You are on page 1of 135

Um jornal no meio do caminho Os arquitetos da imprensa na Belo Horizonte dos anos 20 e 30

Elton Antunes

Dissertao apresentada ao departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial para obteno do grau de mestre em Sociologia.

Belo Horizonte 1995

"Como acontece na provncia, fez parte da formao deles algum atraso de gosto, misturado ao interesse ativo pela novidade" (Antnio Cndido)

Sumrio Agradecimentos.................................................................................................................4 Captulo 1 Apresentao: A Marinoni chega cidade........................................................................5 Captulo 2 Uma imprensa de rapazes risonhos e homens admirveis...............................................23 Captulo 3 Inconvictos escribas de novos senhores..........................................................................56 Captulo 4 Imprensa e cidade: dirios da vida besta.........................................................................90 Captulo 5 Consideraes finais: Sentimentos da infncia.............................................................127 Bibliografia....................................................................................................................131 Jornais............................................................................................................................135

AGRADECIMENTOS

Aos professores do Mestrado em Sociologia, pacientes com minhas maneiras nem sempre afeitas aos dialetos da rea. Aos colegas e funcionrios pelo estmulo e ambiente de trabalho. CAPES pela bolsa que permitiu a realizao dessa pesquisa. Agradeo professora Maria Cres P.S. Castro, incentivadora de primeira hora e apoio inestimvel em mais esse perodo dedicado as atividades acadmicas. Minha gratido generosidade do professor Fernando Correia Dias, que nos ltimos trs anos compartilhou comigo o brilho e a dignidade de uma carreira intelectual admirvel.

Para Beth, companheira que faz a voz vibrar e a mo escrever.

1. Apresentao: A Marinoni chega a cidade

A primeira impressora rotativa de um jornal privado em Belo Horizonte desembarcou na cidade no semestre inicial de 1927. Era uma "Marinoni", que chegava para a fundao do Dirio da Manh e impressionava os citadinos: eles viam ali um indicador palpvel do flego do projeto editorial que brevemente se instalaria na capital. Conta-se que a impressora - a qual somente a Imprensa Oficial, responsvel pela edio do Minas Gerais, rgo dos poderes do Estado, possua semelhante - provocou grande alvoroo na cidade quando do seu desembarque, vinda do Rio de Janeiro, na estao da Central do Brasil. A agitao era, sobretudo, dos que militavam na imprensa da capital poca, segundo eles marcada pela precariedade dos equipamentos grficos e o pauperismo nos recursos disponveis para tocar qualquer empreendimento jornalstico. A "Marinoni" estacionada na gare da Central custara a significativa importncia de 200 contos de ris. Mas nem s os homens de imprensa acorreram estao ferroviria. Junto com a impressora chegavam novos equipamentos grficos que davam carga um volume e peso gigantescos, raramente desembarcados na cidade. A chegada da "imprensa moderna" a BH era assim, antes mesmo que resultasse num novo jornal, tambm um fato que despertava a curiosidade dos habitantes. Como o guindaste da estao no conseguisse mover a carga, enquanto se resolvia o que fazer, parte do equipamento mais leve era aos poucos transportada para as futuras oficinas do Dirio da Manh. A soluo foi juntar ao esforo de uma turba de curiosos transformados em voluntrios a fora de oito juntas de bois trazidas da periferia da cidade "para puxar o caixote mais pesado, j que os mais possantes caminhes da cidade, convocados para a misso, sequer se arriscaram ao vexame de

engasgar na subida da Bahia, diante de tanta gente, to entusiasmados espectadores". (1) Entusiasmo to grande que, combinando com a proximidade do carnaval, acabou por transformar o transporte da impressora num verdadeiro desfile de Momo. Foram oito horas at que os bois conseguissem puxar o equipamento da estao s oficinas, num percurso de pouco mais de dez quarteires. E ao clima de festa desde o incio associarase um suposto carter cvico, alimentado pelos estudantes secundaristas e universitrios presentes. Imaginavam eles que o novo empreendimento jornalstico nascia margem da ao poltica da oligarquia ocupante do governo mineiro, chefiado ento por Antnio Carlos. A perspectiva de um grande jornal com um mnimo de independncia frente s diretrizes do Palcio da Liberdade prometia novas cores na discusso poltica travada na capital. A histria desse episdio encontra-se dispersa e compe a memria coletiva produzida pelos indivduos que viveram tal acontecimento ou dele tomaram conhecimento poca. (2) Tais relatos nos chamam a ateno pelas associaes e imagens que os narradores destilam acerca daquilo que apontam como momento mpar de um suposto processo de desenvolvimento da imprensa de Belo Horizonte. Nesse episdio renem-se, num mesmo instante, aspectos e elementos, sobre as mudanas que a prtica jornalstica experimenta no perodo compreendido pela segunda metade da dcada de 20 e os anos 30, que sero recorrentes no discurso elaborado pelos protagonistas da imprensa de Belo Horizonte poca. A ligao com a poltica, as foras "materiais" e "espirituais" da cidade, como condio e limite para a realizao de um determinado projeto de imprensa, e a forma de entranhamento dos jornais no cotidiano da capital so problemas inscritos no relato daqueles que estiveram frente da iniciativa de "modernizar a imprensa mineira", da forma como eles a entendiam, desde as "primeiras horas".

(1)

"Antes de mais nada um ato de herosmo", Estado de Minas. Belo Horizonte, 08 de maro de 1977. Caderno Comemorativo. P.1. (2) O relato dessa histria encontra-se disperso em diversos artigos e livros de memria de alguns de seus protagonistas. Uma boa descrio do ocorrido encontra-se na edio comemorativa dos 50 anos do Estado de Minas, op.cit.

Mas como se estrutura essa percepo dos "homens de imprensa" de que o periodismo dirio da capital vive nesse perodo um momento de modernizao? Que entendimento manifestam acerca desse processo de modernizar a imprensa e em que noes est ancorado? Estudar esses relatos pode se constituir numa maneira de entender aspectos da institucionalizao de um campo social especfico que teve na edio de jornais dirios em Belo Horizonte um componente fundamental de efetivao. (3) Atravs do jornalismo pode-se ter gerado mecanismos que asseguraram um mercado possibilitador da formao de um corpo de profisses propriamente intelectuais, dotado de legitimidade que se impusesse como autoridade a discursos e prticas conformes, permitindo assim a estruturao de um campo cultural/intelectual. De certa forma, buscamos compreender de que maneira e por quais razes um conjunto de indivduos constituem relaes entre si, agentes que se dispondo, opondo e compondo conferiram uma estrutura especfica num dado momento do tempo de forma a institucionalizar uma determinada prtica cultural na cidade. Dessa forma, este trabalho se inscreve no campo mais amplo dos estudos dos mecanismos de organizao social da cultura. A percepo dos indivduos acerca da dinmica da imprensa belorizontina no perodo histrico compreendido entre a segunda metade da dcada de 20 at o incio do Estado Novo constitui-se no nosso objeto de estudo. A anlise pretende indicar, a partir das representaes dos agentes, algumas das relaes variveis entre os produtores culturais e a instituio da edio de jornais dirios, compreendendo tambm a forma como esse agrupamento social se organiza. Ao sondar o papel desempenhado pelas projees culturais numa sociedade, buscaremos verificar a hiptese de que a prtica social e as relaes culturais dos indivduos envolvidos com a produo jornalstica na capital redundaram em determinadas construes intelectuais fundamentais organizao e estabilizao de um campo especfico para essa prtica significativa. Em termos mais especficos, o trabalho articula como determinadas percepes da experincia urbana, da poltica e da

(3)

A noo de campo , em linhas gerais, aquela proposta por Bourdieu. Sobre isso ver Pierre Bourdieu, 0 Campo intelectual e projeto criador, in: Jean Pouillon et alli, Problemas do estruturalismo, Rio de Janeiro, Zahar, 1969.

identidade intelectual esto no corao de uma perspectiva de vislumbrar a imprensa de Belo Horizonte nos anos 20 e 30. o que se afigura, como podemos constatar numa arqueologia desses relatos, desde as primeiras referncias ao surgimento de um projeto de jornal dirio "diferente" dos que at ento se conhecera na cidade. O Correio Mineiro apontado como o peridico precursor do novo momento da imprensa de Belo Horizonte. Fundado a 11 de novembro de 1926 pelo jornalista Victor Silveira, anunciava no editorial de sua primeira edio que "esta folha ser principalmente uma folha de informaes. Toda a vida da capital e dos municpios mineiros nos seus mltiplos aspectos aqui se refletir em seu noticirio abundante. Mas nem por isso o Correio Mineiro deixar de ser um jornal de opinio desassombrado e sincero face aos governos". (4) De que forma essas assertivas tomavam corpo? A observao de sucessivas edies nos permite ver que o jornal conferia destaque especial crnica policial e ao noticirio esportivo. Por ocasio do carnaval, tambm a festa popular ganhava projeo. Acontecimentos que causassem sensao na cidade e tivessem caracterstica de escndalo, como crimes passionais envolvendo indivduos dos segmentos econmicos mais altos, mereciam ateno especial do jornal. Problemas cotidianos referidos s camadas mais pobres e populao em geral tambm recebiam acolhida do rgo que, desde a sua fundao, contava com uma coluna - "O povo reclama" - transcrevendo reclamaes feitas pelas pessoas atravs do telefone ou diretamente na redao. Os assuntos referentes ao chamado mundo da poltica - como visitas de parlamentares e representantes de governos e as intrigas e o debate poltico nacional e sua repercusso no estado - tambm povoam as pginas da publicao. Todos estes temas (polcia, futebol, poltica) j eram objeto de ateno da imprensa de at ento e sua presena nas pginas dos jornais no traduzia necessariamente uma novidade. Mas no Correio Mineiro, segundo relato de Newton

(4)

Correio Mineiro, Correio Mineiro. 11 de novembro de 1926. P.1.

Prates, jornalista de renome atuante nesse perodo, "eram tratados (...) com vivacidade, num tom novo para a cidade". (5) Opinio compartilhada por um dos principais protagonistas da experincia do Correio, o cronista Moacir Andrade. Em artigo publicado em 1932, homenageando a Victor Silveira, ele indica as particularidades e a importncia do jornal para renovao do periodismo local. Primeiro, aponta o contexto onde emerge a proposta do Correio Mineiro: "A sua ao jornalstica foi, entre ns, um marco definitivo, separando duas pocas na imprensa diria da Capital. Antes dele, fora do jornal oficial, quase nada, ou muito pouco - jornais materialmente deficientes, mesmo quando bem escritos, de ao pouco profunda na opinio, apenas percebidos pelo rudo de algum escndalo ou ento folhas de natureza partidria, com a vida limitada pelas campanhas a que se entregavam - todos, porm, efmeros." (6) Nessas circunstncias, as dvidas em face da viabilidade do projeto estiveram sempre presentes. Vrios amigos, conforme relata Moacir Andrade, tentavam demover Silveira da sua inteno de fundar o jornal. Argumentavam sobre a incapacidade material de Belo Horizonte em manter uma folha com aquele formato e da delicadeza das situaes que o jornal teria de enfrentar em uma cidade, segundo diziamlhe, desacostumada atuao da imprensa "francamente informativa e independente". Mas o jornalista no esmoreceu. "Coube a Victor Silveira (...) dar a Belo Horizonte aquilo por que toda cidade ansiava: um jornal seu, uma imprensa livre, que no pedisse, para os artigos, 'vistos' fora da redao, um jornal moderno capaz de traduzir as aspiraes da cidade moderna que Belo Horizonte". (7) O Correio Mineiro, aps a morte de seu fundador, no final dos anos 20, experimentar diversas fases editoriais e se prolongar como dirio belorizontino at meados da dcada de 30. Nunca porm com a repercusso adquirida no perodo em que
Newton Prates, Minas em retrato de corpo inteiro. Estado de Minas. 08 de maro de 1977. Caderno comemorativo, p.3. (6) Moacir Assis Andrade, Victor Silveira: o fundador da imprensa moderna em Minas. Minas Gerais. 21 de abril de 1932. 5 seo, p.1 e 2. (7) Idem.
(5)

10

foi dirigido por Victor Silveira. Mas a proposta do Correio Mineiro de um novo jornalismo no deixou de fincar na sensibilidade manifesta dos homens que atuavam na imprensa de ento a viso de que introduzira os elementos de ruptura necessrios para que se inaugurasse a chamada moderna imprensa belorizontina. dessa forma que os passos iniciados pelo Correio Mineiro vo orientar o percurso de outras experincias editoriais. A 16 de julho de 1927 ia a pblico o primeiro nmero do jornal Dirio da Manh, o da moderna rotativa Marinoni que provocara alvoroo na cidade ao seu desembarque. O fato de aliar um jornalismo praticado nos novos moldes preconizados pelo Correio Mineiro (textos curtos, destaque para temas esportivos, policiais e do cotidiano da cidade, linguagem mais "objetiva", direta e coloquial etc.) e um parque grfico considerado muito avanado para a imprensa privada da poca parecem ter conferido experincia desse dirio uma projeo intelectual de significativa importncia sobre os cronistas do perodo. Na lista dos nomes de convidados que compareceram solenidade de bno das oficinas do jornal constata-se a presena de vrios dos principais personagens que estariam frente dos diversos projetos jornalsticos que apareceriam at o final da dcada de 30. (8) No mnimo, personagens impactados pela dimenso material que sustentava o novo jornal e, certamente, simpticos s inovaes editoriais assimiladas pelo peridico. Nas palavras de alguns dos protagonistas da imprensa desse perodo emerge no novo dirio uma espcie de radicalizao dos princpios que orientaram a constituio do Correio Mineiro. Mas existe tambm algo mais: "notveis na poltica, nas letras, na indstria, no comrcio, na administrao, no clero, na mocidade das escolas" so enumerados pelo articulista, no editorial de fundao, como os grupos de leitores que comporiam a opinio pblica e orientariam os princpios de atuao do rgo. No se trata aqui de ressaltar qual o pblico alvo do jornal, mas de chamar a ateno para a importncia da sua enunciao. Mais do que apontar a quem se dirige, a preocupao do artigo frisar uma nova posio da imprensa frente sociedade: ela busca atender a um suposto interesse pblico manifesto atravs desses setores sociais,
(8)

Dirio da Manh, 12 de novembro de 1927, p.1.

11

distanciando-se de um corrente atrelamento s instituies e rgos tradicionais do poder poltico. "O desenvolvimento da cidade impunha o aparecimento de rgo de publicidade afastado da dependncia dos governos", frisa o editorial de fundao. interessante mesmo registrar a publicao pelo jornal, com um certo destaque em suas pginas, de um extrato dos estatutos da Sociedade Annima Dirio da Manh, proprietria do peridico. Chama-se a ateno para um artigo onde l-se que "nenhuma ingerncia na direo e orientao do jornal tero os diretores presidente, tesoureiro e comercial, cujas funes sero de carter exclusivamente administrativo". O jornal acena com a idia de que uma certa autonomia do corpo de redao em relao propriedade do rgo asseguraria a independncia de seu jornalismo frente s investidas do poder local. E, complementando a fala do editorial, anuncia-se tambm a mquina impressora prpria - a cara, pesada e festejada "Marinoni" - como que a sinalizar para o pblico que o jornal fazia parte de um empreendimento slido, um negcio que, ao contrrio das inmeras gazetas j fundadas na cidade, permaneceria. No vingou. O Dirio da Manh deixaria de circular menos de um ano aps sua criao e cederia, em seguida, seus equipamentos e boa parte do pessoal para fundao do Estado de Minas. E essa moldura que definia os contornos editoriais dos dirios que vinham luz no final dos anos 20 que se manteria, cinqenta anos mais tarde, na voz do poeta Carlos Drummond de Andrade, jornalista e figura de proa no interior desse movimento. "O Estado de Minas, rememora, foi seguramente o primeiro esforo vlido e frutificante para dotar Belo Horizonte de um jornal jornalstico, em linha de independncia e compostura, j bem distinto da pobre imprensa de viso e meios limitados". (9) Certamente, pesa na perspectiva do poeta a projeo e permanncia adquirida por este jornal, nico dirio de Belo Horizonte criado nos anos 20 e ainda em circulao quando deste comentrio. Contudo, esse olhar como que vindo do futuro se
(9)

Carlos Drummond de Andrade, Um parente que faz cinqenta anos. Estado de Minas. 08 de maro de 1977. Caderno especial, p.1, 8 de maro de 1977, caderno especial pg. 1.

12

ancora numa atmosfera intelectual j decantada no passado da imprensa local. A novidade representada pelos projetos do Correio e Dirio e a continuidade, logo na seqncia do fechamento do segundo, conferida pelo Estado de Minas, parecem indicar, historicamente, uma cunha no interior de determinada forma de perceber a evoluo da imprensa diria em Belo Horizonte. Drummond destaca, na segunda metade da dcada de 70, algumas idias-fora j emergentes na perspectiva dos protagonistas da imprensa dos anos 20 e 30 acerca das condies oferecidas pelo meio para gerao e manuteno de jornais ditos noticiosos. Assim, nos parece que narrativas como a de Drummond ou a da histria da chegada da impressora "Marinoni" capital no so meros recursos para construo de um testemunho, uma forma dos indivduos interpretarem e salvaguardarem o passado. A percepo de que a imprensa da capital adentra um novo patamar da produo editorial na virada dos anos 20/30 parece obedecer a um movimento oposto. Emergiu com fora tal que se projetou e se fixou na sensibilidade dos agentes, permanecendo no tempo. No se trata somente de lembranas mas de elementos de um discurso, de uma certa maneira com a qual as pessoas viram, processaram e construram, responderam mental e emocionalmente ao que ocorria no espao da imprensa ali e naquele momento, ou seja na Belo Horizonte da terceira e quarta dcadas desse sculo. No , pois, um olhar que se projeta sobre o passado para adorn-lo, ou uma simples imagem da realidade, algo que aparea como "forma" ideal que indique um "contedo" social. So, na verdade, formas de registro de atitudes, idias e imagens acerca da realidade do periodismo local que foram parte e evidncia de uma experincia, de um vivido produzido atravs da prtica social daqueles indivduos. Os relatos registram, assim, inovaes e mudanas experienciadas pelos protagonistas da imprensa na prtica do jornalismo. lvaro Mendes Pimentel, um dos fundadores do Estado de Minas, alinha, numa edio comemorativa do jornal em 1936, as dificuldades para o desenvolvimento da imprensa na capital: "os obstculos que seus [do "Estado de Minas"] fundadores tiveram de superar no foram s de ordem econmica. Mais

13

difcil foi quebrar a hostilidade do meio para com o feitio moderno do jornal. Leitores assduos e forados do 'Minas Gerais', os mineiros de h muito estavam habituados ao estilo oficial". (10) De incio, o prprio contexto e expectativas scio-culturais do pblico leitor de jornais mostrava-se como um dos entraves nova imprensa. As dificuldades financeiras apareciam, na seqncia do artigo, no como mero resultado de uma precria atividade econmica existente na capital, mas a partir do questionamento da viabilidade da imprensa como negcio permanente dotado de uma racionalidade econmica prpria: "E para mantermos um noticirio de 12 pginas? Que luta! Anncios, no os havia, no s porque o comerciante ainda era refratrio a semelhante coisa, como porque reinava desconfiana sobre o xito da empresa jornalstica. Um 'sururu' no cabar da Avenida do Comrcio ou um 'fecha' entre soldados do 12 Regimento e da Polcia, era um dia de satisfao para mim e o Pedro Aleixo." (11) Note-se a interessante sugesto de que o preenchimento das 12 pginas mencionadas gerava um trabalho hercleo, por um lado pela falta do material publicitrio, e, por outro, pela ausncia de notcias a publicar. Mendes Pimentel j assinalava ento um aspecto que seria dos mais marcantes na imagem construda acerca desse processo chamado de "modernizao da imprensa" em Belo Horizonte. o que narraria Carlos Drummond de Andrade, na crnica do cinqentenrio: "a imprensa em Belo Horizonte, nas dcadas de 20 e 30, era pelo menos alegre. Se lhe faltavam recursos tcnicos, que s uns poucos jornais no Rio e em So Paulo poderiam manipular, sobrava-lhe, em compensao, uma faculdade inaprecivel, posta a funcionar sempre que escasseavam notcias locais - e notcias locais quase sempre teimavam em no acontecer. Ento, inventava-se". (12)

(10) (11)

lvaro Mendes Pimentel. Que Luta! Estado de Minas. 8 de maro de 1936. P.1 Idem (12) Carlos Drummond de Andrade, op. cit.

14

O tom da narrativa desfia-se por outras histrias. O escritor Cyro dos Anjos, militante dessa imprensa da virada dos 30, corrobora com tal perspectiva. No livro de memrias A menina do sobrado, diz que "a imprensa carioca no deixava prosperar a local, j anemiada pela concorrncia das folhas do governo. Pela manh abrindo-se o compulsrio `Minas Gerais`, que, a par de atos e decretos, oferecia noticirio comum, ou do `Dirio de Minas`, porta-voz do PRM, mais lido nas entrelinhas que no texto - sabia-se o que sucedia no Pas e no mundo, e se podia imprimir sem detrimento da ordem e das instituies. E noite, pela Central, as gazetas do Rio traziam s conversas do Bar do Ponto os condimentos que as insossas publicaes oficiais no ofereciam: sal, pimenta e vinagre dos comentaristas, arranca-rabos do Congresso, caricaturas, piadas, anedotas. Acossado, assim, de dois lados, o periodismo independente no conseguia firmar-se naquela Capital de populao rala, reduzida massa leitora, comrcio pobre, indstria quase nenhuma. Anos aps ano, jornais nasciam e, com poucos meses, morriam de inanio. Nem s por falta de dinheiro: tambm de assunto e de pblico". (13) Assim, enumerar as dificuldades para o desenvolvimento de um novo modelo de imprensa trao caracterstico das narrativas dos jornalistas da poca sobre esse fenmeno. E elas no se detinham na "falta de notcia e dinheiro" reclamada. Pedro Aleixo, outro dos fundadores do Estado de Minas, lembra esse reposicionamento da imprensa de Belo Horizonte em termos muito semelhantes ao relato de seu citado associado na empreitada. " preciso que se rememorem as contingncias daquela poca para que bem se compreenda o que representou, em arrojo e temeridade, o lanamento de um jornal que no vinha lastreado pela proteo do oficialismo. At ento, os jornais surgiam ao influxo das campanhas polticas e, salvo iniciativas temerrias de alguns jornalistas bem intencionados, viviam enquanto eram alimentados pelo fogo abrasador das paixes partidrias. Encerradas as lutas eleitorais, dentro em pouco os prelos cessavam de bater e passavam a constituir o acervo desvalorizado de empresas em liquidao". (14)
(13) (14)

Cyro dos Anjos, A menina do sobrado. Rio de Janeiro, Jos Olympio/MEC, 1979. P.322 Pedro Aleixo, Pgina de evocao, Estado de Minas. 07 de maro de 1935. P.3, 2 Seo.

15

A comporta principal que aqui aparece barrando o fluir da imprensa local a relao estreita com as prticas poltico-partidrias, sobretudo na sua dimenso de disputa eleitoral. A poltica era o detonador dos empreendimentos jornalsticos, justificando sua existncia e determinando sua conduta editorial. J na outra ponta do processo jornalstico, o da constituio de um pblico leitor, a figura do Estado que aparece como justificativa para a atrofia do desenvolvimento da imprensa moderna. o que indica Pedro Aleixo na seqncia de suas rememoraes. "Naquele tempo o rgo dos Poderes do Estado satisfazia plenamente o desejo de informaes de um pblico formado em grande parte pelo funcionalismo que acompanhava nas entrelinhas e nas omisses os acontecimentos que a sobriedade do jornal do Governo no permitia fossem explicitamente comentados e sequer laconicamente narrados: a imprensa carioca era abastecedora do noticirio mais vivo, e somente atravs dela as notcias de fatos sensacionais se tornavam conhecidas e divulgadas." O artigo chega finalmente ao momento de relembrar o problema da falta de dinheiro para manter um jornal. "Recursos para a manuteno de jornal eram de fato exguos. A venda avulsa, aparentemente animadora nos primeiros dias, no excedia, normalmente, de meio milhar de exemplares. A publicidade era feita por obsquio, como especial favor do anunciante generoso com o corretor necessitado. As assinaturas eram obtidas mediante empenhadas recomendaes junto a pessoas amigas do interior do Estado. E avultavam as dificuldades da expanso de modestas tiragens quando se tinha que defrontar a vitoriosa concorrncia dos jornais do Rio e de So Paulo nas mais adiantadas zonas mineiras". (15) Reitera-se, como j sugerira o cronista Moacir de Andrade a respeito das dificuldades para implantao da "imprensa moderna" em BH, a idia de um pblico incipiente e de um mercado anunciante de pouco potencial para a sustentao econmica de um peridico. uma imagem que se fixa no prprio processo de tentativa

(15)

Idem.

16

de consolidao dessa imprensa de novo tipo, como se verifica atravs dos editoriais do Estado de Minas saudando mais um aniversrio do jornal anos mais tarde. Em 1936, expiando os fantasmas que at h pouco assombravam o desenvolvimento dessa imprensa, as dificuldades vo se tornando passado no discurso e cristalizando uma determinada sensibilidade acerca das dificuldades do fazer jornalstico naquele perodo. "Ontem, nosso clima era pouco adequado a uma crtica livre e isenta, e o que hoje coisa comum horrorizava nossos estreitos meios provincianos. Ontem a publicidade era uma indstria por explorar, e as classes conservadoras (...) no tinham a ntida compreenso do que representa o anncio como fator essencial para a prosperidade de qualquer negcio." (16) Conjuntamente, eram rarefeitas as condies espirituais e materiais que permitiriam vingar o desenvolvimento de um novo regime jornalstico. Nesse "antes" da chamada imprensa moderna definitivamente "as folhas eram lanadas, pirilampejavam e desapareciam". (17) Tais aspectos que constrem essa idia de condies adversas ao desenvolvimento da imprensa no se resumem, como pode parecer, a percepes de protagonistas que trabalharam em torno dos veculos com maior continuidade temporal. Os casos do Estado de Minas e do Dirio da Tarde no so focalizados como exemplares exclusivos dessa experincia. Esta imagem, na verdade, organiza o conjunto das reflexes em torno do fenmeno das modificaes que se verificam no mbito da imprensa da capital mineira no primeiro tero deste sculo. O jornal que deu continuidade, ao menos no nome, ao popular Correio Mineiro de 1926, assevera em editorial, quase dez anos depois, aps sucessivas interrupes e retomadas na publicao do dirio, que "antes de ns, isto no passava de uma vasta acomodao em que eram parte saliente as folhas que acabavam vendendo o seu material ao governo

(16) (17)

Estado de Minas, Estado de Minas. 07 de maro de 1936. P.2. Dirio da Tarde, Dirio da Tarde. 14 de fevereiro de 1939. P.1

17

esgotadas, rapidamente, as magras reservas com que se afoitavam a fazer jornalismo". (19) E esta uma sensibilidade manifesta at mesmo no discurso do rgo oficial dos poderes pblicos, o Minas Gerais - apontado como um dos fatores inibidores do desenvolvimento do periodismo local. Seus redatores no deixam de reconhecer que nos demais rgos de imprensa "um ano vencido particularmente festejado, porque exprime verdadeira conquista, dadas as dificuldades que assaltam a manuteno de um jornal qualquer." (20) A reflexo central, contudo, se insinua mesmo atravs das pginas dos jornais privados. lapidar como Pedro Aleixo sintetiza quais as condies de produo da imprensa feita em 1936 ao comemorar mais um ano de permanncia do Estado de Minas: "o dia festivo da inaugurao de um jornal sempre fora, em Belo Horizonte, a vspera de seu melanclico desaparecimento. Seja porque os peridicos os lanassem com objetivos imediatistas, criados que eram como elemento de campanhas polticas transitrias, seja porque desprovidos de aparelhamento adequado concorrncia industrial, o certo que no vingaram, em nosso ambiente, as iniciativas, muitas vezes generosas, de ilustres conterrneos nossos." (21) O tom de "lamentao" ante essa realidade das gazetas locais sugere, contudo, tratar-se de uma situao j superada. Mas seriam essas dificuldades da crnica jornalstica local elementos de um passado prximo, j condenadas a um relato memorialstico? Essa seria uma avaliao apressada, a julgar pelo parecer, em 1935, do cronista Jair Silva, da Folha de Minas, jornal considerado de grande repercusso poltica e intelectual na Belo Horizonte nos anos 30. Lembra ele das ainda precrias condies enfrentadas pelos jornais locais dizendo que "basta citar um episdio recente. H poucos dias, em conseqncia da tempestade, desabou uma casa em Nova Lima. E o nosso jornal publicou a fotografia de um burro, com o reprter
(19) (20)

Editorial, Correio Mineiro. 02 de maro de 1934. P.1, 2 Seo. 43 Anos, Minas Gerais. 21 de abril de 1935. P.1, Suplemento. (21) Pedro Aleixo, Uma data Mineira, Estado de Minas. 08 de maro de 1936. P.1.

18

Atalibinha em cima, e esta legenda: 'Folha de Minas' a caminho do local do desastre." (22) A imprensa moderna, que subiu a Bahia na fora do carro de boi, marchava ainda, alguns anos depois, em lombo de burro. Um outro protagonista da imprensa da poca confessa que a manuteno do jornal Dirio Mineiro, criado em 1929 aps a campanha da Aliana Liberal, estava "a braos com tremendas aperturas. Jornais sem capital, vivendo au jour le jour, tinham de contar, s e s, com a venda avulsa e a matria paga. Esta, como se sabe, s podia ser minguada; quanto a venda avulsa, no obstante o favor do pblico, no podia bastar. Para a publicidade, exige-se jornal bem impresso, com bom material. (...) No raro, a soluo que nos parecia restar a nica era fechar os jornais". (23) Soluo, ou melhor dizendo, desfecho natural para um problema que j ento era assim percebido: "Minas nunca teve uma imprensa importante. Os grandes jornais s so possveis nos grandes centros urbanos, e Minas, Estado rural, no conta seno algumas pequenas cidades perdidas numa vastssima rea rarefeita. A indigncia de elementos materiais, o acanhamento do meio, as enormes distncias que separam uns dos outros os centros mais povoados, so fatores negativos que reduzem de muito a projeo dos jornais mineiros". (24) Faltavam, reafirma-se por mais uma vez, condies materiais para a modernizao da imprensa mineira, especialmente a da capital. Mas h nessa fala uma nuance importante, talvez j matizando uma outra leitura para a imprensa da poca. As ditas condies materiais no se fazem acompanhar ou no incluem as chamadas condies espirituais, sempre desfiadas tambm para demonstrar o ambiente hostil que enfrentam os jornais fundados em Belo Horizonte. Estas, na verdade, so agora invocadas como sada para o impasse do jornalismo belorizontino. Como alude o editorialista de um peridico da capital "a experincia tem demonstrado que
Jair Silva, O reprter no Brasil e nos Estados Unidos, Folha de Minas. 09 de janeiro de 1935. P. 2. J. Guimares Menegale, A imprensa de Minas Gerais na campanha da Aliana Liberal, Minas Gerais. 21 de abril de 1932. P.15, 4 seo. (24) Eduardo Frieiro, Imprensa poltica em Minas, Minas Gerais. 21 de abril de 1932. P.11, 4 seo.
(23) (22)

19

impossvel fazer jornalismo em Minas com outras armas que no seja as do mais puro idealismo, e as tentativas baldadas em sentido contrrio robustecem essa afirmao." Havia algo de diferente no ar. essa atmosfera "diferente" que este estudo pretende captar. No se deve entender, com isso, que buscamos um suposto "lado espiritual" que tenha presidido uma reorganizao da prtica do jornalismo, inclusive como dimenso econmica, em Belo Horizonte nas dcadas de 20 e 30. O suposto adotado nesse trabalho diverso. Acompanhando a perspectiva de autores como Williams (26), , no se apontar aqui um plano da cultura enquanto esfera prpria e particular de ao social. Deve-se descartar a possibilidade de discutir a noo de cultura como atividade de representao de um grupo social ou como determinao e projeo de uma outra esfera da realidade (poltica, econmica etc.). Nossa expectativa (re)produzir uma representao do mundo tal como os homens o vivenciavam/significavam e que ordenava sua prtica social, suas obras e seu modo de ser. Em suma, investigamos uma "estrutura de sentimentos", num sentido tal como proposto por Raymond Williams. A recuperao de uma interpretao que esses homens produziram sobre sua vivncia vista aqui como parte e evidncia de uma experincia, de um vivido produzido atravs da prtica social de indivduos e grupos; uma ao que , pois, significativa. Dessa forma, no se trata de rever a importncia das diversas manifestaes especficas da dimenso simblica da ao como expresso de um dado processo verificado numa esfera supostamente objetiva da vida social. A rigor, porque elas no aparecem como fenmenos distintos ou agregados ao comportamento social. Na verdade, o compem em sua prpria manifestao. A ordem do significado no pode ser vista, pois, como uma qualidade das prticas sociais; a prpria forma de organizao dessas prticas. Essa perspectiva ajusta tambm o marco metodolgico desse trabalho. De sada, vale esclarecer que a ausncia de uma reviso da literatura sobre a imprensa
Dirio de Minas, Dirio de Minas. 03 de agosto de 1927. P.1. Raymond Williams, Cultura. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992 e O campo e a cidade. So Paulo, Companhia das Letras, 1989, entre outros.
(26) (25) (25)

20

brasileira, em particular a de Minas Gerais/Belo Horizonte, se deve fundamentalmente a inexistncia de trabalhos de maior flego analtico nesse seara. Em que pese a presena de nortes tericos explcitos, trabalhos como o de Nelson Werneck Sodr e Juarez Bahia (27) destacam-se mais pelo estabelecimento de periodizaes e de levantamento da smula de inmeras publicaes em todo o pas. No caso belorizontino, estudos como o de Jos Mendona (28) caminham na mesma direo. No se pode esquecer tambm que o tema da imprensa aparece com fora em inmeros trabalhos de abordagem jornalstica e/ou memorialstica. (29) Nesse sentido, este trabalho tem a pretenso de contribuir para diminuir essa lacuna. Mas, ao mesmo tempo, toma caminho diverso ao proceder a uma anlise cultural de um perodo histrico recente atravs de categorias e instrumental sociolgico, seguindo o rastro de vrias obras existentes na literatura sociolgica nacional. (30) Em torno da reflexo sobre a relao cultura e modernizao na sociedade brasileira, esses trabalhos delineiam quadros e cronologias que conferem concretude histrica aos processos sociais enfocados. Em geral, distinguem momentos de ruptura histrica e, por isso mesmo, cruciais para o estudo da emergncia de novas formas de organizao social da cultura. A limitao temporal est, pois, ligada possibilidade de sondar determinados processos naqueles momentos que parecem ser o da sua gnese. Isto faz deste trabalho uma pesquisa limtrofe de histria e sociologia cultural, uma rea de convergncia em pelo menos dois sentidos. Por um lado, pela importncia conferida s chamadas "redes histricas" na definio do objeto de estudo, no se podendo mais ignorar que os processos sociais esto historicamente fudamentados. (31) Por outro lado, este estudo recorre a categorias sociolgicas no no
(27)

Nelson Werneck Sodr, Histria de Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1966; e Juarez Bahia, Jornal: histria e tcnica. Rio de Janeiro, tica, 1986; (28) Jos Mendona, A imprensa de Belo Horizonte na fase revolucionria (1925-1937), in: VI Seminrio de estudos mineiros. Belo Horizonte, UFMG/PROED, 1987. (29) Alguns desses trabalhos esto bem reunidos na crnica de Humberto Werneck, O desatino da rapaziada, So Paulo, Companhia das Letras, 1992. (30) Conforme Nicolau Sevcenko, Orfeu exttico na metrpole. So Paulo, Companhia das Letras, 1992; Renato Ortiz, A moderna tradio brasileira. So Paulo, Brasiliense, 1988; Srgio Miceli, Intelectuais e classe dirigente no Brasil. So Paulo, DIFEL, 1979; dentre outras obras. (31) Sobre a aproximao entre as abordagens histricas e sociolgicas ver Lynn Hunt, Apresentao: histria, cultura e texto em A nova histria cultural. So Paulo, Martins Fontes, 1992

21

sentido de recortar um sub-campo no interior das problemticas do pensamento social, mas pretendendo entabular, atravs da anlise das prticas culturais, uma reflexo com a sociologia geral. Os chamados "estudos culturais" so um ramo da anlise sociolgica "mais no sentido de um modo caracterstico de entrada em questes sociolgicas gerais do que no sentido de rea reservada ou especializada". (32) dessa forma que esse trabalho, a nosso ver, se junta discusso de temas como sociologia da vida intelectual e do campo cultural. O levantamento emprico que sustenta tal reflexo consistiu na organizao das representaes que os homens atuantes na imprensa de Belo Horizonte na poca estudada tinham da dinmica desse incipiente campo cultural. Recorrendo a documentos escritos, artigos de jornal, relatos diversos, fragmentados e produzidos em funo dessa percepo de uma imprensa em mudana, mapeamos uma sensibilidade, uma lgica particular de juntar vida intelectual e a prtica do jornalismo. Para captar essa representao coletiva e dspar adotamos variados procedimentos. Um deles consistiu na pesquisa e catalogao de reportagens, artigos e crnicas que tratam da imprensa de Belo Horizonte no perodo sugerido e que foram publicados nos jornais de Belo Horizonte. Encontramos, na pesquisa de colees de jornais j existentes em Belo Horizonte, quase uma centena de textos que versam sobre o assunto. (33) Alm disso, realizamos uma levantamento e leitura de textos autobiogrficos e conexos (memrias, dirios ntimos, confisses) envolvendo personagens ligados diretamente atividade da imprensa na cidade. Destaque-se, nesse particular, os chamados romances urbanos da dcada de 30 em Belo Horizonte. Como mostrou Fernando Correia Dias (34) , so textos excepcionalmente sociogrficos capazes de sugerir os traos marcantes da realidade social e mostrar as mudanas em cursos no ambiente urbano. uma literatura que no buscava tratar documentalmente o ambiente social da cidade mas "apesar de tudo - talvez paradoxalmente por no ser de inteno
(32) (33)

Williams, Cultura, op.cit. p.14. A pesquisa foi feita nas colees de jornais do Arquivo Pblico Mineiro, da coleo Mineiriana da Biblioteca Pblica Estadual, na Coleo Linhares da Universidade Federal de Minas Gerais e nos arquivos do jornal Estado de Minas. (34) Fernando Correia Dias, Romances da vida urbana, Lricos e profetas. Braslia, Thesaurus, 1984.

