You are on page 1of 35

Alberto Caeiro apresenta-se como um simples "Guardador de rebanhos", que s se importa em ver de forma objectiva e natural a realidade com

a qual contacta a todo o momento. Ele o poeta da Natureza, do real objectivo, vivendo de acordo com ela, na sua simplicidade e paz e apreciando as coisas, tais como so, procurando goz-las despreocupadamente. Mestre de Pessoa e dos outros heternimos, Caeiro d especial importncia s sensaes, nomeadamente s visuais e auditivas. Para ele, As coisas no tm significado: tm existncia . Considera que "pensar estar doente dos olhos" e que ver conhecer e compreender o mundo, por isso considerado um sensacionista, pois pensa vendo e ouvindo. Recusa o pensamento metafsico, afirmando que "pensar no compreender". Ao anular o pensamento metafsico, elimina a dor de pensar que afecta Pessoa.

ESTILO:
- Ausncia de preocupaes estilsticas; (irregularidade mtrica e estrfica) - Linguagem coloquial, objectiva, simples e natural; (dando uma impresso de pobreza lexical, de acordo com a sua escolaridade), - Recurso a repeties, comparaes simples; pouca adjectivao, predomnio de nomes concretos. O MEU OLHAR O meu olhar azul como o cu calmo como a gua ao sol. assim, azul e calmo, Porque no interroga nem se espanta... Se eu interrogasse e me espantasse No nasciam flores novas nos prados Nem mudaria qualquer cousa no sol de modo a ele ficar mais belo... (Mesmo se nascessem flores novas no prado E se o sol mudasse para mais belo, Eu sentiria menos flores no prado E achava mais feio o sol... Porque tudo como e assim que , E eu aceito, e nem agradeo, Para no parecer que penso nisso...)

1.

Refira as caractersticas do olhar do poeta e justifique-as. O olhar do sujeito azul e calmo como os elementos da natureza (cu e a gua) , porque no nada questiona e aceita as coisas tal como elas so, sem pensar nelas.

2.

Identifique o recurso estilstico usado nos dois primeiros versos e comente a sua expressividade.

O recurso expressivo presente nestes versos a comparao, sendo que o sujeito compara o seu olhar com os elementos naturais.

3.

Refira as consequncias que, na ptica do sujeito potico, adviriam da interrogao e do espanto. Mesmos que o sujeito se interrogasse sobre o porqu das coisas e pensasse nelas, estas no seriam mais ou menos belas ou feias. As coisas so como so, e a ns s nos resta aceit-las sem as questionar.

4. 5.

Apresente uma interpretao possvel para o seguinte verso: Porque tudo como e assim que , (v. 12).

Segundo o eu, as coisas no tm significado, tm existncia e o dever dos seres humanos aceit-las tal como elas so. Explicite os conceitos de aceitao e rejeio do pensamento, considerando as afirmaes feitas nos dois ltimos versos do poema. O sujeito potico recusa o pensamento metafsico, afirmando que pensar estar doentedos olhos e que para conhecer o mundo precisamos apenas de usar os nossos sentidos.

EXAME NACIONAL
noite. A noite muito escura. Numa casa a grande distncia Brilha a luz duma janela. Vejo-a e sinto-me humano dos ps cabea. curioso que toda a vida do indivduo que ali mora, e que no sei quem , Atrai-me s por essa luz vista de longe. Sem dvida que a vida dele real e ele tem cara, gestos, famlia e profisso. Apesar de a luz estar ali por ele a ter acendido, A luz a realidade imediata para mim. Eu nunca passo para alm da realidade imediata. Para alm da realidade imediata no h nada. Se eu, de onde estou, s vejo aquela luz, Em relao distncia onde estou h s aquela luz. O homem e a famlia dele so reais do lado de l da janela. Eu estou do lado de c, a uma grande distncia. A luz apagou-se. Que me importa que o homem continue a existir? Mas agora s me importa a luz da janela dele.

1.

Transcreva as referncias ao espao representado no poema.

As referncias espaciais presentes no poema so: numa casa a grande distncia, lado de l e de c da janela., a luz estar ali.

2.

Defina o tipo de relao que, ao longo do texto, o eu estabelece com o indivduo que ali mora.

A relao que o eu estabelece com o indivduo marcada por trs momentos: - curiosidade e interesse por esse desconhecido, uma presena humana que, ao longe se adivinha pela luz que brilha na noite. - a conscincia de que a luz o nico elemento visvel leva o sujeito a assinal-la como a nica realidade que lhe importa; - ao apagar-se a luz, o eu perde contacto com o outro, desinteressando-se da existncia humana.

3.

Explicite os sentidos produzidos pela interrogao no final do poema. O eu apenas sente interesse pela realidade imediata, ou seja, por tudo a aquilo que ele consegue apreender pelos sentidos, nomeadamente pelo acto de ver, sendo que o que est para alm disso, nomeadamente o homem e a sua famlia, nada significam para si, porque no esto ao alcance dos seus sentidos. Neste sentido, transfere para o leitor a responsabilidade de se preocupar com o outro.

EXAME NACIONAL COMO QUEM NUM DIA DE VERO

Como quem num dia de Vero abre a porta de casa E espreita para o calor dos campos com a cara toda, s vezes, de repente, bate-me a Natureza de chapa Na cara dos meus sentidos, E eu fico confuso, perturbado, querendo perceber No sei bem como nem o qu... Quando o Vero me passa pela cara A mo leve e quente da sua brisa, S tenho que sentir agrado porque brisa Ou que sentir desagrado porque quente, E de qualquer maneira que eu o sinta, Assim, porque assim o sinto, que meu dever senti-lo... Mas quem me mandou a mim querer perceber? Quem me disse que havia que perceber?

1. Releia os primeiros quatro versos. Caracterize a percepo que o eu tem da Natureza. A percepo que o eu tem da natureza caracteriza-se s vezes por uma intensidade inesperada: a realidade atingeo eu de forma fsica e directa (bate-me a Natureza de chapa/Na cara dos meus sentidos). 2. Descreva o estado de esprito do eu tal como expresso nos versos 5 e 6) O eu sente-se confuso, perturbado perante a intensidade da sua percepo da Natureza, que tenta em vo compreender racionalmente. Como no o consegue, permanece num estado de onfuso e dvida, que as reticncias no final da estrofe sinalizam. 3. Explicite a relevncia das perguntas que constituem a segunda estrofe. O eu pe em causa a sua vontade de querer perceber, isto , como forma de reagir ao seu estado de desorientao, o eu tenta libertar-se da prpria necessidade de racionalizar, expressa na estrofe anterior. Assim, sugere que esse mesmo impulso que sente para intelectualizar as coisas a causa da sua perturbao momentnea. 4. Quando o Vero nos passa pela cara/A mo leve e quente da sua brisa. Refira dois dos valores expressivos da personificao presente nos versos transcritos. Com este recurso, o eu pretende intensificar a sensao percepcionada, atribuir Natureza um papel de transmissora de sensaes e expressar uma relao fsica e directa entre ele e a Natureza.

5. Comente o sentido do ltimo verso como concluso do poema. O ltimo verso sintetiza a deciso definitiva do eu: sentir as sensaes da natureza tal como o seu corpo as recebe, sem se perguntar porqu. A sensao sempre clara e simples e h apenas que senti-la, o que implica o rejeitar da avaliao racional. Na verdade, tentar perceber dificulta, se que no impede mesmo, o sentir.

EXAME NACIONAL ACHO TO NATURAL QUE NO SE PENSE

Acho to natural que no se pense Que me ponho a rir s vezes, sozinho, No sei bem de qu, mas de qualquer cousa Que tem que ver com haver gente que pensa ... Que pensar o meu muro da minha sombra? Pergunto-me s vezes isto at dar por mim

A perguntar-me cousas . . . E ento desagrado-me, e incomodo-me Como se desse por mim com um p dormente. . . Que pensar isto de aquilo? Nada pensa nada. Ter a terra conscincia das pedras e plantas que tem?

