You are on page 1of 14

TEORIA DO TREINO DO GUARDA-REDES PARTE III

O Treino Tcnico
O treino tcnico dos GR dilui-se bastante no treino tctico, permitindo assim potenciar o seu desenvolvimento durante aquele trabalho. Contudo, possvel isolar alguns aspectos tcnicos mais especficos e trabalh-los com alguma profundidade, sem esquecer que qualquer esquema particular de trabalho se enquadra num contexto especfico de actuao, onde o isolamento das partes apenas confere um apuramento especfico de uma determinada performance, que vir a ser enquadrada na complexidade de actuao do GR. As transformaes que a bola de jogo tem vindo a sofrer ao longo destes ltimos tempos, tm, de algum modo, obrigado os GR a alterarem alguns comportamentos, podendo dizer-se que o jogador mais visado e prejudicado com as alteraes introduzidas. A escassez de golos tem preocupado os responsveis mximos do futebol e uma das medidas tendentes a alterar esta circunstncia, a par de algumas alteraes das regras, foi a modificao das texturas e estrutura da bola, tornando-a objectivamente mais caprichosa, por via das trajectrias, muitas vezes estranhas, que passou a percorrer, deixando os GR frequentemente perplexos e indecisos quanto s atitudes a tomar perante um remate desferido a alguma distncia. O agarrar da bola com mos de ferro, como outrora foi lema e, at certo ponto, uma espcie de artefacto que fomentou lendas que perduraram no tempo at aos nossos dias, tem vindo a perder importncia em detrimento do afastar da bola com os punhos, o que muitas vezes apenas resolve metade do problema, gerando, em contrapartida, outros. Perdeu-se um pouco a sensao de alvio de lance terminado e resolvido com a bola firme e segura nas mos do GR, gerando-se, em contrapartida, a insegurana do afastamento momentneo do perigo da proximidade da baliza, mas continuidade da presso do adversrio, com cerca de 50% de probabilidades da bola ser de novo retomada pela equipa atacante.

Aceitando-se que a opo de agarra a bola se tenha tornado numa escolha de risco, em determinadas circunstncias, deixando em aberto a probabilidade desta se escapar das mos do GR numa zona de perigo iminente, oferecendo ao adversrio a probabilidade de concretizao fcil, mantemos, contudo, a convico de que o treino no adestramento desta segurana no deve ser descurado, ainda que a deciso pela opo de agarrar ou socar a bola deva ser atribuda inteiramente ao GR. Como sempre temos vindo a defender, cabe-lhe decidir-se pela opo mais adequada de acordo com a leitura que faz do lance, o que ocorrer tendo em conta o volume de experincias que realizou em treino e lhe permitem definir com critrio a melhor opo em cada instante de interveno. A instabilidade das trajectrias da bola no pode ser ignorada. Contudo, dever caber ao GR a tomada de deciso sobre a circunstncia em que deve optar por segurar ou rechaar o remate, tendo em conta a inconstncia do seu trajecto. Optar por incutir no GR em treino o privilgio da opo de utilizao dos punhos, correr o srio risco da utilizao constante desta atitude em jogo, com o aumento considervel da instabilidade defensiva e acrscimo da probabilidade de xito por parte do adversrio. Convir ter em conta que no treino que se adquirem os bons hbitos e se definem as melhores condutas. Neste contexto, no treino que devem ser proporcionadas todas as oportunidades de gesto e percepo dos erros, no sentido da sua identificao, como meio mais adequado para uma escolha criteriosa e ajustada no momento prprio de agir, o que, naturalmente, tender para uma melhor garantia de eficcia e sucesso. Deve, pois, ser no treino que o GR deve cometer os erros, que procurar identificar e consciencializar, de modo a que em jogo os consiga eliminar por identificao dos seus contornos. Este princpio tem vindo a ser repetidamente aflorado, mas nunca demais lembr-lo. Ora isto no deve significar que se cometam deliberadamente erros para identificao, mas sim que se proporcionem situaes de dificuldade que possam proporcionar a ocorrncia de erros, o que confere uma perspectiva bem diversa. O erro deve ser consequncia de uma situao de dificuldade ostensivamente incrementada, procurando, se possvel, ir um pouco alm do limite mximo de uma ocorrncia em jogo.