22

documental - o romance consegue recriar uma atmosfera muito viva e autntica da realidade comunitria". Por fim, empreendemos tambm uma observao e leitura assistemtica de peridicos produzidos na capital mineira no perodo proposto pela pesquisa. Buscamos, nesse momento, estabelecer uma viso geral e comparativa das caractersticas editoriais dos jornais em questo. Julgamos, dessa forma, ter levantado o material mais extenso possvel para ver a imprensa de dentro, (re) construir a perspectiva dos "homens de imprensa" acerca de sua prtica social. Chegamos ento a um desenho do trabalho que envolveu, alm desta introduo, trs captulos e alguns apontamentos finais. No primeiro deles buscamos indicar de que maneira diferentes indivduos agrupam-se em torno de uma prtica social emergente, o jornalismo. A noo de intelectuais e o papel que desempenham para tornar a imprensa um mercado de trabalho especfico enquanto parte das instituies culturais o caminho estruturante da reflexo ali desenvolvida. Na parte seguinte, buscamos articular uma reflexo em torno das mudanas na relao da instituio da imprensa com a poltica, nesse momento detectado pelos agentes como de modernizao do periodismo local. Discutimos como a idia de "independncia" dos dirios em relao prtica poltica corrente, reafirmada pelos protagonistas da imprensa da poca, no implica uma suposta noo de fim da dimenso poltica do periodismo, mas sua ressignificao. Por fim, no terceiro captulo, o vetor estruturante a percepo dos agentes de que a imprensa local modernizava-se ao tornar-se "noticiosa" ou "informativa" e que esse processo relacionava-se com condicionantes impostos pela cidade. Faz-se uma reflexo acerca do tipo de experincia urbana patrocinada pela Belo Horizonte da poca aos seus habitantes, em particular os produtores culturais. Busca-se relacionar como as percepes dos agentes acerca da imprensa local se plasmam tambm atravs de um vasto universo de manifestaes e reflexes em torno da particularidade do habitar a cidade e buscar representar seu ritmo. A parte final alinhava rapidamente aspectos desenvolvidos no trabalho e que a nosso ver ensaiam a importncia do estudo da imprensa de Belo Horizonte para entendimento da organizao social da cultura.

23

2. Uma imprensa de rapazes risonhos e homens admirveis


"Garotas de Cachoeiro civilizam nosso mineiro burgo relaxado. No salo todo luz chega o perfume das roseiras da Praa. Burburinho. Aqui, a se sorrirem, vejo os mximos escritores da nova gerao. So jornalistas esta noite.(...)" (Carlos Drummond de Andrade, Jornal falado no salo dos Vivacqua)

O jornal ponto de encontro na Belo Horizonte dos anos 20 e 30. Encontro de amigos, de interesses, de projetos. Essa efervescncia pe em movimento um processo de gestao de novas perspectivas do que seja fazer imprensa na capital no qual um elemento chave diz respeito ao papel dos atores que esto frente dessa empreitada. So dois os pilares que alavancam essas supostas mudanas na imprensa, de acordo com os relatos e textos dos jornalistas que acompanharam e protagonizaram a movimentao e modificaes que a produo de jornais em Belo Horizonte experimentou na interseo das duas dcadas: a capacidade empreendedora destes indivduos e o voluntarismo com que enfrentam as adversidades do meio. Certamente h no discurso desses atores um carter de nostalgia, na medida em que os textos dizem respeito rememorao de experincias da vida de cada um. E existe mesmo uma exacerbao do papel da figura individual na ao desenvolvida, marca de uma certa paixo e ardor inextirpvel de escritos que relatam acontecimentos, muitas vezes de carga afetiva e pessoal intensos, onde os narradores so os prprios protagonistas envolvidos nas mudanas que ocorrem no mundo da imprensa belorizontina. Tais aspectos, contudo, no elidem a possibilidade de compreender como um conjunto de pessoas - jornalistas, cronistas, literatos, polticos, editores, advogados etc. - oriundas de diferentes atividades sociais, v sua convergncia para o trabalho no jornalismo dirio na capital mineira do primeiro quarto de sculo, estruturando nesse movimento um novo modo de se fazer imprensa na cidade. Ao invs disso, esses elementos que dizem

24

respeito sensibilidade dos atores so exatamente os recursos iniciais que nos permitem indicar um caminho de (re)construo daquilo que poderia ser chamado de estrutura de sentimentos desses "homens da imprensa". Ou seja, significados e valores tal como vividos e sentidos ativamente e que compem a realidade social mesma dessa prtica em transformao, construindo e conformando a ao dos atores sociais em questo e ordenando sua prtica coletiva. (1) Dessa forma, a voluntariedade e a capacidade de iniciativa, "categorias" com as quais so vistas a atuao dos protagonistas das mudanas no jornalismo, constituem-se em elementos essenciais para entendimento da natureza do processo que se verifica no mbito da imprensa das terceira e quarta dcadas do sculo. De incio, elas nos permitem perceber diferenas naquilo que, numa primeira aproximao, pareceu-nos um conjunto indistinto de indivduos quanto natureza da motivao de sua ao no mbito da imprensa. Essas "categorias" sugerem uma diferenciao de posies, um esboo de hierarquia no interior dessa atividade social. Os discursos dos "homens da imprensa" realam, em geral, dois aspectos distintos que podem ancorar a explicitao de recortes internos a essa reunio de pessoas vista inicialmente como um grupo social homogneo quanto a valores, interesses e posies polticas e culturais. Vejamos, inicialmente, como posta em cena a idia de que os atores que operam e constituem esse novo espao editorial so dotados de extraordinria capacidade volitiva. Em face de condies scio-econmicas invariavelmente descritas como adversas ao desenvolvimento de uma imprensa diria, a iniciativa empreendedora dos indivduos que assumem a conduo e o trabalho, nos peridicos que ento se multiplicam na capital, aparece com expressiva nfase. Os textos pesquisados

A noo de estrutura de sentimentos aqui sugerida acompanha a perspectiva delineada pelo historiador ingls Raymond Williams no estudo que promove sobre imagens do campo e da cidade produzidas na histria literria inglesa. Ver Raymond Williams, O campo e a cidade. So Paulo, Companhia das Letras, 1989. e tambm, do mesmo autor, Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro, Zahar, 1979. Esta noo se aproxima bastante da idia de experincia, "resposta mental e emocional, seja de um indivduo ou de um grupo social, a muitos acontecimentos ou a muitas repeties de um mesmo acontecimento", cunhada pelo tambm ingls E.P. Thompson, A misria da teoria ou um planetrio de erros. Rio de Janeiro, Zahar, 1981. p.15.

(1)

25

mostraram este trao como recorrente na caracterizao dos homens que fazem essa nova imprensa. "Para vencer tantos obstculos, para superar to numerosas dificuldades havia que se contar com a dedicao de um grupo admirvel de homens" (2), , aponta Pedro Aleixo em artigo comemorativo do oitavo aniversrio de fundao do jornal Estado de Minas. Ele exalta o papel desempenhado pelos chamados membros fundadores do peridico, entre os quais o articulista se inclua. A cidade, dizia-se, era carente das "condies materiais" - mercado anunciante, ampliao do pblico leitor, desenvolvimento urbano etc para o

desenvolvimento do moderno periodismo. A mudana no sentido de uma situao favorvel j vigorava pelo menos nas duas principais capitais brasileiras nos anos 20 Rio de Janeiro e So Paulo. Tal precariedade impunha imprensa local ancoragem na capacidade volitiva dos homens que articulavam o ento incipiente campo cultural e viam no florescimento de uma nova imprensa um indicador de modernizao social e desenvolvimento intelectual. Sigamos um pouco mais na caracterizao feita por Pedro Aleixo do papel desempenhado pelos fundadores do jornal: "Juscelino Barbosa trazia para o jornal que se fundava o prestgio de um nome que se fizera reputado nas altas cogitaes da administrao pblica, na ctedra universitria, na poltica, nas letras. lvaro Mendes Pimentel conseguia dominar os arrebatamentos de um temperamento impetuoso e absorvente para fazer de sua pena e de sua conduta o instrumento de defesa das causas coletivas. Era a primeira vez que ele assumia a responsabilidade de orientar a opinio pblica por intermdio da imprensa (...) (3) A polidez, a reverncia intelectual e a revelao de uma memria afetiva pelo autor indicam um movimento importante para nossa anlise. Essa sensibilidade diante da lembrana de um momento e atitudes compartilhadas com companheiros de uma determinada empreitada auxiliam o protagonista na reconstruo de traos para ele fundamentais na organizao de sua prtica no mbito da imprensa. Aleixo focaliza o
(2) (3)

Pedro Aleixo, Pgina de evocao, Estado de Minas. 07/03/53, p.3, 2 Seo. Aleixo, Pedro, Pgina de evocao. Op.cit.

26

que a nosso ver poder ser identificado como um trao onipresente das autorepresentaes construdas pelos "homens de imprensa" acerca do processo de mudanas verificado no periodismo belorizontino dos anos 20 e 30: a nova "era" que se abria para a imprensa local resultava, sobretudo, da virtude, de um ato de vontade dos indivduos que discutiam, conduziam e faziam o periodismo da poca. Valores e condutas cuja legitimidade, derivada de outros campos de atuao distintos do incipiente espao do jornalismo na sociedade, transforma-se em impulso fundamental para articular uma nova esfera de ao social que se verifica agora no mbito da imprensa. Sem tais referncias para habilitar a nova prtica social que estes indivduos promovem, Pedro Aleixo assegura que dificilmente a proposta de se fazer um jornal como o Estado de Minas teria tomado o escopo inicial e, menos provvel ainda, se mantido no decorrer dos anos. A anotao de como o articulista percebe o processo de estruturao de uma imprensa de novo tipo em Belo Horizonte - introduo de renovaes grficas e de narrativa jornalstica que privilegiam textos curtos, diretos e propostas editoriais que reorganizam institucionalmente o meio e seu papel social - importa-nos aqui no como mera evidncia de mudanas numa dada realidade histrico-social que engolfa e tambm estruturada pelo fenmeno do jornalismo. A fala do jornalista retida por tratar-se, tambm, de parte instituinte, junto a outros discursos, de uma representao que articula a experincia dos indivduos acerca do momento de transformao da imprensa da capital mineira na terceira e quarta dcadas do sculo. Isso nos impe, como parte de uma elaborao coletiva e dspar que tal representao, a indicao de traos e referncias similares em textos de outros protagonistas das modificaes da imprensa. H vrios registros que operam nesse mesmo universo significativo. Em geral destacam valores e atitudes dos indivduos que conduzem a imprensa em Belo Horizonte como veio seminal das mudanas que ocorrem. o caso das idias que traspassam a fina crnica de Carlos Drummond de Andrade. Meio sculo depois da criao do principal jornal mineiro, o poeta relembra sua passagem pela imprensa da

27

cidade e reafirma o entendimento demonstrado por Pedro Aleixo sobre o papel desempenhado pelos fundadores do periodismo moderno em Belo Horizonte. "Na parte moral, s a relao dos scios fundadores da empresa faz a gente exclamar: Que grandeza! L est Milton Campos, comentarista poltico de `O Jornal` em Minas, l est o Pedro Aleixo, alma poltica por excelncia, campeo do voto secreto, que at ento era utopia. Cito apenas dois nomes incomparveis. Davam prestgio e autoridade ao novo jornal". (4) Prestgio, autoridade moral, dedicao vo aparecendo como parte de um sistema de disposies, um habitus (5) , que induz ao os indivduos condutores do processo de implantao e consolidao da imprensa diria em Belo Horizonte. E no se trata de um discurso localizado ou episdico, referente a um grupo composto apenas pelos fundadores e figuras que gravitaram em torno daquele que viria a se tornar o principal jornal de Belo Horizonte. O cronista Moacir Andrade foi um jornalista presente maioria das iniciativas editoriais levadas a cabo em Belo Horizonte entre 1920 e 1940. Sua crnica torna objeto de reverncia a figura de Victor Silveira, criador do Correio Mineiro em 1926, e, segundo Andrade, tambm o "fundador da imprensa moderna em Minas". "A sua ao jornalstica foi, entre ns, um marco definitivo, separando duas pocas na imprensa diria da Capital (...) reunindo em torno dele elementos como Lauro Santos, Alberto Deodato, Guimares Menegale, e dando a mim tambm a honra de figurar a seu lado, Victor Silveira lanava, no dia 11 de novembro de 1926, o primeiro nmero do seu jornal - do `nosso jornal`, como dizia ele, e como tnhamos todos ns, seus companheiros, orgulho de repetir, entusiasmados pela extenso do indito sucesso que provocamos e pela bravura e destreza do nosso grande chefe". (6)

Carlos Drummond de Andrade, Um parente que faz cinqenta anos, Estado de Minas. 09/03/77, p.1. Caderno comemorativo. (5) Segundo Bourdieu, a noo de habitus diz respeito a um sistema de esquemas adquiridos que funciona no nvel prtico como categorias de percepo e apreciao, ou como princpios de classificao". Pierre Bourdieu, Coisas Ditas. So Paulo, Brasiliense, 1990. p.26. (6) Moacir Assis Andrade, Victor Silveira, O fundador da imprensa moderna em Minas, Minas Gerais. 21/04/32. 5 seo, p.1 e 2.

(4)

28

Desprendimento, inatacvel autoridade moral e, nos diz o cronista, exemplar bravura eram aspectos estruturantes da vontade empreendedora desses homens. Tais traos os induziam ao, ao cumprimento da tarefa de desbravamento do inspito terreno que at ento no favorecia o florescimento da chamada moderna imprensa. No toa, nos diz Moacir Andrade, Victor Silveira, ante o argumento dos que conheciam o mundo do jornalismo da poca e aconselhavam ao jornalista no seguir com a empreitada de fundar um dirio em Belo Horizonte, tinha uma nica resposta: "Estejam tranqilos, o meu jornal vencer". No venceu. Minguaram recursos e leitores at falir anos mais tarde, em 1928, e o jornal ter o nome por diversas vezes invocado para sustentar outros projetos editoriais ainda mais passageiros. A fugacidade do empreendimento, todavia, no desqualifica sua relevncia para interpretao de um possvel novo momento pelo qual passava a imprensa produzida na capital. Importanos, mais do que esquadrinhar supostas conexes causais, sejam elas de ordem poltica, econmica ou cultural, que eventualmente expliquem a falncia de uma determinada iniciativa editorial, atentar para as expectativas e perspectivas que se tornaro recorrentes em novas tentativas de viabilizao de uma imprensa de novo tipo na cidade. Dessa forma, sugestivo retornar ao Correio Mineiro. No aquele mesmo jornal que causara sensao entre os leitores da cidade em 1926, mas outra iniciativa que ali buscara referncias "morais e intelectuais". Um "novo" peridico que, em maro de 1933, agregando antigos figurantes da primeira e mais importante empreitada que levou a chancela do Correio Mineiro, passou a ser publicado diariamente em Belo Horizonte. Noutro contexto e momento histrico da imprensa e da cidade, certamente no se trata do mesmo jornal ponteiro da modificada imprensa diria belorizontina. Todavia, aqui o importante para ns que, na tentativa de "recomeo", tambm retorna a idia de que os encabeadores do jornal operam com uma capacidade empreendedora soberba, crucial para a existncia do projeto. Como rememora o jornalista Alberto Deodato em 1934, na comemorao do primeiro aniversrio do Correio na sua nova fase:

29

"Quis o destino que, quem o secretariou nos primeiros nmeros, quem foi seu redator chefe aps a morte do Vtor, se tornasse seu primeiro diretor na segunda fase. (...) Sabia, porm, que no daria conta da tarefa de equipar-lo ao que foi, adaptando-o atualidade. Faltavam-me j foras; no as fsicas que ainda conservo nesse mais tarde que noite que vou palmilhando, mas a fora solar dos vinte anos, a fora maravilhosa da audcia, da irresponsabilidade criadora, da bravura inconsciente e irrestrita". (7) Mudaram-se os nomes mas manteve-se a perspectiva: "As glrias desta segunda campanha, ainda mais difcil, por circunstncias diversas, so de Isidoro Cordeiro, antes de todos. (...) Tem sido seu incansvel animador. Num ambiente em que o jornalismo , naturalmente, uma funo de sacrifcio, de compensaes mesquinhas, sem um homem dessa fibra, para quem a luta no constitui um pesadelo, mas , antes, motivo de prazer, porque lhe experimenta o nimo robusto, muitas vezes teramos, talvez, ficado pelo caminho, se no fosse Isidoro Cordeiro a vanguarda desta iniciativa." (8) Os projetos jornalsticos tinham na capacidade estruturadora da figura do seu fundador e dos indivduos, em cuja volta se reuniam, um indicador da importncia daquela iniciativa e sua conseqente repercusso social. Mesmo jornais de natureza ainda mais efmera e que no gozaram de maior influncia e repercusso entre o pblico leitor, como a Gazeta Mineira, de 1936, tiveram destacados em seus lanamentos a ao e figura dos referidos protagonistas centrais: "Possui a Gazeta Mineira um corpo redatorial colhido entre os elementos mais expressivos e experimentados da nossa imprensa. A sua frente se acham duas figuras brilhantes do jornalismo mineiro: J. S. Maciel e Thedulo Pereira, que s credenciais de um passado digno ajuntam ainda as energias de uma mocidade vigorosa e construtiva". (9)

(7) (8)

Alberto Deodato, Correio Mineiro, Correio Mineiro. 02/03/34, p.1. O VII aniversrio do jornal de Victor Silveira, Correio Mineiro. 02/03/33, p.1. 2 seo. (9) Gazeta Mineira, para servir aos interesses impessoais da coletividade. Gazeta Mineira. 27/09/38, p.1.

30

Sem a capacidade empreendedora desses verdadeiros founding fathers da imprensa mineira, no haveria modernizao do jornalismo da capital. Esta uma das idias postas em cena pelos discursos que se voltam para o registro do nascedouro de uma nova etapa da produo editorial em Belo Horizonte nos anos 20 e 30. Todavia, como dissemos anteriormente, esta uma idia que se manifesta necessariamente articulada a uma outra imagem acerca dos "homens de imprensa" da poca: a de que, sem uma certa voluntariedade, uma disposio para enfrentar o trabalho na imprensa, como um tipo de sacerdcio, no seria possvel promover uma alterao nos padres editoriais do jornalismo praticado na cidade. interessante notar que essa outra "categoria" presente nos discursos sobre as mudanas que ocorrem na produo editorial evidenciam um deslocamento de nfase no papel dos indivduos que processam a reestruturao na imprensa de Belo Horizonte. Na perspectiva anterior, ressaltam-se as figuras dos que dirigem o jornal, coadjuvados por um importante grupo de pessoas. Agora, veremos a seguir, o foco destina-se aos coadjuvantes, que viabilizariam quotidianamente as diretrizes de uma nova imprensa. Passamos dos proprietrios, ou pessoas por esses indicadas, para aqueles que fazem o jornal, atuam na chamada "cozinha", exercem as atividades prticas e rotineiras da produo diria de jornais em sua parte redacional. (10) O relato do ento ex-promotor pblico e militante poltico Afonso Arinos de Mello Franco, diretor da Folha de Minas na passagem do primeiro aniversrio do jornal em 1934, sugestivo para continuar nossa discusso. "Os vitoriosos", nome do artigo editado em coluna diariamente publicada por Mello Franco primeira pgina do jornal, reputa aos jornalistas que produziam a Folha a faanha de manter em funcionamento o peridico. "Percebo confusamente que existe um secreto prazer, um misterioso encontro para esses rapazes, nos cigarros chupados pressa, entre dois tpicos, nas marcaes de ltima hora diante do rudo
Relembramos aqui que o trabalho se atm aos indivduos que "escrevem" o jornal, no alcanando os que desempenham atividades grficas. Um estudo sobre esta relao, ou diferenciao das duas categorias, ainda est por ser feito e poderia revelar processos importantes como o avano da diviso do trabalho e as mudanas de perfis profissionais relacionadas dinmica social, cultural e as transformaes tecnolgicas.
(10)

31

enervante dos linotipos, nos telefonemas ansiosos, para as notcias de ltima hora, quando se `fecham` as pginas, nos cafs e chopps sorvidos de madrugada, quando os garis e os bbados, heris lricos, bares annimos da treva urbana, do s avenidas desertas uma lembrana de vida e uma nota de melancolia. (...) So uns monstros risonhos os rapazes de jornal. (...) Sou o `foca` permanente confesso. Se `Folha de Minas`, que hoje entra no segundo ano de luta, representa uma vitria, um avano no jornalismo mineiro, esse episdio para mim to impressionante como para o leitor. Lutamos durante este ano com as maiores dificuldades. Vrias vezes estivemos a ponto de desanimar. Mas sempre encontramos elementos de reao, que nos deram alento. Hoje, j posso dizer que tenho a impresso de que vencemos. No graas a mim, nem a ti, leitor incerto e vago, que exiges sempre um esforo cada vez maior e que mal chegas a compreender esse esforo que exiges. Mas graas aos rapazes de jornal, como Luiz de Bessa, Newton Prates, Dante Saccheto, Pedro Aguinaldo, Joo Albuquerque e vrios outros no mesmo gnero, que tu no conheces, porque s aparecem os nomes como o meu ou de outros que no tm a menor importncia para vida do jornal". (11) Extensa, porm seminal, a referncia do articulista. A imprensa, sugere Mello Franco, no contava apenas com a capacidade empreendedora de seus patrocinadores/diretores. Para a subverso de um meio em tudo adverso ao desenvolvimento dos jornais dirios, nos moldes dos principais centros editoriais do pas, as gazetas tinham que deitar razes na voluntariedade da "redao". As adversidades polticas, econmicas e culturais tinham tradues prprias bem especficas no cotidiano da imprensa, transportavam-se e erigiam-se no interior mesmo da prtica jornalstica diria. Com isso, realavam tambm, na perspectiva do diretor da Folha de Minas, a importncia de quem quotidianamente era responsvel pela realizao da cobertura jornalstica, pela elaborao prtica dos peridicos. Mas Afonso Arinos fala do ponto de vista da posio de um diretor de jornal. O que faz com que articule seu discurso em torno da lgica de homenagear aqueles que, para ele, enfrentam as dificuldades do fazer jornal em Belo Horizonte.
(11)

Afonso Arinos de Mello Franco, Os Vitoriosos, Folha de Minas. 15/10/35, p.1.

32

Estes, porm, revelam de maneira bem mais aguda, em sua avaliao sobre o trabalho com atividades jornalsticas em Belo Horizonte, uma sensibilidade marcada pela idia do sacrifcio que a atividade da imprensa impunha aos que com ela lidavam. Diante do meio inspito, o fazer jornalismo nesse perodo no poderia ser identificado como empreitada das mais tranqilas. Cyro dos Anjos relembra assim o convite que recebeu para participar da redao de um jornal na segunda metade da dcada de 20. "As coisas melhoraram. O jornal vai, mesmo, sair. Preciso de um secretrio de redao. Acho que posso confiar-lhe essa tarefa. Ser a nica remunerada. Os demais redatores trabalharo de graa, at que o jornal consiga manter-se". (12) Recursos para manuteno e sobrevivncia dos cronistas eram precrios. No se podia esperar por eles vindos das sociedades que editavam os peridicos. O trabalho, nem sempre remunerado, fazia com que o jornal fosse um "bico", uma atividade que, do ponto de vista financeiro, era secundria para sustentao dessas pessoas. Servia, certo, diz Cyro dos Anjos, para levantar alguns "trocados" mas, sobretudo, funcionava como espao para que jovens intelectuais e estudantes interessados em projeo social e espaos para produo literria obtivessem divulgao e algum contato junto a um pblico leitor mais amplo que o do ento precarssimo "mercado" da literatura. A Belo Horizonte da poca, pode-se dizer, cumpria risca o diagnstico traado por Wright Mills, para quem "nos pases subdesenvolvidos, o equipamento cultural se limita geralmente a crculos muito pequenos e classes mdias rudimentares. Com freqncia consiste em apenas alguns poucos difusores e consumidores, ligados pela educao aos mecanismos culturais de naes mais desenvolvidas. Esses desventurados eleitos formam o nico pblico disponvel para os produtos e servios culturais". (13) Convm lembrar tambm que, por essa poca o jornal
(12) (13)

Cyro dos Anjos, A menina do sobrado, Rio de Janeiro, Jos Olympio/MEC, 1979. p.320 Citado por Antnio Cndido, A revoluo de 1930 e a cultura, Novos Estudos Cebrap, n4, abril de 1984. Sobre o processo de convergncia dos escritores em geral para o mbito da imprensa peridica pela precariedade de um mercado consumidor ver Angel Rama, A cidade das letras. So Paulo, Brasiliense, 1985. e Srgio Miceli, Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-1945), So Paulo, DIFEL, 1979, p.210.

33

se constitua num primeiro refgio para pessoas em geral vindas de outras cidades: ningum natural de Belo Horizonte. Cyro dos Anjos d cor a essa tese ao "refletir" sobre a origem poltica do projeto do jornal Dirio da Manh, quando convidado para trabalhar no peridico: "No procurei indagar. Pouco ou nenhum interesse tinha pela poltica. O que me atraa era o exerccio jornalstico em si mesmo, e s at ao ponto em que satisfazia meu impulso de escrever". (14) A imprensa aparece como forma de dar vazo aos "impulsos literrios" dos escritores ("vagidos literrios", diria Drummond), era este um dos interesses bsicos que conduzia tais indivduos para o trabalho nos peridicos. Os prprios cronistas relatam que a dcada de 20 caracterizada como de proliferao de revistas ilustradas, que no vo adiante dos nmeros iniciais e estimulam uma migrao intensa dos escritores para os jornais, veculos que estendiam suas edies por um tempo maior antes de tambm encerrarem as atividades. Mas dar vazo a esse impulso, mantendo-se no jornalismo com precria ou nenhuma remunerao, s poderia se dar s expensas de um emprego principal ou outra forma de sustentao. A maioria dos cronistas possua ocupao de funcionrio pblico (15) que lhes possibilitava exercer a mal remunerada atividade jornalstica. (16) A dupla ocupao fazia da prtica jornalstica um "lugar" sitiado por dois terrenos movedios. Mal remunerada, a "profisso" se resguardava com o auxlio do emprego pblico. Mas, convm lembrar, o que possibilitava muitas vezes a manuteno
(14) (15)

Idem, p.328 O dirio oficial Minas Gerais, de 21 de abril de 1932, lista como membros de sua equipe uma redao com os seguintes jornalistas, tambm "praticantes" nas redaes de outros jornais: Moacir Andrade, Eduardo Frieiro, lvaro Bencio de Paiva, Carlos Drummond de Andrade, Ramos Arantes, Javert de Souza Lima, Emlio Moura, Jair Silva, Edgard de Faria Soares, Antnio Silva, Gualter Gontijo Maciel, White Lrio Silva, Edson Silveira, Jos Ranulfo, Mrio Scotti e Jairo de Almeida. O jornal informa tambm que a redao possua outros auxiliares contratados ou comissionados de acordo com a necessidade do servio. H ainda as figuras que, ligadas ao mundo da imprensa, estiveram no servio pblico em outras reparties, como o caso do escritor Joo Alphonsus. (16) Jos Nilo Tavares, num levantamento acerca da imprensa do Rio de Janeiro, ento Distrito Federal, na primeira metade da dcada de 20, estima que um chefe de redao e o secretrio do jornal recebessem em mdia 700$, o reprter poltico 250$ e um redator comum 150$. O salrio mdio de funcionrio pblico alcanava 600$. No se pode esquecer que estes so valores correspondentes a principal cidade do pas poca e que, mais a crise econmica dos anos subsequentes, no difcil supor que valores menores fossem praticados na imprensa de Belo Horizonte. Jos Nilo Tavares, Imprensa na dcada de 20: sociedade, poltica e ideologia. Revista Brasileira de Estudos Polticos. n54, Belo Horizonte, janeiro, 1982.p.133-166.

34

e o exerccio da atividade jornalstica era, ao mesmo tempo, um dos empecilhos mais mencionados para a considerada atuao provinciana da imprensa at ento: a subordinao s diretrizes dos ocupantes da mquina estatal. Podemos recorrer de novo a Drummond para indicar o dilema enfrentado pelos "homens de imprensa": "Belo Horizonte, me lembro principalmente de 20 e primeiros anos de 30, era de morte. As novidades trancavam-se no escuro, e a proverbial ronha mineira dos polticos e empresrios despistava lindamente o reprter que ambicionasse desvendar segredos de cpula. De resto, grande parte do pessoal das redaes era constituda de funcionrios pblicos, que no podiam arriscar-se a dizer mais do que convinha. E, aberta ou furtivamente, os jornais dependiam muito do governo". (17) Os funcionrios pblicos alimentavam, assim, a imprensa em dois planos cruciais: produziam seus principais cronistas ao garantir uma fonte regular, e muitas vezes principal, de sustentao. De quebra, certamente formava um dos ncleos centrais de leitores, imaginando-se estes vidos por uma leitura menos oficial do que a provocada pelo trabalho e assinatura compulsria do Minas Gerais. (18) E o Estado, atravs do vnculo empregatcio dos jornalistas e da condio de provedor direto da imprensa com anncios e matrias pagas, condicionava o tipo de cobertura realizada e mantinha uma regulao institucional sobre os jornais. Dessa forma, por um lado, o discurso mais institucional da imprensa, representado na figura do proprietrio/fundador/diretor, destacava a capacidade empreendedora como condio para ultrapassagem da barreira imposta pelo meio scioeconmico adverso da capital. Por outro lado, os responsveis pelo fazer jornalstico cotidiano enfatizam o seu confronto com a precria realidade material da imprensa e as dificuldades polticas que se impunham modernizao dos jornais de Belo Horizonte.

Carlos Drummond de Andrade, Op.cit. O Minas Gerais, de 21 de abril de 1932, informa que desde 1923 sua tiragem era em torno dos 20 mil exemplares enquanto os prprios jornalistas que trabalhavam na imprensa da cidade afirmam que os principais dirios da cidade tinham edies que no ultrapassavam a casa de um mil exemplares.
(18)

(17)

35

Os jornalistas trazem muito presente no seu discurso essa percepo da dimenso precria da sua prtica. O ingresso no mercado de trabalho fazia-se sobretudo atravs do crculo das relaes de amizade e indicaes. O fazer jornal, certo, frustrava os sonhos de ascenso econmica dos que trabalhavam no setor e exigia bastante esforo para que se desse conta da atividade. As instalaes dos jornais em geral eram de pobreza franciscana, com a inexistncia de arquivos, raras mquinas datilogrficas e o disseminado hbito de escrever a tinta ou lpis em tiras de papel. O horrio de trabalho contava com um dia de descanso semanal e a jornada diria podia variar de seis horas para reprteres polticos at dez ou doze horas para os reprteres de polcia. (19) Apontado como o precursor da imprensa moderna, o Correio Mineiro, relata um dos jornalistas envolvidos na primeira fase do peridico de Victor Silveira, era "composto a mo, o jornal impresso em velha Alauzetti que (...) at acertar a tiragem, eu via, semanas seguidas, o sol deitar e nascer de novo, vigilante nas modestas oficinas, com vinte e dois tipgrafos" (20) Dificuldades que se iro presentificar tambm na referncia ao espao urbano. Cyro dos Anjos, por exemplo, mostra os obstculos para o exerccio do jornalismo na capital ao narrar um episdio por ele vivenciado logo nos primeiros dias de sua atuao na redao do jornal Dirio da Manh, criado em 1927. Com a incumbncia de escrever uma reportagem sobre supostos fatos estranhos que estariam ocorrendo numa casa abandonada da cidade, Cyro dos Anjos redige uma matria onde "carrega nas tintas" de um depoimento de um zelador que fizera aluso a coro de vozes, correntes se arrastando e abrir e fechar de portas todas as noites no local. (Alm disso), "inventei episdios suplementares, imprimindo-lhes todo o macabro e o ttrico de que fui capaz. Por trs nmeros consecutivos, o jornal exibiu essas reportagens, que encontraram, no pblico, no apenas credulidade, mas alvoroada aceitao." (21)
(19) (20)

Jos Nilo Tavares, Op.cit. Alberto Deodato, Duas Datas, Correio Mineiro. 02/03/34, p.1 (21) Ciro dos Anjos, Op.cit. p.327

36

Logo descoberto o logro, o jornalista escapou de um linchamento da multido que, segundo ele, acorreu a redao do jornal. Voltaremos mais frente ao problema da relao imprensa/poltica e das repercusses do espao urbano na organizao de uma nova modalidade de imprensa em Belo Horizonte. O importante aqui era apenas indicar como a percepo que os jornalistas apresentam de sua prtica fixa, com destaque s privaes de toda ordem para o desempenho de sua atividade, a ponto de o trabalho necessitar das "invencionices" do redator. O poltico, jornalista e diretor de O Debate, Paulo Pinheiro Chagas, descreve tambm as dificuldades com que se deparavam os que militavam na imprensa, segundo ele, "poca do 'jornalismo herico', conhecendo de perto este drama cotidiano: haveria numerrio para comprar papel, adquirir tintas e pagar as oficinas no dia seguinte? 'O Debate' tinha certos compromissos fatais. A folha da oficina, paga semanalmente, se atrasasse um dia, dava motivo greve. O papel s nos era fornecido com pagamento vista: bobina pra c, dinheiro pra l. A redao no criava problema: mal remunerada e sempre em atraso, era compreensiva e tolerante." (22) um relato que tem pontos de contato com a percepo de Afonso Arinos, diretor da Folha de Minas em 1935. Perplexo diante da capacidade de trabalho dos empregados do jornal ele diz que "o leitor bem dormido, despreocupado e tranqilo", ao receber pela manh o exemplar do seu jornal, "(...) no se lembra de uma poro de rapazes, em via de regra muito mal pagos - porque, no Brasil, a indstria jornalstica no d margem a lucros, seno em casos excepcionais - que levaram a noite preparando aquilo tudo para satisfaz-lo, no se sabe porque. `A imprensa pode conduzir a todos os altos postos`, diz Andr Tardieu, que um homem de imprensa. Mas, ajunta logo: `a questo a pessoa abandon-la no momento oportuno`. Talvez seja isso uma verdade. Mas o certo que o rapaz de jornal raramente abandona as agruras e incertezas de sua vida por qualquer outra posio mais cmoda. At hoje, eu que pela imprensa
(22)

Paulo Pinheiro Chagas, Esse velho vento da aventura, Belo Horizonte, Itatiaia, 1977. p.243.

