You are on page 1of 7

FORMAO POLTICA E CIDAD PROF MARIA FERNANDA MALUF

CAPTULO 1: CONCEITOS DE DEMOCRACIA 1. A origem da democracia da Grcia A palavra democracia tem origem da Grcia Antiga (demo = povo; kracia= governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em 508 aC, em Atenas, uma das principais cidades gregas, bero de sua cultura, porm nem todos podiam participar da mesma (mulheres, crianas, estrangeiros, escravos), como uma alternativa tirania. Atenas se destacou muito pelo desenvolvimento cultural e artstico de seu povo, desenvolvendo assim uma civilizao muito culta. Nas assemblias que ocorriam quatro vezes ao ms, civis do sexo masculino assistiam a assemblias que discutiam questes as questes relevantes do dia a dia. Os gregos se interessavam pela administrao da coisa pblica, envolvendo-se em debates polticos que afetavam a comunidade. No havia partidos polticos organizados. A democracia era direta, pois todos os cidados podiam participar das decises. As assemblias gerais ocorriam em um local pblico e reunia toda a populao. As funes executivas estavam distribudas entre os magistrados escolhidos por voto popular. Havia igualdade perante a lei (isonomia) e igualdade de poder de se pronunciar na assemblia (isagonia), ou seja, direito a palavra. O grego que se negasse a participar dos assuntos pblicos em nome de sua privacidade era moralmente condenado! Era criticado por sua apatia.
"Vivemos sob a forma de governo que no se baseia nas instituies de nossos vizinhos; ao contrrio, servimos de modelo a alguns ao invs de imitar os outros. Seu nome, como tudo o que depende no de poucos, mas da maioria, democracia"

Pricles, Orao fnebre, in Tucidides: A Guerra do Peloponeso, Livro II, 37.

Propriedade intelectual de Maria Fernanda Maluf

2. O processo histrico de Democratizao no Brasil A Democracia surgiu nos paises em torno do sculo XIX. At o sculo XIX o poder estava centralizado na mo dos governantes. No Brasil isso ocorreu quando ocorreu quando foi proclamada a Repblica, pois antes o regime vigente era Monarquista, cujo rei era Dom Pedro II, assumindo Marechal Ermes da Fonseca, como 1 mandatrio da Nova era da Repblica. Alguns autores consideram como sendo o primeiro governo de Getlio Vargas (1930-1934) como o incio de uma era democrtica no pas, mascado pela Revoluo de 1930 (IBGE, 2009). 1963: Joo Goulart organiza um plebiscito para definir entre parlamentarismo e presidencialismo, vencendo este ltimo. Mas o sistema dura pouco at 1964, quando houve a revoluo de 1964. Revoluo de 1964, impedida pelos militares. Presidente Castelo Branco morre em acidente, e vice assume Marechal Costa e Silva. 1974: Ernesto Geisel. 1985 Tancredo Neves o 1 presidente eleito aps o regime militar, porm no chega a assumir, pois morre de diverticulite, sendo substitudo por seu vice Jos Sarney. 1988: Promulgao da Constituio em 1988 e de Nas Diretas o voto foi o smbolo pela luta da Democratizao, porm atualmente este tem sido mal utilizado na escolha dos governantes do pas. Escndalos de corrupo abalam a Democracia. 1989: primeiras eleies diretas. Presidente Fernando Collor de Mello assume, porm, h impeachment do mesmo, assumindo seu vice, Itamar Franco que conclui o mandato. H caos da economia. 1995: novas eleies direitas: Fernando Henrique Cardoso vence e h reeleio 2002: assume Lula com reeleio. Primeiro presidente da classe operria a chegar no poder aps vrias tentativas. Hemilio Medice assume. Gel. Figueredo, onde houve o movimento das diretas j e de abertura poltica do regime militar para o regime democrtico. Caos na economia brasileira: 25%/dia. Lula: 2 mandatos Dilma: 1 mandato Na nossa democracia, diferentemente da democracia grega, o povo no est presente na tomada de decises, ou seja, representativa. 3. A democracia enquanto construo coletiva Os Estados Unidos da Amrica foi um dos primeiros paises a ter um sistema democrtico moderno, consolidado em funo de sua guerra de independncia.

Propriedade intelectual de Maria Fernanda Maluf

Art. 18. da Constituio Federal de 1988: a organizao poltico administrativa da Republica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o DF e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta constituio. Para ter-se algo coletivo necessrio que o poder pblico permita que a populao possa exercer seus direitos presentes em lei, como a liberdade de culto, de expresso, ter educao, sade, para todos para que assim o cidado possa confiar no Estado de Direito, e no direcionamento de seus impostos.