Exemplo: Treino de segurar a bola com ambas as mos, sem a encaixar. Remates de curta distncia desferidos sem deixar cair a bola no cho. Incremento: 1- Aumentar a intensidade do remate; 2- Alterar a trajectria da bola, desviando-a ligeiramente do GR; 3- Diminuir a distncia do ponto do remate ao GR; 4- Molhar a bola; 5- O GR utiliza luvas molhadas; 6- Utilizao de uma outra substncia lquida misturada com a gua que torne a bola e as luvas ainda mais escorregadias (ou utilizao de luvas de m qualidade que dificultem o segurar da bola). Este um exemplo de incremento de dificuldades colocadas aco do GR, que ir aos poucos proporcionando a ocorrncia de problemas e erros que este procurar superar, propiciando-lhe um aquisio superior de adestramento, que tender a tornar mais fcil a resoluo das dificuldades de nvel inferior que ocorrero no jogo. No mximo, em jogo, o GR poder vir a encontrar um dia de chuva em que a bola estar molhada, bem assim como o seu equipamento auxiliar (no caso as luvas), o que se constituir numa dificuldade de nvel inferior, se o atleta estiver habituado a um treino onde a bola se apresenta mais escorregadia, logo a um nvel bem mais elevado de adestramento de controlo. Nota:

Aos jovens tcnicos convm alertar que a adopo desta, ou qualquer outra, perspectiva de trabalho no impede que num belo dia de sol o seu GR no deixe escapar uma bola aparentemente fcil, proporcionando ao adversrio uma concretizao inoportuna, que ditar a derrota da sua equipa. O futebol comporta um sem nmero de imponderveis impossveis de controlar. Convir ter presente que toda e qualquer perspectiva de treino visa a reduo ao mnimo possvel da

eventualidade de erro por parte do atleta. Jamais a pretenso de contornar por completo a ocorrncia de falhas. Dir-se-ia mesmo que isso desumano
As inconsequncias e os perigos das rotinas de treino. Assistindo um dia a um treino de um dos chamados grandes do futebol nacional, ocorria o trabalho com os GR que se alternavam na baliza para defenderem remates proporcionados pelo tcnico. Os remates eram dirigidos a meia altura, ora direita, ora esquerda, todos eles desferidos com idntica intensidade e ao mesmo nvel do cho. Com frequncia ocorriam belas defesas sob o aplauso e incentivo do tcnico. Porm, sem que algum tivesse, aparentemente, notado, por vezes o tcnico falhava o remate e este saa um pouco acima do que vinha sendo rotina. Como resultado, os GR mergulhavam e a bola passava-lhes por cima. Por mais que procurassem esticar o brao durante o mergulho, a bola entrava bem acima do punho. No se observou qualquer correco, ficando claro e tcito que a inoperncia dos GR se ficava a dever qualidade do remate. A repetio sistemtica desta situao veio a demonstrar que ocorria um erro de rotina, cujas repercusses ho-de fazer-se sentir negativamente num belo dia e num momento de jogo menos desejvel. Ao serem proporcionadas sries de remates cuja varivel era apenas a opo direita ou esquerda, e mesmo essa denunciada propositadamente pelo tcnico, os GR partiam para um mergulho previsvel, logo, adiantados necessria tomada de deciso de acordo com os contornos do remate, o que impedia qualquer reformulao, sempre que a trajectria da bola percorria um trajecto diferente da rotina que vinha ocorrendo. Se o tcnico, num desses remates, tivesse apenas feito o gesto de rematar, mas ficando com a bola em seu poder, era por demais evidente que o GR voaria belo e formoso, embora a bola se mantivesse queda e inerte nas mos do tcnico. Esta ter sido uma excelente oportunidade perdida de fazer o GR aprender, mobilizando as suas estruturas neurolgicas no mbito do equilbrio e apuro na produo de um estmulo/resposta.