37

passei e passo por acaso, confesso que ainda no entendi a razo disso. (23) Dinheiro notcia rara na imprensa. A precariedade da situao funcional e econmica dos jornalistas to presente na sensibilidade dos que trabalham nos jornais nessa poca, que no escapa sequer da ateno de uma crnica comemorativa do aniversrio de um dos peridicos, o Dirio de Minas. Ao mencionar a unio dos cronistas em torno do objetivo de fazer o jornal, mostrando que "isto que vale", o articulista aproveita a deixa para um trocadilho ilustrativo: "Por falar em vale... Esta uma palavra que tem para ns, proletrios tuberculosos da pena, uma significao toda especial. O Eduardo Barbosa que o diga, ele que diariamente vtima dessa literatura rpida e frutuosa, feita margem do obscuro trabalho jornalstico. Vtima a tal ponto freqente que eu chego mesmo a desconfiar que nesta vida de jornal a nica coisa que no vale... a pena ser gerente. O trocadilho dos piores que j se fizeram neste vale de lgrimas e trocadilhos que a vida. Mas palavra que um gosto a gente acabar de escrever uma crnica como esta, e alvejar logo o `homem dos dinheiros` com uma tirinha de papel contendo estas palavras enrgicas: `vale este 20$000`. Valer mesmo?" (24) O dinheiro, a remunerao, o retorno financeiro imediato,

definitivamente no eram o mvel fundamental para a presena destes jornalistas na imprensa da dcada de 20 e 30. Vemos, pois, que as noes de "esprito" empreendedor e do voluntarismo organizam as imagens que os "homens de imprensa" de Belo Horizonte tm acerca da sua prpria ao nas mudanas ocorridas no mbito da produo editorial. A forma como aparecem no discurso dos protagonistas nos permite mesmo estabelecer uma clivagem entre aqueles que se apresentam como mentores dos projetos de jornais e os que, principalmente, conduzem a maioria das atividades jornalsticas quotidianas. Os primeiros, enfatizando a conjuno de valores e sentimentos indutores de uma
(23) (24)

Afonso Arinos, Op.cit. Meus parabns, Dirio de Minas. 03/08/28, p.2

38

determinada ao capaz de gerar transformaes na esfera da imprensa local. Os outros, realando os dispositivos que, ao imporem restries de ordem econmica e organizativa aos jornais da poca, requeriam grande voluntarismo dos indivduos que buscavam nos peridicos desde a realizao de uma "vocao" at mesmo uma atividade razoavelmente remunerada. Todavia, sugerir esta nuance no significa identificar a existncia de duas perspectivas excludentes. A nosso ver, so "respostas" mentais, sentimentais, discursivas que constituem uma mesma disposio desses indivduos em face de uma tarefa que matriza ambos os pontos de vista: trata-se de engendrar novas prticas no espao da imprensa da cidade. O que no quer dizer que a presena dessas pessoas no trabalho da imprensa responda a intenes idnticas. H aspectos das mais diversas ordens, poltica, profissional, econmica, intelectual, moral, todo um repertrio de motivaes que balizam a ao dos atores sociais e a direciona, no nosso caso especfico, no sentido da produo de jornais. Mas essa ao ganha efetividade na medida em que se constitui e estabelece em torno determinadas posies sociais que se relacionam mutuamente construindo uma rede de interdependncias em torno de uma proposta para a imprensa. As duas perspectivas acerca do papel desempenhado pelos indivduos na reestruturao da imprensa servem, assim, como pontos de articulao, uma espcie de "porta de entrada" para a criao de padres de conduta desses agentes no campo da prtica jornalstica. Dessa forma, demanda-se investigar alguns elementos que possam ajudar-nos a compreender as razes pelas quais estes indivduos estabeleceram, no mbito da imprensa, um espao privilegiado para sua atuao nos idos da dcada de 20 e 30. Entender porque iniciativas descritas como causadoras de nus financeiro e sacrifcios individuais, e ancoradas "apenas" num comportamento supostamente moral, tm sua razo de ser para os indivduos que as protagonizaram. De onde vem toda essa tolerncia de uma "redao" mal remunerada e permanentemente com o salrio em atraso? Que "carter" esse que "impe" aes voltadas para a reestruturao do campo da imprensa?

39

Classe, Intelligentsia e produo cultural

Uma perspectiva possvel na tentativa de compreenso desse fenmeno seria a articulao do comportamento dos atores com a identificao de sua origem social. Uma das maneiras de realizar esse tipo de anlise tomar a repercusso da organizao da esfera produtiva da sociedade na explicao do comportamento individual e coletivo dos agentes que protagonizaram aes no campo da imprensa. Noutras palavras, construir uma explicao que gravitaria em torno de uma certa noo de classe social. Uma rpida verificao da biografia de cada um dos nossos protagonistas indica que o agrupamento dos "homens de imprensa" da dcada de 20 e 30 formado desde estudantes secundaristas recm-sados do ginsio at aspirantes ao ttulo de bacharel; mdicos, advogados, farmacuticos, "doutores" em geral egressos das poucas escolas superiores existentes; uma profuso de praticantes do cobiado emprego de funcionrio pblico; e homens atirados s atividades e compromissos da administrao pblica e da poltica partidria. Alm da caracterstica interpenetrao de diversas dessas condies, as pessoas que lidavam com a produo de jornais em Belo Horizonte possuam a raiz comum de detentores de um certo aporte cultural, fruto de um investimento em educao formal bem acima das possibilidades do conjunto da populao. Experimentavam todos uma poca de rpidas e profundas mudanas marcadas por uma atmosfera de "inquietude intelectual, volta para a realidade nacional; ascenso da classe mdia e sua tomada de conscincia poltica, especialmente a partir do 'tenentismo', que iria eclodir na Revoluo de 30; incio da decadncia do domnio rgido das oligarquias regionais." (25) Em alguma medida podemos dizer que eles faziam parte do que se convencionou denominar, numa terminologia algo imprecisa, de "novas classes
(25)

Fernando Correia Dias, Joo Alphonsus: tempo e modo, Belo Horizonte, UFMG, 1965, p.167. Sobre a atmosfera intelectual da poca ver tambm Antnio Cndido, op. cit.

40

mdias". Tratava-se de um segmento emergente durante a Primeira Repblica e constitudo "pelos trabalhadores assalariados ligados esfera de circulao do capital e por aqueles que contribuem para a realizao da mais-valia: empregados assalariados do comrcio, dos bancos, das agncias de venda, assim como os empregados de 'servios'. Tambm o caso dos funcionrios do Estado, do aparelho do Estado (servios pblicos) e dos aparelhos ideolgicos do Estado (comunicaes, imprensa, educao etc.)" (grifo nosso) (26) O socilogo Paulo Srgio Pinheiro chama a ateno para o fato de que a identificao desse setor social, ao contrrio de um corte horizontal que aponte a composio interna das classes mdias, deve ser feita atravs de uma distino em torno de processos que possam explicar a aglutinao dos diferentes conjuntos que compem a pequena burguesia e as classes mdias. Processos nucleadores tais como imigrao, urbanizao, burocratizao e industrializao. O autor est preocupado em tornar evidente, a partir desse mtodo, a performance poltica desses setores sociais. Parecenos que podemos reter um aspecto dessa perspectiva para problematizar o comportamento dos "homens de imprensa" da capital mineira a partir do primeiro quartel deste sculo. Ou seja, talvez possamos indicar que um processo aglutinador desses diferentes setores internos a essa fluda camada social definida por "classe mdia" poderiam ter sido as mutaes experimentadas no universo dito cultural das prticas sociais. Pinheiro indica que a expanso dessas classes mdias estar ligada ao aparecimento de um mercado de trabalho no manual urbano. Esse processo tem incio no final do sculo XIX com a crise da economia agrrio-exportadora e o desenvolvimento do setor pblico que favoreceram a absoro de grupos ligados explorao rural na burocracia civil e militar. Verifica-se um crescente desenvolvimento urbano que sustenta a expanso do pequeno comrcio e de pequenas indstrias nos centros e o crescimento da interveno do Estado na economia, ampliando a burocracia
Paulo Srgio Pinheiro, Classes mdias urbanas: formao, natureza, interveno na vida poltica, In: Bris Fausto, Histria Geral da Civilizao Brasileira, Brasil Republicano, 2 volume. Rio De Janeiro, Bertrand Brasil, 1990, p.12
(26)

41

pblica. "A categoria dos intelectuais, dos profissionais liberais - advogados, mdicos, engenheiros, professores, jornalistas - tambm se expande. Para isso ter contribudo a criao de novas faculdades e a expanso do ensino secundrio." (27) Essa classe mdia se mostra efetiva na estratificao social de Belo Horizonte das dcadas de 20 e 30 e revela presena ocupacional numerosa do grupo burocrtico, o que certamente inflou a presena dos setores mdios proporcionalmente ao conjunto da populao. (28) E mesmo generalizada em crnicas, ensaios e obras literrias a idia de que a Belo Horizonte da poca era uma "cidade de funcionrios". Sede administrativa e poltica, a cidade evidenciava o processo vivido de incremento dos servios pblicos e da presena do Estado na vida social provocados pela introduo da repblica e o sistema federativo. Esta imagem, todavia, que se insinuou e acabou por fixar-se na imagem destilada pelo discurso intelectual, no contempla todas as faces da realidade de Belo Horizonte. A cidade, ainda que no se ignore o peso de ser um centro de administrao, predominantemente marcada pelo operariado. Estes, contudo, adquiriam menor visibilidade ante o discurso letrado. (29) Ainda assim, nos parece limitada a perspectiva de explicar a complexidade da atuao desses setores mdios no espao da imprensa pensando apenas em motivaes oriundas de um interesse de classe, interesse este baseado na posio que as classes mdias ocupariam na esfera de produo econmica. Teramos ento, caso fosse este o escopo da anlise, que intervir numa espinhosa discusso, corrente nas

Idem p.16. Trata-se de um fenmeno mais geral que se verificou na modernizao dos centros urbanos latinoamericanos, como pode ser constatado na reflexo de Cludio Vliz: "Essas cidades foram concebidas inicialmente como centros burocrticos; o comrcio e a indstria quase no interferiram em seu perodo de formao (seus habitantes) eram empregados em servios, ou setor tercirio da economia, e abrangiam tanto empregados domsticos como advogados, professores, dentistas, funcionrios pblicos, vendedores, polticos, soldados, zeladores, contadores e cozinheiros". Citado por Angel Rama, A cidade das letras, So Paulo, Brasiliense, 1985. (28) Sobre a participao do segmento burocrtico na estrutura social da cidade ver Fernando Correia Dias, op. cit., Paul Singer, Desenvolvimento econmico e evoluo urbana, So Paulo, Companhia Editora nacional, 1974 e Francisco Iglsias e Joo Antnio de Paula, Memria da economia da cidade de Belo Horizonte. Belo Horizonte, BMG, 1987. (29) O historiador Francisco Iglesias explica que "se havia mais operrios que funcionrios, estes apareciam, aqueles no, pela modstia de suas funes. Desde o princpio h uma projeo concedida ao servidor pblico. Como as atividades agrcolas e industriais fossem reduzidas, no atraam o homem da classe mdia, formado ou intelectualizado. S podia trabalhar em alguma repartio, ser professor ou jornalista. O comrcio dava menos prestgio, embora pudesse dar mais rendas". Francisco Iglsias, Op.cit. p.14. Sobre esse fosso entre a "cidade sensvel" e a "cidade narrada" interessante ver a discusso de Angel Rama sobre a noo de cidade letrada.

(27)

42

interpretaes historiogrficas e sociolgicas, sobre o papel desempenhado pelas classes e fraes de classe na luta poltica do final da Primeira Repblica e a ruptura dos anos 30. Assim seria, sobretudo, pela perspectiva de considerarmos as manifestaes dos atores que se movem no espao da imprensa como derivadas de relaes econmicas e sociais anteriores a sua experincia com o jornalismo. Ancoradas na nfase dada esfera econmica da sociedade para explicar o comportamento individual e coletivo, tanto a teoria de classe assentada na tradio marxista quanto a de corte weberiano se mostrariam insuficientes para dar conta da ao perpetrada pelos "homens de imprensa" enquanto componentes de um determinada estrato social. No marxismo teramos sempre a classe como categoria analtica central para anlise das relaes entre os campos econmico, poltico, social e cultural e pelo menos trs aspectos de difcil tratamento: o primeiro, a construo de relaes causais simplificadas entre base produtiva e superestrutura poltica e ideolgica. Em segundo lugar o pressuposto de que os interesses de classe, vistos enquanto tal, se transformem naturalmente em ao coletiva. E por ltimo, que estes mesmos interesses se definam sempre pelo vis da explorao econmica. J o enfoque weberiano tambm se constitui em noo limitada para a anlise na medida em que nos restringssemos definio de classe como um agregado social baseado em situao comum em relao ao mercado e cuja situao no determina a formao de grupos sociais efetivos e, portanto, orientador de aes coletivas. Menos do que a raiz scio-econmica ou aspectos da estrutura social, apontados como substrato para emergncia do segmento denominado classes mdias, interessante, no nosso caso de anlise da ao de diferentes indivduos para maturao de um novo conceito da imprensa em Belo Horizonte, indicar como a amplitude da faixa social abarcada pelos setores mdios da populao compartilha uma varivel combinao de atividades e prticas atravs de uma determinada experincia cultural. Nesse sentido talvez fosse mais adequada a aproximao com o conceito weberiano de grupo de status ou com uma noo renovada de classe. No primeiro caso porque engloba indivduos que compartilham certo prestgio social e um estilo de vida,

43

comportamento, padres de consumo, habitao, profisso, relaes sociais que mantm, instruo recebida e outros costumes muito assemelhados. "Diversamente das classes, os grupos de status constituem sempre comunidade, porquanto se definem, no com base numa caracterstica objetiva e formal (situao de mercado), mas num agir especfico, no modo de se entenderem a si mesmos e serem entendidos pelos outros". (30) J, mantendo-se a idia de classe social para anlise do agrupamento dos "homens de imprensa", esta deveria ser concebida como uma espcie de "formao social (uma coletividade cuja ao deve ser explicada em seus motivos, eficcia, sentido e resultado) e so tambm, quando no agentes, constelaes de sentido que fornecem parmetros simblicos estruturais ao individual e grupal". (31) Por essa via, os componentes das chamadas classes mdias, encarnados nos homens de imprensa na Belo Horizonte do incio do sculo, parecem conformar um grupo que intercambia experincias polticas e culturais comuns concretizando-as em idias e naquilo que chamam de novo padro jornalstico ou de imprensa. Assim, a insuficincia derivada da anlise baseada na noo tradicional de classe social, para explicar a ao de determinados agrupamentos vinculados aos segmentos mdios na sociedade dos anos 20 e 30, torna atrativa a idia de se lidar com o problema do comportamento dos atores ligados ao incipiente campo cultural, particularmente aquele que abarca a imprensa, a partir de categorias analticas aparentemente mais flexveis ou menos redutoras da complexidade desse fenmeno. Uma delas poderia ser a dos intelectuais. O termo intelectuais, todavia, ser aqui referido num sentido que merece, de incio, esclarecimentos. Como informa Raymond Williams, um dos problemas tericos recorrentes no trabalho com esta categoria consider-la "em primeiro lugar,

Norberto Bobbio et alii. Dicionrio de poltica. Braslia, Edunb, 1992. p.173. Antnio Srgio Alfredo Guimares, Classes, interesses e explorao; comentrios a um debate anglo-americano, BIB, Rio de Janeiro, n31, p.50/62, realiza interessante anlise sobre limites e possibilidades do trabalho com a categoria de classe social. A formulao tem pontos de contato com a conceituao de Thompson que entende classe no como uma coisa, mas uma relao definida pelos homens enquanto vivem sua prpria histria como resultado de experincias comums, herdadas ou partilhadas. Para uma discusso sobre o conceito de classe no marxismo ver tambm E.P. Thompson, Op.cit. e Adam Przeworski. Capitalismo e social democracia. So Paulo, Companhia das Letras, 1991.
(31)

(30)

44

uma enganosa especializao de um conjunto mais geral de produtores culturais e, em segundo lugar, uma enganosa ampliao de um tipo de formao cultural para uma categoria social geral". (32) Quando referida a tipos sociais especficos, como escritores e pensadores sociais, e sua relao com a ordem social e suas classes, se trata de uma definio muito particular que no d conta do conjunto da organizao social dos produtores culturais. No nosso caso, poderamos perder de vista uma gama de funes nascentes desempenhadas no interior da imprensa dos anos 20 e 30 que no se enquadrariam numa tipologia mais rigorosa da categoria dos "intelectuais". Nesse sentido, a noo de intelectual pretende dar conta do que Williams define como produtores culturais, agentes das prticas significativas e relaes sociais que, em nosso caso, constituem a instituio denominada imprensa, no perodo histrico pesquisado. Em certo sentido, orientaramos nossa anlise para uma perspectiva de contornos gramscianos, que distingue os intelectuais a partir de sua funo social imediata como categoria profissional no contexto da diviso tcnica do trabalho poltico e ideolgico. Mas agruparamos, na definio baseada em produtores culturais, tanto os "criadores" quanto os "administradores/divulgadores" da produo cultural, distino com a qual opera o pensador italiano. (33) Em parte sob este prisma, o socilogo Srgio Miceli elaborou uma rigorosa anlise sobre o relacionamento entre a intelectualidade e a classe dirigente no Brasil nos anos 20, 30 e 40 desse sculo. (34) Miceli busca explicitar como a partir da dcada de 20, que assinala transformaes decisivas no plano econmico, social, poltico e cultural da sociedade brasileira, se organiza uma nova pactuao no relacionamento entre intelectuais e a elite dirigente do pas. O objetivo do autor indicar as estratgias produzidas pela chamada intelectualidade para galgar postos de trabalho no setor pblico e privado. Nesse movimento de conquista de espao

Raymond Williams, Cultura, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992, p.212. Ver Antnio Gramsci, Os intelectuais e a organizao da cultura. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1982; Alfredo Bosi, O trabalho dos intelectuais segundo Gramsci, im Cu, Inferno. Ensaios de crtica literria e ideolgica. So Paulo, tica, 1988; e Srgio Miceli, Ideologia, aparelhos do Estado e intelectuais em Gramsci. So Pauli, 1974. (mimeo) (34) Srgio Miceli, Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-1945), So Paulo, Difel, 1979, p.210.
(33)

(32)

45

profissional os intelectuais se dirigiram a trs setores principais: partidos polticos, literatura e Estado. Segundo o autor, "o desenvolvimento das instituies culturais, das organizaes polticas e da mquina burocrtica traduz, em ampla medida, as transformaes por que passavam ento as relaes entre os diversos grupos dirigentes e, de outro lado, reflete as demandas dos produtores e consumidores de bens culturais cujo mercado estava em vias de se consolidar". (35) Um aspecto importante para nossa reflexo, a ser recuperado do trabalho de Miceli diz respeito s mudanas que se verificam na relao entre os intelectuais e a produo cultural. "Os mesmos grupos sociais em expanso nos grandes centros industriais e administrativos do pas (os funcionrios pblicos, os trabalhadores etc.), e de cujo apoio passou a depender a nova coalizo de foras que detinha o controle do Estado, favoreceram a constituio de um mercado de bens culturais relativamente autnomo tanto em relao aos antigos grupos dirigentes e aos seus mecenas privados como em relao s instncias polticas e religiosas interessadas em impor suas diretrizes produo cultural".
(36)

O que se verifica na produo cultural a partir da

chamada Revoluo de 30 , para tomar uma idia desenvolvida por Antnio Cndido, um processo catalisador. Elementos que j se presentificavam de forma dispersa no plano cultural apresentam-se agora articulados, fruto sobretudo de uma nova correlao entre o intelectual, de um lado, a sociedade e o Estado, de outro, motivada por condies econmico-sociais alteradas. (37) A atitude dos intelectuais na sua relao com a classe dirigente apoia-se tambm nas alteraes que se processam no mercado de trabalho intelectual, que assiste a uma expanso do campo editorial, em especial o mercado de livros, e a ampliao de oportunidades de ingresso no servio pblico. Tais mudanas, porm, no respondem prioritariamente pelas novidades nas condies de trabalho intelectual. As possibilidades de acesso s profisses intelectuais continuam a depender do que o autor chama, em linguagem "bourdieusiana", de estratgias de reconverso das famlias que
(35) (36)

Idem, p.XVI. Idem, p.210. (37) Antnio Cndido, op. cit.

46

podem transmitir aos filhos um certo montante de capital social e cultural varivel conforme o grau de proximidade dessas famlias da frao culta da classe dominante. Na perspectiva de Miceli, mantm-se indissolvel o lao que amarra as trajetrias e carreiras dos diferentes tipos de intelectuais histria social de suas famlias. Da, sugere, a distribuio dos agentes propensos a uma carreira intelectual pelas diferentes carreiras possveis nessa conjuntura vai depender da correlao entre a posio do grupo familiar desses futuros intelectuais e o plo dominante da classe dirigente e do montante e dos tipos de capital escolar e cultural a que tero acesso conforme o setor da classe dirigente a que pertencem. nessa situao que o autor aponta dois parmetros de atuao desses intelectuais que se aproximariam das duas posies por ns indicadas no trabalho com o discurso dos "homens de imprensa" acerca do seu prprio papel na instaurao de uma nova modalidade de periodismo na capital mineira: o lugar daqueles que dirigem os empreendimentos jornalsticos e aqueles que atuam quotidianamente no ato de fazer os jornais. Um dos padres de comportamento dos intelectuais toma como referncia aqueles que, situados mais margem do ncleo central da elite dirigente, tendem a negociar seu parco capital social e cultural em troca de refgios profissionais. So os "parentes pobres", diz Miceli. Poderamos aqui aproximar a biografia dos jornalistas que em seu discurso enfatizaram as condies precrias que enfrentam os indivduos na implementao de mudanas na imprensa de Belo Horizonte. Assentados em pequenas funes nas reparties pblicas, buscam um certo prestgio social no trabalho nas redaes da cidade. Estaro a comandados pelos "herdeiros", aqueles que devero dar continuidade s posies de suas famlias no interior da prpria frao intelectual. Emparelharamos, fazendo coro anlise de Miceli, biografias como a do fundador do jornal O Debate, Paulo Pinheiro Chagas, e a do escritor e jornalista militante de diversos jornais de Belo Horizonte, Cyro Versiani dos Anjos. O primeiro, acompanhando a linhagem familiar, obteve slida formao educacional e formou-se em medicina e direito. Mas, sobretudo, incorporou-se na longa tradio de atuao poltica do "cl", onde pontilhavam deputados federais e secretrios de Estado. J Cyro

47

dos Anjos, oriundo da pequena burguesia agrria e interiorana, muda-se na adolescncia para Belo Horizonte para concluir os estudos secundrios e graduar-se em Direito. Tem suas atividades marcadas pela rotatividade ocupacional que marca a vida dos "primos pobres" e estabiliza-se no jornalismo e como funcionrio pblico. A caracterizao que Srgio Miceli faz dos "primos pobres" precisa. "As famlias dos 'primos pobres' encontravam-se relativamente afastadas, tanto social como geograficamente, da frao poltica e intelectual da classe dirigente (...) Os 'primos pobres' cresceram e foram educados em cidades do interior e s vieram para a capital ao final da adolescncia. No dispondo das vantagens resultantes de posies privilegiadas no espao da linhagem e da frtria, ao que muitas vezes vem se aliar a presena de estigmas, esses futuros intelectuais encontram-se praticamente impossibilitados de acionar a seu favor as ltimas reservas familiares do capital de relaes sociais a exemplo do que puderam fazer seus irmos mais velhos". (38) Esta "baixa" intelectualidade, na busca do renome literrio ou do status da carreira de pensador ou ensasta, se espremia entre as servides do funcionalismo pblico e as atividades no jornalismo. Assim, podemos constituir uma rede mais complexa de indutores da atitude e comportamento dos intelectuais que se tornavam homens de imprensa na dcada de 20 e 30 em Belo Horizonte. A convergncia dos indivduos para o espao da produo de jornais revelaria a percepo, nesse espao, de um ponto estruturador de um rudimentar mercado para o trabalho intelectual. Era um tempo, segundo os relatos dos "homens de imprensa", em que jornalismo se apresentava, sobretudo, como um lugar de fascnio e construo de uma identidade social, um posto para dar vazo a um impulso de escrever, que eles muitas vezes entendiam como vocao. "Havia realmente vocao naquele tempo. E tambm uma certa vaidade em considerar a profisso como algo intelectual, criativa, muito alm da atividade profissional de outros setores. Ser jornalista eqivalia a assumir uma aura diferente, (...) e para eles o que importava era apurar, escrever, entrevistar, houvesse ou no dinheiro certo - sem dvida no lhes

(38)

Idem.

48

faltava, pela mesada providencial dos pais de classe mdia." (39) A gratuidade de servios, reconhece Pedro Aleixo, era a regra dentro das redaes. (40) A emergncia de elementos que viriam a ser fundamentais na constituio de um mercado de trabalho intelectual, a histria familiar, a configurao de uma nova relao poltica entre intelectuais e classe dirigente aparecem como condicionantes sociais centrais para o entendimento da ao de um estrato social caracterizado como intelectualidade. A eficcia dessa linha de anlise, devemos nos precaver, pode dar guarida tambm a uma leitura algo restritiva da ao desses produtores culturais, como afirma Antnio Cndido. "O papel social, a situao de classe, a dependncia burocrtica, a tonalidade poltica - tudo entra de modo decisivo na constituio do ato e do texto de um intelectual. Mas nem por isso vale como critrio absoluto para os avaliar". (41) Assim, aqui nos parece mais apropriado apontar para o trabalho dos intelectuais na cidade como parte do desenvolvimento do que Angel Rama caracterizou como cidade letrada. Ao estudar a tradio intelectual latino-americana e sua funo no planejamento, evoluo e desenvolvimento dos centros urbanos como ncleos de poder na Amrica Latina, Rama mostra a importncia da constituio de um grupo de mltiplos servidores intelectuais que forma um anel em torno do poder e que cumpre os "encargos civilizadores". Por ora, importa-nos ressaltar que o autor discute a margem de funcionamento autnomo de que capaz a equipe intelectual, argumentando com base em autores como Karl Mannheim e Avin Gouldner. Rebate a noo marxista que reduz os intelectuais a meros executores dos mandatos das instituies ou classes, pois tal pressuposto perde de vista sua funo peculiar de produtores - enquanto conscincias que elaboram mensagens - e, sobretudo, sua especificidade como desenhistas de modelos culturais, destinados constituio de ideologias pblicas. A longa citao esclarecedora:

(39) (40)

Tempo de fato e mito. Estado de Minas. 08/03/77, p.4. Caderno comemorativo. Pedro Aleixo, Uma data mineira. Estado de Minas. 08/03/36, p.1. (41) Srgio Miceli, op.cit.p.11.

49

"Creio indispensvel manejar uma relao mais fluida e complexa entre as instituies ou classes e os grupos intelectuais. Inclusive por sua condio de servidores de poderes, esto em contato imediato com o foroso princpio institucionalizador que caracteriza qualquer poder, sendo portanto os que melhor conhecem seus mecanismos, os que mais esto treinados em suas vicissitudes e, tambm, os que melhor aprendem a convenincia de outro tipo de institucionalizao, o do restrito grupo que exerce as funes intelectuais. Pois tambm por sua experincia sabem que se pode modificar o tipo de mensagens que emitem sem que se altere sua condio de funcionrio, e esta deriva de uma intransfervel capacidade que procede de um campo que lhe prprio e que dominam, pelo qual se lhes reclama servios, que consiste no exerccio das linguagens simblicas da cultura. No somente servem a um poder, como tambm so donos de um poder." (42) Nesse sentido, a nosso ver, para construirmos uma interpretao da ao dos "homens de imprensa" no processo de mudanas que marcaria o periodismo em Belo Horizonte nos anos 20 e 30, no se trataria simplesmente de combinar um nmero maior de variveis que permitissem a construo de um quadro "mais complexo" de condicionamentos sociais sobre o comportamento dos agentes. A dinmica social e histrica que produz e produzida pelos atores sociais escaparia a um processo tal de encapsulamento. Daniel Pcaut sustenta uma crtica sugestiva perspectiva de Miceli, possibilitando captar elementos para a construo do que, nos parece, poderia ser uma interpretao mais abrangente da prtica e produo cultural no perodo, naquilo que concerne imprensa de Belo Horizonte. O pensador francs verifica como uma dada gerao de intelectuais brasileiros perpetrou a construo de uma cultura poltica pela qual se responsabilizou e de onde derivou sua prpria legitimidade no campo cultural. A
(42)

Angel Rama, A cidade das letras, So Paulo, Brasiliense, 1985, p.48. 156p.

50

noo de cultura poltica seminal para seu trabalho e diz respeito no ao "conjunto dos membros da sociedade, mas antes constitutiva da identidade de um grupo". (43) Pcaut trata de trs dos mltiplos aspectos do que entende por cultura poltica: posio social dos intelectuais ("os critrios de classe ou de estratificao social mostram-se insuficientes para a anlise. Convm considerar o lugar que os intelectuais atribuem a si prprios, e queles que lhes reconhecem o poder"); representao do fenmeno poltico; articulaes entre o campo intelectual e a esfera poltica. Pcaut afirma que Miceli observa os intelectuais com o intuito de identificar suas orientaes, em face das classes dirigentes, como derivadas dos interesses que compartilham e no como expresso de sua converso ao poltica. O autor no descarta a noo de interesse para perceber uma categoria social cuja tarefa concerne elaborao ideolgica. "Contudo, na falta de um campo cultural autnomo, capaz de reproduzir uma hierarquia institucionalizada de posies, esses interesses s podem ter uma consistncia limitada. No se revelam seno aps as tentativas de redefinir a questo da legitimidade poltica" (44). Para Pcaut, no Brasil dos anos 20, os projetos intelectuais eram inseparveis da vontade de contribuir para fundamentar o cultural e o poltico de uma forma diferente. "Tudo estava em jogo ao mesmo tempo". (45) E, nessa perspectiva de que os planos se mostram indissociveis, a referncia de anlise pode se deslocar da identificao de dimenses mais ou menos explicativas do comportamento individual e coletivo dos "homens de imprensa" para a construo de um sistema de significaes - a cultura poltica de Pcaut - que pode ser postulada como provvel orientadora da prtica social dos agentes. Essa indistinguibilidade dos planos cultural e poltico transforma necessariamente a atuao dos intelectuais nos anos 20, 30 e 40 no processo de emergncia de um ator poltico, na gnese de uma intelligentsia, conforme analisa
(43)

Daniel Pcaut, Os intelectuais e a poltica no Brasil, So Paulo, tica, 1990. p.17. Idem, p.335 (45) Por outro caminho, esta reflexo realizada por Renato Ortiz quando analisa o que chama de incapacidade de autonomizao do campo cultural no incio do desenvolvimento capitalista no pas. Ver Renato Ortiz, A moderna tradio brasileira, So Paulo, Brasiliense, 1988.
(44)

51

Luciano Martins. Em torno dessa categoria talvez possamos indicar outras dimenses que dem conta da ao empreendida no mbito da imprensa de Belo Horizonte. A origem do termo intelligentsia, segundo Martins, controversa, remetendo sempre identificao de intelectuais em contextos polticos diferentes, e sua utilizao comum para designar coisas diferentes. (46) O autor indica as balizas fundamentais para tratamento do tema e compreenso da ao dos intelectuais no incio do sculo. Numa crtica e refinamento da concepo de intelligentsia formulada por Gella, o autor afirma ser correto apontar a existncia "na intelligentsia de um sentimento de no identificao com a sociedade tal como esta se apresenta, o que pode traduzir-se por uma rejeio ao status quo e constituiu a fonte do desejo de transformar tal sociedade". (47) Seria, pois, uma forma de alienao situada no domnio do subjetivo e no um fenmeno objetivo como sugere Gella. "Quer dizer: no ditada por qualquer posio objetivamente ocupada na escala social, mas pela decalagem pressentida ou vivida entre, de um lado, a sociedade desejada a partir de uma certa viso de mundo e, outro, a sociedade tal como se apresenta, a sociedade 'real'". A formao dessa viso de mundo pode envolver a vontade de mudana na escala social ou o desejo de

reconhecimento pela sociedade da condio de intelectual. Mas no pode ser explicada apenas por estas motivaes j que, em geral, os membros da intelligentsia vm de camadas superiores e possuem uma espcie de imperativo tico, um sentido de misso que normalmente atribuem sua ao. Sua viso de mundo, baseada num sistema de valores onde h uma deontologia do ofcio intelectual, que provocaria sua no conformidade com as regras sociais estabelecidas no sendo, pois, adequado explicar a ao da intelligentsia a partir da idia de discriminao social, posto que isto implicaria restringir valores a interesses. Martins compartilha da idia de que a intelectualidade no se constitui necessariamente em um estrato social particular distinto de outros setores.
Luciano Martins, A gnese de uma intelligentsia - os intelectuais e a poltica no Brasil (1920-1940), RBCS, n4, volume 2, So Paulo, junho/1987. A concepo de Luciano Martins, embora com terminologia semelhante, afasta-se da noo de intelligentsia desenvolvida por Mannheim, aproximando-se mais da prpria idia de produtores culturais de Williams. (47) Idem, p.68.
(46)

52

Competncias especficas e uma socializao comum tendem a criar afinidades entre os membros de uma intelectualidade que se sobrepem mesmo s suas divergncias. "Normalmente, esses laos comuns, esse sentimento de pertencer a um certo 'ns', se traduzem em smbolos prprios, numa linguagem e em hbitos mais ou menos compartilhados, por intermdio dos quais os membros da intelligentsia se reconhecem e so reconhecidos enquanto tais". (48) Esses princpios de auto-identificao podem criar uma espcie de "cl", mas no configuram condio suficiente para a existncia de um estrato social. Tal aspecto no impede, porm, a abordagem da intelligentsia sob a perspectiva de um sujeito coletivo. Numa reanlise do caso russo de formao de uma intelligentsia, Martins infere alguns traos gerais para dar conta do fenmeno dos intelectuais: contedo utpico do seu pensamento; auto-atribuio da liderana moral e/ou da representao dos direitos de camadas politicamente afnicas; visibilidade devida mais posio nica de seus membros do que propriamente sua constituio em estrato social, incompatvel com seu nmero restrito; sentimento de impotncia, s suplantado por um ato de vontade, pelo sentimento de misso, de fundamento tico. A elite cultural brasileira desde a virada do sculo, marcada pela ausncia de um projeto prprio, possui dois tipos sociologicamente distintos de intelectuais. Em primeiro lugar, o bacharel, doutor, expresso de uma boa condio social e um tipo de "cultura ornamental". Foram os primeiros a denunciarem uma ordem social excludente em nome de uma tica intelectual. E, em segundo, os que se queixam da sua condio, "so os precursores de, ou j pertencem a, um outro tipo sociolgico e experimentam as transformaes de um capitalismo nascente. So os que no se limitam mais a mirar-se apenas no espelho do 'mundo civilizado', se bem que ainda sejam seduzidos por ele. So tambm os que se consagram criao literria, s primeiras experincias cientficas, ao jornalismo literrio mais sofisticado (...) e busca de explicao da especificidade da sociedade nacional".

