You are on page 1of 5

EPISTEMOLOGIA I VIAS DO CONHECIMENTO - EDNO G. SIQUEIRA. FAETEC PEDAGOGIA 1. PERODO 2012.1 Como surge o fenmeno do conhecimento em mim?

im? Deus assim o determina, colocando na alma conhecimentos como, e.g., o bem e o mal? Ser que todo o conhecimento procede apenas da experincia? Ser que alguns dos nossos conhecimentos tm a sua origem na razo? Ou ser que todo o conhecimento resulta de uma elaborao racional a partir dos dados da experincia? Afinal, o que conhecimento e o que seu processo ou ato de conhecer, a cognio? Epistemologia, tambm chamada de teoria do conhecimento, o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento. Entre as principais questes debatidas pela epistemologia destacam-se: O que o conhecimento? Como obtemos conhecimento? Como separar as crenas falsas das crenas verdadeiras e justificadas? Como defender\justificar os nossos modos de conhecer? A sua problemtica compreende a questo da possibilidade do conhecimento nomeadamente, se possvel ao ser humano alcanar o conhecimento total e genuno, dos limites do conhecimento (haveria realmente uma distino entre o mundo cognoscvel e o mundo incognoscvel?) e da origem do conhecimento (Por quais faculdades atingimos o conhecimento? Haver conhecimento certo e seguro em alguma concepo a priori ?). I CONHECIMENTO COMO CRENA VERDADEIRA E JUSTIFICADA Existem vrios tipos de conhecimento: (i) saber como fazer algo (knowhow ) (por exemplo, como andar de bicicleta), (ii) conhecer algum (knowing someone) pessoalmente e conhecer um lugar ou uma cidade (knowing a place or a city). Embora tais tipos de conhecimento sejam tambm de interesse epistmico, focaremos o (iii) conhecimento de proposies e faremos referncia a tal conhecimento usando o esquema S sabe que p, onde S representa o sujeito que tem o conhecimento e p a proposio que conhecida. Nossa questo ser: quais so as condies necessrias e suficientes para S saber que p? Podemos distinguir amplamente entre uma abordagem tradicional e uma abordagem no tradicional de resposta a essa questo. Faremos referncia a elas como TK (TraditionalKnowledge) e NTK(Non-Traditional Knowledge). De acordo com TK, saber que p (knowledge that p) , pelo menos num sentido aproximado, crena verdadeira e justificada (JTB). No podemos saber proposies falsas. Portanto, o conhecimento requer a verdade. Uma proposio na qual S no cr, no pode ser uma proposio que S sabe. Portanto, o conhecimento requer a crena. Finalmente, o fato de S estar certo ao crer que p poderia ser uma mera questo de sorte. Portanto, o conhecimento requer um terceiro elemento, tradicionalmente identificado como justificao. Assim, chegamos anlise tripartite do 1 conhecimento como JTB (Justification True Belief) : S sabe que p se e somente se p verdadeiro

e S est justificado em crer que p. De acordo com essa anlise, as trs condies- verdade, crena e
justificao so individualmente necessrias e conjuntamente suficientes para o conhecimento. (Na lngua portuguesa, a traduo do verbo to know(saber) admite variaes que no so comuns em ingls. Em alguns contextos, to know traduzido corretamente por saber; noutras, como nos exemplos de tipos de conhecimento indicados acima, a melhor traduo para o portugus conhecer. (nota do tradutor). O que so proposies? Proposies devem ser distinguidas de sentenas.

Proposio um termo usado em lgica para descrever o contedo de asseres. Uma assero um contedo que pode ser tomado como verdadeiro ou falso. Proposio tambm chamada de contedo semntico. Asseres so abstraes. Diferentes sentenas podem expressar a mesma proposio quando tm o mesmo significado. Por exemplo, "A neve branca" e "Snowiswhite" so sentenas diferentes, mas ambas dizem a mesma coisa, a saber, que a neve branca. Logo, expressam a mesma proposio. Outro exemplo de sentena que expressa a mesma proposio que as anteriores "A precipitao de pequenos cristais de gua congelada branca", pois "precipitao de pequenos cristais de gua congelada" a definio de "neve". Na lgica aristotlica uma proposio um tipo particular de sentena, a saber, aquela que afirma ou nega um predicado de um sujeito. Proposies so usualmente consideradas como o contedo de crenas e outros pensamentos representativos. Elas tambm podem ser o objeto de outras atitudes, como desejo, preferncia, inteno, como em "Desejo

Fazemos uso farto da traduo primorosa do verbete EPISTEMOLOGY da Stanford Encyclopedia disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/92224239/Eros-Moreira-Carvalho-Flavio-Williges-Mateus-Stein-e-Paola-Oliveir a-de-Camargo-Alexandre-Luz-e-Delvair-Moreira-Traducao-Epistemologia-SEP; acesso em 12 Abr 2012.

um carro novo" e "Espero que chova", por exemplo.