Se ela a tiver, que a tenha... Que me importa isso a mim? Se eu pensasse nessas cousas, Deixaria de ver as rvores e as plantas

E deixava de ver a Terra, Para ver s os meus pensamentos ... Entristecia e ficava s escuras. E assim, sem pensar tenho a Terra e o Cu.

1. Explique as caractersticas do eu reveladas na primeira estrofe. O eu caracteriza-se como algum que recusa o pensamento, achando mesmo ridculo e absurdo que se pense, distanciando-se, por isso, de todos aqueles que pensam. Para ele pensar anti-natural e motivo de troa. 2. Analise os sentimentos expressos no verso E ento desagrado-me, e incomodo-me. Os sentimentos expressos neste verso relacionam-se com o facto do sujeito potico se sentir desiludido e revoltado consigo prprio, quando toma conscincia de que se deixou levar pelo pensamento. 3. Atente no verso Que me importa isso a mim? Explique o seu significado. Esta frase surge perfeitamente integrada na problemtica da recusa do pensamento metafsico. Ao eu, como prpria Natureza, no interessa minimamente reflectir sobre a hiptese das coisas terem pensamento, uma vez que completamente indiferente a essa questo. 4. Refira os efeitos produzidos pelos traos de discurso oral presentes no poema. As caractersticas oralizantes presentes no poema vocabulrio simples e corrente, repeties, frases curtas, frases de tipo imperativo, recurso a perguntas e respostas enquadram-se na filosofia de vida do eu: a exaltao do simples e a recusa do elaborado, logo do pensamento.

5. E

assim, sem pensar, tenho a Terra e o Cu. Comente o sentido deste verso enquanto concluso do texto.

Este verso no faz mais do que sublinhar a ideia-chave do poema: a recusa do pensamento. Pensar encobre a verdadeira realidade das coisas, no deixa que o mundo se revele na sua plenitude. Assim, no pensando, tudo o que real e verdadeiro est ao alcance do ver, do sentir, enfim do viver e ser feliz.

O MEU OLHAR

Para a eterna novidade do Mundo O meu olhar ntido como um girassol, Tenho o costume de andar pelas estradas Olhando para a direita e a esquerda E de vez em quando olhando para trs... Creio no mundo como um malmequer Porque o vejo, mas no penso nele Porque pensar no compreender

E o que vejo a cada momento aquilo que nunca antes eu tinha visto, E eu sei dar por isso muito bem... Sei Ter o pasmo essencial que tem uma criana Se ao nascer, reparasse que nasceras deveras...

O mundo no se fez para pensarmos nele (Pensar estar doente dos olhos) Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

Eu no tenho filosofia, tenho sentidos... Se falo na natureza no porque a amo, amo-a por isso,

Sinto-me nascido a cada momento

Porque quem ama nunca sabe o que ama.

Nem sabe porque ama, nem o que amar...

Amar a eterna inocncia E a nica inocncia no pensar.

1.

Comente a relao entre a presena da criana e a crena na eterna novidade das coisas. A criana ao nascer traduz a atitude que o sujeito potico preconiza para si prprio o ser no contaminado por experincias anteriores, constantemente surpreendido pelos estmulos que lhe chegam atravs dos sentidos, que se espanta com tudo o que o rodeia porque tudo sempre novo. Este assombro essencial a nica atitude possvel perante a eterna novidade do Mundo.

2.

Identifica dois versos que comprovam a supremacia do olhar sobre o pensamento. Porque pensar no compreender/ O mundo no se fez para pensarmos nele Explique o sentido do verso Eu no tenho filosofia: tenho sentidos. Atravs deste verso, o sujeito potico torna clara a sua antifilosofia, evidenciando a recusa do pensamento metafsico por oposio ao sentir (sensacionismo).

3.

Explique a relao que o eu estabelece com a Natureza. A relao que o sujeito estabelece com a natureza uma relao amorosa: no amor no h porqus, nem a interveno do pensamento, apenas a aceitao das coisas tal como so.

O QUE NS VEMOS DAS COISAS SO AS COISAS O que ns vemos das coisas so as coisas. Porque veramos ns uma coisa se houvesse outra? Porque que ver e ouvir seria iludirmo-nos Se ver e ouvir so ver e ouvir? Mas isso (tristes de ns que trazemos a alma vestida!), Isso exige um estudo profundo, Uma aprendizagem de desaprender E uma sequestrao na liberdade daquele convento O essencial saber ver, Saber ver sem estar a pensar, Saber ver quando se v, E nem pensar quando se v, Nem ver quando se pensa. 1. 1.1. De que os poetas dizem que as estrelas so as freiras eternas E as flores as penitentes convictas de um s dia, Mas onde afinal as estrelas no so seno estrelas Nem as flores seno flores, Sendo por isso que lhes chamamos estrelas e flores.

O texto que acaba de ler desenvolve-se em dois momentos lgicos: Delimite-os, referindo a ideia principal de cada um desses momentos. Na primeira parte, que abrange as duas primeiras estrofes, o eu argumenta que o mundo deve ser apreendido atravs dos sentidos, nomeadamente atravs das sensaes visuais e auditivas, recusando o pensamento metafsico. Na segunda parte, constituda pela ltima estrofe, o sujeito conclui que os seres humanos precisam de se libertar das amarras da razoe aprender a conhecer as coisas atravs dos sentidos e aceit-las como so.

1.2.

Refira e indique a classe e subclasse da palavra que estabelecem a ligao entre esses dois momentos.

Mas (conjuno coordenativa adversativa) 2.2. Refira e interprete, ainda no primeiro momento, os processos de que Caeiro se serve para exprimir os seus

pontos de vista. Caeiro transmite a sua filosofia de vida atravs do recurso repetio expressiva.( O que ns vemos das coisas so as

coisas), s interrogaes retricas (Porque veramos ns uma coisa se houvesse outra?) e anfora (Saber ver sem estar a pensar,/Saber ver quando se v, ) 2.3. A desvalorizao do pensamento e o privilgio da sensao so uma constante em Caeiro. Retire do texto os versos que melhor documentam esta afirmao. O essencial saber ver,/Saber ver sem estar a pensar, Saber ver quando se v, /E nem pensar quando se v,

3.

Identifica o recurso expressivo presente no verso Uma aprendizagem de desaprender e comente o seu valor expressivo. O recurso presente neste verso o pleonasmo, remetendo para o facto do ser humano ter que libertar-se do peso das convenes e pensamentos adquiridos, a fim de conseguir aprender aquilo que realmente importa.

4.

Explique o valor dos parnteses e da exclamao no primeiro verso da ltima estrofe.

Em tristes de ns que trazemos a alma vestida!, o eu lrico lamenta o peso dos ensinamentos e reflexes que, tal qual uma pea de vesturio, nos impossibilitam a viso e revelao directa e natural das coisas.

EXAME NACIONAL O TEJO MAIS BELO QUE O RIO QUE CORRE PELA MINHA ALDEIA

O Tejo mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,

E donde ele vem.

Mas o tejo no mais belo que o rio que corre pela minha aldeia E por isso, porque pertence a menos gente, Porque o tejo no o rio que corre pela minha aldeia, mais livre e maior o rio da minha aldeia.

O Tejo tem grande navios E navega nele ainda, Para aqueles que vem em tudo o que l no est, A memria das naus. O Tejo desce de Espanha E o Tejo entra no mar em Portugal. Toda a gente sabe isso.