CAPITULO 2: O BRASIL NO INICIO DOS ANOS 90 A) a cidadania de papel Na dcada de 90 havia uma descrena da populao diante das dificuldades por que estavam passando. Este clima pode ser visto pela violncia da juventude nas ruas e insegurana nas ruas B) o aumento da pobreza nos centros urbanos e gerao perdida Houve aumento do numero de miserveis, com banalizao dos mesmos pelo Poder pblico. C) a educao como elemento transformador Foi uma poca de grandes mudanas tais como: 1. Governo Fernando Collor: implementou uma poltica externa e uma poltica econmica que seguia o consenso de Washington. Implementou privatizaes e liberalizao econmica (fluxo de capitais e fluxo de mercadorias). Em 15 de maro de 1990: Plano Collor. Houve mudana do smbolo da moeda, desindexao geral, principalmente entre preos e salrios, reformulao dos mercados cambiais, com a criao do dlar livre para as operaes de exportao, importao e transaes financeiras, programa de privatizao, de desregulamentao, cancelamento de subsdios, reforma administrativa com o objetivo de instalar a demisso de funcionrios pblicos federais etc. Sob denuncias de corrupo, Collor sofreu processo de impeachment, em outubro de 1992. 2. Governo Fernando Henrique Cardoso: houve maior processo de liberalizao e privatizaes.

Propriedade intelectual de Maria Fernanda Maluf

CAPITULO 3: CONCEITO DE TICA E MORAL a) O que tica? A tica tem origem grega ethos tem quer dizer carter, o modo de ser. Os romanos traduziram o ethos grego para o latim mos (plural mores), que quer dizer costume, de onde originou-se a palavra moral. Para os gregos a tica um sistema prtico que est co-relacionado praticamente, e harmonicamente ao Direito Natural e a razo humana (Silva). b) A tica grega A tica grega era baseada no direito de todo cidado do gnero masculino, maior de 18 anos de participar das atividades polticas gregas. S no tinham acesso as mulheres, crianas, escravos e estrangeiros a voto. Na Grcia nasceu a Democracia, pois na Polis grega a populao podia e tinha o real poder de veto e voto! Estavam presentes para falar. A oratria era uma arte e atravs dela o povo fazia-se ouvir em suas necessidades. A tica do individuo somada a mutalidade de se seus princpios formais, perante um Estado maior, fez-se no campo das cincias perante uma necessidade de questionamentos e problematizaes, de e conduzir o sagrado e o patrimnio pblico (Silva, s/d). c)tica e sociedade A tica um conceito pessoal, ou seja, faz parte do carter do ser humano. Dentro de uma determinada sociedade, certos padres sociais ou religiosos so passados de gerao a gerao como sendo certos ou errados e incorporados a tica do cidado automaticamente, como, por exemplo, no matars. A sociedade impe valores, costumes e o mais valioso, padres religiosos, que em algumas culturas tem mais fora de conteno sobre o individuo que a prpria lei, pois a prpria lei! A tudo isso pode-se chamar de moral. d) tica e/ou educao A educao no pas passou por grandes mudanas nos ltimos anos com a extino do magistrio, a incluso de um 9 ano no ensino fundamental, a renomenclatura do 1 e 2 grau para ensino fundamental e mdio, respectivamente, mas no havendo, infelizmente a melhora da qualidade do ensino. A escola do estado que na dcada de 1960 era tida como um exemplo e que os pais faziam questo de matricular seus filhos, hoje j no tem tanta infraestrutura. O salrio do professor baixo, o que acaba no o incentivando a se atualizar e ensinar. Os alunos, por outro lado, so indisciplinados, o que tambm tm se estendido s escolas particulares, pois isto um grande problema da sociedade como um todo: uma sociedade doente e permissiva que deseja que a escola eduque seus filhos, e no a famlia, que o centro da educao, tica e moral!
Propriedade intelectual de Maria Fernanda Maluf

No h mais respeito pelo professor em sala de aula.... o professor se d nota baixa a um aluno corre o risco, e algumas vezes baleado, esfaqueado e morto por um aluno at menor de idade. At onde vamos? Os pais precisam retomar as rdeas de seus filhos, educ-los e dar-lhes novamente noes de tica: o que certo e o que no . Que tudo o que feito tem uma conseqncia na mesma proporo. TICA + EDUCAO = RESOLVE OS PROBLEMAS DO PAIS!!!!