(48)

Idem, p.68.

53

O isolamento vivenciado por esta elite intelectual no tem a ver com discriminao social dos intelectuais (havia certa porosidade entre as camadas urbanas dominantes) nem a um vazio social. Para o autor, o sentimento de isolamento origina-se no fato de que a intelectualidade a) vivia num pas de analfabetos, sem um pblico e um mercado, justamente num momento em que os valores capitalistas comeavam a penetrar fortemente o mundo urbano e b) operava num campo cultural ainda dominando pela cultura ornamental, com pouco espao seja para o pensamento abstrato, seja para o conhecimento instrumental. O perodo dos anos 20 e 30 marca exatamente uma interveno clara do chamado setor intelectual na reestruturao dessa realidade. "Durante os anos 20, o Brasil, como se sabe, passa por transformaes culturais, polticas, econmicas e sociais cuja importncia unanimemente reconhecida. Os centros urbanos, sobretudo Rio de Janeiro e So Paulo, conhecem nessa poca uma efervescncia cultural e poltica sem precedente. no eixo das relaes ambguas entre esses dois domnios (o cultural e o poltico) que a intelligentsia buscar no mais seu status, mas sua identidade social". (49) Poderamos, corroborando e particularizando a tese de Luciano Martins, indicar que a movimentao no espao da imprensa de Belo Horizonte nesse perodo resultado de um processo de construo de uma identidade social por parte da intelectualidade. As iniciativas de criao de peridicos dirios, a colaborao e o trabalho nos jornais da cidade, ajudam a criar um sentimento de pertena aos indivduos e grupos que buscam o reconhecimento como intelectuais. A auto-atribuio de liderana moral e o sentimento de agir em funo de imperativos ticos, manifestos pelos "homens de imprensa" da cidade, respondem por esse processo de instituio de uma identidade social. Assim como tambm as manifestaes queixosas acerca da atividade profissional na imprensa, por um lado, complementam essa mesma dinmica e, por outro lado, revelam a sensibilidade desses indivduos impactada pelas mudanas que se verificam no plano cultural da sociedade, onde a crescente expresso de valores

(49)

Idem, p.75.

54

capitalistas de organizao social no se faz acompanhar de desenvolvimento material que assegure sua plena realizao. Dessa forma, apesar da participao poltica notria dos intelectuais, sua presena mais marcante inicialmente tem a forma de ao cultural. A preocupao inicial da intelectualidade jovem a constituio de sua identidade, social e cultural. A renovao cultural empreendida o momento de construo dessa identidade, na sua ligao com a modernizao do pas. o que nos diz Fernando Correia Dias tomando como referncia os modernistas mineiros. Ele indica como sua ao cultural e poltica caracterstica de um movimento abrangente de renovao ocorrido na dcada de 20 onde a atmosfera intelectual marcante era o anseio de participar e criar inovadoramente em todas as reas. (50) A nosso ver, aspectos que ajudam a explicar o processo de coeso do grupo modernista - atividade comum do jornalismo e emprego pblico; interao via atualizao de influncias recprocas nos bares, cafs e livrarias - podem ser, de certa forma, generalizadas para os "homens de imprensa". De toda forma, as disjunes da utopia com a realidade social do pas, segundo Martins, vo marcar o pensamento intelectual da poca com a idia de atraso, estreiteza dos espritos. "Da certamente seu sentimento de impotncia e tambm a ambivalncia de sua atitude, feita de esperana e desespero, em face desse pas cujo potencial para a mudana eles sadam, ao mesmo tempo em que deploram as dificuldades para realiz-la". (51) Veremos em que medida ocorre a explicitao dessa dinmica no espao da imprensa belo-horizontina mais frente, quando discutirmos as guias mestras que orientam as prticas dos "homens de imprensa" da cidade. O que nos importa neste momento indicar a relao que, poltica por excelncia, os intelectuais estabelecem com o plano cultural da sociedade. Martins conclui que "para a intelligentsia, estruturar o espao cultural significava a possibilidade de criar instituies modernas, abertas ao esprito de renovao e de pesquisa; e, num outro registro, instituies capazes tambm de tir-la do isolamento, de difundir sua

(50) (51)

Fernando Correia Dias, Os modernistas e a cultura regional, mimeo, s/d. Luciano Martins, op.cit.p.80

55

mensagem e de criar um 'mercado', no necessria ou exclusivamente no sentido econmico do termo, mas tambm no sentido de um lugar onde se intercambiam idias. Em suma, os loci para a fundao, reconhecimento e a expanso de sua identidade social, e mesmo de sua "misso" na sociedade". (52) Poderamos ver na (re) articulao da imprensa na cidade, na dinmica instaurada pelo surgimento de jornais dirios na Belo Horizonte dos anos 20 e 30, a busca de definio deste "lugar"? Para isto teremos que buscar os traos balizadores fundantes deste sistema de significaes que impregna os produtores culturais e tornam a experincia do fazer imprensa um desejo, uma "fantasia" de que eram possudos seus protagonistas.

(52)

Idem

56

3. Inconvictos escribas de novos senhores

"O fraque do diretor, a bengala do diretor, a paixo atleticana do diretor, a importncia amvel do diretor surgem infalveis s 8 e meia, indagam protocolarmente: - Alguma novidade? Deu destaque ao aniversrio do Presidente? Sai o retrato dele em trs colunas no alto da primeira pgina? No centro da pgina, claro? No precisa noticiar a partida do Deputado Leleco. No est em boas graas no Palcio. Bem, at amanh. Veja l, Drummond, eu confio em voc." (O Senhor Diretor, Carlos Drummond de Andrade)

Diz-se que na Belo Horizonte dos anos 20 a Rua da Bahia, espelho do desenvolvimento urbano e corao intelectual da cidade, era o caminho que conduzia ao governo e ao poder. (1) E com a imprensa no seria diferente. As redaes dos jornais, sempre em torno desse centro nervoso da capital, tambm marchavam de acordo com a orientao poltica que subia Bahia rumo ao Palcio da Liberdade ou engrossava o coro dos que, de fora desse cortejo, sonhavam com ele. Alm disso, junto com a discusso literria ou a conversa dos cafs, a rua da Bahia dos peridicos da capital significava, tambm, uma conexo entre cultura e poltica que alimentava o debate sobre a participao mineira na construo do ideal da nao. Os interesses polticos eram, pois, o mote, mostravam-se inegavelmente como detonadores do processo de reorganizao e criao de empreendimentos jornalsticos na Belo Horizonte dos anos 20 e 30. O jornalista e escritor modernista
(1)

"Voltemos Rua da Bahia dos anos 20. Era l o caminho do Governo, que ficava no alto, na Praa da Liberdade, dominando a cidade dos estudantes e burocratas, to diversa da de hoje", relembra Carlos Drummond de Andrade em Tempo, vida, poesia., Rio de Janeiro, Record, 1986, p.61. O registro literrio prdigo na construo dessa imagem e vale citar pelo menos o envolvente relato memorialstico de Pedro Nava, Beira-Mar. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985. Para uma anlise da atmosfera intelectual e poltica que envolvia a rua da Bahia na dcada de 20 ver a tese de doutorado de Helena Bomeny, Mineiridade dos Modernistas. A repblica dos mineiros. Rio de Janeiro, Iuperj, 1991.

57

Guilhermino Csar, que aportou na cidade no fim de 1927, vindo de Cataguases, e logo despontou dentre os literatos e, o que era quase a mesma coisa, no grupo do jornalismo local, relembra sua experincia no Estado de Minas, pouco depois de sua chegada. Csar anota que o novo jornalismo do perodo no deixa de irromper de uma "crislida poltica". Demonstra-o o privilgio que a cobertura dos fatos da poltica usufrui em todos os jornais: nacional ou local, a movimentao dos polticos , sem exceo, tema de primeira pgina na produo jornalstica dos dirios da cidade. Pronunciamentos, polmicas, decises e discusses na Cmara dos Deputados, aes e acontecimentos em torno do executivo estadual eram objeto da ateno dos jornais, merecendo acolhida generosa nas pginas principais de todas as edies. Obviamente, contemporneos da dinmica poltico-social daquele perodo histrico, todos os peridicos se apresentam aos leitores destacando qual o seu posicionamento em face da movimentao poltica vivida pelo pas no declinar da chamada Repblica Velha e da deflagrao da Revoluo de 1930 e seus desdobramentos nos anos subsequentes. Em Minas, particularmente, a situao marcava-se na segunda metade dos anos 20 por um governo com "ares" liberais um pouco diferentes do estilo poltico das oligarquias ento no poder. O presidente Antnio Carlos, que esteve frente do executivo estadual no perodo 1926-30, d um tom "moderno" sua administrao, instituindo inovaes como o voto secreto. (2) No so somente as circunstncias polticas e sociais do momento, porm, que nos oferecem os quadros de referncia para compreenso da situao de efervescncia vivida pela imprensa local. Nossos protagonistas, em nenhum instante de seu discurso, negaro estas relaes estabelecidas entre o fazer da imprensa e a atividade poltica. Sua enunciao ser mesmo fundamental para justificar o aparecimento de jornais ou as mudanas nos dirios de Belo Horizonte no perodo em foco. A interface imprensa/poltica, todavia, aparecer em suas falas no mais como uma condio natural, e sim um problema a ser
(2)

Sobre o significado do governo Antnio Carlos e algumas das mudanas implementadas no estado ver John Wirth. Minas: o fiel da balana. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982 e As constituintes mineiras de 1891, 1935 e 1947; uma anlise histrica. Belo Horizonte, Assemblias Legislativa do Estado de Minas Gerais, 1989.

58

equacionado. Sempre reivindicando condies ou exigindo requisitos que assegurem a combinao adequada das duas atividades, os "homens de imprensa" expressam uma preocupao latente com as relaes do campo poltico e o espao do jornalismo dirio na capital. Tal fato nos permite, pois, indagar sobre a natureza da metamorfose experimentada pela imprensa ao ganhar o mundo para alm do casulo da poltica que abriga seu desenvolvimento inicial, conforme sugeriu Guilhermino Csar. Com isso, pretendemos verificar no o vo efetivamente alado pelo periodismo da poca mas que asas lhe sustentam o sonho de abandonar a morada original. Ou seja, interrogar os "homens de imprensa", atravs de seu discurso, acerca da experincia de mudana e instituio do que percebem como uma prtica renovada no mbito da imprensa nos seus laos com o campo poltico. Nesse sentido, aspectos e traos da realidade da poltica local e nacional, naquele momento, aparecem como recurso, uma espcie de pano de fundo contra o qual se projetam e onde tambm refletem-se representaes dos agentes acerca da evoluo vivida pela imprensa belorizontina. Como dissemos, o processo poltico em curso e a experincia poltica vivida pelos indivduos naqueles anos funcionam como o combustvel, o detonador das mutaes ocorridas na esfera da imprensa. Pode-se dizer que do final da Primeira Repblica ao incio do Estado Novo, Minas vive uma espcie de transio na sua estrutura de poder poltico. De um sistema baseado na dominao unipartidria, que chancela o controle dos mecanismos de mediao e das agncias de poder pblico pelas oligarquias, passa-se a um novo contexto onde diversas questes impem uma redefinio da situao poltica local. Um dos pontos importantes que convm ressaltar o perodo de atuao de Antnio Carlos Andrada frente do governo estadual. A administrao carlista representou, em alguma medida, uma oxigenao na tradicional poltica mineira. A grande presena de uma jovem intelectualidade, sobretudo os chamados modernistas, na rbita do executivo conferiu a este uma faceta liberal e abriu portas para uma certa modernizao institucional. O perodo Antnio Carlos , em geral, apontado como reformista e intervencionista em suas polticas pblicas, com

59

destaque para o setor de educao, de certa forma antecipando-se s presses sociais por mudanas da poca. (3) Vale destacar tambm importantes repercusses scio-polticas resultantes do movimento revolucionrio de 30. A criao de um sistema multipartidrio, readequao necessria para que se conduzam os complexos interesses e problemas estaduais frente nova realidade federal, pode, em princpio, ter respondido por algum estmulo s movimentaes no plano editorial. Assim como a emergncia de novos plos de agregao ideolgica, resultado de processos tais como a urbanizao e industrializao, engendram outros agentes polticos que, certamente, podem ter procurado na imprensa um canal de defesa pblica de seu iderio. O exame da trajetria singular de alguns dos personagens estruturadores de iniciativas no campo editorial ponto de apoio para elucidao da dinmica que assume o periodismo da capital mineira na sua relao com a poltica. Afonso Arinos de Melo Franco, j atuante na poltica estadual, aps passagem pelo jornal Dirio de Minas, rgo do Partido Republicano Mineiro, em 1927, assume um cargo de direo na empresa editora dos Dirios Associados, frente do Dirio da Tarde e do Estado de Minas. E o faz na condio de representante de um grupo poltico, como ele mesmo caracteriza em seu livro de memrias A Alma do Tempo: ocupava posio no jornal para defender a candidatura de Virglio Melo Franco como interventor do governo Vargas em Minas. (4) Em 1934, Arinos deixa os Dirios Associados por divergncias polticas e monta um jornal de oposio, a Folha de Minas, ao governo estadual, cujo interventor indicado havia sido Benedito Valadares. O objetivo de intervir na poltica tambm aparece como a mola propulsora da fundao do Dirio do Comrcio em 1927. Cyro dos Anjos quem rememora: "logo veio, como oferta de novembro, um lugar de reprter no `Dirio do Comrcio`, fundado pela Associao Comercial,

(3)

Uma das poucas excees a um balano geral positivo do governo Antnio Carlos de Barbosa Lima Sobrinho, A verdade sobre a Revoluo de Outubro de 1930. So Paulo, Alfa mega, 1975. (4) Afonso Arinos de Melo Franco. A alma do tempo. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1975. p.301

60

que, bem sucedida em recentes arremetidas na poltica, parecia cobiar maior fatia de poder." (5) O dirio ponteiro da chamada imprensa moderna em Belo Horizonte, o Correio Mineiro, de 1926, participou ativamente da campanha a deputado em 1927, como vimos no captulo segundo deste relato, apoiando candidatos de forma declarada. Tambm cerrou fileiras em torno do ento presidente de Minas, Antnio Carlos, j nas primeiras rusgas e entreveros da oligarquia poltica mineira com o executivo federal no processo que seria um dos afluentes a desembocar no movimento revolucionrio de 30. (6) As evidncias da presena de motivaes polticas na movimentao vivida pela imprensa da cidade nas terceira e quarta dcadas deste sculo poderiam se estender histria de vrios outros peridicos da poca e no constituem efetivamente novidade na seara das relaes imprensa/poltica. Jos Mendona, em uma das raras reflexes que pem em tela a imprensa da capital nesse perodo, oferece-nos um painel acerca dessa realidade. (7) J numa anlise de contexto mais amplo, estudos clssicos da historiografia nacional situam esta fase do periodismo local como momento de transio. Migra-se de uma imprensa dependente diretamente da prxis poltica de diferentes grupos para aquela de publicao de peridicos com caracterstica predominantes de negcios empresariais lucrativos. o que afirma Nelson Werneck Sodr, para quem desde a virada do sculo XIX a imprensa nacional vive um momento de evoluo da chamada pequena grande imprensa. "Os pequenos jornais, de estrutura simples, as folhas tipogrficas, cedem lugar s empresas jornalsticas, com estrutura especfica, dotadas de equipamento grfico necessrio ao exerccio de sua funo. Se assim afetado o plano da produo, o da circulao tambm o , alterando-se as relaes do jornal com o anunciante, com a poltica, com os leitores. Essa transio comeara antes do fim do
Cyro dos Anjos. A menina do sobrado. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1979. p.330 Sobre as razes da Revoluo de 30 ver, entre outros, Boris Fausto. A revoluo de 30: histria e historiografia. So Paulo, Brasiliense, 1972. (7) Jos Mendona. A imprensa de Belo Horizonte na fase revolucionria (1925-1937). VI Seminrio de Estudos Mineiros. Belo Horizonte, UFMG, 1987. p.45-82. Humberto Werneck em O desatino da rapaziada. So Paulo, Companhia das Letras, 1992. nos oferece tambm um crnica desse perodo expondo informaes diversas acerca das origens polticas de diferentes empreendimentos editoriais.
(6) (5)

61

sculo, naturalmente, quando se esboara, mas fica bem marcada quando se abre a nova centria. Est naturalmente ligada s transformaes do pas, em seu conjunto, e, nele, ascenso burguesa, ao avano das relaes capitalistas: a transformao na imprensa um dos aspectos desse avano; o jornal ser, da por diante, empresa capitalista, de maior ou menor porte. O jornal, como empreendimento individual, como aventura isolada, desaparece, nas grandes cidades." (8) Essa tese , nos seus fundamentos, um desdobramento de uma interpretao da histria da imprensa no Brasil que a v como objetivao de uma totalidade maior. Tal modelo terico identifica o desenvolvimento do jornalismo nacional pari passu com a evoluo de uma sociedade de tipo capitalista, ainda que obedecendo obviamente a ritmos e dinmicas especficos de acordo com o grau de desenvolvimento scio-econmico de cada regio do pas e com a particularidade da insero da sociedade nacional na ordem capitalista mundial. (9) Essa perspectiva tributria de uma matriz explicativa escorada em um certo modelo histrico de desenvolvimento do jornalismo. O fenmeno da imprensa teria experimentado trs fases distintas, combinadas diferentemente de acordo com as particularidades histricosociais de cada sociedade: 1) num primeiro momento uma imprensa de informao, subordinada s necessidades de expanso do sistema de troca de mercadorias; 2) evolui para a chamada imprensa de opinio, tambm nomeada de fase do "jornalismo literrio"; seria quando os jornais deixam de ser apenas instituies publicadoras de avisos para se tornarem porta-vozes e condutores da chamada opinio pblica, meios de luta poltica partidria e de construo de uma esfera pblica burguesa; e, por fim, 3) a imprensa se assume como empresa comercial voltada para o lucro, um empreendimento baseado nos interesses econmicos privados. (10)
Nelson Werneck Sodr. Histria da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1966, pp.315. Essa concepo encontra outro expoente em Juarez Bahia. Jornal, histria e tcnica - histria da imprensa brasileira. So Paulo, tica, 1990. Uma viso mais matizada, porm caudatria dessa perspectiva terica pode ser encontrada em Francisco Rudiger. Tendncias do jornalismo. Porto Alegre, Editora da Universidade, 1993. (9) Alguns elementos dessa discusso esto em Renato Ortiz. A moderna tradio brasileira. So Paulo, Brasiliense, 1985. (10) Tal modelo que enquadra o desenvolvimento da imprensa em trs fases compartilhado, com diferentes nfases analticas, por diversas correntes tericas de anlise do fenmeno do jornalismo. Nos quadros de referncia de uma anlise que combina elementos de concepo histrica marxista e weberiana ver o trabalho de Jurgen Habermas. Mudana estrutural da esfera pblica. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1984; e numa perspectiva caracterizada como de matiz funcionalista o trabalho do americano Robert E. Park. The natural history of the newspaper, in: Robert E. Park e Ernest W. Burgess, The City, Chicago, Chicago Press, 1967, p.80-98.
(8)

62

A simples adaptao desse esquema terico ao nosso caso nos induziria a olhar para a ento imprensa da cidade como que volteando no interior de um momento de transio, entre a primeira e segunda Repblica. Momento este que prepararia seu ingresso definitivo na era dos chamados empreendimentos empresariais. Buscar-se-ia, dessa forma, verificar na capital mineira um processo de abandono paulatino de uma imprensa produzida em termos "artesanais" e voltada para dar divulgao s disputas polticas entre grupos locais/nacionais rumo a uma, ainda que incipiente, fase "industrial". As caractersticas principais dessa etapa seriam a organizao da atividade jornalstica sob a forma de empresa com estrutura comercial, destinada a vender informao, marcada pela crescente diviso do trabalho, atraindo capitais e alterando suas relaes com o anunciante, leitor e a atividade poltica, at ento motor fundamental para a manuteno dos jornais. Tais mudanas que se insinuam na imprensa mineira estariam, retardatariamente, devido s condies scio-culturais e econmicas de Belo Horizonte, em consonncia a um movimento ocorrido em centros como Rio de Janeiro e So Paulo j na virada do sculo: se a preocupao central dos jornais ainda o fato poltico, eles agora no se voltam to incisivamente para as disputas polticas imediatas. Estruturados como empreendimentos comerciais, buscariam transitar de uma base de sustentao alicerada em subsdios provindos dos grupos que conduzem a poltica e, em geral, dirigem o Estado no sentido do capital que se apresenta atravs do crescimento de um mercado publicitrio, da ampliao paulatina do pblico leitor e do alargamento da margem de lucro obtida pelos incrementos tecnolgicos. A imprensa da capital, mesclando caractersticas das segunda e terceira fase desse modelo de desenvolvimento, poder-se-ia dizer, caminhava rumo a sua modernizao como prtica econmica, cultural e social. Contudo, nossa orientao aqui diversa. No pretendemos interpretar a movimentao que ocorre na prtica do jornalismo na capital como mera derivao de interesses extra-imprensa, pertinentes to somente a um campo poltico daquela sociedade. Interesses estes que a partir de um dado momento resultam insuficientes para conduzir a prtica do periodismo em consonncia com um desenvolvimento scio-

63

econmico verificado na cidade. Tampouco olhamos para essas mudanas que ocorrem na esfera da imprensa apenas como resultado de determinaes das relaes polticas protagonizadas pelos atores sociais, e que se desagregavam em face do robustecimento de uma lgica mercantil na operao dos negcios do jornalismo. A nosso ver essa perspectiva aparenta uma desqualificao prvia de elementos outros, que no fatos "econmicos" ou "polticos", constitutivos da experincia dos indivduos na atividade jornalstica na cidade. Ser que no poderamos tomar a atividade da imprensa tambm como instituinte de novas realidades almejadas pelos projetos intelectuais em gestao no Brasil nos anos 20 e, nesse sentido, como nos mostra Daniel Pcaut, inseparvel da vontade de contribuir para fundamentar de forma diferente o espao do cultural e do poltico? "Tudo estava em jogo ao mesmo tempo. Instituio alguma escapou necessidade de assumir uma nova legitimidade: tanto a Igreja como o Exrcito, tanto o Estado como os estabelecimentos de ensino superior. A interveno poltica dos intelectuais inseriu-se numa conjuntura de recriao institucional". (11) Talvez esta possa ser uma "picada" que abra caminho para um entendimento mais largo das mudanas na relao imprensa/poltica desencadeada na Belo Horizonte da dcada de 20. Tentaramos fugir assim de uma causalidade estreita para situar as movimentaes editoriais que ocorrem tambm como parte de uma experincia que, apesar de comparvel com a de outras sociedades e assentada numa determinada tradio do fazer imprensa, no a mera reiterao ou simples identidade de um modelo j constitudo e possui um ineditismo efetivo na sua manifestao no cenrio social. Nesse sentido, seria interessante retornarmos aos breves trajetos, relacionados h pouco, de dirios da capital mineira que se constituem e reorganizam "movidos por interesses polticos". Podemos, em alguma medida, tentar verificar se um algo mais no transborda da idia de que o fato poltico o condutor fundamental

(11)

Daniel Pcault. Os intelectuais e a poltica no Brasil. So Paulo, tica, 1990. p.22

64

desses processos. Afonso Arinos Melo Franco, dizamos, galgava posto de direo no Estado de Minas por acertos entre os indivduos que operavam na poltica local e nacional aps o desfecho do movimento constitucionalista de 1932, capitaneado pelas elites de So Paulo. O acordo feito com a direo da empresa editora, pertencente a Assis Chateaubriand, (12) permitia, como forma de esta fugir s represlias do governo federal pelo seu apoio aos paulistas, que os seus jornais mineiros servissem poltica adotada por Virglio de Melo Franco no Estado. Em resposta, o governador Olegrio Maciel, mobilizando os intelectuais do governo, organizou o dirio A Tribuna. (13) Entretanto, nos diz Afonso Arinos em suas memrias, Chateaubriand lhe determinara que sua participao nos jornais se restringisse orientao editorial do material que abordava os fatos do mundo poltico. A atuao de Arinos no poderia implicar nenhum tipo de ingerncia financeira na vida dos peridicos. O registro do autor pode parecer, primeira vista, de menor importncia: presena na orientao poltica sim, os negcios do jornal ficam de fora. Ora, a direo do Estado de Minas admite, ao negociar mudanas de orientao poltica do jornal alterando sua direo, que o dirio tem sua atividade organizada pelos interesses do sistema poltico, com este ainda mantm ligaes orgnicas. Todavia h uma esfera dos negcios - que neste caso diz respeito a toda a dinmica e atividade jornalstica que no aquela ligada aos compromissos polticos previamente acertados - que parece independer em algum grau dessa orientao. Poderia supor-se, acompanhando a anlise histrica corrente acerca da imprensa nacional, tratar-se de um momento de mescla onde, de um lado, prevaleciam os contornos de um novo regime jornalstico em ascenso. Marcado pela prevalncia de matrias noticiosas acerca do cotidiano sobre artigos polticos, novos padres de acabamento grfico e peso do departamento comercial que angariava os anncios publicitrios, convencionou-se qualificar esse patamar editorial como o do processo de modernizao da imprensa brasileira e expresso tendencial da chamada "terceira fase do jornalismo". De outro lado, evidenciavam os estertores de uma imprensa
Os jornais de Belo Horizonte formaram o terceiro pilar do que viria a ser conhecido como imprio jornalstico de Assis Chateaubriand. Ver Renato Ortiz op.cit. (13) Nelson Werneck Sodr. Histria da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1966. p.435
(12)

65

abertamente poltico-partidria, calcada na ao organizada de grupos e indivduos. Contribuiria para acelerar tal "transio" o prprio fato de os jornais Estado de Minas e Dirio da Tarde fazerem parte, em Minas, de uma incipiente cadeia jornalstica que se constitua nacionalmente, os Dirios Associados. Com isso, ao menos das disputas polticas regionais, os peridicos poderiam guardar certa autonomia. Rdiger trabalha nessa linha de anlise ao afirmar, referenciado na histria do jornalismo do Rio Grande do Sul, que o novo regime jornalstico que se afirma a partir dos anos 30 naquele estado, seguindo o processo que j se presentificara nos dois principais centros do pas, Rio de Janeiro e So Paulo, no perde seu carter poltico. "Essa metamorfose verificada no jornalismo no lhe tirou o aspecto poltico; a conquista da autonomia frente o campo poltico no significou sua perda, mas uma mudana de forma. A nova empresa jornalstica uma agncia poltica que apenas no expe seu nome". (14) A poltica, na converso do jornalismo, dentro dessa viso, parece manter intacta sua natureza, sua integridade enquanto prtica social especfica. Agora apenas resta tambm dissimulada no interior das novas formas de existncia e atuao da imprensa. Por seu turno, as mutaes no fazer jornalstico, se alteram profundamente sua dinmica e prtica, aparecem como insuficientes para redefinir sua legitimidade social, que permanece derivada de um outro campo de ao. No caso em tela, a distino, no jornal Estado de Minas dos anos 20, de uma esfera "poltica" e outra de "negcios" seriam representao desse fenmeno. Enquanto locus de prticas diferenciadas, "poltica" e "negcios de imprensa" manteriam entre si, por um lado, uma autonomia quanto lgica de funcionamento e objetivos a cumprir e, por outro, reafirmariam a subordinao da atividade jornalstica prxis poltica. H uma ao eminentemente poltica conduzindo a linha do peridico e outra voltada para reproduzir os padres de produo previstos pela chamada renovao jornalstica.

(14)

Rdiger, op. cit. p.64

66

Mas, a nosso ver, no parece ser apenas esta a perspectiva produzida e organizada pela sensibilidade dos "homens de imprensa" de Belo Horizonte e a ser inferida de seu discurso. A meno feita por Afonso Arinos, de que sua presena na direo do jornal Estado de Minas estaria circunscrita a uma determinada atividade, no significa somente o detalhamento de seu relato memorialstico acerca daquele acontecimento. certo que o autor no faz nenhuma reflexo especfica sobre a questo. Mas seu "silncio" acerca de um fato seminal para a atividade poltica poca pode ser considerado revelador - afinal as mudanas na relao poltica/imprensa evidenciavam que a prxis poltica no controlava mais na totalidade o sentido da prtica do periodismo. Ao invs de um apego nostlgico a uma situao que mudava rapidamente, ou mesmo a suposta "denncia" de que a poltica tornava-se atividade menor em face da imprensa, a indiferena de nosso protagonista pode significar uma percepo original. Talvez a separao entre a "poltica" e o "negcio" no jornal no implicasse, na viso deles, nem uma dissociao entre imprensa e poltica, como aparece nossa primeira observao, mas nem tampouco uma subordinao, em nova forma, da primeira segunda atividade. Seu silncio pode indicar que, nos quadros de referncia simblica da poca, os novos nexos que ligam imprensa e poltica emergem juntamente com uma nova imaginao que organiza a percepo dessa poro da realidade. "Negcios" e "poltica", prticas que o pensamento social costuma indicar como de crescente distino a partir desse processo, aparecem sim como diferentes, redefinem sua natureza e redefinem-se uma a outra. Permanecem, porm, inseparveis para os "homens de imprensa". Em que termos eles perceberiam a "porosidade" entre ambas nessa relao? Falar de imprensa, ali e naquele momento, tem, sim, novo enfoque. Afonso Arinos constri sua lembrana da imprensa da capital em torno de pelo menos dois pilares. Ao deixar os jornais dos Dirios Associados, o poltico e jurista, rememora, resolveu investir sua experincia editorial na criao do que chamou de "jornal moderno" para a capital de Minas Gerais. Fundada em 1934, a Folha de Minas, apesar da clara motivao poltica, vista por ele como um jornal que, antes de tudo, renovou

67

a tcnica da imprensa mineira. "A 'Folha de Minas' foi, sem dvida, um sucesso intelectual e, at certo ponto, um xito jornalstico", garante. (15). Um jornal, fundado em funo da atividade poltica, parece ter como critrio central de avaliao seu desempenho jornalstico. No se trataria, pois, de uma reduo do espao da poltica mas talvez da percepo de uma ampliao do que concerne ao do jornalismo. Mesmo com a inevitvel proclamao de princpios e o destaque da cobertura de poltica nos jornais, as falas dos jornalistas da poca parecem no referir-se mais mesma "realidade" da imprensa at ento conhecida ou convencionada. De que se trata, afinal, quando o assunto imprensa e poltica? Vejamos as palavras dos nossos protagonistas. O Estado de Minas, em editorial de fundao j no ano de 1928, proclama que a cidade carecia de um jornal "afastado da dependncia do governo". (16) Governo aqui representa a poltica em geral j que nesta poca no havia como fazer meno ordem poltica sem voltar-se para o poder central de Estado. (17) Reivindica-se, no caso, o afastamento da dependncia dos jornais da vida poltica no sentido de que o periodismo no se apresente subordinado ao campo do poder poltico. No subalterna, porm sem romper os liames que a fazem poltica, a imprensa tem que legitimar novos sentidos de "poltico" sua atividade. "De h muito se reconhece a necessidade de uma grande folha diria que na capital e no Estado defenda os interesses legtimos das classes que trabalham e produzem - a lavoura, a indstria e o comrcio. O valor que j tm na vida econmica do Estado essas trs manifestaes da atividade mineira estava em flagrante contraste com o silncio em que viviam, sem um rgo que fizesse ouvir, nos momentos decisivos, a sua voz indispensvel na resoluo dos grandes problemas". (18)

(15) (16)

Afonso Arinos, op.cit. p.339. Editorial. Estado de Minas. 16 de julho de 1927. p.1 (17) Para uma discusso sobre os enfoques que privilegiam ora a primazia da sociedade na estruturao do poder poltico, ora a prevalncia do Estado em sua capacidade de plasmar a sociedade e os interesses polticos, ver Eli Diniz e Renato Boschi. O corporativismo na construo do espao pblico. In: Renato Boschi (org.). Corporativismo e desigualdade: a construo do espao pblico no Brasil. Rio de Janeiro, Rio Fundo/Iuperj, 1991.p.11-30. (18) O Estado de Minas. Estado de Minas. 7 de maro de 1928. p.1.

68

Mas no significa, primeira vista, tratarem-se os jornais de meras correias de transmisso de opes poltico-partidrias como era tradicional na imprensa peridica de at ento. Afinal, ao menos do ponto de vista da enunciao, h um novo "sujeito" patrocinando a fabricao de jornais. Antes os grupos polticos afirmavam-se em pblico via imprensa e agora, ainda que obviamente vinculados a grupos e interesses polticos, so, a princpio, os representantes da "lavoura", "comrcio" e "indstria" que anunciam a importncia de sua manifestao pblica, para o restante da sociedade. (19) Aqui registra-se j uma nuance ante a idia tradicional da imprensa poltico-partidria, j que esta tinha como referncia projetar a opinio tornada pblica de atores que atuavam com vistas a uma esfera eminentemente poltica, de trnsito de sujeitos polticos. A defesa desses interesses parece requerer no s algumas mediaes como a da imprensa, como estes mesmos interesses se afirmam dotados de uma outra natureza. Uma certa duplicidade do papel da imprensa pode ser inferida. H agentes que reivindicam, por um lado, um "portador" do seu ponto de vista para torn-lo pblico. Da mesma forma existe o reconhecimento tcito de um outro interlocutor, no necessariamente presente esfera pblica tradicional, que necessita conhecer essa opinio e o jornal, nesse caso, tambm um espao que viabiliza esse contato. No , contudo, qualquer peridico que pode cumprir tal funo: "Para defender com altivez os interesses gerais, o jornal no pode ser partidrio, nem mesmo poltico no sentido usual dessa palavra entre ns, pois que poltica sinnimo de personalismo, e no de idias. No teremos ligaes nem dependncia com os governos mas encararemos sem prevenes injustas os homens incumbidos da administrao. Procuraremos julgar os fatos e as pessoas de um ponto de vista elevado, sereno, principalmente justo". (20) Era necessrio, pois, romper com o tratamento tradicional dispensado poltica, segundo proclama o articulista. Partidria a imprensa que se inaugura no
(19)

Uma anlise interessante a se fazer seria verificar em que medida podemos tomar essa "ampliao" dos atores que conduzem o negcio da imprensa como expresso de uma ao poltica da burguesia mineira organizada, nos termos propostos por Otvio Soares Dulci em Empresariado e poltica em Minas Gerais, Revista do Departamento de Histria/Cadernos DCP. n 10/8, 1990. Belo Ho Horizonte, FAFICH/UFMG. (20) Idem.