Por exemplo, h a proposio que gatos tm quatro pernas. Essa proposio deve ser distinguida da sentena portuguesa Gatos tm quatro pernasque expressa a proposio que gatos tm quatro pernas ou tem essa proposio como seu contedo. Sentenas em diferentes lnguas podem expressar a mesma proposio. Por exemplo, a sentena alem Katzenhaben vier Beine, tambm expressa a mesma proposio que gatos tm quatro pernas. As sentenas so entidades fsicas, dado que elas so sons proferidos e, quando impressas, marcas no papel. Proposies, em contrapartida, so (supostamente so) objetos abstratos, no-fsicos. Inicialmente, podemos dizer que a funo da justificao assegurar que a crena de S no verdadeira por mera sorte (ou acaso). Nisso, TK e NTK esto de acordo. Elas divergem,contudo, medida que passamos a ser mais especficos sobre como, exatamente, a justificao preenche essa funo. De acordo com TK, quando razovel ou racional assumir, do ponto de vista de S, p como verdadeira, a crena de S que p verdadeira no uma mera questo de sorte. De acordo com o evidencialismo, o que torna uma crena justificada nesse sentido a posse de evidncia. A idia bsica que a crena justificada pelo grau em que se ajusta s evidncias de S. NTK, por outro lado, concebe a funo da justificao de modo diferente. O trabalho da justificao assegurar que a crena de S tenha uma alta probabilidade objetiva de verdade e, portanto, se verdadeira, no ser por mera sorte. Uma idia central que isso efetivado se e somente se uma crena origina-se de um processo cognitivo confivel ou de faculdades confiveis. Essa viso conhecida como confiabilismo.

II FONTES DO CONHECIMENTO E DA JUSTIFICAO Crenas surgem nas pessoas por uma grande variedade de causas. Dentre elas,devemos listar fatores psicolgicos tais como desejos, necessidades emocionais, preconceitos e vieses de vrios tipos. Obviamente, quando crenas se originam de fontes como essas, elas no se qualificam como conhecimento mesmo se verdadeiras. Para que crenas verdadeiras adquiram status de conhecimento necessrio que se originem de fontes que temos como boas razes para considerar confiveis. Essas fontes so a percepo, a introspeco, a memria, a razo e o testemunho. Consideremos brevemente cada uma delas. PERCEPO Nossas faculdades perceptivas so nossos cinco sentidos: viso, tato, audio, olfato e paladar. Ns devemos distinguir entre uma experincia que pode ser classificada como perceber que p (por exemplo, ver que h caf no copo e sentir que doce), que implica que p verdadeiro, e uma experincia perceptiva na qual nos parece como se fosse o caso que p, mas onde p pode ser falso. Refiramo-nos a esse ltimo tipo de experincia como aparncias perceptivas. A razo para se fazer essa distino se encontra no fato de que a experincia perceptiva falvel. O mundo no sempre como nos parece em nossas experincias perceptivas. Precisamos, portanto, de um modo para nos referirmos a experincias perceptivas em que p parece ser um caso que tolere a possibilidade de p ser falso. essa a funo atribuda s aparncias perceptivas, de modo que algumas aparncias perceptivas que p so casos de perceber que p, e outras no. Quando lhe parece que existe uma xcara de caf sobre a mesa e de fato existe, os dois estados coincidem. Se, porm, voc alucina que existe uma xcara de caf sobre a mesa, voc tem uma aparncia perceptiva que p sem perceber que p. uma srie de questes epistemolgicas sobre percepo surge quando nos preocupamos com a natureza psicolgica dos processos perceptivos atravs dos quais adquirimos conhecimento de objetos externos. Segundo o realismo direto, ns adquirimos tal conhecimento porque podemos perceber diretamente tais objetos. Por exemplo, quando voc v um tomate sobre a mesa, o que voc percebe o prprio tomate. De acordo com o realismo indireto, ns adquirimos conhecimento de objetos externos em virtude de perceber outra coisa, a