Neste caso, uma situao que ocorre com alguma frequncia em treino e que confere uma rotina de gesto tcnico sem qualquer proveito para a melhoria de performance do GR, antes induzindo um alheamento da avaliao antecipada e permanente que este deve fazer da trajectria da bola, a partir da qual tomar a deciso adequada que conferir uma resposta ajustada a cada situao. Essa circunstncia muitas vezes induzida pelo prprio GR quando, por exemplo, num trabalho de treino fsico solicitado a mergulhar direita e esquerda, movendo-se (levantando e mergulhando) o mais rpido que lhe for possvel. Mesmo nessas situaes este deve ser enganado com alguma regularidade a fim de que, no s no interiorize a rotina, mas, essencialmente, se mantenha desperto e atento quanto ao estmulo bola, caracterizando as suas trajectrias a fim de reagir de acordo. Tal como o prprio jogo, as situaes de treino devem ocorrer como se de um jogo se tratasse, sem avisos prvios nem preparao para o que vai ocorrer. Isso transmitir ao GR a necessidade de se encontrar permanentemente atento e desperto para as variantes do treino, aproximando-se da atitude em jogo, o que no ocorrer se o atleta for informado com antecedncia daquilo que vai acontecer. Em treino o estado de esprito do atleta tende para um certo relaxamento em contraste com a presso do jogo. Torna-se pois aconselhvel criar alguma instabilidade em treino que de certo modo elimine excessos de descompresso, cujo esprito entra em contradio com a situao de jogo. Sugere-se, assim, a produo de alternncias que contrariem eventuais momentos de desconcentrao, que a situao de treino habitualmente propicia. Teste: Sem qualquer explicao preliminar foi proporcionado a um GR o seguinte trabalho: Tcnico com a bola na mo, lanava-a rasteira, ora direita, ora esquerda, obrigando o GR a mergulhar rpido para capt-la. A alternncia era sempre a mesma: direita/esquerda, direita/esquerda.

Aps algumas sequncias, com excelente resposta do GR, o tcnico simulou a sequncia normal para um dos lados, mas reteve a bola e lanou-a para o lado contrrio, enquanto o GR mergulhava, em vo e alguma confuso, para o lado habitual, mas agora contrrio bola. O tcnico no teceu qualquer comentrio ante alguma apreenso do GR e o treino recomeou com a rotina habitual. Ocorreu de imediato que o GR passou a chegar ligeiramente atrasado bola, relativamente ao trabalho anterior, mas evidenciou uma maior velocidade de execuo para conseguir capt-la a fim de compensar o atraso. Em determinada altura o tcnico voltou a simular um lanamento sequencial para um determinado lado, retendo a bola em seu poder, enviando-a para o lado contrrio. O GR apenas se desequilibrou para o lado da sequncia habitual, mas de imediato corrigiu e, ainda que atrasado, mergulhou atrs da bola, conseguindo ainda desvi-la com a ponta dos dedos e em enorme esforo. Uma terceira sequncia semelhante garantiu uma resposta ainda mais adequada do GR. Mas essencialmente, aquilo que mais se evidenciou foi que o GR passou a dispensar uma muito maior ateno ao gesto do tcnico, reagindo em conformidade. Anlise: 1- A resposta sequencial da primeira parte do treino no proporcionou qualquer ganho, uma vez que o estmulo, sendo uma mera repetio de aces todas iguais, praticamente no funciona como estmulo. Trata-se de uma rotina rapidamente apreendida. A resposta era, pois, copiada a partir de um gesto conhecido e dominado, sem necessidade de anlise e elaborao de resposta adequada. Jamais tal circunstncia ocorre numa situao de jogo, nem este trabalho tem qualquer transposio para a realidade. 2- Bastou uma breve quebra na rotina para ocorrer uma alterao de comportamento, determinando de imediato uma espcie de acordar para o verdadeiro estmulo/resposta, onde esta (a resposta) verdadeiramente elaborada e construda a partir de um estmulo novo e imprevisvel, que obriga a uma adequao especfica de comportamento.

