You are on page 1of 7

Unidade acadmica: FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Curso: Linguagem Fotogrfica Carga horria: 34 h n de crditos: 02 n de alunos 30 Docentes responsveis: Mauricio

Fridman / Sidney Tamai Ali mesmo, onde moro, frequentemente no sei onde estou Milton Santos Existo onde no penso, penso onde no estou Lacan arte tornar o invisvel visvel Paul Valry no limite de todas as tentativas de criao, existem espaos-tempos. s isso que existe Gilles Deleuze Pensar globalmente e agir localmente (P. Drucker, P. Senge, A. Toffler)

1. Introduo: Uma imagem vale por mil palavras dizia-se. Hoje, com a evoluo dos meios tecnolgicos de captao e de elaborao de imagens, assistese a uma banalizao, esvaziadas que esto do que poderia chamar-se uma melhor qualidade, resultado de um conhecimento das potencialidades que o estudo das imagens enquanto linguagem especfica, de contedo e de sintaxe, podem permitir. Conhecer os elementos que participam do processo fotogrfico necessrio mas no suficiente. P-los em operao demanda que o agente dela tenha uma leitura de mundo capaz de orient-lo e uma conscincia da fotografia enquanto linguagem , capaz de orient-lo no ato de captao, de captura, de recorto, que o resultado de sua ao. Toda foto um ato de apreenso e de imortalizao da realidade que, por natureza, mutante. Esse recorte consciente do mundo e as possibilidades de elaborao do processo fotogrfico a finalidade da disciplina em tela. 2. Objetivos: A disciplina pretende enfocar especificamente a linguagem das imagens fotogrficas. Desde a sua origem, inventado o processo pelo francs Joseph Nicphore Nipce, o processo de registro fotogrfico se relaciona com um elemento afim da arquitetura: a luz. Enquanto que na fotografia a incidncia solar que faz o registro, pela reao do nitrato de prata depositado numa base de papel, na arquitetura o controle da incidncia solar produz a qualidade e o conforto do espao criado. Em ambas , fotografia e arquitetura, o produto a ao consciente de um autor que produz, atravs da elaborao de linguagens especficas, uma ao sobre o mundo. Estabelecido este paralelo, a disciplina procurar mostrar, atravs de mostra e discusso de fotos, os elementos constitutivos da linguagem e, atravs da experimentao, a explorao dos aspectos construtivos da imagem fotogrfica.
Descrio: Curso que visa a prtica da desautomatizao, da desbanalizao, capazes de revelar um cotidiano potencialmente rico em suas representaes imagticas. O ato fotogrfico provocador de percepo e gerador de associaes no convencionais, destinados a comunicar determinada informao esttica/cultural.

Observaes: Os participantes devero providenciar cmera fotogrfica de qualquer tipo. A atividade ser ministrada em conjunto com o professor Maurcio Fridman.Prrequisito: interessante o conhecimento do manuseio tcnico da cmara fotogrfica. sugerida a alunos que tenham realizado a PF-Oficina de Fotografia.

Nosso objetivo principal fazer transitar as informaes espao-temporais, contidas e suportadas pelo universo material proveniente do cotidiano, para informaes espaciais digitalizadas. A partir desses referentes, agora em outra dimenso, estabelecer formas de associaes que encontrem semelhanas entre elementos aparentemente dspares conseguindo manter uma continuidade e, ao mesmo tempo, o nvel informacional de suas qualidades espao-temporais. Essa desmaterializao implica num enriquecimento signico do evento/objeto. Os resduos (entendidos enquanto signos qualificados que transitam) so a parte resultante do conflito entre dois Meios, duas materialidades, duas linguagens. A disciplina pretende sustentar a idia da permeabilidade entre linguagens dspares como instrumento (ferramenta) til para a obteno de arquiteturas de valor simblico e icnico. Para tanto devemos tornar frgeis as bordas entre as diversas reas do conhecimento (Fsica, Matemtica, Antropologia, Artes, Filosofia, etc.), sem contudo e, para que a questo se aprofunde, deixar de entender o carter especfico de cada universo, encontrando os pontos intersticiais atravs dos quais os contedos podem transitar. Isto implica em compreender os espao-tempos que engendram as linguagens em identidade com o esprito, desejo ou cultura de cada contexto. Neste sentido entende-se que a contaminao entre linguagens um fenmeno inexorvel do mundo contemporneo devendo, para que se apresente como instrumento eficiente de trabalho, ser realizado de forma consciente. Objetivos especficos Objetiva-se conduzir as atividades disciplinares em duas direes: abordar e discutir o que pode ser informao arquitetnica e urbana, a semantizao dessas dentro de um esprito de inventividade humana, a capacidade de gerenciar e navegar dentro de um imenso mar de informaes em meios aparentemente dspares, e finalmente proporcionar um ambiente favorvel realizao de um projeto de interveno espacial, seja ele em quais dimenses forem. 1. Justificativa

