenhuma delas o menor cedeu a negao convivncia com o pai, o que demonstra a peculiaridade do caso. No h como se impor ao menor o afeto e amor pelo pai, mas necessrio o estabelecimento da convivncia, mesmo que de forma espordica, para que a distncia entre ambos diminua e atenue essa averso de forma gradativa. Para que essa reaproximao seja natural e suave imperioso a colaborao e conscientizao de ambos os genitores, pois o grande prejudicado nesse entrave judicial o prprio filho. No caso dos autos, tudo indica que se trata da sndrome da ALIENAO PARENTAL, na qual a me da criana o treina para romper os laos afetivos com o pai, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor. Na verdade, das provas carreadas aos autos, no se infere nenhum ato grave do autor, tal como a agresso, que tenha ocasionado essa repugnncia do filho, o que corrobora com a tese de ALIENAO PARENTAL. Nesse sentido foi o estudo psicossocial constante s f. 166/167, ao descrever um agendamento de entrevista, na qual a genitora compareceu sem o filho, alegando que o mesmo estava com problema de sade:

(...) Esta sua atitude manipuladora j demonstrou relao de patolgica no exerccio da maternagem, caracterizando "ALIENAO PARENTAL", ou seja, busca o afastamento total do menor na relao com a figura patena, contribuindo para o "adoecer" infantil, quando estabelece uma relao materno-filial em exclusividade. O menor s reage sintomaticamente s referidas manipulaes, tal como declarado circunstancialmente quando manifesta dores abdominais, na vspera do contato com o genitor ou mesmo quando a Sra. Magda impede o contato do filho com o genitor, em entrevista psicossocial. Sobre a ALIENAO PARENTAL, explica, com propriedade, Maria Berenice Dias: O detentor da guarda, ao destruir a relao do filho com o outro, assume o controle total. Tornam-se unos, inseparveis. O pai passa a ser considerado um invasor, um intruso a ser afastado a qualquer preo. Este conjunto de manobras confere prazer ao alienador em sua trajetria de promover a destruio do antigo parceiro. Neste jogo de manipulaes, todas as armas so utilizadas, inclusive a assertiva de ter sido o filho vtima de abuso sexual. A narrativa de um episdio durante o perodo de visitas que possa configurar indcios de tentativa de aproximao incestuosa o que basta. Extrai-se deste fato, verdadeiro ou no, denncia de incesto. O filho convencido da existncia de um fato e levado a repetir o que lhe afirmado como tendo realmente acontecido. Nem sempre a criana consegue discernir que est sendo manipulada e acaba acreditando naquilo que lhes foi dito de forma insistente e repetida. Com o tempo, nem a me consegue distinguir a diferena entre verdade e mentira. A sua verdade passa a ser verdade para o filho, que vive com falsas personagens de uma falsa existncia, implantando-se, assim, falsas memrias. Esta notcia, comunicada a um pediatra ou a um advogado, desencadeia a pior situao com que pode um profissional defrontar-se. Aflitiva a situao de quem informado sobre tal fato. De um lado, h o dever de tomar imediatamente uma atitude e, de outro, o receio de que, se a denncia no for verdadeira, traumtica ser a situao em que a criana estar envolvida, pois ficar privada do convvio com o genitor que eventualmente no lhe causou qualquer mal e com quem mantm excelente convvio.(in Sndrome da ALIENAO PARENTAL, o que isso?, artigo publicado no site do IBDEFAM- http://www.ibdfam.org.br/?artigos&artigo=463). A figura paterna essencial para o desenvolvimento do menor, devendo a genitora incentiv-la e desmistific-la, pois a aceitao da criana proporcional imagem do pai desenhada pela me. Dessa forma, no caso dos autos, deve-se buscar o restabelecimento do amor incondicional entre o filho e o pai, pois para o desenvolvimento do menor, essencial que ele se sinta protegido e assistido por ambos os genitores. Alm disso, a me deve se conscientizar da gravidade que este afastamento e o desenho manipulador da figura do pai acarretam para a vida da criana, mormente em face da proteo constitucional da convivncia familiar. Lado outro, o pai tambm deve ter em mente a seriedade do acompanhamento psicolgico e da continuidade das visitas, pois, como se verifica no caso em tela, em

diversas oportunidades os estudos sociais no foram concludos em virtude de sua ausncia injustificada. Dessa forma, entendo prudente seguir as orientaes constantes nos laudos sociais, que opinam taxativamente pela concesso das visitas paternas, desde que acompanhadas por um profissional da rea psicolgica. Nesse sentido, foi o parecer do ilustre Procurador de Justia: No caso em tal, o melhor para acriana aproximar-se do pai com a presena de um psiclogo a fim de diminuir a rejeio do menor com o pai, melhorando-se as relaes familiares to importantes na consolidao dos direitos de personalidade do infante.(fl. 263) Com relao dificuldade alegada pelo apelante de nomear um psiclogo em comum acordo com a apelada, os profissionais do CRIA afirmam nos autos que no possuem corpo clnico para disponibilizar um profissional para acompanhamento exclusivo do caso. Assim, entendo que para tal mnus deve ser nomeada a psicloga judicial, que quem se mostra mais habilitada para o acompanhamento do caso, conforme se observa ao longo de todo o processado. Na verdade, no possvel determinar por quanto tempo ser necessrio o acompanhamento da psicloga nas visitas, mas prudente que a profissional, assim que verificar que o menor j consegue ficar sozinho com o pai, suspender o acompanhamento, para que a visitao seja um ato natural e prazeroso. Pelo exposto, e por tudo mais que dos autos consta, DOU PARCIAL PROVIMENTO AO RECURSO, para alterar a sentena, to-somente com relao indicao do psiclogo, determinando que as visitas sejam acompanhadas por profissional forense. Custas pelas partes, suspensas a exigibilidade na forma da Lei 1.060/50. Votaram de acordo com o(a) Relator(a) os Desembargador(es): ERNANE FIDLIS e MAURCIO BARROS. SMULA : DERAM PROVIMENTO PARCIAL. Disponvel em: http://www.tjmg.jus.br/juridico/jt_/inteiro_teor.jsp?tipoTribunal=1&comrCodigo=701&a no=6&txt_processo=170524&complemento=1&sequencial=0&palavrasConsulta=alie nao parental&todas=&expressao=&qualquer=&sem=&radical= Acessado em: 16 de agosto de 2010

,,Ur

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DE SO PAULO


%.*>...
TRIBUNAL DE JUSTIA DE SO PAULO ACRDO/DECISO MONOCRTICA REGISTRADO(A) SOB N

230 ACRDO

*02950583*

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelao n 994.09.283602-9, da Comarca de Lorena, em que apelante VERA LCIA DE OLIVEIRA sendo apelado ACACIO RODRIGUES DE LIMA. ACORDAM, em 7* Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte
deciso: "NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO. V. U.", de

conformidade com o voto do Relator, que integra este acrdo. O julgamento LUIZ teve ANTNIO a participao COSTA dos

Desembargadores

(Presidente),

ELCIO TRUJILLO E GILBERTO DE SOUZA MOREIRA. So.Paulo, 28 de abril de 2010.

LUIZ ANTNIO COSTA PRESIDENTE E RELATOR

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

VOTO N 10/6112 Apelao Cvel n 994.09.283602-9 (677.378.4/1-00) Comarca: Lorena Apelante: V.L.O. Apelado: A.R.L.

