You are on page 1of 8

REVISTA POCA - Chico Xavier - O senhor dos espritos

ESPECIAL Chico Xavier - O senhor dos espritos O mineiro que dizia se comunicar com os mortos o nico brasileiro que se tornou figura central de uma crena religiosa Ivan Padilla Enquanto sua mo escrevia um dos poemas de seu livro de estria, Parnaso de Alm-Tmulo, publicado em 1932, Chico Xavier dizia que comeou a sentir uma forte coceira no olho esquerdo "como se fossem gros de areia", descreveria mais tarde. Esfregava a vista, mas no adiantava. Ele mal conseguia distinguir os versos, ainda MDIUM POP frescos, que estariam sendo ditados pelo Chico Xavier nos anos 70, esprito de Casimiro de Abreu. Eram os no auge da popularidade. primeiros sintomas da catarata, ainda Com debates na televiso e sem cura pela cirurgia. At o fim de seus participaes em novela, dias, Chico usaria diariamente um colrio ele impulsionou o base de cortisona. O olho direito sofria espiritismo de um estrabismo divergente pronunciado. Ao longo das dcadas, Chico Xavier mudou bastante de aparncia. Assumiu os cabelos crespos de sua origem mulata, ficou calvo, usou peruca, adotou boinas, foi obeso, definhou com a pele grudada nos ossos. Mas seus olhos, esbranquiados e quase sem funo, permaneceram como marca registrada. Mesmo com a viso diminuda pelo cristalino escurecido, Chico dizia ver coisas que as pessoas comuns no conseguem. Dizia conversar com os mortos. Vrias religies falam na vida aps a morte. Mas somente o espiritismo se prope a fazer a ponte com o alm. Chico foi o nico brasileiro a se tornar o personagem central de uma crena.

Os espritas o consideram to importante quanto o fundador da religio, o pedagogo Hippolyte Lon Denizard Rivail, conhecido como Allan Kardec. Kardec no dizia falar com os espritos. Ele transcreveu e sistematizou mensagens que teriam sido recebidas por outros mdiuns. O resultado est em O Livro dos Espritos, a base da doutrina, publicado em 1857. Na votao para o Maior Brasileiro da Histria realizada por POCA na internet, Chico Xavier obteve 9.966 votos, ou 36% do total. Ficou em primeiro lugar. Depois do livro de Kardec, as obras de Chico so as mais importantes para o espiritismo. As mensagens que teriam sido recebidas por ele foram publica- das em 409 obras, com tiragem de mais de 25 milhes de exemplares. O nico autor nacional a vender mais no Brasil Paulo Coelho. O esprito Emmanuel, tido como seu principal mentor, teria estabelecido a misso de Chico Xavier: escrever livros, formar leitores e espalhar os fundamentos da doutrina. Nas palavras de Emmanuel, "o livro a chuva que fertiliza lavouras imensas, alcanando milhares de almas". Francisco de Paula Cndido, chamado assim em homenagem a So Francisco de Paula, nasceu em 1910 em Pedro Leopoldo, a 35 quilmetros de Belo Horizonte, Minas Gerais. Filho de pais analfabetos, foi considerado louco por dizer na sala de aula textos supostamente soprados por seres de outro mundo. Em certa ocasio, foi desafiado a escrever na lousa uma frase dita pelos espritos a partir de uma palavra: areia. Os colegas estavam s gargalhadas quando escreveu: "Meus filhos, ningum escarnea da criao. O gro de areia quase nada, mas parece uma estrela pequenina refletindo o sol de Deus". Para espantar o diabo que, diziam, se apossava de seu corpo, ele afirmava que chegou a ter de carregar uma pedra de 15 quilos na cabea e rezar mil vezes a ave-maria, penitncias impostas pelo proco local. O pai teria, segundo relatos, pensado muitas vezes em intern-lo no hospcio de Barbacena. A me morreu quando ele tinha 5 anos, e Chico foi criado pela madrinha, Maria Rita, que, segundo relatos, costumava surr-lo com vara de marmelo e enterrar garfos em sua barriga. Aos 17 anos, ele diz ter comeado a colocar no papel as mensagens dos mortos. Para os habitantes da pequena cidade, aquele rapaz tinha um comportamento bastante estranho. S gostava de rezar, no ligava para futebol, no saa com meninas. Tornou-se esprita e adotou o sobrenome Xavier, do pai, com o qual no havia sido batizado. Um dia - segundo sua biografia, As Vidas de Chico Xavier, que j vendeu mais de 300 mil exemplares - um amigo de seu pai o convidou para dar uma volta. Sem que Chico Xavier percebesse, foram a um bordel. Muitas prostitutas participavam ento de programas de caridade organizados pelo jovem mdium. Imediatamente, diz a biografia, todas reconheceram Chico e se puseram a rezar. O prostbulo se transformou em um centro esprita improvisado. Chico Xavier teria mantido o celibato por toda a vida.