a) Aps a dissoluo do volume ocorrida durante o movimento moderno assistimos a dissoluo dos eixos ortogonais e do ponto de apreenso unvoco em arquitetura. A apreenso se d segundo uma seqncia de tomadas tal como ocorre no cinema, porm condensadas em camadas onde o que permanece surge como signo num nico instante mnemnico. Uma espcie de impresso diversa, entretanto, da luz impressionista condiciona os dados originrios do cotidiano. A matria est a servio da forma-imagem em todos os compartimentos da vida contempornea. Entender a arquitetura produzida nesta virada de sculo pressupem articular estes elementos de linguagem seja como cdigo ou dentro de uma perspectiva simblica. Esta produo essencialmente linguagem e como tal deve ser analisada.

Objetivo:
Revelar graficamente a cidade atravs de dois meios: a fotografia e a infografia.

Trata-se de ler a cidade atravs da fotografia e da infografia, com seus recursos, sua sintaxe e suas poticas, tendo a cidade de Campinas como local, lugar localizado, onde ocorre a ao. Um dos objetivos mostrar as diferenas e semelhanas entre os dois Meios. A Fotografia que se apresenta desde um meio tico-mecnico de reconstituio qumica da imagem at sua transio rumo aos meios digitais e suas interfaces e entrelaamentos com meio infogrfico e seu mais conhecido instrumento, o computador como um Meio aglutinador de Tcnicas e Meios em sua base digital, gerador e transformador de imagens cujas caractersticas de linguagens esto, ainda, em fase inicial de construo. Outro objetivo a produo de conhecimento sobre a cidade atravs do conflito de Meios. H deliberadamente um choque entre os dois meios. A Primeira Cidade, a Cidade genrica, viva, grafada, captada, lida, vista, e interpretada pelos fotgrafos Antnio Sagese, Daniel Raizer e Gal Oppido atravs de suas lentes, que tambm discutem poeticamente o Meio de observao. A Segunda Cidade Campinas, que alm da captao fotogrfica, ser tambm observada na Internet pela WebCam(pinas) (cmera de vdeo) em dois pontos estratgicos da cidade. Estas cmeras focam marcos memoriais sensveis dos passantes, afetivos ou no. Enquadram as vrias grafias da Cidade. As imagens captadas so transformadas pelo meio infogrfico e restitudas via Internet. Os alunos da Optativa so os tradutores dessa Segunda cidade. Posteriormente resultados sero comentados, analisados, avaliados e expostos.

Justificativa:
A cidade pode ser lida por palavras faladas, palavras grafadas, por imagens desenhadas com lpis, pintada com pincel, pode ser ouvida, pode ser cheirada, enfim podemos ter vrias imagens da cidade e seus espaos podem ser poeticamente tocados, experimentados, interpretados e traduzidos por uma forma de representao que comunica essas impresses da cidade para outra pessoa, para algum, para alm.

A cidade se apresenta e representada transitando alm dos limites de percepo do instrumento, gerando linguagens. sempre uma nica e singular cidade vista sob aquele Meio e sob aquele particular Olhar. plural, so portanto fragmentos da cidade. Sensibilidades fotopoticos e infopoticas se apresentaro revelando as particularidades dos Meios e suas potencialidades para a arquitetura e da arquitetura, para a cidade e da cidade. Uma cidade que inexistia at aquela grafia. A cidade se vendo por outra linguagem atravs de seus habitantes-estudantes de arquitetura. Cidade-linguagem, cidade-razo, cidade-inscrio, cidade-reunio, cidade-sentido, cidade-navegvel. Cidade. Alguns temas e conceitos faro certamente parte da abordagem: a cidade se apresenta e representa na medida de seu meio de observao; lugar algum, algum lugar; memria e cidade; as varias cidades da cidade; a sobreposio de lugares via informao e redes digitais; o local e o global; entre outros. Tratamos, ento, de algo da cidade que se torna visvel, representvel, estranhamente reconhecvel e que se revela na sua singularidade atravs da singularidade de cada Meio, alm do olho. Cidade. disso que falamos, da cidade humanizada quando algum para ela dirige sua ateno e produz, na diferena entre o desejo de representa-la e o seu resultado, um vestgio. Um vestgio, um sinal que pe em movimento a cadeia de signos. Um caleidoscpio que reconhece a multiplicidade de significados e que sirva de horizonte na produo da cidade nossa.

