You are on page 1of 8

LEI N 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

Institui o Cdigo de Trnsito Brasileiro ANEXO I DOS CONCEITOS E DEFINIES Para efeito deste Cdigo adotam-se as seguintes definies: ACOSTAMENTO - parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada parada ou estacionamento de veculos, em caso de emergncia, e circulao de pedestres e bicicletas, quando no houver local apropriado para esse fim. AGENTE DA AUTORIDADE DE TRNSITO - pessoa, civil ou policial militar, credenciada pela autoridade de trnsito para o exerccio das atividades de fiscalizao, operao, policiamento ostensivo de trnsito ou patrulhamento. AUTOMVEL - veculo automotor destinado ao transporte de passageiros, com capacidade para at oito pessoas, exclusive o condutor. AUTORIDADE DE TRNSITO - dirigente mximo de rgo ou entidade executivo integrante do Sistema Nacional de Trnsito ou pessoa por ele expressamente credenciada. BALANO TRASEIRO - distncia entre o plano vertical passando pelos centros das rodas traseiras extremas e o ponto mais recuado do veculo, considerando-se todos os elementos rigidamente fixados ao mesmo. BICICLETA - veculo de propulso humana, dotado de duas rodas, no sendo, para efeito deste Cdigo, similar motocicleta, motoneta e ciclomotor. BICICLETRIO - local, na via ou fora dela, destinado ao estacionamento de bicicletas. BONDE - veculo de propulso eltrica que se move sobre trilhos. BORDO DA PISTA - margem da pista, podendo ser demarcada por linhas longitudinais de bordo que delineiam a parte da via destinada circulao de veculos. CALADA - parte da via, normalmente segregada e em nvel diferente, no destinada circulao de veculos, reservada ao trnsito de pedestres e, quando possvel, implantao de mobilirio urbano, sinalizao, vegetao e outros fins. CAMINHO-TRATOR - veculo automotor destinado a tracionar ou arrastar outro. CAMINHONETE - veculo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de at trs mil e quinhentos quilogramas. CAMIONETA - veculo misto destinado ao transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento. CANTEIRO CENTRAL - obstculo fsico construdo como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substitudo por marcas virias (canteiro fictcio).

CAPACIDADE MXIMA DE TRAO - mximo peso que a unidade de trao capaz de tracionar, indicado pelo fabricante, baseado em condies sobre suas limitaes de gerao e multiplicao de momento de fora e resistncia dos elementos que compem a transmisso. CARREATA - deslocamento em fila na via de veculos automotores em sinal de regozijo, de reivindicao, de protesto cvico ou de uma classe. CARRO DE MO - veculo de propulso humana utilizado no transporte de pequenas cargas. CARROA - veculo de trao animal destinado ao transporte de carga. CATADIPTRICO - dispositivo de reflexo e refrao da luz utilizado na sinalizao de vias e veculos (olho-de-gato). CHARRETE - veculo de trao animal destinado ao transporte de pessoas. CICLO - veculo de pelo menos duas rodas a propulso humana. CICLOFAIXA - parte da pista de rolamento destinada circulao exclusiva de ciclos, delimitada por sinalizao especfica. CICLOMOTOR - veculo de duas ou trs rodas, provido de um motor de combusto interna, cuja cilindrada no exceda a cinqenta centmetros cbicos (3,05 polegadas cbicas) e cuja velocidade mxima de fabricao no exceda a cinqenta quilmetros por hora. CICLOVIA - pista prpria destinada circulao de ciclos, separada fisicamente do trfego comum. CONVERSO - movimento em ngulo, esquerda ou direita, de mudana da direo original do veculo. CRUZAMENTO - interseo de duas vias em nvel. DISPOSITIVO DE SEGURANA - qualquer elemento que tenha a funo especfica de proporcionar maior segurana ao usurio da via, alertando-o sobre situaes de perigo que possam colocar em risco sua integridade fsica e dos demais usurios da via, ou danificar seriamente o veculo. ESTACIONAMENTO - imobilizao de veculos por tempo superior ao necessrio para embarque ou desembarque de passageiros. ESTRADA - via rural no pavimentada. FAIXAS DE DOMNIO - superfcie lindeira s vias rurais, delimitada por lei especfica e sob responsabilidade do rgo ou entidade de trnsito competente com circunscrio sobre a via. FAIXAS DE TRNSITO - qualquer uma das reas longitudinais em que a pista pode ser subdividida, sinalizada ou no por marcas virias longitudinais, que tenham uma largura suficiente para permitir a circulao de veculos automotores. FISCALIZAO - ato de controlar o cumprimento das normas estabelecidas na legislao de trnsito, por meio do poder de polcia administrativa de trnsito, no mbito de circunscrio dos rgos e entidades executivos de trnsito e de acordo com as competncias definidas neste Cdigo.