saber, aparncias ou dados sensveis. Um realista indireto diria que, quando voc v e portanto sabe que existe um tomate sobre a mesa, o que voc realmente v no o prprio tomate, mas um dado sensvel semelhante a um tomate ou alguma outra entidade dessa natureza. Realistas diretos e indiretos possuem diferentes concepes sobre a estrutura do conhecimento perceptivo. Realistas indiretos diriam que adquirimos conhecimento perceptivo de objetos externos em virtude de perceber dados sensveis que representam objetos externos. Dados sensveis, que so uma espcie de estado mental, desfrutam de um status especial: sabemos diretamente com o que eles se parecem. Assim, realistas indiretos pensam que, quando o conhecimento perceptivo fundacional, ele o conhecimento de dados sensveis e outros estados mentais. O conhecimento de objetos externos indireto; ele deriva do nosso conhecimento de dados sensveis. A ideia bsica que temos conhecimento indireto do mundo exterior porque podemos ter conhecimento fundacional de nossa prpria mente. Realistas diretos podem ser mais liberais sobre a fundao do nosso conhecimento de objetos externos. Como eles sustentam que experincias perceptivas proporcionam contato direto com objetos externos, eles podem dizer que tais experincias podem dar conhecimento fundacional de objetos externos. Ns consideramos nossas faculdades perceptivas confiveis. Mas como podemos saber que elas so confiveis? Para os externalistas, isso no parece ser um problema. Se o uso das faculdades confiveis suficiente para o conhecimento, e se usando faculdades confiveis ns adquirimos a crena de que nossas faculdades so confiveis, ento reconhecemos que nossas faculdades so confiveis. Mas mesmo externalistas podem se perguntar como eles podem,argumentativamente, mostrar que nossas faculdades perceptivas so confiveis. O problema esse. Parece que a nica maneira de adquirir conhecimento sobre nossas faculdadesperceptivas atravs da memria atravs do processo de lembrar se elas nos serviram bem no passado. Mas devo confiar na minha memria e devo pensar que os episdios de sucessos perceptivos de que pareo me lembrar foram de fato episdios de sucesso perceptivo? Se eu tenho o direito de responder a essas questes com sim, ento eu preciso ter, para comear,razes para considerar minha memria e minhas experincias perceptivas confiveis. Pareceria, portanto, que no existe um modo no circular de argumentar pela confiabilidade das faculdades perceptivas de algum. INTROSPECO Introspeco a capacidade de inspecionar, metaforicamente falando, o interior da mente. Atravs da introspeco, sabe-se em quais estados mentais se est: se se est sedento, cansado, excitado ou deprimido. Comparada com a percepo, a introspeco parece ter um status especial. fcil de ver como uma aparncia perceptiva pode dar errado: o que parece ser uma xcara de caf sobre a mesa pode simplesmente ser um hbil holograma visualmente indistinguvel de uma verdadeira xcara de caf. Mas poderia ser possvel que introspectivamente me parea que eu estou com dor de cabea quando, de fato, no estou? No fcil ver como isso poderia acontecer. Assim conclumos que a introspeco possui um status especial. Comparada com a percepo, a introspeco parece ser privilegiada em virtude de ser menos passvel de erro. Como podemos explicar o status especial da introspeco? Primeiro, se poderia argumentar que, em se tratando de introspeco, no existe diferena entre aparncia e realidade; portanto, aparncias introspectivas so necessariamente sucessos introspectivos (no esto sujeitos a dvidas ou erros de identificao). Conforme essa perspectiva, a introspeco infalvel. Alternativamente, algum poderia ver a introspeco como uma fonte de certeza. A ideia aqui que uma experincia introspectiva de p elimina toda dvida possvel sobre se p verdadeiro. finalmente, algum poderia tentar explicar o lugar especial da introspeco examinando como respondemos a relatos de primeira pessoa: tipicamente, atribumos uma autoridade especial a tais relatos. De acordo com essa perspectiva, a introspeco incorrigvel. os outros no esto, ou ao menos no tipicamente, em posio de corrigir osrelatos de primeira pessoa dos estados mentais de algum. A introspeco revela como o mundo nos parece em nossas experincias perceptivas. Por essa razo, a introspeco tem recebido uma ateno especial por parte dosfundacionalistas. A percepo no imune ao erro. Se a certeza consiste na ausncia de toda dvida possvel, a percepo falha ao gerar tal espcie de certeza. Da que crenas baseadas em experincias perceptivas no podem ser fundacionais. A introspeco, porm, pode fornecer o que precisamos para encontrar uma fundao firme para nossas crenas sobre objetos externos: na melhor das hipteses a imunidade absoluta de erro ou a qualquer dvida possvel, ou, talvez mais modestamente, um tipo de imediaticidade epistmica que no pode ser encontrada na percepo. realmente verdade, porm,

