You are on page 1of 4

Promoo, Preveno e controle da Diabetes e Hipertenso na populao carcerria.

Por: GAPSN/SERES/PE Gerente nutrio- Adelma Rocha Supervisoras de nutrio- Ana Patrcia Lima, Anna Alzira Almeida e Andra Augusta Coordenadora DCNT-SES/PE Ana Carolina Coelho de Almeida Coordenadora da Populao Carcerria- Judite DAndrada Introduo: Nos pases em desenvolvimento, as condies crnicas surgem basicamente no nvel de ateno primria e devem ser tratadas principalmente nesse mbito. O diabetes e a hipertenso so doenas crnicas degenerativas e que devem portanto serem tratadas ao nvel da ateno primria. O diabetes um estado hiperglicmico crnico acompanhado de complicaes agudas e crnicas, que podem incluir dano, disfuno ou falncia de rgos, especialmente de rins, nervos, corao e vasos sangneos. A hipertenso arterial sistmica (HAS) uma condio clnica multifatorial caracterizada por nveis elevados e sustentados de presso arterial (PA). Associa-se freqentemente a alteraes funcionais e/ou estruturais dos rgos-alvo (corao, encfalo, rins e vasos sanguneos) e a alteraes metablicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e no-fatais. O diabetes e a hipertenso arterial apresentam alta morbimortalidade, com perda importante na qualidade de vida. Juntas so as principais causas na faixa etria de 29 a 69 anos de insuficincia renal, amputao de membros inferiores no traumticos, cegueira, doenas cardiovasculares e mortalidade.

Justificativa: A identificao precoce e oferta de assistncia e acompanhamento adequados aos portadores de HA e DM e o estabelecimento do vnculo com as equipes de sade so elementos imprescindveis para o sucesso do controle desses agravos, prevenindo as complicaes, reduzindo o nmero de internaes hospitalares e a mortalidade, alm de reduzir o custo social e o custo que incorre ao SUS associado s doenas crnicas. As crescentes evidncias de vrias partes do mundo sugerem que, ao receberem tratamento eficiente, apoio ao autogerenciamento e seguimento regular, os pacientes apresentam melhoras. As evidncias tambm demonstram que sistemas organizados de assistncia (no apenas profissionais da sade individualmente) so essenciais para produzir resultados positivos.

O indivduo corresponsvel por sua sade. A SERES est implantando um novo cardpio, incluindo o de dieta especfica para os portadores desses agravos no sistema penitencirio acreditamos ento ser oportuno implementar as aes que j estejam disponveis no sistema somando esforos com a SES num trabalho de intersetorialidade. Este planejamento tem o intuito de subsidiar a implementao das (metas) propostas do projeto, integrando aes e buscando as parcerias necessrias em outras instncias para o controle e a captao de casos novos de diabetes e hipertenso. Objetivo geral: Implementar aes de preveno e assistncia sade da populao carcerria portadora de Hipertenso Arterial e Diabetes Mellitus, e promover o tratamento multiprofissional clnico e/ou medicamentoso, quando necessrio.

Objetivos especficos: Realizar aes de ateno primria (reduo e controle de fatores de risco); Identificar, cadastrar e vincular s equipes de ateno bsica os portadores de HAS e DM; Implantar, na ateno bsica, o protocolo de assistncia bsica ao portador de HAS e DM; Caderno da Ateno Primria (CAP) /MS /DM/HA. Acompanhar os pacientes cadastrados de acordo com o CAP e o protocolo de classificao de risco. Reorganizar a rede de servios j existentes para o atendimento da DM e HA. Desenvolver atividades no campo da promoo para educao em sade; Fornecer as medicaes aos portadores de HAS e DM, no elenco mnimo definido pelo MS; Manter atualizado os pronturios dos pacientes com identificao rpida e clara. Realizar o monitoramento da populao carcerria na busca ativa de novas ocorrncias desses agravos; Ordenar as iniciativas existentes no campo da promoo e da educao em sade para contribuir com a adoo de estilos saudveis de vida pela populao carcerria.

Metodologia: Identificar nas unidades penitencirias os atores que devero se envolver no projeto (profissionais de sade, agentes penitencirios, etc.). Definir um tcnico responsvel pela implantao e monitoramento do projeto (enfermeira) em cada presdio. Sensibilizar este grupo. CONSTRUIR com estes profissionais a melhor forma para atingir cada objetivo respeitando as especificidades tcnicas e habilidades, atravs de oficinas, grupos de trabalho. Utilizar ao mximo as aes j existentes, melhorando no que for possvel. Compreender e adequar os objetivos as realidades vigentes. Recursos Humanos: Agente multiplicador de sade, mdico, psiclogo, enfermeiro, auxiliar de enfermagem farmacutico, nutricionista, assistente social, educador fsico, terapeuta ocupacional, arte educador, odontlogo, entre outros. Recursos Materiais Material Custo Adequao do espao fsico dos ambulatrios Identificao de espaos para atividades afins. Glucosmetro + Tiras reagentes Balana antropomtrica Tensimetro Estetoscpio Material mnimo para coleta de amostra para exames bsicos. Impressos do programa Material informativo

Resultados esperados:

-Identificar na populao carcerria os portadores de HA e/ou DM. -Acompanhar sistematicamente segundo protocolo os casos identificados. -Fornecer dieta adequada e especfica para este grupo de forma regular. -Melhorar a qualidade da sade deste grupo. -Reduzir os atendimentos de urgncia por causa direta de DM e/ou HA. -Reduzir os internamentos por complicaes direta do DM e/ou HA -Ordenar as iniciativas existentes no campo da promoo e da educao em sade para contribuir com a adoo de estilos saudveis de vida - Desenvolver pacientes mais ativos e informados. -Reduzir gastos pblicos. Monitorar o projeto com indicadores que reflitam a melhora na ateno dos hipertensos e diabticos, como nmero de pacientes atendidos em carter de urgncia, nmero de internamentos de consequncia direta da hipertenso e diabetes, adequao do peso x altura x idade, indicadores estes que sero confirmados com o grupo de trabalho e poder nos mostrar os resultados do projeto e indicar as adequaes que necessitem ser feitas ao longo do caminho.

You might also like