Ementa - Ao de Destituio de Ptrio Poder - Pedido formulado pela genitora - Sentena de improcedncia Realizao de estudos social e psicolgico que concluem no haver motivos para a medida drstica - Comprovada a desinteligncia do casal aps a separao judicial No configuradas as hipteses elencadas nos art. 1.637 e 1.638 do Cdigo Civil - Advertncia quanto a possvel instalao da Sndrome de Alienao Parental - Recurso improvido.

Recurso de Apelao interposto contra deciso que julgou improcedente Ao de Destituio de Ptrio Poder ajuizada pela genitora contra o pai do filho comum.

Apela a vencida insistindo nos argumentos anteriormente externados nos autos de que o pai maltrata o filho, faz distino entre ele e seu meio-irmo, utiliza palavras de baixo calo para repreender o menor, alm de amea-lo de tirar da me e mand-lo para a "Fel

'6112 Apelao Cvel n 994.09.283602-9 -Lorena - voto " 10/6112

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Pugna pela reforma da sentena para condenao do Apelado na suspenso ou perda do poder familiar com relao ao seu filho A.R.LJ. O recurso foi recebido e respondido.

Parecer da D. Procuradoria opinando pelo improvimento do apelo. o Relatrio. Cuida-se de Ao de Destituio de Poder Familiar ajuizada por V.L.O. contra A.R.L., objetivando o afastamento definitivo do pai de seu filho menor A.R.L.J., sob a alegao: (1) que o genitor dirige-se ao filho com palavras de baixo calo; (2) que profere ameaas desmedidas e cruis contra o menor; (3) que ameaa retir-lo da me e intern-lo na "Febem"; (4) que permite que o filho presencie suas relaes sexuais com a nova companheira; e (5) que o pai faz distino entre A.R.LJ. e seu meio-irmo. Contestada a ao, foram realizados nos autos estudos tcnicos, cuja concluso foi totalmente desfavorvel ao pleito da recorrente. Encerrando o estudo psicolgico com as partes, assim se manifestou a Psicloga Judiciria (fls. 81/85): -::^\ \ /

Apelao Cvel n"994.09.283602-9-Lorena - voto n" 10/6112

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

"... nada encontramos junto ao genitor, sob o aspecto psicolgico, que indique a Destituio do Poder Familiar sobre seu filho e que o problema parece circunscrever-se s dificuldades no superadas tanto da unio conjugai quanto da separao e que parecem estar afetando profundamente o infante que sequer consegue verbalizar seus sentimentos em relao ao pai e que posiciona-se de modo a no ferir os sentimentos da me ".

Conclui o estudo social juntado s fls. 86/91: "... no encontramos dados para indicar a destituio do poder familiar do pai. Foi possvel constatar que o infante est sofrendo e no quer magoar a me. Ele diz que no quer ver o pai, mas parece estar confuso com os sentimentos quando diz que 'gostava de sair com o pai, quando ia sozinho', sugerindo cimes do irmo e da namorada do pai. O pai negou os fatos relatados pela ex-esposa,

afirmando que nunca ficou em situao comprometedora perto dos filhos. Ele demonstrou afeto e carinho para com o filho, e disse que no abre mo doja^m\y\
Apelao Cvel" 994.09.283602-9 -Lorena - voto n" 10/6112

,
\

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

A requerente apresentou grande dificuldade em lidar com as questes da separao. Durante a entrevista ela demonstrou nervosismo, ansiedade, insegurana e atitudes de proteo para com o filho. Aps a realizao da entrevista social, ela retornou espontaneamente para comunicar que no quer a destituio do poder do pai e sim a proibio das visitas do mesmo ".

E, ainda, como asseverado pelo representante do Ministrio Pblico (fls. 131/134):

"... entendo que a ao de destituio do poder familiar uma medida muito radical para o caso em questo, onde o principal objetivo da requerente afastar o pai do filho, impedindo suas visitas, contudo, pretende continuar recebendo as penses alimentcias, inclusive, em fase de memoriais, muda o seu pedido para suspenso do poder familiar at que o menor complete 15 anos de idade. Entendo que a destituio do poder familiar a medida mais severa que pode ser aplicada aos pais que cometam algum ato de extrema gravidade para com seu filho, no caso em questo, no vislumbro essa extrema gravidade e sim, que o menor encontra-se abalado pela separao repentina de seus pais e pela nova famlia constituda
Apelao Cveln"994.09.283602-9-Lorena-voton"10/6112 \e

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

por seu genitor, formando uma confuso na cabea do infante em tela ".

O Magistrado sentenciante, ento, julgou improcedente o pedido, entendendo que "nada foi constatado que configurasse quaisquer das causas legais de destituio do poder familiar, previstas no art. 1.638 do Cdigo Civil".

E contra essa deciso que se insurge a ora Apelante, aduzindo que ficaram comprovadas nos autos suas alegaes, o que bastaria para a suspenso ou perda do poder familiar do genitor para com o filho comum.

Pois bem.

Os art. 1.637 e 1.638 do Cdigo Civil elencam as hipteses de suspenso ou extino do poder familiar, respectivamente.

Trata-se de enumerao exaustiva, sempre aplicada em benefcio dos menores. No caso dos autos, foram realizados estudos social e psicolgico e ouvidas diversas testemunhas que demonstraram que os motivos elencados na exordial no so suficientes para a destituio pretendida pela Apelante. " ^ N T \V

Apelao Cvel n"994.09.283602-9-Lorena-voto n" 10/6112 \

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Com base no conjunto probatrio carreado aos autos, restou notria a beligerncia e o desentendimento entre os pais do menor, principalmente por parte da genitora, que apresenta dificuldades em aceitar o novo relacionamento de seu ex-marido, podendo eventualmente exercer influncia junto ao menor no sentido de afast-lo definitivamente do pai.

Possvel reconhecer no caso vertente a chamada Sndrome de Alienao Parental, tambm conhecida pela sigla SAP.

Diversos estudos avaliam situaes em que a me ou o pai de uma criana a treina para romper os laos afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relao ao outro genitor.

Esclarece o site www.alienacaoparental.com.br: "Os casos mais freqentes da Sndrome de Alienao Parental esto associados a

situaes onde a ruptura da vida conjugai gera, em um dos genitores, uma tendncia vingativa muito grande. Quando este no consegue elaborar adequadamente o luto da separao, desencadeia um processo de destruio, vingana, desmoralizao e descrdito do ex-cnjuge. Neste processo vingativo, o filho utilizado como instrumento de agressividade direcionada ao parceiro ".

o caso dos autos. N \ \ / v

Apelao Civeln"994.09.283602-9-Lorena-voto n" 10/6112

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Incontroverso nos autos que o genitor do menor teve um relacionamento extraconjugal, do qual adveio um filho. Findo o casamento das partes, o pai de A.R.L.J. reatou seu relacionamento com a antiga namorada. A partir de ento, as visitas do genitor ao menor ficaram prejudicadas, com diversas situaes de desinteligncia entre o ex-casal. Portanto, ficam as partes advertidas para que busquem auxlio psicolgico-teraputico para superao das atuais dificuldades de relacionarem-se, sempre visando o bem estar do menor, cujos interesses superior devem ser preservados e respeitados.

Isto posto, pelo meu voto, nego provimento ao recurso.