Pelo Tejo vai-se para o Mundo. Para alm do Tejo h a Amrica E a fortuna daqueles que a encontram. Ningum nunca pensou no que h para alm Do rio da minha aldeia.

O rio da minha aldeia no faz pensar em nada. Quem est ao p dele est s ao p dele.

Mas poucos sabem qual o rio da minha aldeia E para onde ele vai

1.

No incio do poema, afirma-se que O Tejo mais belo e o Tejo no mais belo

1.1 Com base na leitura do texto, apresente as razes desta mudana da forma afirmativa para a negativa. O sentido de cada uma das expresses assenta numa perspectiva diferente: - O Tejo considerado mais belo, na medida em que mais conhecido, mais famoso, um lugar com mais histria; - o Tejo no considerado mais belo, na medida em que no suscita uma relao to ntima de afectividade, de proximidade, pois est mais distante 2. E navego nele ainda()/A memria das naus. 2.1 Comente o valor expressivo da afirmao.

Ao estabelecer-se a relao directa de memria das naus com navega torna-se mais expressiva a ideia de permanncia do passado. 3. aqueles que vem em tudo o que l no est. 3.1 Explique o sentido da expresso. O eu condena aqueles que sobrepem o conhecimento e a memria (a cultura), s simples percepo do real. 4. No poema afirma-se que o rio da minha aldeia mais livre e maior. 4.1 Refira o significado desta afirmao, neste contexto. A liberdade do rio da minha aldeia menos afectada e o domnio de si prprio maior, devido ao facto de ser menos conhecido. 5. Todo o poema atravessado pela comparao entre o Tejo e o rio da minha aldeia. 5.1 Indique o grau em que se encontram os adjectivos que estabelecem essa comparao. Exemplifique. Grau Comparativo de superioridade (mais belo, mais livre, maior) 6. Dos rios referidos no poema, um nomeado com um nome prprio, o outro com um comum. 6.1 Justifique esta afirmao. Tejo um nome prprio/rio um nome comum. 6.2 Relacione essa diferente nomeao com o significado que cada um dos rios assume no poema. O rio da minha aldeia nomeado por um nome comum porque se aplica a todo e qualquer elemento da mesma espcie. O Tejo tem nome prprio porque mais famoso, tem uma nomeao geogrfica e um sentido histrico a nvel nacional. 7. H um momento do poema em que o Tejo surge associado procura de uma vida melhor. 7.1 Aponte esse momento e seleccione as palavras que melhor exprimem essa associao. Os 3 primeiros versos da 4 estrofe (Amrica; fortuna)

O MISTRIO DAS COISAS

O mistrio das cousas, onde est ele? Onde est ele que no aparece Pelo menos a mostrar-nos que mistrio? Que sabe o rio disso e que sabe a rvore? E eu, que no sou mais do que eles, que sei disso? Sempre que olho para as cousas e penso no que os homens pensam delas, Rio como um regato que soa fresco numa pedra. Porque o nico sentido oculto das cousas elas no terem sentido oculto nenhum, 1. Divide o poema em 3 partes lgicas.

mais estranho do que todas as estranhezas E do que os sonhos de todos os poetas E os pensamentos de todos os filsofos, Que as cousas sejam realmente o que parecem ser E no haja nada que compreender.

Sim, eis o que os meus sentidos aprenderam sozinhos: As cousas no tm significao: tm existncia. As cousas so o nico sentido oculto das cousas.

! parte (1 estrofe): Atravs do recurso a quatro interrogaes, o sujeito procura saber, em termos gerais, onde est o mistrio das coisas., distanciando-se do homem comum ao considerar ridculo pensar o mundo, mas de pensar o que os homens pensam do mundo, o poeta se exclui voluntariamente, claro da condio de homem comum, colocando-se muito mais ao lado da natureza (do rio ou da pedra)

2 parte (2 estrofe): Iniciada pela conjuno subordinativa causalporque, o sujeito anuncia que as coisas no tm qualquer mistrio, qualquer sentido oculto, so como so, independentemente do sentido que poetas e filsofos lhe do 3 parte (ltima estrofe): o eu conclui o poema, fazendo a defesa incontestvel da intuio, do predomnio do sentir sobre o pensar, j que para ele, as coisas no tm significado, apenas existncia.

V F F V V F V V V V V F

Ricardo Reis o poeta clssico, da serenidade epicurista, que aceita, com calma lucidez, a relatividade e a fugacidade de todas as coisas. A vida breve e a morte inevitvel. Da a necessidade de conquistar a tranquilidade possvel do instante. Por isso, cada momento deve ser aproveitado, com tudo o que natural: as rosas, o amor, o vinho.

Reis

aceita a antiga crena nos deuses enquanto disciplinadora das nossas emoes e

sentimentos e sente que tem de viver em conformidade com as leis do Destino, que est acima dos prprios deuses. Ricardo Reis procura alcanar a quietude e a perfeio dos deuses, indiferentes, imitando-os. Em sntese, a filosofia de vida de Ricardo Reis a de um epicurismo triste, pois defende o prazer do momento, o

"carpe diem", como caminho da felicidade, mas sem ceder aos impulsos dos instintos (estoicismo).

EXAME NACIONAL
Bocas roxas de vinho, Testas brancas sob rosas, Nus, brancos antebraos Deixados sobre a mesa;

Tal seja, Ldia, o quadro Em que fiquemos, mudos, Eternamente inscritos Na conscincia dos deuses.

Antes isto que a vida Como os homens a vivem Cheia da negra poeira Que erguem das estradas. S os deuses socorrem Com seu exemplo aqueles Que nada mais pretendem Que ir no rio das coisas

1. Qual a relao que existe entre o ns e os homens? - Existe uma relao de oposio, na medida em que o ns representado: - Com uma atitude de ausncia de movimentos, de abandono, (antebraos/Deixados sobre a mesa), que contrasta com a vida_/Como os homens a vivem e aproximam o ns dos deuses. - Com tonalidades coloridas (roxo, branco, rosas, que se opem imagem monocromtica associada aos homens: o negro da poeira) 2. Indique o papel desempenhado pelos deuses. Tendo como caractersticas especficas a eternidade os deuses funcionam como um exemplo, um ideal para os homens. Porm, as divindades apenas ajudam aqueles cuja quietude feliz testemunharam e que, cautelosos, nada mais pedem que fruir o instante (carpe diem), deixando-se ir no rio das coisas, ou seja, aceitando calmamente o destino. 3. Identifica os recursos estilsticos mais relevantes no poema. - adjectivao simples e dupla, (bocas roxas, testas brancas/Nus, brancos antebraos), contribuindo para a descrio que compem o quadro. - a comparao (Antes isto quer a vida/como os homens a vivem), estabelecendo a oposio entre ns e os homens quanto ao modo de viver - as metforas (a vida Cheia da negra poeira, rio das coisas), evidenciando o carter negroda existncia e o fluir inevitvel do tempo

Frutos, do-os as rvores que vivem, No a iludida mente, que s se orna Das flores lvidas Do ntimo abismo. Quantos reinos nos seres e nas cousas Te no talhaste imaginrio! Quantos, Com a charrua, Sonhos, cidades!

FRUTOS, DO-OS AS RVORES

Ah no consegues contra o adverso mito Criar mais que propsitos frustrados! Abdica e s Rei de ti mesmo.