que, comparada com a percepo, a introspeco , em algum sentido, especial? Crticos do fundacionalismo argumentaram que a introspeco certamente no infalvel. No poderia algum confundir uma coceira desagradvel com uma dor? Eu no posso pensar que uma forma diante de mim me parece circular quando de fato ela me parece ligeiramente elptica? Se realmente possvel introspeco induzir a erro, ento difcil ver por que a introspeco seria capaz de eliminar toda a dvida possvel. No entanto, no fcil ver como, ao sentir clara e distintamente uma latejante dor de cabea, algum poderia se enganar sobre isso. A introspeco, ento, acaba por ser uma faculdade misteriosa. Por um lado, ela no parece ser, no geral, uma faculdade infalvel; por outro lado,quando se olha para casos especficos apropriadamente descritos, o erro parece impossvel. III - VIAS DO CONHECIMENTO (EPISTEMOLOGIC TURNS) RACIONALISMO Para os racionalistas nada existe sem razo de ser e, portanto nada possui, em si, inteligibilidade, a no ser o homem. Para o racionalismo, o pensamento racional capaz de alcanar a verdade absoluta na medida em que suas leis so igualmente aquelas s quais o real obedece (correspondncia). Isso quer dizer que para os racionalistas, o conhecimento verdadeiro tem sua gnese na razo, e todo conhecimento que dela no provm aparente, superficial e, at mesmo, falso. Para Descartes, por exemplo, o pensamento tem como elemento principal as idias inatas, impressas no esprito humano, como sendo instrumentos de que o Criador nos dotou para fundamentar a aquisio das verdades. Descartes defende uma particular posio no interior do racionalismo: o racionalismo inatista . Por isso, nas idias temos o ponto de partida do conhecimento. Os racionalistas consideram que s verdadeiro conhecimento aquele que for logicamente necessrio e universalmente vlido, isto , o conhecimento matemtico o prprio modelo do conhecimento. Assim sendo, o racionalismo tem que admitir que h determinados tipos de conhecimento, em especial as noes matemticas, que tm origem na razo. No quer isso dizer que neguem a existncia do conhecimento emprico. Admitem-no. Consideram-no, porm como simples opinio, desprovido de qualquer valor cientfico. O conhecimento, assim entendido, supe a existncia de ideias ou essncias anteriores e independentes de toda a experincia. EMPIRISMO Os empiristas afirmam que a razo, a verdade, o conhecimento, as idias racionais so adquiridas por meio da experincia. Antes da experincia nossa razo como uma folha em branco que preenchida na medida em que temos experincias com os objetos da realidade. Para Hegel, e.g., todas as idias so circunscritas a um determinado tempo e lugar. Por isso, a chave de compreenso do conhecimento e da razo a histria a razo histria. a dialtica entre terico e prtico que far com que sua concepo terica tenha sentido concreto na vida das pessoas, da sociedade, e sua prtica possa ser analisada e criticada, construindo assim novas concepes e novas aes. O empirismo considera como fonte de todas as nossas representaes os dados fornecidos pelos sentidos. Assim, todo o conhecimento a posteriori, isto , provm da experincia e experincia se reduz. Segundo os empiristas, as noes matemticas seriam cpias mentais estilizadas das figuras e objetos que se apresentam percepo. "Os pontos, as linhas, os crculos que cada um tem no esprito so simples cpias dos pontos, linhas e crculos que conheceu na experincia" Stuart Mill. Assim, "a linha reta seria uma simples cpia do fio de prumo, como o plano, simples cpia da superfcie do lago, o crculo da lua ou do sol, o cilindro do tronco de rvore e a noo de nmero deriva da percepo emprica de colees de objetos." (Ribeiro e Silva, 1973, p. 390).

EMPRICO-RACIONALISMO OU INTELECTUALISMO OU FENOMENALISMO Para os defensores desta teoria, as nossas representaes so construes a posteriori elaboradas pela razo a partir dos dados experimentais. Assim, o conhecimento tem a sua origem na experincia, mas a sua validade s pode ser garantida pela razo. As noes matemticas so construes racionais a partir da observao dos objetos e figuras que rodeiam o homem. Decorrem de processos de abstrao e regularizao relativamente irregularidade das figuras reais. No o objeto em si que conhecemos, mas o objeto tal como se nos representa. Em limite, no podemos saber sequer se h coisas reais, transcendentes ou exteriores ao esprito ou, se pelo contrrio, tudo quanto existe est no esprito. Fenomenalismo a viso de que objetos fsicos no existem como coisas em si, mas s como fenmenos perceptivos ou estmulos sensrios (vermelhido, dureza, maciez, doura etc.) situados no tempo e no espao. O termo deriva do adjetivo fenomenal, e no do substantivo fenmeno. Trata-se de