Luiz Anto nio Costa


Reli itor

Apelao Cvel n" 994.09.283602-9 -Lorena - voto n" 10/6112

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

MBD N 70015224140 2006/CVEL


DESTITUIO DO PODER FAMILIAR. ABUSO SEXUAL. SNDROME DA ALIENAO PARENTAL. Estando as visitas do genitor filha sendo realizadas junto a servio especializado, no h justificativa para que se proceda a destituio do poder familiar. A denncia de abuso sexual levada a efeito pela genitora, no est evidenciada, havendo a possibilidade de se estar frente hiptese da chamada sndrome da alienao parental. Negado provimento. AGRAVO DE INSTRUMENTO N 70015224140 M. S. S. S. D. A. STIMA CMARA CVEL COMARCA DE PORTO ALEGRE AGRAVANTE AGRAVADO

ACRDO Vistos, relatados e discutidos os autos. Acordam os Desembargadores integrantes da Stima Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado, unanimidade, em negar provimento ao agravo de instrumento. Custas na forma da lei. Participaram do julgamento, alm da signatria (Presidente), os eminentes Senhores DES. LUIZ FELIPE BRASIL SANTOS E DES. SRGIO FERNANDO DE VASCONCELLOS CHAVES. Porto Alegre, 12 de julho de 2006.

DESA. MARIA BERENICE DIAS, Presidenta e Relatora.

RELATRIO DESA. MARIA BERENICE DIAS (PRESIDENTA E RELATORA) Trata-se de agravo de instrumento interposto por M. S.S., em face da deciso da fl. 48, que, nos autos da ao de destituio de poder familiar que move em face de S. D.A.,

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

MBD N 70015224140 2006/CVEL


tornou sem efeito a deciso da fl. 41, que, na apreciao do pedido liminar, suspendeu o poder familiar do agravado. Alega que a destituio do poder familiar havia sido determinada em razo da forte suspeita de abuso sexual do agravado com a filha do casal. Afirma que no concorda com a manifestao do magistrado que tornou sem efeitos a deciso proferida anteriormente, visto que no utilizou nenhum expediente destinado a induzir a erro a magistrada prolatora do primeiro despacho. Ademais, ressalta que juntou aos autos documentos de avaliao da criana e do grupo familiar. Requer seja provido o presente recurso e reformada a deciso impugnada, com a conseqente suspenso do poder familiar (fls. 2-7). O Desembargador-Plantonista recebeu o recurso no efeito meramente devolutivo (fl. 49). O agravado, em contra-razes, alega que a agravante no trouxe aos autos o laudo psicolgico das partes, o qual essencial para o entendimento do caso. Afirma que o laudo pericial produzido em juzo, reconheceu a impossibilidade de diagnosticar a ocorrncia do suposto abuso sexual de que acusado. Salienta que tal ao est sendo utilizada pela agravante como represlia pelo fato de o agravante j ter provado na ao de regulamentao de visitas a inexistncia de tal atrocidade, bem como, ter obtido o direito de rever sua filha. Requer o desprovimento do agravo (fls. 58-64). A Procuradora de Justia opinou pelo conhecimento e parcial provimento, para que seja suspenso, liminarmente, o poder familiar do agravado por seis meses, determinandose, de imediato, o seu encaminhamento tratamento psiquitrico, nos termos do art. 129, incisos III, do ECA, para futura reapreciao da medida proposta, restabelecendo as visitas, caso assim se mostre recomendvel, mediante parecer mdico-psiquitrico, a ser fornecido pelos profissionais responsveis pelo tratamento do agravado e da infante, no prazo acima mencionado, a fim de permitir ao Juzo o exame da matria (fls. 119-127). Requerido o adiamento do julgamento do recurso, em face da audincia. Nesta, deliberada a continuao das visitas junto ao NAF, requereu a agravante o desacolhimento do recurso (fls. 130-142). o relatrio. VOTOS DESA. MARIA BERENICE DIAS (PRESIDENTA E RELATORA) A agravante ingressou com ao de destituio do poder familiar com pedido liminar de antecipao de tutela a fim de que fosse suspenso o poder familiar do pai, em razo

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

MBD N 70015224140 2006/CVEL


de fatos que desencadearam inclusive processo crime por atentado violento ao pudor: entre 16 e 17 de abril de 2005, em oportunidades distintas, o genitor atritar seu corpo contra o corpo da filha, ento com 3 anos de idade, simulando uma relao sexual, bem como manipulando-lhe as ndegas e introduzindo um dos dedos no rgo genital da menina (fl. 32) As partes controvertem em duas outras aes: guarda e regulamentao de visitas, ambas propostas pelo genitor, em face de ter a genitora passado a inviabilizar os contados da filha com ele. Na ao de regulamentao de visitas foi determinada sua realizao junto ao Ncleo de Atendimento Famlia do Foro Central NAF. Neste mesmo processo foi celebrado acordo entre os genitores, de aproximao entre pai e filha, com a mediao de profissionais habilitados. Nesta oportunidade restou consignado: O MP concorda com acordo pela razo de inexistir nos autos prova incontroversa da existncia de abuso sexual por parte do ru, mormente o exame de constituio carnal e, tambm as demais avaliaes periciais realizadas pelo Juzo (fl. 47). No dia 19-4-2006, junto ao Projeto de Conciliao, foi suspenso o poder familiar em antecipao de tutela (fl. 41). Em 27-4-2006, a deciso foi tornada sem efeito pelo juzo, vez que se utilizou a autora de expediente destinado a induzir em erro a magistrada (fl. 48), deciso que deu ensejo presente irresignao. Claro que este uma das mais difceis situaes em que a Justia chamada a decidir. De um lado h a obrigao constitucional de assegurar proteo integral s crianas e adolescentes e de outro reconhecida a importncia da manuteno dos vnculos afetivos entre pais e filhos. Assim, quando da separao dos pais, a maior preocupao de ambos deveria ser preservar, acima de tudo, os laos de convivncia da prole com ambos os genitores para minimizar os reflexos que o fim da convivncia sempre gera. No entanto, e infelizmente, isso nem sempre ocorre e acaba sendo delegado ao juiz a impossvel tarefa de decidir o que nem os pais conseguem: dizer o que melhor para os seus filhos. Muitas vezes a ruptura da vida conjugal gera sentimento de abandono, de troca, de traio, surgindo uma tendncia vingativa muito grande. Ao ver o interesse do genitor em preservar a convivncia com o filho, independente do fim da relao conjugal, o guardio quer se vingar, afastando os filhos do outro. Quando no consegue elaborar adequadamente o luto da separao, desencadeia um processo de destruio, de desmoralizao, de descrdito do ex-parceiro.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