1. Interprete a afirmao contida no primeiro verso, por oposio mensagem transmitida pelos trs versos seguintes. O sujeito potico refere-se fertilidade dos elementos da Natureza que ope mente humana, que s produz o ilusrio, devido conscincia da efemeridade da vida. 2. Que pensa o eu potico dos ambiciosos projectos humanos? Segundo o sujeito potico, os projectos humanos so megalmanos, produto da imaginao, impossveis de concretizar devido precariedade e fragilidade da condio humana. 2.1 Esclarea os efeitos de sentido relativos ao uso da interjeio e do ponto de exclamao nos versos 9 e 10. O uso da interjeio Ah constitui uma expresso de dor, um lamento. Sendo assim, a frase em que se integra emotiva, terminando com ponto de exclamao. 3. Explique o sentido dos dois ltimos versos do poema. O sujeito potico transmite ao leitor uma lio de disciplina de vida assente na conteno de emoes, no desapego dos bens terrenos, encarando a fragilidade da vida de forma tranquila 3.1. Identifique e caracterize a atitude filosfica que lhes est subjacente. A atitude filosfica que est subjacente a esta postura o estoicismo que tem como mxima a recusa das paixes violentas. O Homem deve abster-se de prazeres e de sentimentos fortes na vida terrena para, quando chegar a hora da morte, partir sem sofrimento. II 1. Transcreva os adjectivos utilizados ao longo do poema.

Os adjectivos utilizados ao longo do poema so: iludida, lvidas (v. 3), ntimo , imaginrio, adverso (v. 9), frustrados .
2. Identifique o Modo em que se encontram as formas verbais Abdica e s (v. 11).

As formas verbais referidas encontram-se no Modo Imperativo.


2.l Justifique a sua utilizao.

O eu aconselha os leitores a seguirem a sua filosofia de vida.

MESTRE SO PLCIDAS Mestre, so plcidas Todas as horas Que ns perdemos, Se no perd-las, Qual numa jarra, Ns pomos flores. Mas decorr-la, Tranquilos, plcidos, Lendo as crianas Por nossas mestras, E os olhos cheios No h tristezas Nem alegrias Na nossa vida. Assim saibamos, Sbios incautos, beira-rio, beira-estrada, Conforme calha, No vale a pena De Natureza... O tempo passa, No nos diz nada. Envelhecemos. Saibamos, quase Maliciosos, Sentir-nos ir. No a viver, Sempre no mesmo Leve descanso De estar vivendo.

Fazer um gesto. No se resiste Ao deus atroz Que os prprios filhos Devora sempre.

Colhamos flores. Molhemos leves As nossas mos Nos rios calmos, Para aprendermos Calma tambm.

Girassis sempre Fitando o sol, Da vida iremos Tranqilos, tendo Nem o remorso De ter vivido

1.

Caracterize a relao entre ns e o Tempo.

O Tempo o deus atroz/Que os prprios filhos/Devora sempre. H, pois, uma relao de submisso e de conformada aceitao das leis que o tempo nos impe. No vale a pena lutar contra as leis do tempo (o passar, o envelhecer, o morte), elas so eternas e intocveis, a ns apenas nos cabe aceit-las de forma tranquila.

2.

Explicite um dos efeitos de sentido produzidos pelas formas verbais saibamos(vv. 10 e 28), Colhamos (v. 37) e Molhemos (v. 38). Estas trs formas encontram-se no presente do conjuntivo com valor imperativo, constituindo uma espcie de conselho, de filosofia de vida que o eu lana aos leitores.

3.

Interprete o valor simblico das referncias s flores , aos Girassis , aos rios .

Flores, girassis e rios so elementos da natureza, modelo da filosofia de vida do sujeito potico. Enquanto que as flores e os girassis simbolizam a beleza perecvel e, ao mesmo tempo, suavizadora, os rios so a imagem do tempo que corre e no volta. 4. Sintetize a filosofia de vida expressa no poema, sem ultrapassar as cem palavras. A filosofia de vida presente no poema insere-se na viso epicurista/estoicista de Ricardo Reis. A vida deve ser vivida de forma calma e plcida, sem desassossegos grandes, controlando tristezas e alegrias, aceitando o momento, nada desejando nem pedindo, seguindo os ensinamentos da natureza, para chegar morte com o mnimo sofrimento.

AS ROSAS AMO DOS JARDINS DE ADNIS As Rosas amo dos jardins de Adnis, Essas volucres amo, Ldia, rosas, Que em o dia em que nascem, Em esse dia morrem. A luz para elas eterna, porque Nascem nascido j o sol, e acabam Antes que Apolo deixe O seu curso visvel. Assim faamos nossa vida um dia, Inscientes, Ldia, voluntariamente Que h noite antes e aps O pouco que duramos.

DIVISO DO TEXTO EM PARTES:


1. parte (1. estrofe) o sujeito potico afirma que ama as rosas dos jardins de Adnis, as quais nascem e morrem no mesmo dia 2. parte (2. estrofe) o sujeito potico explica por que razo ama essas rosas: a luz para elas essencial, pois nascem ao nascer do Sol e morrem antes do Sol se pr. 3. parte (3. estrofe) o sujeito potico faz a transposio do que sucede s rosas de Adnis para a sua vida, apelando a Ldia para que vivam os dois o momento presente, como se ele fosse a vida toda, ignorando voluntariamente o antes e o destino. (ignorando a noite, que est antes e depois do dia)

POIS QUE NADA DURE Pois que nada que dure, ou que, durando, Valha, neste confuso mundo obramos, E o mesmo til para ns perdemos Conosco, cedo, cedo. Amanh no existe. Meu somente o momento, eu s quem existe O prazer do momento anteponhamos absurda cura do futuro, cuja Neste instante, que pode o derradeiro Ser de quem finjo ser? Certeza nica o mal presente Com que o seu bem compramos.

1. Identifique o assunto do poema. A temtica do poema a da efemeridade da vida e a consequente necessidade de viver o momento presente, pois na vida tudo
to fugaz que essa aguda conscincia da fragilidade leva-o a afirmar, na ltima estrofe, que qualquer instante pode ser o derradeiro (ltimo) momento da sua vida, do seu ser.

2. Explique por palavras suas o significado da expresso presente no verso 2 confuso mundo.
O sujeito talvez tenha a conscincia de que na vida tudo imprevisvel e precrio, tudo tem limites. A passagem inexorvel do tempo superior vontade humana e isso algo que pesa na sua postura face vida.

3. Indique a filosofia de vida expressa neste poema. A filosofia de vida aqui expressa a do carpe diem horaciano e o epicurismo-estoicismo, uma vez que aqui se revela a
importncia de gozar o momento presente, tirando apenas o prazer desse instante, apelando racionalizao das emoes. O estoicismo visvel, pois no so aqui expressas quaisquer perturbaes, mas sim a autodisciplina e o autocontrolo defendido pelos esticos.

4. Explique por que razo o poeta considera que o mal presente prefervel absurda cura do futuro.
Atendendo a que a vida fugaz, efmera, breve, prefervel viver aquilo que no momento temos, a esperar mudanas futuras, pois podero nem ser j vividas por ns. Alm disso, o mal presente a nica certeza que o poeta possui, mesmo porque o futuro desconhecido e nada lhe garante que o que a vai encontrar no seja tanto ou mais absurdo do que aquilo que tem no presente. Ele tem medo de um futuro desconhecido e, por isso, prefere contar unicamente com aquilo que tem do que esperar que o futuro lhe traga algo melhor

5. Faa o levantamento dos recursos estilsticos mais evidentes presentes no poema, caractersticos da poesia de Ricardo Reis.

Metfora Com que seu bem compramos; Anttese - mal (v.7) /bem (v.8); Verbos no Presente do Cponjuntivo: obramos, anteponhamos, com um valor apelativo.

PREFIRO ROSAS, MEU AMOR, PTRIA

Prefiro rosas, meu amor, ptria, E antes magnlias amo Que a glria e a virtude.

Se cada ano com a primavera Aparecem as folhas E com o outono cessam?

Logo que a vida me no canse, deixo Que a vida por mim passe Logo que eu fique o mesmo.