FOCO DE PEDESTRES - indicao luminosa de permisso ou impedimento de locomoo na faixa apropriada. FREIO DE ESTACIONAMENTO - dispositivo destinado a manter o veculo imvel na ausncia do condutor ou, no caso de um reboque, se este se encontra desengatado. FREIO DE SEGURANA OU MOTOR - dispositivo destinado a diminuir a marcha do veculo no caso de falha do freio de servio. FREIO DE SERVIO - dispositivo destinado a provocar a diminuio da marcha do veculo ou par-lo. GESTOS DE AGENTES - movimentos convencionais de brao, adotados exclusivamente pelos agentes de autoridades de trnsito nas vias, para orientar, indicar o direito de passagem dos veculos ou pedestres ou emitir ordens, sobrepondo-se ou completando outra sinalizao ou norma constante deste Cdigo. GESTOS DE CONDUTORES - movimentos convencionais de brao, adotados exclusivamente pelos condutores, para orientar ou indicar que vo efetuar uma manobra de mudana de direo, reduo brusca de velocidade ou parada. ILHA - obstculo fsico, colocado na pista de rolamento, destinado ordenao dos fluxos de trnsito em uma interseo. INFRAO - inobservncia a qualquer preceito da legislao de trnsito, s normas emanadas do Cdigo de Trnsito, do Conselho Nacional de Trnsito e a regulamentao estabelecida pelo rgo ou entidade executiva do trnsito. INTERSEO - todo cruzamento em nvel, entroncamento ou bifurcao, incluindo as reas formadas por tais cruzamentos, entroncamentos ou bifurcaes. INTERRUPO DE MARCHA - imobilizao do veculo para atender circunstncia momentnea do trnsito. LICENCIAMENTO - procedimento anual, relativo a obrigaes do proprietrio de veculo, comprovado por meio de documento especfico (Certificado de Licenciamento Anual). LOGRADOURO PBLICO - espao livre destinado pela municipalidade circulao, parada ou estacionamento de veculos, ou circulao de pedestres, tais como calada, parques, reas de lazer, calades. LOTAO - carga til mxima, incluindo condutor e passageiros, que o veculo transporta, expressa em quilogramas para os veculos de carga, ou nmero de pessoas, para os veculos de passageiros. LOTE LINDEIRO - aquele situado ao longo das vias urbanas ou rurais e que com elas se limita. LUZ ALTA - facho de luz do veculo destinado a iluminar a via at uma grande distncia do veculo. LUZ BAIXA - facho de luz do veculo destinada a iluminar a via diante do veculo, sem ocasionar ofuscamento ou incmodo injustificveis aos condutores e outros usurios da via que venham em sentido contrrio. LUZ DE FREIO - luz do veculo destinada a indicar aos demais usurios da via, que se encontram atrs do veculo, que o condutor est aplicando o freio de servio.