69

poderia s-lo sob nenhuma hiptese. O partidarismo poltico renegado diz respeito a formas de atuao concernentes a um espao prprio da atividade poltica. E a imprensa que se moderniza afirma necessitar exatamente daquilo que no se possa dizer exclusivo do mundo da poltica. Nunca partidria, tampouco poltica na acepo corrente na poca, que se traduzia pela sujeio a posturas "individuais" e no defesa de idias como os jornalistas agora reivindicam. Essa distino que permitir aos homens vinculados imprensa em ascenso no perodo afirmar que os jornais devem defender "interesses sociais gerais". At ento mero suporte de uma "palavra", conformada em processos de ao que lhe eram anteriores ou que se constituam atravs da imprensa, o periodismo flutua para outro ponto onde afirma se descolar de interesses especficos que norteiam sua constituio e atuao. Na imprensa ligada organicamente atividade poltica h sujeitos claramente constitudos que tm nos jornais porta-vozes de sua opinio. Dessa situao transita-se para outra onde a imprensa no se vincula exclusivamente projeo da opinio tornada pblica de atores voltados para o espao da poltica. E culmina agora, segundo a fala dos homens de imprensa, numa instituio que no deve se referir a perspectivas particulares, mas gerais de toda a sociedade. Para afirmar a recente condio essa nova imprensa volta-se para perscrutar o espao de seu antigo sujeito, a ao poltica. Essa inflexo que aparece reafirmando o carter poltico da imprensa, no mais como instrumento de um agrupamento ou servindo a um interesse exgeno, mas como juzo, como conscincia avaliadora de atividades que digam respeito aos tais interesses gerais. Enfim, uma imprensa chamada independente. "Oposicionistas ou governistas: detratores violentos dos homens do poder, ou incensadores desavergonhados dos que dispem dos dinheiros pblicos, assim so na sua quase totalidade, os jornais brasileiros. Traou-se uma linha divisria que separa em duas pores distintas a imprensa do pas: de um lado, a que combate e insulta os governo e a poltica dominante; de outro, a que idolatra incondicionalmente os poderosos. (...) Falta-nos, afinal, o que se possa chamar jornalismo desse ponto de vista: isto , independncia e esprito

70

consciencioso de crtica na imprensa, honestidade de processos e escrpulo rigoroso." (21) Dizendo-se crtica das posturas eminentemente subordinadas s disputas e interesses polticos, a imprensa que surge em Belo Horizonte no primeiro quartel do sculo no se pretende nem contra, nem a favor. Acende uma vela para o "muito antes pelo contrrio". nessa zona de fronteira que ela quer desenhar o lugar do novo jornalismo na cidade. Pode-se inclusive sugerir que se expressam, na percepo dos homens de imprensa acerca do seu papel, alguns elementos do discurso moraliste, marcado pela no dissociao de uma inteno de reformar o mundo e a descrio da realidade. (22) De todo modo, o que definir e diferenciar o periodismo local, segundo os jornalistas, em contraponto s prticas at ento correntes no mundo da imprensa? Do que se trata a partir de agora quando a chave de acesso para a imprensa na sua relao com a poltica o termo "independente"? "J o nosso periodismo pode contar no passado com grandes vultos; e no presente esto a servi-lo alguns nomes de responsabilidade e prestgio. Muitas vezes, mesmo na repblica anarquizada sob que vivemos, os nossos jornais atuaram junto ao governo como aquela `pressure from without` que a opinio pblica britnica, para levar os dirigentes a desistir de um propsito que contrariava as aspiraes coletivas, ou para faz-los adotar uma medida de convenincia geral. Vrias campanhas da imprensa brasileira trouxeram fortes benefcios nao." (23) A imprensa expresso da opinio pblica. Todavia no o faz no sentido corriqueiro que se conhecia, de tornar pblico o discurso de diferenciados segmentos polticos e/ou sociais. A opinio pblica agora no se reconhece em agrupamentos mas num suposto interesse geral do qual a imprensa seria expresso. a opinio comum, compartilhada, de toda a comunidade. So as aspiraes coletivas, aquilo que de
(21) (22)

Pra que serve o jornal? Estado de Minas. 7 de maro de 1929. p.1 Segundo Renato Janine Ribeiro, para os moralistes ""Moral" significava a fuso, ou em linguagem de hoje a confuso, de duas acepes - da prescrio ditada conduta humana, e do campo que se distingue do fsico, remetendo atividade mental humana enquanto nos afasta da mera determinao natural. Ora, o estudo das paixes e a prescrio s aes se engatavam intrinsecamente". Renato Janine Ribeiro. A ltima razo dos reis. So Paulo, Companhia das Letras, 1993.p.93. (23) Pra que serve o jornal, op.cit.

71

convenincia geral, a "nao". Lembremos que os anos 20 e 30 marcam a intensificao do debate e o desdobramento prtico de vrios projetos e idias que diagnosticavam as dificuldades sociais, econmicas, polticas e culturais do pas na ausncia de uma identidade nacional. A intelectualidade de Belo Horizonte partcipe dessa discusso. De alguma forma, a ao em torno da imprensa belorizontina poderia ser tomada como uma das expresses do processo de construo de uma matriz de pensamento, que articulou projetos intelectuais e polticas que se institucionalizaram nacionalmente, conforme hiptese de Bomeny. (24) Sua traduo no mbito da imprensa em torno da defesa dos interesses gerais, tal como se batia um peridico do grupo Dirios Associados em Belo Horizonte. "Ele [Dirio da Tarde] queria tambm cooperar, com energia, para o progresso da cidade e em todas as causas que interessassem populao. Teria ouvidos para escutar os reclamos da coletividade e esprito para examinar e julgar as reclamaes, com o objetivo de orientar a realizao de medidas pleiteadas. Seria a voz do povo falando s administraes". (25) Sua independncia se liga a uma defesa de um interesse do pblico, expresso de seus anseios. Em editorial, ao completar dois anos de existncia, o jornal reafirma tal perspectiva ao informar que "este vespertino foi lanado para servir o pblico, sem dependncias outras que no fossem as da sua responsabilidade de ser informativo, com lealdade". (26) Com as novas prticas que se instituem na imprensa local afirma-se a idia de um jornalismo "independente", uma lente que transforma o carbonizado periodismo local num fazer resplandecente. E ofusca os olhos dos jornalistas de tal maneira que uma das expresses mais eloqentes do novo patamar que os atores vem os jornais da cidade alcanarem dado por um jornal poltico, naquele sentido que eles consideravam o mais tradicional. O Dirio de Minas, rgo da direo do Partido

(24) (25)

Conforme Helena Bomeny, A mineiridade dos modernistas. Rio de Janeiro, Iuperj, 1991. Tese de doutorado. Nosso aniversrio. Dirio da Tarde. 14 de fevereiro de 1939. p.1 (26) O que falta, op. cit.

72

Republicano Mineiro at o incio dos anos 30, pe em evidncia a alterao que se processa nas relaes imprensa/poltica percebidas pelos jornalistas. "Jornal poltico por excelncia, o Dirio jamais deu expresso o sentido vulgar que se lhe empresta. Sempre se afigurou incomportvel com a nossa ndole o feitio delirante das folhas que batem a moeda do escndalo e do personalismo, constituindo um triste e feio tipo de gazeta, em que a idias cedem lugar s paixes, e s notcias se preferem os boatos". (27) Ora, o Dirio de Minas, que evidenciava de maneira exemplar a forma de conduo da poltica em Minas no final da Primeira Repblica, renega tambm o veio poltico caracterstico que alimentava a experincia editorial na cidade? O portavoz da Tarasca, comisso executiva do Partido Republicano Mineiro, servia como sinalizador, roteiro e espelho das redes polticas em torno do governo estadual e das oligarquias polticas atuantes atravs do PRM. Mudou o Dirio, mudou o PRM, mudou a imprensa da cidade, mudou a cidade, mudaram os jornalistas? Mudaram todos, mas sobretudo a imaginao que cimentava a cosmoviso dos que conduziam os empreendimentos da imprensa na Belo Horizonte da poca. A imprensa polticopartidria por excelncia anunciava a mudana dos tempos. Quem insistisse nos vetores anteriores da relao imprensa/poltica assistiria a uma reduo progressiva do seu espao de atividade e, consequentemente, de sua repercusso social. O Dirio de Minas deixaria de existir logo no primeiro ano da dcada de 30. O nascimento e continuidade de qualquer jornal na capital mineira estaria, de agora em diante, preso a essa "simbologia da independncia" destilada pelos produtores culturais que convergiam para o espao da imprensa local. Surpreenderemos tal perspectiva de novo na Folha de Minas, que em editorial reclama da incompreenso, dos que detm as responsabilidades do poder, para com a atuao da imprensa independente.

(27)

O jornal - Como o imaginamos e como o fazemos. Dirio de Minas. 3 de agosto de 1929. p.1. Sobre a histria e mudanas no DM ver

73

"Preferem estes o elogio interesseiro, o aplauso fcil, o apoio incondicional. E no sofrem a crtica dos seus atos, acreditandose infalveis e superiores as contingncias humanas. Na crtica aos erros da administrao, no comentrio das atitudes que contradizem princpios, na advertncia severa aos deslizes, encontram apenas motivo para irritao, quando no para a represlia direta ou disfarada. Isso, porm, no nos perturba no cumprimento de um dever, porque s nos sentimos na obrigao de prestar contas ao povo que nos honra com a sua confiana." (28) Essa perspectiva mesmo fundamental para que a cidade d sua contribuio gestao da nao, construindo uma postura renovada da sociedade ante a cultura, economia e poltica nacional. Tal compreenso se ampara fundamentalmente na idia de interesses coletivos gerais que balizem a conduta da imprensa. No de outra forma, podemos agora sugerir, que a Gazeta Mineira afirma no mais sua relao enquanto jornal com a poltica, mas a prpria condio e natureza poltica do seu fazer. "A Gazeta Mineira no representa apenas uma iniciativa destinada a colaborar para obra de levantamento do nvel cultural, social e econmico de Minas. Ela ser, pelas afirmaes de sua atividade, pela honestidade de seu programa, pelo seu contato ntimo com todos os problemas humanos e sociais, o rgo que faltava defesa impessoal, sincera e vigilante dos interesses da populao de Minas". (29) , de novo, elucidativa, do que est em jogo nessa nova dimenso poltica da imprensa, a fala dos jornalistas publicada atravs do Correio Mineiro, dirio primognito nesse recente balizamento editorial da imprensa da cidade. Ao descrever a dificuldade que a ruptura com o tradicional relacionamento imprensa/poltica implicava, os articulistas do jornal metaforizaram esplendidamente o que, para ns, um caminho rico para compreenso nas mudanas de referncia do jornalismo que se processavam em Belo Horizonte no ocaso da Repblica Velha. "Nesta fase, este jornal teve de lutar com dificuldades inmeras, persistindo como persiste, em no comer na gamela onde se engordam porcos conhecidos.
(28) (29)

Caminho percorrido. Folha de Minas. 15 de outubro de 1935. p.3 Para servir aos interesses impessoais da coletividade. Gazeta Mineira. 27 de setembro de 1938. p.1

74

Vai, assim, vencendo as suas dificuldades, afastando os tropeos que lhe criam, desviando das ciladas que lhe armam, evitando as amizades que o possam macular e rejeitando as ofertas com que o tentam..." (30) Os "porcos" em questo dirigem, trabalham em outros jornais e so todos parceiros da "nova" imprensa da cidade. Inevitavelmente noticiam, ao lanarem ou reerguerem um determinado peridico, as caractersticas agora legitimadoras da atividade jornalstica belorizontina. Independncia em face do poder poltico, defesa dos interesses gerais da coletividade. certo que estas noes ganham fora no interior de um movimento efetivo de reestruturao da imprensa de Belo Horizonte. Mas o que nos tem importado ressaltar no o grau efetivo de mudanas que se verificam, mas como elas ganham presena na cena social quando a circunstncia da imaginao dos atores articula um discurso capaz de coloc-las em relevo e, em alguns casos, fazer crer que as coisas realmente mudavam. Afinal, numa fase ainda de incipiente organizao dos jornais como empresas que vendem um determinado produto e constituem rudimentos de um mercado, o Correio Mineiro tambm tem que justificar um lugar para o patrocinador do jornal. A fonte de recursos no seria mais um duto ligado diretamente atividade poltica autnoma, mas ainda assim com vnculos com atividades de natureza poltica. O jornal tem, enfim, que arrumar uma "gamela" prpria onde tambm possa se alimentar. O novo lugar do campo da poltica no jornal, quando ela ultrapassar o espao da cobertura jornalstica, assim exemplificado pelo dirio ao falar do seu patrocnio. O Correio Mineiro, comemorando seu aniversrio, no pode deixar de externar gratido a esse vulto da poltica estadual que, como homem pblico, se caracteriza por uma viso superior dos homens e das coisas, ndice inconteste de superioridade moral. Contribuindo pecuniariamente para a fundao do Correio Mineiro, o seu protetor em todos os momentos difceis, sem, contudo, influir na orientao que nos traamos. Compreende a imprensa como ela deve ser. Cega afeio e ao dio. Devotada, s e s, ao bem pblico. Colaboradora da
(30)

A gerncia do Correio Mineiro ao pblico. Correio Mineiro. 2 de maro de 1934. p.1

75

administrao honesta. E combatente resoluta dos que se servem do cargo para a satisfao de interesses inconfessveis. (31) A poltica partidria, seus interesses e movimentaes podem e muitas vezes mantm ligaes com os empreendimentos editoriais. Contudo, afirmam os jornalistas, elas se circunscrevem a atividades extra-cobertura jornalstica. O jornal pode ter na figura de um poltico ou agrupamento referncia para sua atuao e cobertura do mundo da poltica, mas no dever estabelecer nenhum grau de subordinao e constituir padres e regras de atuao autnomas a essa atividade. Em editorial de nova fase, em maro de 1933, tal perspectiva reafirmada. Jornal do povo e para o povo, sem preocupaes partidrias nem altos desgnios de regenerao. Queremos noticiar, dizer, com independncia, o que o povo quer, o que sente, os seus anseios, o que precisa. Nada mais. No nos interessam os nomes. Da Repblica Velha ou da Nova, desta ou daquela faco analisaremos os atos dos administradores. Se bons no lhes regatearemos elogios, que o estmulo da opinio pblica aos que cumprem o dever. Se maus, no nos atemorizaro as posies porque o jornalismo, como o entendemos, no fonte de riqueza, fcil e abundante: sacrifcio, misso nobilitante, evangelizao. (32) O rgo da "Tarasca" nos foi representativo das mudanas que operam no campo da imprensa e que impuseram alteraes no discurso mesmo dos jornais de vnculo partidrio oficial. Na tentativa de dar continuidade a sua tradio, no novo contexto onde transita e se constitui o periodismo local, o 3 de Outubro - criado em 1933 e novo porta-voz do PRM - ser um jornal que, tipicamente organizado em torno de um conjunto de aspiraes polticas, no se eximir em afirmar que a prioridade so os ideais. Na traduo concreta para o fazer da imprensa, isto implicar na afirmao de uma caracterstica agora essencial: independncia.

(31) (32)

Otaclio Negro. Correio Mineiro. 2 de maro de 1934. p.1. Cometrio. Correio Mineiro. 2 de maro de 1933. p.2

76

"Animados pois desses propsitos elevados, assumimos hoje, confiantes, o nosso modesto posto no panorama sadio da imprensa mineira, com o desejo sincero e decidido de nos tornarmos dignos das finalidades superiores traadas ao bom jornal. Estas, sabemos, s podem ser alcanadas com muito desprendimento, muita altivez e absoluta independncia. Na prtica rigorosa, constante e sincera destas virtudes que resumem os imperativos da verdadeira tica jornalstica est um programa que cumpriremos risca e que menos nosso do que do pblico, para quem vimos e de quem viveremos. Sem ligaes de espcie alguma, reunidos custa de sacrifcios ingentes em torno do ideal purssimo de bem servir exclusivamente aos interesses da coletividade, queremos praticar com intransigncia e desassombro a boa e s imprensa, dignificando-a e dignificando-nos sombra dos seus postulados magnficos, certos de que s assim seremos vitoriosos e merecedores do acolhimento a que aspiramos". (33) De novo a citao longa aqui importante exatamente por revelar um aparente paradoxo na nova imprensa da capital. Poltico partidrio na sua raiz, mesmo esse tipo de empreendimento editorial que surge no final dos anos 20 e dcada de 30 tem que dar conta das categorias que organizam a experincia jornalstica da poca. Ou seja, h valores e todo um universo simblico que conferem parmetros e so condio para a atividade da imprensa. So significados e sentimentos que reverberam na experincia dos "nossos" atores e constituem os limites e possibilidades da sua ao nesse campo. impregnado dessas referncias culturais que o fundador e articulista maior de O Debate, Paulo Pinheiro Chagas, personagem de destaque na imprensa da capital em meados dos 30, enaltece a nova orientao da atividade periodstica. "Conquanto ainda viva no sentimento pblico a lembrana dos dias lutuosos da tragdia ditatorial, `O Debate` se conservar, no obstante, imunizado contra os dios e ressentimentos que ela provocou, mantendo-se fiel ao seu programa de jornal

(33)

O nosso ideal. 3 de outubro. 20 de abril de 1931. p.1

77

independente, sem partidrias." (34)

paixes

sem

preferncias

pessoais

ou

Repete-as quando proclama que "esta folha (...) vem com nimo de servir. Inacessvel ao interesse, plena de esprito pblico, ser uma permanente consulta legtima opinio de Minas. (...) O mais conseqncia. No tem dios, nem rancores. No se preocupa com os nomes, sim com as causas; no lhe interessam os indivduos, sim as idias; no o empolga o facciosismo partidrio, sim o programa do bem coletivo." (35) Essa perspectiva no conflita com a condio de atividade poltica de que se reveste a imprensa. Sua opinio poltica no parte mais, dizem os jornalistas, de um lugar externo ao jornal referente atuao de um segmento social qualquer. O jornal, representante da coletividade, tem a legitimidade para olhar para a poltica com iseno e dotada de um "esprito pblico". Paulo Pinheiro Chagas no precisa esconder que o O Debate tem um posicionamento poltico claro de oposio aos governo municipal, estadual e federal, estampada diariamente em artigo assinado primeira pgina. Ela s no , diz ele, fruto de uma opo poltico-partidria, mas de vontade da opinio pblica. lapidar, nesse mesmo sentido, uma passagem de suas memrias na qual o fundador de O Debate relembra a situao do Partido Republicano Mineiro ao renovar suas lideranas polticas em 1932. Ele nos diz que o Diretrio Central do PRM de Belo Horizonte era o segundo rgo em importncia da velha agremiao, logo abaixo da Comisso Executiva. Mas as circunstncias polticas o transformariam na fora aglutinadora da poltica perremista no confuso perodo seguinte Revoluo de 30. "Para tanto, contribuam duas razes: estar sediado na Capital de Minas e ter a seu lado uma imprensa livre e sem

(34) (35)

Artur Bernardes Filho. O Debate. O Debate. 26 de fevereiro de 1935. p.1 Paulo Pinheiro Chagas. Esta folha. O Debate. 14 de maro de 1934. p.1

78

compromissos, representada pelos Dirios Associados (Estado de Minas e Dirio da Tarde)." (36) Antes extenso da poltica, a imprensa agora reconhecida como parceira desta. No ambiente mental da poca, sua eficcia se traduz exatamente por expressar, da maneira como os homens ali e naquele momento o entendiam, independncia ante as correntes polticas partidrias. Esta imprensa era, agora, a condio da poltica. Essa verdadeira "estrutura de sentimentos" marca o conjunto dos indivduos que atuam na imprensa no perodo. Fora do grande conserto da Aliana Liberal que conduziu o movimento revolucionrio de 30, os jornais que perfilaram a candidatura situacionista de Washington Luiz tambm compartilham das teses que se afirmam na imprensa dos "liberais". No outra a postura sugerida pelo articulista de O Dia, breve dirio que atuou em Belo Horizonte, em editorial de fundao: "Procuraremos, tanto quanto as circunstncias nos permitirem, seguir a larga estrada da independncia. No nos prenderemos a homens e a partidos. Seremos veiculadores de idias". (37) Mas o to apregoado caminho da necessria independncia dos jornais no , no discurso dos protagonistas da imprensa, retilneo e sem ambigidades. Toda essa explanao em torno da de uma imprensa "livre e sem compromissos" aparece, numa primeira visada, como contraditria s prprias anlises tambm empreendidas por este mesmo segmento social acerca da atuao do jornalismo. Ainda que feita de material e substncia semelhante, diramos que os porcos parecem no aceitar comer na mesma gamela. O cronista Jair Silva, por exemplo, dedica sua coluna, na Folha de Minas do dia 28 de novembro de 1934, para avaliar a discriminao promovida pelo ento governador do estado a setores da imprensa. Benedito Valadares, privilegiando o

(36) (37)

Paulo Pinheiro Chagas. Esse velho vento da aventura. Belo Horizonte, Itatiaia, 1977. p.216. Nosso aparecimento. O Dia. 21 de abril de 1936. p.1

79

Estado de Minas no repasse de informaes, no atende aos demais jornais sequer para uma entrevista. Paulo Pinheiro Chagas, que momentos antes mostramos exaltando a independncia dos jornais mineiros vinculados cadeia dos Dirios Associados, j na condio de editor de O Debate, desanca o Estado de Minas, pondo em dvida exatamente a suposta independncia daquele jornal: "Por que cargas d'gua se teria posto em brios o 'Estado de Minas', com a nota que 'O Debate' publicou na sua edio de sbado? Ela no lhe dizia respeito, mas ao governo. Se o 'Minas Gerais', rgo oficial, viesse a campo fazer a defesa, v l. Mas, no. Solcito, denunciando uma antiga ligao amorosa, que tinha ainda alguns descrentes, foi o 'Estado de Minas' o espadachim que veio arena. Por que? Conhece-se o seu feitio prtico e comercial de encarar a vida e os seus problemas. Da uma pergunta lgica: estar o 'Estado de Minas' ligado pelo cordo umbilical aos cofres pblicos de Minas? de acreditar-se que sim. Ora, o 'Estado de Minas', rgo oficioso do governo, que se edita nesta capital, disfarado de madalena arrependida, tem a coragem de falar em falta de escrpulo. Mas falta de escrpulo rastejar servilmente aos ps de todos os governos. ludibriar a opinio pblica, com atitudes escusas, fingindo de independente e estando preso a interesses inconfessveis". (38) E numa anlise da campanha da Aliana Liberal nas eleies de 1930, o jornalista Guimares Menegale destaca sobretudo a participao poltica da imprensa no movimento. "Como ocorreu em todo o pas, a imprensa de Minas Gerais deu campanha da Aliana Liberal e da Revoluo a eficincia da sua cooperao, sem a qual certo que no se arregimentariam os elementos da soberania popular para a hostilidade ao poder central, faccioso e turbulento". (39) Um bom exemplo ele recupera do perodo em que ainda trabalhava no Correio Mineiro. O jornalista afirma que o grupo atuante no jornal percebia na figura

(38) (39)

Paulo Pinheiro Chagas. Esse velho vento.op. cit. p.242. Guimares Menegale. A imprensa de Minas Gerais na campanha da Aliana Liberal. Minas Gerais. 21 de abril de 1932. p.15 (4 seo)

80

do presidente Antnio Carlos um ponto isolado de "resistncia liberal, no pas, pelo que, sem embargo do desembarao com que a redao apreciava, dia por dia, a sua obra governamental", o jornal estimulava a figura do poltico junto opinio pblica. Em maio de 1929, esse mesmo grupo que formara em torno de Victor Silveira na experincia do Correio Mineiro, abria nova frente de atuao no Dirio Mineiro. Para Menegale o peridico estava predestinado a ter pelo sucesso em campanhas vindouras, "atuao de inquestionvel relevncia na fase eleitoral e na pregao revolucionria, no Estado". O editorial do jornal, em sua primeira edio, exemplifica a idia exposta por um de seus fundadores. "Sentimos no pblico o desejo de que no o privssemos de um rgo de opinio independente, que continue a espelhar, com fidelidade, o seu pensamento, a defender as suas aspiraes, a pugnar decididamente pelos seus interesses, a falar claro e sem paixo, com atitudes quer no tragam covardia, dubiedade ou comodismo, mas tambm no envenenem de dio, despeito ou interesses inconfessveis. (...) No aprovamos as oposies incondicionantes, que se nutrem de escndalo e m f. No concordamos com o elogio sistematizado, que banha em gua morna a conscincia dos governantes". (40) Para Menegale, os jornais em circulao naquele momento cumpriram todos um papel importante na luta poltica. No foi diferente pelo lado da chamada "Concentrao Conservadora", que reunia as foras polticas simpticas e aliadas aos ocupantes do governo federal. Os jornais Folha do Dia e Folha da Noite, em Belo Horizonte, tambm desempenharam, em benefcio dessas posies, papel semelhante ao do restante da imprensa belorizontina em favor da Aliana Liberal. Estes, em geral, estiveram alinhados desde o primeiro momento com a orientao poltica aliancista. Mas caberia destacar, como ponto relevante para entendimento das mudanas na relao que passa a envolver imprensa/poltica em Belo Horizonte nessa poca, a avaliao que o cronista faz da atuao do Estado de Minas, j ento jornal de maior prestgio e repercusso na cidade.
(40)

Guimares Menegale, op.cit.

81

"Dispondo de bom aparelhamento, foi sobretudo na parte informativa que prestou servios campanha presidencial. Por ele, tinha Belo Horizonte notcia do que se estava passando, em Minas Gerais e nos demais estados, em relao luta da soberania popular com o Governo Federal. Dava-lhe eficincia a venda avulsa, auspiciosa, e a circulao nos municpios". (41) A informao, nos diz Menegale, foi a grande contribuio poltica do jornal ao movimento de 30. Sugestiva idia. A informao, o noticirio por si s, sem as emulaes da atuao partidria, conferem uma natureza poltica ao fazer da imprensa. Essa a percepo daqueles homens e, ao menos para a conquista de legitimidade e credibilidade junto aos olhos da sociedade, ser a idia de independncia elemento vigoroso de organizao dessa imagem. A imagem de uma liberdade ou independncia da imprensa, dessa forma, no se choca com a opo poltica e muitas vezes partidria dos jornais. mesmo a virtual condio para que o mundo da poltica possa se robustecer em torno das idias em voga nos discursos polticos: "Se alguma experincia nos sobrasse desses sacrifcios (...) a glria obscura, temperada de amargor, dessa batalha, que pelejamos disfarando arfar da fadiga com o alarido do triunfo, nos ensina que s a imprensa vitalizada nos estos da liberdade capaz de apoiar decisivamente e prestigiar at o xito final, nas democracias, os planos de ao coletiva, como o da Aliana Liberal, como a da Revoluo". (42) Poltica havia, e muita. No h contradio entre independncia e perspectiva poltica. De que independncia trata-se afinal? Ou, para maior preciso, qual , segundo a experincia dos jornalistas, a referncia, o elemento organizador do noticirio, o objetivo da divulgao de informao para que esta seja seiva fundamental da atividade poltica? Talvez esteja, curiosamente, fora da fala dos "homens de imprensa" uma das passagens mais estimulantes para se refletir sobre a nova condio do periodismo na
(41) (42)

Guimares Menegale, op.cit. Guimares Menegale. op.cit.

82

cidade. E, ironicamente, a encontramos na voz de um poltico, ainda que no registro do jornal. O Dirio da Tarde, comemorando seu segundo ano de fundao em 1934, produz uma matria, baseada numa enquete, onde busca a opinio sobre o jornal de vrias pessoas representantes dos diferentes segmentos sociais existentes na capital mineira. Antes do parecer do funcionrio pblico, do negociante, da mulher das altas rodas sociais, do operrio, do chauffer de praa e do bomio, solicitada a interveno de um poltico local, tratada quase em tom de zombaria. Vale a sua citao: "Para iniciar o nosso inqurito procuramos um poltico. No foi longa a procura. Belo Horizonte o paraso dos polticos, mesmo dos `carcomidos`. So bons os ares da capital para os que labutam nas atividades estafantes da poltica. - Qual a sua opinio sobre o `Dirio da Tarde`?... Encarando com sorrisos o reprter, foi o homem falando com prontido, numa loquacidade estranha, com que nunca falam imprensa os iniciados nos mistrios indecifrveis da poltica: - Responderei sem reservas sua pergunta. O amigo desculpar-me-, entretanto, a franqueza da minha resposta. Serei sincero. Agradvel esse intrito. Pela primeira vez o reprter ouviria uma resposta franca e sincera de um homem do partido. Deixamo-lo falar: - boa a minha opinio sobre o `Dirio da Tarde`. O seu jornal uma folha moderna e leve, como desejava a capital. Para que os polticos, porm, mais o estimassem necessrio seria que fossem vocs menos indiscretos. A sua folha nos causa, s vezes, srias dificuldades. Nos bastidores, mal ensaiamos um `passo` e j `Dirio da Tarde` o leva ao conhecimento do pblico, em reportagem minuciosa. O segredo a melhor arma de combate do poltico. Sem reservas, nada se consegue. `Dirio da Tarde`, com o seu noticirio, para ns, portanto, um inimigo implacvel. Os seus reprteres so implacveis. Agarram-nos e, numa intolervel insistncia, no nos abandonam mais. Procuram ouvir, indiscretamente, as nossas conversas ntimas. Estudam os nossos gestos. Fazem-nos perguntas. Respondemos com evasivas. Partem, finalmente... tarde, pegamos o jornal. E logo na primeira pgina traz o `Dirio da Tarde` noticirio completo das nossas atividades dirias. Lemos

83

contristados e, em falta de outro recurso, coamos, pacientemente, a cabea, esperando as complicaes que no tardam a surgir..." (43) Ora, a borboleta estaria renegando seu casulo? A imprensa, queixa-se o poltico, atende uma demanda social de um jornalismo mais dinmico que constri um olhar gil e objetivo sobre o cotidiano da cidade. Mas traz consigo o "inconveniente" de tambm observar, "devassar" o que ele chama de espao prprio da poltica. Eis que a condio poltica da imprensa parece se afirmar contra a prpria poltica, ou, mais corretamente, contra uma das suas formas de manifestao. Aquela onde a poltica opera com base no segredo, numa esfera onde a no publicidade um de seus fundamentos e requisitos. A imprensa reivindica-se, ento, uma atividade voltada para uma esfera pblica, onde "tudo o que vem a pblico pode ser visto e ouvido por todos e tem a maior divulgao possvel". (44) E nesse sentido, no restringe o conceito de pblico apenas ao no secreto, mas o identifica tambm com aquilo que deve ser acessvel a todos. Alarga, pois, a esfera pblica. o que parece dizer o proprietrio do jornal Correio Mineiro, quando recebeu solicitao para que no publicasse fatos envolvendo certo nome de pessoa ligada high society belorizontina: "Eu sinto muito, mas este fato pblico. O 'Correio Mineiro' no olha pelas frestas de janelas, nem pelos buracos das fechaduras. O lar para ns inviolvel, um sacrrio. Expulsaria qualquer um dos meus companheiros que infamasse com a pena um lar ou trouxesse para as colunas do jornal um caso domstico. Mas tambm, em compensao, os acontecimentos da rua, que a nossa reportagem segura nos traz, os pugilatos, as desordens, os crimes, as contravenes, essas eu publicarei sempre, quer envolvam o malandro da Pedreira Prado Lopes, ou esse moo, alis muito distinto, pelo qual voc se interessa". (45)

O que falta a Dirio da Tarde. Dirio da Tarde. 14 de fevereiro de 1933. p.1 Hannah Arendt. A condio humana. Rio de Janeiro, Forense Universitria, 1991.p.59. Segundo a autora a noo de pblico indica dois fenmenos correlatos: pblico como o no secreto, aquilo que na poltica vigora como visvel a todos; e pblico como mundo comum, vivncia compartilhada (45) Moacyr Assis Andrade, Victor Silveira. O fundador da imprensa moderna em Minas, Minas Gerais. 21/04/32. 5 seo, p.1 e 2.
(44)

(43)

84

O problema aqui no apenas da separao entre o espao fsico da casa e o da rua, mas da disputa sobre aquilo que concerne ou no a uma dimenso comum da vivncia social e o papel do jornal nesse processo. Esse parece ser o propsito sugerido quando se destaca a necessidade de a imprensa atender aos requisitos do seu suposto pblico. A independncia preconizada para a imprensa assenta-se, pois, por um lado, na idia de desvelamento dos segredos da poltica. E, por outro lado, num sentido de pblico que organiza as referncias dos jornalistas e reestrutura a imprensa da cidade a partir da idia de uma visibilidade a um mundo compartilhado, comum. Ora, tal perspectiva implica a dessacralizao de um mundo prprio da poltica. Admite que ela se espraie pela sociedade, no mais enquanto uma prtica especfica, mas como um trnsito instituinte de todas as prticas, e que possa embrenhar-se nos recantos mais diferentes da vida social. Ela no apenas uma atividade privativa de um segmento e no tem locus exclusivo onde deve manifestar-se. A quebra do segredo e a ampliao da esfera pblica vai implicar, pois, um deslocamento daquele que se apresentava como sujeito do discurso do jornal. Do agrupamento ou dos indivduos que encarnam determinado interesse poltico, a "moderna imprensa" da cidade elege como seu "sujeito virtual" o seu pblico. O que vai significar de fato a passagem do pblico sujeito ao pblico objeto de discurso. "Deste modo, a imprensa, de veculo da opinio publicamente produzida nos espaos de debate e de convvio, torna-se, a pouco e pouco, produo de opinio, substituindo-se, assim, ao trabalho de elaborao coletiva que orientava o projeto iluminista, reservando esse trabalho a uma nova classe profissional, aos profissionais da mediao". (46) A noo de pblico objeto do discurso situa-se no interior de uma perspectiva, esposada por autores como Habermas e Sennett (47) , na qual verifica-se na sociedade contempornea uma decadncia da esfera pblica. medida que esta se
Adriano Duarte Rodrigues. Estratgias da comunicao. Lisboa, Presena, 1990. p 41. Essa concepo trabalhada tambm por Jurgen Habermas em Mudana Estrutural da esfera pblica. op.cit. (47) Richard Sennett, O declnio do homem pblico. So Paulo, Companhia das Letras, 1988.
(46)

85

alarga sua funo de instncia crtica perde fora. O sentido de pblico, nessa "viragem" da imprensa, refere-se mais a um agregado difuso de leitores, ao destinatrio em potencial dos jornais. nessa linha que podemos fazer a leitura de uma figura que habita e organiza a simbologia do mundo da imprensa da cidade poca: a imaginao, pelos jornalistas, desse pblico pretensamente portador da opinio que agora governa a imprensa. Uma imagem que pode ser mais bem vislumbrada na sua corporificao em uma personagem como Joo Ventura, criado pelo Dirio da Tarde no ano de 1931, a partir da sua quinta edio. Ela , ao mesmo tempo, uma espcie de recurso editorial para o tratamento de temas at ento envoltos nos segredos da poltica e, sobretudo, uma construo imaginria da figura que aparecer na construo jornalstica como justificativa da nova condio dessa prtica social. Quem Joo Ventura? Segundo o jornal, "o Dirio da Tarde vai mostrar aos seus leitores, atravs das palavras do homemmultido, as nossas infelicidades comuns". (48) Joo Ventura um personagem, como o jornal assevera, que no se constitui numa mera figura de fico. Os jornalistas, atravs desse tipo, querem reconstruir as aes quotidianas daqueles que eles acreditam ser o tipo mdio caracterstico do leitor do jornal em sua relao com o mundo da poltica e a vida social. "Joo Ventura, com esse nome breve e despretensioso, voc, leitor amigo, eterna vtima de todas as situaes, smbolo de uma massa imensa, sempre esquecida, que reclama, grita e at mesmo esbraveja, para se acalmar, logo depois, com uma vaga promessa, com um simples aceno de que ser atendida (...) Exemplo vivo da resignao, perdoando a todas as ofensas com a mesma beatitude e esquecendo, com um novo pedido de votos, a ingratido do poltico que voc mandou Cmara, nada lhe assenta to bem como esse nome de Joo Ventura. Presente a todos os comcios, sempre esperanado na `regenerao dos costumes`, ningum aprecia tanto como voc um discurso patritico, repleto de sensao, que enternece e comove. O boato poltico faz voc perder de vista as obrigaes da vida prtica, e o Bar do Ponto rouba a maior parte do tempo que Deus lhe d todos os dias, para `cavar` o amargo po brasileiro.
(48)

Joo Ventura. Dirio da Tarde. 20 de fevereiro de 1931. p.1

86

Joo Ventura a multido de espritos inquietos que as promissrias fazem errar o bonde. o inquilino em atraso, o militar sem gales, o homem sem amor, o almofadinha sem dinheiro. Somos ns, estranho ajuntamento de paixes, quebradeiras e falta de iniciativa." (49) Joo Ventura a representao da vida comum, do homem comum cuja vivncia social quotidiana se pe como uma das ancoragens da imprensa "independente". Representa um espao pblico annimo onde transitam as pessoas objeto do discurso da imprensa e onde se estabelecem novas modalidades de convivncia que constituem a sociabilidade. Os Joo Ventura nascem, se encontram e reconhecem na escrita jornalstica. Pode-se dizer, pois, que o jornal, os dirios que se fazem presente na capital, que estruturam o "campo de leitores". Um pretenso pblico da imprensa, a que o periodismo renovado serve ou deveria servir, uma construo ideal dos agentes acionada como instrumento de legitimao, frente sociedade local, em especial ao mundo da poltica, das mudanas que se processam no espao editorial. Mais do que falar para um pblico, a idia era produzir esse pblico identificado com a figura do leitor moderno, mundano, urbano. O "interesse do pblico" e o interesse pblico so, para utilizar termos de Habermans, os elementos justificadores para dar incio passagem de uma imprensa de pessoas privadas enquanto pblico a uma imprensa de determinados membros do pblico enquanto pessoas privadas. A meno que o jornalista Moacir Andrade faz do suposto pblico que se interessara pela publicao do Correio Mineiro, sucesso desde o primeiro nmero em 1926, substantiva tal idia. "O jornal conquistara todos os circuitos, ganhara os bairros e penetrara em todas as casas. E nas casas todos o liam: o patro, a patroa, a ama, a cozinheira e o garotinho do grupo escolar. Atendendo ao povo na redao, desde o alto funcionrio, tmido, que nos levava a ltima injustia praticada em sua repartio, at a mulher que, para alimentar seus filhos, ao sol da Barroca, lavara, num crrego, durante um ms, a roupa de um cavalheiro e que depois fora miseravelmente 'caloteada' pelo fregus, a todos ouvamos com o mesmo carinho.
(49)

Joo Ventura. op.cit.