3- A partir do momento em que a rotina se esfumou, o atleta alterou a sua conduta, passando a reagir por adequao de comportamento, o que permitiu uma melhoria sensvel do treino da velocidade de reaco e a cimentao de um estado permanente de viglia em relao bola e aos caprichos das suas trajectrias. 4- O que, essencialmente, aconteceu foi que o atleta passou a treinar obedecendo a um critrio de anlise/resposta adequada, obrigando-o a roar os limites de esforo para resoluo de um problema, e no apenas resposta a uma sequncia de grau de dificuldade praticamente nulo, por conhecimento antecipado da resposta apropriada. Um atleta habituado, ou rotinado, em esquemas de rotina, tender a responder em jogo de forma semelhante por abrandamento da concentrao. Ou seja; as chamadas bolas fceis induziro o GR a uma dispensa de ateno menor, originando com alguma frequncia a sua perda, com as consequncias desportivas e psicolgicas que se conhecem. O conhecido frango no mais que o produto de uma desconcentrao momentnea; de uma disperso da ateno por aparente ausncia de dificuldades. Esta atitude conduz a um abrandamento na utilizao dos recursos disponveis, impedindo uma leitura completa e adequada dos contornos da trajectria da bola e consequente erro por omisso. Genericamente o ser humano tende a responder de acordo com as circunstncias que habitualmente o rodeiam e lhe condicionam a existncia. Sendo o homem um animal de hbitos, as nossas estruturas de vigilncia adequam-se s situaes que vo sendo despoletadas, reagindo em conformidade. O nvel de estado de vigilncia baixa medida que se for instalando a rotina. Se quisermos encontrar um exemplo, um tanto folclrico, certo, para ilustrar esta realidade poderamos considerar que um campons tem muito mais probabilidades de ser atropelado numa rua de Lisboa do que um citadino. Por sua vez este poder ter graves problemas com o co do lavrador se porventura entrar nos seus domnios, quer v com boas ou ms intenes

O treino tcnico especfico do GR Relativamente aos restantes jogadores da equipa, o GR ser aquele que menor amplitude de reas de interveno da dimenso tcnica especfica necessita. A sua aplicabilidade diminuta e resume-se a duas ou trs qualidades que conformam o seu desempenho. Contudo, e em contrapartida, o seu apuro bem mais importante se considerarmos as consequncias de uma falha tcnica na aco do GR. No desempenho de qualquer jogador de campo, uma menor disponibilidade tcnica pode ser, quase sempre, colmatada por um companheiro, ou no fosse o futebol um jogo de equipa. Contudo, quando essa falha ocorre com o GR sucede quase invariavelmente ao contrrio: muito dificilmente um companheiro pode acorrer em seu auxlio. No fundo, o resultado do jogo resulta, em boa medida, duma determinada garantia de segurana proporcionada pelo GR, razo pela qual advogamos a importncia de um tratamento mais aturado e cuidado, como, o que, mais recentemente, se vem observando, quanto ao apuro tcnico, tctico e de condio fsica dos GR. Conforme j referido, o trabalho tcnico dos GR no comporta uma grande variedade de aspectos e confunde-se muito com o trabalho tctico, j aflorado noutro captulo. Na sua essncia ele conforma-se, e quase que se resume, capacidade e firmeza na captao da bola, ou no seu afastamento eficaz, quando a primeira prioridade se mostrar invivel ou desajustada, e na adopo de um determinado comportamento de configurao de um obstculo eficaz ao preenchimento do espao da baliza, utilizando o corpo. Em termos mdios, a percentagem de bolas que so efectivamente captadas pelos GR, relativamente s que so rechaadas com os punhos, ou com as mos, ou ainda objecto de utilizao do corpo como obstculo de ltima instncia, substancialmente maior e constitui-se no elemento mais importante da aco dos GR.

