You are on page 1of 5

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA __ DO TRIBUNAL DO JRI DA COMARCA DE PLANALTINA/ DF

Processo criminal n ...

PEDRO ANTUNES RODRIGUES, j qualificado nos autos do processo criminal em epgrafe por seu advogado, nos autos da ao penal que lhe move o Ministrio Pblico, no se conformando, data vnia, com a respeitvel sentena de pronncia, vem respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, interpor RECURSO EM SENTIDO ESTRITO, com fulcro no artigo 581, IV, do Cdigo de Processo Penal. OK Dando ateno ao juzo de retratao, fizemos meno possibilidade de Vossa Excelncia voltar atrs de sua deciso, verificando o art. 589 do Cpp, vejamos: Art. 589 - Com a resposta do recorrido ou sem ela, ser o recurso concluso ao juiz, que, dentro de 2 (dois) dias, reformar ou sustentar o seu despacho, mandando instruir o recurso com os traslados que Ihe parecerem necessrios. Destarte, requer seja recebido e processado o presente recurso, e, caso Vossa Excelncia mantenha a r. sentena de pronncia, encaminhado ao Egrgio Tribunal de Justia. Razes em anexo.

Nestes termos, Pede deferimento. Planaltina, 26 de setembro de 2012. Advogado OAB/n OK

Egrgio Tribunal de Justia, Colenda Cmara, Douta Procuradoria de Justia,

RAZES Razes de Recurso em Sentido Estrito Recorrente: Pedro Antunes Rodrigues Recorrido: Ministrio Pblico. Processo n .... Em que pese o notvel saber jurdico do Meritssimo Juiz de Direito da Vara do Tribunal do Jri da Comarca de Planaltina, a respeitvel sentena de pronncia no merece prosperar, pelas razes de fato e de direito a seguir expostas:

OK

1. Dos Fatos De acordo com a denuncia Pedro Antunes Rodrigues, foi denunciado por infrao no art. 121, caput, c/c o art. 14, inciso II, e art. 61, inciso II, alnea E, todos do CP. Na cidade de Planaltina DF, fazendo uso de uma pistola semiautomtica, marca Taurus, calibre 380, com capacidade para 12 cartuchos, conforme laudo de exame em arma de fogo efetuou um disparo contra seu irmo Alberto Antunes Rodrigues, na tentativa de mata-lo, causando-lhe leses no peito, do lado esquerdo. O delito de homicdio no se consumou por circunstancias alheias sua vontade, sendo evitado porque a vtima recebeu pronto atendimento mdico. O que motivou o fato, conforme a exordial, foi a diviso de uma rea de terras oriunda de herana. Narra a denuncia que Pedro Antunes Rodrigues

disse a vitima, na vspera dos fatos, que a fazenda seria sua de qualquer jeito, nem que, para isso, tivesse que matar o prprio irmo. Conforme laudo de exame de corpo de delito, a vtima foi atingida no lado esquerdo do peito, tendo o projtil transfixado o corao, do que resultou perigo de vida. Em razo da leso sofrida, Alberto ficou 40 dias sem exercer suas atividades normais. Ao ser interrogado, o ru admitiu que teria dito ao seu irmo, um dia antes do crime, exatamente as palavras narradas na denncia.

OK
2. Do Mrito Segundo a denncia, depois de efetuar um nico disparo de arma de fogo contra a vtima, PEDRO ANTUNES RODRIGUES absteve-se, voluntariamente, de reiterar atos agressivos sua integridade fsica, e, ato contnuo, retirou-se, caminhando, do local dos fatos. Verifica-se, assim, que, se o ru tinha o propsito de matar seu irmo em virtude de desentendimentos acerca da herana, espontaneamente dele desistiu, pois ningum o impediu de efetuar novos disparos na direo da vtima, embora pudesse faz-lo, j que possua mais 7 cartuchos intactos, em sua pistola, da marca Taurus, calibre 380, semiautomtica, com capacidade para doze cartuchos. OK Leso Corporal Art. 129 - Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano. 1 - Se resulta: I - incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de 30 (trinta) dias; II - perigo de vida; Assim, deve responder apenas pelos atos praticados: leso corporal grave, tendo em vista que a vtima ficou mais de 30 dias sem exercer sua ocupaes habituais. Por outro lado, restou inconteste o dolo de matar (animus necandi), tendo em vista o disposto no laudo de exame de cor pode delito

(leses corporais), em que se verifica que a vtima foi atingida no lado esquerdo do peito, tendo o projtil transfixado o corao, do que resultou perigo de vida. As circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo. Outros sim, ao ser interrogado, o ru admitiu que teria dito ao seu irmo, um dia antes do crime, que a fazenda seria sua de qualquer jeito, nem que, para isso, tivesse que matar o prprio irmo. Quanto desistncia voluntria, diz o CP: Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos j praticados. Contudo, a respeitvel sentena de pronncia no deve prosperar, pois contrria aos ditames legais. Ex positis, requer seja conhecido e provido o presente recurso em sentido estrito, para que se desclassifique a conduta do recorrente para aquela prevista no artigo 129, 3, do Cdigo Penal, como medida de justia.

Nestes termos, Pede deferimento. Planaltina, 26 de setembro de 2012. Advogado OAB/n

You might also like