MBD N 70015224140 2006/CVEL


Tal o que moderna doutrina designa como sndrome de alienao parental: processo para programar uma criana para que odeio o genitor, sem qualquer justificativa. Trata-se de verdadeira campanha de desmoralizao. O filho utilizado como instrumento da agressividade direcionado ao genitor. Assim, so geradas uma srie de situaes que leva o filho a rejeitar o pai. Este processo recebe tambm o nome de implantao de falsas memrias. A criana levada a repetir o que lhe dito de forma repetida. O distanciamento gera contradio de sentimentos e a destruio do vnculo entre ambos. Restando rfo do genitor alienado, acaba o filho identificando-se com o genitor patolgico, passando a aceitar como verdadeiro tudo que lhe informado. O prprio genitor alienador acaba no conseguindo distinguir a diferena entre verdade e mentira e a sua verdade passa a ser verdade para o filho que vive com falsas personagens de uma falsa existncia. Monitora o tempo do filho com o outro genitor e tambm os sentimentos para com ele. O filho acaba passando por uma crise de lealdade e experimenta intenso sofrimento. Claro que esta uma forma de abuso, pondo em risco sua sade emocional. At porque acaba gerando um sentimento de culpa quando, na fase adulta constatar que foi cmplice de uma grande injustia. Alis, a isso que se refere o laudo pericial da lavra do Dr. Hlvio Carpim Corra, Psiquiatra Forense, nos autos do processo de regulamentao de visitas(fl. 66-117): Na situao de separao, o pior conflito que os filhos podem vivenciar, o conflito de lealdade exclusiva, quando exigida por um ou por ambos os pais. A capacidade da criana de lidar com crise de separao deflagra, vai depender sobretudo da relao que se estabelece entre os pais e da capacidade destes de destinguir, com clareza, a funo conjugal da funo parental, podendo, assim, transmitir aos filhos a certeza que as funes parentais de amor e de cuidado sero mantidas. Os pais tendem, em geral, a fragilizar a capacidade dos filhos para lidar com a separao, projetando neles um mundo que vivido por eles. (sem grifo no original fl. 112). Neste jogo de manipulaes todas as armas so vlidas para levar ao descrdito do genitor, inclusive a assertiva de ter sido o filho vtima de incesto. Ainda que no se esteja a afirmar que se est frente a esta sndrome, mister reconhecer que estes traos se detectam na avaliao psiquitrica levada a efeito no Departamento Mdico Legal (fl. 30): Durante o relato Vanessa alm de verbalizar, demonstra com gestos as atitudes atribudas ao pai. Seu falar e agir so naturais, e mesmo que esteja

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

MBD N 70015224140 2006/CVEL


sendo influenciada pela me, parece realmente ter vivenciado o que relata. O conflito afetivo da me com o pai pode ter influenciado a opinio dela sobre o pai quando ela diz no gostar do pai porque ele faz maldade. Porm, esta influncia no parece estar presente no discurso de Vanessa no tocante descrio das atitudes atribudas por ela ao pai. (sem grifo no original).

Assim conclui o Dr. Hlvio Carpim Corra: (...) h um intenso dio mtuo entre o ru e a autora, imprescindvel monitorar as mensagens que podero surgir (e que j foram dadas para a menor no passado), no sentido de denegrir a imagem materna e paterna (fl. 113)

Diante deste quadro, e inexistindo prova da existncia de abuso sexual na ao de regulamentao de visitas, no h justificativa para a suspenso do poder familiar do agravado, devendo permanecer as visitas estipuladas junto ao Ncleo de Atendimento Famlia do Foro Central NAF, para que evitar maiores danos infante, conforme recomendado pelo Dr. Hlvio Carpim Corra (fls. 111-112): A presena do pai no encontro com a menor deve fazer parte de um processo teraputico, mais que uma possibilidade jurdica, pois no se reestrutura uma relao deficitria por deciso judicial, ou imposio por fora fsica ou poder financeiro, mas sim com um profundo trabalho teraputico experiente e continente para as angstias e distores de ambos subsistemas (Vanessa e o ru). Nesse momento, uma proibio das visitas para o ru em relao a sua filha aumentaria ainda mais a distncia entre eles. Alis, fica aqui a advertncia genitora para que no mais crie empecilhos visitao, sob pena de se fazer necessrias medidas outras para assegurar o indispensvel convvio entre o genitor e a filha. Ao depois, de ser acolhido o parecer pericial que indica que me e filha sejam encaminhadas a tratamento teraputico. Por tais fundamentos, nega-se provimento ao recurso.

DES. LUIZ FELIPE BRASIL SANTOS - De acordo.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

MBD N 70015224140 2006/CVEL


DES. SRGIO FERNANDO DE VASCONCELLOS CHAVES - De acordo.

DESA. MARIA BERENICE DIAS - Presidente - Agravo de Instrumento n 70015224140, Comarca de Porto Alegre: "NEGARAM PROVIMENTO. UNNIME ."

Julgador(a) de 1 Grau: ROBERTO ARRIADA LOREA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

MBD N 70014814479 2006/CVEL GUARDA. SUPERIOR INTERESSE DA CRIANA. SNDROME DA ALIENAO PARENTAL. Havendo na postura da genitora indcios da presena da sndrome da alienao parental, o que pode comprometer a integridade psicolgica da filha, atende melhor ao interesse da infante, mant-la sob a guarda provisria da av paterna. Negado provimento ao agravo.

AGRAVO DE INSTRUMENTO N 70014814479 G.S.A. T.M.W. M.M.W.

STIMA CMARA CVEL COMARCA DE SANTA VITRIA DO PALMAR AGRAVANTE AGRAVADA INTERESSADO

ACRDO
Vistos, relatados e discutidos os autos. Acordam os Desembargadores integrantes da Stima Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado, unanimidade, em negar provimento ao agravo de instrumento. Custas na forma da lei. Participaram do julgamento, alm da signatria (Presidente), os eminentes Senhores DES. LUIZ FELIPE BRASIL SANTOS E DES. RICARDO RAUPP RUSCHEL. Porto Alegre, 07 de junho de 2006.

DESA. MARIA BERENICE DIAS, Presidenta e Relatora.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

MBD N 70014814479 2006/CVEL

RELATRIO
DESA. MARIA BERENICE DIAS (PRESIDENTA E RELATORA) Trata-se de agravo de instrumento interposto por Gislaine S.A. em face da deciso da fl. 21, que, nos autos da ao de guarda provisria de sua filha Luza S.W., cumulada com pedido de antecipao de tutela, determinou a alterao da guarda da menor a Thereza M.W., av paterna da criana. Alega que o seu direito ampla defesa e ao contraditrio foram tolhidos. Salienta que a perda da guarda de sua filha ocorreu por determinao judicial proferida com base no descumprimento de ordem judicial que jamais tomou conhecimento. Afirma que a menina sofreu, novamente, abuso sexual por parte do pai que ocorreu durante o perodo de visita daquela famlia paterna. Requer seja deferida medida liminar, suspendendo os efeitos da deciso para que lhe seja restaurada a guarda de sua filha. Postula ainda a anulao de todos os atos processuais proferidos aps a realizao da audincia de conciliao em 14-2-2006 (fls. 2-18). Junta documentos (fls. 19222). O Desembargador-Plantonista indeferiu o pedido liminar (fl. 224). A agravante apresentou embargos de declarao (fls. 226-9). A Juza da Infncia e da Juventude prestou informaes voluntariamente (fls. 231-2). O Desembargador-Plantonista no conheceu os aclaratrios (fl. 252 v.). Os m-f (fls. 255-62). agravados ofertaram contra-razes, pugnando pelo

desprovimento do recurso e que a agravante seja condenada por litigncia de

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

MBD N 70014814479 2006/CVEL

Procurador

de

Justia

opinou

pelo

conhecimento

desprovimento do agravo, condenando a recorrente s penas da litigncia de m-f (fls. 419-24). o relatrio.