No obstante, isto no deve conferir que haja aspectos que devam merecer menos cuidado, uma vez que a aco do GR se mede pela sua eficcia geral e no pela melhor ou pior performance deste ou daquele aspecto. O GR praticamente o nico a quem no permitido falhar. Trabalho de segurana na captao da bola. Quer no incio no treino, quer no incio da preparao para o jogo, sugere-se que o GR seja solicitado a captar algumas bolas relativamente fceis sem a utilizao das luvas, (mos nuas, portanto) promovendo um contacto directo das mos com a estrutura e conformao da bola, no sentido duma integrao mais consistente das suas caractersticas. Deve ser o tcnico a avaliar a fraca e mdia intensidade dos remates (sempre figura do GR) e desferidos de distncias variveis que vo dos 3 aos 10 metros. Em causa est, obviamente, a integridade do atleta, pelo que a moderao deve ser observada com critrio Trata-se de uma fase introdutria do treino, ou da preparao do jogo, prosseguindo posteriormente com a normalidade do trabalho e equipamento. Ainda que este tipo de abordagem no configure a perspectiva de uma resultante de vulto, admite-se que o contacto mais directo e sensvel com a estrutura, configurao e comportamento da bola, permita um melhor registo na estrutura neurolgica do atleta, proporcionando-lhe uma base de dados bem mais concisa e prestativa para elaboraes posteriores. Conforme j referido, a segurana na captao da bola deve merecer um trabalho aturado de treino, embora salvaguardando sempre, em sintonia com os atletas, que a perspectiva de opo de a agarrar obedece a um critrio, cuja avaliao pertence por inteiro ao atleta. Contudo, no dever ser no treino que essa opo deve ser tomada. No treino a opo primeira e essencial ser sempre a de tentar agarrar a bola, nico e melhor meio de a retirar aco do adversrio. O GR s apreender as bolas que no deve tentar segurar quando, em treino, as procurar agarrar sem o conseguir.

O princpio sempre o mesmo. Como diria o meu velho professor No aprendo a andar de bicicleta, andando de autocarro Ou seja; no aprendo a agarrar, ou a optar por agarrar ou no, optando em treino por socar ou rechaar a bola. Exerccios: Exerccio 1 - Utilizao de vrios tipos de bolas quanto ao seu peso, textura e comportamento, mantendo inaltervel, quanto possvel, as suas dimenses. No se configura a obteno de qualquer ganho proporcionar alteraes no tamanho da bola. Exemplo: bola de futebol normal, bola de basquetebol utilizada nas camadas jovens (com superfcie lisa e gasta), bola de voleibol de jogo, bola de voleibol de iniciao (esponjosa ou densidade leve). Trabalho: Remates directos figura do GR sem deixar cair a bola no cho, alternando as bolas numa sequncia, a mais aleatria possvel, solicitando ao GR que procure segurar com firmeza cada remate. Variantes: - Distncia; - Intensidade; - Direco; (o afastamento mximo da direco da bola do GR deve permitir que este consiga captar a bola com ambas as mos sem necessidade de se deslocar) Objectivo: Criar uma instabilidade induzida nos comportamentos da bola, de modo a promover o estabelecimento de um estado de permanente de vigilncia e adequao do gesto tcnico. Comentrio: Este trabalho, a que atribumos uma importncia fundamental no captulo da segurana, procura subverter a tendncia para a

instalao de rotinas na avaliao dos comportamentos da bola, circunstncia que se revelar de transcendente importncia na instaurao de um estado de esprito de permanente preveno no momento da definio da atitude e do contacto com a bola. A coordenao motora confere uma sequncia de actos cujos contornos no compreendem uma elaborao consciente, encontrando-se dependente duma relao de funo crebro/estruturas motoras, de cuja afinao depender a justeza da resposta requerida. tambm essa consonncia e eficcia que se pretende obter, ao proporcionar uma variedade alternada de estmulos, que permita um enriquecimento desses mecanismos cujas respostas se processam em milsimos de segundo. Exerccio 2 - Trabalho semelhante, utilizando uma bola jogo frequentemente molhada, de modo a conferir um grau dificuldade acrescido na sua captao. A utilizao de um pouco vaselina lquida diluda na gua constituir um acrscimo dificuldade com alguma importncia. Trabalho: Situao idntica ao exerccio anterior em termos de distncia, intensidade e direco. A alternncia consiste na utilizao de bolas secas, molhadas em gua e molhadas na soluo referida. Os objectivos a perseguir so os mesmos. Exerccio 3 Escolha de uma baliza com terreno em ms condies, ou colocao de uma baliza mvel numa zona de terreno revolto. Trabalho: Remates rasteiros de modo a que a bola obtenha alteraes de trajectria nos acidentes do terreno. Neste caso os remates sero desferidos de modo a o GR mergulhe direita e esquerda. Devem igualmente ser desferidos remates figura fazendo a bola bater frente do GR. Na ausncia das condies de terreno preconizadas (situao mais rica) podem utilizar-se objectos espalhados frente do GR (cones de baixo relevo e um sem fim de obstculos criativos) de modo a criar instabilidade trajectria da bola. de de de de