E o resto, as outras coisas que os humanos Acrescentam vida, Que me aumentam na alma?

Que importa quele a quem j nada importa Que um perca e outro vena, Se a aurora raia sempre,

Nada, salvo o desejo de indifrena E a confiana mole Na hora fugitiva.

importncia das marcas do tempo; As marcas do tempo, relevantes ao longo do texto, indiciam a centralidade da problemtica do tempo no poema. Assim: a predominncia dos verbos no presente do indicativo (Prefiro, amo, deixo, importa, raia, Aparecem, cessam, Acrescentam, aumentam vv. 1, 2, 4, 7, 9, 11, 12, 14 e 15), expressando o modo de ser e a filosofia do sujeito potico marcados pela indiferena perante o correr do tempo (deixo / Que a vida por mim passe vv. 4-5); a representao de um tempo que flui irreversivelmente, ainda que cclico (a aurora raia sempre v. 9; Se cada ano com a primavera / Aparecem as folhas / E com o outono cessam? vv. 10-12);

relao simblica entre rosas-magnlias e ptria-glria-virtude; Pela sua beleza fugaz e pela sua fragilidade, as flores simbolizam quer a beleza das coisas simples e naturais quer a fugacidade e a precariedade da vida. J ptria, glria e virtude correspondem a valores sociais, nobres e eternos, que conferem um sentido elevado existcia humana e em nome dos quais luta o indivduo numa tentativa de se dignificar. Descrente de que essa busca de valores abstractos (o resto[...] que os humanos / Acrescentam vida vv. 13-14) enriquea a sua existncia, o sujeito potico rejeita tal busca e opta pela dedicao ao que efmero, belo e natural. (Em suma, a relao simblica que se estabelece entre as flores referidas e os valores enunciados a de oposio entre natureza e sociedade.) aspectos formais e recursos estilsticos relevantes; De entre os recursos estilsticos presentes neste poema, salientam-se os seguintes: a apstrofe (meu amor v. 1), pondo em evidncia o destinatrio do discurso potico; a anfora(Logo que/Logo que vv. 4 e 6), realando a atitude de indiferena do sujeito perante a vida; a anttese(perca vs vena v. 8; Aparecem vs cessam vv. 11-12), salientando, por um lado, o desprezo do sujeito perante a derrota ou a vitria dos humanos, e, por outro, o carcter cclico do tempo; a interrogao (terceiro, quarto e quinto tercetos), correspondendo a um autoquestionamento do eu, que afirma o seu modo de encarar a vida; a aliterao em /s/ (canse, passe, vena, Se, sempre, Se, Aparecem, cessam, Acrescentam, salvo, indifrena, confiana vv. 4, 5, 8, 9, 10, 11, 12, 14, 16, 17), marcando ao longo do poema uma toada meldica surda e sibilante; Quanto aos aspectos formais, salientam-se os a seguir indicados: composio potica composta por seis estrofes regularidade mtrica na construo de todos os tercetos (primeiro verso decasslabo e os dois seguintes hexasslabos); verso solto ou branco (ausncia de rima); traos gerais da potica de Ricardo Reis a afirmao de uma filosofia estico-epicurista, patente na fruio que retira do instante e na aceitao lcida da inevitabilidade da morte; a preferncia pela efemeridade do presente, defendendo uma arte de viver assente no gozo moderado do momento (seguindo o tema horaciano do carpe diem, evitando emoes intensas)

GRUPO I
Antes de ns nos mesmos arvoredos Passou o vento, quando havia vento, E as folhas no falavam De outro modo do que hoje. Inutilmente parecemos grandes. Salvo ns nada pelo mundo fora Nos sada a grandeza Nem sem querer nos serve.

Passamos e agitamo-nos debalde. No fazemos mais rudo no que existe Do que as folhas das rvores Ou os passos do vento.

Se aqui, beira-mar, o meu indcio Na areia o mar com ondas trs o apaga, Que far na alta praia Em que o mar o Tempo?

Tentemos pois com abandono assduo Entregar nosso esforo Natureza E no querer mais vida Que a das rvores verdes.

1. Explicite a relao que se estabelece entre ns e os elementos da Natureza referidos na primeira e na segunda estrofes do poema. A relao que se estabelece entre ns e os elementos da Natureza caracterizada por: uma semelhana de condies que decorre da participao da mesma realidade (Antes de ns nos mesmos arvoredos ) uma dissimilitude de condies que decorre da finitude e da transitoriedade que caracterizam o homem e a sua conscincia do tempo (Passamos v. 5) e da conscincia da inutilidade do esforo humano (agitamo-nos debalde v. 5).

2. Explique o sentido da terceira estrofe, tendo em conta uma das ideias filosficas em que assenta a poesia de Ricardo Reis. A terceira estrofe contm uma exortao fruio calma do momento, serenidade epicurista do contacto directo com a Natureza (Tentemos pois com abandono assduo / Entregar nosso esforo Natureza vv. 9-10), e ao desejo nico de identificao com ela, numa indiferena perturbao causada pela ameaa inelutvel do Fatum. 3. Apresente uma justificao para o uso de um sujeito plural nas quatro primeiras estrofes do poema e para o aparecimento da primeira pessoa do singular na ltima quadra. Nas quatro primeiras estrofes do poema, refere-se um destino comum a todos os homensa, atravs do recurso a um sujeito plural (ns v. 1, Passamos v. 5, agitamo-nos v. 5, No fazemos v. 6, Tentemos v. 9, nosso v. 10, parecemos v. 13, ns v. 14, Nos v. 15, nos v. 16). Na ltima quadra, evoca-se a situao particular do eu e refere-se a experincia directa da fugacidade da vida e da passagem inexorvel do Tempo, atravs do recurso a um sujeito singular de primeira pessoa (o meu indcio v. 17). 4. Refira o valor expressivo da interrogao retrica presente na ltima estrofe. Toda a ltima estrofe constituda por uma interrogao retrica que remete para a conscincia que o eu possui da fugacidade da vida e que releva o fosso existente entre a precariedade humana e a vastido e a inexorabilidade do Tempo.

GRUPO II
Leia o seguinte texto.
Se te dizem que faas o que quiseres, a primeira coisa que parece aconselhvel que penses com tempo e a fundo o que aquilo que queres. Apetecem-te com certeza muitas coisas, amide contraditrias, como acontece com toda a gente: queres ter uma moto, mas no queres partir a cabea no asfalto, queres ter amigos, mas sem perderes a tua independncia, queres ter dinheiro, mas no queres sujeitar-te ao prximo para o conseguires, queres saber coisas e por isso compreendes que preciso estudar, mas tambm queres divertir-te, queres que eu no te chateie e te deixe viver tua maneira, mas tambm que esteja presente para te ajudar quando necessitas disso, etc. Numa palavra, se tivesses que resumir tudo isto e pr sinceramente em palavras o teu desejo global e mais profundo, dir-me-ias: Olha, pai, o que eu quero ter uma vida boa. Bravo! O prmio para este senhor! Era isso mesmo o meu conselho: quando te disse faz o que quiseres, o que, no fundo, pretendia recomendar-te que tivesses o atrevimento de teres uma vida boa. () Queres ter uma vida boa: magnfico. Mas tambm queres que essa vida boa no seja a vida boa de uma couve-flor ou de um escaravelho, com todo o respeito que tenho por ambas as espcies, mas uma vida humana boa. o que te interessa, creio eu. E tenho a certeza de que no renunciarias a isso por nada deste mundo. Ser-se humano, j o vimos antes, consiste principalmente em ter relaes com outros seres humanos. Se pudesses ter muito, muito dinheiro, uma casa mais sumptuosa do que um palcio das mil e uma noites, as melhores roupas, os alimentos mais requintados (), as aparelhagens mais perfeitas, etc., mas tudo isso custa de no voltares a ver nem a ser visto nunca por um outro ser humano, ficarias satisfeito? Quanto tempo poderias viver assim sem te tornares louco? No ser a maior das loucuras querermos as coisas

custa da relao com as pessoas? Mas se justamente a graa de todas as coisas de que falmos assenta no facto de te
permitirem ou parecerem permitir relacionares-te mais favoravelmente com os outros! () Muito poucas coisas conservam a sua graa na solido; e se a solido for completa e definitiva, todas as coisas se volvem irremediavelmente amargas. A vida humana boa vida boa entre seres humanos ou, caso contrrio, pode ser que seja ainda vida, mas no ser nem boa nem humana.
Fernando Savater, tica para um Jovem, 7. ed., trad. Miguel Serras Pereira, Lisboa, Presena, 2000

1. Em e te deixe viver (linha 7), a anteposio do pronome te ao verbo decorre do facto de esta orao (A) se integrar numa frase em discurso indirecto. (B) depender do advrbio tambm (linha 7). (C) se inserir numa orao subordinada. (D) pertencer a uma frase de forma negativa.