Metodologia:
Estrutura metodolgica bsica: 1. Mostrar uma produo de excelente qualidade produzida por arquitetos fotgrafos. 2. Atravs de mesa redonda e aulas introduzir o aluno nesse universo de conceitos, tcnicas e linguagens 3. A produo de trabalhos, posteriormente crticas, avaliao e exposio destes. De uma maneira mais ampla temos: Atravs do choque na produo de imagens de dois Meios fotografia e infografia, revelar conflitos, semelhanas e diferenciaes sobre a cidade. Esclarecimento do universo fotogrfico atravs da Exposio de trabalhos de arquitetos fotgrafos conceituados que lem a cidade (Museu de Arte Contempornea de Campinas) Aula conceitual, com um pesquisador do tema, sobre essa relao entre cidade e Meios de observao, para introduzir os alunos nesse universo. Mesa Redonda, com os fotgrafos arquitetos e dois pesquisadores sobre os temas fotografia e infografia ligados a cidade. Aulas tcnicas sobre os Meios, fotogrfico e infogrfico (imagem fixa, animada e sonora). Ser a base para a produo dos alunos. Produo de trabalhos por parte dos alunos Crtica dessa produo por parte dos professores Exposio dos trabalhos e disponibilizao na Internet
Mapas Transversos

A cidade se apresenta atravs dos aparatos com quais observada e, tambm, como observada. Os instrumentos e a forma de observao separam e organizam somente o que se quer observar. Os Mapas Transversos procuram flagrar e revelar o singular e o inesperado, atravs de experimentos, formas e mecanismos abertos de observao. A gnese do mapa transverso estaria em uma percepo modificada do cotidiano, na procura de sua desbanalizao pelo estranhamento que prolonga a recepo da cidade, ampliando a partir do prprio objeto a sua compreenso. Os Mapas Transversos so organizados a partir de uma forma particular e singular de experimentao em deriva antenada. Sua forma de fluir constri sua prpria referncia e a sua situao no espao e tempo. O foco pode ser o estmulo de um sentido acentuado, como por exemplo ouvir a cidade em suas mltiplas manifestaes sonoras, talvez pela prpria ausncia desse sentido, ou ainda por quem observa atravs de filtros tanto de uma funo social, como um camel, quanto a sua situao espacialtemporal em que essa srie de coisas reorganiza o conjunto e o ato perceptivo. Esse tipo de entendimento e orientao da pesquisa converge mais diretamente para uma experimentao da cidade, do que uma observao distanciada. Essa forma de reorganizar e experimentar os fenmenos espao-temporais atravs dos sentidos, mais abertos e interativos, est mais apta a flagrar e gerar novidades, isto , gerar informaes onde havia norma. Dessa maneira o sentir se faz sentido, sendo posto em foco como eixo de observao imersiva da cidade, altera o equilbrio do conjunto dos sentidos, que se contaminam e se rearticulam como linguagens. Um mapa lgico, como um mapa do conjunto virio urbano no prev a singularidade. A trajetria prpria na cidade que importante, funcional e prtica. Um mapa objetivo do tipo Map-link, usado na Internet para encontrar o caminho ponto a ponto, no prev o desejo do usurio de passar com seu carro prximo a uma alameda de grandes flamboyants floridos ou ainda chegar ao local passando pela rua de sua infncia. Nessa nova situao, a experincia espao temporal corporificada, sensorialmente amplificada e com forte carter ttil-cinstsico. a cidade a partir do usurio, que por ter maior quantidade e qualidade dos sentidos envolvidos, tem forte apelo para uma memria de tempo e espao profunda, duradoura e referente. Cegos, msicos, skatistas, vereadores, night bikers, camels, imigrantes, mes, crianas constroem mapas. Os mapas transversos reconhecem e assimilam as diferenas entre os usurios-cidados e as culturas prprias. Procuram entender as diferenas perceptivas, os limites, as bordas e transies de formas de observao, em que se constri linguagens entre grupos e no prprio acesso cidade. So mapas de diferenas, de dissenso, ampliando o limite do que seja consensual sobre a cidade. So mapas afirmativos, onde o foco particularizado traz o sinal na transversalidade de outros sentidos rearticulados. Promovem a construo de subjetividades mediadas e torna a cidade espao plstico, elstico, projetivo e mais democrtico. Reorganiza o ato de fluir, perceber e entender a cidade e por conseqncia o ato de ser cidado com direito cidadania. So mapas sensveis, ticos e estticos que servem de guia, assim como os outros mapas lgicos (topogrfico, malha viria, ocupao etc) para organizar o presente e futuro das cidades. O objetivo construir mapas com as bases tteis cinestsicas, interativas e de realidades virtuais emergentes que reorganizam e repensam as cidades disciplinadoras feitas sobre a tica organizadora do olhar perspectivado e manipuladas sob a rigidez funcional de seus espaos tempos, que ainda perdura nas cidades de objetivos industriais e ps industriais. Os mapas transversos no esto alinhados ao eixo racional, causal, contguo e euclidianocartesiano, que em geral povoam os mapas convencionais que procuram dar conta da vida cotidiana. Mapas gerais e idealizados, sobrepostos vida na cidade e feitos para no nos perdermos. Para finalizar, os mapas propostos indiciaro e sinalizaro claramente para os sentidos, em uma troca dinmica e envolvente entre a cidade das pessoas e sua representao. O seu arranjo das infinitas variveis ser horizontalizado. Arranjo rizomtico, por alianas e similaridade, que facilitam a transversalidade e a transdisciplinaridade, sendo a imagem de malha ou rede a mais adequada. Esses mapas plsticos e identificveis que traaremos sero mapas de convergncias, de mudanas dinmicas que se apresentaro a partir das transversalidades de sua construo e leitura. Transitaro entre Arte, Arquitetura, Cidade e Novas Mdias Eletrnicas, articulando o analgico e o digital atravs de uma experimentao ttil-cinestsica, tal como propem essas novas mdias. Por serem transversos, os mapas podero, por sua prpria estrutura aberta, de alguma forma, articularem-se aos mapas convencionais e gerar sinergias, cabendo aos experimentos da construo dos Mapas Transversos verificar a realidade dessas possibilidades. A cidade de Campinas o nosso local de investigao, possui as caractersticas adequadas para a nossa investigao. Mais precisamente a Regio Metropolitana de Campinas, que alm de forte migrao, apresenta os sinais da globalizao. Dentro de uma estrutura de produo descentralizada, fragmentria,