Neste caso, importante alternar remates desferidos prximo do GR, com outros executados de fora da rea, mantendo a perspectiva de trajectria rasteira com ressalto nos acidentes de terreno, naturais ou artificiais. Prioridade no agarrar da bola. O treino visa a segurana no agarrar da bola pelo que no deve conter (treinar) a utilizao de situaes de recurso (rechaar da bola). O recurso deve ser sempre isso mesmo; um recurso. Ou seja, a impossibilidade duma execuo concreta, segura e definitiva. Os objectivos continuam semelhantes, ou seja; proporcionar instabilidade no comportamento da bola de modo a manter sempre activa a vigilncia do GR em relao ao seu comportamento, procurando que se instale essa forma de estar, na perspectiva de um hbito que se prolonga no jogo e no uma circunstncia pontual de treino que termina mal este acabe. Ora, tal s poder ocorrer, caso todas, ou praticamente todas, as circunstncias de treino tcnico contenham um qualquer factor de instabilidade que inviabilize qualquer processo de desconcentrao ou abaixamento dos nveis de vigilncia. Exerccio 4 Dois jogadores com bola, situados, um muito prximo da marca de canto, outro com a bola nas imediaes do encontro da linha da grande-rea com a linha final. GR na baliza preparado para intervir num cruzamento. A um sinal do tcnico (desconhecido para o GR e que determinar qual dos jogadores deve executar a aco) um dos dois jogadores cruza a bola para a zona que vai do limite da pequenarea at marca de grande penalidade. O GR procurar adaptar a sua atitude circunstncia que ocorrer, adequando o seu posicionamento para a interveno necessria, tendo em conta a perspectiva tctica j enunciada num outro captulo deste trabalho. Objectivo: Proporcionar situaes diferenciadas que impliquem reformulao rpida e adequada circunstncia, em termos de reposicionamento e perspectiva de interveno.

Apontamento final A partir destes princpios, e conforme temos vindo a afirmar, a imaginao do tcnico no dever ter limites. Este trabalho no pretende ser uma coleco de exerccios a transpor gratuitamente para o terreno. Constitui-se mais numa defesa de princpios que permitam elaborar esquemas de trabalho adequados, quer s condies de trabalho, quer s caractersticas e necessidades dos atletas, quer ainda ao respeito pela perspectiva pessoal que cada tcnico entender implementar ao seu trabalho, reformulando ou reinventando as ideias, ou propostas de trabalho aqui apresentadas. Conforme j referido noutro local, o prprio trabalho tctico abarca inmeros aspectos de ordem tcnica que devero ser valorizados em simultneo. Por fim, reafirmar, com bastante convico, a importncia que deve ser dada constituio de uma equipa destinada ao apuro tcnico-tctico dos GR, uma atitude que vem sofrendo um incremento considervel nos ltimos tempos, nomeadamente nas equipas de topo, logo, melhor apetrechadas e de responsabilidades acrescidas. Nenhum outro jogador de campo carece de um apuro tcnico, tctico e de condio fsica to esmerado como GR. Nenhum outro jogador tem sua inteira e nica responsabilidade um espao de terreno to vital com o GR. Todos se vo lembrar e vangloriar do jogador que marcou o golo da vitria. De igual modo, mas por motivos bem diversos, poucos se vo esquecer do GR que permitiu um golo fcil ao adversrio, o qual determinou a derrota. Muito poucos se lembraro das duas ou trs defesas excepcionais do GR que garantiram a vitria e o sucesso da equipa. Ele est l para isso Toda a equipa falha quando se sofre um golo.

Mas, o que, invariavelmente, fica na retina o ltimo O quem, na verdade, sofreu o golo O GR merece, pois, um apoio especial e aturado, que lhe permita ser mais recordado pelo pouco que faz de positivo e menos pelo muito que faz de errado. Pedro Cabrita (Lic. Ed. Fsica) petruscabritas@gmail.com

You might also like