2. Em dir-me-ias (linha 10), o pronome me ocorre em posio medial por se tratar de uma forma verbal no (A) condicional. (B) futuro do indicativo. (C) imperativo. (D) imperfeito do indicativo.

3. O uso de dois pontos (linha 11) justifica-se por (A) anunciar uma enumerao. (B) introduzir uma explicao. (C) preceder uma citao. (D) anteceder um discurso directo.

4. A expresso pode ser que seja ainda vida (linha 27) veicula um valor de (A) obrigao. (B) permisso. (C) certeza. (D) possibilidade.

2. Faa corresponder a cada segmento textual da coluna A um nico segmento textual da coluna B, de modo a obter uma afirmao adequada ao sentido do texto.

A 1) Com a expresso Numa palavra (linha 8), 2) Com o recurso interjeio Bravo! (linha 10), 3) Com as expresses vida boa de uma couve-flor eou de um escaravelho (linha 14), 4) Com o recurso a interrogaes (linhas 17 a 22), 5) Com o uso do travesso duplo (linhas 23 e 24),

B b) o enunciador introduz um nexo de causalidade. c) o enunciador prenuncia uma sntese das ideias anteriormente expressas. d) o enunciador apresenta o contedo da frase como uma obrigao. e) o enunciador lana mo de exemplos para reforar o peso das ideias que expe. f) o enunciador introduz um tpico novo, distinto dos anteriormente apresentados. g) o enunciador recorre a uma estratgia retrica de defesa da ideia exposta. h) o enunciador reformula, modalizando-a, a afirmao anterior.

Campos, discpulo de Caeiro, o filho indisciplinado da sensao e para ele a sensao tudo. Este heternimo aprende de Caeiro a urgncia de sentir, mas no lhe basta a sensao das coisas como so: procura a totalizao das sensaes e das percepes, ou como ele prprio afirma sentir tudo de todas as maneiras. Engenheiro naval e viajante, lvaro de Campos configurado biograficamente por Pessoa como vanguardista e cosmopolita, exaltando nos seus poemas, em tom futurista, a civilizao moderna, os valores do progresso, a fora explosiva dos mecanismos e a velocidade. Campos tanto celebra, em poemas de estilo torrencial, amplo, delirante e at violento, a civilizao industrial e mecnica, como expressa o desencanto do quotidiano citadino, adoptando sempre o ponto de vista do homem da cidade.

3 FASES NA SUA OBRA 1 Fase - Decadentista Nesta fase o poeta exprime o tdio, o cansao, o enfado, a nusea, o abatimento e a necessidade de novas sensaes (Opirio) : E eu vou buscar o pio que consola. " antes do pio que a minha alma doente" 2 Fase Futurista/Sensacionista Nesta fase, Campos celebra o triunfo da mquina e da civilizao moderna. Sente-se nos poemas uma atraco quase ertica pelas mquinas, smbolo da vida moderna. A Ode Triunfal ou a Ode Martima so bem o exemplo desta intensidade e totalizao das sensaes. Quanto ao Sensacionismo, este revela-se na vivncia em excesso das sensaes (Sentir tudo de todas as maneiras), e no masoquismo (Rasgar-me todo, abrir-me completamente, / tornar-me passento/ A todos os perfumes de leos e calores e carves..., Ode Triunfal). 3 Fase Intimista/Pessimista A fase intimista, aquela em que o poeta mais se aproxima de Pessoa ortnimo, o eu apercebe-se da incapacidade de concretizar os seus sonhos, o que traz de volta o abatimento que provoca Um supremssimo cansao, /ssimo, ssimo, ssimo,issimo,issimo,issimo /Cansao. Nesta fase, Campos sente-se vazio, um marginal, um incompreendido. Como temticas destacam-se: a solido interior, a incapacidade de amar, a descrena em relao a tudo, a nostalgia da infncia, a dor de pensar e o conflito entre a realidade e o poeta.

EXAME NACIONAL

ACORDO DE NOITE Acordo de noite, muito de noite, no silncio todo. So tictac visvel quatro horas de tardar o dia. Abro a janela directamente, no desespero da insnia. E, de repente, humano, O quadrado com cruz de uma janela iluminada! Fraternidade na noite! N Nem galos gritando ainda no silncio definitivo! Fraternidade involuntria, incgnita, na noite! Estamos ambos despertos e a humanidade alheia. Dorme. Ns temos luz. S Sonho, falta de sono, vida? Tom amarelo cheio da tua janela incgnita T Tem graa: no tens luz elctrica. candeeiros de petrleo da minha infncia perdida! Que fazes, camarada, da janela com luz? S Sobre o parapeito da janela da traseira da casa, S Sentindo hmida da noite a madeira onde agarro, D Debruo-me para o infinito e, um pouco, para mim.

Quem sers? Doente, moedeiro falso, insone simples como eu? No importa. A noite eterna, informe, infinita, S tem, neste lugar, a humanidade das nossas duas janelas, O corao latente das nossas duas luzes, Neste momento e lugar, ignorando-nos, somos toda a vida.

1. Identifique os sentimentos do eu expressos nas trs primeiras estrofes. Os sentimentos do eu expressos nas trs primeiras estrofes so, nomeadamente, os seguintes: desespero pela insnia que o afecta, em plena noite; surpresa e alegria, quando abre a janela e depara com luz na janela de uma casa, sinalizando a presena de outro ser humano acordado quela hora; interesse e Fraternidade pelo desconhecido, tambm em viglia nocturna; 2. Refira as sensaes representadas no poema, transcrevendo os elementos do texto em que se fundamenta. No poema, encontram-se representadas sensaes visuais, auditivas e tcteis, nomeadamente, atravs dos seguintes elementos do texto: (elementos relativos a sensaes visuais): O quadrado com cruz de uma janela iluminada! (v. 5), Tom amarelo cheio da tua janela (v. 21), luz (v. 9), nossas duas luzes (v. 13), janela com luz (v. 19), elementos relativos a sensaes auditivas no silncio todo (v. 1), tictac visvel (v. 2), Nem galos gritando ainda no silncio definitivo! (v. 18), elementos relativos a sensaes tcteis: Sobre o parapeito da janela da traseira da casa, / Sentindo hmida da noite a madeira onde agarro (vv. 15-16), 3. Apresente uma interpretao possvel para o seguinte verso: O corao latente das nossas duas luzes (v. 13). O verso referido pode ser interpretado nos seguintes termos: a percepo das duas luzes e do seu tremeluzir convoca a ideia de um corao que pulsa, e apelam a um sentimento de partilha de humanidade entre os dois nicos seres acordados na solido da noite; 4. Comente o sentido da apstrofe do ltimo verso, tendo em conta a globalidade do poema. A apstrofe candeeiros de petrleo da minha infncia perdida! faz intervir, no final do poema, a nostalgia da infnciae a conscincia da sua perda, por parte do eu. Este facto pode ter, entre outras, as interpretaes seguintes: o poema termina, tal como se inicia, com a representao de uma atitude interior negativa (ou disfrica) do sujeito potico.