VOTOS
DESA. MARIA BERENICE DIAS (PRESIDENTA E RELATORA) Nos autos da ao de guarda provisria da menor Luza S.W. intentada pela av paterna da criana, cumulada com pedido de antecipao de tutela, a alterao da guarda deu ensejo ao presente agravo. Afirma a recorrente que a filha sofreu novo abuso sexual por parte do pai durante o perodo de visita famlia paterna. Assevera que a perda da guarda de sua filha ocorreu por uma determinao judicial proferida com base no descumprimento de ordem judicial que jamais tomou conhecimento. Luza conta, atualmente, seis anos de idade (fl. 334) e desde os 2 anos e 10 meses a genitora denuncia supostos atos de abusos sexuais levados a efeito por seu genitor, o que ensejou o ajuizamento pelo Ministrio Pblico de ao de destituio do poder familiar e de processo-crime, que ainda encontram-se em tramitao. No entanto, esta Cmara, por meio do julgamento do Agravo de Instrumento 70009968983, garantiu o direito de visitas do genitor, e na Apelao Cvel 70011465523, assegurou o mesmo direito av e tios paternos. Nas duas oportunidades foi aplicada medida de proteo me e filha, a fim de salvaguardar a integridade fsica e psicolgica da infante. Inclusive, no julgamento do AI 70009968983, em 1-12-2004, foram realizadas recomendaes origem, para que a genitora fosse alertada que seu comportamento poderia futuramente ensejar a alterao da guarda de sua filha, nos seguintes termos: 3

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

MBD N 70014814479 2006/CVEL Impe-se realizar, ainda, duas recomendaes origem: a) de que sejam realizadas percias psiquitricas que avaliem o pai, a criana e a genitora, no intuito de melhor instruir o feito; e b) de que a me seja advertida no sentido de buscar auxiliar emocionalmente filha, seja deixando de criar empecilhos psicolgicos criana, com relao s visitaes, seja evitando a criao de imagens negativas na mente da infante, com relao ao pai e aos familiares paternos. O fato de a agravante, conforme bem menciona a deciso guerreada, no estar ...agindo no melhor interesse da filha... (fl. 32). Assim, necessrio que seja a genitora advertida de que sua postura pode vir a influenciar at mesmo futura definio de guarda.

No incio do ms de fevereiro deste ano, a genitora realizou nova denncia de abuso que teria sido realizada pelo genitor em uma das visitas da infante famlia paterna. Determinada audincia de conciliao (fls. 54-55) e posteriormente a realizao de novo estudo social, foi fixada visita da criana familia paterna acompanhada de Assistente Social em 19-2-2006. Na data aprazada, a recorrente no levou a infante, tampouco entrou em contato com a famlia paterna para que providenciasse o transporte. Embora alegue a agravante no ter conhecimento da determinao da visita, aportaram aos autos informaes prestadas pela magistrada e pelos servidores da Comarca de Santa Vitria do Palmar (fls. 238-243) demonstrando que a genitora possua pleno conhecimento da visita agendada. Em decorrncia dos fatos e dos relatrios apresentados pela Assistente Social que a magistrada concedeu a guarda provisria av paterna (fls. 20-21):
(...) atravs dos relatrios da Assistente Social Valdeci, contata-se que a autora tem condies de cuidar da neta, que ambas tm vnculos afetivos e que a menina fica bem quando est na companhia da autora. Tudo isso, somado ao fato de que existe a possibilidade de o pai ter praticado os abusos sexuais contra a filha (o que est sendo apurado em processo criminal e ao de destituio do poder familiar) e do fato de

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

MBD N 70014814479 2006/CVEL que, segundo percias psicolgicas realizadas e os relatrios acima mencionados, a me est causando prejuzos ao desenvolvimento sadio da filha, havendo suspeitas de que at tenha inventado e orientado a menina a mentir que o genitor teria praticado o abuso, esta magistrada obrigada a concordar com a representante ministerial quando afirma que a pessoa mais indicada a cuidar de Luza neste momento a av paterna.

Imperioso destacar alguns trechos dos relatrios apresentados pela Assistente Social Valdeci G. Campos (profissional que acompanhava a infante em suas viagens da cidade de Santa Vitria do Palmar at a cidade de Pelotas para realizar as visitas famlia paterna), nos autos da ao de destituio do poder familiar ajuizada pelo MP, em 29-8-2003, n 1467115/2003, em face do genitor Marcelo M. W.: Relatrio 16/2005, elaborado em 18-6-2005 (fls. 379-380):
A pedido de Luza, brincamos de me e filha; onde ela era minha me e eu a filha dela, durante a brincadeira ela me dizia que eu (a filha) teria que ser uma filha boazinha, se no ela (a me) iria morrer e eu iria morar com uma famlia muito ruim. Seria a famlia do meu pai e que meu pai ia colocar o dedinho na minha bundinha e no meu xixi. Aps falar isto, ela me beijou e disse: No verdade! minha me Gislaine que me diz isto quando eu no obedeo. E mudamos a brincadeira.

Relatrio 21/2005, com data de 27-8-2005 (fl. 390):


(...)ela [Luiza] alterna momentos de extrema felicidade com momentos de tristeza, chora e xinga todo mundo: vocs querem me tirar da minha me. Continuo preocupada , desde que aceitei o caso, com as condies psicolgicas da Luza. (...) Quando a Luiza viaja comigo ela chega mais tranqila, ela conversa o tempo todo, conta da escolhinha, das coleguinhas, da me, etc., pede para que eu no conte que ela ama o pai porque sua me fica muito braba.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

MBD N 70014814479 2006/CVEL

Relatrio 22/2005, realizado em 9-9-2005 (fl. 391):


A menina brinca, corre, abraa e beija o pai, quando lembra pede que eu no comente com a fada pois sua me diz que ela s amada pela me e s pode amar a me. A menina disse: eu amo meu pai mas digo para minha me que no gosto, para ela no me bater. (...)

No relatrio 24/2005, com data de 7-10-2005 (fls. 396-397), aps ter passado alguns dias na casa de sua av paterna, com timo relacionamento com os familiares, inclusive chorando abraada ao pai e solicitando ficar mais alguns dias em sua companhia, a infante na viagem de retorno solicita assistente social:
por favor no coloca no relatrio que eu chorei [para ficar], que eu estava feliz, diz que eu chuto minha av, que bato no Felipe [primo], porque se no minha me fica braba e todos os dias me fala o que tu colocou no relatrio.

Relatrio 25/2005, de 5-11-2005 (fl. 399):


O que posso perceber que a menina demonstra muito medo de sua me, diz que no pode conversar comigo pois a me diz ter um anjo que lhe conta tudo, isso intimida a menina tanto, que perto de chegarmos em Santa Vitria ela comea a ficar agitada e apreensiva, fala no meu ouvido com medo que o anjo possa ouvir.

Relatrio 28/2005, elaborado em 3-12-2005, (fls. 403-404)


Luiza chorava muito e no queria ir comigo, queria que a me fosse junto. Como no parava de chorar, falei com a Sr Gislaine para que ficasse com a menina, pois estvamos atrasando a sado do nibus. (...) O episdio do embarque me pareceu ter sido provocado pela me de Luiza, que continua fazendo uma espcie de terrorismo psicolgico pois, alm de dizer para filha que faltava pouco para que esta situao se resolva e ela no vai precisar ir mais, a me levou a Luiza para a rodoviria acompanhada de bab com as duas filhas pequenas, a Luiza chorava e dizia que a me e as

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

MBD N 70014814479 2006/CVEL meninas vo tomar sorvetes e brincar com meus brinquedos. Cinco minutos depois que saiu o nibus ela j no chorava mais. Falou-me que ela queria ir para casa da av, mas se a me descobre ela me bate, ou seja, na frente da me (possivelmente por medo) a Luiza chora e diz que no quer ir, longe da me ela se solta e fica feliz em viajar, mas a tambm fica com medo porque a Assistente Social vai contar, nos papis ou no relatrio, que ela est feliz. Ela disse ainda: tenho que fazer isso (chorar), dizendo que no quero vir porque se no a minha me me bate e me xinga, diz que eles vo me levar embora e eu no vou mais ver ela. Ela no gosta da gente do pai, por isso tenho que chorar para no vir.