87

E no jornal, no dia imediato, todo o pot-pourri humano que escorrera na vspera pelo elevador e pelas escadas que conduziam ao sobrado do 'Correio Mineiro' - funcionrios, comerciantes, chauffeurs, soldados pedreiros, barbeiros, engraxates, lavadeiras, cozinheiras, - todos corriam a ler o jornal e l nunca houve um s que no encontrasse a sua queixa, muito honestamente traduzida". (50) No so eles os sujeitos da narrativa da imprensa, mas sua passagem pelos pontos de contato e convvio na cidade se converte em objeto dessa fala. Por isso, se o Bar do Ponto, como diz o artigo, rouba a maior parte do tempo cotidiano, no o faz por deter a prioridade do debate poltico na cidade. Essa dimenso pblica do caf, como de qualquer outro lugar da cidade, aos poucos se esvazia, deixa de ser o ponto fixo e o barmetro da poltica local. A movimentao poltica de 30 gerava condies na cidade para que a poltica fosse se aninhar com destaque noutro "lugar". Como atesta Milton Campos, "o meio j reclamava uma grande folha e, sobretudo, entrvamos num perodo de vibrante agitao cvica. Estreava-se o voto secreto. Um modesto cargo de conselheiro municipal j punha em movimento o eleitorado. A poltica mineira, com algumas intermitncias e hesitaes, comeava a tomar rumos contrrios tradicional aliana com o governo federal. Havia, enfim, inquietao e interesse". (51) A imprensa no mais instrumento de propagao de uma opinio que lhe exterior; lugar de formao da opinio pblica, forma emergente de produo da poltica. E mais: emerge tambm como lugar da conversao pblica antes atribuda a espaos e fruns restritos. Dessa forma, conclui-se, independncia pode ser lida como uma categoria que articula uma viso de mundo onde o desenvolvimento do jornalismo uma prtica necessariamente poltica. E por esse veio a independncia se combinar com o outro eixo que dar sustentao imprensa em Belo Horizonte. Um jornalismo independente e noticioso. Assim, a fala dos "homens de imprensa", individuais ou em manifestaes grupais como os editoriais dos jornais, constrem e explicitam um
(50) (51)

Moacyr Andrade, op. cit. Milton Campos. A imprensa de ontem e a de hoje. Estado de Minas. 8 de maro de 1936. p.1

88

pensamento coletivo, um certo consenso, so repositrio de um iderio dos protagonistas do fazer jornalstico que toma os periodismo no mais como ponto de encontro e reunio de faces polticas, de jornais definidos pela prxis poltica dos diversos grupos. A movimentao que se verifica no espao da imprensa de Belo Horizonte substitui referncias culturais onde o periodismo mostrava-se como mera forma de difuso ideolgica organicamente pertencente ao campo poltico. Muda-se o conceito de jornalismo, agora necessariamente dotado de uma conotao poltica enquanto fazer especfico, e redimensiona-se sua relao com a esfera poltica tradicional. Assim, se a rua da Bahia nos anos 20, como imagem, era caminho do movimento ascendente rumo ao poder e ressoava as lutas polticas que tinham como alvo o Palcio da Liberdade e a construo da identidade nacional, convm lembrar que ela no levava diretamente ao centro do poder. No do ponto de vista do traado urbanstico da cidade, ainda que efetivamente a Rua da Bahia no v ao encontro e sim passe s margens do Palcio. Mas tambm como imagem, onde podemos dizer que a imprensa seguia a direo da poltica, o que no implica que estivesse rumando certeiramente no mesmo caminho. Ao falar de "independncia" da imprensa, os agentes acionavam diferentes percepes da interface entre jornalismo e poltica. Os novos dirios que surgem em Belo Horizonte so vistos como expresso de um movimento de mudana na natureza das prticas jornalstica e poltica, sem que isso tenha necessariamente uma conotao negativa para qualquer uma das atividades. Pode significar, como alguns indivduos sugerem, a requalificao de ambas. As mudanas editoriais poderiam implicar tambm reduo do espao da poltica, enquanto esfera pblica, na proporo em que a outra prtica se amplia, como pode ser inferido de uma outra viso. De toda forma, nas ambigidades que sustentam as vrias perspectivas, transparece o significado poltico do fazer imprensa. Relembremos, finalizando, outra episdio, na tentativa de elucidar o argumento. Nas eleies de 1927 o Correio Mineiro resolveu apresentar e defender um

89

candidato a deputado federal, em oposio a chapa majoritria apresentada pelo Partido Republicano Mineiro. Questionado pelo jornalistas do rgo frente a iminncia da derrota para a mquina do partido "oficial", como ento era reconhecido o PRM, o proprietrio Victor Silveira teria respondido: "Vocs, parece-me, no conhecem a sua terra, nem os seus patrcios e muito menos sabem o poder da arma que manejam. A pena que vocs tm na munheca no apenas para noticiar aniversrios, censurar a polcia, criticar o prefeito, ou o presidente. Nem foi para isso que pusemos aqui o jornal. Que diabo de jornal seria o nosso, que apita a polcia ao ver uma rameira estapeada e cala ao ver a Repblica ultrajada, pois no sei de maior escrnio ao regime que essa apresentao de chapa completa de deputado". (52) Insinua-se aqui um ponto de vista que busca vislumbrar no s a relao imprensa/poltica como tambm a prpria dimenso poltica do fazer jornalismo. Dois meses de campanha pelo jornal e o candidato apresentado pelo Correio Mineiro foi vitorioso. A significao deste fato o cronista aponta com exatido: "a vitria formidvel de Lauro Jacques nas urnas, fato h muito desconhecido em Minas, no foi apenas a vitria de sua classe, mas, como honestamente declarou o prprio candidato, foi a vitria do Correio Mineiro". Contra o que talvez parecesse a princpio, independncia jornalstica, para eles, no significava em nenhum momento o abandono da poltica. "Independente" o novo enlace entre imprensa e poltica.

(52)

Moacyr Andrade, op.cit.

90

4. Imprensa e cidade: dirios da vida besta

"- Cidade besta, Belo Horizonte! exclamou Redelvim, consultando o relgio. A gente no tem para onde ir... - No acho! retrucou Silviano. Em Paris a mesma coisa. - Em Paris? perguntou Florncio. No sabia que voc andou por Paris... boa! - parvo, quero dizer que o problema puramente interior, entende? No est fora de ns, no espao!" (Cyro dos Anjos, O Amanuense Belmiro)

Um cronista de O Dirio, em 1936, sada a passagem do primeiro aniversrio do jornal descrevendo o que, para ele, expressava o dilema central do fazer imprensa na Belo Horizonte dos anos 30. "O Edgar Matta Machado arranca os cabelos. Falta de matria. O dia decorreu morto, honestamente, sem reportagens. Nem uma homenagem a poltico evidente, nem um discurso, nem um ladro de galinhas. - Belo Horizonte mesmo uma aldeia. (...) Dia de excesso de matria. A Itlia ganhou uma batalha, Hauptmann no ser eletrocutado, um bonde pegou um automvel, o Sr. Fulano fez uma conferncia, houve um assalto a importante estabelecimento comercial, o Macedo da publicidade encheu as pginas de anncios. O Indiano quer por um clich de Chico Preto em trs colunas... Como que no jornal pode caber tudo isso? E o Edgar arranca os cabelos, sem saber o que fazer. Um dia acaba careca." (1) A cidade como um suporte, o palco de ao da imprensa local que, de forma anloga a um pndulo, oscila da profuso de acontecimentos e anncios publicitrios a publicar carncia absoluta do que noticiar diariamente. Os jornais, sugere-nos o cronista, caminham de acordo com o ritmo da cidade. E a Belo Horizonte da poca, ao mesmo tempo em que reluta em oferecer-se como objeto da visada particular do jornalismo, parece experimentar ocasies em que transborda mesmo, no cabe nas pginas dos peridicos. Afinal, a cidade aparece como limite ou torna-se a melhor possibilidade para engendrar a chamada imprensa de corte moderno? Quais as

(1)

Lucilio Mariano, Vida de Jornal, O Dirio. 06/02/36, p.3

91

articulaes que o ambiente urbano estabelece com as movimentaes no espao da imprensa local? O propsito desta seo do trabalho delinear, a partir das falas dos prprios protagonistas do fazer jornalstico, as imagens de relao imprensa e cidade que a movimentao editorial em Belo Horizonte nos anos 20 e 30 suscitou. O quadro efetivo da situao da imprensa e da cidade no o foco da anlise, que poder se servir de indicadores dessa realidade na medida em que ajudarem a dimensionar a forma como a questo da produo jornalstica percebida naquele momento pelos agentes. Em suma, o interesse gira em torno de quais noes e associaes simblicas em torno do "urbano" e do jornalismo organizavam as referncias da prtica dos grupos e indivduos que atuavam no espao da imprensa. Nas representaes dos "homens de imprensa" belorizontinos da terceira e quarta dcadas do sculo, a cidade evidencia-se como par inseparvel na reflexo que envolve a prtica jornalstica. Tais falas nos sugerem dois eixos temticos que permitiriam discutir a relao imprensa/cidade da forma como era percebida pelos nossos protagonistas: o primeiro diz respeito quilo que se constitui ou deve se constituir em objeto de ateno do novo periodismo praticado na capital; o outro ponto salienta a percepo dos jornalistas do modo como essas mudanas na imprensa implicam uma nova forma de reportar os acontecimentos e as notcias nas pginas dos jornais. A nosso ver, esses dois vrtices organizam uma imagem de cidade que orienta a prtica dos agentes nas movimentaes verificadas na imprensa de Belo Horizonte das dcadas de 20 e 30. Permitir-nos-iam, pois, entabular uma reflexo em torno de uma proposta de jornalismo em discusso, ali e naquele momento, e sua interface com o ambiente urbano. Em alguma medida, pode-se dizer que as mudanas que se operam na prtica do jornalismo na capital mineira acompanham movimentaes mais gerais que se fazem presentes nas diversas dimenses da vida social naquele momento. No sem razo, em vrias passagens os discursos em tela ressaltaro a ocorrncia de um relativo desenvolvimento do jornalismo local como um dos resultados de um progresso scio-

92

econmico da cidade. Pedro Aleixo sustenta a idia de que a cidade j organizava as condies materiais necessrias para o xito de uma empresa jornalstica como o Estado de Minas. A presena do peridico na primeira metade dos anos 30 valia como "demonstrao de vigor e de pujana da Capital mineira, em cuja vida o rgo de imprensa, lanado em 7 de maro de 1928, integrou-se definitivamente, passando a ser, de ento para c, o registro exato dos mais variados acontecimentos que marcaram as boas e ms vicissitudes da terra montanhesa". (2) De fato, a historiografia da cidade situa o momento de passagem Repblica Nova como o da deflagrao de um acentuado desenvolvimento urbano, que transforma a cidade no efetivo plo econmico planejado quando de sua fundao. (3) As evidncias de tal processo so vrias: o crescimento fsico-espacial da cidade, escapando para alm dos limites do traado original; o aumento significativo da instalao de estabelecimentos comerciais, industriais e de servios; a quebra do isolamento da cidade em relao a outras regies do estado e com outros estados atravs da inaugurao de linhas telefnicas, construo de rodovias e ampliao do sistema ferrovirio; a expanso da rede educacional e do acesso dos habitantes educao bsica, alm do investimento na formao superior, com destaque para a criao em 1927 da Universidade de Minas Gerais; o grande aumento no nmero de habitantes. O crescimento da populao dos dados mais representativos da "pujana" que adquire a capital. Eram cerca de 55 mil habitantes em 1920, 80 mil em 1925, 140 mil em 1930 e quase 215 mil seriam contabilizados pelo censo de 1940. Correia Dias identifica nesse perodo um processo de diversificao ocupacional que alcana tambm as chamadas profisses intelectuais. Tal processo permite o incio de uma profissionalizao, ainda que incipiente, dentro do jornalismo da cidade. Alm disso, a diversificao das atividades produtivas da cidade e do Estado, a expanso
Pedro Aleixo, Pgina de evocao, Estado de Minas. 07/03/53, p3. 2 Seo. Sobre isso ver Maria Auxiliadora Faria, Belo Horizonte: espao urbano e dominao poltica. Revista do Departamento de Histria, n1, Belo Horizonte, novembro de 1985, p.26-43, e Manifestaes poltico-sociais da populao belorizontina: 1930-1937. VI Seminrio de Estudos Mineiros. Belo Horizonte, UFMG/PROED, 1987, p.199-227; Paul Singer, Desenvolvimento econmico e evoluo urbana. So Paulo, Companhia Editora Nacional, 1974; e Francisco Iglsias e Joo Antnio de Paula, Memria da economia da cidade de Belo Horizonte. Belo Horizonte, BMG, 1987.
(3) (2)

93

industrial que induz algum incremento no mercado publicitrio e a preeminncia do debate poltico no perodo, marcado por forte polarizao ideolgica, criam condies que predispem a um certo fervilhamento organizacional e ideolgico no espao da imprensa. No se pode esquecer tambm que, combinado a estes fatores, o perodo colhe os primeiros resultados de um esforo de educao popular produzido durante o governo Antnio Carlos. Ainda que deva ser lida com alguma reserva, essa ao produz conseqncias para uma possvel ampliao dos pblicos leitores. O nmero de pessoas consideradas alfabetizadas vai, num crescendo permanente desde meados da dcada de 20, atingir 66,5% da populao da capital em 1940, contra o ndice de 27% relativo ao conjunto do estado. Nesse contexto, o perodo assiste a uma certa estabilidade no desenvolvimento da imprensa da capital, marcado sobretudo por uma perenidade maior dos jornais frente fugacidade dos empreendimentos editoriais at ento surgidos na cidade. (4) Por fim, a expanso do periodismo por esta poca no deve ser tomada como caracterstica exclusiva de Belo Horizonte. Alm do Rio de Janeiro e So Paulo, os dois plos econmico-culturais mais importantes, outros centros do pas, como Porto Alegre, Recife e Bahia, experimentam tambm, num processo que se prolonga atravs das quatro primeiras dcadas do sculo, o crescimento da chamada imprensa "noticiosa". (5) A dinmica da imprensa local no perodo poderia ser apreciada como resultado de mudanas na configurao social e econmica da capital. Tal perspectiva, em alguma medida, estaria corroborando teses clssicas da sociologia urbana que vislumbram a cidade e produtos considerados tpicos do ambiente urbano - tais como, cincia, arte, literatura, liberdade pessoal, ampliao dos horizontes individuais - como

Alguns do principais dirios do perodo foram o Correio Mineiro, fundado em 11 de novembro de 1926 encerrou suas atividades em 8 de agosto de 1936; o Dirio da Manh, de 16 de julho de 1927 a fevereiro de 1928; Estado de Minas, de 7 de maro de 1928, e o Dirio da Tarde, de 14 de fevereiro de 1931, que circulam ainda hoje; Dirio Mineiro circulou de junho de 1929 at pouco depois do final do movimento revolucionrio de 1930; Folha da Noite, de 1 de abril de 1929 a 6 de setembro de 1930; Jornal da Manh, de 27 de outubro de 1931 a 27 de setembro de 1932; Correio do Povo, de 26 de janeiro de 1932 a 20 de novembro de 1933; O Debate, de maro de 1934 a maro de 1937; Folha de Minas, de 14 de outubro de 1934 at 1965; O Dirio, de fevereiro de 1935 at janeiro de 1965. (5) Segundo levantamento do Departamento Nacional de Estatsticas, publicado no Minas Gerais de 21/04/32), a imprensa noticiosa, considerada como aquela voltada para servios informativos de carter amplo e pblico leitor diversificado, em comparao a segmentos especializados como a imprensa cientfica, operria, religiosa e literria, a que mais cresce em termos absolutos numa comparao entre os anos de 1912 e 1930. Desde a poca da monarquia, de 1825 at 1929, foram fundados 2.953 peridicos, sendo que entre 1920 e 1929, ocorre a maior concentrao (2.105) de publicaes criadas.

(4)

94

motor do desenvolvimento humano. O conjunto dessas elaboraes teve seu principal expoente na chamada Escola de Chicago. Os processos de industrializao e a urbanizao acelerados, calados em variveis como tamanho fsico, concentrao demogrfica, evoluo tecnolgica e tipo de organizao social, seriam os mveis caractersticos responsveis pelo fato do desenvolvimento da imprensa. A cidade apontada como varivel explicativa independente que gera efeitos profundos na vida social, com destaque para novos tipos de comportamento humano. (6) Preocupados com a expanso das cidades norte-americanas no incio deste sculo, os tericos principais dessa abordagem privilegiam enfoques que avaliam a influncia do ambiente urbano como base de integrao/desintegrao social. Verifica-se uma nostalgia de uma comunidade original de pertena, diante de uma certa impossibilidade de, nas condies urbanas de vida, manter uma solidariedade de tipo comunitria e territorial, existentes numa situao anterior. Tal enquadramento faz com que essa perspectiva analtica aponte o jornalismo como instrumento para construo de novos laos de associao entre indivduos e grupos. O objetivo do jornalismo reproduzir na cidade as condies de vida na vila, diz Park, acrescentando que o desenvolvimento das grandes cidades incrementa o nmero de leitores de jornais. O jornal dirio, assegura Burgess, uma das manifestaes da vida moderna peculiarmente urbana. E Wirth assevera que "numa comunidade composta de grande nmero de indivduos que no se conhecem intimamente e cujo nmero excessivo para se reunirem num s lugar, torna-se necessrio efetuar a comunicao por meios indiretos". (7) As crticas a essa escola so por demais conhecidas: proposies vlidas para cidades industriais tpicas so generalizadas para o conjunto do fenmeno urbano; a distino entre rural e urbano no est nitidamente ligada diferena entre grupos

Para um contato com textos seminais dessa escola ver Robert Park e Ernest Burgess, The City. Chicago, Chicago Press, 1968 e os artigos de Robert Park e Louis Wirth em Otvio Guilherme Velho (org.), O fenmeno urbano. Rio de Janeiro, Zahar, 1979. Um bom levantamento das principais referncias conceituais dessa corrente dos estudos urbanos est em Gideon Sjoberg, Teoria e pesquisa em sociologia urbana, in: Philip M. Hauser e Leo F. Shonore, Estudos de Urbanizao. So Paulo, Pioneira, 1976. p.145-174. (7) Louis Wirth, O urbanismo como modo de vida, in: Velho op. cit. p.102.

(6)

95

primrios e secundrios como sugerir esta anlise, j que os primeiros tm persistncia e tambm integram a vida urbana; dentre outras questes. (8) Todavia, essa idia de causalidade, na qual a cidade torna-se uma potncia indutora de efeitos diversos na vida social e gera uma "cultura" especfica de tipo urbano, parece ter pontos importantes de contato com a percepo corrente acerca da imprensa belorizontina no incio do segundo quartel do sculo. Um conjunto de indicadores de desenvolvimento da cidade so "escolhidos" pelos jornalistas para colocar em tela a nova situao da imprensa. Tais referncias de progresso do meio urbano sugerem o privilegiamento de uma ordem de fenmenos muito prxima da idia de formao de uma "cultura urbana" especfica. De certa forma, apoiados em impresses acerca de variveis da evoluo demogrfica e scio-econmica de Belo Horizonte, nossos protagonistas procuram relacionar as movimentaes no espao da imprensa a fatores representativos de modificaes na vida quotidiana e cultural. Alguns cronistas, por exemplo, vo sugerir que a imprensa moderna uma imposio do patamar alcanado pela cidade do ponto de vista do seu "desenvolvimento cultural". O editorial de fundao do Dirio da Manh, em 1927, afirma que "o desenvolvimento da cidade impunha o aparecimento de rgo de publicidade afastado da dependncia do governo". (9) Os responsveis pelo jornal O Debate, em 1934, permanecem nesse vis acentuando que a idia de editar um vespertino, " altura do desenvolvimento cultural de Belo Horizonte", levou a mudanas no jornal. Quais seriam, ento, as evidncias de desenvolvimento cultural citadino organizadoras, para os "homens de imprensa", de uma realidade social a qual exige e garante as mudanas que se processam no campo da imprensa diria da capital? Belo Horizonte, ao abandonar o primeiro quartel do sculo, comeava a superar um certo bucolismo de sua paisagem. Esse trao urbano, combinado com o moralismo e o convencionalismo ritualista das prticas coletivas dos habitantes dos segmentos mdios e de elite da cidade, e somado a uma organizao marcantemente
Sobre as limitaes da anlise do fenmeno urbano pela Escola de Chicago ver as crticas de Ruben George Oliven, Urbanizao e mudana social no Brasil. Petrpolis, Vozes, 1980. (9) Dirio da Manh, Dirio da manh. 16/07/27, p.1
(8)

96

patrimonialista da poltica, conformava um sufocante ambiente para o convvio e desenvolvimento intelectual. (10) O mosaico das representaes dos jornalistas da imprensa local esboa um quadro que confere visibilidade significativa a um conjunto de hbitos e costumes sociais. Aponta-se com nfase a emergncia de prticas que, organizadoras da vida quotidiana e cultural dos habitantes da cidade, atuam como pressuposto e resultado dessa oxigenao do ambiente urbano. o caso do crescente e disseminado hbito de ir ao cinema. Contempornea da criao do cinematgrafo, Belo Horizonte tinha na assistncia de filmes, na dcada de 20, atividade regular dentre os segmentos mdios e da elite local"o bonde conduz freqentadores de cinema," (11) diz a crnica. O costume de freqentar as salas de exibio da cidade era programa cotidiano obrigatrio e distintivo da vida cultural desses segmentos sociais. O negcio do cinema, por sua vez, encontrava-se em franca expanso no final dos anos 20 e anos iniciais da nova fase republicana, com a inaugurao de novos espaos sendo acontecimento peridico. Salas tradicionais, mas que no ofereciam mais condies de atender satisfatoriamente ao pblico devido ao acanhamento de suas acomodaes, eram rapidamente substitudas. O Cine Odeon da rua da Bahia, elemento permanente no registro dos cronistas e poetas que retrataram a poca, veio abaixo em 1927. Novos "templos" eram construdos, no apenas para culto arte cinematogrfica, mas sobretudo para a peregrinao dos citadinos na produo da sua vida cultural e quotidiana em Belo Horizonte. (12) "(...) Se sabe que o cinema constitui, aqui, como alhures, a diverso predileta. (...) Belo Horizonte acompanhou sem nenhum atraso os progressos marcantes da cinematografia, dos quais os 'talkie' foi, sem dvida alguma, o principal. (...) O Cine Brasil por exemplo, uma casa esplndida e no s est de acordo com o progresso e a

"Foi em confronto com esse ambiente que se articulou a nova gerao intelectual dos anos 20" conforme argumenta Fernando Correia dias, Literatura e(m) mudana: tentativa de periodizao, Revista do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais. II Seminrio sobre a cultura mineira (perodo contemporneo). Belo Horizonte, 1980. p.123-147. (11) Carlos Drummond de Andrade, Vamos ver a cidade, Minas Gerais. 16/05/30, In: Revista do Arquivo Pblico Mineiro. Ano XXXV, Belo Horizonte, 1984, p.65-66. (12) Este foi um momento, inclusive, de expanso das salas para o bairros limtrofes ou de periferia da cidade. Sobre o cinema em Belo Horizonte ver o informativo trabalho de Mrcio da Rocha Galdino, O cinfilo anarquista; Carlos Drummond de Andrade e o cinema. Belo Horizonte, BDMG, 1991.

(10)

97

civilizao da cidade, como poder acompanh-la daqui at muito tempo". (13) O cinema ser fonte inesgotvel para a imprensa da poca. Do ponto de vista econmico, as exibidoras patrocinam boa parte dos anncios publicitrios nos jornais, destacando a programao, horrios e lanamentos. Constituem-se num dos primeiros segmentos publicitrios organizados e cativos. J como uma espcie de "pauta", colunas e, com grande freqncia, pginas dirias inteiras so dedicadas a crticas e informes cinematogrficos. Eventualmente, o hbito de ir ao cinema podia fornecer at mesmo material para as pginas policiais: o acmulo de gente, por exemplo, em frente ao Cine Odeon, na Rua da Bahia, na "sesso da Fox" s 8 da noite, no fim dos anos 20, bloqueava o trfego e obrigava a interveno da polcia. "Cenas de vandalismo. A rua da Bahia esteve ontem agitada por tropelias da polcia. Estudantes espancados covardemente a bengalo e cassetete" (14). O cinematgrafo aparece como objeto de ateno dos jornais por se constituir num costume de um conjunto expressivo dos citadinos das camadas de elite e mdias urbanas. Alm de alimentar a crnica jornalstica, a recm aclamada "stima arte" fornecia tambm uma perspectiva de enquadramento e abordagem discursiva. O cinema, na prtica do jornalismo, produzia uma espcie de "grade" simblica (temticas, figuras sociais tpicas etc.), que era recurso freqente na construo dos textos dos jornais. "Os filmes de Joan Crawford, que so sempre bons de se ver, porque mostram alegres e bonitas meninas com bonitos vestidos, esto educando a mocidade feminina no sentido do horror ao homem rico e civilizado, que quer divertir-se e escolhe para isso as mais doces companhias". (15) escrevia Drummond em sua crnica diria.
(13)

Vises do passado e do presente cinematogrfico da cidade, Folha de Minas. 14/10/34. P.14. Dirio da Manh, 21/07/27, conforme referncia de Mrcio da Rocha Galdino, op cit. (15) Carlos Drummond. Garotas modernas e noivas ingnuas. Minas Gerais, 08/07/31, p.15. In: Revista do Arquivo Pblico Mineiro, op. cit. p.138-39.
(14)

98

Mas o cinema rivalizava com o futebol dentre as paixes que arrebatavam os hbitos dos habitantes da capital. No perodo em questo, os registros apontam para uma mudana importante no contexto do futebol. Perdia fora o esporte cultivado pela juventude das camadas scio-econmicas privilegiadas nos clubes tradicionais. A prpria transformao da definio do esporte de "ludopdio" para futebol, na escrita da imprensa, sugere a incorporao do esporte nas hostes das preferncias populares. (16) O esporte focalizado pelos dirios rivaliza com o futebol de rua e dos campinhos de periferia, talvez a principal atividade de lazer das camadas pobres da sociedade local. A ateno dos dirios , no final dos anos 20, pela ascenso do esporte na cidade como um espetculo de massas. (17) nessa condio que tal modalidade esportiva parece ganhar nova dimenso no rol das prticas objeto de ateno privilegiada dos jornais. Por essa poca, praticar e, sobretudo, assistir ao futebol vai consagrando-se, segundo os cronistas, como um dos costumes mais generalizados em Belo Horizonte. Um correr de olhos nos dirios do perodo permite a constatao de que o novo jornalismo, com olhos voltados para temas locais e do cotidiano, acompanha com grande destaque os eventos relacionados ao futebol. O escritor e jornalista Joo Alphonsus atenta para o fenmeno em vrias passagens de sua obra literria - prdiga no registro do ambiente social de Belo Horizonte dos anos 30. recorrente a presena desse esporte na organizao da cotidianidade da populao. O futebol foi, por exemplo, para indivduos das camadas mais pobres, uma forma de adquirir status social. Os jornais alimentam essa nova condio. "Ah, o Lencio. Est bem, agora; ganhando a vida com o p. De amador de futebol suburbano passou a profissional, comandante da linha dianteira do Lusitano F.C. Veja s, coronel: aquele rapaz estava se perdendo como simples servente de pedreiro! Um centroavante de primeira, com aquele corpo fino, aquelas pernas compridas...
(16)

Carlos Drummond de Andrade registra tal situao no poema A lngua e o fato, Poesia e prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1988. p.738. (17) Uma interessante introduo a uma abordagem sociolgica do fenmeno do futebol no pas, com a indicao de uma srie de aspectos que alcanam a realidade belorizontina do esporte pode ser encontrada em Anatol Rosenfeld, O futebol no Brasil, Argumento. Ano 1, n4, fev.74. Paz e Terra, Rio de Janeiro.

99

Quando os jornais falarem nas escapadas sensacionais de Leon na porta do gol, o senhor j sabe: ele! Me admira que o senhor ainda no tenha visto o retrato dele nos jornais. o homem do dia. Leon!" (18) As pginas ou suplementos esportivos so dos recursos mais utilizados pelos peridicos para atrair a ateno dos leitores. No caso do futebol, a cobertura das partidas e do cotidiano desse esporte na capital merecem um destaque nas pginas dos jornais s comparvel crnica poltica. Um match entre Atltico e Palestra, duas das principais agremiaes da cidade, provocava uma semana de crnicas e reportagens nos peridicos com manchetes dirias. Segundo rememora o jornalista, Plnio Barreto, relembrando sua infncia, "foi nesta poca, j to distante, que o nosso futebol comeou a ganhar impulso maior, surgindo para a crnica esportiva da cidade o clssico Palestra x Atltico. At ento a coisa se resumia em Atltico x Amrica. A ascenso do `time verde do Barro Preto` era a causa do entusiasmo diferente que ento passou a envolver o chamado 'balpodo' ou 'ludopdio'". (19) certo que o futebol vai ganhando na cidade a projeo de uma das mais populares prticas sociais. Afinal, "o futebol no impunha exigncias. A bola e as onze camisas adquiriam-se mediante rateio. Era esporte de pobre, da sua popularidade". (20) Mas a ateno que a "nova" imprensa passa a dispensar ao fenmeno, e a repercusso que constri nas pginas dirias de cobertura esportiva, parece ter menos a ver com a ascenso da prtica do esporte, j popular como forma de diverso entre o conjunto da populao, do que com um novo enfoque construdo sobre os eventos que expressavam a vida e os costumes dos citadinos. A prtica e a assistncia do futebol - o futebol espetculo de massas - eram das mais concorridas atividades em Belo Horizonte, semelhana do que ocorria tambm noutras capitais. Todavia, essa prtica s passa a constituir "fato jornalstico", ou se tornar objeto da cobertura sistemtica do periodismo, quando o futebol visto como um acontecimento que marca o ritmo da capital, adentra

(18) (19)

Joo Alphonsus, Totnio Pacheco. Rio de Janeiro, Imago/MEC, 1976.p.170 Plnio Barreto, Renhida luta no field do Barro Preto. Estado de Minas. 08/03/77, p.5. (20) Delso Renault. Cho e alma de Minas. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1988. p.165

100

a hierarquia da vida quotidiana e ganha preeminncia na organizao dos hbitos das pessoas. A expanso da figura do "torcedor" e a incipiente profissionalizao dos jogadores so fenmenos caractersticos desse processo. nesse perodo, fim dos anos 20, que se tornam populares os chamados "placards" (21), afixados porta dos jornais. Neles a redao informava, em forma telegrfica, novidades no transcurso de partidas de futebol disputadas noutras cidades e que chegavam pelo rdio ou telefone. H uma, como de hbito, cativante crnica de Drummond evidenciando a importncia do futebol na cidade, e o papel da imprensa para que ele comece a se tornar um espetculo ritualizado de massas. "Domingo, tarde, na forma do antigo costume, eu ia ver os bichos do Parque Municipal (cansado de lidar com gente nos outros dias da semana), quando avistei grande multido parada na Avenida Afonso Pena. Meu primeiro pensamento foi continuar no bonde; o segundo foi descer e perguntar as causas da aglomerao. Desci, e soube que toda aquela gente estava acompanhando, pelo telefone, o jogo dos mineiros na Capital do pas. Onze mineiros batiam bola no Rio de Janeiro; dois mil mineiros escutavam, em Belo Horizonte, o eco longnquo dessa bola e experimentavam uma patritica emoo. (...)"Para mim, o melhor jogador do mundo, chutando fora do meu campo de vista, deixa-me frio e silencioso. Os meus patrcios, porm, rasgaram-se anteontem de gozo, imaginando os tiros de Nariz, e sentiram na espinha o frio clssico da emoo, quando o telefone anunciou que Carlos Brant, machucandose no joelho, deixara o combate. Alguns pensaram em comprar iodo para o heri e outros gritavam para Carazzo que no chutasse fora. A centenas de quilmetros, eles assistiam ao jogo sem pagar entrada. E havia quem reclamasse contra o juiz, acusando-o de venal. Um sujeito puxou-me pelo palet, indignado, e declarou-me. 'o Sr. est vendo que pouca vergonha. Aquela penalidade de Evaristo no foi marcada'. Eu olhei para os lados, procura de Evaristo e da penalidade; vi apenas a multido de cabeas e de entusiasmo; e fugi." (22)

Tudo indica que os "placards" foram criao do paulistano O Estado de So Paulo em 1919, quando a redao enviou um correspondente capital federal para cobrir uma partida da selecionado brasileiro. O reprter enviava, atravs do telefone, informaes que eram expostas na fachada do prdio a cada minuto ou de acordo com o desenrolar da partida: um ataque perigoso, escanteio, gol etc. A referncia de Nicolau Sevcenko, Orfeu exttico na metrpole. So Paulo, Companhia das Letras, 1992. P.66. (22) Carlos Drummond de Andrade. Enquanto os mineiros jogavam. Minas Gerais. 21/07/31. In: Revista, op.cit. p. 155.