GRUPO II
Leia, atentamente, o texto a seguir transcrito. Quando falamos de paisagens pensamos, em primeiro lugar, nas paisagens que podemos observar em virtude da luz natural. As paisagens nocturnas merecem a nossa ateno quando revelam algo de particular ou de espectacular a beleza da mancha resultante da iluminao, um vulco em actividade, uma trovoada, um perodo festivo com muita luz, como as luzinhas de Natal, um fogo de artifcio ou as fogueiras dos Santos Populares ou seja, quando acontece algo que contraria a escurido e cria um acontecimento com luz. S muito raramente procuramos desfrutar a noite em busca da escurido e, mesmo assim, o que queremos realmente so as condies ideais para podermos apreciar o luar ou o brilho das estrelas. A importncia da luz no nosso imaginrio tal que raramente conseguimos beneficiar plenamente de outras paisagens que no sejam as visuais. Das paisagens dos sons e dos cheiros s muito raramente se fala e, ainda menos, se desfruta.

No imaginrio popular, a noite esteve sempre associada a todos os perigos insegurana, criminalidade, desconforto... At vulgarizao da iluminao, assim que o Sol desaparecia, as pessoas refugiavam-se em casa. Os espaos pblicos s eram usufrudos aps o pr-do-sol, quando a luz artificial, como uma fogueira, ou a luz natural, como o luar, o permitiam. Em Portugal, a iluminao pblica surge em 1780, em Lisboa, e utilizava o azeite como combustvel; em 1848 foram introduzidas as primeiras luminrias a gs; em 1878 surgiram as primeiras experincias com a electricidade, que s passa a ser utilizada sistematicamente em 1929. [...] A iluminao comeou por ter apenas funes de visibilidade e de segurana, assegurando uma melhor leitura do espao noite. Foi na Exposio Mundial de Paris, de 1900, que a luz surgiu pela primeira vez associada ao lazer, criao de prazer e de bem-estar, possibilidade de uma apropriao nocturna da cidade por todas as pessoas. A noite continuava a despertar medos, mas, devido a uma srie de mudanas sociais e culturais, teve incio uma nova etapa: a noite passa a estar associada tambm a aspectos positivos. o momento do descanso, do lazer, da possibilidade de fruio do tempo fora do trabalho.
Teresa Alves, Geo grafias da Luz, in Luzboa A Arte da Luz em Lisboa, Lisboa, Extra]muros[associao cultural para a cidade, 2004

1 luminrias: pequenas lanternas.

1. Para cada um dos quatro itens que se seguem (1.1., 1.2., 1.3. e 1.4.), escreva, na sua folha de respostas, a letra correspondente alternativa correcta, de acordo com o sentido do texto.

1.1. At ao surgimento da iluminao pblica, o convvio nas ruas A. estava proibido por lei depois do pr-do-sol. B. acontecia, noite, s em ocasies particulares. C. era aproveitado, noite, para desfrute da escurido. D. era sempre perturbado, noite, pelos marginais.

1.2. Ao mencionar a possibilidade de uma apropriao nocturna da cidade por todas as pessoas (linha 24), o texto quer dizer que, com a luz artificial, todas as pessoas A. foram atradas pelas possibilidades de lucro em diverses nocturnas. B. temeram a possibilidade de os clubes nocturnos se apropriarem da cidade. C. passaram a poder sentir-se vontade nas ruas da cidade durante a noite. D. se sentiram com direito de propriedade sobre os espaos urbanos nocturnos.

1.3. Em Das paisagens dos sons e dos cheiros s muito raramente se fala e, ainda menos, se desfruta. (linhas 11 e 12), a alterao da ordem normal dos constituintes na frase A. revela a opinio da autora relativamente aos factos relatados. B. serve uma clara inteno narrativa, presente em todo o texto. C. sinaliza a tese fundamental desenvolvida ao longo do texto. D. d realce ao referente expresso pelos elementos deslocados.

1.4. Com o uso das reticncias na linha 14, a autora do texto

A. mostra que possvel prolongar a enumerao. B. expressa a sua opinio sobre os factos narrados. C. marca a existncia de sentidos implcitos na frase. D. sinaliza o carcter irnico das suas afirmaes. 2. Neste item, faa corresponder a cada um dos quatro elementos da coluna A um elemento da coluna B, de modo a obter afirmaes verdadeiras. Escreva, na sua folha de respostas, ao lado do nmero da frase, a alnea correspondente. A B

1) Com o uso da expresso ou seja (linha 6), 2) Com o uso das expresses como uma fogueira e como o luar (linha 16), 3) Com o uso da frase que s passa a ser utilizada sistematicamente em 1929 (linhas 19 e 20), 4) Com o uso concomitante de Foi (linha 22) e de que (linha 23),

a) a autora visa tornar mais explcita a ideia que exps na frase anterior. b) a autora resume a tese que procura defender ao longo do texto. c) a autora d exemplos da realidade mencionada

imediatamente antes. d) a autora admite um facto contrrio ideia que expe, mas no suficiente para a invalidar. e) a autora pretende dar realce ao referente da expresso que fica entre os dois elementos. f) a autora estabelece uma relao de consequncia com a ideia anterior. g) a autora introduz informao adicional sobre o referente da expresso que antecedente do pronome relativo.

EXAME NACIONAL

QUE NOITE SERENA Que noite serena! Que lindo luar! Que linda barquinha Bailando no mar! O rudo aparentemente contnuo da mquina de costura delas, E tudo bom e a horas, De um bem e de um a horas prprio, hoje morto.

Suave, todo o passado o que foi aqui de Lisboa me surge...

Meu Deus, que fiz eu da vida?

O terceiro andar das tias, o sossego de outrora, Sossego de vrias espcies, A infncia sem futuro pensado,

Que noite serena, etc.

Quem que cantava isso?

Isso estava l. Lembro-me mas esqueo. E di, di, di...

Por amor de Deus, parem com isso dentro da minha cabea.

1. Neste poema, o sujeito potico evoca o passado. Refira os traos caracterizadores desse passado, justificando a sua resposta com exemplos do texto. O passado evocado pelo sujeito caracteriza-se como sereno, suave (Suave, todo o passado), pleno de sossego (o sossego de outrora), de regras harmoniosas e felizes (E tudo bom e a horas), um passado cheio de encantamento e despreocupao, onde o pensamentono ocupava lugar (A infncia sem o futuro pensado).

2.

Os quatro primeiros versos so a citao de uma cantiga, retomada, parcialmente, no verso 13. Explique a sua funo neste poema. Os quatro primeiros versos, que funcionam como uma espcie de mquina de tempo, que transporta o eu at infncia, trazendo lembranas de felicidade. A citao presente no verso 13 j desempenha um papel diferente, pois uma espcie de grito de dor face a um passado irremediavelmente perdido.

3. Explicite o sentido das expresses: aqui(v.5) e l(v.15). Aqui o momento presente, a dor, o sofrimento, a incapacidade de viver a vida e ser feliz. L a infncia encantada, a felicidade perdida. 4. Comente o efeito expressivo da repetio: E di, di, di(v.17). A repetio sublinha o sofrimento atroz provocado pela recordaode um passado feliz e impossvel de recuperar. 5. Analise os sentimentos do sujeito potico, relativamente ao presente. O presente o momento do desconforto, da dor, do desespero, da incapacidade de viver. Esta dor agudiza-se ainda mais quando o sujeito invadido por memrias do passado

EXAME NACIONAL

Na casa defronte de mim e dos meus sonhos, Que felicidade h sempre!