CAPITULO 4 O PAPEL DO ESTADO NA GARANTIA DA CIDADANIA a) os avanos da constituio de 1988 A Constituio de 1988 veio aps anos, assegurar aos brasileiros um direito a uma Carta Magna onde o direito e o dever de todos os brasileiros estivessem escritos aps uma poca considerda negra por muitos. NO momento em que foi feita reassegurou a definio de ordem econmica. Esta constituio deixou para os jovens o esprito cvico e democrtico presente em sua elaborao (Lapane). Para Belluzo, a Constituio de 1988 teve muitos avanos na dos direitos e garantias individuais e na rea social. Incorporou a Constituio europia no ps-guerra, o que reflete um pouco do atraso do Brasil. Com a Constituio houve a recuperao dos princpios republicanos anteriores poca da Ditadura militar e da representao. Foi restabelecida da Democracia. Princpios como educao, sade e previdncia passaro a ser tratados como direito e No cidadania. Foi uma grande vitria, porm ela est, atualmente, desatualizada. b) a ao do Estado O Estado passou a tomar mais conta de seus cidados a partir da Constituio de 1988, tendo papel mais ativo, e podendo ser mais obrado, havendo a universalizao de servios como o SUS para todos. O Estado passou a se preocupar com as suas crianas e adolescentes. Houve a criao do ECA e, 13 de julho de 1990, e com ela estes passaram a ter direitos assegurados, que antes no tinham, como em seu at. 1 proteo integral criana e ao adolescente.

Propriedade intelectual de Maria Fernanda Maluf

CAPITULO 5: O TERCEIRO SETOR A) As aes das Organizaes No governamentais (ONGs) As ONGs tm papel muito importante para a sociedade ao complementarem as aes que no so realizadas pelo Poder Pblico. Elas atuam em diversas reas como meio ambiente, sade, combate a pobreza, assistncia social, educao, reciclagem, desenvolvimento sustentvel, etc. Quando o dinheiro das ONGs bem aplicado, elas cumprem seu papel social e ajudam milhares de pessoas carentes a conseguir mais rapidamente tratamentos para cncer, transplantes, entre outros, pois uma parte do dinheiro que elas administram proveniente do poder pblico e parte privada, venda de produtos e da populao geral, atravs de doaes. B) Os institutos Privados e a idia de Responsabilidade social O investimento social privado pe o uso planejado e voluntrio de recursos privados em projetos de interesse pblico. H preocupao com os resultados a serem alcanados, ou seja, resultado social positivo. Ethos apub Abong (2010) A responsabilidade social focada na cadeia de negcios da
empresa e engloba preocupaes com um pblico maior (acionistas, funcionrios, prestadores de ser-vio, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente), cuja demanda e necessidade a empresa deve buscar entender incorporar aos negcios. Assim, a responsabilidade social trata diretamente dos negcios da empresa e de como ela os conduz

C) Aes educativas e voluntariado O voluntariado uma tima forma de educao e ao educativa. Se todas as pessoas pudessem dar um pouco do seu tempo ao outro o pas estaria muito melhor, pois temos muitas instituies precisando de voluntrios para trabalhar em todas as reas. Algumas vezes a ao voluntria o primeiro emprego de um jovem e mais tarde, quando ele empregado o empregador lhe perguntar se fez trabalho voluntrio, poder dizer que sim, pois atualmente isto pe um diferencial entre as pessoas: doar um pouco de si ao outro que sofre e que precisa. Ser voluntrio tambm um teste de criatividade, pois muitas vezes as instituies no tem tudo o que precisam e os voluntrios precisam ser criativos para obter o que precisam para a instituio (recursos financeiros, com campanhas), quer seja para alegrar pacientes e/ou criana com atividades diferentes com poucos recursos existentes.

Propriedade intelectual de Maria Fernanda Maluf

REFERNCIAS BIBLIOGRAFIAS Brasil. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1988. Esteve JMP. Governana Democrtica: construo do desenvolvimento das cidades. Traduo Carlos Vitor Garcia. Disponvel em URL: http://pt.scribd.com/doc/13833512/GOVERNANCA-DEMOCRATICA-CONSTRUCAOCOLETIVA-DO-DESENVOLVIMENTO-DAS-CIDADES Ethos apud Abong. Sutentabilidade das ONGs no Brasil: acesso a recursos privados. Rio de Janeiro, 2010. Miguel L F. A democracia no Brasil. [10/07/2005]. http://www.comciencia.br/reportagens/2005/07/08.shtml. Disponvel em URL:

Nascimento da Democracia na Grcia Antiga. Infopdia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-02-12]. Disponvel na www: URL: http://www.infopedia.pt/ $nascimento-da-democracia-na-grecia-antiga .
Poli M C. Movimentos sociais, cidadania, espao pblico: perspectivas brasileiras para os anos 90. Rev critica de cincias sociais. 1991; 33 115-33. Silva A P G. tica no mundo grego. Disponvel um URL http://www.animaopet.com.br/pdf/anima3-Ana-Patricia-Gonzalez-da-Silva.pdf

Propriedade intelectual de Maria Fernanda Maluf

You might also like