Verifica-se que a conduta da genitora indcios do que a moderna doutrina nomina de sndrome de alienao parental ou implantao de falsas memrias, o que, segundo os estudos do psiquiatra americano Richard Gardner, trata-se de verdadeira campanha desmoralizadora do genitor, utilizando a prole como instrumento da agressividade direcionada ao parceiro. Com isso, a criana levada a rejeitar o genitor que a ama e que ela tambm ama, o que gera contradio de sentimentos e a destruio do vnculo entre ambos. O filho acaba passando por uma crise de lealdade, pois a lealdade para com um dos pais implica em deslealdade para com o outro, tudo isso somado ao medo do abandono. Neste jogo de manipulaes todas as armas so vlidas para levar ao descrdito do genitor, inclusive a assertiva de ter sido o filho vtima de abuso sexual. Como bem colocado pela Promotora de Justia da Comarca de Santa Vitria do Palmar, Dr Daniela Silveira Timm, os laudos juntados, por assistente social e psicloga, denotam uma abuso psicolgico da menina por parte de sua me. H, ento, de forma concreta, um abuso da filha pela requerida (fl. 100-101). patente que este abuso est colocando em risco a sade emocional da infante. 7

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

MBD N 70014814479 2006/CVEL

Diante deste dilema, e da dificuldade de identificao da existncia ou no dos episdios denunciados, imperioso analisar o caso com cautela redobrada. A infante, que se encontra com a guarda provisria de sua av paterna desde 28-2-2006 - fl. 156v., est matriculada em escola na cidade de Pelotas (fl. 264) e se encontra em tratamento psicoterpico, apresentando resultados positivos (fl. 265). Conforme verificado nos autos, a menina est totalmente adaptada famlia paterna, e, permanecendo a av com a guarda se estar zelando para que possa a infante desenvolver-se de forma sadia, sem a probabilidade de que ocorram maiores danos psicolgicos em sua formao, evitando assim uma maior deteriorao psquica, para que, no se concretize o que alerta a diligente Assistente Social, e possa futuramente tornar-se uma adulta provavelmente insegura, falsa e fria (fl 404). Assim, em decorrncia das temerosas atitudes apresentadas pela genitora na condio de guardi, e em ateno ao princpio do melhor interesse da criana, mostra-se razovel que, por ora, a guarda seja mantida com a av paterna, conforme decidido pelo juzo a quo. Nestes termos, nega-se provimento ao agravo.

DES. LUIZ FELIPE BRASIL SANTOS - De acordo. DES. RICARDO RAUPP RUSCHEL - De acordo.

DESA. MARIA BERENICE DIAS - Presidente - Agravo de Instrumento n 70014814479, Comarca de Santa Vitria do Palmar: "NEGARAM PROVIMENTO. UNNIME"

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

MBD N 70014814479 2006/CVEL

Julgador(a) de 1 Grau: CRISTINA NOZARI GARCIA

Sociedade - EDT MATERIA IMPRIMIR - Filha, seu pai no ama voc

Pgina 1 de 4

imprimir

Imprimir | Tamanho do texto

24/07/2009 13:25 Filha, seu pai no ama voc Um projeto de lei e um documentrio chamam a ateno para o drama dos pais separados que so afastados dos filhos por mentiras e manipulaes da me Martha Mendona

ACERTO TARDIO Rafaella, de 29 anos, com a foto do pai. Fui usada como um fantoche por minha me. triste. Dos 8 aos 26 anos, a publicitria Rafaella Leme odiou o pai. Motivo no havia. Mas isso ela s sabe hoje, aos 29. Quando fez 5 anos, seus pais se separaram. A me tinha sua guarda e a do irmo mais novo. Rafaella ainda tem a lembrana inicial de voltar feliz dos fins de semana com ele. Eram passeios no Aterro do Flamengo, de bicicleta ou de skate. Mas, assim que ele arrumou uma namorada, tudo mudou a comear pelo discurso de sua me. Ela passou a dizer o tempo todo que ele no prestava, que era um canalha e no gostava de verdade da gente. Era assim 24 horas por dia, como um mantra, afirma. Rafaella acreditou. Mais: tomou a opinio como sua. Quando Rafaella era adolescente, o pai mudou-se para o Recife, a trabalho. Nas frias, ele insistia para que os filhos o visitassem. Eu tinha nojo da ideia. S ligava para ele para pedir dinheiro, para mim era s para isso que ele servia, diz. Tudo piorou quando a me veio com a informao de que ele estivera no Rio de Janeiro e no fora procur-los. Durante dez anos, Rafaella cortou relaes com o pai. Por mais que a procurasse, ela preferia no retornar. At que ele parou de tentar. O lao j frgil que existia se rompeu. Aos 26 anos, ela foi fazer terapia. No div, percebeu que no tinha motivo para no gostar do pai. Resolveu procur-lo. Foi uma libertao. Por mais dedicada que minha me tenha sido, ela nos fez de fantoches, de arma contra o ex-marido. Com a aproximao do pai, foi a vez de a me lhe virar as costas. S um ano depois voltaram a se falar. Rafaella se emociona todas as vezes que conta sua histria. S quem passa por isso e se d conta sabe a tristeza que , afirma. O relato de Rafaella parecido com o de muitos filhos de pais separados com a diferena do desfecho. Nem todos chegam revelao de que foram vtimas da sndrome da alienao parental. O termo foi cunhado na dcada de 80 pelo psicanalista americano Richard A. Gardner. Significa um distrbio mental causado pela campanha de difamao do genitor que tem a guarda contra o outro. Mes, na maior parte dos casos, j que, no Brasil, elas detm a guarda das crianas em 95% dos casos de separao. Pode acontecer de vrias maneiras, de no passar telefonemas e suprimir informaes mdicas e escolares a inventar motivos para que as crianas no vejam o ex ou mudar de endereo sem avisar. O mais grave, no entanto, , como definiu o prprio Gardner, a programao para que a criana passe a no gostar do genitor que no vive com ela, o que se d por palavras, atitudes silenciosas ou pela implantao de falsas memrias. O nmero de casos de alienao parental no Brasil e a grita dos pais chegaram a um nvel to alto que provocou o Projeto de Lei 4.053/2008, que no ltimo dia 15 foi aprovado pela Comisso de Seguridade Social da Cmara dos Deputados. O

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,ERT84231-15228-84231-3934,00.html

22/11/2010

Sociedade - EDT MATERIA IMPRIMIR - Filha, seu pai no ama voc

Pgina 2 de 4

projeto, de autoria do deputado Rgis Oliveira (PSC-SP), define e penaliza a alienao parental: o genitor que tentar afastar o filho do ex pode perder a guarda e, se descumprir mandados judiciais, pegar at dois anos de priso. H outros sinais de inquietao da sociedade com o assunto. Desde abril est sendo apresentado por todo o pas o documentrio A morte inventada. O filme, do cineasta carioca Alan Minas, de 40 anos, revela o drama de pais e filhos que tiveram seu elo rompido aps a separao conjugal, alm de apresentar a opinio de especialistas. Jovens falam de forma contundente e emocionada sobre como a alienao parental interferiu em sua formao. Pais do testemunho sobre a dor da distncia. Diante do inferno em que se transformaram suas vidas e da impotncia diante disso, muitos desistiram o que costuma ser o pior desfecho. Minas diz que foi o tema que o escolheu. H mais de um ano ele foi afastado da filha, que hoje tem 10 anos. Sem entrar em detalhes, ele conta que sofre com a alienao clssica: campanha de difamao junto criana, descumprimento da visitao e falsas acusaes. Como no encontrei voz como pai e cidado, resolvi fazer o filme, afirma. As salas de exibio tm estado cheias de pessoas com histrias parecidas. Nos debates e nas palestras que acontecem depois da apresentao do documentrio, vtimas fazem questo de dar seu relato. A procura foi tamanha que A morte inventada saiu em DVD no ms passado.