Quando h festa c fora, h festa l dentro. Assim tem que ser onde tudo se ajusta O homem Natureza, porque a cidade Natureza.

Moram ali pessoas que desconheo, que j vi mas no vi. So felizes, porque no so eu. Que grande felicidade no ser eu!

As crianas, que brincam s sacadas altas, Vivem entre vasos de flores, Sem dvida, eternamente.

Mas os outros no sentiro assim tambm? Quais outros? No h outros. O que os outros sentem uma casa com a janela fechada, Ou, quando se abre,

As vozes, que sobem do interior do domstico, Cantam sempre, sem dvida. Sim, devem cantar.

para as crianas brincarem na varanda de grades, Entre os vasos de flores que nunca vi quais eram.

Os outros nunca sentem. Quem sente somos ns, Sim, todos ns, At eu, que neste momento j no estou sentindo nada.

Nada? No sei Um nada que di

1. As sensaes do sujeito potico so determinantes para a construo de uma certa ideia de quotidiano feliz. Identifique duas sensaes representadas nas quatro primeiras estrofes, citando elementos do texto para fundamentar a sua resposta. Nas quatro primeiras estrofes do poema, encontram-se representadas sensaes visuais e auditivas, atravs dos elementos seguintes: que j vi mas no vi (v. 3) /As crianas, que brincam s sacadas altas, / Vivem entre vasos de flores (vv. 5-6) sensaes visuais; As vozes, que sobem do interior do domstico, / Cantam sempre (vv. 8-9) sensao auditiva.

2. Caracterize o tempo da infncia tal como apresentado na terceira estrofe do poema. Na terceira estrofe do poema, o tempo da infncia caracterizado: por um ambiente de despreocupao feliz, sugerido pelo acto de brincar (As crianas, que brincam s sacadas altas, / Vivem entre vasos de flores vv. 5-6); pela no conscincia da passagem do tempo (Sem dvida, eternamente. v. 7). 3. Explique a relao que o sujeito potico estabelece com os outros nas seis primeiras estrofes do poema, fundamentando a sua resposta em referncias textuais pertinentes. A relao que o sujeito potico estabelece com os outros nas seis primeiras estrofes marcada pela diferena: os outros so felizes, como se deduz dos elementos referidos no texto alegria aparente (v. 2 e v. 4), brincadeira (v. 5), flores (v. 6), cantam (vv. 8 a 10), felicidade (v. 11); o sujeito potico considera-se parte e distante deles So felizes, porque no so eu. (v. 4), Que grande felicidade no ser eu! (v. 14). 4. Relacione o contedo da ltima estrofe com as reflexes apresentadas nas duas estrofes anteriores. A dor e o vazio expressos na ltima estrofe, particularmente no verso Um nada que di... (v. 26), decorrem das reflexes desenvolvidas nas duas estrofes anteriores. O sujeito potico questiona-se quanto aos outros (v. 15) e aos seus sentimentos, concluindo que: no se pode saber o que eles, os outros, sentem (vv. 17-20); existe uma incomunicabilidade essencial entre os seres humanos, de que resulta a conscincia individual separada de cada eu. TABACARIA

Cruz na porta da tabacaria! Quem morreu? O prprio Alves? Dou Ao diabo o bem-estar que trazia. Desde ontem a cidade mudou.

Ele era o dono da tabacaria. Um ponto de referncia de quem sou. Eu passava ali de noite e de dia. Desde ontem a cidade mudou.

Quem era? Ora, era quem eu via. Todos os dias o via. Estou Agora sem essa monotonia. Desde ontem a cidade mudou.

Meu corao tem pouca alegria, E isto diz que morte aquilo onde estou. Horror fechado da tabacaria! Desde ontem a cidade mudou.

Mas ao menos a ele algum o via, Ele era fixo, eu, o que vou, Se morrer, no falto, e ningum diria. Desde ontem a cidade mudou.

1. Identifique o motivo da alterao do bem-estar do eu potico. O bem-estar de eu potico alterou-se, porque viu uma cruz na porta da tabacaria, sinal de que Alves, o dono, morrera. 2. Explique a influncia exercida pelo dono da tabacaria sobre o eu, descrevendo o seu estado de alma. O dono da tabacaria dava sentido vida do eu. Ao aperceber-se da morte do Alves, o sujeito potico ficou consciente da efemeridade da vida, sentindo-se revoltado, acabrunhado, infeliz e mais solitrio.

2.1. Explicite o sentido do verso E isto diz que morte aquilo onde estou (v.14). O verso significa que a vida do eu potico triste, sem interesse, sem sentido. 3. Comente a imagem que o eu d de si mesmo ao comparar-se com o Alves. O eu no se considera uma referncia para ningum. Revela-se um fracassado, um frustrado, um solitrio. 4. Apresente uma interpretao possvel para a repetio do verso Desde ontem a cidade mudou. O verso tem a funo de refro, repete e intensifica a ideia: o dono da tabacaria era, para o sujeito potico, um elemento importante da cidade. A repetio evidencia as consequncias da morte do Alves para o eu potico a cidade mudou, sendo esta mudana negativa, pois o eu mantinha com o dono da tabacaria uma relao amistosa que muito lhe agradava.

Apontamento

A minha alma partiu-se como um vaso vazio. Caiu pela escada excessivamente abaixo. Caiu das mos da criada descuidada. Caiu, fez-se em mais pedaos do que havia loia no vaso.

Olham e sorriem. Sorriem tolerantes criada involuntria.

Alastra a grande escadaria atapetada de estrelas. Um caco brilha, virado do exterior lustroso, entre os astros.

Asneira? Impossvel? Sei l! Tenho mais sensaes do que tinha quando me sentia eu. Sou um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir.

A minha obra? A minha alma principal? A minha vida? Um caco. E os deuses olham-no especialmente, pois no sabem por que ficou ali.

Fiz barulho na queda como um vaso que se partia. Os deuses que h debruam-se do parapeito da escada. E fitam os cacos que a criada deles fez de mim.

No se zanguem com ela. So tolerantes com ela. O que era eu um vaso vazio?

Olham os cacos absurdamente conscientes, Mas conscientes de si mesmos, no conscientes deles.

1.

Explique o sentido da comparao inicial.

A comparao da alma com o vaso vazio remete para um sentido de privao, de ausncia de contedo. Tal como o vaso que, por estar vazio, no tem qualquer utilidade, a alma do sujeito lcido tambm se sente intil, sem qualquer valor. A alma, tal como o vaso partido, tambm se sente desfragmentada. 2. Refira as sensaes representadas ao longo do poema.

Constatamos a presena de sensaes visuais, que nos permitem captar o vaso a cair pelas escadas das mos da criada e o caco que brilha, virado do exterior lustroso. 3. Identifique a imagem que o eu d de si mesmo, justificando a sua resposta com elementos textuais.

O sujeito mostra-se vazio, sem rumo, perseguido pela sensao de inutilidade. Contudo, ainda no est completamente invadido pelo desespero, restando-lhe ainda alguma vitalidade, alguma esperana, j que um caco brilhante. 4. Aponte o carcter evolutivo do comportamento dos deuses, justificando a sua resposta.

Os deuses colocam-se acima dos homens, demonstrando a sua arrogncia e superioridade e manifestando uma atitude de desprezo quando, sorridentes, contemplam a fragilidade dos seres humanos. A sua atitude muda no final, quando se apercebem que um caco ainda brilha, desejando saber o motivo pelo qual isso acontece.

VERDADEIRO OU FALSO

You might also like