Certa vez, quando tinha 32 anos, foi visto de braos dados com uma mulher. Era, diz sua biografia, uma de suas irms. "Devo me dedicar famlia esprita, famlia universal. No posso ficar preso a uma mulher", costumava dizer.

Graas a Chico Xavier, o espiritismo est mudando - e crescendo. De acordo com o ltimo Censo, de 2000, existem hoje no Brasil cerca de 2,3 milhes de espritas, sem contar simpatizantes. Dez anos antes, esse nmero era 40% menor. Trata-se do maior pas esprita do mundo, com cerca de 30 milhes de simpatizantes, segundo a estimativa. A expanso se deu principalmente entre as camadas mais ricas e letradas, justamente as que tm acesso aos livros de Chico. Outros FORA DO ALM espritas brasileiros se tornaram best-sellers. No centro esprita de o caso do baiano Divaldo Franco, com 220 Uberaba, mesmo livros psicografados e 7 milhes de exemplares doente no fim da vendidos, ou Zbia Gasparetto, com 22 ttulos e vida, Chico Xavier 4,5 milhes de unidades distribudas. Mas continuava a receber existem diferenas marcantes. A maioria dos fiis e a psicografar livros de Divaldo tem como tema o mensagens autoconhecimento, a psicologia e a parapsicologia. Os textos de Zbia no tm pretenses literrias. So histrias recheadas de dilogos em linguagem bastante simples. Chico Xavier oferece uma opo muito maior de gneros literrios. Agrada tanto aos espritas como aos no-iniciados. Por sua obra e seu carisma, um mdium pop. O espiritismo comeou a explodir no Brasil nos anos 70. As aes de Chico Xavier para popularizar a religio foram decisivas. Foi nessa poca que ele comeou a usar perucas, logo assumiria que era por pura vaidade. Em 1971, Chico participou de duas edies do programa de entrevistas Pinga-Fogo, na extinta TV Tupi. No primeiro, durante mais de trs horas, respondeu s perguntas dos jornalistas sobre temas polmicos, como sexo, cremao, bebs de proveta e reencarnao. No segundo, defendeu os governos militares: "Devemos pedir para que tenhamos a custdia das Foras Armadas, at que possamos encontrar um caminho em que elas continuem nos auxiliando como sempre para que no descambemos para qualquer desfiladeiro de desordem". (Anos mais tarde, receberia Fernando Collor em sua casa.) No final do programa, sua mo escreveu, ao vivo, uma mensagem que estaria recebendo. Foi um sucesso. Cerca de 75% das televises da cidade de So Paulo sintonizaram a entrevista, reprisada trs vezes na ntegra na semana seguinte.

Nos dez anos seguintes, o nmero de adeptos do espiritismo triplicou. O mdium tambm teve uma coluna na revista semanal O Cruzeiro, que atingia quase 400 mil leitores. Participou de captulos da novela O Profeta, de Ivani Ribeiro, exibida tambm na TV Tupi entre 1977 e 1978 - no prximo ano, haver uma nova verso na TV Globo. A visita de celebridades, como Clodovil, Wanderla, Fbio Jnior, Roberto Carlos e Xuxa, tornou-se cada vez mais corriqueira. Chico virou at verbete da enciclopdia Delta Larousse. Tentou expandir a religio para alm das fronteiras do Brasil. Esteve nos Estados Unidos, na Frana e em Portugal. Seu xito foi tmido. Somente agora comeam a surgir mais centros espritas no exterior. Nos anos 70, Chico foi acusado de favorecer atores e polticos e deixar de atender as pessoas humildes. Tambm surgiram denncias de venda de ingressos para visitas. At o fim de seus dias, Chico recebeu, todos os sbados, milhares de crentes de todo o Brasil. Primeiro em Pedro Leopoldo, depois em Uberaba, para onde se mudou em 1959, quando j era uma celebridade. Nunca se conseguiu comprovar que o mdium soubesse da movimentao financeira em torno de seu nome. Seu filho adotivo, Eurpedes Higino dos Reis, chegou a ser investigado pelo Ministrio Pblico. De acordo com a Federao Esprita Brasileira, os direitos autorais dos livros de Chico Xavier, cedidos em cartrio, beneficiam mais de 100 mil famlias. Chico Xavier dizia viver da aposentadoria como escriturrio do Ministrio da Agricultura.