CAUSA PRPRIA Alan Minas, diretor do documentrio A morte inventada. Fiz o filme por no ter voz como pai Essa discusso tem crescido em todo o mundo e se tornado um dos pontos polmicos do Direito de Famlia. O motivo a escalada de divrcios s no Brasil, quadruplicaram em 20 anos , aliada a uma nova viso da figura paterna. Os pais, que aos poucos deixam de ser coadjuvantes na criao dos filhos, no querem mais que haja um corte de laos na hora da separao. A noo tradicional de que, para uma criana, basta a me caiu por terra. Multiplicaram-se, no mundo inteiro, as associaes de pais separados. No Brasil, h a Associao dos Pais Separados (Apase), Pai Legal e SOS Papai, entre outras. Quando se fala do projeto de lei contra a alienao parental, porm, h muitas dvidas. As diversas formas de alienao parental costumam acontecer de forma sutil, entre quatro paredes e muitas vezes disfaradas de amor e cuidados. Como detectar e punir esse tipo de coisa? Mas o juiz paulistano Elizio Perez, um dos idealizadores do projeto, acredita que, com esse instrumento, o Estado e o Judicirio passaro a reconhecer oficialmente a questo. Essa lei vai dar fora jurdica para que a alienao parental seja combatida. E com certeza vai ser uma ferramenta preventiva muito importante. Hoje, a impunidade do genitor alienador que o faz seguir em frente, afirma. No resto do mundo no h uma lei especfica sobre o assunto. Mas, em pases como Estados Unidos, Alemanha e Canad, tem sido cada vez mais comum a inverso da guarda quando o genitor que a detm no permite ou no incentiva o convvio da criana com o outro genitor. um tipo de sabedoria salomnica que deveria constar do currculo de qualquer juiz, independentemente de lei. Advogada e psicloga da PUC-RJ, Alexandra Ullmann tem estudado o fenmeno da criao de uma memria no real em filhos de pais separados em litgio. O ser humano no se lembra claramente do que lhe aconteceu at seus 4 ou 5 anos. Se a me ou o pai que vive com o filho inform-lo sobre acontecimentos do passado, ele vai acreditar e criar lembranas irreais, afirma. Se uma me disser que o pai no sabe cuidar dele ou que o abandonou, vai tomar como verdade. O resultado a rejeio ou a alienao do genitor que no tem a guarda. Muitas mes enchem a boca para dizer que so os filhos que no querem nada com o pai. Mas como eles poderiam escolher?, diz a psicloga.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,ERT84231-15228-84231-3934,00.html

22/11/2010

Sociedade - EDT MATERIA IMPRIMIR - Filha, seu pai no ama voc

Pgina 3 de 4

VENENO DIRIO Karla, de 31 anos. Entre os 2 e os 19 anos, ela s ouviu histrias falsas sobre o pai. Fui enganada Falsas memrias fazem parte da vida da advogada maranhense Karla Mendes, de 31 anos, que hoje mora em Braslia. Seus pais se separaram quando ela tinha 2 anos e, durante sua infncia, conviveu com os piores relatos possveis sobre seu pai, de quem foi afastada. Todos de minha famlia diziam que ele batia em minha me e em ns, que ele no nos sustentava direito e que era um homem perigoso, afirma. Depois minha me se casou de novo e fui obrigada a chamar meu padrasto de pai, sob pena de no ganhar presentes de aniversrio ou Natal. Quando ela tinha 8 anos, o pai ganhou na Justia o direito a v-la. Parte de mim queria aquele pai verdadeiro, mas a outra tinha muita raiva. Eu acreditava que ele tinha me abandonado. Apesar de nunca ter parado de pagar a penso de 40% de seu salrio, diz. O pai de Karla disse que no dia seguinte a levaria para jantar. Mas, segundo ela, a me deu um jeito de acabar com o programa. Ela ligou para ele e disse que a menina no queria ir de jeito algum. Eu fiquei pronta, esperando, e ele no apareceu, diz. O pior foi que ela o convenceu de que eu no queria saber dele tambm. Aos 19 anos, Karla foi morar sozinha. S ento retomou o contato com o pai, que a procurou. Hoje so amigos. Mas no foi fcil descobrir que minha vida foi uma mentira. No sei que dor maior: de ter crescido sem pai ou de ter sido enganada pela me, afirma. Falsas acusaes de abuso sexual esto entre as discusses mais fortes do documentrio de Alan Minas. A psicanalista carioca Andria Calada, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, trabalhou por cinco anos com o pediatra e psiclogo americano Christian Gauderer, pioneiro nos estudos do autismo e, recentemente, da sndrome da alienao parental. Ela conta que os juzes das varas de famlia americanas comearam a perceber um nmero crescente de acusaes de abuso sexual nos casos de divrcio litigioso. A investigao mostrou que a maioria era falsa. No Brasil, o costume afastar completamente o acusado da criana enquanto a percia feita. Mas essa avaliao pode durar anos. Se for mentira, um pai estar perdendo contato com seu filho, talvez de forma irreversvel, injustamente. Sem falar que, mesmo depois de ele ser inocentado, como fica a cabea dessa criana? Tenho uma paciente de 6 anos num caso como esse. Ela est sendo reaproximada do pai com acompanhamento judicial. Mas a me continua dizendo a ela que o pai um monstro, afirma. A falsa acusao de abuso sexual tem sido o ltimo recurso de uma me (ou pai) que tenta afastar seu filho do ex- cnjuge. Mas sua gravidade no tira o peso das outras atitudes do dia a dia. Segundo o psicanalista americano Douglas Darnall, em seu livro Protegendo seus filhos da alienao parental, o genitor alienador produto de um sistema em que todo o seu ser se orienta para a destruio da relao dos filhos com o outro genitor. Para a ex-desembargadora gacha Maria Berenice Dias, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Famlia, a mudana do conceito de famlia criou a exigncia de um novo olhar sobre os casos de sndrome da alienao parental. Estamos vivendo uma outra era, em que se reconhece o dano afetivo causado pela ausncia dos pais, tanto quanto das mes, afirma. Um dos passos mais importantes no combate alienao parental dever ser a incluso da sndrome, no ano que vem, na nova verso do DSMIV, o Manual de diagnstico e estatstica das perturbaes mentais, atualizado periodicamente pela Associao Americana de Psiquiatria. Ao ser transformada em doena, a sndrome da alienao parental dever dar mais um passo para conquistar o foco que merece. As crianas agradecem.

Leia as ltimas notcias

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,ERT84231-15228-84231-3934,00.html

22/11/2010

Sociedade - EDT MATERIA IMPRIMIR - Filha, seu pai no ama voc

Pgina 4 de 4

Leia outras reportagens desta edio

Fechar

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,ERT84231-15228-84231-3934,00.html

22/11/2010

Revista Isto

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2038/imprime117195.htm

Comportamento
Famlias dilaceradas Pai ou me que joga baixo para afastar o filho do ex-cnjuge pode perder a guarda da criana por "alienao parental"
Claudia Jordo

Fazia seis anos que Karla, de oito, no via o pai. Nem mesmo por foto. Sua irm mais nova, Daniela, nem sequer o conhecia. Quando seus pais se separaram, ela ainda estava na barriga de sua me. Aquela noite de 1978, portanto, era muito especial para as duas irms. Scrates havia deixado o Rio de Janeiro, onde morava, e desembarcado em So Lus do Maranho, onde elas viviam com a me, para tentar uma reaproximao. Minha me disse que nosso pai iria nos pegar para jantar, conta Karla Mendes, hoje com 38 anos. As garotas, animadas e ansiosas, tomaram banho, se perfumaram e vestiram suas melhores roupas. Acontece que meu pai nunca chegou, ficamos l, horas e horas, at meia-noite, diz. Enquanto as meninas tentavam superar a decepo, a me repetia sem parar: T vendo? O pai de vocs no presta! Ele no d a mnima!