uma posio que defende que tudo tem o carcter de fenmeno. Tendemos a pressupor que as outras coisas, por exemplo, os objetos materiais, existem para l destes dados imediatos. Pontos de vista fenomenalistas, como os que foram propostos por Carnap e Ayer, as nossas crenas e afirmaes sobre as coisas s podem fazer sentido se forem redutveis a crenas ou afirmaes sobre os dados sensveis. Em verses mais recentes do fenomenalismo, todas as afirmaes sobre coisas ou estados de coisas so em ltima anlise redutveis a afirmaes sobre experincias sensveis efetivas ou possveis. IDEALISMO TRANSCENDENTAL Idealismo transcendental uma terminologia aplicada epistemologia de Immanuel Kant. Segundo esta, os fenmenos da realidade objetiva, por serem incapazes de se mostrar aos homens exatamente tais como so, no aparecem como coisas-em-si, mas como representaes subjetivas construdas pelas faculdades humanas de cognio. (Seu oposto seria o idealismo dogmtico). Esta forma de idealismo afirma que o ego transcendental, consegue apreender conhecimento atravs dos sentidos e tambm de conceitos universais, as categorias. Idealismo transcendental uma doutrina fundada pelo filsofo alemo Immanuel Kant, no sculo 18. A doutrina de Kant afirma que a experincia humana das coisas semelhante maneira como eles aparecem para ns, o que implica um componente fundamentalmente subjetivo, em vez de ser uma atividade que diretamente (e, portanto, sem qualquer ligao bvia causal) compreende as coisas como elas so e em si mesmas. Transcendental a filosofia que nos torna conscientes do fato de que as primeiras leis essenciais do mundo que nos so apresentadas esto enraizados em nosso crebro e, portanto, so conhecidas a priori.Na filosofia moderna e atual, Kant conceituou transcendental um novo significado em sua teoria do conhecimento, preocupado com as possibilidades condicionais do prprio conhecimento. Para ele isto significa conhecimento sobre a nossa faculdade cognitiva com respeito de como os objetos so possveis a priori. Algo transcendental se isto tem um papel no modo como a mente "constitui" os objetos e faz possvel a ns experiment-los como objetos em primeiro lugar. Normalmente conhecimento o saber sobre um objeto; conhecimento transcendental o saber de como possvel para ns experimentarmos estes objetos como objetos. Isto se baseia no conceito de Kant do argumento de David Hume que certas caractersticas do objeto (tais como a persistncia, relaes causais) no podem derivar da impresso que temos deles. Kant argumenta que a mente deve contribuir para estas caractersticas e tornar possvel para ns experimentarmos os objetos como objetos. Na parte central da sua Critica a Razo Pura, a "Deduo Transcendental das Categorias", Kant argumenta que h uma profunda interconexo entre a habilidade de estar auto-consciente e a habilidade de experimentar o mundo de objetos. Embora, no processo de sntese, a mente gere ambos: a estrutura dos objetos e a sua prpria unidade. Para Kant, a "transcendncia", se opem ao "transcendental", o que jaz alm da nossa capacidade de conhecimento pudesse ser legitimamente conhecido. REALISMO Realismo filosfico contemporneo a crena de que a nossa realidade, ou algum aspecto dele, ontologicamente independente de nossos esquemas conceituais, prticas lingsticas, crenas, etc.O Realismo refere-se a outras mentes, o passado, o futuro, universais, entidades matemticas (como nmeros naturais), categorias morais, o mundo material, e o pensamento como existentes independentes do sujeito. Realismo tambm pode ser referido em um sentido absoluto, caso em que afirma a existncia independente da mente de um mundo visvel, em oposio ao idealismo, solipsismo, e ceticismo. Filsofos que o professam assumem que a verdade consiste na correspondncia da mente com a realidade. IDEALISMO Em filosofia, o idealismo o grupo de filosofias que afirmam que a realidade, ou a realidade como podemos conhec-lA, fundamentalmente mental, mentalmente construda, ou imaterial. Epistemologicamente, o idealismo se manifesta como um ceticismo sobre a possibilidade de saber qualquer coisa independente da mente. Em um sentido sociolgico, idealismo enfatiza como as idias humanas - especialmente as crenas e valores da sociedade - se formam. Como uma doutrina ontolgica, o idealismo vai mais longe, afirmando que todas as entidades so compostas de mente ou esprito. O idealismo assim rejeita as teorias fisicalistas e dualistas que no atribuem prioridade mente. Uma verso extrema desse idealismo pode existir a noo filosfica da solipsismo.

You might also like