conecta-se pontualmente a outras realidades globalizadas, gera mltiplos centros e indicia problemas contraditrios entre a idia de lugar e de territrio, negligenciando memria e identidade. Sidney Tamai 2003 Mapas dos desejos meta-esquemticos

3. Contedo: Sero explicitados e debatidos os vrios elementos que entram no processo fotogrfico: o fotgrafo, o equipamento, o ato (shot), o suporte (papel, tecido), a revelao (blow up) e a estruturao desses elementos enquanto linguagem especfica da fotografia e suas possibilidades de explorao. Sero feitas as seguintes abordagens: a. a foto documental b. registros da figura humana c. registros da paisagem urbana d. a foto abstrata e. a foto construtiva f. a foto sequencial g. a foto sem mquina h. intervenes na revelao o recorte fotogrfico i. foto e no foto j. espacializao do recorte fotogrfico

4. Metodologia: A atividade didtica ser desenvolvida por: a. apresentao e discusso de trabalhos realizados por profissionais, fotgrafos e artistas b. atividade em reas a serem visitadas c. aulas em laboratrio, de processamento das imagens d. apresentao e discusso dos trabalhos realizados pelos alunos e. exposio de trabalhos realizados durante o curso 5. Prticas didticas: Como prticas, sero realizadas: a. b. c. d. e. aulas expositivas visitas programadas registros fotogrficos aulas em laboratrio projeto e execuo de exposio de trabalhos realizados

6. Avaliao: Para fins de avaliao, sero considerados: presena e participao em aula execuo de fotos nas visitas programadas qualidade do trabalho final participao na montagem da exposio final

7. Cronograma: A disciplina se desenvolver em 34 (trinta e quatro) h, sendo realizada s 3as. feiras das 16:30 s 20:30 hs e aos sbados, das 8:00 s 12:00 hs, as seguinte seguncia: Aula 1 - expositiva: 3feira - 4ha Aula 2 - expositiva : 3 feira - 4ha Aula 3 - prtica: Sbado - 4ha visita a local pr-determinado Aula 4 - expositiva: 3 feira - 4ha Aula 5 - laboratrio: Sbado - 4ha Aula 6 - apresentao dos trabalhos dos alunos: 3 feira - 4 ha Aula 7 - laboratrio Sbado - 4 ha Aula 8 - seleo e montagem : 3 feira - 4 ha Aula 9 avaliao final: 3 feira - 2 h 8. Bibliografia bsica: BRISSAC, Nelson P. Passagens da imagem: pintura, fotografia, cinema e arquitetura, in Imagem mquina, org. Andr Parente, ed. 34, RJ SANTAELLA, Lcia e NOTH, Winfried. Imagem: cognio, semitica, mdia. Ed. Iluminuras, SP FERRARA,Lucrcia DA. Olhar perifrico. EDUSP, SP MAN, Ray. Fotografias. Ed. Gustavo Gilli, Barcelona Machado, Arlindo A iluso especular Ed. Brasiliense - 1984 - 160 pags. SP

You might also like