(21)

101

Vale acenar tambm para o fenmeno do carnaval como costume citadino que desperta a ateno dos peridicos. Apesar de ser uma festa popular de momento bem delimitado no ano, nem por isso possui menor impacto na cobertura realizada pela imprensa poca. Desde alguns meses que antecediam a festa e durante o perodo que envolvia o chamado "reinado de Momo", os jornais voltavam-se com particular ateno para o acontecimento. Alm de artigos em profuso, os dirios promoviam inclusive uma srie de atividades carnavalescas, como "batalhas de confete" e encontro de blocos, vinculando essa ao presena e insero de cada peridico no cotidiano da cidade. O destaque dos jornais , obviamente, para as manifestaes festivas que envolvem a pequena burguesia urbana, com rara meno a comemorao patrocinada por segmentos mais pobres da populao. A organizao de blocos, os tradicionais corsos e os bailes recebem acolhida e divulgao generosa dos dirios. Em alguns momentos a dinmica da festa carnavalesca serve at mesmo para justificar as mudanas que ocorrem na imprensa. o que sugere o articulista do Dirio da Tarde em crnica da primeira edio do jornal. "Dirio da Tarde, jornal essencialmente brasileiro, aguardou o sbado-gordo para se apresentar a amvel populao da capital. Ele veio de mos dadas com El Rey Momo, e ambos foram recebidos com as mesmas manifestaes alegres de encorajamento e de aplauso. No se pode estranhar, em absoluto, o carter de acontecimento sensacional que se emprestou chegada das duas ilustres personalidades. Ao contrrio, nada mais lgico e natural: - Belo Horizonte, cidade tradicionalmente pacata e burguesa, j muito que se ressentia da falta de um vespertino que tivesse realmente essa feio leve, gil, noticioso - e de um carnaval que fosse verdadeiramente carnaval." (23) Carnaval, cinema, futebol. So prticas significativas que se fazem presente na capital desde os anos iniciais de sua fundao. O que parece acontecer de novidade agora que estas atividades comeam a adquirir traos - como o alargamento da participao de setores que tm acesso fruio dessas atividades e uma certa
(23)

A cidade em pleno reinado da folia. Dirio da Tarde. 14/02/31, p.1

102

integrao cultural dos diferentes setores - fundamentais emergncia posterior do que se convencionou chamar cultura popular de massa. (24). Tais prticas parecem representar, na capital mineira, a introduo dos primeiros passos de "um movimento de unificao cultural, projetando na escala da nao fatos que antes ocorriam no mbito das regies" e, com isso, possibilitando "o surgimento de condies para realizar, difundir e 'normalizar' uma srie de aspiraes, inovaes, pressentimentos gerados no decnio de 1920". (25) Assim como ocorria com a imprensa local, tambm o futebol, cinema e carnaval tinham como contraponto permanente a dinmica e ateno dispensada s mesmas atividades nas cidades do Rio de Janeiro e, em menor grau, So Paulo. Atravs dessas "pontes", a vida cultural da cidade adquiria ares menos intimistas e estabelecia contatos e rede de relaes com outros ambientes distantes e mais cosmopolitas. A vida social em Belo Horizonte, na viso expressa nos jornais, ganhava novos ares atravs da ritualizao e performance pblica dessas prticas culturais. A entrada da cidade no concerto nacional da modernizao no se dava, todavia, somente nas referncias aos hbitos relacionados ao cinema, carnaval e futebol. Ao que parece, tambm no procedia mais a reclamao de Drummond, por ocasio da semana modernista de 1922, segundo a qual o que era escndalo na capital paulista no chegava a atingir a capital mineira. Belo Horizonte agora tinha seu prprio estoque de escndalos. que outro aspecto estruturante da "nova realidade social" da cidade, para os "homens de imprensa", o relato dos fenmenos relacionados ao conflito social e criminalidade. A movimentao no periodismo local inicia por essa poca a construo de sua idia de marginalidade social, traduzida nas abundantes matrias dedicadas cobertura policial. As diversas manifestaes de conflito social tm participao expressiva na constituio do cotidiano da cidade desde a sua fundao. Afinal, j dessa poca um

(24)

Segundo Renato Ortiz, uma srie de processos culturais verificados nas quatro primeiras dcadas do sculo deixam antever elementos que, rearticulados a partir dos anos 40, respondero pela emergncia de uma cultura popular de massa no Brasil. A moderna tradio brasileira. So Paulo, Brasiliense, 1988. (25) Antnio Cndido, A revoluo de 1930 e a cultura, Novos Estudos Cebrap. So Paulo, v2,4,p.27-36, abril 84.

103

amplo "mundo da desordem", experimentado pela populao mais pobre, choca-se com a ordem que o planejamento da cidade tenta impor. (26) Prostitutas, "desocupados", moradores das cafuas, os pobres em geral ganham visibilidade e passam a ocupar espao destacado nos jornais com o redirecionamento editorial das publicaes. A crnica da marginalidade social segue de perto, como atesta o simples folhear dos jornais do perodo, o volume de material dedicado poltica e ao futebol, e obtm ateno e repercusso entusiasmada junto aos leitores. Estrela nas pginas dos jornais, o destaque dado ao noticirio policial para consolidao da nova fase da imprensa local, , entretanto, mais dissimulado, marginal como seu tema. A idia da fora da crnica policial no periodismo transparece nas entrelinhas da memria de uma vida bomia da capital. Sugere-se ali o lugar que "o mundo da desordem" ocupava nos acontecimentos que seriam objeto das notcias. "A vida bomia de todas as cidades sempre foi o habitar de tipos singulares. Prostitutas, cafetinas, gigols e gente endinheirada sempre serviram de fonte inspiradora de escritores e artistas. Uma vez ou outra corria pela cidade a notcia de um caso pitoresco. Ficvamos sabendo dos atritos e desavenas, das brigas entre amantes, que costumavam ocorrer na madrugada. Se no se alastravam na letra de forma do jornal, corriam de boca em boca at o comentrio chegar ao Bar do Ponto". (27) Mapear esse setor da vida urbana tornava-se atividade do noticirio de polcia atravs de "visitas 2 Delegacia, conversas com lunfas ou mulheres da Zona, atravs das grades, a cara do delegado, antiptica, secarrona, desdenhosa, desconfiada". (28) Algumas passagens do romance "Rola Moa", de Joo Alphonsus, so tambm elucidativas da realidade que o olhar dos jornais passa a construir no seu encontro com a temtica da marginalidade social. O personagem Anfrsio, bacharel em direito e funcionrio pblico, observa de sua casa, a nica "burguesa" nas imediaes da
(26)

Sobre os conflitos entre as chamadas "classes perigosas" e a ordem urbana imposta pelo poder pblico nas primeiras dcadas da cidade ver o trabalho de Luciana Andrade, Ordem pblica e desviantes sociais em Belo Horizonte (1897-1930). Belo Horizonte, Fafich/UFMG, 1987. Tese de Mestrado. (27) Delso Renault, op.cit, p.34. (28) Cyro dos Anjos. A menina do sobrado. Rio de Janeiro, Jos Olympio/MEC, 1979.p.331-32.

104

favela do "Rola Moa", morro na zona sul da cidade, os eventos cotidianos que se desenvolvem no local. Um deles, a morte de um dos habitantes da vila, prdiga no insinuar essa nova perspectiva adotada pelos emergentes jornais noticiosos da capital. Ao narrar os acontecimentos a um amigo, "Anfrsio abriu um jornal que conservara na mo durante o enterro: - Leia esta notcia do falecimento. Se j leu, repita atentamente a leitura. O outro leu: SR. ANTNIO PIO DA COSTA CNDIDO 'Faleceu ontem repentinamente nesta capital o Sr. Antnio Pio da Costa Cndido, chefe de tradicional famlia da cidade de Montanha. Natural daquela cidade, para essa Capital veio ao tempo do antigo Curral del-Rey, tendo participado da construo da nova cidade, ento nascente. Passando a exercer funes na repartio dos Correios de Belo Horizonte, no desempenho do cargo que lhe coube, f-lo dando sempre provas de seu carter probo, enrgico e independente (...) Falecendo na avanada idade de oitenta anos, pai dos saudosos mineiros Drs. Joo Cndido e Antnio Cndido Filho, deixa os seguinte filhos vivos: (...) Seu enterramento realizar-se- hoje s 16 horas, saindo da rua Montanha, 17, para o Cemitrio do Bom-Fim. (...) Agora, vire a pgina do jornal e procure o DIA POLICIAL. Olhe a. FALECEU NA VIA PBLICA - Populares encontraram na manh de hoje, nas imediaes do Sanatrio Montanhs, no RolaMoa, o cadver de um homem. Comunicado o fato polcia, esta fez remover o cadver para o necrotrio. A necrpsia revelou tratar-se de morte por insuficincia cardaca. Entrando em diligncia, pode a Delegacia de Segurana Pessoal identificar o morto. Trata-se do operrio Antnio Cndido, de oitenta anos de idade, residente num barraco daquelas imediaes. O corpo ser enterrado hoje. (...) O homem que depois de morto virou dois. Bom ttulo para uma novela. Se eu quisesse escrever novelas. Os elementos esto a, oferecidos pela realidade. A famlia enlutada forneceu os dados, para a notcia solene, da seo social, ocultando porm o humilde cargo posto que exerceu: carteiro. O reprter foi na delegacia e apanhou na vala comum do livro de pequenos incidentes annimos o falecimento

105

chapa: na via pblica. O terreiro foi transformado em via pblica, j que assim que os cadveres humildes so encontrados pelos populares. Ningum morre dentro de sua moradia para ser encontrado por populares. Note que, apesar de identificado, o reprter do DIA POLICIAL no lhe deu maior importncia: o corpo ser enterrado hoje. Corpo annimo e humilde, literalmente corpo: lama". (29) O acontecimento e a visada do jornalismo. A interseo de ambos produzindo a notcia policial esplendidamente mostrada pelo autor de Rola Moa. Noutro momento da estria Anfrsio, ao deparar com o relato no jornal de um ritual de macumba ocorrido na favela, constata que "a maior parte da notcia imaginao do reprter". Mas o caso lhe provoca a lembrana de outro episdio, onde um jornalista, no af de realizar uma reportagem sobre os terreiros de macumba, se meteu numa "trgica aventura", que lhe causou a morte. Camilo, o reprter do jornal, buscava reportagens sensacionais, "cada vez mais palpitantes e pitorescas". Mergulha no ambiente da macumba em busca de uma srie de artigos de grande repercusso. O reprter envolve-se com uma Me de Santo, a mulata Josefa, com quem se casa. Ambos morrem trs anos depois. O narrador conta ento a reavaliao do ocorrido que Anfrsio faz em suas reminiscncias: "falavam de uma atrao doentia pelas excentricidades, marca de sua psicologia e revelada na prpria vivacidade jornalstica, uma assombrosa facilidade de apreender estranhos pedaos de realidade para a fome inestancvel do noticirio. Entretanto Anfrsio, com a memria provocada para todas as circunstncias, sentia que havia naquilo mais do que o de que se falava. Sim, a vingana da macumba contra quem a penetrara com intuito de sensacionalismo de imprensa. Vingana dentro da pura realidade. Sem literatura. Ou a literatura estaria na maneira do bacharel encarar o fenmeno." (30) Ao que podemos complementar: ou a crnica policial residia na maneira do novo jornalismo olhar a "marginalidade"? Cinema, futebol, carnaval e faits-divers. Na sua "nova" realidade, aparecem como efeitos da urbanizao sobre a vida quotidiana e cultural. Constituintes
(29) (30)

Joo Alphonsus, Rola Moa. Rio de Janeiro, Imago/MEC, 1976. p.123-25. Idem, p.146-151.

106

do ambiente urbano, so invocados pelos "homens de imprensa" para justificar as movimentaes que se processam no jornalismo da capital. Tal perspectiva se evidencia em aes como a da estratgia adotada pela Folha de Minas que, logo aps seu lanamento em 1934, para ampliar seu pblico na disputa com outros dirios da capital, passa a dedicar todos os dias uma pgina com informaes dirigidas a bairros especficos de Belo Horizonte. Indicador dessa aproximao do jornal com o cotidiano local tambm a expanso do espao dedicado aos pequenos anncios feitos pelos prprios leitores nos principais jornais. Fonte de receita para os peridicos, era sobretudo uma forma de capitalizar o interesse especfico de indivduos por informaes variadas de servios prestados na cidade para a ampliao do pblico leitor do jornal. A cidade, pois, numa primeira aproximao, seria responsvel pela emergncia de uma nova forma de cultura. Como amlgama de caractersticas tais como tamanho, densidade, permanncia e heterogeneidade social, e essa nova forma de cultura, a cidade patrocinaria a emergncia do que Wirth chamou de modo de vida urbano. Tal processo social seria caracterizado pela disseminao de papis sociais altamente fragmentados, predominncia de contatos secundrios sobre os primrios, isolamento, superficialidade, anonimato, relaes sociais transitrias e com fins instrumentais, inexistncia de um controle social direto, diversidade e fugacidade dos envolvimentos sociais, afrouxamento dos laos familiais e competio individualista. (31) Esses traos presentes no modo de vida urbano explicariam a existncia de uma propenso dos citadinos para institurem novos mecanismos de comunicao. Tais instrumentos, como a imprensa diria, que tornariam possvel a revitalizao do contato social restringido, tonificando laos de associao entre indivduos e grupos. Haveria, nas condies de existncia urbana, mudanas significativas no modo de vida, nas estratgias de sobrevivncia, nos comportamentos, representaes simblicas e nas prticas dos diferentes grupos e classes sociais. A cidade seria um fator causal importante para o entendimento das relaes sociais. A recuperao dessa orientao analtica clssica da sociologia, e as elaboraes que avana na sua
(31)

Louis Wirth, op. cit.

107

abordagem do fenmeno da cidade, so importantes, sobretudo, porque realam o significado de alteraes na sociabilidade, na vida quotidiana e cultural. Essa viso "mais demogrfica" da cidade aponta para as conseqncias que o "modo de vida urbano" traz ao plano das relaes sociais e da sociabilidade, oferecendo pistas tericas importantes para entendimento do fenmeno da imprensa. necessrio, porm, verificar como a realidade em tela, a do ambiente urbano em sua interao com a prtica jornalstica, confere flego ou aponta limitaes a essa perspectiva. Nesse sentido, retomamos o outro ponto de ancoragem que sustenta a interface imprensa/cidade na viso dos jornalistas da capital nas dcadas de 20 e 30. Passamos agora a indicar no mais os elementos que evidenciam os novos objetos de ateno do periodismo local, institudos numa suposta relao entre imprensa e vida quotidiana e cultural da cidade, mas quais os novos olhares indicados pelos jornalistas para que o jornalismo lide com os acontecimentos da cidade. Noutros termos, nos discursos acerca da disseminao e assimilao de novas tcnicas e procedimentos editoriais, j incorporadas, segundo os jornalistas, em outros centros do pas, tambm se projeta uma imagem da relao imprensa/cidade. Drummond sempre um bom ponto de partida. Podemos iniciar esse rpido percurso com a percepo que o poeta tem das mudanas que ocorrem volta da sua mesa no jornal. No relato de sua experincia na redao do Estado de Minas, ele faz esta caracterizao: "Servi vagamente na redao, nos primeiros dias, sob o comando do meu amigo Antnio Leal da Costa, correspondente de `O Jornal` e homem verdadeiramente encantador, que fora chamado a arrumar as coisas no matutino, dada a sua grande experincia no ofcio". (32) A imprensa local organiza seu novo modus vivendi a partir da orientao dos protagonistas de um fazer jornalstico considerado modelo do periodismo moderno poca. E uma categoria importante para o fazer jornalstico de agora em diante parece
(32)

Carlos Drummond de Andrade, Um parente que faz cinqenta anos, Estado de Minas. 09/07/77, p.1. Caderno comemorativo.

108

ser a idia de um necessrio planejamento das atividades. Talvez os rudimentos de um "mentalidade gerencial" e de uma racionalizao, a partir da crescente, da atividade jornalstica. (33) Um bilhete deixado pelo jornalista Antnio Leal Costa, que chefia a redao do Estado de Minas, para o redator Carlos Drummond de Andrade, sugere as transformaes que ocorrem nessa esfera. "Voc poderia fazer para hoje uma nota para a 1 pgina, sobre a inaugurao das conferncias pedaggicas, mostrando a influncia que devem ter sobre a formao da nova mentalidade do professorado, indispensvel execuo prtica da reforma? No precisa ser coisa muito grande: apenas um pouco maior do que os tpicos. Poder tambm fazer consideraes sobre a complexidade da reforma, acentuando que os seus resultados integrais s podero se manifestar mais tarde, isto, porm, se algum reformador futuro no desmantelar a obra que agora se inicia. Muito afetuosamente, Leal." (34) No se pode mais aguardar que a cidade espontaneamente gere as notcias. preciso perscrutar a realidade produzindo os fatos jornalsticos. O prprio Drummond, em seu retorno ao Dirios Associados, em 1934, arrisca-se a apresentar coordenadas para o efetivar o "bom" periodismo. O poeta assume o papel de um cronista com o olhar voltado para o cotidiano da cidade. Atravs de colunas como "Bar do Ponto" - ponto nevrlgico na construo da sociabilidade da bomia da capital que, sugestivamente, expandiu-se para as pginas dos jornais - e com pseudnimos, Drummond prope-se a ser um comentarista que, com rapidez e sensibilidade, observar o desenrolar da vida da cidade. o que assegura seu "programa" na coluna "Um minuto apenas". "Nesta seo se falar de moda, de sentimentos que passam com ela, de atrizes bonitas de cinema, de poetas que no usam entorpecentes nem os fabricam, e de mil outros assuntos terrestres. A senha ser: Frivolidade, que, s vezes se confunde com Esprito, outras vezes (sem parecer) mais grave que um tratado de Finanas. A seo
S se pode falar efetivamente do desenvolvimento de uma mentalidade gerencial e da racionalidade capitalista na esfera cultural a partir dos anos 60, quando comea a se conformar uma efetiva indstria cultural e um mercado de bens simblicos. At ento, talvez a expresso mais adequada para os "empresrios" da imprensa seja a de "capites da indstria". Sobre isso ver a discusso de Renato Ortiz, op. cit. (34) Carlos Drummond de Andrade, Um parente, op. cit.
(33)

109

ser curta, como a vida, mas sem as complicaes da vida, como o telefone no-automtico, o calo pisado na rua (...)" (35) Frivolidade e planejamento so senhas para entendimento do sentido almejado para o periodismo da capital. Tais aspectos do fazer da imprensa renovada na Belo Horizonte dos anos 20 e 30 tm como escora, no discurso dos "homens de imprensa", uma pretensa "nova realidade" da cidade. Transformaes acentuadas no ambiente urbano teriam como traduo, no espao especfico da imprensa, a introduo de novas tcnicas de trabalho jornalstico at ento incipientes na cidade. O Estado de Minas vem a pblico em 1928 apostando em referncias de ruptura com o quadro tradicional do jornalismo. "Tudo evoluiu. E o velho artigo de fundo, puxado a adjetivos sonoros, recheado de idias gerais - evidentemente j passou de moda. No o tolerariam os leitores de hoje; nem ns seramos capazes de escrev-lo." (36) O que vale agora o entendimento de que "the ordinary man is more interested in news than he is in political doctrines or abstract ideas" (37). Qual a razo desse novo sentido? Um ano depois, como que a justificar o projeto em andamento, o jornal busca responder qual o papel que almeja cumprir na sociedade da poca e o modelo buscado para o periodismo local. "Na poca do `sensacionismo americano`, nos dias febris em que vivemos, a funo precpua da imprensa informar. O melhor jornal aquele que possui maior cpia de notcias certas e reais, aquele que mais completamente pode satisfazer curiosidade dos leitores. A investigao da reportagem deve ser elevada ao extremo: a sua nica barreira ser a conscincia limpa do jornalista, o seu escrpulo, a sua disciplina profissional. (...) O mximo de publicidade, pela forma mais comunicativa, eis o objetivo da imprensa moderna. Os jornais mais tpicos da poca so os norte-americanos, lanando edies completas

(35)

Carlos Drummond de Andrade, Um minuto apenas. Minas Gerais. 9 de junho de 1931. p.13. In: Revista, op.cit. p.99 (36) O Estado de Minas, Estado de Minas. 07/03/28. p.1 (37) Robert Park, The natural history of newspaper. In: Robert Park e Ernest Burgess, op. cit. p.91.

110

de duas em duas horas, com o noticirio integral de tudo o que se passou de importante no mundo, nos ltimos momentos. As sees dos dirios se multiplicam ao extremo, com a mxima perfeio, para que neles se contenha, afinal, noticirio que possa interessar totalidade das classes sociais, e que satisfaa a todos os paladares e desejos. Informar implica esclarecer. A primeira funo abrange metade, pelo menos, da segunda. De modo que a tarefa do jornalista se reduz sensivelmente Passaram-se os tempos dos terrveis e massudos artigos de fundo, cuidadosamente construdos com aspectos de edificao de cimento armado. Hoje o pblico pede nota ligeira, o comentrio rpido e incisivo, que apenas complete a notcia, com os dados e conhecimentos que ao homem de imprensa devem assistir melhor por fora do 'metier'. As exigncias da vida agitada de hoje so muitas para que possa algum recostar-se descansadamente por 4 colunas pesadas de jornal para ler, no fim das contas, uma coisa morna e sem sabor, que melhor ficaria se condensada em meio palmo de coluna. O artigalho espanta como um troglodita. Qualquer pessoa preferir atingir o ltimo andar de um 'sky scrapper' a p, do que engolir um desses monstros diariamente. Os editoriais para serem lidos devem resumir-se o mais possvel; e assim mesmo quase certo que s despertaro a curiosidade e o nimo de uma minoria selecionada. A obra jornalstica h de ser viva, rpida, impressionante e leve. Nada de confundir livro ou enciclopdia com jornal." (38) Dias febris, nota ligeira. Vida agitada, comentrio rpido. As alteraes que se presentificam na imprensa local teriam a ver com ritmo da vida urbana, com as sensaes e experincias que provoca em seu habitante. A imprensa, pois, deveria acompanhar e estimular no citadino a formao de uma nova sensibilidade para a vida da cidade. J em 1927 o fundador do Dirio da Manh, Augusto de Lima Jnior, recomenda a Cyro dos Anjos: "Escreva com fogo! disse - Quero movimento, ao, sensacionalismo! Precisamos sacudir Belo Horizonte! (...) O `Dirio da Manh` saiu em julho daquele ano, fez sucesso, pela novidade da paginao e pela vivacidade do servio telegrfico e do noticirio. E principalmente pela malcia dos sueltos, das notas, das charges". (39)
(38) (39)

Pra que serve o jornal?, Estado de Minas. 07/03/29. p.1 Ciro dos Anjos, op. cit. p.327

111

No h jornal da cidade que, a partir de ento, no reafirme uma nova lgica de operao. Trata-se de informar e distrair um leitor cada vez mais curioso. O abandono de tcnicas jornalsticas marcadas pelo gnero opinativo, em face da ascenso de procedimentos que iriam se convencionar com o nome de "jornalismo informativo", marcam o discurso da imprensa. O Estado de Minas, em 1930, quem enfatiza: "(...) Batalhamos para formar no maior estado do pas um rgo de imprensa moderno, vibrante, informativo, de acordo com as novas regras do jornalismo, em que o noticirio ocupa primeiro lugar." (40) Era necessrio impor mudanas ao tradicional fazer jornalstico para que ele pudesse acompanhar e descrever para os habitantes da cidade novas condies de vida material e de representao, marcadas pela contingncia e fragmentao dos contatos sociais. Belo Horizonte, aposta-se, vivia sua modernizao, com todos os elementos de estranhamento da experincia quotidiana que tal processo propicia a seus habitantes. Da, um novo padro para o jornalismo se mostra necessrio. "Ontem a reportagem, bisonha, mal descia as ruas busca de notcias, deixando-se, o mais das vezes, ficar na redao espera da espontaneidade dos interessados." (41) Na multiplicidade de ocorrncias diariamente produzidas no espao urbano, o jornalismo cumpriria para o citadino o papel de recolher os episdios, os fragmentos e lan-los numa nova ordem, a ordem do jornal. dessa maneira que se alterariam tanto o objeto de ateno dos jornais quanto a forma de reportar eventos para as pginas dos peridicos. "`O Debate`, como jornal moderno, leve e completo, dar informaes abundantes sobre os principais acontecimentos, colhidos ltima hora na capital do pas e transmitidas imediatamente para a nossa redao". (42)

(40) (41)

Estado de Minas, Estado de Minas. 07/03/30. p.1 O Estado de Minas, Estado de Minas. 07/03/36. p.1 (42) O nosso aparecimento, O Debate. 16/03/34. p.2

112

Acelerao do ritmo social, velocidade, eis alguns aspectos marcantes nessa percepo da imprensa na capital. So processos que se distinguem no prprio fluxo imposto produo dos peridicos e do equipamento social que em torno dele gravita: as linhas frreas, que aceleram a distribuio das folhas para outros centros; a rotativa, que incrementa fantasticamente a impresso das gazetas; a fotografia e a possibilidade de registro instantneo de eventos; o telgrafo e o telefone permitindo a transmisso veloz e imediata de informes sobre acontecimentos recm ocorridos grande distncia. O progresso tcnico permite, enfim, acelerar o processo de produo jornalstico para que os jornais pulem das impressoras s mos dos leitores com informaes colhidas em lapsos de tempo cada vez menores, se comparados aos padres at ento vigentes. As empresas editoras destacam o servio de entrega na casa do assinante, em geral at as 7 horas da manh, servindo como mais um instrumento de marcao do novo ritmo social adotado pela imprensa. O garoto vendedor de jornais exemplifica o novo ritmo da imprensa e vira matria de jornal. "Antes do sol nascer, quando a cidade ainda ostenta vestgios do dia anterior, j vai ele, mos nos bolsos, olhos cosendo ao cho, gorro meio ao lado, a caminho do jornal da manh que dever sair antes dos trens se porem em marcha para o interior do Estado" (43) Nessa renovao da produo jornalstica inevitavelmente altera-se o papel e importncia do reprter. Este deve constituir como eixo de sua ao o apreo pela observao efmera e ligeira, em compasso com a acelerao do fluxo do tempo. Deve, enfim, vivenciar a cidade sob nova percepo. Tal perspectiva atestada em artigo que discutia as tarefas dessa funo em 1932, no Minas Gerais. "Em nossa terra, os rapazes que principiam no jornalismo como noticiaristas - os 'focas' - tm vergonha de que se lhes d o nome de 'reprteres'. Julgam que a reportagem uma funo subalterna, sem mrito e sem importncia, feita unicamente das pequenas informaes dirias e do noticirio trivial".

(43)

O pequeno vendedor de jornais, Dirio de Minas. 6/8/30

113

"(...) O jornalista moderno no disserta nem julga: v, informa-se, descreve, pinta ao vivo, surpreende os fatos, revela os acontecimentos." (...) "Mas logo se v que o bom reprter dum grande jornal no pode ser qualquer borrador de papel. Ser reprter viver dentro da vida tumultuosa e multiforme duma grande cidade." "(...) Na reportagem consiste a essncia e a fora da imprensa moderna." (44) A reportagem mostra-se o eixo desse periodismo renovado. Tal concepo parece revelar tamanha fora entre os "homens de imprensa" que nem mesmo um jornal que funciona como rgo de agremiao poltica, como o Dirio de Minas, deixa de, ainda que com ponderaes, saudar e buscar assimilar as novas tendncias. "Tendo em conta a inegvel americanizao de mtodos e processos que vai influindo na imprensa do mundo inteiro, procuramos dar, na elaborao deste matutino, um lugar de relevo coleta de informaes locais, do pas e do estrangeiro." (45) Para uma cotidianidade marcada pela vida "nervosa", "agitada", por dias "febris" onde passam uma procisso de homens e eventos, em processos cujo tempo cada vez mais "acelerado", exige-se, pois, uma nova imprensa. Sua base ser um jornalismo no qual a produo do seu olhar/narrativa especficos devero se adequar a esse ritmo e feio da cidade. Fortuito, rpido, observaes breves, colado aos acontecimentos que se sucedem na cena urbana, o jornalismo buscar ser imagem e semelhana de uma nova sensibilidade e percepo dos homens. Uma referncia, longa porm elucidativa, s reflexes promovidas por articulistas dos jornais Dirio da Tarde e Estado de Minas, acerta com preciso as novas maneiras de atuar que se impe imprensa na sua interface com uma cidade em "tempo de progresso". O jornal, para eles, faz parte e d forma ao

(44) (45)

O reprter, Minas Gerais. 21/04/32. O jornal - Como o imaginamos, Estado de Minas. 07/03/36.

114

"quotidianismo de uma agitao intensa, procurando resumir os fatos, exprimir aspiraes, surpreender os acontecimentos na sua simultaneidade e na sua trepidao. A atualidade, o informe, a notcia, o comentrio, dentro do conceito oportuno e prprio, traados com a leveza que no exclui a seriedade, eis o feitio adequado a um jornal vespertino que visa sobretudo bem informar e bem orientar. Para isso, recorreremos a todas as inovaes informativas - o rdio e o telefone, o telgrafo e a correspondncia - ativando o quanto possvel as informaes dessa procedncia, de modo que o belorizontino, todas as tardes, saber o que de sensacional e novo, curioso ou importante, ocorre no Brasil e no mundo. Mas, a reportagem a movimentao de um jornal moderno. E o `Dirio da Tarde` desenvolver, pela atividade dos seus reprteres, os servios informativos, destacando e singularizando a notcia de sensao ou o fato novo e palpitante." (46) "Faltava o jornal moderno que servisse curiosidade inquieta do leitor, que desse ao pblico, cada manh, as ltimas notcias da cidade, do pas e do mundo, colhidas atravs de uma reportagem gil, vigilante e segura". (47) "Quando as notcias no podem mais se transmitir de vizinho a vizinho, como nos bons tempos de vida plcida, o jornal fica sendo a fonte de informaes. E todos tm o seu jornal, que lhes d pela manh o primeiro contato dirio com o mundo. O 'Estado de Minas' adaptou-se prontamente a essa indeclinvel feio da imprensa moderna - a informao. A vertigem do tempo no comporta mais os rgos doutrinrios, serenos e solenes na pregao de sua f ou agressivos e vibrantes na polmica. A tendncia imperiosa da objetividade, muitas vezes fria e sem nervos, mas, ao cabo, sempre uma exigncia do pblico. Pelo menos, estar nisso a nica conciliao possvel entre as inmeras inclinaes da multido de leitores de que o jornal precisa e que a multido apressada, sem tempo para deter-se num artigo de fundo com a mesma pachorra de quem medita um captulo da `Imitao de Cristo`. H hoje uma ntima relao entre o jornal e o bonde, entre o jornal e a sala de espera. (...) Neles os homens de negcio e os operrios, os curiosos e os polticos recolhem os dados de que precisam para orientar sua atividade. (...) O reprter gil e vivaz substituiu o ensasta da cmara lenta. O acontecimento obscureceu a prdica. Alguns podero no gostar da transformao mas a esses se dever dizer que o que a
(46) (47)

Palavras simples e sinceras, Dirio da Tarde. 14/02/31. p.1 Dario de Almeida Magalhes, rgo de Informao, Estado de Minas. 08/03/36. p.1

115

determinou no foi o gosto, e sim o tempo. Enfim adquiriu o jornalismo uma tcnica prpria e autnoma, criando-se tambm para ele uma categoria das mais nobres nos quadros da atividade intelectual." (48) Parece evidente que os elementos que delineiam uma imagem de cidade, na percepo dos indivduos que fazem a imprensa de Belo Horizonte, se aproximam, em larga medida, da idia de que a prtica periodstica tem que acompanhar um processo de reeducao dos sentidos do citadino. Tal noo permite-nos fazer uma analogia com as perspectivas analticas que Bresciani agrupou e chamou de "quarta porta de entrada" dos estudos sobre a questo urbana. uma perspectiva que rene reflexes sobre o fenmeno da cidade atentas formao de uma nova sensibilidade do habitante do meio urbano. (49) As perspectivas analticas enfeixadas nessa "porta de entrada" tem como solo comum o entendimento de que o ambiente urbano produz um contexto propcio emergncia de novas formas de experincias. Essas experincias so marcadas por caractersticas como fragmentao, contingncia, descontinuidade e de instituio do individualismo como um valor fundamental da vida social. Simmel e Benjamim so vistos como autores recorrentes nesse olhar que percebe a cidade como campo por excelncia da experincia moderna. Nesse vis, a cidade, por um lado, apresentada como corporificao de um processo de acelerao do ritmo de vida responsvel por mutaes avassaladoras sobre o conjunto das disposies mentais dos indivduos. A readequao psicossocial do ser metropolitano exige a mobilizao crescente de energias ou, na incapacidade dessa resposta, redunda em mecanismos como a atitude blas. (50) De toda forma, essa viso de cidade destaca o isolamento e uma perda de conexo que passam a ser condies bsicas de uma nova forma de percepo dos citadinos. Face ao adensamento urbano, ao

Milton Campos, A imprensa de ontem e a de hoje. Estado de Minas. 08/03/36. p.1 Maria Stella Bresciani, As sete portas da cidade, Espao e Debates. n 34. So Paulo, 1991. Sobre a formao de uma sensibilidade do indivduo com a expanso das cidades ver, tambm da mesma autora, Metrpoles: as faces do monstro urbano (as cidades no sculo XIX), Revista Brasileira de Histria. SP, v.5, n8/9, set.1984/abr.1985. (50) Conforme Georg Simmel, A metrpole e a vida mental, in Otvio Velho, op. cit.
(49)

(48)

116

crescimento demogrfico acelerado, o indivduo dentro da "multido" prpria do ambiente citadino, torna-se parceiro da solido, de um isolamento essencial. Por outro lado, o ambiente metropolitano permite a liberao do indivduo do controle e superviso por outras pessoas, gerando averso sujeio de seu comportamento na intimidade por cdigos morais diferentes do seu parmetro pessoal. Nesse quadro de referncia, o homem da cidade aquele que desenvolve um processo permanente de individualizao, em busca da identificao progressiva de interesses prprios. "Simmel est desde o primeiro momento associando a cidade moderna, a metrpole, possibilidade intelectual de libertao e realizao do indivduo no sentido pleno da amplitude do pensamento, do 'cultivo' interior, aprimoramento da subjetividade. Trata-se da libertao, pelo pensamento, traduzida na reserva e no estranhamento ao controle provinciano". (51) Assim, novos objetos e um novo olhar na imprensa da capital so processos que andam lado a lado com o desenvolvimento urbano, segundo a viso dos cronistas. A cidade, seja no crescimento de seus indicadores demogrficos ou na expanso de sua topografia, seja por mudanas no campo poltico e econmico, impe nova configurao aos contatos fsico e sociais de seus habitantes. E, no mesmo movimento, o fenmeno urbano engendra novas formas culturais responsveis pela remodelao do comportamento citadino. No podemos nos esquecer, contudo, que a fala do jornalista que abriu essa parte do trabalho, se apontava Belo Horizonte como um terreno frtil para germinar e crescer uma imprensa renovada, tambm imputava cidade a condio de dique fundamental para o exerccio de uma prtica editorial "mais moderna". Dessa forma, as possibilidades abertas ao dos dirios no desenvolvimento material e espiritual da capital constituem apenas um dos sentidos de movimento do pndulo. No h como compreender o que se verifica na cidade, na perspectiva dos "homens de imprensa", desconsiderando o vaivm desses discursos. Como contraponto perspectiva da cidade exemplo de progresso surge a dvida: ser mesmo a capital capaz de propiciar uma vida
(51)

Helena Bomeny, Mineiridade dos modernista. Tese de doutorado, Iuperj, 1991. p.39.

117

vertiginosa nos anos 30? Belo Horizonte do Dirio da Manh, do Correio Mineiro, do Estado de Minas, da Folha de Minas com estilo e ares de metrpole? Lembremos que os indivduos que povoam os hbitos de freqentar futebol, cinema, bailes de carnaval, registrados como novos temas dos jornais, dizem respeito majoritariamente ao grupo social formado pelos estratos mdios urbanos. So, sobretudo, os citadinos ligados a profisses liberais de formao superior e muitas vezes vinculados burocracia estatal, apesar de todos estes costumes terem relao tambm com as prticas culturais e de lazer das camadas populares. Em suma, os protagonistas centrais dessas prticas visadas pela imprensa diria so tambm os leitores em potencial dos jornais. E exatamente no registro da experincia citadina do "seu leitor" que a "moderna", "febril", "inebriante" Belo Horizonte parece claudicar como uma realidade inquestionvel. O Dirio da Tarde, nesse sentido, d como que um depoimento dessa ambigidade atravs de uma crnica publicada em 1931. O jornal relata as dificuldades para que a pequena burguesia urbana tivesse acesso a uma vida cultural ativa numa cidade como a Belo Horizonte da poca. Reclamando da falta de opes para lazer na cidade, o narrador inicia o relato identificando exatamente a ocupao social tpica dos setores mdios da sociedade da capital: o funcionrio pblico. O ritmo do seu trabalho o ritmo da cidade. "Belo Horizonte , toda ela, um grande livro de ponto. Com os indefectveis minutos de atraso. (...) Ningum se liberta do contgio alarmante do funcionrio pblico. E os amanuenses somos eu, voc, e as meninas bonitas que olhamos, furtivamente, nos bondes que levam s secretarias a grande fauna de estmagos mal alimentados. Quando no pior: a maior parte, leitor imaginrio, pertence ao nmero dos `contratados`. Quando no amanuense e contratados de uma secretaria, pelo menos funcionrio pblico da vida sem dinheiro. O que no deixa de ser o mesmo". (52)

(52)

sombra das secretarias, Belo Horizonte aprendeu a esconder-se da vida ao ar livre, Dirio da Tarde. 20/02/31,

p.1

118

A ocupao burocrtica se confunde com a necessidade de administrao da rala vida cultural na cidade. O amanuense/leitor imaginrio prossegue seu itinerrio. Depois de aventar a possibilidade de passar pelo parque municipal, inteno logo abandonada j que l nada acontece e a vida apenas "escorre", retorna para "um itinerrio certo, de segunda a sbado: o trabalho e depois do trabalho, se h dinheiro, cinema, e se no h, o doce lar e uma viagem ao Bar do Ponto, onde se comentam as novidades polticas do ltimo ms. E no domingo, doce lar outra vez. E a vida, incerta, caminha devagar pelas ladeiras enormes. (At parece literatura)." (53) O jornalista segue seu desfiar do entediante cotidiano da cidade que, apesar de "grande cidade", em nada se assemelha s opes oferecidas por metrpoles como Rio de Janeiro e So Paulo. Os dois principais centros urbanos do pas, certamente j visitados e muito percorridos imaginariamente atravs da imprensa destes estados, como que lembravam de um estilo e ritmo de vida do qual os belorizontinos se viam privados. O contraste feito, por exemplo, com a figura dos esportes nuticos, ou mesmo a mais "inofensiva" natao, que na capital mineira no se constituam em opes. (54) "Os banhos de sol, que do alegria e at sade, segundo os clnicos, jamais foram praticados em Belo Horizonte. E a natao um esporte proibido. S h dois recursos: a fazenda do Acaba Mundo e o crrego do Arrudas. Mas, naquela, a iniciativa particular e no crrego do Arrudas a Polcia no consente que os meninos pobres de arrabalde se banhem nas suas guas barrentas. Resultado: as meninas da Praa tem uma cor doentia e os rapazes tambm. O Amrica anunciou que iria construir uma piscina para os scios. Falou-se em fazer o mesmo no Parque Municipal. Mas os projetos foram esquecidos. E essa coisa to vulgar em outras cidades, continua a ser, para ns, um problema de metafsica. O Prado Mineiro no comporta uma pista de corridas. Mas na Pampulha, oh! na Pampulha vai haver uma do outro mundo.
(53) (54)

Idem. Sobre a discusso acerca do papel dos esportes na redefinio da vida urbana e a percepo do citadino ver Nicolau Sevcenko, op. cit.