LUZ INDICADORA DE DIREO (pisca-pisca) - luz do veculo destinada a indicar aos demais usurios da via que o condutor tem o propsito de mudar de direo para a direita ou para a esquerda. LUZ DE MARCHA R - luz do veculo destinada a iluminar atrs do veculo e advertir aos demais usurios da via que o veculo est efetuando ou a ponto de efetuar uma manobra de marcha r. LUZ DE NEBLINA - luz do veculo destinada a aumentar a iluminao da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de p. LUZ DE POSIO (lanterna) - luz do veculo destinada a indicar a presena e a largura do veculo. MANOBRA - movimento executado pelo condutor para alterar a posio em que o veculo est no momento em relao via. MARCAS VIRIAS - conjunto de sinais constitudos de linhas, marcaes, smbolos ou legendas, em tipos e cores diversas, apostos ao pavimento da via. MICRONIBUS - veculo automotor de transporte coletivo com capacidade para at vinte passageiros. MOTOCICLETA - veculo automotor de duas rodas, com ou sem side-car, dirigido por condutor em posio montada. MOTONETA - veculo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posio sentada. MOTOR-CASA (MOTOR-HOME) - veculo automotor cuja carroaria seja fechada e destinada a alojamento, escritrio, comrcio ou finalidades anlogas. NOITE - perodo do dia compreendido entre o pr-do-sol e o nascer do sol. NIBUS - veculo automotor de transporte coletivo com capacidade para mais de vinte passageiros, ainda que, em virtude de adaptaes com vista maior comodidade destes, transporte nmero menor. OPERAO DE CARGA E DESCARGA - imobilizao do veculo, pelo tempo estritamente necessrio ao carregamento ou descarregamento de animais ou carga, na forma disciplinada pelo rgo ou entidade executivo de trnsito competente com circunscrio sobre a via. OPERAO DE TRNSITO - monitoramento tcnico baseado nos conceitos de Engenharia de Trfego, das condies de fluidez, de estacionamento e parada na via, de forma a reduzir as interferncias tais como veculos quebrados, acidentados, estacionados irregularmente atrapalhando o trnsito, prestando socorros imediatos e informaes aos pedestres e condutores. PARADA - imobilizao do veculo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessrio para efetuar embarque ou desembarque de passageiros. PASSAGEM DE NVEL - todo cruzamento de nvel entre uma via e uma linha frrea ou trilho de bonde com pista prpria. PASSAGEM POR OUTRO VECULO - movimento de passagem frente de outro veculo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade, mas em faixas distintas da via.

PASSAGEM SUBTERRNEA - obra de arte destinada transposio de vias, em desnvel subterrneo, e ao uso de pedestres ou veculos. PASSARELA - obra de arte destinada transposio de vias, em desnvel areo, e ao uso de pedestres. PASSEIO - parte da calada ou da pista de rolamento, neste ltimo caso, separada por pintura ou elemento fsico separador, livre de interferncias, destinada circulao exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas. PATRULHAMENTO - funo exercida pela Polcia Rodoviria Federal com o objetivo de garantir obedincia s normas de trnsito, assegurando a livre circulao e evitando acidentes. PERMETRO URBANO - limite entre rea urbana e rea rural. PESO BRUTO TOTAL - peso mximo que o veculo transmite ao pavimento, constitudo da soma da tara mais a lotao. PESO BRUTO TOTAL COMBINADO - peso mximo transmitido ao pavimento pela combinao de um caminho-trator mais seu semi-reboque ou do caminho mais o seu reboque ou reboques. PISCA-ALERTA - luz intermitente do veculo, utilizada em carter de advertncia, destinada a indicar aos demais usurios da via que o veculo est imobilizado ou em situao de emergncia. PISTA - parte da via normalmente utilizada para a circulao de veculos, identificada por elementos separadores ou por diferena de nvel em relao s caladas, ilhas ou aos canteiros centrais. PLACAS - elementos colocados na posio vertical, fixados ao lado ou suspensos sobre a pista, transmitindo mensagens de carter permanente e, eventualmente, variveis, mediante smbolo ou legendas pr-reconhecidas e legalmente institudas como sinais de trnsito. POLICIAMENTO OSTENSIVO DE TRNSITO - funo exercida pelas Polcias Militares com o objetivo de prevenir e reprimir atos relacionados com a segurana pblica e de garantir obedincia s normas relativas segurana de trnsito, assegurando a livre circulao e evitando acidentes. PONTE - obra de construo civil destinada a ligar margens opostas de uma superfcie lquida qualquer. REBOQUE - veculo destinado a ser engatado atrs de um veculo automotor. REGULAMENTAO DA VIA - implantao de sinalizao de regulamentao pelo rgo ou entidade competente com circunscrio sobre a via, definindo, entre outros, sentido de direo, tipo de estacionamento, horrios e dias. REFGIO - parte da via, devidamente sinalizada e protegida, destinada ao uso de pedestres durante a travessia da mesma. RENACH - Registro Nacional de Condutores Habilitados. RENAVAM - Registro Nacional de Veculos Automotores. RETORNO - movimento de inverso total de sentido da direo original de veculos.