Naquele dia, Karla viveu sua primeira grande frustrao. Mas o maior baque aconteceu 11 anos depois, quando recebeu uma ligao inesperada do pai, que at ento estava sumido. Karla comeou a entender que sua me havia armado contra todos naquela noite e em outras incontveis vezes. Ela descobriu que o pai esteve mesmo em So Lus. Para ele, minha me prometeu que iramos praia em sua companhia, mas sumiu com a gente quando ele passou para nos pegar. Para ns, inventou o jantar, conta Karla. De to desorientada com a descoberta, trancou a faculdade por um ano para digerir a histria. O mais difcil foi descobrir que meu pai no

1 de 4

24/11/2008 17:35

Revista Isto

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2038/imprime117195.htm

era um monstro, diz Karla, que h 20 anos tem uma relao prxima com o pai, mas no fala com a me desde que descobriu que ela manipula da mesma forma seus dois outros filhos de outro casamento. A histria de Karla e sua famlia to triste quanto antiga e corriqueira. Pais e mes que mentem, caluniam e tramam com o objetivo de afastar o filho do ex-parceiro sempre existiram. A diferena que, agora, h um termo que d nome a essa prtica: alienao parental. Cunhada em 1985, nos Estados Unidos, pelo psicanalista Richard Gardner, a expresso comum nos consultrios de psicologia e psiquiatria e, h quatro anos, comeou a aparecer em processos de disputa de guarda nos tribunais brasileiros. Inspirados em decises tomadas nos EUA, advogados e juzes comeam a usar o termo como argumento para regulamentar visitas e inverter guardas. Se comprovada a alienao, atravs de documentos ou testemunhos, quem trama para afastar pai de filho est sujeito a sanes, como multa e perda de guarda, diz a psicloga e advogada Alexandra Ullmann. So as mesmas penalidades previstas no projeto de lei 4.053/2008 que tramita na Cmara e pune mes, pais e demais familiares alienadores tambm sujeitos a processo criminal por abuso psicolgico.

EFEITO BUMERANGUE Aps mais de dez anos ouvindo mentiras, Anderson, 22 anos, e Bruno (de bon) 16, se voltaram contra a me e ganharam na Justia o direito de viver com o pai, Nilton Lima. Para afastar os filhos do pai, a me dos rapazes chegou a fazer o mais velho acreditar que apanhava dele quando era pequeno

A alienao parental consiste em programar uma criana para que, depois da separao, odeie

2 de 4

24/11/2008 17:35

Revista Isto

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2038/imprime117195.htm

um dos pais. Geralmente praticada por quem possui a guarda do filho. Para isso, a pessoa lana mo de artifcios baixos, como dificultar o contato da criana com o ex-parceiro, falar mal e contar mentiras. Em casos extremos, mas no to raros, a criana estimulada pelo guardio a acreditar que apanhou ou sofreu abuso sexual. a maneira mais rpida e eficiente de afastar a criana do ex-cnjugue, diz a desembargadora aposentada Maria Berenice Dias, uma das maiores especialistas no assunto. Afinal, que juiz vai correr o risco de, na dvida, no interromper o contato da criana com o acusado? Segundo ela, nesses casos, testes psicolgicos mostram que no houve crime em 30% das vezes. A investigao complexa e o processo lento por isso a criana permanece anos afastada do pai, tempo suficiente para que os vnculos sejam quebrados. Quando h falsa acusao de abuso, a criana sofre tanto quanto se tivesse sofrido a violncia de fato, afirma a psicloga Andreia Calada, autora de livros sobre o tema. O que motiva algum a jogar baixo com o prprio filho? Na maioria dos casos, a pessoa no se conforma com o fim do casamento ou no aceita que o ex-cnjuge tenha outro parceiro. No Brasil, 90% dos filhos ficam com a me quando o casal se separa. Por isso, a prtica muito mais comum entre as mulheres. H diversos nveis de alienao, mas no af de irritar o ex-marido, as mes no tm noo do mal que fazem aos filhos, diz Andreia.

O guardio altera a percepo da criana porque ela sente que o pai gosta dela, mas a me s o critica, e isso pode desencadear crises de angstia, ansiedade e depresso. Alm disso, a criana cresce em uma bolha de mentiras, o que pode provocar desvios de carter e conduta. Crianas de at seis anos so mais suscetveis a uma modalidade de alienao chamada implantao de falsas memrias. quando o pai ou a me a manipula a ponto de acreditar que vivenciou algo que nunca ocorreu de fato. Os dois filhos do consultor empresarial Nilton Lima, 45 anos, foram estimulados pela me e pela av materna a acreditar que haviam apanhado do pai na infncia. Nilton e a me dos rapazes se separaram aps dez anos de casamento. Certo dia, meu filho mais velho me disse que eu j havia batido nele, diz Nilton, pai de Anderson, 22 anos, e Bruno, 16. Fiquei chocado, diz. Com o tempo, os filhos perceberam a manipulao e ficaram contra a me. Esse efeito bumerangue comum quando as crianas crescem e comeam a entender o que ocorre ao redor delas. Nesses casos, os filhos se viram contra quem fez a cabea de les, diz a advogada Sandra Vilela. H quatro anos, depois de quase uma dcada de briga na Justia, Nilton conseguiu a inverso de guarda dos filhos. Para isso, foi fundamental o desejo

3 de 4

24/11/2008 17:35

Revista Isto

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2038/imprime117195.htm

deles de ficar com o pai.

ANOS DE SEPARAO Karla e Daniela Mendes cresceram acreditando que o pai era um monstro. Hoje tm uma boa relao

Mas nem sempre uma deciso judicial favorvel suficiente para remendar laos partidos. Pai de uma adolescente de 15 anos e um garoto de dez, o publicitrio Paulo Martins, 45, se separou h cinco anos. E, desde ento, luta para ficar mais tempo com os filhos, que, sob influncia da me, j chegaram a ignorar suas ligaes, recusar seus convites e mudam de comportamento quando esto na presena dos dois. Sempre que vou deixar o meu filho em casa, ele muda comigo, percebo que ele no quer que eu o abrace para que a me no veja, conta Martins. Em 2005, ele entrou com uma ao de regulamentao de visitas, na tentativa de ampliar o tempo de convvio com os filhos. A deciso, favorvel a ele, saiu recentemente. Mas a filha mais velha de Martins ainda se recusa a v-lo. Em julho, Martins resolveu presente-la com uma festa de 15 anos, o que deixou a adolescente superanimada. Tudo quase pronto, a bomba: A me dela disse que s iria se a minha mulher no fosse, conta ele. Minha filha pediu para eu no levla, mas no quis ceder. A adolescente preferiu abrir mo da festa e desde ento no fala com o pai. Quando um casamento chega ao fim, o ex-casal precisa ter claro que a separao entre eles. Separar a criana do pai ou da me puni-la por algo que ela no tem culpa. No existe filho triste de pais separados, existe filho triste de pais que brigam, diz o advogado Rodrigo da Cunha Pereira.

4 de 4

24/11/2008 17:35

You might also like