119

Projetos, projetos, projetos". (55) No se percebe, pois, a cidade de vida vertiginosa aventada anteriormente. No mximo, um sonho de urbe. O ritmo acelerado, as mudanas nos costumes, a efervescncia do mundo urbano escapam ao relato do cronista. E, da melancolia que brota da imagem dos passeios impossveis trilhados na cidade projetada, resta o que a cidade vivida parece oferecer como consolo: cinema e futebol. "Uma coisa, porm, ainda consola boa parte do povo: o futebol. Mas a maioria no conhece outra diverso que fuja do cinema. Mrio, Nino e Canhoto enchem nossas tardes mais bonitas de gritos, torcedores e vitrias esportivas. Pic-nics, passeios ao campo, nada disso. O futebol rei." (56) Futebol, cinema, carnaval, o prprio acontecimento sensacional e escandaloso da crnica policial, parecem ser, ao mesmo tempo, prova do desenvolvimento cultural da cidade, que impe a imprensa moderna, mas tambm evidncia de que somente a realidade dessas prticas na capital no sustentam um jornalismo inovador. A cidade, reclamam agora os jornalistas, no gerava o elemento bsico dessa nova imprensa: notcia. "As notcias eram escassas h 50 anos, em uma cidadezinha despretensiosa, onde s existiam duas indstrias (...) o comrcio no se arriscava aos grandes empreendimentos, por medo da falncia, e o povo se referia Praa Raul Soares como um lugar longnquo, onde existia at morro, no local onde hoje fica a fonte luminosa. Tudo se resumia burocracia estatal e ao seu bairro, o dos Funcionrios, pequenas reas da Floresta, o centro com seus bondes no Bar do Ponto e os estudantes". (57) Quase nada de metrpole, tudo que lembrava provncia. Belo Horizonte, ao abrir e adentrar o segundo quartel do sculo, marcava, assim, uma certa ambigidade na sensibilidade dos protagonistas da imprensa. Afinal, a progressista Belo Horizonte ainda guardava dentro de si um "cidadezinha qualquer", como diria o poeta. Uma
(55) (56)

Idem. Idem. (57) Tempo de fato e mito, Estado de Minas. 08/03/77, p.4. Caderno comemorativo.

120

cidadezinha onde as atividades quotidianas seguem num ritmo cadenciado, marcando o passo da "vida besta". Nesse sentido, a Belo Horizonte do progresso ladeia e se confunde com a capital provinciana. Analogamente, podemos dizer que so representaes polarizadas pelo que Hardman chamou de perspectivas eufrico-diurno-iluminista e melancliconoturno-romntica, configuraes tpico-ideais no interior de um mesmo continuum mental feito de mltiplas e contraditrias combinaes. (58) Pois, se no se trata de cotejar a "grande cidade" narrada anteriormente com uma pretensa cidade real, tampouco nos propomos a tomar como descrio da realidade a capital meio ronceira agora apresentada. De fato, a historiografia da cidade, como j apontramos anteriormente, indica que, na conjuno dos anos 20 e 30, Belo Horizonte experimenta uma acelerao no seu processo de urbanizao e industrializao. Processo esse que resulta em novas condies de vida material e cultural, embora ainda muito aqum da cidade desejada pelos jornalistas. A dimenso provinciana da capital sugerida nos discursos no deixa de ser, em alguma medida, tambm realidade efetiva desse meio urbano. Todavia, tais condies no podem ser traduzidas como a de uma situao de insulamento da cidade. Belo Horizonte, desde o momento mesmo de sua fundao, no estava margem da ordem histrico-cultural que se impunha no pas, articulada expanso mundial do sistema capitalista. Tal processo, e todas as suas decorrncias, como alteraes significativas na percepo espao-temporal das pessoas, tinham incidncia tambm sobre a cotidianidade dos habitantes da capital. No era estranho ao belorizontino dos segmentos mdios, por exemplo, o contato com inovaes tecnolgicas que estavam no centro dessas transformaes: a eletricidade equipamento
(58)

"Esse continuum apresentaria duas polaridades bsicas, remetidas, maneira de tipos ideais, a concepes de mundo que se desenvolveram como verdadeiras tradies fundantes do processo de modernidade: formas culturais hbridas e combinadas movimentavam-se - por aproximao ou por oposio - entre, de um lado, o que poderamos nomear como sendo um plo eufrico-diurno-iluminista, lugar de adeso plena e incontida aos valores prprias da civilizao tcnica e industrial, numa configurao que lembra determinada sorte de deslumbramento reificado, responsvel pela produo, em alguns casos, de certas utopias tecnolgicas futuristas; e, de outro lado, na extremidade oposta, o que chamaramos de plo melanclico-noturno-romntico, lugar por excelncia da rejeio, s vezes sob o signo da revolta, mas, de todo modo, agnica e desesperada, do mundo fabricado nas fornalhas da revoluo industrial, figurando, assim, imagens emblemticas de mquinas satnicas e criaturas monstruosas, em todas as suas possveis variantes, herdadas, na origem, de tradio anticapitalista e anticivilizao moderna prpria do romantismo". Francisco Foot Hardman, Antigos Modernistas, in Adauto Novaes (org.), Tempo e histria. So Paulo, Companhia das Letras. 1993. p.292.

121

urbano desde os primrdios da capital; a intensificao das trocas materiais e simblicas tem na expanso de linhas frreas um poderoso aliado; o telgrafo, o linotipo, a rotativa, o aperfeioamento da fotografia, o cinema influenciavam e organizavam sobremaneira o ritmo da vida urbana. O traado e a concepo urbanstica da capital, por sua vez, calcados num ideal de engenharia pblica que traduzia uma perspectiva de progresso e modernizao industrial, impunha efetivamente formatos e condies materiais de vida populao distintos das cidades construdas sem o ideal do planejamento. Tais fenmenos se do articulados e no interior do processo de construo de fato do Estado Nacional, deflagrado com a Repblica no sculo XIX, e que implica aes de homogeneizao e padronizao vistos como necessrio edificao de uma identidade nacional. Alm disso, no se pode esquecer, Belo Horizonte convive e se produz tambm, desde as primeiras horas, atravs da ao de dois personagens emblemticos dessa "vida moderna" em expanso: o imigrante e o movimento operrio. (59) Pode-se, certamente, discutir se esses elementos esto configurados no interior de um processo de formao de uma sociedade urbano/industrial ou se restringem, nesse momento, difuso cultural de um gnero de vida, o burgus ocidental, tipicamente citadino. (60) Todavia, no buscamos contrapor cidade fsica/cidade imaginada. Nosso objetivo foi o de revolver um conjunto de idias que, no ato de plasmar imagens de cidade, produz coordenadas simblicas poderosas para desencadear e possibilitar uma prtica cultural especfica. Em suma, trata-se de perceber aspectos da lgica de um sistema de significaes que organiza a prtica do jornalismo e, a nosso ver, se constitui em elemento essencial para o entendimento da movimentao ocorrida no mundo da imprensa local. Nesse sentido, seria importante juntar novamente aquilo que a ligeira anlise feita at aqui separou: Belo Horizonte, traduzida simultaneamente em
Sobre a presena da classe operria em Belo Horizonte nas trs primeiras dcadas da cidade ver Maria Auxiliadora Faria e Yonne de Souza Grossi, A classe operria em Belo Horizonte (1897-1920), V Seminrio de estudos mineiros. Belo Horizonte, PROED, 1982. (60) O novo gnero de vida diferencia a populao urbana em nveis econmicos, "porm muito mais culturalmente, sendo que as camadas superiores adotam como sinal distintivo o requinte e um arremedo de cultura intelectual. Sobre isso ver Maria Isaura Pereira de Queiroz, Cultura, sociedade rural, sociedade urbana no Brasil. So Paulo, LTC/EDUSP, 1978.
(59)

122

cosmopolita e provinciana. Uma cidade que se materializa na aspirao de espao propcio ao desenvolvimento cultural e na percepo de um ambiente provinciano. A capital , pois, uma espcie de soluo onde restam dissolvidas essas duas perspectivas de vislumbrar a relao imprensa/cidade. Conforme Bomeny, Belo Horizonte o palco e cenrio da construo de identidades dos intelectuais, luta empreendida desde a sua inaugurao. (61) Planejada para se tornar centro de unificao poltica, indutor de desenvolvimento econmico e irradiador de cultura, a capital ainda se mostrava profundamente provinciana nos twenties. At ento, a intelectualidade da capital ainda "sofria do insulamento, do isolamento do 'cosmos'. A atividade intelectual se alimenta do mundo, dos grandes centros, do acesso informao, do dilogo, do convvio estreito com a produo universal. Ser intelectual na Belo Horizonte pequena, interiorana e distante era estar condenado ao isolamento da 'corte' que interessava. O Rio de Janeiro e So Paulo, mais do que exercer fascnio, lembravam aos mineiros aquilo a que estavam condenados: ao provincianismo to distante de tudo que as obras universais traziam aos olhos e sentidos do homem de letras. Condenados estavam ainda convivncia com o limite que a formao interiorana impe, e ao drama de, sendo provincianos, sentirem e pulsarem intelectualmente pelo mundo". (62) A tenso entre o isolamento e o impulso ao cosmopolitismo caminho inescapvel para explicao de como produzido o mundo da "Rua da Bahia". Pedacinho de metrpole, fragmento de vida cosmopolita, ponto nevrlgico da cidade, a rua metaforiza o corao e crebro de Belo Horizonte. Reproduzia para a intelectualidade, como forma de amenizar o isolamento, a sensao cosmopolita negada por aquele meio urbano. Assim, no passaria de uma espcie de miragem a idia de que Belo Horizonte era capaz de garantir a emergncia da individualidade do cidado urbano, no sentido proposto por Simmel, ou mesmo das formas culturais urbanas, pensadas pela Escola de Chicago. A lgica do "mundo rural", com tudo que tem de
Helena Bomeny, Cidade, Repblica, Mineiridade, Dados - Revista de Cincias Sociais. Rio de Janeiro, vol.30, n 2, 1987, p187-206. (62) Idem p.192
(61)

123

personalismo, tradicional na conformao das relaes sociais, transfere-se para relaes que permeiam o espao urbano da capital. Para esse segmento social existia, na realidade, a convivncia entre o universo urbano como valor face a uma situao ainda com a marca do provinciano, numa polaridade que prpria ao fenmeno urbano em suas variantes latino-americanas. (63) Por esse caminho, talvez possamos ver na imprensa um dos mecanismos acionados para diluir a realidade de isolamento que a capital impunha vida intelectual. Um artifcio, uma forma de ampliar uma experincia que, a rigor, se chocava com os limites sociais, culturais e institucionais impostos pela cidade. A imprensa tornava-se uma das formas de pulsar intelectualmente o mundo. Ocorre, todavia, que a viso da Belo Horizonte provinciana carrega tambm suas convenes. Na impossibilidade de significar desenvolvimento, progresso, a cidade pode no ser percebida somente como obstculo a formas modernas de experincia. A Belo Horizonte que falta, a metrpole que poderia desenvolver um tipo de imprensa "moderna" no , necessariamente, mais desejada do que a cidade vivida pelos "homens de imprensa". Cyro dos Anjos, expoente do periodismo local, parece nos alertar para tal questo. Quando de sua mudana para Belo Horizonte, em 1923, vindo do interior aps concluir o colegial, ele constata que "embasbacado no fiquei, mas entusiasmo sentia. Uma coisa era ter estado em Belo Horizonte passageiramente, e outra, habit-la, gozla". (64) E sentir a cidade experiment-la em toda a ambigidade que promove na sensibilidade dos indivduos. "Largas e vazias eram as ruas de Belo Horizonte em 1923, mas tudo me parecia trepidao, formigamento, em contraste com o paradeiro que Santana me deixara na retina. (...) Desapontamentos viriam. O mundo que me esperava no conferia com o imaginado". (65)

(63)

Conforme hiptese desenvolvida por Richard Morse e citada por Helena Bomeny, Guardies da razo. Rio de Janeiro, UFRJ/Tempo Brasileiro, 1994. p.65. (64) Cyro dos Anjos, op. cit., p.199 (65) Idem, p.199

124

Vendo Santana no contraluz, no duvida: Belo Horizonte servia-lhe como metrpole. Ansioso pelo footing na Praa da Liberdade, gozando imaginariamente as sesses possveis no cinema da capital, apossando-se, enfim, de um status de cidado metropolitano, o protagonista perceberia, em seguida, outra face da cidade. A Belo Horizonte com a qual se deparava produzia tambm um distanciamento nas relaes afetivas com os amigos, que na capital no mantinham o mesmo entusiasmo da amizade cultivada no interior. Alm disso, a capital parecia perpetrar uma sensao de impotncia e estranhamento ante a lgica de funcionamento das relaes nessa sociedade. Vazios tambm pareciam os contatos naquela cidade em face do espao coletivamente apropriado da comunidade perdida. "A pequena metrpole crescia, avolumava-se, esmagavame. (...) Imersos no seu mundo novo, que nada tinha de comum com o meu, os amigos deixavam-me outra vez to solitrio como dois anos antes, ao partirem de Santana." "Em Santana, o Largo de Cima, o de Baixo, a Rua do Bispo - velha estrutura emoldurada pelo hbito - infundia-me confiana, apaziguava-me. Penduravam-se das coisas o mormao e o tdio, mas o mundo fsico sustinha de certo modo o mundo moral. Na lgida Belo Horizonte, no havia escoras. Se me via s, a cidade avultava dentro de mim, ensoberbava-se, negando o afeto que eu, mendigo orgulhoso, pedia sem estender a mo". (66) Se Belo Horizonte no era o Rio de Janeiro almejado em muitos momentos, no se assemelhava melancolicamente lembrada Santana de outrora. Mas podia ser vivida como metrpole, no sentido de produzir algum tipo de estranhamento para a vida dos habitantes. Uma cidade superficial, "a 'cidade racionalista' que liquida as referncias individuais e coletivas. O individual, o qualitativo, o heterogneo so excludos do espao urbano". (67) Para os protagonistas da imprensa o que importaria, nesse caso, seria que os jornais lhes possibilitassem estabelecer contatos sociais que o mundo de pessoas aparentemente estranhas da cidade impedia. Em alguma medida, a imprensa poderia,
(66) (67)

Idem, p.275 Olgria Matos, Os arcanos do inteiramente outro. So Paulo, Brasiliense, 1989. p.79

125

pois, ser vista tambm como um instrumento para desenvolver alguma forma de senso comunitrio dentre aquele agrupamento de jornalistas. Ela permitiria aos seus praticantes instituir ligaes com o ambiente urbano de forma que o processo de diferenciao e "anonimato" fosse contrabalanado pela emergncia de novas formas de reciprocidade social. A esse restrito ncleo intelectual a imprensa possibilitaria resguardar uma cidade onde os habitantes se auto-reconheam e sejam reconhecidos pelos outros. Em suma, ajudaria a estabelecer espaos de convivncia e sociabilidade em tese perdidos. Subtrados no somente pelo crescimento espacial da cidade, mas pela emergncia de novos ritmos de vida e formas de experincia social. A relao imprensa/cidade poderia estar, pois, sendo definida tambm pela referncia a uma percepo dos jornalistas de planos variados de convivncia. Fazer imprensa na Belo Horizonte dos anos 20 e 30 seria, por um lado, a possibilidade de alcanar ares cosmopolitas e, por outro lado, a reconstituio de alguma sorte de senso comunitrio. A renovao da imprensa coloca em perspectiva a possibilidade de progressiva liberao dos indivduos de laos de dependncia pessoal mas pode tambm servir de anteparo para a condio de estrangeiro no mundo urbano, de solitrio num "mundo de estranhos". Diante de uma virtual impossibilidade de manuteno de antigos modos de solidariedade comunitria e territorial, o fazer imprensa poderia representar novos laos de associao. Assim, o jornal para os "homens de imprensa" uma maneira de possuir e exprimir a cidade. O dilema dos jornalistas, que se traduzir nas suas representaes em dilema do espao da imprensa local, se confrontar com uma espcie de fome que tm da cidade e um certo paradoxo do "olho maior que a barriga". A imprensa renovada que se presentifica por esta ocasio em Belo Horizonte percebe a cidade como sua parceira indeclinvel na instalao da modernidade editorial. Mas, talvez at por verem essa modernizao da imprensa pelas lentes da imprensa dita "nacional" - a de Rio e So Paulo - acreditam que a sua prtica aspira a mais do que pode a sua cidade. Talvez, percebendo o virtual processo de nacionalizao da imprensa dos centros principais, os homens da imprensa de Minas estejam comeando a se debater

126

com o problema de buscar o espao particular da imprensa da capital mineira. E, nesse processo, a representao que fazem os jornalistas da relao imprensa/cidade no se baseia numa percepo uniformizadora da sua experincia. A ambigidade e a variao so modulaes mais evidentes dessas mudanas, vistas de dentro, no periodismo da capital. E a cidade, aos invs de simples realidade espacial ou demogrfica, mero contexto de ao ou responsvel por um estado de esprito especfico, torna-se uma das formas de se pensar a questo da renovao da imprensa. A partir do seu dilema particular os "homens de imprensa" de Belo Horizonte deixam um rastro, uma pegada: a experincia da cidade aparece como a lgica das novas prticas jornalsticas.

127

5. Consideraes finais: os sentimentos da infncia

Informativa e independente. Tal binmio passaria a ser a chave para os jornalistas qualificarem a imprensa que emerge em Belo Horizonte no entremeio dos anos 20 e 30. O cronista Jair Silva sintetiza com argcia o novo quadro de referncia do periodismo local. Em crnica que inaugura coluna assinada no nmero inicial do jornal "Folha de Minas", ele apresenta o contexto em que surge o dirio - o momento imediatamente posterior a um processo eleitoral - e assegura que a "Folha de Minas", "no tendo compromissos, poder dar aos acontecimentos o devido destaque. (...) Qualquer jornal, ao nascer, adota este programa impreciso e vulgar: independente e noticioso. Perodo que corresponde ao da infncia. Depois a experincia e os fatos se encarregaro de coloc-lo junto do governo ou do povo. O jornal mais lido aquele que descreve com brilho e com mincia o descontentamento popular. Em todo caso, a reflexo agora tem pouca importncia. Neste momento parece que o povo est com o governo. A oportunidade boa para o aparecimento de um jornal". (1) Um jornalismo dirio independente e noticioso. Esse par de referncias constitui a simbologia primordial de uma estrutura de sentimentos que organiza e orienta a prtica dos agentes no mbito da imprensa de Belo Horizonte. No se trata, vale lembrar, de noes que atuem como formas de descrio sintticas de uma dada realidade social do momento, aquela que se estrutura em torno da prtica do jornalismo na capital. "Independente" e "noticiosa" so criaes e tradues de valores e perspectivas que informam a conduta dos "homens de imprensa" e (re)significam a ao dos diferentes agentes, de forma a constituir um campo prprio e especfico no mbito da imprensa local na interseo dos anos 20 e 30 na cidade. Este compsito de imagens mostra-se fundamental para que a prtica do jornalismo em Belo Horizonte possa se orientar no mais em relao ao problema da fundao de dirios, que apareciam em profuso na cidade das primeiras dcadas. A questo que se articula em torno desse sistema de significaes o de valores que
(1)

SILVA, Jair. Cinco minutos de intervalo. Folha de Minas. 14 de outubro de 1934. p.2

128

orientem a conduta dos agentes e legitime a permanncia de projetos editoriais. dessa forma que o mundo da imprensa se transforma em espao, no s aglutinador, mas que funde trajetrias e perspectivas oriundas de diferentes setores sociais. Na imprensa da poca encontra-se uma das solues onde se misturam literatura/histria/poltica. E esse processo que torna a noo de produtores culturais mais adequada e abrangente para o trato com os atores em cena do que, por exemplo, o conceito de intelligentsia. No se props aqui uma terminologia calada numa aparente neutralidade axiolgica para organizar e descrever uma prtica social. Sups-se, na verdade, que os agentes que gravitavam em torno do mundo da imprensa naquele momento promoviam, de fato, a produo de um campo cultural, com valores, hierarquias e que postulava certa legitimidade frente a outros campos sociais. No se pode ignorar que o jornalismo local vivia um momento no qual, espelhando-se na imagem da imprensa dos centros principais - Rio de Janeiro e So Paulo -, busca remodelar-se e aderir aos movimentos mais gerais que o periodismo nacional engendrava. Nesse mesmo processo, todavia, a imprensa local tambm recorta seu espao particular. Atravs da imagem de "independente" moldam-se diferentes

entendimentos e perspectivas, como se o termo designasse uma nica realidade da imprensa local. Contudo, no se trata propriamente de um novo conceito, mas de uma outra maneira de tratar a questo que permite "empurrar" o periodismo local para um novo patamar. Um patamar que distingue e ao mesmo tempo borra as fronteiras entre ao poltica e jornalismo. Ambos se requalificam nesse movimento. O jornalismo assumindo-se como uma forma de ao poltica e a poltica percebendo a instituio de novos espaos pblicos e da necessidade de equacionar o problema da visibilidade social posto pela disseminao dos dirios. Da mesma forma, uma emergente imprensa "noticiosa" na capital, como destacou o discurso dos atores, implicava o equacionamento dos novos padres de experincia urbana promovidos pelas modificaes espao/temporais no processo de crescimento da cidade. Os temas dos jornais, majoritariamente, se organizavam em

129

torno da poltica, crnica policial, cinema, futebol, curiosidades do cotidiano da cidade. Outras temticas tambm pululam. Parece-nos, entretanto, que os novos traos conteudsticos das publicaes talvez meream maior ateno no tanto pelos seus elementos temticos, e sim pela lgica e perspectiva de tratamento da realidade e pela construo discursiva que adotada na imprensa de ento. As "novas temticas" surgem frente complexificao da sociabilidade urbana, com sua diversificao de prticas sociais, na qual segmentos e classes sociais emergentes reivindicam sua chancela como agentes na cena pblica. A experincia da cidade, pois, redunda na prpria lgica da imprensa. E a possibilidade de organizao de uma imprensa nos termos apregoados atenta a diversidade, ligeira, objetiva, voltada ao cotidiano - requer uma certa imaginao de metrpole. Assim, a imprensa, para aqueles homens, parece se constituir numa possibilidade de captar a cidade. No no sentido de uma uniformidade repressiva caracterstica do jornalismo contemporneo. Mas fazendo da heterogeneidade, da movimentao aleatria, da variedade do mundo urbano, a forma e contedo, o tipo de narrativa e caracterizao daquele periodismo que eles acreditavam renovar-se. Algo como a estratgia da fico dickensiana, observada por Williams, onde a experincia da cidade o mtodo da fico e o mtodo da fico torna-se a experincia da cidade. "O importante que a viso - e no se trata de uma viso nica, e sim de uma dramatizao contnua - a forma da escritura." (2) Podemos ento entender com maior amplitude e reencontrar agora a Marinoni que abriu este texto. No como uma simples mquina, mas muito mais. Emblema de uma nova forma de produzir o social, os acontecimentos em torno da chegada da impressora a Belo Horizonte adquirem tambm nova luminosidade aos nossos olhos. Na verdade, os "homens de imprensa", naquele momento, talvez no se importassem tanto com os caminhos que o jornalismo local iria trilhar. O importante que, ali e naquele momento, encontravam mais um elemento a dar fora a uma imagem

(2)

Raymond Williams, O Campo e a cidade, op. cit. P.216

130

de imprensa que eles cunhavam e que permitia romper uma certa banalidade do cotidiano e pulsar a vida de outra maneira. Tecnologia, mudanas nas relaes sociais, nova percepo de tempo e espao, nova formatao do tecido urbano, reconfigurao da poltica. "A Marinoni, na sua prodigiosa multiplicao, renova todos os dias, num momento, a viso da vida universal, na notcia local, no telegrama, no sem fio". (3)

(3)

Dirio da Manh. 12 de novembro de 1927. p.4

131

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALPHONSUS, Joo. Rola Moa. Rio de Janeiro, Imago/MEC, 1976. ALPHONSUS, Joo. Totnio Pacheco. Rio de Janeiro, Imago/MEC, 1976. ANDRADE, Carlos Drummond. Tempo, vida, poesia., Rio de Janeiro, Record, 1986. ANDRADE, Luciana. Ordem pblica e desviantes sociais em Belo Horizonte (18971930). Belo Horizonte, Fafich/UFMG, 1987. Tese de Mestrado. ANDRADE. Moacyr. Memrias de um chauffeur de praa. Belo Horizonte, Itatiaia, 1964. ANJOS, Cyro. A menina do sobrado, Rio de Janeiro, Jos Olympio/MEC, 1979. ANJOS, Cyro. O amanuense Belmiro. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1979. ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro, Forense Universitria, 1991. AS CONSTITUINTES mineiras de 1891, 1935 e 1947; uma anlise histrica. Belo Horizonte, Assemblia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 1989. BAHIA, Juarez. Jornal, histria e tcnica - histria da imprensa brasileira. So Paulo, tica, 1990. BOBBIO, Norberto et alii. Dicionrio de poltica. Braslia, Edunb, 1992. BOMENY, Helena. Cidade, Repblica, Mineiridade. Dados - Revista de Cincias Sociais. Rio de Janeiro, vol.30, n 2, 1987. BOMENY, Helena. Guardies da razo. Rio de Janeiro, UFRJ/Tempo Brasileiro, 1994. BOMENY, Helena. Mineiridade dos Modernistas. A repblica dos mineiros. Rio de Janeiro, Iuperj, 1991. Tese de doutorado. BOSI, Alfredo. O trabalho dos intelectuais segundo Gramsci. In: Cu, Inferno. Ensaios de crtica literria e ideolgica. So Paulo, tica, 1988. BOTTOMORE, T.B. As elites e a sociedade. Rio de Janeiro, Zahar, 1965. BOURDIEU, Pierre. Campo intelectual e projeto criador in: POUILLON, Jean et alli. Problemas do estruturalismo. Rio de Janeiro, Zahar, 1969. BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. So Paulo, Brasiliense, 1990. BRESCIANI, Maria Stella. As sete portas da cidade. Espao e Debates. n 34. So Paulo, 1991. BRESCIANI, Maria Stella. Metrpoles: as faces do monstro urbano (As cidades no sculo XIX). Revista Brasileira de Histria. SP, v.5, n8/9, set.1984/abr.1985. CNDIDO, Antnio. A revoluo de 1930 e a cultura. Novos Estudos Cebrap. So Paulo, v2,4,p.27-36, abril 84. CARVALHO, Maria Alice Rezende de. Letras, Sociedade & poltica: imagens do Rio de Janeiro. BIB. Rio de Janeiro, n20. pp.3-22, 2 semestre 1985. CHAGAS, Paulo Pinheiro. Esse velho vento da aventura, Belo Horizonte, Itatiaia, 1977.

132

COHN, Gabriel. Sociologia da comunicao: teoria e ideologia. So Paulo, Pioneira, 1973. DIAS, Fernando Correia. Joo Alphonsus: tempo e modo. Belo Horizonte, UFMG, 1965. DIAS, Fernando Correia. Literatura e(m) mudana: tentativa de periodizao. Revista do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais. II Seminrio sobre a cultura mineira (perodo contemporneo). Belo Horizonte, 1980. DIAS, Fernando Correia. Os modernistas e a cultura regional. mimeo, s/d. DIAS, Fernando Correia. Romances da vida urbana. Lricos e profetas. Braslia, Thesaurus, 1984. DINIZ, Eli e BOSCHI, Renato. O corporativismo na construo do espao pblico. In: BOSCHI, Renato. (org.) Corporativismo e desigualdade: a construo do espao pblico no Brasil. Rio de Janeiro, Rio Fundo/Iuperj, 1991. DULCI, Otvio Soares. Empresariado e poltica em Minas Gerais. Revista do Departamento de Histria/Cadernos DCP. n 10/8, 1990. Belo Horizonte, FAFICH/UFMG. ELIAS, Norbert. O processo civilizacional. Lisboa, Dom Quixote, 1990. FARIA, Maria Auxiliadora e GROSSI, Yonne de Souza. A classe operria em Belo Horizonte (1897-1920). V Seminrio de estudos mineiros. Belo Horizonte, PROED, 1982. FARIA, Maria Auxiliadora. Belo Horizonte: espao urbano e dominao poltica. Revista do Departamento de Histria. n1, Belo Horizonte, novembro de 1985. FARIA, Maria Auxiliadora. Manifestaes poltico-sociais da populao belorizontina: 1930-1937. VI Seminrio de Estudos Mineiros. Belo Horizonte, UFMG/PROED, 1987. FAUSTO, Boris. A revoluo de 30: histria e historiografia. So Paulo, Brasiliense, 1972. FRANCO, Afonso Arinos de Melo. A alma do tempo. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1975. FRIEIRO, Eduardo. O cabo das tormentas. Belo Horizonte, Itatiaia, 1981. GALDINO, Mrcio da Rocha. O cinfilo anarquista; Carlos Drummond de Andrade e o cinema. Belo Horizonte, BDMG, 1991. GRAMSCI, Antnio. Os intelectuais e a organizao da cultura. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1982. GUIMARES, Antnio Srgio Alfredo. Classes, interesses e explorao; comentrios a um debate anglo-americano. BIB, Rio de Janeiro, n31, p.50/62 HABERMAS, Jurgen. Mudana estrutural da esfera pblica. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1984.

133

HARDMAN, Francisco Foot. Antigos Modernistas. In: NOVAES, Adauto.(org.) Tempo e histria. So Paulo, Companhia das Letras. 1993. HUNT, Lynn. Apresentao: histria, cultura e texto. In: A nova histria cultural. So Paulo, Martins Fontes, 1992. IGLESIAS, Francisco e PAULA, Joo Antnio de. Memria da economia da cidade de Belo Horizonte. Belo Horizonte, BMG, 1987. MARTINS, Luciano. A gnese de uma intelligentsia - os intelectuais e a poltica no Brasil (1920-1940). RBCS, n4, volume 2, So Paulo, junho/1987 MATOS, Olgria. Os arcanos do inteiramente outro. So Paulo, Brasiliense, 1989. MENDONA, Jos. A imprensa de Belo Horizonte na fase revolucionria (1925-1937). VI Seminrio de Estudos Mineiros. Belo Horizonte, UFMG, 1987. MICELI, Srgio. Ideologia, aparelhos do Estado e intelectuais em Gramsci. So Paulo, 1974. (mimeo) MICELI, Srgio. Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-1945). So Paulo, Difel, 1979. MILLS, C. Wright. Poder e poltica. Rio de Janeiro, Zahar, 1965. NAVA, Pedro. Beira-Mar. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985. OLIVEN, Ruben George. Urbanizao e mudana social no Brasil. Petrpolis, Vozes, 1980. ORTIZ, Renato. A moderna tradio brasileira, So Paulo, Brasiliense, 1988. PARK, Robert E. The natural history of the newspaper. In: PARK, Robert E. e BURGESS, Ernest W. The City, Chicago, Chicago Press, 1967. PECAUT, Daniel. Os intelectuais e a poltica no Brasil. So Paulo, tica, 1990. PINHEIRO, Paulo Srgio. Classes mdias urbanas: formao, natureza, interveno na vida poltica. In: FAUSTO, Bris. Histria Geral da Civilizao Brasileira, Brasil Republicano, 2 volume. Rio De Janeiro, Bertrand Brasil, 1990. PRZEWORSKI, Adam. Capitalismo e social democracia. So Paulo, Companhia das Letras, 1991. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Cultura, Sociedade rural, sociedade urbana no Brasil. So Paulo, LTC/EDUSP, 1978. RAMA, Angel. A cidade das letras. So Paulo, Brasiliense, 1985. RENAULT, Delso. Cho e alma de Minas. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1988. REVISTA do Arquivo Pblico Mineiro. Ano XXXV. Belo Horizonte, Arquivo Pblico Mineiro, 1984. RIBEIRO, Renato Janine. A ltima razo dos reis. So Paulo, Companhia das Letras, 1993. RODRIGUES, Adriano Duarte. Estratgias da comunicao. Lisboa, Presena, 1990.

134

ROSENFELD, Anatol. O futebol no Brasil. Argumento. Ano 1, n4, fev.74. Paz e Terra, Rio de Janeiro. RUDIGER, Francisco. Tendncias do jornalismo. Porto Alegre, Editora da Universidade, 1993. SENNETT, Richard. O declnio do homem pblico. So Paulo, Companhia das Letras, 1988. SEVCENKO, Nicolau. Orfeu exttico na metrpole. So Paulo, Companhia das Letras, 1992. SIMMEL, Georg. A metrpole e a vida mental. In: VELHO, Otvio Guilherme.(org.) O fenmeno urbano. Rio de Janeiro, Zahar, 1979. SINGER, Paul. Desenvolvimento econmico e evoluo urbana. So Paulo, Companhia Editora Nacional, 1974. SJOBERG, Gideon. Teoria e pesquisa em sociologia urbana. In: HAUSER, Philip M. e SHONORE, Leo F. Estudos de Urbanizao. So Paulo, Pioneira, 1976. SOBRINHO, Barbosa Lima. A verdade sobre a Revoluo de Outubro de 1930. So Paulo, Alfa mega, 1975. SODR, Nelson Werneck. Histria da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1966. TAVARES, Jos Nilo. Imprensa na dcada de 20: sociedade, poltica e ideologia. Revista Brasileira de Estudos Polticos. n54, Belo Horizonte, janeiro, 1982. p.133166. THOMPSON, E.P. A misria da teoria ou um planetrio de erros. Rio de Janeiro, Zahar, 1981. VELHO, Otvio Guilherme.(org.) O fenmeno urbano. Rio de Janeiro, Zahar, 1979. WERNECK, Humberto. O desatino da rapaziada. So Paulo, Companhia das Letras, 1992. WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992. WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro, Zahar, 1979. WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade. So Paulo, Companhia das Letras, 1989 WIRTH, John. Minas: o fiel da balana. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982.

JORNAIS Correio do Povo Correio Mineiro Dirio da Manh Dirio da Tarde Dirio de Minas

135

Dirio Mineiro Estado de Minas Folha da Noite Folha de Minas Folha do Dia Jornal da Manh O Debate O Dirio

You might also like