A linha que ele imprimiu religio esprita, aproximando-a do catolicismo, tambm favoreceu o aumento do nmero de adeptos. "Chico Xavier popularizou, por meio de seus livros, a idia da purificao da alma pelo sofrimento em sucessivas reencarnaes, dentro dos preceitos do cristianismo", diz o jornalista Marcelo Souto Maior, autor da biografia As Vidas de Chico Xavier. PSICOGRAFIA "Ele construiu um modelo prprio de espiritismo, A esttua na um modelo catlico, baseado na abnegao, no capela do voto de pobreza e nas atividades filantrpicas", Cemitrio afirma a antroploga Sandra Jacqueline Stoll, da Municipal de So Universidade Federal do Paran, autora de uma Joo Batista, em tese de doutorado sobre Chico Xavier, publicada Uberaba, reproduz em livro com o ttulo Espiritismo Brasileira. o gesto fcil compreender a assimilao desse modelo por imortalizado por uma sociedade em que 74% das pessoas se ele quando dizia declaram catlicas. Para facilitar, o espiritismo receber um raro tipo de crena religiosa que no exige mensagens do exclusividade. Pode ser sobreposta a outra. alm Algum pode se considerar a um s tempo esprita e catlico.

Marcelo Souto Maior diz tambm que a popularidade do religioso se deve a uma busca de respostas da sociedade moderna. "Chico Xavier mostrou que possvel viver sem as necessidades que inventamos. Isso fez com que as classes urbanas, individualistas e consumistas, repensassem seu papel. Ele indicou um novo caminho. Para muita gente, deu outro sentido vida", diz. As peregrinaes at o centro esprita de Uberaba duraram at a morte do religioso. Chico Xavier estava bastante debilitado nos ltimos anos de vida. Sofria de angina, uma deficincia de oxigenao no corao, e tomava diariamente um coquetel de vasodilatadores e analgsicos. Quase no conseguia andar - tinha uma campainha ao lado da cama para casos de emergncia - e precisava da ajuda de seu enfermeiro, Sidnei, para atividades corriqueiras, como fazer a barba. Devido falta de viso, ele no pde assistir final da Copa do Mundo de 2002, na manh de 30 de junho. Mesmo assim, quis saber o resultado. Ficou contente ao saber da vitria brasileira. Naquela mesma noite, aos 92 anos, Chico Xavier morreu. Desde a morte de Chico Xavier, surgiram muitas mensagens atribudas a ele. Nenhuma foi confirmada. Ele teria deixado um cdigo para identificar a veracidade de uma possvel comunicao do alm com trs pessoas de confiana: seu filho adotivo, a amiga Ktia Maria e o mdico e amigo Eurpedes Tahan Vieira. Uma das supostas mensagens de Chico Xavier teria sido recebida por Carlos Bacceli, mdium de Uberaba. O esprito do mdico Incio Ferreira, ex-diretor clnico do hospital psiquitrico de Uberaba, teria revelado a ele que Chico Xavier seria a reencarnao do prprio Allan Kardec, vindo ao mundo para pr em prtica a religio teorizada na vida anterior. A maioria dos espritas refuta essa teoria, principalmente pela diferena de personalidades. Seria, no entanto, um desfecho surpreendente para a trajetria de um personagem indiscutivelmente fascinante acredite-se ou no em sua faculdade de falar com o alm.