RODOVIA - via rural pavimentada. SEMI-REBOQUE - veculo de um ou mais eixos que se apia na sua unidade tratora ou a ela ligado por meio de articulao. SINAIS DE TRNSITO - elementos de sinalizao viria que se utilizam de placas, marcas virias, equipamentos de controle luminosos, dispositivos auxiliares, apitos e gestos, destinados exclusivamente a ordenar ou dirigir o trnsito dos veculos e pedestres. SINALIZAO - conjunto de sinais de trnsito e dispositivos de segurana colocados na via pblica com o objetivo de garantir sua utilizao adequada, possibilitando melhor fluidez no trnsito e maior segurana dos veculos e pedestres que nela circulam. SONS POR APITO - sinais sonoros, emitidos exclusivamente pelos agentes da autoridade de trnsito nas vias, para orientar ou indicar o direito de passagem dos veculos ou pedestres, sobrepondo-se ou completando sinalizao existente no local ou norma estabelecida neste Cdigo. TARA - peso prprio do veculo, acrescido dos pesos da carroaria e equipamento, do combustvel, das ferramentas e acessrios, da roda sobressalente, do extintor de incndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas. TRAILER - reboque ou semi-reboque tipo casa, com duas, quatro, ou seis rodas, acoplado ou adaptado traseira de automvel ou camionete, utilizado em geral em atividades tursticas como alojamento, ou para atividades comerciais. TRNSITO - movimentao e imobilizao de veculos, pessoas e animais nas vias terrestres. TRANSPOSIO DE FAIXAS - passagem de um veculo de uma faixa demarcada para outra. TRATOR - veculo automotor construdo para realizar trabalho agrcola, de construo e pavimentao e tracionar outros veculos e equipamentos. ULTRAPASSAGEM - movimento de passar frente de outro veculo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de trfego, necessitando sair e retornar faixa de origem. UTILITRIO - veculo misto caracterizado pela versatilidade do seu uso, inclusive fora de estrada. VECULO ARTICULADO - combinao de veculos acoplados, sendo um deles automotor. VECULO AUTOMOTOR - todo veculo a motor de propulso que circule por seus prprios meios, e que serve normalmente para o transporte virio de pessoas e coisas, ou para a trao viria de veculos utilizados para o transporte de pessoas e coisas. O termo compreende os veculos conectados a uma linha eltrica e que no circulam sobre trilhos (nibus eltrico). VECULO DE CARGA - veculo destinado ao transporte de carga, podendo transportar dois passageiros, exclusive o condutor. VECULO DE COLEO - aquele que, mesmo tendo sido fabricado h mais de trinta anos, conserva suas caractersticas originais de fabricao e possui valor histrico prprio.

VECULO CONJUGADO - combinao de veculos, sendo o primeiro um veculo automotor e os demais reboques ou equipamentos de trabalho agrcola, construo, terraplenagem ou pavimentao. VECULO DE GRANDE PORTE - veculo automotor destinado ao transporte de carga com peso bruto total mximo superior a dez mil quilogramas e de passageiros, superior a vinte passageiros. VECULO DE PASSAGEIROS - veculo destinado ao transporte de pessoas e suas bagagens. VECULO MISTO - veculo automotor destinado ao transporte simultneo de carga e passageiro. VIA - superfcie por onde transitam veculos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calada, o acostamento, ilha e canteiro central. VIA DE TRNSITO RPIDO - aquela caracterizada por acessos especiais com trnsito livre, sem intersees em nvel, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nvel. VIA ARTERIAL - aquela caracterizada por intersees em nvel, geralmente controlada por semforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e s vias secundrias e locais, possibilitando o trnsito entre as regies da cidade. VIA COLETORA - aquela destinada a coletar e distribuir o trnsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trnsito rpido ou arteriais, possibilitando o trnsito dentro das regies da cidade. VIA LOCAL - aquela caracterizada por intersees em nvel no semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a reas restritas. VIA RURAL - estradas e rodovias. VIA URBANA - ruas, avenidas, vielas, ou caminhos e similares abertos circulao pblica, situados na rea urbana, caracterizados principalmente por possurem imveis edificados ao longo de sua extenso. VIAS E REAS DE PEDESTRES - vias ou conjunto de vias destinadas circulao prioritria de pedestres. VIADUTO - obra de construo civil destinada a transpor uma depresso de terreno ou servir de passagem superior.

Anexo II - Placas Download para Anexo II (Vide Resoluo n 160, de 2004 do CONTRAN)

You might also like