As faanhas do mdium Chico Xavier dizia ter recebido mensagens de mortos ilustres. Alguns exemplos O poema censurado Parnaso de Alm-Tmulo, o livro inaugural de Chico Xavier, foi publicado em 1932. Em diversas reedies, a obra foi sendo alimentada por novos poemas. Um deles, chamado "A Guerra", seria do poeta paraibano Augusto dos NOVA VERSO Anjos (1884-1914). Tem como Poema tema os bombardeios da Segunda atribudo a Guerra Mundial: A trova gerao Augusto dos do dio e da guerra/Embora a paz Anjos suavssima a conclame/Faz dos ( esq.) foi homens do mundo amargo e retirado infame/Assanhados carnvoros da do Parnaso de Terra. Na edio de 1955, o poema Alm-Tmulo foi cortado. Segundo Chico Xavier, teria sido uma ordem do esprito Emmanuel, que queria privilegiar versos de carter espiritual A msica indita de Noel Rosa Chico Xavier teria recebido, em janeiro de 1963, uma msica indita de um de seus compositores favoritos: o sambista Noel Rosa, morto precocemente em abril de SAMBA 1937, aos 26 anos, deixando A cano um legado de mais de cem psicografada msicas. As rimas da cano de Noel Rosa psicografada exaltam Deus e a exaltava cidade do Rio de Janeiro: O Deus e o Rio de samba no pecado, se nasce Janeiro do corao/Jesus nasceu festejado, no meio de uma cano/Um Rio belo e risonho, canto ainda a serenata/em tuas noites de sonho, em tuas noites de prata. Alm do sambista de Vila Isabel, Chico Xavier dizia admirar compositores eruditos como Villa-Lobos, Beethoven e Mendelssohn

ACIDENTE A atriz Marilyn As visitas e homenagens de celebridades do mundo artstico Monroe teria alavancaram ainda mais a popularidade do mdium mineiro. dito a No ano que vem, sua histria dever virar filme, que ser Chico Xavier dirigido por Daniel Filho que sua morte foi um A bajulao de artistas alavancou ainda mais a popularidade de Chico acidente, e no Xavier. As visitas de celebridades ao mdium eram corriqueiras. A cantora Vanusa foi lamentar-se pelo fim do casamento com Antnio suicdio ou Marcos. Clodovil, ento um estilista de sucesso, fez um desabafo: compl dizia sentir-se culpado por cobrar muito caro por seus vestidos. A cantora Wanderla visitou o lder esprita depois da morte do filho Leonardo, de 2 anos. Dona Risoleta Neves foi recebida quatro meses depois da morte do presidente Tancredo Neves. Dizia querer um sinal do marido morto. Elis Regina, Lima Duarte e Tony Ramos apoiaram a candidatura de Chico ao Prmio Nobel da Paz, em 1981. O papa Joo Paulo II e o sindicalista polons Lech Walesa tambm foram indicados naquele ano. Ganhou o Gabinete do Alto Comissariado das Naes Unidas para os Refugiados. Chico Xavier recebeu ainda a apresentadora Xuxa e os cantores Fbio Jnior e Roberto Carlos. No ano que vem, devero comear as filmagens de sua histria. O roteiro ser de Patrcia Andrade, de Dois Filhos de Francisco. A direo ser de Daniel Filho.

ESTRELAS Xuxa foi pedir a bno no oitavo ms de gravidez (acima, esq.). Fbio Jnior (acima) gravou a msica "Chico Xavier". Ele costumava toc-la aos sbados, dia em que o mdium recebia visitas. Outra cano tocada nos dias de atendimento era "Jesus Cristo", de Roberto Carlos ( esq.)

Best-seller esprita Chico Xavier j vendeu 25 milhes de exemplares. S perde no Brasil para Paulo Coelhos So 409 ttulos, entre romances, contos infantis, ensinamentos espirituais e estudos cientficos, com 25 milhes de exemplares vendidos. Teriam sido ditados por espritos como Emmanuel, um senador romano, o mdico Andr Luiz e o poeta Augusto dos Anjos. Castro Alves, Olavo Bilac e dom Pedro II tambm teriam se apossado do punho do mdium para redigir versos inditos, que esto em seu primeiro livro, Parnaso de Alm-Tmulo, de 1932. Chico Xavier comea a ser exportado. J foram traduzidos 18 ttulos para lnguas como o ingls, o francs, o espanhol, o japons, o grego e o esperanto. Em outubro, a Federao Esprita Brasileira negociar a traduo de outros 25 livros com duas editoras alems e uma espanhola na feira de Frankfurt, na Alemanha.

EXPORTAO Mais 25 ttulos podero ser traduzidos

You might also like